Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo Copeiro outra vez finalista

Depois de eliminar, pela ordem os adversários Sport, CRB, São Paulo e agora o Vasco estamos na grande final de mais uma Copa do Brasil. Por sua vez, o time carioca – que a exemplo de outros – começou nas fases preliminares da competição. Eliminou o Paranaense, que havia superado o Bragantino, que atropelou o pequeno Souza, que havia vencido dois adversários menores nas fases de jogos únicos.

A exemplo de 2022, serão dez jogos rumo ao desejado título, contando ida e volta. Na ocasião superamos – pela ordem – Remo, Bahia, flumineC, Fortaleza e Paranaense. Assim como em 2014, com apenas oito partidas, fomos passando por Palmeiras, Corinthians, flamídia e csa\mg. Agora que venham os queridinhos da mídia e da cbf, que hoje decidem a vaga, novamente Corinthians e flamídia, os mesmos das viradas épicas da primeira Copa do Brasil. Ontem, como estou em Araxá, tive de acompanhar pela première. Que vergonha. Roger Flores e seus iguais tem lugar assegurado na tv Vasco,

Vamos ao jogo e a classificação tão desejada pela Massa. Milito optou por entrar com Arana e Rubens juntos, mas assim como em situação anterior, invertidas as funções que o Torcedor imaginava e desejava. O primeiro tempo foi longe do que era esperado. O Vasco entrou para disputar a vaga, já o Galo jogando com o regulamento debaixo de braço e o olho no cronômetro. Ao que senti, parecia que o time estava com a cabeça na partida de terça-feira pela Libertadores. Indiscutivelmente, Copa Libertadores mais desejada que a do Brasil. O castigo veio. Penalidade clara, indiscutível e o Vasco saiu na frente. Por pouco amplia ainda na primeira etapa. Éverson brilhou

Na volta do intervalo, como sempre, o treinador argentino manteve a mesma formação inicial. Entretanto, aliado a uma postura mais ofensiva e buscando o resultado, contou com o encolhimento de um adversário desgastado pela difícil missão e que tinha atuado completo no meio da semana pelo Brasileiro. Diferente do Galo, pelo campeonato nacional, usou uma formação quase toda alternativa. Reservas mesmo. O gol, que insistia em não sair, era questão de tempo. Pois veio na reta final da partida dos pés do mais decisivo jogador brasileiro da atualidade, que a cada novo tempo demonstra ser também com a camisa do Galo de todos os tempos. Hulk! Que golaço.

Debaixo de uma chuva, razoavelmente pesada, o time tinha algumas dificuldades. Arana e Rubens, a meu juízo, deveriam estar com as funções trocadas. O primeiro, jogador sempre selecionado, no meio perdia muitas jogadas. Da mesma forma Scarpa também não rendia o que conhecemos. Paulinho era quase sozinho no esforço em busca de aproximar do Hulk. Até que a estrela do super-herói mostrou a razão de ser tão idolatrado pela Massa. Empate com sabor de vitória e somos finalistas. É o que interessa e merece ser festejado hoje e amanhã. Terça é outra página em busca de mais uma final. Seguimos ainda como o único brasileiro nas três principais competições. Isso é Galo!

Para fechar a resenha de hoje, enquanto volto para BH estarão cariocas e paulistas disputando a outra vaga, um breve comentário agora do blogueiro. Ao deitar ontem à noite, passei os olhos nos poucos grupos e em mensagens pelo WhatsApp de amiGalos. Chega a ser cômico. Ao ficar atrás no placar, parecia o fim dos tempos, nosso time era isso e aquilo. Dos mesmos que previam goleadas desastrosas em jogos recentes do Galo. Ao final, a alegria e festividade desses mesmos, só não era contagiante porque conheço o estado de espirito de quem me envia essas mensagens. Com os pés na terra gente. Podemos chegar na outra final. Sim. Como podemos ficar pelo caminho. Se avançar, temos chances de ganhar as duas, uma delas ou nenhuma. Assim é o futebol e a magia de ser torcedor nesse mundo da bola. Seguirei, campeão ou vice, como sempre fui ao longo de décadas. Atleticano!

*fotos: Pedro Souza\Atlético

33 thoughts to “Galo Copeiro outra vez finalista”

  1. Fico a observar. Justo é enaltecer o Hulk, Scarpa, Paulinho, Arana. Mas fala-se muito pouco, reconhece-se muito pouco o talento e eficiencia, as enfiadas de bola do Lyanco. Este também vai fazer nome no Galo.

  2. Bom dia, Atleticanos! Já contei aqui que eu estava no Anacleto Campanela em 2001 qdo o Galo, melhor time brasileiro daquele ano foi eliminado pelo Sao Caetano na semi final, embaixo daquele toró. Ontem, estava eu em São Januário a exorcizar esse fantasma! O Galo é foda, parabéns pro time todo e, principalmente pra quem confiou no Milito, esse ótimo treinador, que deveria ficar no Galo por muito tempo! Desconfie dos conhecimentos futebolísticos de qualquer um que pediu ou pede a cabeça do nosso treinador. ESSES NÃO SABEM PORRA NENHUMA DE FUTEBOL! GALO SEMPRE! SAN

  3. Que partida difícil… Com 10 minutos já se desenhava a tempestade perfeita – campo ultra pesado, risco das bolas agarrarem em frente à nossa grande área, parte mais afetada… adversário disputando tudo, na partida da década, torcida empolgada… Nosso toque de bola anulado, os nossos sem poderem se arriscar fisicamente, pq a Libertadores seria em horas… Muito difícil…. Mas time copeiro, e de qualidade sim: suportamos e anulamos o adversário, que nem no lance do pênalti estava levando perigo…. Ê Galo…! Vamos pra cima! E eu, torcedor, minha obrigação vou cumprir, que é torcer… ganhando ou não, que isto de medir clube por títulos é do outro lado da lagoa… Ou era, kkkkk

  4. Olá amigos da bola!

    PASSAMOS…… AVANTE GALO!……

    Agora,…… Foi o que eu disse anteriormente> Se o Milito entrasse com postura covarde, tinha tudo para entregar a classificação. (E foi o que ele fez no primeiro tempo!) Time todo recuado, lento, no toca daqui, dali, volta para o goleiro….. Isso não é bom futebol, e esse Milito não é ofensivo coisa nenhuma. Por causa desse esquema, DESSA POSTURA RIDÍCULA DO PRIMEIRO TEMPO, que tomamos o gol. O Galo praticamente abdica do ataque na primeira parte dos 90 minutos. TRISTE VER MEU GALO JOGANDO ASSIM.

    ENTENDAM…..
    Eu torcia para o Galo tomar logo o gol, porque eu sabia que ia levar, para dar tempo de reagir e jogar de forma ofensiva e como grande que é! Porque se fôssemos para o segundo tempo, atuando daquele jeito, tínhamos tudo para levar o gol mais para o fim do jogo, e talvez não daria tempo de reagir. Geralmente é isso que ocorre com times que tem no comando, treinador medroso. Eles só soltam o time, depois que leva gol, e às vezes/maioria das vezes, não dá tempo para reagir, justamente porque costumam tomar os gols mais para o fim do jogo.

    Como o Galo levou o gol ainda no primeiro tempo, Milito muda o esquema e a postura do time no segundo.
    A partir de então, foi outro Galo em campo, marcação alta, time ligado, procurando o gol a todo momento…. Conseguimos empatar e quase virar.

    PORTANTO:
    TOME TENDÊNCIA MILITO! COLOQUE O GALO DE FORMA OFENSIVA SEMPRE, DO COMEÇO AO FIM.
    PELO AMOR DE DEUS, NÃO SE ACOVARDE COMO VOCÊ TEM FEITO EM DETERMINADOS JOGOS!

    AVANTE GALO!!!!

    AINDA BEM QUE O PRIMEIRO JOGO CONTRA O RÍVER, SERÁ EM CASA. ASSIM, GALO OFENSIVO SEMPRE!!!! EU ESPERO.

  5. Bom dia
    Algo que me fez muito feliz ontem foi ver os jogadores do Galo indo festejar com a torcida. Não foram bater “palminhas”, pularam e cantaram como torcedores. Foi de arrepiar. Esse é o nosso Galo.

  6. Tem mais alguém que acha, como eu, que o Everson está atuando muito melhor esse ano? Será que é o treinador de goleiros do Milito? Everson vem sendo decisivo em praticamente todos os jogos.

  7. QUASE TÃO BOM COMO A VITÓRIA DO GALÃO DA MASSA É OUVIR AS M….. DOS PSEUDOS COMENTÁRISTAS ESPORTIVOS POR AÍ . ROGER FLORZINHA E SEUS COMANDADOS. TUDO QUE ELES FALAM SAI AO CONTRÁRIO. TEM UM TAL JÁ É CI OU JÁ FOI CI QUA ESTÁ COM ALZAIMER COM O SORTEZAIMER. UM TAL DE NETO QU NUNCA GANHOU NADA E SE DIZ CRAQUE. QUE DELÍCIA DOS SEUS COMENTÁRIOS ANTES DO JOGODE ONTEM. AMANHÃ VOU FAZER QUESTÃO DE ASSISTÍ-LOS (FAZER ESTE SACRIFÍCIO) SÓ PARA DR BOAS RISADAS DE VÊ-LOS DANDO AS SUAS OPINIÕES(??) QE SE COMPARADAS A NADA É A MESMA COISA. OS PASSADORES DE PANOS DA BAND TAMBVÉM VAI SER DIVERTTIDO ASSISTÍ-LOS. A SEMANA VAI COMEÇAR COM UM SHOW DE DEMAGOGIA DESTA TURMAS.
    COMO VAI SER DIVERTIDO. E SÓ O GALÃO DA MASSA PRÁ PROPORCIONAR ISTO.

  8. Boa tarde!

    Já que o negócio é faturar, creio que deveria haver uma premiação pela classificação para as finais.
    Após o jogo da final, aí sim sairia as premiações para o campeão e vice.

    Aqui é GALOOOOO!!!!!

  9. Há poucos dias atrás, eu disse aqui neste espaço democrático (repetindo a obviedade, mas de forma um pouco diferente), que o Hulk é um atleta que, por pior que esteja em 89′ de jogo, não pode ser tirado de campo, porque ELE DECIDE! Ontem não deu outra! Praticamente o mesmo pode ser dito de Scarpa, ainda que em menores proporções, pois ontem jogou muito aquém das suas qualidades, mas nos últimos momentos deu o passe certo na hora certa! Por isso, amiGalos, que o bordão EU ACREDITO, jamais deixará de ser um grito da nossa massa atleticana! Vamos juntos, pois EU ACREDITO até nas duas taças, ou uma ao menos. AQUI É GAAAALLLLOOOO, ATÉ MORRER!

  10. Muita chuva, gramado pesado, fim de temporada, jogo decisivo, na casa do adversário que fazia a partida do ano e ainda tinha Atleticano achando que seria fácil???

    Não, mil vezes não.

    Jogo duríssimo e o nosso CAM que é um time mais leve, que gosta de ter a bola, trocar passes etc, teve muita dificuldade na armação de saída pro ataque.

    Nossos atacantes muito bem marcados até que no único lance que deram um metro de espaço pro HULK, o cara fez um golaço.

    No meu comentário de ontem, eu escrevi que chutes de fora da área podiam decidir um jogo naquelas condições com gramado pesado e escorregadio… na chance de chute de fora que o Vasco teve, Everson fez uma grande defesa e nos salvou… na chance que o nosso GALO teve, o mais decisivo de todos nos colocou na final… vai HULK.

  11. Bom dia xará e amigalos! Eles tem Felipe alguma coisa…Vege…alguma coisa….e nós temos o jogador mais decisivo do futebol brasileiro desde 2021: HULK!HULK!HULK! QUE GOLAÇO!! O goleiro do Vasxxxxxxxco nem saiu na foto para desespero da turminha do Sport tv. GALO calou a torcida vascaína no “suposto caldeirão”. GALO jogou como time copeiro e a assistir a mídia engolir isso goela abaixo é muito bom!!!! Após um primeiro tempo abaixo do esperado e Otávio entregando a rapadura o GALO soube administrar o segundo tempo e fechar o caixão de forma magnífica. Destaco o futebol de Everson, Lyanco, Alonso, Paulinho, Alan Franco e HULK que apanhou o jogo todo. Não gostei de Scarpa, Arana no meio campo com Rubens de lateral. Mas Milito sabe o que faz e o GALÃO mais uma vez na final da Copa do Brasil. Agota é virar a chave e pensar no Horríver Plate!!!!!

  12. Bom dia!
    Estou, assim como os tantos milhões de Atleticanos, felicíssimo!
    Sabedor que daqui adiante será difícil levantar qualquer caneco.
    Em terras tupiniquins teremos que derrotar o maldito sistema :cbf/globe/stjd/e toda a corrupção de arbitragem.
    Na libertadores vamos ter que derrotar a trupe da comebol e seus queridinhos River e Penarol ou o Bota que é o melhor time brasileiro do ano.
    Diferente do blogueiro,eu não fui “obrigado” a ouvir o chifrudo roger flores e seus iguais.
    Vamos em busca do TRICAMPEONATO.

  13. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    O Galo tem acabado com o dia dos cornetas
    Aqui é Galo porra
    Respeitem o Milito
    Chegou no meio do trabalho e sabe muoto bem o que fazer
    Deixem o homem trabalhar seus cornetas
    E se perder, bate na madeira, sao coisas do futebol
    Mas deixem o homem trabalhar
    Aqui é Gao porra. Forjado na Dor na Injustiça e no Amor

  14. Bom dia
    O Galão jogou muito bem.
    Com aquele campo , chuva e mais adversidades.
    A mídia do eixo está se mordendo.
    Tentando justificar a vitória do galão.
    Insiste em dizer que o banco que era merecedor.
    Vão todos se fud…..
    Se fosse em condições normais era 3×0
    Deixa o eixo chorar .
    Aqui é Galo porra.

  15. Nossa Galão está em mais uma final, jogo muito difícil,o campo pesado dificultou bastante a vida do Galo,e pra piorar o vacilão do Otávio comete uma pênalti bobo,sorte nossa que temos o grande Hulk, que marcou um golaço que decretou nossa classificação, que Domingo maravilhoso curtindo a vitória

  16. Bom demais a classificação, mas tem que ficar o alerta, o time não jogou bem, não dá para jogar com egulamento debaixo do braço contra o River. Tomara que o time entre com potência total na terça para encaminharmos mais uma final. A comemoração dos jogadores com a torcida foi o ponto alto da partida, além do golaço do Hulk

  17. Por pouco entra no tubulão da disputa por pênaltis e aí o risco era estarmos aqui e agora a cuspir marimbondos e lagartos pelo braço migué do Otávio, a reclamação desgraçada do Hulk e o Scarpa isopor, num jogo em que o Galo pouco demonstrava a sua superioridade técnica e individual. E tome chuva abundante. Até que Scarpa e Hulk arrumaram aquela mão -de-molambo pela direita e o Homi deu a raquetada na única sutileza capaz de ultrapassar o bom goleiro vascaíno. Assim somos nós e o futebol.

  18. É caro Amigo temporão,o GALO é GIGANTE! Em 11 anos chegamos á 4ª final de Copa do Brasil , debaixo de temporal exorcizando de vez aquele 2001,de foguetório,clima hostil e os kr@lh® . O nosso GALO e do Milito, é FoD@, parceiro! ATLÉTICO só existe UM e SER GALO, É BOM DEMAIS.
    Torço p este tetra rebaixado carioca se fod*R no Br. O baile,a barreira ,o coutinho,a mídia do eixo,a união sinistra_ q só existe no imaginário_ ,o foguetório e os cambau deram ruim,e aos 37,46 do segundo tempo, foram cancelados, AQUI é GALO pO##@!
    A chuva cai …a rua inunda …e o bacalhau mais uma vez tomou na B*nD4 ….a chuva cai…
    Prá cimmmmaaaa!!!
    Vamosss!!!!
    GALLLOOOO!!!!
    Saudações Atleticanas

  19. Bravo. A classificação era o que interessava. O galo não fez uma partida explendorosa, longe disso, mas temos um time experiente que sabe dosar a hora de acelerar e de cozinhar o adversário. Corremos riscos? Sim. Fosse um adversário mais difícil poderia ter custado caro nosso mal primeiro tempo. Mas o Vasco só tinha a jogada de bola alçada na área e dessa vez nossa defesa se sobressaiu apesar do chato Verreti cabecear quase todas, mas sempre precionado. A chuva foi nosso principal inimigo atrapalha time de melhor qualidade. Agora bora rumo a final da LA e que não seja contra o BOTAFOGO eu torço que não. Domingo feliz para todos. E um bom descanso meu amigo nessa bela terra de Dona Beija.

  20. Post sem graça, poucas participações até as 8h, vitória que desmotiva comentários sinceros, amargos sem assunto, e o babaca do Hulk nem cartão amarelo tomou… assim fica difícil manter a motivação do blog. Será que teremos ao menos 20 participações hoje? Sei não, tõ pessimista. Sigamos…

  21. Bom dia Eduardo! Sofrido como sempre mas que alívio, que Domingo feliz!
    Temos time pra ser campeão, entrando ligado nos 220 temos muita chance, bora meu Galão faz a massa feliz!

  22. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos:

    Peço vênia para discordar em relação a mudança de posicionamento de Arana e Rubens. O forte do Rubens são os desarmes. O ponto forte do Arana os cruzamentos. O Arana tem dificuldades na marcação e o Rubens nos cruzamentos. Colocar o Arana para marcar e o Rubens para cruzar, na minha visão não seria adequado. No jogo da ida, o Arana foi bem no ataque. Ontem o Rubens foi muito bem nos desarmes. O Arana ontem foi mal? Sim, voltando de contusão, campo pesado, acontece.

    No futebol, o Céu e o inferno é muito rápido. Se o Galo não empatasse o jogo, o Otávio seria massacrado. Falhou, mas é um cara que se empenha muito, não merecia sofrer o que já fizemos com o Silvestre, Jemerson, Rafael Carioca, Ortiz e vários culpados por perdas no Galo. Jogador falha, são humanos. O que conta, na minha visão é o conjunto da obra e não um lance específico. Pelo conjunto da obra, independente de conquistar ou não as Copas, o Galo está tendo um 2024, ótimo: pentacampeão mineiro, finalista da copa do Brasil e semifinalista do Brasileiro. E tem gente querendo troca de técnico. Eu penso que precisava é LIMPAR O ELENCO ( Lemos, Mariano, Kardec, Igor Gomes, Igor Rabelo, Paulo Vitor, Kadu e Allisson( Palácio) devem vazar na braquiaria. E fazer contratações para qualificar o time: um lateral direito, um zagueiro, dois atacantes e um meio campista, todos de nível, sem as famosas oportunidades de mercado.

    No mais , hoje é seguir as lições do Padre Torga:

    ” Hoje eu não quero saber se a mula é manca eu quero é rosetar”. VIVA O GALO! VIVA PADRE TORGA! VIVA PERDIZINHA E SEUS ENCANTOS!

  23. Salve Massa e Guru

    Sinceramente não gosto do título de time copeiro dado pelo Guru, porque pra mim time copeiro é aquele de futebol de resultados. Preferia outro título, mas que se f…
    O importante é estarmos na final e pronto.
    E pensar que em tempos atrás saímos desta competição para times como: Criciúma, Goiás (2 vezes ou 3), Brasiliense.
    É… os tempos mudaram!
    Tb pudera naquela época não tínhamos Hulk!

  24. Bom dia!
    Não posso acrescentar ou tirar nada dessa coluna escrita pelo NOBRE BLOGUEIRO. Concordando sobre as inversões de função de Arana e Rubens, quero elogiar a raça e a força desses dois que estavam no estaleiro e jogaram naquele campo pesado e debaixo daquela chuva que não deu trégua. Quero também marcar, “negritar” o que Eduardo escreveu sobre EVERSON E HULK. Salvaram a nossa noite. Ô Hulk! Não podia ser um simples e decisivo gol? Tinha que ser uma pintura daquela?
    Feliz demais da conta com o Galão!

  25. VAS 1 x 1 CAM – (CB24) – NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO-GE:

    Otávio 5,6

    Franco 6,5
    Arana 6,5
    Scarpa 6,8
    Rubens 6,8

    Lyanco 7,6
    Alonso 7,6

    Everson 8,0
    Bataglia 8,1
    Paulinho 8,3
    Hulk 8,8

    Ps: Alisson (sem nota)…

    Considerando a FIAD (Ficha Individual de Avaliação de Desempenho) para jogos decisivos, viu-se:

    Péssimo dos Péssimos (de 0 a 0,9): ninguém;

    Horríveis (de 1 a 1,9): ninguém;

    Fracos (de 2 a 2,9): ninguém;

    Desempenho insuficiente (de 3 a 3,9): ninguém;

    Desempenho inferior (de 4 a 4,9): ninguém;

    Jogou abaixo do que pode render (de 5 a 5,9): Otávio…

    Podia jogar mais (de 6,0 a 6,9): Franco, Arana, Scarpa e Rubens;

    Boa atuação (de 7,0 a 7,9): Lyanco e Alonso;

    Ótima atuação (de 8 a 8,9): Everson, Bataglia, Paulinho e Hulk);

    Melhor em campo: (9 a 10,0): HULK.

    Média da Equipe (7,3): a Equipe jogou abaixo do que podia render, com o regulamento debaixo do braço, mas o suficiente para passar e avançar diante de um adversário fraco num campo de jogo hostil em dia chuvoso. Para ser campeão e levantar a Taça da CB24, o Alvinegro vai ter que jogar mais bola pelos adversários mais qualificados (VARcurintia e VARmengo) e efeito bolinha gelada e VARgabundagem…

    VAMUUUU, GALOOOOOOO!!!

    1. Oh Ernest, você já jogou bola e deve saber que o Galo estava controlando o jogo, pois sabia que o Vasco iria abrir o bico no segundo tempo. Houve o pênalti, acontece. Mas que o Vasco abriu o bico, isto, na minha visão ocorreu. Então eu te pergunto: qual a nota do Milito, considerando: escalacao, estratégia para o jogo , substituicoes/ ou não.

      Eu penso que Milito acertou na escalacao, quando deixou o Igor Gomes de fora, manteve o Lianco ( muitos pediam Saravia) e não mexeu no time antes do empate ( os comentaristas queriam as substituição de Arana e Scarpa). Ai eu pergunto quem nesse banco pode resolver um jogo daqueles? Minha nota para o Milito, na partida de ontem: 10( com louvor).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *