Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo, afasta de mim essa melancolia

Desde a última partida, depois de tantas outras pífias, “atordoado eu permaneço atento…na arquibancada pra qualquer momento…ver emergir o monstro…”. Não me conformo. O treinador, que encantou a todos, optou por uma postura maluca e nos condenou a essa tristeza que não tem fim. “Como é difícil acordar calado…se na calada da noite eu me dano”. Chega disso. Chega também de me apegar ao saudosismo musical e a velha garra Atleticana de todos os tempos.

Difícil, entretanto, fugir dessa dura realidade. Milito, como disse, criou uma expectativa extraordinária com seu início de trabalho. Doze jogos, sendo oito vitórias e quatro empates. Três clássicos regionais, empatando o primeiro deles em dois tentos, posteriormente vencendo duas vezes por três gols a um e a zero cada. Nos dois primeiros dessa série levantou o penta campeonato mineiro, que a Torcida já nem tinha expectativa. Seu antecessor fez tudo para entregar ao rival.

Sua primeira derrota, aceitável, foi pela Libertadores por dois a zero para o Peñarol – lá em Montevidéu – facilmente digerida pelo Atleticano. Afinal, antes pela mesma competição, somava quatro jogos e igual número de vitórias. Aí veio a segunda derrota, no confronto seguinte para o Sport e pela Copa do Brasil, iniciando uma indisfarçável desconfiança por grande parte dos Atleticanos. Daí pra frente foi uma sequência de instabilidade, com vitórias que não convenciam, empates com adversários da prateleira de baixo e derrotas vexatórias, algumas por goleadas. Dentro de fora de nossos domínios.

Num primeiro momento, eu embarquei nessa, eram as convocações, contusões, suspensões – algumas pelo excesso de autoritarismo de árbitros como o pernambucano Zé Pereira -, até que essas ausências deixaram de existir. As justificativas, improvisadas porém sinceras do treinador, deixaram de satisfazer o Torcedor – a cada novo tropeço – mais enfurecido com a situação. Jogou bem, mas não venceu. Teve tudo para ganhar e não marcou o gol. Até que agora, convenhamos, não tá jogando nada e sequer chuta ao gol adversário. Até quando? Esperar ser eliminados das Copas e não ter mais tempo para reagir no BR em busca de vaga classificatória. Se bem conheço essa Massa, não tem espaço para viver essa possibilidade.

Amanhã, lá no Morumbi, tem o indigesto São Paulo pela Copa do Brasil. Ou treinador e jogadores mostram uma virada de mesa, caso contrário, o ambiente vai azedar muito mais nas relações Torcedor/direção/equipe. A eventual volta do Hulk, ainda a confirmar, pode ser importante e determinante a essa tentativa por virar a chave. Mas, fundamental, o resto do time tem de jogar e mostrar comprometimento. Ter vergonha na cara. Relembrando que lateral é lateral, zagueiro é zagueiro e volante é volante. Nada de lateral no banco, zagueiro de lateral e volante de zagueiro. Chega disso!

Nenhum mau momento do passado, por maior que tenha sido a melancolia, me abalou tanto quanto esse atual. Já vi times péssimos do Galo, honrando a camisa e a tradição da nossa história, jamais – como agora – tão passivo e aceitando resultados. Não tínhamos donos, existia uma Massa apaixonada, que nos tempos atuais não pode pagar o ingresso caro, estacionamento e bares com preços exorbitantes, com um time sem retorno dentro do gramado. Casa própria e nova, que deixa a desejar em aspectos fundamentais, como gramado e acústica, a preço final mais que duplicado da previsão inicial. Esses valores, ao meu modesto desconhecimento contábil, nunca fecham. Tampouco minha confiança.

Fechando, agora caros – investidores, gestores administrativo e do futebol e jogadores – só nos resta esperar por uma reação. Ficar fora da Copa Libertadores do próximo ano será muito caro a todos. Optaram pelo caminho único de título na LA e/ou CB, se falhar como vai ficar a situação desesperadora do BR? Se vira!  Faltam 27 jogos para o final da temporada, sendo cinco na Libertadores, seis na Copa do Brasil – caso classifique até a final – e 16 no Brasileirão. O fechamento da rodada nos tirou da oitava para a nona colocação ontem à noite. Se quem pariu Mateus que o embale, “quem criou esse imbróglio, que o descasque”.

Milito subiu no telhado!

*fotos: 1 e 2) Paulo Henrique França/Atlético 3) Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Galo, afasta de mim essa melancolia”

  1. Pra quem acredita em papai noel, coelhinho da pascoa, fada do dente e outras mer….as por aí. Amanhã é o dia se apegar, porque se for no futebol, ha ha ha.

  2. Bom dia Ávila, atleticanos e atleticanas. Crônica impecável. Colocou o dedo em todas as feridas, único recurso que a torcida tem.

  3. Todos sabem da verdade. O inicio deste militonto foi na base deixada pelo Felipão.
    Esse militonto é irresponável e inconsequente.

    Venho falando aqui a semanas. O cara é um maluco brincando com elenco do galo.
    Que jogador se motiva vendo ser substituido por outro que não joga em sua posição?

    Esqueçam, esse ano não tem nada. Temos que fazer 45 pontos…….. é a meta com esse maluco.
    Tem que ser banido do Galo.

  4. Boa tarde MASSA!

    A um tempo parei de comentar aqui. Ficou complicado. Já basta descarregar minha raiva, decepção, nas redes sociais. Milito infelizmente está ficando impossível sustentá-lo. Creio que amanhã será um divisor de água.

    Mas a culpa é só dele? Não, acredito que não. É muita dele, mas mais ainda do Vitor, Sérgio Coelho e 4Rs. Por que deles? Simples, será que ninguém da diretoria está cobrando/cobrou uma melhora do time? Será que ninguém mostrou que no esquema que vem jogando não está dando certo e que tem de voltar ao esquema de jogo de quando ele chegou no 9ALO. Se ninguém fez isso, de quem é a culpa? Do Milito que não é. Se ninguém me cobra no meu serviço, faço o que eu quiser sem cobrança, dando prejuízo ou não, a culpa não é minha. A culpa pelo time não jogar, e não falo só de futebol, é sempre da chefia. Seja, diretoria, supervisor, gerente, encarregado, CEO, COO, CUO, dono, diretor, o escambau do carai. E por aí vai.

    Essa insistência do Milito em querer colocar o Fucks como armador, camisa 10, só pode ter uma explicação: COMPLEXO DE INFERIORIDADE PROFISSIONAL.

    Isso mesmo, complexo de inferioridade profissional, proveniente da época em que ele era jogador, zagueiro. Milito fazia parte da defesa, mas por mais gloriosa que ela seja, são os armadores e atacantes, que fazem sucesso no futebol. São esses que ganham mais dinheiro e são mais reconhecidos.

    Será que por causa disso ele não está querendo mostrar que defensor tb pode ser armador?

    Sinceramente, acho que ele está precisando de algumas seções de terapia, para resolver esse complexo de inferioridade.

    Imagina, Fucks de 10, Igor Rabelo de 8, Rômulo de 7 e Paulinho continua com a 9.

    Parabéns ao mito Milito, que reinventou o futebol, agora ultramoderno.

    Onde zagueiro é armador e armador e defensor.

    Tá ficando a cada dia mais complicado sustentar esse técnico. Pra mim, no jogo contra o florC o Vítor já deveria ter rodado. Era para ter rodado antes, mas ali foi a gota d´água.

    Amanhã, pode ser que seja o dia do Milito rodar. Infelizmente os 4 Hulks/ano, digo, 4Rs, não vão rodar, afinal o clube é deles. Quem vai rodar mesmo somos nós, a MASSA.

    BOORRRAAAAA 999AAAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

    1. Amigalo

      Não espere que Vitor e Sergio Coelho façam cobranças ao elenco e técnico.
      Victor até pouco tempo era parceiro de elenco e Sérgio Coelho está preocupados com as causas sociais (onde ele realmente tem se destacado).
      Ambos são marionetes nas mãos dos 4R´s e não tem perfil para cobranças, ou seja, são monges tibetanos.
      Clube precisa ter um dono que ponha a pica na mesa numa hora destas e no nosso não existe esta pessoa

  5. O treinador Milito defende suas teses de sistemas e esquemas mas não consegue corrigir os erros gritantes do time dentro de campo, aliás, desse jeito que caminha, os jogadores vão entrar no modo “frita treinador” muito em breve.

    O time é mal treinado (se é que treina), mal escalado e mal substituído e ele vai no pós jogos assumir as responsabilidades e defender suas idéias, o que convenhamos é muito pouco para um elenco que no papel é muito bom e qualificado.

    Verdade seja dita, estamos vivos nas Copas mas o Milito está na corda bamba e muito pressionado, e se o nosso CAM sofrer uma dura derrota amanhã, ele pode e deve cair… oxalá ele consegue reverter o quadro e voltamos de São Paulo com um bom resultado… um empate já será muito bom pra decidir em casa na volta.

    Vale lembrar que o Brasileirão foi literalmente deixado de lado mas ainda faltam no mínimo, 15/16 pontos para se manter na primeira divisão… abre o olho GALO pois a cada rodada que passa sem uma vitória, o time tende a cair na tabela… que campanha vergonhosa.

  6. Se eu tivesse lido o comentário de Domingos Sávio, talvez eu não tivesse escrito p meu. Interessante analisarmos o comportamento dos jogadores que parecem querer fritar o treinador. Talvez pelo fato do treinador insistir em oportunizar os garotos da base (Cadu e Alisson), esteja gerando ciúmes nos merdalhões. O fato é que o time começou voando nas mãos de Milito. Agora os felasdasputas desses jogadores nem chutar a gol chutam mais.

    1. Prezado Galo Roberto, jogadores quando querem jogar, eles o fazem independente do técnico. Andrade já foi Campeão Brasileiro com o Flamengo. Aqui no Galo, o Humberto Ramos ficava pulando na beira do gramado e o time era corria em campo. Esses jogadores do Galo estão, seguidamente, derrubando tecnicos. Até o Cuca dançou nas mãos deles! Se eles quiserem chegam em São Paulo e ganham do São Paulo. Agora se eles quiserem a cabeça de Milito, sabem o que não fazer. Para derrubar técnico eles estão sacaneando o clube a a torcida. Lembro bem como eles jogaram o campeonato brasileiro de 2000 para vingar do Sampaoli. Depois da festa dos argentinos eles tiraram o pé.

    2. 9aluxo,

      O fato é que o Milito mesmo vem fritando jogador. E pau que dá em João, dá em maria.

      Vejamos. Bataglia, que já disse não quer ser zagueiro, e ele insistindo. Scarpa de lateral. Vera chegou fazendo verão, colocando os que vinham lutando no banco. Lyanco tb, já chegou jogando pedra. Rubens, entrando de zagueiro. Fucks, armador, camisa 10, jogando de zagueiro.

      No último jogo, contra o florC, onde Milito entrou com time “mixto-frio”, entrou com 3 zagueiros, 2 volantes, 2 laterais, num jogo em casa. Onde o 9ALO precisava ganhar de qq jeito. Todo mundo perdido. Deixando no banco Rubens, Franco e Palácios. O recado para eles foi claro: pra mim vcs não servem nem pra reserva.

      Alguém aqui acha que tem jogador satisfeito no 9ALO, com esse monte de lambança? Time totalmente desorganizado por conta do técnico e o torcedor reclamando do jogador.

      O técnico faz as cagadas, vem na TV, assume a culpa, mas quem paga o pato são os jogadores.

      Vc acha que tem alguém satisfeito com isso?

      A muito tempo atrás eu disse, depois de um jogo que o Milito fez essas cagadas, que ele iria perder o vestiário por causa de suas escolhas. Pelo jeito isso está acontecendo. Tomará que eu esteja enganado.

      BOOORRRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!! PELO AMOR DOS DEUSES-DA-BOLA

  7. Bom dia rapaziada! Vejo acontecer no Galo exatamente o que aconteceu com o São Paulo meses atrás, onde o time deles estava do jeito do nosso, com um técnico fazendo a mesma coisa que o nosso, e lá teve uma conversa séria entre jogadores, técnico, presidente, diretor etc, o que resolveu, e vejam o desempenho atual do São Paulo. Pergunto a vocês, por que no Galo não está tendo conversa e cobrança do Presidente e Diretor para resolver essa situação de forma simples? E aí, a cada jogo, toda a expectativa de novos ares, novo futebol, continua indo por ralo abaixo.

  8. Infelizmente nossa realidade é a seguinte, se Hulk voltar e voltar bem, temos chance. Caso contrário, esquece. Não é esquema de jogo, não é treinador, é Hulk.

  9. Meu Guru, bom dia!
    Nada melhor que um dia após o outro. Vida que segue. Para o Atleticano temos todo o direito de estar feliz; apesar de nosso “time” não está nos apresentado futebol à altura de nossos “atletas”.
    Culpa do treineiro? No nosso entendimento, sim! É muita “inventação de moda” nas escalações. Mas, se os atletas são os melhores deveriam atender às necessidades da equipe. É que, como ex-atletas, ninguém gosta de jogar fora de sua posição original; a não ser em caso de substituição por lesão durante o jogo e sem outro jogador para a posição. “Quem não tem cachorro, caça com gato”. Toda essa falta de assunto, porque não estamos apresentando futebol em campo. Mas, ou o treineiro; não técnico; escala o nosso time de acordo com o que a torcida está exigindo; não mais, pedindo; ou, infelizmente, ele sai; e nós dançamos. Pois, troca de técnico não melhora ou piora o jogador; pode trazer alento a quem está tendo de jogar fora de suas características. É muito difícil aceitar o que o treineiro tem feito com a nossa equipe. É muita invenção não futebolística! Temos atletas para competir em todas as três frentes de campeonatos que estamos disputando. Contamos com jogadores capacitados para as posições em que foram contratados; mas, sem a proteção dos que foram indicados pelo treineiro. Lembram dos atletas que acompanhavam o Vanderley Luxemburgo em todas as equipe que ele ia: eram bons jogadores; não simplesmente indicados. Quarta feira será a rendeção da equipe, no estádio Morumbis, casa do adversário; com jogo valendo a classificação pelo resultado. Não vai adiantar desculpas esfarrapadas de todos. Chega de ser o candidado, temos que ganhar títulos. É para isso que toda a equipe é contratada e paga. Galo sempre e em quaisquer situações. Como sempre: “jogo se ganha ou perde no meio de campo”. MEIO DE CAMPO, independente do sistema de jogo do treineiro! Prá cima deles GALO; nosso orgulho e nossa raça.
    Abraços”

  10. Não inventa,Milito.

    Time pra enfrentar o São Paulo:4-4-2

    Everson,Saraiva,Fucks,Alonso e Arana

    Bataglia,Otávio,Bernard e Scarpa

    Paulinho e Hulk

  11. Bom dia.

    Eu percebi ontem nos diversos comentários dos amiGALOs, esse triste sentimento de melancolia, raiva, etc…
    Perfeitamente explicável, pois o sentimento é uma forma única em cada ser. Uns rasgando as carteiras de sócio (bons tempos), outros cancelando o GNV, e outros dando a impressão de que estão se despedindo da vida.

    Voltando aos causadores de tanta tormenta, creio que o Milito não é aquele treinador de estudar os adversários, e portanto , sem nenhuma preocupação montar uma equipe para enfrenta-los.

    Se o GALO contratasse o Messi e o Cristiano Ronaldo, ele os colocaria nos lugares do Otávio e do Bataglia e acha que com isso, montaria um time imbatível.

    Não podemos esquecer desse elenco caríssimo e desequilibrado, onde não temos NENHUM jogador rápido ou driblador. Alguém acha o Alisson veloz?

    Sem criar espectativas, já me preparo para o ano que vem. Sem Mariano, vargas e Kardec e com um verdadeiro diretor de futebol, tendo talvez o Victor ao seu lado para aprender.

    A contratação do Deyverson foi puro desespero.

    O Bernard tem a vantagem do GALO poder negocia-lo com o time da Grécia,onde ele é ídolo.

    Notou que já estou mudando o meu foco, não é?

    Abraço.

    1. Boa tarde!
      Certamente ele poria o Messi com aquela altura toda de zagueiro central e o CR 7 dando buzinada no lugar do Otávio.
      “Jênios” pensam fora caixa e esse Pardal não foge à regra.

  12. Salve Massa e Guru

    Ouvi uma expressão na live do Breno, que agora vou adotar.
    Estou pardalisado!
    Este imbecil, vem colhendo frutos de sua teimosia em manter um sistema manjado e pior potencializado por suas invencionices, daí a expressão o uso da expressão acima.
    Como nada que está tão ruim, que não possa piorar, na última coletiva ao ser questionado pelo sistema de jogo adotado, o teimoso disse que o problema não era o sistema e que iria mantê-lo.
    Então meus caros, criar expectativa de melhora e recuperação é quase impossível e pelo jeito nosso sofrimento e desespero continuará.
    Nossa única esperança é volta de Hulk, que dentro de campo terá que fazer papel duplo de jogador e técnico ao mesmo tempo, pois fora de campo quem deveria arrumar o time só anda fazendo merda.
    Enquanto isto os monges tibetanos (Vitor e Sérgio Coelho) permanecem em silêncio, cumprindo à risca as orientações da SAF e sem cobrança ao técnico e elenco.
    Quero meu Galo de volta!!!!!

  13. Bom dia xará e amigalos. Belo texto Guru. Isso resume a era do Pardalito no GALO até agora. O treinador está cavando o próprio buraco a cada jogo. Infelizmente a teimosia dele é de sua comissão técnica fala mais alto.

  14. EFEITO PARDALITO

    O GABI MILITO admitiu existir uma “CRISE FUTEBOLÍSTICA” no ATLÉTICO e assumiu a culpa por isso…

    Em todas as coletivas ele tem dito que não há nada errado com seu modelo de jogo e segue irredutível nas suas convicções…

    O treinador respalda suas convicções naquelas doze partidas invictas quando chegou e o Time jogou muito, tinha muita intensidade e aplicação, toda a Equipe fazia o perde-pressiona no pós-perda da bola, o desempenho era convincente e o futebol encantava a MASSA e até a mídia do eixo. E todo mundo militizou…

    Mas a coisa desandou, o Time espanou e por quê?

    O PAULINHO, no pós-jogo contra o FLU, pôs a boca no trombone e deu a letra: disse que o Time está “burocrático” e “sem personalidade”…

    Quando disse em “futebol burocrático” o PAULINHO critica o treinador. Quando fala em “falta de personalidade” ele se refere aos jogadores que dão mostras de apatia e falta de aplicação…

    Em outras palavras, o PAULINHO disse que os caras não fazem o que o técnico orienta. Em outras palavras, o PAULINHO está dizendo que o treinador perdeu o vestiário…

    Qual o motivo?

    O MILITO terá perdido o vestiário a priori pela teimosia de pôr Bataglia, um volante, de ungido e de melhor zagueiro do Time. Com isso rachou o grupo, tanto é que a defesa atleticana, a melhor do Brasileirão no ano passado virou uma das mais vazadas do BR24…

    Claro que ao eleger o volante compatriota de ungido e o melhor zagueiro do Time, num tiro no pé, o MILITO rachou o Grupo porque relegou a zagueirada a segundo plano e os desconsiderou simplesmente…

    E o vestiário pune…

    O erro do MILITO não será do modelo de jogo que realmente funciona, todos vimos, e funciona muito bem, aliás, convenhamos…

    E agora, fazer o quê?!!

    O MILITO precisa fumar o cachimbo da paz com os caras e para tanto deveria recuar na convicção dos três zagueiros e BATAGLIA na zaga…

    O MILITO deveria ouvir a MASSA e fazer o simples: põe o goleiro de goleiro, o lateral de lateral, o zagueiro de zagueiro, o volante de volante e segue o feijão com arroz…

    É fazer isso e o MILITO irá sair da ARMADILHA PRA PARDAL…

    Agora a bola está com o treinador…

    Depende dele sair do Morumbi como MILITO ou PARDALITO…

    A ver…

  15. Bom dia!
    Estou completamente desanimado com Milito. Que ele deixe suas experiências malucas pro campeonato mineiro. Isso se ele resistir até lá. Se ele insistir com essa baboseira de três zagueiros e continuar tirando um dos melhores volantes (Bataglia) de sua posição, é muita burrice.
    Tem gente pedindo a volta de Cuca. Esse maluco, desequilibrado, quando fez bom trabalho no Galo, deixou o time na mão. Sua última passagem no Galo foi uma tragédia. #Cucanão.
    Se Milito cair, prefiro terminar a temporada com Lucas Gonçalves.

  16. Bom dia Avila. Bom dia todos. O que mais assusta é a recorrente incoerencia entre a promessa de todos os treinadores que assumem o Galo: ” vontade não vai faltar”, ” teremos no campo a mesma garra das arquibancadas” ” intensidade, podemos ter erro técnicos, mas a falta de intensidade, de volúpia não pode existir “. Essas foram as promessas do Felipão e do Milito. O que assistimos no mineiro e agora? JOGADORES SABOTANDO O TÉCNICO! Agora piorou pq os jogadores passaram a fritar o técnico nas entrevistas, vide Paulinho e Bernard: futebol burocrático, rendo mais pela esquerda. A solução não é trocar o técnico! É prestigiar o técnico, custe o que custar, até mesmo ficar fora da Libertadores de 2024. Alguém tem de parar essa máquina de moer técnicos. O Milito errou em improvisações? Pode ser! Mas os jogadores, mesmo improvisados se empenharam em campo? O Milito é bom técnico. A improvisação de Saravia resgatou o seu futebol. O Galo precisa de um articulador de jogadas. Diziam que na Grécia o Bernard fazia essa função. Pq no Galo quer escolher onde jogar? Volta para a Grécia ou para o raio que o parta seu Agonía nas Pernas e leve junto esse bando de fritadores de técnicos! Vocês são hipocritas, reclamam da Arena e agora estão elogiando a nossa casa? Nós tratam como idiotas. Sejam homens e tenham vergonha na cara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *