Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Futebol tem que ter meta. Qual é a do Galo?

Foto: Bruno Cantini

Por Amanda Aleixo

Um estimado professor aqui de Minas ensinou em muitas empresas brasileiras e até de outros países que “quem não mede, não gerencia”. A ideia por trás da frase vem de Deming, um guru da administração, e quer dizer que precisamos de números e dados para ir adiante; para alcançar e superar as metas.

 Toda essa breve teoria de gestão para resultado recordou-me do Galo, porque no futebol também cabe meta, método, gerenciamento e resultado. No passado, a coisa funcionava mais ou menos assim: quem tinha muito dinheiro contratava os melhores jogadores e corria com facilidade na liderança dos campeonatos. Hoje, a coisa mudou um pouco: o futebol arte deu lugar às táticas e os devaneios dos presidentes dos clubes foi transformado em administração consciente e eficiente. Se tem até clube de futebol com ação aberta na bolsa de valores, a coisa tem que ser levada a sério.

 Ao que parece, o nosso Galo passou por problemas de gerenciamento para o alcance de resultado nos últimos anos. Não vou dedicar tempo em discussões sobre as finanças do clube e decisões verticais da diretoria. A verdade é que já temos a medida e os dados, mas ainda caminhamos a passos curtos rumo a um gerenciamento eficiente. O nosso estimado José Roberto apresentou algumas estatísticas nessa semana.

 Medimos a correria dos jogadores em campo, os chutes a gol, as roubadas de bola e até as defesas difíceis. Se você é cartoleiro, já é especialista no tema, não?! Estou certa de que Larghi também tem seus gráficos, planilhas e tudo quanto há para medir o desempenho do nosso elenco, mas qual é a meta? Você, amiGalo, sabe me dizer qual é?

Sinto que nesse tópico não há muita transparência do clube para conosco e o ciclo se repete ano após ano. Queremos torcer, gritar e celebrar, mas no rumo certo. É certo que o objetivo deve ser maior que ficar entre os quatro do brasileirão, pois somos um clube grande, com história e camisa. Queremos Brasileiro, Libertadores e tudo quanto há, pois o Galo merece. Se tiver método e meta é possível chegar lá.

 Então, qual é a meta e o plano para alcançarmos? É simplesmente trazer reforços para o setor defensivo ou encontrar mais talentos nas categorias de base? Quem sabe dar sequência ao trabalho do treinador, estabelecendo objetivo a longo prazo?

Foto: Bruno Cantini

 Se nós, torcedores, somos a principal fonte de renda do clube, queremos saber qual é o planejamento, gente! No fim de junho, o nosso ídolo Marques – agora Coordenador da Categoria de Base – prestou conta do trabalho feito com os garotos e falou sobre os planos do futuro. Transparência! Ponto para ele.

 Nos últimos dias, o técnico Tiago Larghi deu a entender que o objetivo máximo era alcançar a vaga para a Libertadores 2019 e que o sonho do título continua a envolver o trabalho. Confio e aprecio o trabalho do professor, mas essa visão preocupa. Merecemos mais e com uma administração, gestão, método e uma zaga eficiente – para não perder o costume, chegaremos lá.

 Mais transparência, meta e planejamento e menos achismo. Vamos adiante, Galo!

Saudações!

31 thoughts to “Futebol tem que ter meta. Qual é a do Galo?”

  1. Olá amigalos, vamos relembrar o discurso do nosso presida em sua posse quando ele deixou bem claro que a meta seria o brasileiro ou brasileiros já que disse que queria mais de um, quanto a isso acho que está bem definido, outra coisa é que ele não precisa entender de futebol só precisa gostar do galo, pois não é isso que temos orgulho em dizer, que não gostamos de futebol, gostamos é do Gaaaaloooo.

  2. Na minha modesta opinião, o que parece ter sido um bom negócio, poderia vir a ser melhor. Roger Guedes, com 21 anos, artilheiro do brasileiro é um jogador que joga em qualquer time do mundo. É o melhor jogador do futebol brasileiro. 9,5 milhões de Euros, menos 2,5 que o Galo receberá, equivaleria a um investimento de 7 milhões de Euros. Bremer foi vendido por 6 milhões. O desejável seria mantê-lo até o final da temporada e depois sim, vendê-lo, se fosse o caso. Quanto o Atlético investiu nessas últimas contratações? Quanto de salário? Será que vão corresponder em campo? Roger Guedes não era uma aposta e sim certeza. Foi uma pena sua venda. Aposto que todos os adversários do Atlético estão felizes com o negócio.

  3. Quem não mede não gerencia… Refere-se a Vicente Falconi, um ícone na gestão de empresas mundo a fora !!!
    Verdade, cabe no futebol..até porque, futebol é.. ou deveria ser uma empresa !!!

  4. Boa tarde amigalos. Para enfrentar o Grêmio vamos de Juninho e Gabriel na zaga e no meio campo José Welison e Elias. QUE DEUS ESTEJA NOS ILUMINANDO NESSE DIA E NÃO NOS ABANDONE…..AMÉM….

    1. Parece que eles também têm muitos e importantes desfalques. Pena o time ainda não estar pronto a ponto de mudar uma ou duas peças e mudar todo o esquema e agora essas duas contusões. Nesses jogos fora, eu apostaria num meio campo mais pegador, com Adilson, Welison e Blanco ou Elias. Futuramente.

  5. Boa Tarde,

    Parabéns pelo texto, compartilho da mesma opinião.
    Vejo que em se tratando de Galo, é um time grande e nunca entra em um campeonato se não for para ser campeão.
    O não ficar falando isto é que deixa alguns meio preocupados, vejo isto como uma boa estratégia, pois, é só os amigos lembrarem que toda vez que o galo esta em evidência, começam os erros seguidos da arbitragem contra a nossa equipe.
    Da mesma forma que a diretoria sempre esteve trabalhando sem alarde e por isto receberam criticas de todos, este assunto também esta sendo tratado, e eu penso que estão corretos, a mídia faz os adversários focar demais na nossa equipe.
    Estão trabalhando este assunto como bom mineiros que são.
    Com relação a metas, vejo que até agora esta diretoria esta trabalhando bem, e provavelmente resolvendo e limpando o passado, até mais do que pensavam.
    Por falar em metas, qual será com relação a construção do estádio?
    Será que estamos dentro do cronograma, pois é, sempre esta forma calada de trabalhar, trás em nós uma certa desconfiança e ansiedade.
    Compartilho da opinião que a diretoria ainda tem que nos dar algumas informações sobre vários assuntos.

  6. Caros,
    QUEREMOS O BR18. São 47 anos na fila. Temos q quebrar a MALDIÇÃO de apenas participar, URGENTE!
    Contra o grêmio logo mais é o próximo jg e só a vitória interessa…PRÁ CIMA, GALO!
    A crônica de hj, de premissa falsa, desenvolvimento meia boca e conclusão óbvia, trás a virtude de chamar a torcida pro questionamento e abrir o olho dos crentelhos, q acham q basta um Pastor qq vestir saia q já ganhou hierarquia no Prelado. Ora, quem são e o q querem “OS DONOS DO CAM”? Esse Canto do Galo tá mais parecendo O Canto dos JABAZEIROS, apoiado pela filosofia rateira treme treme do PENSAMENTO ÚNICO: Traduzindo, apoio incondicional aos Jestores. É incrível, no meio da guerra acabamos de ceder o artilheiro do Br fazendo a diferença e trouxemos um monte de aposta do Vitória da Colômbia, cedemos um zagueiro promissor no setor mais vulnerável do time, e a turma do portão7 aplaudindo? Surreal o q acontece com o nosso Galo. Aí vem o jornal e diz: “O Galo é o clube q mais contratou nas férias, e todo mundo Óooo”…O Clube Atlético Mineiro é um Clube controvertido, sim senhores. Todo grande clube é, tem muito interesse. Mas a sua torcida apaixonada ñ é composta só por idiota ñ. O nosso interesse de torcedor é o FUTEBOL nas 4 linhas. Comércio, putaria e negócios, ok, e futebol também sobretudo. Qnd Kalil assumiu a Presidência todos sabiam q ele ia utilizar o Galo prá tentar alavancar uma outra empresa, quebrada à época. Nepô entrou prá tentar alavancar sua carreira política. Nenhum deles disse q ñ entendia de futebol. O q quer um sujeito q ñ entende de futebol metido com futebol? …Nós, os torcedores. Queremos time competitivo e ñ amontoado de perna de empresários, VENDIDOS…
    QUEREMOS O BR18! ACORDA, GALO!
    Obs.: AQUI É GALO? Eu sou Galo? Galo ALVINEGRO?…Fiquei nesse Canto do Galo entretanto surpreso quase encantado lendo as Confissões da Organizada LE COQ BLEU! Êta democracia…Dieu sauve La Révolution
    Obs.: A direção acertou mantendo o Largo, Leo Silva é titular da zaga brincado, Elias cabe na meiúca, mas ñ de volante, e nosso ataque q era o melhor do Br se tornou uma incógnita…O nosso time se tornou uma incógnita.
    Obs.: só me resta acionar o refrão: EU ACREDITO!
    Dia 18 é o dia e só a VITÓRIA interessa! Ñ vamos nos enganar, ano q vem é papo furado, ninguém mais aguenta, ainda mais até ano q vem, e meu próprio avô de 90 confessou q tá de saco cheio desses verdadeiros…
    GALO SEMPRE!

    1. Aí corneta, o artilheiro do BR 18 também era incógnita e provavelmente cornetado também. Desmerecendo a crônica da novata e achando que arrasou nos comentários… pobre corneta.

  7. Bom dia, Amanda e demais Amigalo (Eduardo incluído, claro). O problema é que o Galo não tem metas a serem atingidas. Quem tem meta são os dirigentes. Eles querem saber que proveito irão tirar sendo dirigentes do Galo (assim como de qualquer outro time), estando na administração do clube. Um foi eleito prefeito, outro, de passagem desastrosa, gastou milhões contratando mal e ainda entregou o shopping a preço de banana para construir um estádio que não sai do papel. E para quê isso? Para atender a meta política dele de ser candidato a deputado estadual e usar o estádio como catapulta para ser eleito. E temos o peixes menores, que ganham um bom pixuleco na contratação de jogadores como Emerson Conceição, Ronaldo Conceição, Felipe Santana, etc, etc. Para eu não parecer um Atleticano crítico, reforço que isso é prática de qualquer dirigente. Eles têm a meta ou de enriquecer ou ter ganho político. Aliás, é a meta de todos que estão na política ou em cargos de projeção.

  8. Bom dia, amanda! Parabéns pelo texto e bela reflexão!

    Estou gostando da atual gestão e creio que as metas traçadas por ela estão surpreendentemente sendo alcançadas (rejuvenescimento do plantel, redução da folha salarial, apostar em contratações de jogadores novos visando lucros em suas vendas, etc), embora eu, como muitos outros, tão impacientes, já gostaríamos de ver esse time montado, com um zagueiro xerifão, pelo menos, mas…vamos aguardando. Quanto à fala do TL, sobre a meta ser a classificação à Libertadores, prefiro assim, pés no chão, afinal o Roth dizia que seríamos campeões e nem pra Libertadores nos classificamos naquele ano.

      1. Muito bem lembrado meu caro..Não se tem nenhuma informação a respeito da construção do Estádio?…Está muito calado…para uma obra tão comemorada

  9. Infelizmente a “uruca” e os Euros levaram o time do Galo. Agora é só rezar. O pessoal fala que contratar por vídeo é problemático. Pelos vídeos que eu vi destas apostas do Galo, acho que o problema vai ser maior ainda. Sem Adilson, Blanco, Guedes e zagueiros decentes, espero que o técnico esteja armando um time com três volantes, algo que eu peço há muito tempo. Se entrar só com dois contra Palmeiras e Grêmio, sendo um o Elias, vai ser muita burrice.

  10. A contusão de Adilson mostra mais uma vez que temos que abandonar a velharada. É ver o Léo Silva, o Fred (Cruzeiro) e tantos outros. Temos que contar com jogadores mais novos. A nossa experiência com Robinhos e Freds passou.

    1. JTF, concordo com você e é isso que a diretoria está fazendo trazendo jogadores jovens que podem dar retorno técnico e financeiro.
      Leandrinho 19 anos
      Edinho 23 anos Terans
      David Terans 23 anos
      Denilson 23 anos
      José Wellinson 23 anos
      Chará 27 anos
      Tomas Andrade 21 anos
      Iago Maidana 22 anos
      Emerson 19 anos
      Juninho 23 anos
      Roger Guedes 21 anos
      Erik 23 anos
      As contratações esse ano seguiram esse perfil de jogadores jovens o que fugiu a regra foi o Ricardo Oliveira que é muito experiente e vem dado retorno.
      Saudações!!

  11. Precisamos urgente de volante, Latera direito e zagueiro. Isso é a meta. Sem isso, vamos passar raiva demais com Patrick, Elias, Galdezanni (o que esse jogador veio fazer aqui???). E torcer muito para essa barca de contratação vingar

    1. Caro Ricardo foi numa barca destas que vei Roger Guedes e se tornou o melhor jogador do brasileirao, sem antes ser contestado. Os que nao deram certo ja foram embora. Paciencia e caldo de galinha nao faz mal a ninguem

  12. Bom dia Amanda e amiGalos!!!
    Amanada concordo com você sobre metas e compartilho a mesma impressão quanto a meta da diretoria e comissão técnica para esse ano.
    Infelizmente ao que parece eles estão focados em uma vaga na Libertadores e deixaram o título ao a acaso.
    Mas VERDADE SEJA DITA, o que o presidente prometeu eles está cumprindo, reduzir a folha de pagamento, colocar as contas em dia, e renovar a equipe.
    O Galo foi a equipe que mais mudou nessa parada perdemos praticamente 4 titulares Bremer, Blanco, Cazares e Roger Guedes e vieram 6 reforços.
    É difícil prever como vai ser esse novo Galo no jogo contra o Grêmio alguns jogadores vão ter uma prova de fogo, nosso provável time vai ser Victor, Paric, Gabriel, Juninho, Fábio Santos, Zé Welison, Elias, Chará, Luan, Terans ou Tomas Andrade, Ricardo Oliveira.
    Vamos ver em campos muitas estreias como Juninho na zaga, Zé Wellison, Chará, Terans e alguns jogadores questionados como Patric, Gabriel, Elias, Fábio Santos ou seja dos 11 titulares 4 são estreantes e 4 são questionáveis uma verdadeira prova de fogo.
    Como no futebol não tem lógica o time pode da liga e agente conquistar o titulo, acho que o planejamento é mais para 2019.
    Gostei das contratações ótimo custo benefício e o principal jogadores jovens que podem da retorno técnico e financeiro esse é o caminho.
    Saudações

  13. Bom dia Eduardo, Atleticanas e Atleticanos que como eu estão vivendo os mais longos seis dias de nossas vidas. Felizmente na Quarta-feira já tem Galo. Um Galo diferente daquele que estávamos vendo e gostando, mas é o Galo. Um Galo cheio de reforços ou como querem alguns amiGalos cheio de apostas, mas é o Galo. E sendo galo eu tô junto e bem misturado.
    Bom dia para você também, Amanda e obrigado pelo texto deste sábado que nos faz refletir sobre as metas do Atlético. Ora, o Galo tem metas que já estão definidas no seu hino: Vencer, vencer, vencer. Mais que uma simples meta esse é o nosso ideal. A torcida do Galo também tem suas metas: Sermos campeões brasileiros novamente. A diretoria do Atlético iniciou o seu trabalho definindo suas metas: Sanear o clube. Livrá-lo das dívidas antigas e atormentadoras deixadas pelos ex dirigentes. E se tais metas não são suficientes, certamente outras aparecerão.
    Medir o fubá com a água. Nenhum professor de administração ensina isso, mas, se não for feito com precisão não tem angu na mesa.

  14. Helder lopes
    14 de Julho 2018
    Lendo o texto com atenção…penso que as metas esportivas…por nuitas vezes nao está atrelada a meta financeira…Eu em especial…me preocupo com o campo…60% e 40% com a meta financeira….se o GALO…juntar as duas metas…e se tornar CAMPEÃO BRASILEIRO…pouco me importaria qual se sobressaiu

    Abraço a todos…AQUI É GALO

  15. Bom dia Eduardo e massa. Disse tudo amanda Aleixo,A meta do galo é sair dos 47 anos sem o título brasileiro. Eu não vê o galo ser campeão brasileiro. É nem quero morrer sem ver Rsrs,mas ontem teve outra péssima noticia a contusão do adilson. Precisamos urgente de reforços zagueiros,volantes e um camisa 10.aliás já era para ter contratado estes jogadores. O brasileirão vai recomeçar e não temos equipe pronta. É por favor diretoria paga a equipe chilena da dívida do Otero. A fifa está de olho. Vai galoooooo.

  16. Bom dia massa Amanda e Guru. Amiga Amanda acho que vc não deve se preocupar com a meta traçada pelo TL ao buscar a disputa pela libertadores. Com certeza ele sabe o elenco que tem, e por cautela traçou esta classificação como meta alcançável. O que vier a mais será lucro. Lembro que, a alguns meses e blogs atrás, muita gente aqui, inclusive eu, tínhamos como meta, a continuidade na série A, então evoluímos muito. Temos que deixar de soberba e galgar resultados paulatina e mineiramente, sem estardalhaço, lembrando que ano passado com um elenco cheio de delinquentes e ladrões de cofres, fracassamos.

    1. Falou tudo. Presidente tem sido coerente. Mandou medalhões embora, tem feito bons negócios, dentro do possível, e time atualmente é o vice-líder. Não tem contratado medalhões nem gasto tanto dinheiro. Thiago Larghi tem feito ótimo trabalho. Time esse ano bem melhor que do ano passado e muito mais barato. Meta segundo o presidente, ao longo de sua gestão é ganhar o brasileiro. Pode ser que não seja este ano, pois mudamos praticamente todo o time. Vamos deixar o homem trabalhar, e apoiar, acho que tem feito o trabalho mais responsável que vi até hoje no Galo. Não entendo porque esta diretoria está sendo tão criticada. Tá louco. Povo parece que tá cego.

  17. Bom di a todos os atleticanos e atleticanas de todas as matizes!
    A meta segundo o atual treinador é estar entre os seis primeiros colocados, de acordo com entrevista dada pelo mesmo. O campeonato será reiniciado em sua 13 rodada. Entraremos com um time modificado em sua defesa, meio de campo e ataque. Contratações realizadas são APOSTAS! Nada mais do que isso ( espero que funcionem).
    Creio que a meta da diretoria deveria ser o equacionamento da dívida do clube. Quanto ao futebol propriamente dito, nãotenho grandes expectativas pelo que foi posto até o momento.
    Clube de futebol é uma empresa e, a nossa vive de péssimas administrações sucessivas. Transparência zero! Não se fala do estádio, da multa do Fred, apenas como exemplos.
    O futebol se inicia na Boa ou ma5 administração, tendo os seus resultados reflexos da mesma.
    Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todas as matizes!

  18. Novos métodos para se conseguir o mesmo de sempre. Quando um ganhador inesperado (pra maioria) surge, lá se vão esses paradigmas e voltamos a velha máxima: vencer. Foi esse mesmo pensamento “gestor” que promoveu a mercantilização dos espaços públicos esportivos, elegeu o biotipo ideal pra ser jogador (a maior idiotice já surgida), entre outros devaneios ditos modernos. Humanos gostam de reinventar para se outorgar uma importância desmedida e narcisista.

  19. A meta da torcida é o título brasileiro.
    E na parada da copa o time sofreu muitas mudanças.
    Oxalá seja para alcançar a meta, principalmente a do gol adversário, bem no ângulo, indefensável.
    Galopsita bateu asas e voou.
    Perdemos o artilheiro do brasileiro e responsável direto pela nossa posição invejável na tabela.
    Hoje acordei com dúvidas se valeu a pena porque o título vale todo sacrifício. Até estes 11 milhões.
    Vai Galo tô contigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *