Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fora de casa e com a cabeça nas Copas

Diferente de sábado, embora com título similar neste nosso cantinho Atleticano, desta vez é para incorporar a profecia do Ronaldinho Gaúcho. “Quando tá valendo, tá valendo!” E hoje vale vaga na final de mais uma Libertadores a ser conquistada. Se em 2013, em 14 jogos, tivemos nove vitórias, dois empates e três derrotas; desta vez até o momento foram 11 jogos com oito vitórias, apenas dois empates e uma única derrota.

Hoje, podemos até perder por dois gols que classificamos, mas quero mesmo é vencer. Lembrando que em 2021, também chegamos às semifinais, mas fomos eliminados invictos. Doeu tanto quanto 1977, também perdendo o título sem uma derrota. Coisas que aconteciam com o Galo. Nesta competição de 21, em 12 jogos, foram sete vitórias e cinco empates. Dois deles nas semifinais, quando existia o critério gol fora que nos tirou daquela finalíssima. Tudo vai ser diferente, que assim seja!

Viajamos com o que temos de melhor e a disposição no elenco. Os mesmos jogadores da sensacional vitória da semana passada estão à disposição do Milito. Técnico que ontem recebeu um estímulo extra para essa reta final de temporada. Entre 20 treinadores do mundo inteiro, foi indicado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) para a escolha do melhor profissional desta área no planeta. Fazem parte dessa seleta lista Ancelotti (Real Madrid), Guardiola (Manchester City), Gallardo (do próprio River Plate), Jorge Jesus (Al Hilal), entre outros.

A delegação do Galo, que chegou a Buenos Aires na madrugada de domingo para segunda, ontem treinou no Estádio do Independiente. Não houve presença de jornalistas, brasileiros ou argentinos, neste apronto final. Diferente de outras ocasiões, não existe mais o reconhecimento de gramado. Tomara que seja uma boa e tranquila partida, e que esse contato com o tapete do Monumental de Nuñes seja para a grande final do próximo dia 30 de novembro. Renovo, assim seja! E assim será!

Com todo respeito que o adversário merece, los hermanos que me perdoem, adoro o futebol argentino, mas hoje será dia de Galo. Sempre dissemos que a Massa é a mais argentina das torcidas brasileiras. Então que seja uma bela e bonita festa, sem essa de poder perder por até dois gols. Queremos é vencer e convencer. Soube, através do Galante, que a derrota de sábado – reservas para o Inter – tem servido de estratégia para inflamar o torcedor do River. O Galo tomou de três em casa, mas omitem que não tínhamos um único titular de linha naquela partida.

Por fim, diferente do que teria promovido um infeliz jornalista da Argentina, apesar dos foguetórios instigados por ele, isso não terá efeito no rendimento. O policiamento ao entorno do Hotel inibiu parcialnente os fogos, tampouco existiu aquela boçalidade de deixar sem luz e água quente. A disputa será exclusivamente dentro de campo. Creio que o nosso time é experiente e cascudo, com isso saberá segurar o ímpeto inicial do adversário e conduzir ao melhor termo e expectativa da Massa. O Galo vai entrar focado para a decisão. Não arrisco em adivinhação da escalação, embora sábado tenha acertado todos, confio no Milito e nossos jogadores.

Assegurando a vaga na final, depois é outro momento, de Copa do Brasil e logo depois dessa preparação para uma eventual final. Amém!

*fotos: 1) saída da Cidade do Galo; 2) Aeroporto de BA/ Pedro Souza/Atlético

16 thoughts to “Fora de casa e com a cabeça nas Copas”

  1. Boa tarde Mestre Eduardo e amiGALOS.
    Não duvido nada o Milito fazer duas alterações, uma é o Otávio no lugar do Alan Franco, pois ele é o único que esta pendurado e a outra seria uma surpresa, sacar o Deivison que esta marcado pelo jogadores e torcidas deles e colocar o Alisson, pois o time deles vai ter que atacar e vai sobrar espaço para um bom contra-ataque. Mas de todo jeito estou confiante em uma bom jogo e a classificação para a final.
    Aqui é GALO p…….

  2. Pessoal, tenho um amigo que foi para a Argentina para o jogo e mandou um post de um setorista dizendo que o River pintou hoje o vestiário do visitante para deixar o time lá no cheiro de tinta e tentar tirar vantagem disso. Será possível um negócio desses? Se for, tem que acabar de vez com esse negócio de futebol

  3. Chegou o dia e eu acredito é no nosso GALO!!!!!

    OBS: e o time que entra??? Linha de 4 atrás??? 3 volantes??? 1 meia??? 2 atacantes???

    Como temos 3 x 0 no agregado, eu entraria no 4 4 2 para segurar a pressão inicial e partiria com tudo nos contra ataques… marcação média alta e sair pro jogo também… tenho quase certeza que foi o amigalo Domingos Sávio que comentou dias atrás, que para o começo do jogo de hoje, seguraria o Deyverson no banco e eu concordo… o cara só não fez chover no primeiro jogo e os adversários estão loucos pra matar o nosso jogador!!!

  4. Jogo mais importante do ano!! Ansiedade total, se não pipocar leva.
    A pressão vai ser ENORME, se o time performar bem nessa guerra pode preparar a faixa de campeão!!
    Se sair vivo dessa batalha aí meu amigo vai ganhar moral demais time de GUERREIROS, time com CULHÃO, FORJADO E PREPARADO PARA SER CAMPEÃO.
    Se PIPOCAR fudeu, vai ser uma broxada na véspera da decisão com o flamídia, por isso PIPOCA NÃO MEU GALÃO E FAZ ESSA MASSA FELIZ!!!
    PREPAREM-SE PARA GUERRA E PARA O SOFRIMENTO VAI SER SOFRIDO, MAS VAMOS PARA FINAL!!
    PIPOCA NÃO MEU GALÃO!!

  5. Hoje é torcer muito e, porque não, rezar também! Afinal, a bola é redonda e nem sempre vai para o lugar almejado pelos jogadores, que é o gol! E especialmente os goleiros, que contam com sorte ou azar: temos que torcer, por exemplo, que a bola bata na trave e volte nas costas do goleiro deles e entre para o gol. Isso não é sorte? E que o mesmo não ocorra com o Everton… Aqui é Gaaaallllooooo até MORRER!

  6. Bom dia!
    Parada duríssima mas até aqui nos ajudou o Senhor!
    Hulk, joga bola. Só isso, meu. Você faz isso como ninguém no Brasil. Então, educadamente eu te peço, cala essa tua boca!

    Vamu Galooooo!!!

  7. Salve Massa e Guru

    A classificação hoje com certeza passará pelas orientações de Milito, já que time por time o nosso e melhor. Milito não pode e nem deve adotar o esquema totalmente reativo visto contra o Vasco, porque o adversário é infinitamente melhor.
    Também caberá aos jogadores entrarem focados e não cair na pilha dos argentinos.
    Que venha a classificação!

  8. Bom dia ! É só o galo jogar o que jogou aqui e mais uma vitória garantida, ficar esperto com reclamação porque o juizes de fora não caem nesse barulho

  9. Jogo mais importante do ano até o momento. Raça, concentração e seriedade o tempo todo. Não vamos subestimar os argentinos. Lembrem do Rosario Central em 1995. Acho que hj, o excelente Milito vai escalar o Galo com duas linhas de 4 e Hulk e Paulinho na frente. Na primeira linha, Lyanco, Battaglia, Alonso e Rubens; na segunda linha, Scarpa, Vera, Franco e Arana. Deyverson pro segundo tempo, caso necessário. GALO SEMPRE. SAN

  10. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Respeitosamente, o que nos tirou da final em 2021, foi um pênalti que o Hulck perdeu no primeiro jogo. Tivesse marcado aquele gol, estaríamos classificados para a final.

    Em relação ao Jogo de hoje, o ponto é vamos fazer valer a máxima: ” se não for sofrido não é Galo” ?

    Se for desse jeito teremos uma derrota pois 2×0, com o Everson defendendo uma cobrança de pênalti aos 38 minutos do segundo tempo, ou uma derrota por três a zero com classificação nas penalidades máximas. A conferir mais tarde!

    1. E se…a bola não tivesse, caprichosamente, beijado a trave? E se…o Vargas que marcou aqui não tivesse, com desdém, atrasado ao goleiro uma bola que seria 2 a 0?
      Existem muitas ponderações, olhemos pra frente. Aqui é Gaaalooo, po##@!

  11. Bom dia, prezados Atleticanos

    O que preocupa mais? 84 mil presentes no estádio ou os 20 minutos iniciais de pressão deles? Milito tem a resposta, pois já atuou ali como técnico algumas vezes.

    O certo é que nossos craques são “cascudos” e não se deixam intimidar com torcida. Ponto positivo: o sistema defensivo tem funcionado na LB. Foram 08 gols em 11 jogos. O ataque é esperança. Marcou 21 gols com média de 1,9 gol/jogo.

    Eles vão pro desespero. E aí, o veloz Paulinho é uma grande arma. Portanto, Hulk, Scarpa e Deyverson devem se ligar nos deslocamentos em velocidade de Paulinho e dar o passe certeiro.

    No mais, penso que o Galo deveria ficar com a bola ao máximo. Todo mundo se deslocando, levantando o braço e pedindo bola, para facilitar a troca de passes.

    O que não pode é atravessar bolas rasteiras perto da nossa área. Isso mata a gente de aflição, porque eles podem interceptar.

    E se a gente fizer o 1×0? Será desânimo total no Monumental. Rumo à final e sem vacilos, Gaalôôôô!

  12. Bom dia xará e amigalos! GALO cascudo, determinado e aguerrido em busca de mais uma final de Libertadores. Milito, contestado por boa parte da torcida(inclusive por mim) vai levar o GALÃO para conquistar o bi da Glória Eterna. Nossos jogadores sabem que hoje será um jogo durissimo com pressão pra todo lado mas prevalecerá a melhor técnica e estratégia. Os argentinos vão tentar provocar e catimbar ao extremo. Então o GALO vai impor seu ritmo de toque de bola e explorar os espaços para Hulk, Paulinho e Dayverson liquidarem de vez o horriver plate. AQUI É GALÃO CASCUDO!!! VAMOS MEU GALO GANHAR A LIBERTADORES! RUMO A GLORIA ETERNA!!!

  13. Monumental derramando hermanos pelas beiradas e mim, junto com a zaga do Galo carrinhando bola com jogador do River e tudo pela linha de fundo. Madrugada de hoje chegando e eu tresvariando na expectativa e anseio de disputar a final! Vamo que vamo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *