Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Foi no grito e com a força da Massa

Quase metade da segunda etapa, tomando um vareio e sendo sufocado pelo San Lorenzo, a Massa reagiu e conseguiu despertar – ainda que parcialmente – os jogadores que asseguraram a classificação. Não precisava disso. Os tempos são outros, mas minhas décadas bem vividas acompanhando o Galo, me autorizam a afirmar que já vi elenco muito abaixo desse lutando sim com muita raça e amor. E levando o Atleticano ao delírio com vitórias, viradas e títulos inesquecíveis.

Jogadores que despertavam o Torcedor. Conforme era desejo, até em tempos recentes, do Sampaoli. Mas com as mudanças do mundo moderno atingiram inclusive o futebol, embora com salários astronômicos tem profissional que se acha maior que a camisa. Ainda não identifiquei no nosso elenco algum com esse perfil, mas não descarto, uma vez que a equipe montada para a temporada sugeria muito mais bola do que estamos acompanhando.

Mal da modernidade? Não sei. Não milito (sem intenção de trocadilho) nessa área, embora tenha esse compromisso diário com o Galo (time e Torcida) diariamente. Meu trabalho profissional tem outras pautas. Inclusive faço assessoria, desde o milênio passado. Sou de uma geração e época que entrevista exclusiva era algo valoroso. Nos clubes de futebol hoje esse Ping Pong acontece – exclusivamente – para a tv interna. A meu juízo piorou. Setoristas são proibidos de frequentar os CTs. Falo geral, não é só no Galo.

Quanto ao nosso caso, a chamada economia interna, ontem recebi vídeo – que imagino ter sido produção do clube – com jogadores elogiando a Massa. Gostei! Porém, muito mais valor teria se fossem manifestações espontâneas dos profissionais em diferentes veículos formando uma corrente crível de retorno ao apoio recebido que assegurou essa classificação. Entre os que manifestaram esse reconhecimento, três dos cinco novos contratados na última janela. Bernard, Lyanco e Deyverson juntos de Bataglia. Quem é do ramo percebe facilmente a orientação da comunicação. Nem nas entrelinhas, mas nas citações. Enfim, não condeno, ao contrário antes isso que nada. Mas, cá entre nós, falta setorista no CT e entrevistas livres para todos. Elenco e imprensa.

Sigo, diferente de alguns que vêm mostrando total descrença, confiando ainda em algum(ns) título(s) neste ano de 2024. Infelizmente tem quem parece até torcer contra, tanta zica que joga no time, mesmo depois de uma classificação milimétrica. O título da postagem deste espaço ontem questionava se merecia comemorar e concluía o texto dizendo que SIM. Claro, mesmo com toda a insegurança quanto ao futuro. Espero que esse vídeo, que imagino institucional, motive o elenco em busca das vitórias e títulos. Na LA faltam cinco jogos e na CB ainda seis para a realização do sonho. No BR, sem ilusões, ao menos entrar no G classificatório.

Por fim, mesmo não sendo do ramo de futebol, minha vivência em torno do Galo me permite opiniões, sugestões e questionamento. O tal do CIGA, com todo respeito, já indicou cada baciada sem retorno e até deixando passivo nas nossas contas. Digo isso por pura intuição, pois – sem querer mencionar nomes – teve e tem jogador que sem mostrar qualidade se acomoda com a situação e dificulta sua liberação. Recentemente chegaram cinco. Alonso, como previsto um leão; Bernard, ainda na expectativa de melhor desempenho, algo que incomoda ao próprio jogador. Hulk passou por situação idêntica e hoje a referência do Galo.

Já os demais ainda não mostraram o esperado e  desejado. Lyanco, na primeira partida parecia ter ganho a Massa, depois se mostrou muito afobado. Fausto Vera, da confiança do treinador, fez uma boa partida. Só! Deyverson, que cheguei a resistir e depois acreditei na sua contratação, pois até agora tem se mostrado apenas um grande animador de plateia na arquibancada.

CIGA, digo, sigamos! Com a força da Massa e bom desempenho em campo, o Galo é imbatível! A nossa parte tem sido feita. Tá nas mãos do treinador e do elenco definir se querem o céu ou o inferno (título do nosso cantinho na terça-feira). Decidam e mostrem suas qualidades.

*fotos: Paulo Henrique França/Atlético

22 thoughts to “Foi no grito e com a força da Massa”

  1. Boa tarde Eduardo! Sem querer ser zicador ou do contra, tenho a certeza que esse ano ficaremos só no mineiro. Digo isso pelas apresentações que o nosso time vem praticando. Parece um time sem alma, sem garra, sem repertório pra mudar uma situação adversa. Falta alguma coisa, que não sei o que é, para que o Milito dê confiança ao elenco. Quanto aos reforços, acho o Deyverson bem fraco, dá pra ver no “trote” dele em campo, é um Kardec piorado. Mas, como a esperança é a última que morre e que já torci ferrenhamente por ele os bem piores que o atual, vamos em frente, um jogo após o outro.

  2. Boa tarde.

    Bastou o pentacampeão mineiro enfrentar o atual campeão da libertadores e o atual campeão da copa do Brasil na próxima fase dos torneios, que começam a aparecer SÓ notícias negativas sobre o nosso clube.

    O sistema é foda e podre.

    Abraço.

  3. A parte que cabe aos torcedores Atleticanos é muito bem feita e prova disso foi neste último jogo que ela vendo o time nas cordas, foi pro berro e deu aquela força, aliás, força essa que nos fez uma das mais respeitadas torcidas do MUNDO!!!

    Quanto ao time do nosso CAM, está escancarado que faltam acertos em todos os setores e o treinador precisa achar soluções para os problemas, aliás, problemas inclusive que passam pelas escolhas de jogadores para o time titular.

    Apoio ao time e voto de confiança no treinador não vão faltar, mas cabe a todos os envolvidos lá dentro, também fazerem a parte deles… se dependesse da torcida, o time estaria jogando muito mais bola que isso aí mostrado em jogos recentes.

  4. Bom dia!
    Parece que o Savarino forçou a saída porque queria ser titular absoluto naquele time .
    Mas que o Paulinho ERRARIA aquele gol que o Savarino fez ontem,eu não tenho a menor dúvida. Certamente ele acertaria o goleiro ou chutaria pra fora.

  5. Fala Eduardo! Meu amigo, depois do sufoco de teça, acho que já pode dar a taça pro Galo. Cara de 2.013. Quem não se lembra dos jogos do Tijuana, do sufoco contra o News Old Boys (se fosse 4 tava de bom tamanho) da final e o escorregão do centro avante do Olimpia? Vamos na Fé! Agora Eduardo, o CIGA é uma ferramenta que auxilia, apresenta estatisticas e coisa e tal. Avalia é quem está atrás da máquina. Veja o Botafogo. Contratou aquele Rafael Rezende que era comentarista do Sportv e que faz este trabalho. Garimpa só jogador bom! Tá certo que tem uns muito caros, mas Alexsander Barbosa, Cuiabano, Bastos, Gregore, Marlon Freitas, são jogadores de fácil aquisição no mercado! Eu acho que este Staf desta SAF, tanto na base, no futebol feminino, no profissional, na gestão da arena, tem, que ser do ramo. Acho que são todos economistas e que trabalham com custo, sem olhar o resultado! Futebol é um negócio, mas que também envolve paixão, sabedoria e conhecimento do ramo. Boa intenção, lisura, formação, ajudam, mas no futebol tem que ser do ramo. E fim de papo! Mas como no Galo tudo é no sofrimento, exceto o Brasileirão de 2.021, vamos na fé!

  6. Bom dia xará e amigalos!
    Será que o Milito assistiu ontem Palmeiras x Botafogo? Será que o CIGA do GALO viu como o Savarino anda jogando?

  7. No final de junho, previ neste espaço democrático, que, após o dia 10 de julho (com a abertura da janela, o Bernard podendo jogar, com a liberação de outros pelo DM, e possíveis contratações) o Galo iria se deslanchar. Mas, penitenciando-me pelo equívoco, não estou vendo isso, embora estejamos bem na LA e Copa do Brasil. Só nos resta torcer. E muito!
    Nota: antes de ontem, estive no Diamond. Assentado numa mesa lanchando, comecei a me lembrar da primeira venda de “metade” daquele shopping pelo Galo, Recordei-me da CAMPANHA gigantesca que a então diretoria fez para o Conselho aprovar a venda. Depoimentos de “celebridades” que já ocuparam cargos foram os mais diversos, publicados na mídia, tendo um, de alto escalão soltado pela boca a disenteria de que “se shopping fosse um bom negócio, o Barcelona teria pelo menos uns cinco”… Pois bem! O Galo fez um ótimo negócio sim. Só que foi tão bom, que, pouquíssimo tempo depois, já estará concluído, agora em novembro próximo, O QUARTO ANDAR, COM DIVERSAS LOJAS E ÁREA DE ALIMENTAÇÃO! Eita bom negócio que o Galo fez!

  8. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Um resumo dos comentários até aqui: ‘falta alguém que cuide do Galo’. Pois é, que o Galo em se tratando de gestão e cuidados está abandonado não é segredo para ninguém. Até as entrevistas encomendadas que aparecem por aí, com script e direção, são tão mal feitas que só de observar o olhar dos entrevistados a gente percebe. O Galo virou uma galeria de obras falsas. Jogadores falsos, treinadores falsos, diretores falsos, etc. A única coisa que preserva uma autenticidade é a massa de torcedores apesar dos nutelas. Ganhar no grito da torcida? Para quê então, salários milionários? É tanta falsidade que espanta. Mas é desse jeito, me engana que eu gosto.

  9. Meu Guru, bom dia!
    Parabéns ao Miguel Schettini Alhadas pelo comentário pertinente. Equipe, – não time -, se faz com repetição de jogadores em suas posições e muito treinamento. Assim, durante os jogos cada um sabe o que fazer e conhece o jeito como joga o seu colega em campo. Por isso é que o nosso meio de campo não desarma, nem arma. Como os atacantes de frente irão receber bolas para finalizar a gol. Mas, somos GALO e “a fé remove montanhas”! Que venham os campeões da LA e da CB.
    Abraços!

  10. Botafogo x Palmeiras , um jogo de futebol inesquecível , um jogo de futebol de verdade , brasileiro , não sul americano , por favor , não nos incluam nesta baciada. Brasileiro, de verdade, futebol genuíno , times buscando a vitória o tempo todo , jogadas sensacionais, erros crassos às vezes , falhas bisonhas de zagueiros , dribes de um garoto talentoso sem igual , no caso do palmeiras , um Savarino em campo, com sua cara enfezada e preocupada, dando assitencias pra gols, fazendo gols , marcando jogadores palmeirenses em frente a sua zaga , correndo atras de palmeirenses até os 45m do segundo tempo , mostrando a fome de vitoria. E, na poltrona , o atleticano , incomodado com aquele show do verdadeiro futebol brasileiro e , ruminando , pensando, fazendo uma comparação do nosso triste , sem repertorio algum, sem uma jogada ensaiada e treinada ,sem nada de nada ; de um lado, Savarino , do nosso, bernard, deiverson ; de um lado , flaco lopes , do nosso, fausto vera , allan franco ; de um lado, Estevão ; do nosso, alisson ; de um lado Roni , do nosso, kadu. Vendo savarino arrasar, o atleticano , lembra com indignação , sua venda a preço de banana , quando o diretor maldito que saiu começou a desmantelar nosso galo e nos brindou com kardec, pavon; depois se desfez de keno , o infeliz, blindado e homenageado pelos youtubers nutellas de BH , esta praga. E o pensamento obrigatorio é o que fica na alma do atleticano, vendo aquele jogo : como enfrentaremos qualquer um destes times , verticais e procurando sempre os gols e vitorias contra nosso time previsivel, cheio de más idéias deste enganador ?

  11. Jogo de libertadores se ganha não joga. Inventaram essa pra tapar o sol com a peneira. Espero que tenham visto o jogo ontem entre Palmeiras x Botafogo, putz, outro nível. Mas pq os dois são organizados e o Botafogo está sem 3 de seus principais jogadores, ontem o Savarino comeu a bola e tava logo ali mas preferimos contratar pelo nome ou pela lembrança do que foi feito no passado, aliás por falar em Botafogo , lá pelo que vi, zagueiro é zagueiro, lateral e lateral e volante é volante, não tem invenção, só organização e vontade. Não vejo que torcedor possa zicar o clube que ama, mas amar não é fechar os olhos pra tudo que está errado, isso serve pra vida. Espero que o Milito tenha visto o jogo pra repensar algumas coisas, tem time por aí sem nenhum jogador de nome, mas que vem se sobressaindo pela organização tática, ficar com a bola ou não, não é prioridade é consequência de quem está bem distribuído em campo.

  12. Desculpem amigos de espaço, mas lendo os argumentos apresentados pelo nosso amigalo Jorge19 , resolvi fazer o desabafo abaixo:

    SAF ou SAFADA?

    Há aqueles que defendem a SAF, como a salvação do clube e que se os benfeitores não tivessem colocado dinheiro, hoje estaríamos na segunda divisão ou até fechados.
    Quando foi ventilada a SAF no Galo, minha primeira impressão era: nossa estamos nas mãos de frequentadores da Forbes, milionários, empresários bem-sucedidos, administradores fantásticos, homens de confiança e melhor, torcedores do Clube Atlético Mineiro.
    Cheguei até a vangloriar esta condição com vários colegas simpatizantes de outros times, fazendo inveja e prevendo um futuro de maior ou um dos maiores clubes da América do Sul!
    Hoje, cai na real e todas as minhas expectativas por enxergar na SAF uma das melhores coisas no clube foi esvaindo, pois aqueles em que confiei, simplesmente estão demonstrando uma incompetência tamanha, digna de donos de boteco de quinta categoria, e pior, nem tenho mais a confiança que eles são realmente torcedores do clube.
    Digo isto porque, torcedor que é torcedor do Galo, coloca sempre a torcida em primeiro plano, não mente e nem omite e defende o time contra tudo e contra todos, mas não é isto que estamos vendo nos donos desta SAF.
    Mentirosos, ardilosos, mercenários, inconsequentes, insensíveis, são alguns dos predicados que passaram a fazer parte do cotidiano do torcedor atleticano quando se refere à SAF e motivos não faltaram: processo de constituição da própria SAF, manto da massa, porta do banheiro, torcedor sendo retirado do estádio, gramado de pasto, contratações e manutenção de técnico e jogadores sem nenhuma identificação ou perfil do clube, jogadores de qualidade duvidosa, base gerida por incompetente assim como a administração do clube, ingressos exorbitantes, estacionamento com preços indecentes, são alguns dos motivos pelos quais estes predicados estão sendo usados.
    O que me deixa mais incrédulo, é saber: como pode times de menor expressão, menor histórico, menores torcida, menos títulos e elencos piores estarem mais bem geridos que o nosso?
    Enquanto no Galo há um sexteto batendo cabeça, dando vexame, sendo chacota nacional, no Fortaleza por exemplo, há somente um mandatário colocando seu time, até pouco tempo modesto, no alto do futebol brasileiro, ou seja, lá uma cabeça pensante vale mais do que seis aqui?
    Outro exemplo é o Botafogo, saído da segunda divisão e de um mar de dívidas. Não tem nem a metade das nossas torcidas, do nosso patrimônio, mas consegue melhores resultados dentro e fora de campo do que nós. Prova disto é o elogiado gramado do seu estádio.
    Até no arquirrival, recém-saído da tumba as coisas estão se dando melhor que do lado de cá. E coincidência ou não lá sempre teve somente um mandatário.
    A pérola veio agora, com o sexteto e seus asseclas fazendo reunião para uma simples mudança de campo para o jogo contra o Fluminense. Até o estagiário poderia fazer esta mudança, mas não os senhores feudais se reuniram. E detalhe, movidos pela pressão dos jogadores, que ao invés de jogar bola e tratar o assunto internamente, jogaram pra galera e expuseram os guardiões da galáxia.
    O resultado disto? Ninguém, nem os jogadores mais respeitam esta SAF e a diretoria, pois além de terem um diretor de futebol que foi parça, eles ainda têm um presidente que se destaca mais pelas questões sociais do que como gestor maior do clube. Ambos, não tem perfil de cobrança.
    Pior, os monges, nos fazem ter saudades do boquirroto, que com todos os defeitos, não deixava jogador e nem ninguém tripudiar o nosso amado clube.
    A que ponto chegamos, ter saudades do boquirroto!

    Nota: Continuo respeitando todos da SAF e direção como pessoas de bem, minhas críticas são voltadas aos cargos que estão ocupando. Nada pessoal.

  13. Bom dia amigalos, não adianta grito e apoio da torcida quando o Time não ajuda em campo,o Galo hoje prática o pior futebol entre os clubes da elite, o Milito tá mais perdido que cego em tiroteio, todo jogo uma formação diferente, proposta de jogo manjada, muito toque de bola sem objetividade,os adversários já sabem, marca sob pressão a saída de bola que o Galo se perde, não tem alternativa de jogo,o mesmo lenga lenga de sempre,se não houver uma mudança radical na postura do Time by by Copa do Brasil e Libertadores

  14. Salve Massa e Guru

    Milito tem sofrido duras críticas e não sem razão, afinal de contas, continua com suas invencionices e com a idiotice do sistema 3 zagueiros Mas, uma coisa que vem sendo de consenso entre os torcedores, é que ele não é o único responsável por esta draga que está o futebol do time.
    E ai entram os jogadores, que precisam ser cobrados, pois os salários estão em dia, viajam de voo fretado, possuem um ótimo ct de treinamento e todo o aparato médico e fisiológico para jogar, mas o que vemos em campo é um catado que não conseguem dar um passe à 2 metros de distância.
    Se precisam ser cobrados, de quem seria esta responsabilidade? E ai surgem o diretor de futebol e o presidente.
    Victor até a pouco tempo era colega dos jogadores e Sérgio Coelho, tem se destacado mais pelo Instituo Galo do que que na direção do clube.
    Ambos parecem monges, tomando conta de raparigas e já mostraram que não tem perfil para fazer cobranças. Daí, os jogadores deitam e rolam e prova disto foi a queimada no clube no episódio do gramado e as recentes permanências de jogadores que já deveriam estar em outros clubes.
    E a crise de comando é extensiva à categoria de base e ao feminino, sem que ninguém tenha pulso pra bater a pica na mesa.
    Tá na hora de arrumar alguém que conheça futebol pra botar ordem na casa, ou então precisaremos mudar o nome do Clube Atlético Mineiro para Casa de Mãe Joana.

  15. Bom dia.

    Pitacos…

    Se aquela bola que bateu no travessão e depois sobrou para o jogador do San Lorenzo chutar raspando, tivesse acontecido antigamente, nos bons(bons???) tempos, ela teria entrado.

    Creio que somente os torcedores que estiveram presentes na arena MRV, é que tem a exata noção do que nós passamos e por isso, essa descrença atual.
    Quem estava no sofá da sua casa, ou na mesa de um bar, batendo um papo com os amigos, são os que não entendem os riscos iminentes de uma eliminação.
    Isso tudo EU acho.

    Não gosto do perfil do deyverson, de ficar sorrindo e batendo papo com os zagueiros.

    Alguns torcedores, falavam que era o HULK que estava atrapalhando o time.
    Poisé né?

    Dos contratados nessa janela, somente o Alonso está dando um retorno.
    Vamos aguardar.

    Abraço

  16. Com esse time aí…e o Savarino matando a pau no Botafogo…quem foi o imbecil que mandou ele embora…diretoria ridícula e um treinador professor pardal…tomara que queime minha língua com esse futebol ridiculo não vai longe…

    1. O imbecil que mandou o Savarino embora foi o mesmo imbecil que o contratou para o time CAMpeão de tudo em 2021, e naquela época, todo mundo gozava o tal imbecil se referindo ao jogador como “joia venezuelana”. Mas é sempre mais fácil apontar o dedo e criticar, mesmo que não tenha nenhum conhecimento do que se fala. E ele joga muito hoje? Risos, muito risos!!! Joga num time que gastou R$ 500 milhões em 2024 para se reforçar. Só o Luiz Henrique custou R$ 140 milhões. E o bom é o Savarino? Aquele que não é titular absoluto nem na Venezuela? Aquele que quando voltou ao Brasil foi oferecido ao Atlético, Fortaleza, São Paulo, Santos e Vasco e ninguém quis? Aquele que foi para o Botafogo por não ter outra opção no Brasil, ganhando R$ 300 mil por mês, mas queria receber R$ 1 milhão no Atlético? O passado passou, meu amigo. Vamos nos desvencilhar dele e olhar pra frente!

      1. Teobaldo..bom dia..me referi ao Savarino…e os outros Keno..Tche.tche..e por aí vai…infelizmente o “imbecil” que contratou e mandou embora …simples…desmontou um time campeão…e esses que estão aí…senão o Alonso…o resto…quero como disse queimar minha língua..com esse futebolzinho mixuruco é esse professor pardal…
        Tenha um bom dia..

      2. O problema nem é tanto o Savarino, embora acredito que tenham se arrependido de não tê-lo repatriado. Até pq tem Kardec, Vargas e o animador de auditório Deyverson custando bem mais que o “Savaliso”. O problema é exigir de administrador ou mecena que entenda de futebol. Se ao menos tivéssemos um diretor experiente….

    2. Exatamente Mário; este mesmo imbecil que atende pelo nome de Rodrigo Caetano preteriu até mesmo o retorno do Savarino em prol do seu amiguinho do Vasco, Kardec, também o galáctico Fábio Gomes e por fim, renovações sucessivas ao Vargas,…herança maldita deste nanico viu!!

  17. Prezados, será que Milito chegou ao seu limite de criação? Sabemos que sua carreira ainda é curta, mas que era pouco criativo eu não sabia.
    Continuo Militando, mas seria bom se ele conseguisse seguir algo que é o basico: time jogar com suas respectivos jogadores em suas posições. Um reforço rompedor de linha de defesa faz tanta falta quanto um bom zagueiro. Pra que um centroavante se não tem quem chegue a linha de fundo? Posse de bola não trás 3 pontos.
    Passamos pelo São Lourenço, mas o mala Menezes é imbatível na retranca.
    Que bons ventos soprem dos pampas argentinos e arejem a cabeça do Milito .
    2024 se desenha sombrio.
    Reagir é importante.

  18. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Deyverson, Vargas e Kardec: esses tres jogadores recebem mais de dois milhões por mes! Mariano, Lemos, devem custar um milhão por mês. E esse Bernard que vai custar 50 milhões em quatro anos? Joga nada. Um Hyoram da vida! E o Galo recusando proposta de 09 milhões de Euros pelo Allisson? E o trouxa aqui acreditou que SAF iriia mudar as coisas no Galo. Só que não, nem o Eder foi mandado para a galería de ídolos do passado. Custa quanto por mês? Há quanto tempo está como auxiliar? Fazendo o que, se na Comissao técnica tem cinco indicados pelo Treinador e mais o Lucas Gonçalves ? O Rever saiu para ser auxiliar do Wagner Mancini. Alguém o substituiu? Quem? Está fazendo falta a sua ausência? TOMA JEITO GALO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *