Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao Atleticano, com o passar dos tempos foi colocando o Torcedor numa montanha russa que terminou de maneira decepcionante. Até diria, não fosse o pífio desempenho no campeonato nacional, talvez – repetindo talvez – o ambiente e a atmosfera no reino Atleticano fossem melhores que esse gosto amargo que sentimos todos condenados. Some-se a isso, evidentemente, a ilusão comprada pela Massa sobre o futuro do Galo com essa SAF.
Deixando essa polêmica de lado, vamos aos números da temporada, onde – assim como essa vida ao lado do Galo – não são apavorantes, mas também nada estimulantes. Vou me ater tão e somente ao desempenho do time profissional masculino nas quatro competições. Subs e feminino, embora eu blogueiro tenha interesse, não atraem à maioria do Torcedor. E, convenhamos, foram todos ainda mais decepcionantes.
No Mineiro, aquele que historicamente temos mais títulos (49) e na atualidade somos penta, foram 12 jogos. Desses, oito na fase de grupos e quatro no mata mata decisivo, semifinais e finalíssima. Campeões com uma vitória empolgante na última partida por três a um, ainda assim amargamos três derrotas (duas na fase de grupos e outra na semifinal) e igual número de empates (dois também na etapa de chaves e um na decisão). Foram seis vitórias (quatro na primeira e duas nas decisões). Campanha instável, onde perdemos para Patrocinense, CSA e América; empatamos com Tombense, América e CSA. Vencemos Democrata de Valadares, Athletic, Itabirito, Ipatinga, América e CSA. Campanha irregular, mas asseguramos o quinto título consecutivo.
Na Copa do Brasil, chegamos à final, mas a campanha até lá foi bastante irregular. Passamos pelo Sport vencendo aqui por 2 a 0, num jogo que poderíamos ter feito quatro ou mais, abusamos em perder gols. Lá na volta uma derrota por um gol, quando era para termos sido goleados. Depois o CRB, empate lá (2 a 2) e goleamos aqui (3 a 0), o primeiro jogo foi terrível. Nas quartas passamos pelo São Paulo com uma vitória fora de casa (1 a 0) e empate dramático na nossa Arena. Na semifinal, frente ao Vasco, uma vitória ajustada em casa (2 a 1) e um empate sofrido no Rio (1 a 1). Aí veio a final, sem comentários, lá e cá. Eita Kardec, se tu fazes aquele gol, quem sabe. Se…
E na Libertadores, que campanha maravilhosa na fase de grupos. A segunda só superada pelo River Plate. Seis jogos e cinco vitórias, uma única derrota. Mata mata enfileiramos San Lorenzo (1 a 1 e 1 a 0); fluminenC (0 a 1 e 2 a 0), ambos decidindo em casa. Nas semifinais, o poderoso River Plate, agora decidindo em Buenos Aires. De cara aqui foi 3 a 0, para viajar até a Argentina e cozinhar o zero no placar. Parecia que tudo conspirava a favor, mas a final em jogo único e com um jogador a mais antes do primeiro minuto, trouxe de volta o pesadelo. Na derrota por três a um, ele – Vargas fez o nosso quando o placar era dois – mas depois perdeu dois que seriam decisivos aos nossos sonhos. Vargas, o mesmo de 2021 e 2022, nas eliminações para o Palmeiras. Eita Vargas, se tu fazes um ou os dois, quem sabe. Se…
Finalmente o vilão desse nosso mau humor. Nunca esperava um desempenho tão terrível como do Galo na Brasileirão. Em 38 jogos tão e somente 11 vitórias, com 14 empates e 13 derrotas. Goleadas em casa e fora de Belo Horizonte. Entre os quatro eliminados, ou seja, 24 pontos possíveis tão e somente nove pontos, sendo 15 atirados pelo ralo. Some-se ganhar apenas um ponto de Vitória, Bahia, Juventude, entre outros inaceitáveis. Nossa defesa, uma peneira, tomou 54 gols e com isso saldo negativo de sete tentos. A décima segunda colocação e a vaga na Sul americana, salvando de um risco de rebaixamento na rodada final, é algo totalmente fora do propósito Atleticano de ser e viver. E ainda tem quem reage aos questionamentos do Atleticano e de seus defensores na imprensa e nas redes sociais. Ora, queriam o que?
Em tempo: vou me permitir folgar no domingo. Seguirei postando até um dia desses próximos, depois férias, também mereço!
Cuca já!!!
BURRO COM SORTE
LEVIR CULPI cunhou a expressão BURRO COM SORTE para aludir a situação do treinador que faz substituições no Time, a contragosto do Torcedor, porém a mexida dá certo e o time acaba vencendo a partida, demonstrando o acerto do técnico e equívoco do torcedor que sempre se acha o sabichão e o dono da razão…
E o Torcedor é assim mesmo, principalmente no Atlético onde existirá “a Torcida mais chata do Brasil”, segundo o Kalil, o qual disse a frase no dia em que terá contratado do Grêmio o goleiro Victor e deu no que deu…
Deu no que deu porque o Victor foi o autor da defesa mais importante da História do Atlético e no maior título do Clube, a LA13…
Tudo graças à chatice do Torcedor Atleticano que é reclamão e exigente, convenhamos, e isso é bom…
Novamente o Torcedor Alvinegro anda bravo e exigindo da direção do Clube contratações para qualificar o Elenco que se comprovou meia-boca, junior…
Enquanto isso a Direção, por meio do Rafael Menin, o Mão de Tesoura, já disse que o orçamento 2025 no Atlético será duro, curto e pontual…
Mesmo assim tem Torcedor que anda pedindo, com muita razão, esse ou aquele jogador para qualificar o Elenco: um pede um zagueiro, outro pede um lateral direito, outro mais um volante, outro o Camisa 10 dos sonhos, outro um ponta veloz e quebra-linhas, outro um centroavante definidor e fazedor de gols e por aí vai…
EU ACREDITO (em contratações pontuais e pés no chão)…
Mas…
Tem torcedor otimista, delirante e inocente, que anda pedindo tanto a saída de uma barca apinhada de jogadores quanto a chegada de um caminhão lotado de excepcionais jogadores, incluindo, além dos “4 Hulks” prometidos, o treinador português LUIS CASTRO com holerite de 3K/mês…
EU NÃO ACREDITO…
Porém, o Atlético é sempre o Atlético onde tudo é possível…
Quem sabe chega mesmo esse CAMINHÃO FENEMÊ lotado de excepcionais jogadores, incluindo os “4 HULKs” faltantes e com o LUIS CASTRO na direção do FENEMÊ caixa seca chegando na Cidade do Galo numa recepção com direito a rua de fogo e a Galoucura aos gritos de “Viva e Agora Vai!!!”?!!
Se chegar mesmo aí estará concretizado no Atlético Efeito Levir Culpi para a Torcida naquilo que entrará para a história do futebol como o “Torcedor Burro com Sorte”…
Hajaaaaaa sorteeeee!!!
É cada uma…
Amigalo Ernest
A diferença é que o fanfarrão Kalil, batia com a pica na mesa e cobrava, diferente destes borra bostas que estão ai hoje. e que não entende merda nenhuma de futebol e entendem menos ainda em manda em jogadores.
Nunca pensei que iria falar isto, mas o Gargamel anda fazendo falta no clube!
A que ponto chegamos!!!!!
Verdade seja dita, o torcedor Atleticano está exausto da cabeça com esse ano de 2024.
Para piorar, ainda têm que ficar lendo ou ouvindo as notícias nada animadoras para 2025.
Portanto, com todo direito de um descanso, concordo com você Eduardo, férias são muito bem vindas para todos nós.
Bom dia! Para piorar as perspectivas para 2025, são as piores possíveis. Sobretudo se os “in” competentes dirigentes manterem o Vitor com diretor de futebol, como também a manutenção do GIGA, sobretudo sobre a inutilidade desse departamento. Afinal nem o falido Mineiro vamos ganhar. Quanto ao DF, pela sua inexperiência vai levar um BAILE dos mais experientes.
Bom dia.
Filosofando:
1) Em relação a demissão do Milito, para mim ficou claro que foi ele que se demitiu e não o contrário, pois ele já vinha dando provas de que já não estava mais aguentando a pressão.
Aquele jogo contra o Goianiense em que os jogadores do GALO tiveram que pedir para ele substituir o Felipe Luiz após ele quase ser expulso, mostrou um treinador sem condições de enxergar o óbvio.
2) Outro fato assustador para mim, foi saber que o Hulk, Paulinho e Arana, peças fundamentais do time, jogaram as partidas decisivas machucados e portanto, sem condições de jogo.
O Bota não jogou com um a menos, o GALO é que jogou com 2 a menos.
3) Dos 5 jogadores contratados a pedido do Milito(meio time), nenhum deles convenceu os torcedores. Todos fizeram uma ou outra boa partida (tirando o Bernard que não fez nenhuma), mas nenhum demonstrou que a contratação foi acertada.
Abraço.
Bom dia Eduardo.
Aproveita e pede o Ângelo para escrever a crônica de amanhã.
Ele é um cara do bem e quer o bem do GALO, sem agredir ninguém.
Abraço.
Zé Eustaquio!
Obrigado pela sugestão, mas nessa passo batido. Fui acometido de sinusite braba, precisando ser hospitalizado. Sugeri ao Ávila, convocar o mestre Theobaldo para nos brindar com uma crônica os milagres do padre Torga, inspiração das crônicas do blogueiro e de outros discípulos. Naturalmente ligando o Padre Torga aos feitos do galo.
Abraço.
Missão dada, repassada e creio que será cumprida melo amiGalo e bosso patriarca Ângelo. Aguardemos! O que sugere, diferente de impedir, também seguir a sugestão reativa do Atleticano de Brasília ao Teobaldo e outros.
Caro JBHGALO, esses dirigentes que você citou são meros paus mandados! Quem está no comando é o Rafael Menin que está fazendo as bizarrices todas. Ele quem deve ser demitido pelos outros Erres. O problema é a criança mimada que não sabe perder!
Bom dia xará e amigalos. Resumo da retrospectiva: GALO deu um presente de Natal antecipado ao CBFLA(Copa do Brasil) e ao Botafogo(Libertadores), além de fazer a alegria de equipes do Z4 no Brasileirão. Essa SAF, diretoria e jogadores são muito caridosos com demais equipes do futebol brasileiro. Parabéns pela filantropia!
Bom dia Avila, bom dia a todos. Espero que inclua em seu roteiro de férias no Alto Paranaiba ( Araxá, Perdizinha, Argentina, Patrocinio, Boca da Mata) uma visita á cidade de Tapira no Túmulo do responsável pelo seu primeiro livramento para que em 2025 no Galo seja contemplado com mudanças efetivas na sua gestão de futebol , pois, em 2024 FICAMOS ATRÁS DO CRUZEIRO NO BRASILEIRO. Em 2025 se não houver mudanças efetivas nesse time, nem o mineiro o Galo ganha. Poxa o Scarpa não quer ficar aqui, pois não tem bom relacionamento com o Hulck. Essa renovação do Robert Santos, é algo surreal. E a esperança de que o Bernard vai reencontrar o seu futebol é uma ilusão. Ah mas 2025, vai ser o ano de Deyvinho que já está prometendo provocacoes ao Cruzeiro nas redes sociais. RIDÍCULO ESSE JOGADOR!
Argenita e não Argentina, respeite a minha infância.
Exatamente Argenita. Dia 23 estou zarpando para Araguari, na volta passarei por Araxá e pretendo ir até Tapira para visitar o túmulo de Padre Torga
Enfim um gesto bonito. O Otto tá deprimido com seu sumiço.
Bom dia a todos.
O Atleticano não tem um dia de paz.
Abro sites de esportes e vejo as manchetes.
Scarpa despista sobre permanência, Bataglia avalia junto ao staff sair do Galo, Everson desperta interesse forte do Bahia.
Perder 3 pilares da equipe para o ano que vem será ainda mais catastrófico do que o já anunciado corte de gastos.
Dias melhores virão?
De resto, FORA MENIN’S, GUIMARÃES, COELHO…
Noticiado em site nacional ( UniversoOnLine): Luís Castro recebeu há semanas uma proposta oficial do Atlético-MG, mas não tem qualquer pressa para voltar a trabalhar. A prioridade do técnico português passa por assumir um novo projeto somente a partir de março de 2025, mesmo que seja no Brasil novamente.
Visto a recente rescisão de contrato com o Al Nassr, da Arábia Saudita, Castro tem para receber cerca de 7 milhões de euros (quase R$ 44 milhões) nos próximos três meses (janeiro, fevereiro e março). Se fechar com o Galo, por exemplo, não teria mais direito ao referido valor.
Alvo de outros clubes no Brasil, como Santos e Vasco, e também na mira do Oriente Médio, o português descarta, por sua vez, treinar agora em Portugal,… E assim vamos perdendo tempo na definição do novo(velho) treneiro e a definição de quem vai na chalana descer o rio Araguaia……
Salve Massa e Guru
Os números não mentem. E para complementar esta análise trazida pelo escriba ai vai: O galo jogou cerca de 73 jogos sendo 29 V, 22E e 22D.
Detalhe deste 73 jogos somente uns 4 ou 5 com o time jogando bem, ou seja 6,85% dos jogos foram bem jogados.
Mesmo o blogueiro não querendo entrar no assunto mas é preciso destacar que o feminino caiu pra segundona ficando em ultimo lugar com apenas 1 ponto e a base tomou goleadas históricas.
Este é o resultado do belíssimo trabalho da SAF e diretoria.
E nem vamos falar das chacotas nacionais, com gramado, musica alta na final, invasão de campo, porta do banheiro, torcedor sendo tirado da Arena, desenho sendo apagado no mural e outras bizarrices ai.
E 2025 parece não será diferente, pois aqueles que vêm fracassando (Damianni, Vitor, Sergio Coelho, Muzzi), ao que tudo indica continuarão no clube.
Correto. Disse tudo! O grande problema da SAF é a falta de transparência e clareza. Não dão satisfação nenhuma, prometem e não cumprem. Se posam de acima de tudo e que estão fazendo tudo certo (fizeram sim, muitas coisas boas) mas aí entra a parte amadora, que é tirar portas, por tapumes, bloquear os críticos, apagar mural. Digo de novo, futebol hoje é um negócio, mas se tirar a paixão vão perder os seus clientes….
Penso da mesma forma que você, JBHGALO. Não há perspectiva de melhora alguma com esta diretoria omissa e comissão técnica incompetente. A próxima temporada será mais do mesmo, ou segunda divisão. Títulos? Esqueça!