Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Expectativa positiva do Atleticano

Afirmo, sem medo de errar, que – apesar de tudo – no espírito da Massa predomina o otimismo com a sequência da temporada. Desde que, isso também é evidente com os Torcedores com os quais conversei, contratações assertivas ocorram para o retorno das competições. A maioria concorda quando pondero sobre mais um zagueiro e um volante. Aparecem ainda, mais evidente entre esses Atleticanos, um lateral direito e um meia de ligação (camisa 10 de ofício, sempre citando o perfil e o nome do Nacho Fernandes). Não necessariamente ele, mas com as características dele.

Portanto, tá nas mãos dos donos da saf o atendimento a esse desejo do Torcedor para sonhar com títulos ainda em 2025. Lembrando que qualquer das três competições em andamento, asseguram vaga na Libertadores do próximo ano. Nas Copas – Brasil ou Sul-americana -, só o campeão. No Brasileirão até o quarto colocado a vaga direta, sendo que mais duas no play off classificatório. Podendo, e sempre acontece, aumentar essas vagas pelo campeonato nacional em caso de conquistas nas duas competições da Conmebol e na própria Copa do Brasil. Vale dizer, de seis pode virar sete, oito ou nove, sempre os dois últimos do BR na pré Libertadores. Vamos à luta, Gaaalooo!

Nossa colocação de momento é a sétima (20), considerando ainda que temos exatos quatro pontos a menos que o líder. Dois do G4 e a mesma pontuação do G6. Ocorre que flamídia (24), porcos (22) e fluminenC (20) – que estão na nossa frente – têm um jogo a menos. Mesma condição do foguinho (18) que é o oitavo. Todos esses no mundial inter clubes.  Situação idêntica aos que estão abaixo como o Mirassol (17), Ceará (15) e os dois lanternas e na zona de rebaixamento Juventude (8) e Sport (3). Vale dizer, a tendência é de os de cima pontuarem e deixar o Galo ainda mais apertado.

Ocorre que, caso essas contratações sejam concretizadas, evidentemente que a expectativa real e concreta é de reação e subir na tabela. No jogo com o Internacional a entrada do Dudu foi fundamental ao melhor desempenho e a vitória por dois a zero. Resultado apertado em função das circunstâncias do jogo. Já dissemos aqui, o início foi terrível e sofremos muito, depois equilibramos e ameaçamos o Internacional com bola na trave e lance que o zagueiro salvou milagrosamente. O castigo dos gaúchos veio logo depois, com o mesmo defensor jogando contra sua própria rede. Nessa altura o Galo já dominava o jogo.

No segundo tempo, ainda que mantendo o controle do jogo, abusamos como sempre de perder gols feitos. Com isso, não fosse o Éverson, nossa casa caia. O goleirão salvou os arroubos do adversário. O alívio só veio nos acréscimos, num gol do tanque Júnior Santos completando a jogada de um lançamento precioso do Igor Gomes. Ambos saíram do banco para dar esse alívio ao Torcedor. O artilheiro, tomara, pode ter tirado a zica que vinha perseguindo seus primeiros jogos com a nossa camisa. Já Gomes, com todo respeito ao jogador e até considerando suas declarações pós jogo, comprovadamente quando entra com a partida em andamento rende muito mais que nas chances que teve com a titularidade. Que seja assim então.

Pra fechar o primeiro domingão da paralisação – ainda vamos ter mais três ou quatro domingos (acima de um mês) sem um jogo do Galo. Que dureza! Jogadores de férias por duas semanas. Viajando para zona rural, resort, litoral, cidades de origem e até para o exterior. Dubai e África do Sul (Hulk), Tanzânia (Igor Gomes), Estados Unidos (Alan Franco), Madrid (Igor Rabello), Europa e sem especificar local (Bernard). Tomara que aproveitem ao máximo, descansem e se cuidem, para retornar com disposição, vontade e muito tesão pelos títulos que o Atleticano tanto quer e deseja. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

10 thoughts to “Expectativa positiva do Atleticano”

  1. [•••]”Aparecem ainda, mais evidente entre esses Atleticanos, um lateral direito e um meia de ligação (camisa 10 de ofício, sempre citando o perfil e o nome do Nacho Fernandes). Não necessariamente ele, mas com as características dele.”[•••]
    Perdão caro Amigo temporão,mas esta peça já temos no elenco,e como na época em q Nacho exercia a função,ela é cobrada p fazer mais dentro de CAMpo. Trata-se do Scarpa, que hj está p o TIME o mesmo q o Nacho em 2021. Aí faltam ao lado dele uma peça com as características do Zaracho, do Alan’que a mãe deles chorem’_ q diziam ser ‘patrasmente’, um Keno, um Savarino e um Diego Costa fazendo com quê o futebol do Hulk aparecesse e ainda dividir com ele as atenções. Como estes “jestores” foderam com um projeto altamente eficaz e vencedor em menos de três anos por pura incompetência,era só dar sequência, pincelar uma ou duas contratações por temprada p melhorar o que já era excelente,e, varrer o País, o Continente e uskar@lho passando o rodo sem dó nos camisa feiona locais, continentais e internacionais, seguindo empilhando taças temporada pós temporada sem medo de ser feliz. Que quadra miserável da história,que bad trip escrota dum kralh® entubaram no Maior Movimento Cultural e Imaterial de um Povo q já existiu em Minas Gerais e no Planeta,pqp!
    Saudações Atleticanas

    1. Não tem perdão e nem pedir, afinal na opinião do blogueiro seria zagueiro e volante. As demais menções, conforme dito, são do ouvido afiado. Sigamos!
      Caro, estamos a um play off com o Vitória, pra voltar para a A1 do feminino. Atento, GaloDaMata.

      1. Sempre,caro Amigo!
        Toda sorte á Fabiana Guedes,q desde q chegou em substituição ao treinador anterior o qual nunca havia treinado um time na vida, arrumou a casa e o resto é só olhar a tabela. 3ª posição no Grupo A e 5ª colocação no geral, tem a vitória no primeiro jogo da Copa do Brasil. Como disse a vc em off, as meninas merecem e o GALO agradece.
        Forte abraço.
        Sigamos!

  2. Com apenas 1/3 de jogos do Brasileirão até aqui, e se chegarem os reforços desejados por quase unanimidade dos amiGalos até aqui, posso acreditar em título. Ao menos um. Neste ponto tenho o mesmo otimismo do blogueiro democrático, além de torcer muito, claro, porque aqui é Galo até morrer!!!!

  3. Me desculpe mas não estou com essa expectativa toda não, para não me decepcionar, estou com um pé atrás, é diferente de um sonho ou esperança. Esperança em contratações no nível que esperamos não tenho, visto no que disse o filho do dono da MRV, Banco Inter, Itatiaia e Vinícola sei lá das quantas, ah e do nosso Galo que para eles é mais um empreendimento. O Cuca disse que não vão vender o Cuello, eu duvido, se aparecer uma proposta para o Cuello, Rubens… Não vendem. Tenho mais medo de desfalcar mais o time do que reforçarem. Queria tocar num ponto, quando vejo vídeos de preleções dentro do vestiário como como a que ouvi do Hulk contra o Inter, (quem não viu vale ouvir) para tirar suas conclusões, e as muitas que vi e ouvi do Cristiano Nunes o preparador físico, fiquei pensando: campeonato não se ganha só dentro de campo não, se ganha fora dele também, ( união de grupo). O galo não tem o melhor elenco mas acho eu que tem um grupo unido e é aí que vai minha esperança e expectativa meu caro Eduardo Ávila. Um abraço a todos e saudaçoes atleticanas

  4. Bom dia! Sugiro ajustamos as expectativas, pois iremos o resto do ano com o que temos NAO haverá contratacoes, sobretudo em quantidades de 4, 5 jogadores, se vier 1 ou 2 ja será milagre. Até o Cuca ja afinou o discurso, portanto, cabe a ele e aos jogadores entregarem mais do que fizeram ate aqui.

    Pensar em contratação para ser feliz é so se iludir, ja passamos por isso, e agora está dito e claro que nao haverá, portanto, sigamos com o que temos.

    Jogo do Inter Miami ontem foi horroroso!!! Palmeiras tem total condições de passar em primeiro do grupo nessa fase.

  5. Salve Massa e Guru

    Respeito seu ponto de vista nobre escriba, mas pela palavras da SAF, creio que virão no máximo 2 reforços e imagino que será um cabeça de área e um zagueiro.
    Aliás, a única unanimidade entre os torcedores para a chagada de reforços é o tal cabeça de área, de resto, se deixar, o pessoal vai querer, peças para todas as posições.
    Mas tão importe quanto as chegadas, são as saídas, que segundo a própria SAF precisam acontecer para alguém chegar. E olha que opção para saídas não faltam, inclusive um boa opção foi mencionada ontem aqui pelo amigalo DS.
    No meu caso, gostaria imensamente de um lateral esquerdo, o tal cabeça de área e um centroavante, daqueles que põe a bola pra dentro nas poucas chances que tiver, tipo Lucas Pratto que passou por aqui.
    Mas o nosso maior reforço, aquele que realmente poderá nos levar a sonhar mais alto nas competições, será a volta da sinergia torcida x time.
    Sinergia esta tão abalada pelas coisas dentro e fora de campo principalmente.
    Sabemos muito bem como voltar a ter esta sinergia.
    Basta transparência fora de campo e vontade de vencer, dentro das quatro linhas.
    O resto, deixa com nós!!!!

  6. CENÁRIOS

    Quatro cenários na vida do Atlético se apresentam para esta Temporada 25: um pessimista, um otimista e outro realista…

    O CENÁRIO OTIMISTA é o que o Ávila descreveu: a chegada de quatro bons jogadores na janela (zagueiro, LD, volante e um camisa 10 nível Nacho) e a conquista de um grande título na Temporada 25 com garantia de participação na LA26…

    O CENÁRIO PESSIMISTA será o inverso disso, ou seja, nenhuma contratação, saídas de Rubens e Lyanco na próxima janela de agora, nenhuma grande conquista em 25 tampouco vaga assegurada na LA 25, com os deuses do futebol nos livrando do rebaixamento como em 24…

    O CENÁRIO REALISTA aponta para a chegada de um 1’ volante e só, a permanência de Lyanco e Rubens até o final do ano, nenhuma conquista em 25 e com participação na fase pré-grupo da LA 25…

    O cenário realista no médio prazo aponta para um Atlético bem franciscano nos próximos três anos, com elencos na conta do chá, sem conquistas de expressão no cenário nacional e continental, pelo fator pindaíba das finanças da SAF que deve implicar em contratações modestas, elencos curtos e desqualificados e resultados esportivos aquém do quer e deseja a MASSA…

    O CENÁRIO MAIS PROVÁVEL será esse de o ATLÉTICO “NÃO ATINGIR” a condição de protagonista nacional, continental e potência mundial nos próximos quatro anos…

    E por falar em quatro anos o próximo mundial de clubes, esse que começou ontem, voltará acontecer em 2029…

    A pergunta que fica é essa: o Atlético participará desse Mundial de Clubes em 2029 na condição de protagonista e potência mundial…

    A realidade diz que não. O Atlético nem será protagonista até lá como não participará desse Mundial em 29…

    Claro, numa construção de CENÁRIO MAIS PROVÁVEL baseado em fatos e evidências de uma SAF que não vai conseguir acabar com a DÍVIDA que antes triplicou…

    O MAIS PROVÁVEL, portanto, para o Atlético será o de sempre, escravo de dívida, por malfadadas administrações, clubista ou empresarial, desde 1908…

    Se não for sofrido não é Galo…

    Misericórdia!!!

    Mamãe me acode!!!

    Vamo que vamo…

    E Viva o Gaaalooo!!!

    1. Ernest, eu tenho observado uma movimentação expressiva em contratações de jogadores jovens para as categorias de base. Temos o Patrick, Rubens, Gabriel Veneno, Pedro Cobra que podem dar retorno financeiro. Esse João Marcelo e o Ivan Roman também foram apostas. Se essa base do Galo não revelar ou captar jovens jogadores fica difícil. A torcida também deve ter aprendido alguma lição com o retorno do Bernard não é? Ficaram pensando que voltaria o Bernard de 2013, só que não. A alegria , foi substituida pela Agonia.

  7. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Padre Torga sempre dizia : a expectativa excessiva é a mãe das grandes decepções. Contratação de reforços? Não creio. Poderá haver reposição se saírem jogadores. No início do ano, a prosa era: o maior reforço do Galo foi a contratação do Cuca, pois ele é o Pelé na montagem de elenco. Realmente o Cuca ajeitou a zaga do Galo, indicando o Natan Silva. Essa criatividade pode fazer a diferença. Lateral direito? Temos quatro jogadores no elenco: Gabriel Menino, Allan Franco, Natanael e Saravia: todos já jogaram ali. O Allan Franco no Equador, o Menino no Palmeiras. Zagueiro: Ai se for para trazer, seria um top, senão é aproveitar o que temos: Lianco, Alonso, Vitor Hugo e o Chileno. Lateral esquerdo: Rubens, Arana, Alonso. Meias e ataque temos o suficiente. Meio campista? Porque não apostar nesse Patrick, Rubens, Allan Franco? Penso que o retorno do Alan seria um reforço real. MINHA OPINIÃO!
    Porém os grandes reforços seria o trio Hulck, Arana e Scarpa entrarem em forma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading