Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Expectativa e esperança para o Atleticano

O futebol brasileiro, ainda que seja protagonista na América, nem de longe ameaça a hegemonia europeia. Desde os tempos de Ricardo Teixeira, passando por seus sucessores – todos do mesmo grupo – até o eventual atual presidente ednaldo, a ladeira abaixo parece não ter fim. No continente americano, ainda assim, o destaque fica por conta dos clubes brasileiros, uma vez que a seleção canarinho é retrato na parede. Os argentinos, falo de selecionado, puxam a filha que tem Uruguai e outros à frente do Brasil que é o sexto colocado nas eliminatórias.

Esse quadro brochante, ainda não conseguiu desmobilizar por completo a paixão do torcedor nacional – que um dia já ostentou a posição de melhor futebol do mundo – graças à algumas rivalidades reginais e nacionais. Rivalidade que nunca poderia ser confundida com inimigo, situação que tristemente desanima também ao torcedor que tem no seu clube do coração algo descontraído de curtir sua paixão. Ingredientes, gestão e violência, que juntos comprovadamente desestimulam muita gente. No meu caso ainda insisto por dedicar ao meu (nosso) time do coração.

E para manter essa fé em alta, determinante e fundamental, que nosso time renda em campo aquilo que o Torcedor espera e deseja de um elenco – aparentemente – qualificado. No início do ano, ao lado de Palmeiras e flamídia, éramos tidos como um dos três candidatos aos títulos. Refiro a BR, CB e LA. Pois que, num recorte de momento, Botafogo e Fortaleza, superam aos favoritos no Brasileirão – ainda o carioca também na Libertadores e o cearense na copinha sula – vêm desbancando a nós e aos demais concorrentes. Na Copa do Brasil, entre esses favoritos mencionados, apenas Galo e flamídia permanecem nas quartas de finais.

Já na Libertadores, se observar entre os brasileiros ainda vivos, três deles – Galo, São Paulo e flamídia – estão nas três competições. Se na copinha sula, são quatro brasileiros entre os classificados, na Libertadores somam cinco entre o mesmo número de oito nas quartas de cada competição. Números que comprovam, como disse, o predomínio – que gera um indisfarçavel desconforto no comando da conmebol – dos clubes nacionais na América do Sul. Diante disso, ao que penso e conheço, exige muito empenho nessas fases seguintes até a decisão da sulinha e da Libertas.

Como o que nos interessa é o nosso Galo, fico daqui a matutar – enquanto ainda a maracutaia das organizações (incluindo e principalmente da cbf) – sobre o que esperar do time nas competições. Sucintamente, em termos de Brasileirão – a meu juízo – melhorar o desempenho e buscar retornar aos Gs de cima. Título, depois do recorde de empates com times do Z4, sem qualquer tipo de expectativa. Nas duas Copas, tanto na CB quanto na LA, como decidimos em casa jogar com vontade na ida e não ter de exigir – como terça-feira – que o time seja despertado pelo grito da Massa. Que o elenco, invertendo essa ordem, sugira a vibração das arquibancadas ao embalo de um futebol decente (não descente) e vistoso no gramado. Gramado? Ah! Deixa isso pra lá, falar mais desse assunto até cansa!

Para tanto, alimentar essa fantasia e sonho do Atleticano, cabe ao Milito o simples e básico. Fazer o que qualquer treinador faria, seja aqui no Brasil ou na Argentina dele – até mesmo na Europa onde fez sucesso como jogador -, escalando o time com jogador na sua posição. Lateral na lateral e não zagueiro lento deslocado para aquele lado do campo. Zagueiro na zaga e não volante deixando carente nossa cabeça de área. Sendo assim, terá de sobra para fechar a escalação, jogadores que completam a meiuca e ataque. Sem inventar moda que acelera o coração do Atleticano em taquicardia e/ou arritmia. Minha cardiologista não aguenta mais me responder mensagem no dia seguinte pela manhã. Imagino que muitos Torcedores do Galo estão passando por situação similar. Ajuda nóis Milito, antes que nos obrigue a desmilitizar. Amém!

Em tempo: Futebol é também solidariedade e ação social, se fora do campo o Galo dá show, falta no gramado repetir esse reconhecimento nacional. Essa imagem, tocante e emocionante, vem dos pampas. O Rio Grande do Sul e Porto Alegre merecem nossa solidariedade.

https://www.facebook.com/share/v/yY3j7RDXP42wn2Sr/?mibextid=oFDknk

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Expectativa e esperança para o Atleticano”

  1. Considerando a Libertadores, o Milito vai ter um tempinho de tipo 30 dias para acertar todos os problemas que o time dele apresenta, aliás, são vários e em todos os setores do campo.

    Para a Copa do Brasil, considerando o próximo jogo já na semana que vêm, ele não têm tempo algum e assim, fica o sonho de que o time se apresente bem melhor que temos visto para quem sabe, fazer frente ao São Paulo, que para muitos é o favorito nesse duelo.

    E no Brasileirão, fica o sonho de tipo 5 vitórias seguidas para entrar no G4 e daí em diante, o que vier a mais será lucro.

    OBS.: o Atleticano segue desconfiado mas não vai fugir a luta de torcer, apoiar e incentivar o time, vamos fazer a parte que nos cabe acreditando em vitórias que nos levem as conquistas, não têm nada decidido e estamos na briga, e que os jogadores também façam a parte deles!!!

  2. Impressionante como algumas (muitas) pessoas que frequentam este espaço não se contentam em ser infelizes sozinhas. Elas parecem não se conformar enquanto não conseguirem contaminar com seu pessimismo e amargura todos aqueles à sua volta. Cruz-credo, pé de pato, mangalô três vezes. Sai, azar!!!! Uma ótima sexta-feira a todos!

    1. Amigalo Teobaldo

      Relaxa, até parece que vc não conhece a bipolaridade Atleticana. Se não for aqui, onde o pessoal vai destilar o veneno nas coisas do Galo? Tudo vai mudar assim que o time de Milito voltar a jogar bola!!!

      Abs

  3. Bom dia xará e amigalos!
    Milito vai continuar com seu “esquema de jogo” baseado em um “Samba de uma nota só” e nós iremos continuar torcendo a BASE DE RIVOTRIL. O argentino cismou com três zagueiros e teremos que engolir guela abaixo. Jogadores fora de suas posições e uma lentidão de dar sono. Paulinho fez 19 gols em 2023 no brasileirão desse ano só tem 6 gols (Boa pergunta pra se fazer ao Milito). A partir de agora esse elenco vai ter que competir senão em 2024 teremos no máximo a Série B da Libertadores como torneio internacional.

  4. Bom dia amigos e blogueiro! Apos os jogos da libertadores desta semana, assisti os que nos interessava é claro, me bate um certo desânimo, não que nossos adversarios estejam jogando o fino da bola, botafogo quase foi botafogo e flamerda passou sufoco, florminenC tambem mete medo, mas a verdade é que todos eles inclusive os bambis (adversarios da CB) estão jogando melhor, melhor não, estão jogando, pois nós não vemos o galo jogar faz tempo. Ainda dá tempo de se livrar do milito, se não para a copa do brasil mas sim para a liberta e para melhorar no brasileiro. Este invencionista me iludiu, ludibriou, chego a crer que sabe quase nada de como treinar um time. O que mais me chateia é eu sou da época que mau tinhamos campo para treinar, hoje temos ao menos 18 jogadores bem qualificados, temos CT, temos estádio, mas não temos tecnico desde 2022. Em relaçao a seleção, não merece meu tempo.

  5. [•••]”Esse quadro brochante, ainda não conseguiu desmobilizar por completo a paixão do torcedor nacional – que um dia já ostentou a posição de melhor futebol do mundo – graças à algumas rivalidades regionais e nacionais.”[•••]
    Caro! Sou de uma época,vc tbm, creio,em q o time da fbf – cbd – cbf _ essa p*##@ trocou de nome igual certo guaxinim, q cansado da prática,agora troca é de dono _ era considerado patrimônio cultural e imaterial do povo brasileiro,hj ñ mais,pertence a um fundo árabe q o trata como um brinquedinho e usa a seu bel prazer. Voltando pois ao sou de uma época em q o time da cbf antes de ir as copas,jogava em seu País e p o seu público ,degladiando com as seleções regionais,o q ñ era fácil pois, muitas das vezes, as formações regionais eram muito superiores á ele. Exemplo qdo o GALO vestiu vermelho,foi lindo ver os futuros tri – CAMpeões mundiais, p*tos com 2 x 1 no lombo. Assim como Mário de Castro se recusou a vestir outra Armadura q ñ fosse a Alvinegra, eu não perco tempo com essa porcaria,só vejo jogos do GALO.
    Recooorrrddaarr eeeeé viiiivvveeerrr meu GALO acabou com você…
    Sigamos! Prá cimmmmaaaa,vamosss. GALO
    Saudações Atleticanas.

        1. E vamos seguir, ainda por décadas, gostem ou não de nós e do Galo.
          Se um Galo incomoda muita gente, dez milhôes de Atleticanos piram essa gente.

  6. Bom dia amigalos, nunca estive tão desanimado com nosso Galo,o pobre futebol do Time do Milito não evolui,entra jogador saí jogador e a coisa só piora ao invés de melhorar,em entrevista o treinador confessou que colocou o Zaracio pra jogar mesmo sem ele estar 100 %,a lesão dele é crônica,ou seja não podemos mais contar com esse excelente jogador, não temos nenhum articulador habilidoso no meio,por isso o Time fica manco, não cria, uma dificuldade tremenda na saída de bola, com a volta do Hulk o Time deve melhorar,mas ainda falta conjunto, entrosamento, vivemos unicamente da individualidade dos jogadores

  7. Meu Guru, bom dia!
    Concordo plenamente com as seus comentários apropriados. Parece-me que o Miguel Schettini já perdeu a esperança. Calma Atleticano. Com o GALO, se não for sofrido não tem graça. Só é necessário, como temos pedido, que o treineiro, tá longe de ser treinador, coloque cada qual no seu quadrado. Prá cima deles GALO!
    Abraços, e que tenhamos um ótimo fim de semana.

  8. Show da base do Galo

    Sub 20 desclassifiado, atrás de Ceará, Fortaleza, Cuiabá;
    Sub 17 perdeu de novo e na lanterna do grupo.
    FORA DAMIANNI, FORA MUZZI!!!!!!!
    Ai vem a pérola: base não é pra ganhar títulos e sim revelar. times com as campanhas acima tem alguém pra revelar?

    1. Caro JBH,o Índio do sub17 que fez os 2 gols ontem sendo um de bicicleta tem futuro, espero que essa Diretoria omissa consiga segurar o talento

  9. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Pois é, sextou e a gente não tem mais nada pra fazer do que ficar na esperança e expectativa de que algum milagre aconteça na vida do Galo. Se do jeito que está não tem jeito de dar certo, talvez um milagrezinho resolva.

  10. Salve Massa e Guru

    Ontem escrevi demais e hoje sucinto:

    – Tem gente ai achando ruim e exageradas as cobranças encima de Milito e do elenco. então vai o meu recado: Só se cobra de quem tem capacidade de fazer.

    – Depois do jogo de terça encontraram o verdadeiro problema da acústica da Arena. O futebol que o time pratica, seja bom ou ruim. De qualquer maneira a massa resolve a questão no grito;

    – Muitos estão temerosos nos próximos jogos da liberta e da Copa do Brasil. Sossega gente, não vamos jogar contra times de prateleira de baixo, quando normalmente estamos dando mole!

  11. Senhor, porque tanto sofrimento? Porque escolhi sofrer tanto assim?PQP. O problema é que só o Torcedor ( T) é que leva isso a sério. Pra mim a incompetência desses donos da SAF :estão nem aí. Escolhemos uma SAF brasileira e atleticana, mas devemos lembra que nosso real é 6 vezes menos valorizado que o dólar americano do Texor e daí, tirar 50 milhões p ele não é significativo. Fomos iludidos pela compra por atleticanos, comparativamente fracos em dinheiro e imbatíveis na incompetência futebolística. O que será de nós? A administração do Palmeiras e flamerda tb nos dão um tapa na cara sobre como descobrir valores e saber fazer os investimentos certos p gerar renda. Soma isso tudo, com ex presidente, gramado fudido e uma série de situações do estádio. Eu falei várias vezes que preferia time a estádio, que com time forte vc tem renda de campo, produtos e premiação das competições. Turma de imbecis e SAFados. E o Milito? Não abre o olho não que ele tb já tá dando no saco.

    1. Perfeito, Miguel, temos que cobrar antes de quem fez as trapalhadas, tipo renovar com o Mariano para não tirar dinheiro do bolso. Quanto ao estádio, 75% é deles, mesmo depois de pagar pela SAFadez um terço do valor da dívida. Bando de ladrões que de doador de um terreno onde não poderiam construir seus péssimos apartamentos ainda pegam de volta com um estádio dentro. E o CT também é 75% deles. PIOR É TER QUEM APOIE.

      Baixem meu aplicativo “Ranking do Futebol”, para Android e iOS. Estatísticas de mais de 3200 clubes e seleções em 125 torneios nacionais e internacionais, no per[iodo que desejar.

      E que o Milito siga as instruções do guru e não misture as posições (mas duvido que faça isso). E que não poupe jogador nenhum, tempos que pontuar no Brasileiro e ir de novo para a Libertadores (somos o brasileiro que mais participou desde 2013, junto com o parmêra – vejam no meu aplicativo). Não peço a saída dele, mas tem que tomar jeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *