Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Está de volta o meu Galo Vingador

Será? A quinta-feira foi de calmaria na Cidade do Galo. Por onde passei, diferente de dias anteriores, não ouvi reclamação. Pelo contrário, muitos afirmando que agora vai! Sempre sou otimista, graças ao Galo, mas por melhores que sejam os indicativos, opto por esperar o comportamento do time nas competições. Confiante, claro, que as últimas apresentações sinalizam e estimular por confiar nos profissionais.
Não entendam como mudança em relação aos deslizes que me conduziram e nos levaram a criticar o desempenho do time em campo. A mudança de comportamento está tendo origem lá no gramado, aqui na arquibancada nada mais é que a consequência e o resultado dessa situação. Seria a máxima do Sampaoli, que os jogadores é quem tem de motivar os Torcedores e não na outra mão.
Fato é que bastaram dois bons resultados para acordar a Massa. As vitórias sobre o Paranaense (2a1), pelo Brasileiro; Alianza (2a0), pela Libertadores reanimaram o Atleticano. Já no domingo, no Rio de Janeiro da cbf, frente ao líder e sensação – segundo a imprensa carioca – Botafogo, vamos ter a oportunidade de aferir essa reação dos comandados por Coudet. Vitória e até empate, serão bem vindos, apesar de que para recuperar aquela derrota para o Vasco, o ideal seria trazer os três pontos.

Um grande aliado dessa sanha de reaquecimento do Atleticano, sem dúvida, são as liberações próximas de jogadores que estão em tratamento tem tempos. Na partida recente, entre os nove ausentes, alguns por condicionamento físico e suspenção, exatos quatro deles – Arana, Allan, Rabello e Kardec – estão na transição para voltar aos gramados. Todos por contusão mais séria e com período de recuperação muito mais longo. A liberação de todo o elenco, irá dar ao treinador opções que não vinha dispondo até o momento.
Nada melhor que um dia seguinte de uma boa vitória. Cabe ao treinador e seus auxiliares, neste momento, trabalhar exaustivamente sobre a questão das conclusões. Ao mesmo tempo que é estimulante, jogo a jogo, analisar os números – posse de bola, finalizações e outros – também preocupa a quantidade de gols perdidos. Além dos goleiros adversários estarem fazendo seus nomes, a pontaria nossa precisa ser aperfeiçoada. Não pode ter medo de balançar as redes. Vale para todos, inclusive para um dos maiores ídolos do Galo de todos os tempos, nosso super herói Hulk.
Vamos curtir como sugere o momento, sem perder o foco que estamos reagindo – notadamente no Brasileiro e Libertadores – na busca de recuperar o prejuízo. Afinal, em três partidas em cada dessas competições, onde tínhamos tudo para ocupar a primeira ou as primeiras colocações, estamos em posição ainda de total desconforto. Derrotados, em casa, nas duas estreias. No BR, com uma vitória, um empate e uma derrota, somamos quatro pontos – 44% – na décima colocação ao lado do Santos. Já na Libertadores, com a vitória de quarta-feira, chegamos em apenas três pontos – 33,3% – por responsabilidade das duas derrotas inesperadas. O grupo, entretanto, segue embolado depois da vitória do Paranaense ontem em cima do Libertad. Esse time brasileiro soma sete pontos, os peruanos quatro, enquanto temos a indigesta companhia dos paraguaios, superando o concorrente no saldo de gols. Pouco! Temos muito mais potencial! Reação já!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

28 thoughts to “Está de volta o meu Galo Vingador”

  1. A vantagem de ter um ELENCO EQUILIBRADO é dar possibilidades ao técnico para rodar o time, de acordo com o adversário e as condições físicas dos seus atletas no momento. Não vamos nos surpreender, o importante é entender o ESQUEMA, a proposta, a idéia do técnico. Isso vem com tempo de trabalho, manutenção do técnico e elenco e trazendo sempre novos jogadores para oxigenar. No Brasil, alguns bons trabalhos são exemplos no momento: ABEL FERREIRA PALMEIRAS (consolidado e vencedor), FERNANDO DINIZ FLUMINENSE (em evolução), VOJVODA FORTALEZA (em evolução). É por aí, vamos acreditar no trabalho do Eduardo CHACHO Coudet e sua comissão técnica, que tem o apoio da maioria do elenco, do RODRIGO CAETANO e de alguns da diretoria. É jogar bem, continuar evoluindo, ganhar e trazer a MASSA junto. TODA ARROGÂNCIA SERÁ CASTIGADA! AQUI É GALO!

  2. Bom dia xará e amigalos!
    A saída pro GALÃO na Liberta é vencer e apagar o vexame dos primeiros confrontos. GALO está correndo atrás do prejuízo. Faltou competência no início e não tem como vacilar em nenhum dos três últimos confrontos aqui contra o Paraguaiense, Alianza fora e Libertad fora. O pão PARECE que está caindo com o lado da manteiga pra cima…..Quanto ao Foguinho no final de semana pelo Brasileirão dá pra vencer lá.

  3. Vejo em curso um projeto de destruição de um patrimônio do galo chamado VARGAS. Respeito e posso até entender o posicionamento dos que pensam de forma diferente e julgam o VARGAS como descartável no atual plantel do galo. Mas, no meu entendimento, trata-se de um jogador que tem muita técnica, bom passe. Acontece, ao meu juízo, que VARGAS deveria compor o meio-de-campo e não o ataque do galo. Gostaria de vê-lo num quadrado Bataghia, Zaracho, Igor Gomes e Vargas (com alternância com o Youhan), com mais liberdade para flutuar no campo de jogo como fazia o Nacho Fernandes. Tenho para mim que VARGAS está, apenas, sendo muito criticado porque anda perdendo gols. Mas quem do galo não está perdendo gols? Não vamos depreciar o nosso patrimônio… É como penso!!!

    1. Caro Amigalo Angelo

      Respeito sua opinião, mas a repulsa a este jogador não está ligada a sua capacidade técnica e sim ao seu comprometimento.
      Como pode um jogador que ganha 900 picanhas por mês, com a melhor estrutura do Brasil disponível, salários em dia, e jogando em um dos 5 maiores clubes da América, se dizer desmotivado?
      A impressão que se tem é que quando ele entra em campo, está fazendo um favor enorme ao clube e este tipo de jogador não merece o nosso apoio, mas mesmo assim ele o tem.

  4. Já não me arrisco mais a dar opinião na escalação do time e muito menos criticar pois no último jogo onde o Galo jogou soberbamente eu jamais entraria com Fucks pela direita nem com Rubens e muito menos com Igor Gomes, e os caras comeram a bola. Vai Coudet!

  5. Antes de ontem, assisti os meninos do sub-17 golearem o cruzeiro. Não é por nada não, mas tem uns dois carinhas lá que cabem no time principal do Galo. Porque não sobem os meninos? Reinaldo não começou com 16? Também, com esse “técnico” talvez seja melhor não subirem mesmo. Quanto as questões econômicas e financeiras do clube, encerro aqui meus comentários e prometo não comentar mais nada, porque já ouvi nos blogs, jornais e redes vários quantitativos SOBRE TUDO(dívida, Arena, SAF, aquisição de jogadores, venda, etc.), ou seja, um verdadeiro samba do crioulo doido, SEM TRANSPARÊNCIA ALGUMA! Por isso, a partir de hoje é só “pagar pra ver” e continuar torcendo e REZANDO!

  6. A mim pouco importa quem esteja à beira do gramado , gritando e arrancando os cabelos , beijando medalhinha , ajoelhado ou rolando no gramado , ou mesmo com ares de acadêmico com mão no queijo .

    Esses caras se acham , mas não têm absolutamente nada de novo em termos de “fazer o time jogar” .

    Quando aparece um DINIZ da vida , a gente vê que se trata de modo de atuar já usado por muitos times lá atrás , como o AJAX , e por conseqüência a HOLANDA .

    Zagueiro que “se projeta” é futebol moderno , de estudioso ?
    Então , ninguém viu LUIZ PEREIRA jogar , ou LUIZINHO .

    Lateral ofensivo ?
    NILTON SANTOS em 58 , CARLOS ALBERTO em 70 , CINCUNEGUI aqui mesmo .

    Então , o que fez o time do ATLÉTICO mudar de atitude não tem nada a ver com o que o 30 MILHÕES propôs ou deixou de propor .

    Tem a ver tão somente com o bom momento de um jogador ou outro que , suportado pela VONTADE DE JOGAR dos demais , consegue ter uma boa performance numa vitória que se conquista .

    O maior reconhecimento sobre isso foi a mais honesta declaração de um comandante de uma equipe que eu ouvi na minha vida :

    “Eu não tive NADA A VER com o que aconteceu nessas viradas .
    Tudo isso foi fruto DOS PRÓPRIOS ATLETAS”

    LEVIR CULPI , após a conquista da CB14 .

    Então , PARA MIM , o que vale é a capacidade dos caras se arrumarem em campo .

    E isso ficou comprovado nas 2 últimas vitórias , que trouxe de volta o espírito de jogo com o qual nos acostumamos desde priscas eras :

    PRA FRENTE , SEMPRE , com toda nossa raça pra vencer !

  7. Bom dia!
    Domingo o Galo vai enfrentar uma equipe embalada por 3 vitórias, um time que tem demonstrado não perder as oportunidades de fazer gols, como é o nosso caso, vai enfrentar uma torcida empolgada, além de um juiz (nem sei quem é) que costumeiramente não terá boa vontade com o Galo, por fazer parte de um esquema corrompido e corruptor (cbf/stjd/globostafogo)3 poderes/mirian leitão) e outros poderes. Com tudo isso, o Galo tem time pra atropelar tudo e todos, bastando ser mais eficiente nas oportunidades que devem surgir.

  8. Conseguiram perder em casa , pra este time paraguaio , como que pode. Assistindo ontem, racing x flamerda o agora comentarista zinho o ” tetra” , aquele mesmo que jogava , digo, girava nos gramados, sendo por isto apelidado com o singelo adjetivo enceradeira , falando do time do flamengo da decada de 80. Citou nomes , monstros sagrados que participaram da maior sacanagem do futebol mundial , que se tem noticia. Girou tanto que afetou sua memoria , pois esqueceu do maior heroi daquela “epopeia”, que corria o campo todo, jogava enfiado (enfiado na sujeira e podridao) . Seu nome : jose roberto rato

    1. EVANDRO ,

      que comentarista é esse Zinho , crendeuspai !

      Além do que você registrou , o cara citava a nova nomenclatura do futebol por horas a fio , era um tal de baixar as linhas, ter a posse da bola, lançar no corredor , trazer por dentro , meudeusdoceu ! , superou em muito aquele tal de Pedrinho .

      CRENDEUSPAI !

  9. Bom dia Massa e Guru

    A evolução do time Guru, além do dedo do técnico se deu principalmente pela mudança de postura dos jogadores, com exceções é claro, já que desconsidero Vargas.
    As críticas ao time eram justas, mas se olharmos bem os demais times do Brasil, hoje, somente Palmeiras e Florminen C, têm tido um aproveitamento e futebol razoáveis.
    Então a possibilidade de melhora do Galão se potencializa ainda mais, porque nenhum time terá tantos reforços como o nosso, com as voltas de Alan, Kardec (será que volta?) , Rabelo e Graças a Deus, Arana.
    Isto sem falar nos reforços que vieram para o clube, mas estavam hibernados como Edenilson, Pavon, Patrick e Igor Gomes.
    Ah, se tivéssemos pelo menos um lateral direito descente, aí sim a coisa is melhorar de vez!

  10. Uai, engraçado. Semana passada o sub 17 deles ganharam de 3×1 e pintou várias reportagens neste portal sobre o feito, uma verdadeira babação. E agora?

    1. Verdade amiGalo, e o curioso é que na última semana tinha manchete em letras garrafais no portal que abriga esse blog que até enaltecia um tal artilheiro fantástico e blá, blá, blá… hoje, nem uma linha. Eita impRen$a treteira…

  11. Prezados Ávila, atleticanas a atleticanos!
    O que o atleticano quer, mesmo, é resultado com desempenho. Claro que às vezes o resultado positivo com desempenho sofrível, é perfeitamente aceitável, desde que não faltem comprometimento e entrega. O que vimos nas derrotas do galo, foi um time apático e muitas vezes sem forças para mudar situações de jogo. A culpa com certeza não é só do treinador! Os jogadores, para mim, são tão ou mais responsáveis que o treinador! Temos plantel para mudar qualquer situação de jogo! Às vezes, sentimos demora do treinador em alterar situações perfeitamente visíveis no campo de jogo, face às peças colocadas à sua disposição no banco de reservas. Mas o treinador, treina situações de gol, mas não é responsável por equívocos na ora da finalização. E o galo tem pecado muito neste quesito. Não basta criar, tem que fazer e aí o treinador não tem nenhuma influência. O Coudet aos poucos tem ganho a simpatia do atleticano depois da tempestade por ele produzida. Bastou um pouco de humildade e reconhecer que o que interessa é trabalho com competência, que o disco começou a mudar de rotação. Estamos chegando onde queremos, basta não privilegiar os seus protegidos como ocorreu no último jogo e colocar para jogar quem melhor se adapta ao sistema de jogo do adversário. Todos nós de uma certa maneira, somos “treinadores” e julgamos que sabemos mais do que quem está na beira do campo, embora muitos de nós já tenhamos chupado laranjas nos vestiários. Situação de jogo deve ser resolvida por quem está no campo pois na maioria das vezes acontecem situações imprevisíveis que nos atordoam no momento e que leva algum tempo para nos reposicionar. Vamos abraçar o time, sem deixar de criticar, pois a perfeição por nós tão almejada não existe, seja qual for o treinador e seus comandados!
    Sigamos….
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Só queria lembrar que o Galo já tinha jogado bem contra o Santos, naquele empate, e contra o genérico em Curitiba, apesar da derrota

  12. Bom dia!!!

    O Paranaense pulou para a liderança do Grupo G após a 3ª rodada: CAP (7); Alianza (4); CAM (3) e Libertad (3).

    Com a vitória sobre o Libertad no Paraguai (1 a 2) praticamente assegurou a classificação e muito provavelmente terminará em 1º colocado do grupo, mesmo que perca o jogo contra o GALO na próxima rodada em BH.

    Depois disso, o CAP fará os dois jogos restantes em casa na sequência (Libertad e Alianza) e deve vencê-los, terminando com 13 pontos e na 1ª colocação.

    Se o GALO vencer as três partidas que restam, alcançará 12 pontos e a 2ª colocação. A briga do CAM é pela 2ª vaga.

    O GALO, nas três partidas da fase de grupos, vai precisar fazer jogos de erro zero e vencer, vencer e vencer: CAM x CAP (23/05/ter); ALIANZA x CAM (06/06/ter); LIBERTAD x CAM (27/06/ter).

    A 3ª colocação garante vaga na Sul-americana. O pior cenário será não garantir vaga nem para Sula. Ô lôco!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *