Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Especulações e conversa fiada

Sem jogos, com a selecinha se preparando para o torneio caça-níquel da Conmebol, apenas jogos adiados – especialmente de times gaúchos – da série A e outras competições e também as demais divisões inferiores em atividade caminha o calendário nacional. Pela Libertadores e Sul-americana, Grêmio e Internacional, reagiram e encaminharam suas classificações. O Colorado ainda depende de outra vitória e o tricolor será primeiro ou segundo da sua chave. Até o Juventude venceu ontem, aí no caso pelo Brasileirão, enquanto Cuiabá e Vitória ficaram no zero a zero.

Do nosso lado, o treinador Milito, tendo dias para quebrar a cabeça. Os desfalques são muitos, uma vez que o DM está cheio e as convocações para essa competição internacional levaram três jogadores do Galo. Se as ausências de Rubens e Otávio já eram sentidas e reclamadas, imagina agora sem o Hulk, que também foi para os cuidados médicos. E as convocações do Arana, Alan Franco e Vargas – Brasil, Equador e Chile – aliada ainda com Alísson na sub 20. O conforto é que as Copas do Brasil e Libertadores só terão sequência depois dessa competição e os contundidos poderão estar recuperados.

Porém, o Brasileirão continua, e na próxima terça-feira – dentro de cinco dias – vamos pegar o Bragantino na casa do adversário. Com que roupa eu vou? E o treinador, com que time vai tentar buscar três pontos? Em função dos perdidos na nossa casa, quatro em dois empates com Criciúma e Bahia, a situação sugere e passa a exigir vencer lá fora para reequilibrar a situação na tabela de classificação. Se tem torcedor que vencendo reclama, imagina como estão esses que procuram agulha no palheiro para colocar defeito.

Resisto, mas me preocupo. Temos quatro zagueiros em condições de jogo, mas apenas Fuchs tem sido utilizado. Rômulo, grata surpresa, Lemos e Igor Rabello só tem figurado no banco e pouco aproveitados. Detalhe: tirando o garoto recém promovido da base, todos os outros são hospedeiros do DM, inclusive o titular. Bataglia, que fez bom papel de zagueiro quando foi utilizado, tem sido reclamado pelo Atleticano sua utilização na função de volante. Como será essa definição? Saravia tem lugar cativo junto a Fuchs, mas e na ala esquerda e fechando o sistema defensivo? Complicado!

Na meiuca, claro, Zaracho e talvez Scarpa se não for deslocado para esse lado esquerdo defensivo. Queria o garoto do skate só do lado direito ofensivo, mas fazer o que? E os demais? Paulo Vitor, que vejo grande potencial, além de jovem está voltando de contusão. Sem ritmo completamente. Igor Gomes e Pedrinho? Será? E lá na frente? Hulk no DM e Vargas com o Chile. Oh! Meodeus! Kardec e Isaac! Prefiro e acredito no Cadu. Tem ainda o Palacios, serelepe, que entrou duas vezes com pouco tempo e não se destacou. Enfim, será Paulinho e um desses mencionados. Que Deus nos ajude e comprove a desconfiança que ele é Atleticano.

Paralelo a isso, embora não veja, não falta quem me envie vídeos recortados das avaliações dos cronistas do eixo sobre a sequência da Libertadores. Paulistas já prevendo Palmeiras na final e cariocas afirmando que será o Flamídia. Comungam que o adversário será o River Plate. Eu prefiro esperar passar pelo San Lorenzo, se assim acontecer, pegar o vencedor de Fluminense e – possivelmente – Grêmio ou mesmo The Strongest. Deixa essa gente soberba e arrogante vomitar. Em 2013, um desses capachos dos interesses comerciais dessas emissoras teve de engolir suas asneiras ao final com a nossa conquista. Sigamos! Humildade sempre!

Em tempo: Optei por seguir sugestão, que sinalizei por acatar, de vários amiGalos aqui do espaço. Ontem foram dois comentários de um mesmo malinha provocador que foram para a lixeira. Já havia liberado – desse mesmo bobo da corte identificado – em tempos anteriores, mas vamos oxigenar o espaço. Outra informação que pode ajudar nisso, de coração e com toda humildade e sinceridade, diferente do que possa pensar um ou outro, não me preocupo com cliques e acessos. Faço o blog por amor ao Galo e respeito ao Torcedor Atleticano. Reitero. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

12 thoughts to “Especulações e conversa fiada”

  1. A pergunta que eu gostaria de fazer ao Diretor de Futebol do CAM, nosso ídolo Victor é a seguinte:

    – considerando o momento com elenco enxuto e pra piorar, com todos estes desfalques por contusões ou convocações, o nosso GALO vai deixar o Brasileirão de lado e priorizar as Copas???

  2. “Com que roupa eu vou?”
    Com as calças na mão,pelado… pelado nú e sem bolsos p colocá-las. Uma lástima o podcast do Victor á GALOTv ontem á noite! Ali deu p perceber dava p separar a defesa de um pênalti e 02 destinos com polos q se repelem ,muito fáceis de separar na mente do Atleticano. Foi como voltar no tempo qdº Patricio Polic aos 47′ e 57″ autorizou, riascos partiu p a bola,converteu o pênalti e o GALO sendo eliminado da LA13. Mas ñ pode falar,pois a patrulha da bilhorgalo _ torcida q surgiu em 01/11/23 e q torce somente p os bilionários q tomaram o CAM p si na mão grande em detrimento do GALO
    _ vai ficar “pistola” da vida com aqles q enxergam o óbvio e vêem q nada do q foi prometido parece ser. Como eu NÃO pago as contas _ deles, frise-se! Oumelhor,sou GNV forte e vingador até 31/7,se já desço o malho hj, no mês 08 vou dobrar a cota _ tenho o MEU direito de descer a lenha nestes riquinhos q podem e devem entender muito de seus negócios particulares, mas de futebol de um Clube de Massa; são igual a mim discutindo física nuclear com o Werner Heisenberg. O Pinóquio perto destes “ricaços” é fichinha. Enganaram,enganam e vão enganar e é muito , ñ é pouco ñ! Prometer e ñ cumprir é o mesmo q MENTIR,e nisso ao q parece são bons.

  3. Bom dia.

    Oxigenar é sempre bom.

    Quanto a reforços, a entrevista do Vitor mostrou uma preocupação com a situação financeira do clube, o que sugere que não devemos esperar contratações.
    Mas não entendi como o GALO, em situação financeira difícil, mantém no elenco Kardec e Pedrinho, em um custo/benefício que eu considero ridículo.
    Lembrando sempre que o vargas não quis sair, para não ficar longe da namorada.
    Como o clube contrata o Robert por empréstimo até o fim do ano e no meio do ano ele ainda não tem condições físicas para jogar.

    Disse o Vitor também, que não adianta contratar agora, pois o atleta só terá
    condições de jogo no mês de julho. E a tal adaptação, os treinamentos, onde ficam?

    Bom, já cornetei muito por hoje e peço desculpas pelos meus exabruptos.

    Não obstante e sem mais para o momento, mando um abraço.

  4. Bom dia, com as ausências por diversos motivos, bem expostos pelo Eduardo, penso que o Galo deve tentar a liberação do Alisson do time da cbf sub 20. Acho tbm, que em junho, antes da abertura da janela e como nosso elenco é enxuto, jogadores como Pedrinho e, talvez Kardec, que sairão do Clube, devem ser utilizados. Meu time com os desfalques seria esse: Everson, Saravia, Fuchs e Rômulo; Battaglia e Zaracho; Alisson, Pedrinho e Scarpa; Cadu e Paulinho. Precisamos de reforços! Zagueiro (Rabello e, principalmente Lemos, são fracos demais), volante (Fausto Vera é bom jogador), meia (Igor Gomes é deboche) e atacante (Bareiro tbm é boa opção). GALO SEMPRE. SAN

  5. Salve Massa e Guru

    “Com que roupa eu vou”…
    Com o elenco curto e sem jogadores de qualidade para suprir os ausentes, me arrisco a dizer que vamos de calção e sem camisa.
    Pior, se permanecer esta situação o risco desta diretoria manter Pedrinho e Kardec por aqui será imenso, pois não temos jogadores, nem para compor o banco no próximo jogo.
    A não ser que seja cortina de fumaça, não consigo ver contratações para a próxima janela e se isto acontecer , depois não venham chorar, porque todo mundo sabe, que estamos com um cobertor é curto.
    Se é que me entendem…

  6. Ávila,

    Comentários de malinhas manda para a Fritadeira, que está sempre ligada…

    EVERSON:

    No Canal do Breno Galante foi perguntado numa enquete:

    “Você acha que está na hora do Everson ir para o banco?

    – Sim (49%);
    – Não (51%).”…

    O resultado apertado da enquete não deixa dúvidas. Enquanto a metade dividida da Torcida pede a reserva para o goleiro a outra metade defende a permanência dele na titularidade do gol atleticano…

    Particularmente acho Everson um bom goleiro que terá boas qualidades técnicas e domínio da maioria dos fundamentos da posição, porém é preciso admitir falhas, defeitos e pecados do arqueiro…

    Em todo o caso será bom perguntar:

    Everson é frangueiro? “Não”…

    É pé de pau? “Não”…

    É mão de alface? “Não”…

    É batedor (lavador) de roupa? “Não”…

    É catador de borboleta? “Não”…

    Sabe sair jogando com os pés : “Sabe”…

    É mão de pau?: “Não”…

    Faz cera em excesso e demora a reposição da bola? “Sim”…

    Tem pés de chumbo? “Tem”;

    É bracinho de jacaré? “É”…

    A nota 7,0 revela que o Everson é um bom goleiro; na prática o que se vê é ele sofrer gols muito mais resultantes de falhas coletivas defensivas da equipe do que individualmente de falhas dele no gol atleticano…

    Ele não toma gols tipo o peru gluglu clássico, porém em vários gols a sensação que se tem é que a bola seria defensável e daí a grita de muitos que acham que ele já merecerá reserva…

    No gol do Ademir, que tanta celeuma criou, a falha terá sido muito mais na origem do lance e resultante do bate cabeças entre Arana e Fuchs do que de falha do goleiro…

    A bola do Ademir foi colocada com as mãos, onde a coruja dorme, e terá sido indefensável e fora do alcance de Everson…

    Mas…

    O AmiGalo RODRIGO ARANTES é da opinião que o Everson “(…) nos escanteios e na pequena área, mesmo com boa estatura, deve ter pés de chumbo, pq nunca sai nos cruzamentos se limitando a olhar a bola e às vezes saltar teatralmente para uma mais bola fácil ou que vai pra área…”…

    O AmiGalo JORGE LUIZ disse que o Everson teve 20% da culpa no gol do Ademir quando “(…) pulou encolhido e com a cacunda no chão”. O restante dos motivos do gol, segundo o JORGE, terão sido 50% do belo chute do Ademir e 30% de falha coletiva defensiva…

    Em outras palavras o JORGE está dizendo que havia ali um bracinho de jacaré, um pé de chumbo, um mal posicionamento e um certo adiantamento do Everson que terá em alguma medida favorecido o gol de empate do Bahia, porém o gol não terá sido resultante de falha exclusiva de Everson…

    O AmiGalo BERNARD J. DE ASSIS tratou de defender o goleiro e dizer que “(…) só faltava querer culpar Everson. Falha de marcação, fumacinha acerta um chute de rara felicidade e querem culpar o goleiro?”…

    E as opiniões seguiram divididas…

    Sou da opinião que Everson ainda merecerá a titularidade, embora ele devesse saber que goleiro no Atlético tem que ser da nota 8,0 (muito bom) para ser titularíssimo no Alvinegro e na condição de ser considerado meio- time e segurador da onda quando o sistema defensivo falhar…

    O Everson então que trate de
    treinar mais em separado e repetir 50/70/100 vezes os fundamentos nos quais apresenta deficiência, principalmente a saída do gol nos cruzamentos, o melhor posicionamento para evitar jogar adiantado e o reposicionamento mais efetivo da bola para o time não perder o ponto de jogo na intensidade que o MILITO tanto deseja e exige..

    Everson, portanto, estará um goleiro nota 7,0 (bom) e precisará chegar a uma nota 8,0 (muito bom) para aumentar a eficiência e passar mais confiança na meta atleticana…

    Para fechar é preciso entender que não será a hora de pôr o Everson na reserva e entrar com o Mateus Mendes na titularidade. Primeiro porque o garoto ainda não é nota 8,0. Segundo porque quando entrou também cometeu falha semelhante as que Everson comete. Terceiro porque bastará uma falha em jogo grande para a Torcida pedir a cabeça do jovem numa bandeja, fato…

    Então, muita calma nessa hora…

    A mesma orientação passada para o Everson também cabe para o Mateus Mendes que deveria treinar 50/70/100 vezes sozinho os fundamentos da posição que precisa melhorar a fim de que, no dia em que for chamado a atuar, pegue a chance para não mais largar e claro, para tanto precisará atuar na regularidade 8,0 se quiser atuar em grande estilo e com longevidade no Atlético onde existe uma fritadeira sempre ligada e prestes a calcinar qualquer um, sem dó nem piedade…

    Falando em fritadeira, fica esperto MILITO. Já estão te achando um pardal e a fritadeira está ligada…

    Assim caminha o Atlético…

    Vamo que vamo…

    1. Prezado amiGalo Ernest, se você observar com cuidado o que é publicado aqui nesse espaço, vai perceber que o Atlético precisa contratar ótimos jogadores para as seguintes posições:

      Goleiro;
      Lateral Direito;
      Zagueiro Central;
      Quarto Zagueiro;
      Lateral Esquerdo

      Volante;
      Armador;
      Ponta de Lança

      Ponta Direita;
      Centro-avante;
      Ponta Esquerda

      CONCLUSÃO: Ninguém presta! Nem mesmo o técnico e dirigentes, mas para essas posições os maiores especialistas estão por aqui mesmo.

      Abraços!

      1. Eduardo bom dia! Apesar dos comentários sempre favoráveis ao eixo, teve um do Juca Kfouri, que também acho que faz parte do eixo do mal, que faz sentido. Atenção que a CONMEBOL vai fazer de tudo para o River ser campeão. Já tem 4 anos que só dá Brasileiro campeão e isso além de incomodar e prejuízo para o produto (Libertadores). Então diretoria atenção, porque pela primeira vez, que me lembro, o sorteio foi até favorável, e reforçar o elenco, pois está curto para sermos campeões! Vamos Galo!

      2. Amigalo Teobaldo

        Nem tanto ao céu e nem tanto à Terra.
        Se por um lado temos Hulk, Paulinho, Scarpa, Zaracho, Bernanrd, Júnior Alonso, Arana, por outro lado temos Pedrinho Kardec e Mariano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *