Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Emoção apenas por ser clássico

 

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Histórica e em tempos ainda bem recentes, este clássico de hoje movimentava mais nossa Belo Horizonte (conhecida como a Cidade do Galo). Mas, o desempenho do time que tem a maior Torcida da capital e de Minas Gerais, frustrou essa possiblidade. A posição na tabela, condição imposta pelo fraco desempenho como mandante, nunca deixou o Atleticano tão furioso como neste 2017. Repito, nunca! Afinal, as últimas temporadas foram animadoras, até que profissionais descompromissados e a falta de alguém com pulso para efetivas cobranças culminaram com essa melancolia que estamos assistindo.

Para hoje, qualquer resultado será normal, tanto por ser um clássico, quanto pelo inesperado desempenho de nossos jogadores. Saem de campo, ganhando, empatando ou perdendo, com a mesma cara lambida daqueles que têm uma única preocupação com o contrato assinado. Salário no final do mês depositado na sua conta. Chega a ser irritante o posicionamento e as declarações de alguns profissionais, na contramão da nossa história e tradição. Saudade de Grapete, Vander, Cincunegui, Oldair, Reinaldo e tantos outros. Brigavam e saiam de campo com a marca da nossa raça. Hoje…!

O treinador, em quem ainda deposito muita esperança na recuperação de alguns passíveis de vergonha na cara, parece promover duas mudanças no time. Otero, que mostra ao menos garra e vontade, no lugar do sonolento Cazares. Incrível como o equatoriano sai de protagonista a vilão de uma partida para outra. A outra alteração deverá ser Leonardo Silva no lugar do instável Felipe Santana. Fez duas partidas que quase convenceram, depois entrega a rapadura. Tem sido assim desde que aqui chegou.

O resto do time será o mesmo das partidas recentes. Que Victor esteja atento, Rocha recupere o seu futebol que já encantou e despertou convocações e interesse do exterior, Gabriel justifique o investimento na base e Fábio Santos mantenha seu bom rendimento. Adilson seja menos afoito e seu companheiro Roger Bernardo faça a boa dupla que vimos na decisão do Mineiro. Valdívia repita as atuações pelo Inter, sobretudo frente ao Galo, e lá na frente Robinho e Fred brilhem, acalmando a revolta instalada no seio da Torcida Atleticana.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Será o sexto clássico na temporada. Perdemos os dois primeiros, pela Primeira Liga e no turno do Mineiro. Depois empatamos na primeira partida da decisão do Campeonato Estadual e, por duas vezes, nossa superioridade foi comprovada no Independência. Foram duas vitórias (2 a 1 e 3 a 1), sendo o primeiro na decisão do Mineiro e o outro pelo turno do Nacional. É hora da verdade! Quem vencer fecha a temporada com uma vitória a mais. Se houver empate, encerramos o ano com igualdade nos clássicos. Embora a vitória não devolva o sonho de subir ao grupo de classificação, serve para o Torcedor acalentar seu momento. Se bem que para estes jogadores, isso pouco importa.

Enfim, o jogo de hoje entre os mineiros, que já mobilizaram o país e em 2014 decidiram a Copa do Brasil, pouca emoção provoca. Em termos de classificação pouco, ou quase nada, vai alterar para ambos. Como o que nos interessa é Galo, se vencer não vai mudar a posição na tabela, apenas dar outro passo na fuga da degola. Situação que, vale repetir, estamos vivendo por culpa e responsabilidade de gente descompromissada que ainda está na Cidade do Galo.

Ontem à tarde, cumprindo ritual de Atleticano da veia (ou da gema), fui lá ver o Galinho pegar o time da minha cidade, o Gansinho de Araxá. O placar impiedoso de três a zero mostrou reação do sub-20, que contou com jogadores que – inexplicavelmente – não vinham sendo utilizados, como especialmente o goleiro Cleiton. Ele já mostrou qualidades, como ontem ao defender outra penalidade, mas a comissão técnica deixava o jogador como terceira opção do profissional, sacrificando o sub-20 e até mesmo o time alternativo na segunda divisão. Vai entender! Agora, com a vitória, o Galo chega a 14 pontos, ainda quatro a menos que o Ganso, sinalizando uma final entre as duas equipes. Ainda faltam duas rodadas para terminar o hexagonal.

26 thoughts to “Emoção apenas por ser clássico”

  1. 67% de aproveitamento do OO. Ter treinador FAZ TODA A DIFERENÇA. Se tivéssemos um presidente desde a saída do Kalil, estaríamos comemorando títulos, e não lutando contra descenso. Tudo começa pelo treinador. Cuca 2018/2019/2020. OO de diretor técnico.

  2. Não foi nada demais. Que bom para os Atleticanos que puderam ir ao Mineirão e ver mais uma sapatada nas maricotas. Ainda não me convence. Temos visto esses lampejos e apagões seguintes nos jogam de volta à realidade da pior forma… Mas que foi bom… Foi bom demais!!!

  3. Pensa num freguês ?!!! é isso mesmo TRËMËRÄM novamente,daí tudo normal nas montanhas de Minas.Anos 90 feelings… GALOOOOooooooô
    ✓ parabéns p a molecada sub-17 CAMpeã Mineira da categoria em cima da freguesia trëmë trëmë dentro da toca das märïpösäs 1/24 q tbm está se tornando nosso novo salão de festas. ???GALO
    ✓ ô märïpösä ô märïpösä tô com saudades da “fülëcä” da räpösä

  4. Boa tarde! Que venham os 47 pontos! Reformulação profunda no elenco e nos departamentos de preparação técnica e física. Há muita acomodação no elenco: Vitor, Marcos Rocha e Leo Silva são jogadores que precisam sair. No meio, precisamos de volantes: Elias tem que ser afastado pelas entrevistas comprometedoras e pelo péssimo desempenho em campo (até acreditava nele, mas não acredito mais. Não quero nem vê-lo com a camisa do Galo mais). Roger Bernardo, Yago e Adilson são fraquíssimos! Temos que contratar dois meias, e negociar Casares. No ataque, Robinho, Fred, Rafael Moura tem sumir. Cleyton deve ser negociado. Portanto, a primeira providência da nova diretoria é a contratação de um Diretor de Futebol. Aliás, essa medida não precisa esperar o ano 2018. Um diretor de futebol já poderia iniciar o trabalho de planejamento e contratações para o ano que vem. Mas há uns jogadores que não aguento mais ver com a camisa do Galo: Marcos Rocha, Elias, Robinho, Fred, Rafael Moura, Filipe Santana, Roger Bernardo, Yago.

  5. GENTE VAMOS FAZER UM MANIFESTO PARA A DIRETORIA. o GALO MERECE UM ESTÁDIO DE 50 MIL TORCEDORES, COM UMA GERAL PARA OS TORCEDORES DE BAIXA RENDA. SERIA FANTÁSTICO RELEMBRAR OS VELHOS TEMPOS DO MINEIRÃO. O GALO É TIME DE MASSA E NÃO TIMINHO SEM TORCIDA. AJUDA AÍ MASSA ATLETICANA.

  6. O problema crônico do Galo é não saber contratar, nem jogador, nem técnico. Isso ha décadas.

    GENTE VAMOS FAZER UM MANIFESTO PARA A DIRETORIA. o GALO MERECE UM ESTÁDIO DE 50 MIL TORCEDORES, COM UMA GERAL PARA OS TORCEDORES DE BAIXA RENDA. SERIA FANTÁSTICO RELEMBRAR OS VELHOS TEMPOS DO MINEIRÃO. O GALO É TIME DE MASSA E NÃO TIMINHO SEM TORCIDA. AJUDA AÍ MASSA ATLETICANA.

  7. Deveríamos fazer uma campanha para o Nepomuceno antecipar as eleições. Ele já disse que ficará à frente do projeto do nosso estádio e motivo melhor do que este para convencê-lo não há. Tínhamos que já estar projetando o ano de 2018 com dispensas e contratações e com ele no comando um a dois meses será uma diferença enorme na preparação do ano que vem. Eduardo, não tem um e-mail para educadamente solicitarmos a antecipação das eleições ou de uma equipe de transição que já elegeria as pessoas responsáveis pelo futebol?

  8. BOM DIA, EDUARDO, ESTE ANO A VACA JA FOI PRO BREJO. SE NÃO FOR REBAIXADO, QUE COM ESTES JOGADORES, PODE-SE ESPERAR QUALQUER COISA, PODEMOS DAR GRAÇAS A DEUS. O PIOR É QUE NÃO VEMOS MOVIMENTAÇÃO NENHUMA, VISANDO 2018, CADÊ UM DIRETOR DE FUTEBOL PARA FAZER O PLANEJAMENTO? JÁ ESTAR CONVERSANDO COM JOGADORES PARA A PROXIMA TEMPORADA, ASSIM FICA MUITO DIFICIL ESPERAR ALGUMA COISA MELHOR DO QUE EM 2017, PARA 2018. É UMA PENA, NÓS ATLETICANOS, APAIXONADOS PELO GALO, NÃO VERMOS NENHUMA PERSPECTIVA DE MELHORA PARA 2018, UM TIME SEM COMANDO, SEM JOGADORES QUE HONREM A CAMISA, PARECE ATÉ BRINCADEIRA O QUE ESTÃO FAZENDO, SE NÃO FOSSE TÃO SINISTRO. CONSEGUIRAM ACABAR COM AQUILO QUE O GALO VEIO FAZENDO NESTES ULTIMOS ANOS.

  9. Temos pelo menos dois fortes fatores que nos favorecem: O complexo purpurinado que treme e o jogo ser no Mineirão. Nunca sofro por antecipação e acredito sempre no galo. Se o OO armar bem o time, sem invencionice e usar taticamente o velho 442 e um pequeno lampejo de hombridade nos jogadores, venceremos. É simples assim. Abraços atleticanos.

  10. Otero, Valdivia, Luam,são jogadores de um tempo e só. Clayton, Rafael Moura, Alex Silva, Yago, são jogadores de 2a. divisão. Cazares não quer mais jogar bola, tá rico e si julga famoso. Felipe Santana e Erazo, dispensa simples. Comissão técnica: demissão geral. É assim que vejo o nosso Galo.

  11. Bom dia , fica muito difícil apoiar este bando , mas vamos sempre apoiar Nosso Galo…Torcemos para que venha a vitória …mas se for outro vexame não me surpreende mais … Estou com nojo de vários jogadores , tá difícil viu assistir …ver a cara de pau e a dissimulação …Mas vamos por Nossa Camisa … A Massa não arrega como eles…

  12. Oswaldo de Oliveira pode bater um novo record. Foi mandado embora há pouco tempo porque jogou o Sport na Z4 e está prestes a ajudar a fazer o mesmo com o Galo. Treinador ajuda, mas depende muito do elenco. com esse que está aí nem Guardiola consegue alguma coisa.

  13. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Esperar o que de um amontoado de jogadores descompromissados que não honram a camisa que vestem?
    Pelo que vêm jogando, sinaliza outro vexame e pior, contra o nosso maior rival.
    Milagres existem e vou me apegar a isso. Não me iludo mais com esse time.
    Já que não possuem técnica, joguem pelo menos com raça e gana; se não for assim, podemos preparar o lombo.
    Hoje, é o famoso jogo “divisor de águas”. Uma vitória nos levará a sonhar com um dos Gs em disputa. Além disso, trará um pouco de confiança à Torcida e ao time.
    Uma derrota, aí sim, o bicho pega e o pesadelo da zona da degola fica cada vez mais latente.
    Vergonha na cara cambada, vai pra cima deles com muita raça e faça a Massa feliz.
    Raça… Raça… Raça…

  14. Bom dia Ávila e massa Atleticana,
    Meu amigalo Eduardo e demais amigalos e amigalas dessa nossa blogosfera alvinegra!, realmente hoje a emoção é somente por conta do clássico e só, pois em relação ao galo como equipe, pqp!?…. não há o que falar de positivo, até aqui o que vimos do Atlético em campo, foi um time morno, apático, sem vontade, coração, alma e raça.
    Sem querer instigar, mas apenas dar uma apimentada, podiam alertar ao Fred que é evangélico, que ele pode e deve extravasar sua emoção na hora do gol, pois o que requer empenho, postura e dedicação, são as atitudes dele nos treinos e nos jogos, é como está na bíblia: “o corpo mal ajustado, perece”.
    Espero que o Atlético nas próximas rodadas, consiga se ajustar como equipe e escapar de vez da zona do rebaixamento. Como sonhar não custa nada, aguardo ansiosamente a boa nova ainda esta semana, da saída do Nepomuceno, o que seria excelente para o 2018 do C.A.M.
    No mais, tenho dois placares para o jogão desta tarde, 2×0 ou 4×1 para o galão!. Vamos Gaaaaalllllllooooooô!.
    #Aminafaloucomumsorrisonorosto

  15. Estou com medo de tomar outra goleada como foi em 08, 09 e 2011. Esse time atual é um retrato fiel daqueles de um passado não muito distante. Tínhamos tudo pra nos mantermos entre os mais vencedores dessa década, mas parece que o sonho acabou e acordamos na realidade obscura que volta a me atormentar. Brigar contra o rebaixamento mais uma vez, ver o rival Campeão mais uma vez e ter medo de clássico mais uma vez.

  16. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    Hoje o meu comentário é gueto e grosso. Espero que estes jogadores descompromissados, honrem pelo menos o manto sagrado e saia de cabeça erguida, nos dando o sabor de uma vitória contra este time e torcida soberba. Como o Galo fora do seu alçapão vem realizando bons jogos, acredito hoje numa vitória, será!

  17. Bom dia, Eduardo. De fato, quando é clássico é diferente. Até o coelhinho cresce quando joga contra o Galo e contra o pequeno time azul. Por isso mesmo qualquer resultado é normal. Menos goleada para um dos lados. Mas, depois que o aprendiz de presidente arrebentou com o Galo, vitória é o que eu menos espero do Galo seja qual adversário for. O mínimo que eu espero do aprendiz de presidente é que tenha a hombridade para se dirigir aos torcedores atleticanos e se desculpar, dizendo que o Galo merece um grande presidente à altura do time, e não arremedo de presidente que ele foi. Mas, isso não vai acontecer, pois ele é arrogante demais. Foi a arrogância dele que arrebentou com nosso Galo. E, para o próximo ano, outro igualzinho, da situação, virá e irá fazer as mesmas coisas. Mas, meu desejo hoje é que o Galo ganhe, ou pelo menos empate. Mas desejo é só desejo. Infelizmente desejo não anda de mãos dadas com a realidade.

  18. Concordo plenamente de que a “emoção é apenas por ser clássico”. Podendo, aliás, o Galo ser vitorioso, embora com um time esfarrapado, que, para mim, não significará muita coisa, a não ser para um descanso com relação à gozação diária destes cruzeirenses que pensam ser um Barcelona… Contudo, volto a repetir: se perdermos não será nada injusto, muito pelo contrário, uma vez que NÃO TEMOS TIME E MUITO MENOS DIREÇÃO COMPETENTE, E NEM VAMOS TER, enquanto este GRUPO estiver no comando do clube.

  19. Bom dia MASSA! Bom dia Eduardo! Hoje está sendo uma manhã atípica, em dia de clássico. Levantei minha bandeira, mas não consigo sentir aquela alegria e expectativa para aguardar a hora do jogo. Vesti meu manto. Já coloquei o nosso hino, como faço diariamente pra manter viva a paixão, e na tentativa de que o meu papagaio aprenda a entoar a canção mais linda do mundo. Nada me empolgou. Nem mesmo os meus versos no quadro da parede. “Com a alegria embalada por tantas glórias, carrego no peito um amor sem igual/Pelas suas estampas impressas no sangue, dentre palcos verdes da sua história/E nesse peito onde o amor, vive alheio às derrotas/Palpita aguerrido um coração alvinegro”. Meu amor pelo Galo está acima dos resultados, mas não dessa palhaçada que se instaurou no time. Acho que não vamos cair, mas a frustração é grande demais. Repito que não enxergo essa como nossa pior temporada. Mas é sim a nossa maior frustração. Pelas expectativas…

  20. bom dia Eduardo e massa,falou tudo classico e classico,que pelo menos estes peladeiros tenha raça neste jogo,sou galo e acredito na nossa vitoria calando as marias no mariao,para podemos sair mais rápido da degola que esta cada vez mais perto,reage galo,vai galooooooooooooooooooooooooooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *