Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca dos pontos perdidos

Sem poder mais vacilar, o time Atleticano entra em campo hoje para enfrentar o América – na condição de visitante -, necessitando vencer e pontuar na busca de vaga direta para a Libertadores de 2023. De candidato aos títulos, depois da péssima passagem de um treinador argentino e a volta do vitorioso Cuca – ainda sem o sucesso que a Massa reconhece – o Galo corre sérios riscos de fechar uma de suas piores temporadas de todos os tempos.

O resultado da partida de hoje, não basta vencer pois tem também de convencer, irá balizar a fé e confiança do Atleticano para o restante desse fatídico 2022.Parece que as conquistas do Mineiro e daquela Supercopa da cbf/tv, ao contrário do que poderia ser esperado, fizeram mal ao desempenho do time nas outras competições. O resultado foram as eliminações bisonhas nas Copas do Brasil e Libertadores.

Paralelo a isso, um desempenho irregular no Brasileiro, atirou o time – quando da troca do treinador – da terceira (com a mesma pontuação do segundo) colocação para a sétima. Hoje, nem vaga na pré-Libertadores estaria assegurado. Sabemos, entretanto, que o Brasil poderá elevar para mais vagas, dependendo dos campeões da própria Libertadores e da Sul-americana. E ainda o vencedor da Copa do Brasil pode aumentar – ainda mais – as vagas pelo Brasileiro.

Se podem chegar a nove, fato é que não se passa de seis no BR, pelo regulamento. Duro fazer essas contar, uma vez que esperávamos um time brigando pelas duas Copas e pelo título nacional. O elenco, ao que parecia ser mais forte que do ano anterior, comprovou o contrário dessa afirmação. Eu mesmo, aqui neste nosso cantinho, manifestei que as trocas – saídas e chegadas – sinalizavam sensível melhora na qualidade dos jogadores à disposição do treinador.

Errei, como errou também a diretoria de futebol, ao trazer Godín, Fábio Gomes e até Ademir para os lugares de Alonso, eventual ausência do Hulk, e Savarino. Nem vou entrar nas ausências e perda de qualidade com as transferências de Alan Franco – que era pouco utilizado – e Dylan Borrero. Nathan e Hyoran, que estão bem no Rio de Janeiro e interior de São Paulo. Eram opções de banco, que quando acionados, entravam e resolviam jogos aparentemente perdidos. Enfim…Turco por Cuca foi difícil, mas o segundo fez o que fez e nos ferrou a temporada.

Olhando pra frente, sonhando com o futuro, enxergo o 2023 – com a nossa casa própria lotada e num barulho ensurdecedor – o Galo disputando de novo as primeiras colocações em todas as competições. A Arena, que visitei recentemente, será um diferencial e a acústica – pelo que estou informado – vai fazer outros tremerem. Não só a nova gangorra mineira, que está com um pé na série A, mas outros de Minas, do Brasil, das Américas e do mundo vão sentir o clima no bairro Califórnia.

Pois bem, para esse meu e nosso sonho (que enxergo logo ali) ser realidade, é fundamental a garantia da vaga direta na Copa Libertadores da América. O Galo hoje, lá no Horto de boas lembranças sob o comando do mesmo Cuca, terá de entrar em campo diferente de tudo que vimos até o momento. Vencer, vencer, vencer … sempre foi o nosso ideal. E neste momento é fundamental. O Torcedor, ao que estamos acompanhando – presença no estádio e mesmo nas redes sociais – tem feito sua parte. Tá na hora do elenco dar resposta. Até logo mais!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

28 thoughts to “Em busca dos pontos perdidos”

  1. A COISA TÁ FEIA…….
    ISSO É REFLEXO DESSA DIRETORIA , QUE SÓ FALA EM VENDER , VENDER , VENDER , QUEREM VENDER ATÉ A ALMA DO CLUBE.
    ACABARAM COM O NOSSO GALO , E AGORA QUEREM ENTERRAR O CAIXÃO…..

  2. Quando criança meu pai me colocava pra catar feijão , que naqueles tempos significava apartar do feijão bom os grãos chochos e carunchados. O futebol do galo é um jogo CHOCHO , CARUNCHADO, tristemente!

  3. Esse time treina?
    Esse time tem treinador?
    O Pavon foi o responsável indireto pelo primeiro gol do Galo, pelo menos isso. Já o Ademir, o que fez? Aí o burro tira o Pavon e deixa o Ademir. Podia ter deslocado o argentino pra direita na entrada do Keno, mas…é só um burro.
    Fota Cuca enquanto é tempo.
    Fora Caetano!!!!

  4. “Péssima passagem do treinador argentino”. Concordo. Mas a volta de um outro que já abandonou o barco duas vezes e hoje apresenta resultados piores e futebol tão pífio quanto, senão pior, não é alento. Por mais que tenha ganhado títulos no passado. Falta planejamento e visão futebolística, que está em segundo plano, para privilegiar a parte econômica. E não parece ser para a saúde financeira do clube. Só lucro mesmo. Pra mim, decepcionante. Quanto ao jogo, é devolver a derrota pro kuei. Nesse time, tinham que ser 6 pts.

  5. BOM DIA A TODOS.
    HOJE , NADA SERÁ TOLERADO , SÓ A VITÓRIA.
    O PRINCIPAL PROBLEMA DO GALO HOJE , É O BURACO EM QUE ESSA DIRETORIA CAVOU PARA JOGAR O GALO……
    ESTÃO ENFIANDO NA TORCIDA A IDÉIA QUE A TAL “”S.A.F.”” SERIA A SALVAÇÃO DO GALO. É MAIS UMA GRANDE MENTIRA.
    ESSA TAL DE S.A.F. SERÁ PRATICAMENTE O FIM DO NOSSO GLORIOSO C.A.M.
    ESSA DIRETORIA , ENTÃO , SERÁ LEMBRADA COMO AQUELA QUE ACABOU COM O NOSSO GALO.

    1. Calma amigo, eu acompanho o Galo desde 1965 quando meus pais me levavam ao Mineirão prá tomar surra do cruzeiro. O que aconteceu foi apenas um desvio de rota depois de 2021 fantástico. Seja otimista, não podemos fazer nada, só torcer, tá parecendo um colega dos comentários que só detona.

  6. Bom dia! Envergonhado perante amigos torcedores rivais,….. envergonhado e constrangido! Mantenho minha conduta como torcedor,….se a escalação vier novamente com um jogador a menos, desligo a TV e som na caixa para os graves do AC/DC Live Monumental Nunez, River Plate,….. não tenho mais estômago pra ver este parasita argentino (paraguaio) em campo. O mascarado e atualmente fraquíssimo Arana está indo para o mesmo caminho,…

  7. Os gestores de futebol são iguais aos gestores públicos. Nada entendem de suas atribuições. Zero à esquerda. Podem ser burros (e a maioria é!), mas se se cercarem de bons administradores, o estrago pode ser menor. Não é o caso do GALO. Ali, nada funciona.

  8. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 24/38 – América (fora) – Tomara que este clássico seja um divisor de águas. Que os pés dos atletas estejam calibrados e a pontaria certeira.

    Estamos precisando de alegria, pra afastar o desânimo e as decepções deste ano.

    Nossos pontos perdidos: 18 (casa) e 16 (fora), num total de 69/114 pontos disputados.

    Bora ganhar fora, Gaalôô e pegar o elevador de subida nesta tabela?

  9. “Em busca dos pontos perdidos”
    Antes de tudo tem-se de saber qual GALO vai entrar CAMpo. Um time em que se percebe que a diretoria num mea culpa se propôs a dividir a fatia do insucesso com o time, num,”tamú junto e vamos por mais”, ou, um GALO em que a diretoria escolhe um para boi de piranha e joga nas costas dele toda a incompetência_dela,a diretoria. Registre-se!_ que demonstrou ter até o presente momento.
    Saudações Atleticanas

    1. Bom dia xará e amigalos! Fazer gol e principalmente não tomar. Esse é o dilema atual. Ainda estou olhando para parte de baixo da tabela. Faltam 10 ou 11 pontos…..

  10. Bom dia!
    Não sou projetista, não quero fazer contas e devo confessar que estou bem desanimado. Parei até de acompanhar youtubers que falam do Galo. Não confio na diretoria atual, e nas passadas, que enfiaram o Galo nessa dívida monstruosa, espero que um dia haja justiça nesse país e que esses bandidos sejam presos e apodreçam na cadeia. Continuo irritado com esses jogadores que perderam a ‘memória tática ”
    Mas …vou estar concentrado pra assistir o meu time jogar e espero que jogue, vença e convença.
    #KalilNuncaMais

    1. Torcida ingrata, sem memória, é por isso que o Atlético está nessa situação, é de torcedor como você que apoia Ricardo Guimarães, Menin, Sérgio Coelho, todos que jogaram o Atlético na segunda divisão e estão agora enterrando o clube numa crise financeira impagável, e pelo menos ter a gratidão do presidente que te deu a maior conquista do clube a libertadores e te deu a oportunidade de ver um jogador com Ronaldinho Gaúcho, parabéns Roberto, você realmente representa o esgoto em que o Atlético se transformou.

      1. Lamento, Bruno Barros, que o blogueiro não tenha publicado a minha outra resposta à altura da sua imbecilidade. Logo ele que tem demonstrado isenção e democracia.

  11. A entrevista de vargas, no meio da semana , foi um desplante , ficou escancarado a falta de competencia deste blindado diretor rodrigo caetano, pessimo dos pessimos. O jogador, contratado por uma fabula de dinheiro , um milhao mensais, em dia, pasmem, disse estar acomodado , razao de suas pifias apresentacoes. Falou sim, pra todo mundo ver, expos, a ceu aberto a falta de cpomando, o descaso, a incompetencisa que assolou o galo neste ano desastroso. Adiretoria , tardiamente, depois que a casa caiu, como sempre, sempre no improviso, o multou novamente , afastou do jogo de hoje. Sem quere, este inutil que ganha os tubos no clube e nao devolve nada, prestou um servico asa torcida, ficou exposta a falta de comando , de respeito a torcida , orquestrado por este diretor, pelo presidente atuante de 2021 , Coelho e pelos mecenas, sumidos com o barco a deriva . Todos , arrebentaram mnosso galo neste ano , mas minha raiva especial , este diretor , que , com o time ,degringolando , ia as midias garantir o turco , afrontando a torcida, maldito.

  12. Bom dia Massa e Guru

    Mais do que pelas vitórias e claro, classificação na próxima liberta, torço mais pelo fim deste desastroso ano, para que possamos colocar a casa em ordem.
    E a necessidade é grande, principalmente depois de ouvir a entrevista deste nefasto jogador chileno, que em uma entrevista, teve a nítida intenção de afastar a pressão que pairou sobre ele após a visita da organizada, sutilmente quis posar de vítima.
    Aqui abro um parêntese, porque ainda teve gente contrária a ida da torcida à porta da cidade do Galo, falando que eram inclusive vagabundos em busca de confusão. ok cada um tem sua opinião.
    Para mim a organizada foi exercer o seu direto e se teve tempo e disponibilidade pra isto, é de foro individual de cada um.
    Só estranho ninguém nunca ter criticado esta mesma organizada quando e foi ela ia a cidade do Galo, fazer ruas de fogo em apoio ao time.
    E o que dizer deles quando, que viajam horas enfrentando estradas.brigas com outras torcidas e até apanham de outras polícias para apoiar presencialmente o time, ao invés de curtir seus confortáveis sofás com gatinhos no colo a acariciar.
    O chileno a quem não menciono mais o nome, disse em alto e bom som, que estava desmotivado e sem foco.
    Canalha, qual melhor motivação do que 800 picanhas por mês pagas em dia? Pior, estava sendo sacana inclusive com seu comandante e com seus colegas de clube.
    Uns dirão que a diretoria errou ao renovar o contrato do cara, mas pergunto, depois de ser um dos protagonistas dos títulos do ano passado, alguém teria coragem de não renovar?
    Como exemplo, hoje há um bando de viúvas de Savarino criticando a torcida por deixá-lo ir embora, com certeza com o chileno aconteceria a mesma coisa.
    A diretoria errou sim, ao não perceber que o buena gente do El Turco só serviu para deixar o ambiente leve, mas que de bola não entendia nada, e justamente por ser buena gente, não fez as cobranças a este e outros jogadores no momento necessário.
    Bom, quanto ao chileno, para não ser radical, vou adotar o chavão,” todo mundo erra”.
    E sobre o movimento da organizada só tenho a me solidarizar. Quem sabe um dia os torcedores dos sofás confortáveis e gatinhos no colo, abriram mão de sua conveniência e vão para as cadeiras do Mineirão se juntar aos vagabundos em apoio ao clube, mesmo nos maus momentos? Serão muito bem vindos.
    Desculpe pelo desabafo Guru! Mas se tem vítima aqui nesta história é a torcida!

  13. Fracasso total para um elenco milionário passar em branco este ano , e se for considerar G 9 melhor falar quem vai ficar de fora da libertadores e mesmo vencendo hoje ainda fica em sétimo lugar.

    1. Meio a zero hoje tá bom,o importante é vencer, jogar bem são outros quinhentos,coisa muito difícil pro Galo desse ano,o Mequinha vive um bom momento, muito bem treinado pelo subestimado Vagner Mancini,mas olhando nossa folha salarial cinco vezes mais alta,torna-se quase que obrigação uma vitória hoje,obs:a entrevista do Vargas foi de doer ,800 pau por mês jogados fora e ainda vem o Presidente defender um cara desses, tá explicado o porquê da dívida do Galo

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Peço venía para, respeitosamente, discordar em relação a uma das piores temporadas de todos os tempos: comemoramos o tricampeonato mineiro, ganhamos a Supercopa e fomos eliminados da Copa do Brasil e Libertadores por Flamengo e Palmeiras e estamos disputando vaga na Libertadores. Está é de fato uma das piores temporadas de todos os tempos???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *