Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca de respostas convincentes

Com a entrevista marcada, até o amanhecer de hoje ainda não cancelada, o Torcedor aguarda – com justificada ansiedade – informações, explicações, novidades e enfim algo que acomode nossos corações. Tomara que seja entrevista ao melhor estilo dos bons tempos do jornalismo. Nada de pergunta direcionada e/ou selecionada para agradar o entrevistado e sim mostrar ao público alvo – Atleticano – a real situação e perspectivas de futuro.

Disse “ainda não cancelada”, pois recentemente criou-se uma grande expectativa de uma coletiva que acabou sendo desmarcada. E o Torcedor ficou no vácuo e ainda mais desconfiado. Essa anunciada para a manhã deste sábado, será com o sócio da saf que – ao que consta – é o gestor desse investimento no time do nosso coração. Que venham boas novas e seja dado aos seletos convidados para essa resenha chance de perguntas pertinentes ao momento.

Menciono perguntas pertinentes, já que temos muitas especulações e nada de confirmação ou desmentido, deixando a Massa à deriva. Ontem, aqui neste cantinho democrático, tivemos a oportunidade de ler e entender parte das dúvidas do Atleticano em relação ao time, ao futuro e o que pretendem os donos da saf. Ao Torcedor, onde me situo, o que passou a me interessar é tão somente relacionado ao time. Bom elenco em busca de vitórias e títulos.

Para a maioria a saúde financeira anda preocupando, com razão, mas sem ironia e aceitando a tese de que a dívida é da saf e não da associação, quero é elenco qualificado aos meus sonhos e desejos. Vou trazer algumas que pudemos ler aqui ontem, acompanhando e aguardando se os colegas que tiveram o privilégio de participar tenham oportunidade de esclarecer todas essas nuances. Fato é que estão incomodando e até esvaziando a presença do Atleticano nas arquibancadas.

Afinal se a dívida é da saf e foi dito que seria quitada até 2026, qual a razão de pular de 1 para 1,4bi – existe quem afirme que é de 2bi – e porque isso impede contratar reforços para o elenco que é curto e desequilibrado? Peter Grieve quis e acabou sendo afastado dessa intenção, por ter mencionado buscar fundos de investimentos para alavancar o projeto Galo. Agora os donos procuram parceiros na mesma modalidade? Em síntese o que a Massa quer saber. Até quando vamos ficar só dando voto de confiança? E os resultados efetivos em campo e nas promessas ao assumirem o Galo? Tá valendo?

Nos últimos dias, por onde passamos, é inevitável as considerações sobre a situação do nosso time. Tanto de Atleticanos quanto e até daquela gente que torce contra. Fato é que pouco foi explicado até o momento. Hoje é o dia de o filho do dono mostrar o que pretendem. Só apareceram nos bons momentos. O que mudou? Não sou do mundo financeiro, tampouco tenho ou já tive interesse no assunto que é dominado pela especulação. Este nicho é dessa gente.

Todos sabemos que o grande boom da Construtora do acionista majoritário do Galo foi no lançamento do “minha casa minha vida”, projeto que não tem – ao que sei – linha de crédito como naquela ocasião. As vinícolas portuguesas são admiráveis, na região do Douro – nordeste de Portugal -, mas a situação de vinhos na Europa está em queda por mudança de hábito e consequente redução de consumo e aumento dos estoques. Empresas de comunicação que formam opinião e também visam lucros dependem de audiência. Banco é ainda o grande negócio neste Brasil brasileiro, mas conseguiria equilibrar (to hold-ing),todas as demais incluindo a saf do Galo? Admito que possa ser que as coisas não caminharam como o planejado, mas não é justo que os dez milhões de Atleticanos paguem o Galo. Quero dizer, o pato. Afinal quem inventou estádio? Vamos esperar o final da entrevista. Preferia mesmo era um bom debate.

13 thoughts to “Em busca de respostas convincentes”

  1. Pelo que ouvi aqui sobre a entrevista do rapaz, foi mesmo nada do nada! Estamos lascados, infelizmente. Se um R já pulou do barco e pelo que disse o rapaz, desesperadamente em busca de investidores (leia-se um doido que compre…), tudo indica que maus ventos vêm por aí. Só nos resta “torcer contra o vento” e começar tudo de novo.

  2. O que comentar sobre esta SAF, se, desde o início (ou mesmo antes…), faltou o principal: TRANSPARÊNCIA! Nenhuma perspectiva, pelo menos da minha parte, sobre esta “coletiva”. Será, sem dúvida, mais do mesmo.

  3. “Em busca de respostas convincentes”
    É o q o Atleticano espera,caro Amigo temporão q segundo o Fred Melo ao Prateleira de Cima nº 50 “é única excessão em sua terra Natal q não torce p times cariocas “. Porém ao meu juízo essa chamada para coletiva cheira mais a respingo de lama do que dar satisfação ao Atleticano. Respingo de lama, leia-se aquela representação do pres.do Cuiabá ao BC por conta de 500 mirreis ,enquanto respingava só no CAM ‘tava de boas’, qdº respingou no banco Inter pegou mal p K7 no ‘seio da familia’. Por vergonha? Não! Credibilidade afetada? Ai não pode,credibilidade é tudo. Não como era em tempos atrás qdº um ‘fio de bigode e um aperto de mão ‘ valiam mais do que qqr outra coisa.Vamos aguardar e ver se valeu a pena a Associação virar saf,já q não mudou nada. Será q valeu?!
    Queremos falar de futebol, só queremos o bem do CAM,mas esses 4r’s não deixam,daqui a pouco viram 4C’s se é q já não o são!
    Saudações Atleticanas.

  4. Se o blogueiro acredita até hoje nesse papo que a dívida é da SAF e não da associação, fica dificil ter uma conversa de bom niível.
    Deixa eu te contar o segredo, o futebol é da SAF também. A associação hoje são dois clubes sociais, para jogar peteca, bocha ou tomar sauna. O futebol e a dívida estão na SAF, e a dívida mais do que nunca vai jogar o time no buraco.

    Segundo ponto, é preciso colocar em dúvida o time do coração do garotão mimado criado a ovomaltine Rafael Menin. A forma como ele se derretia pelo rubro-negro em posts antigos do Twitter me levantam muitas dúvidas. Mentiroso e inescrupuloso eu nao tenho dúvida que ele é, mas o time que ele torce…

  5. Bom dia à todos! Na minha modesta opinião, nesta entrevista não havera nada que vai ser do agrado da massa. Conforme dito pelo Eduardo, o bom mesmo seria um debate com todos os veículos de comunicação e pessoas de interesse no assunto. Mas essa não tem preparo suficiente para tal situação, o que eles vão fazer, deve ser a leitura de um texto escrito pela acessoria de comunicação do clube (empresa). O negocio que esses caras fizeram com a compra do galo, em nada se compara. Pelo valor pago e como foi feito o tal negocio, até eu se tivesse o cacife que eles tem, teria entrado de cabeça. Construíram um estadio sem necessidade, pois o Mineirão sempre foi a casa do futebol mineiro. Ainda conseguiram fatiar parte do empreendimento com a torcida, com a venda de cadeiras e camarotes. Enfim, aquele galo de verdade acabou, agora é empresa, mas a massa ainda não acordou. Abraços,

  6. Salve Massa e Guru

    As perguntas ao Gepeto Junior hoje, deveria ser feita pelo torcedor atleticano comum, que com certeza iria na canela do entrevistado, mas como isto não é possível, espero sinceramente que entre os entrevistadores tenha gente do calibre de Igor Tep, Eduardo Guerra e Betinho, que não tem medo de perguntar e se tornaram meio que desafetos do clube pelas críticas.
    Se as perguntas forem do canal institucional ou da rádio palanque, com certeza a passação de pano e a blindagem será grande e perderemos a oportunidade de enquadrar os caras.
    E não me venham com esta de que, a dívida é dos donos, pois nos meio de comunicação não é o CPF deles que aparece como devedor e sim o nosso amado escudo.
    Como comentei ontem, se tem algo de positivo nesta entrevista, é o fato de não ter de ouvir o CEO baba ovo, tão odiado pela massa quanto seu chefe.
    Mas se eu tivesse lá, faria uma única pergunta:
    Porque vcs não VTNC?

  7. A DÍVIDA DE 2,3 BILHÕES A PAGAR EM 22 ANOS

    Para quitar a dívida estimada em mais de R$ 2,3 bilhões, o CAM deverá levar 22 anos, conforme avaliação independente de especialistas, como “Grafietti”, no chamado RELATÓRIO CONVOCADOS mencionado ontem no GE. Já a SAF diz que a dívida será de 1,3 Bi…

    O quê?!!

    SEIS PERGUNTAS PARA O QUARTO ERRE:

    1. Sobre a Responsabilidade da Dívida e o Fardo sobre o Torcedor:

    Pergunta 1: Como a SAF pode, de forma transparente, garantir ao Torcedor que o sacrifício financeiro para salvar o CAM não virá majoritariamente do bolso dele, mas sim de uma reestruturação interna profunda e da responsabilização por erro de gestão que mergulhou o Atlético, agora, no fundo do poço financeiro?!!

    2. A Contradição da Arena: Sonho Distante?

    Pergunta 2: A SAF não teme que, ao praticar uma política de preços que exclui o Torcedor de menor renda, esteja transformando o maior ativo do Clube em um fator de elitização e afastamento, minando a paixão do Torcedor, que é, no fim, o maior patrimônio do Atlético?!!

    3. Equilíbrio entre Austeridade e Competitividade:

    Pergunta 3: Estamos preparados para um longo período de austeridade, com times mais modestos e ambições esportivas reduzidas, ou a SAF tem um “Plano B” que não dependa de receitas ainda incertas para manter o Atlético competitivo e, ao mesmo tempo, pagar essa dívida gigantesca?!!

    4. A Relação Torcedor-Cliente no Modelo SAF:

    Pergunta 4: O que a SAF oferece como contrapartida real ao Torcedor que se sente tratado apenas como uma fonte de receita, especialmente quando ele compara o esforço financeiro que faz com o tamanho da dívida a não parar de crescer?!!

    5. Transparência nos Gastos Futuros:

    Pergunta 5: O Torcedor pode ter a segurança de que não estamos apenas trocando os gestores, mas sim o método, para que daqui a dois anos não estejamos discutindo uma nova dívida bilionária de 3 a 4 bilhões?!!

    COMENTÁRIO FINAL:

    Não basta a SAF, por seus investidores, dizerem “confiem em nós”. É preciso que a administração empresarial, tão bem sucedida nos seus empreendimentos outros além do futebol, apliquem assertividade nas ações e medidas de gestão e governança na SAF e garantam sustentabilidade e resiliência nos processos de administração da máquina atleticana, aliás, como estará fazendo o Pedrinho BH com a SAF azulina…

    ATLÉTICO x CRUZEIRO:

    A SAF Atleticana Cruzeiro?!!

      1. Domingos Sávio,

        O Renato Salvador será eternamente o Terceiro Erre e o Rafael Menin eternamente o Quarto Erre como você será eternamente Domingos Sávio e atleticano…

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Já está tudo combinado! Não haverá surpresa. Aguardemos….
    Hoje e sempre galo!!!

  9. Bom dia Ávila. Padre Torga sempre alertava seus alunos do Colégio Dom Bosco em Araxá: tolo é o homem que acredita no homem! A turma que vive pendurada nas bolas dos potentes e poderosos, já devem estar com a narrativa afiada: foco na atitude altruísta de dar satisfação para a massa. Na minha percepção será uma entrevista tipo minesaia: mostra as partes mas esconde o principal, ou como disse um ministro da Fazenda.

  10. Bom dia, Atleticanos, como será conduzida essa entrevista? Pela Galo TV (veículo institucional) ou pela Rádio Itatiaia (veículo chapa branca)? Se não houver espaço para que jornalistas realmente independentes e que não tenham o rabo preso façam perguntas (qualquer tolo sabe que não é o caso dos dois veículos citados acima), essa entrevista será pura contracenação, pra enganar idiota, esclarecendo nada. O que queremos saber é qdo vai parar de pipocar notícia de dívidas com outros clubes ou se vai haver realmente investimento relevante. Ou ainda como esses “investidores” “compraram” o Clube na mão grande, numa jogada imoral e surreal. Aguardemos…bom fim de semana para todos. SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading