Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca de consolidar a reação

Diferente de outras ocasiões, encaro o jogo de hoje como uma boa oportunidade de mostrar qual Galo vamos ter até o final da temporada. Sem ansiedade e desespero de vencer. Nada de conformismo, pelo contrário, gostaria de somar três pontos hoje e todos os compromissos que ainda temos pela frente. E mais, que nossos concorrentes percam e quando for confronto direto entre eles que o empate seja o resultado.

Seria o melhor dos mundos. Mas, depois de tanta turbulência – causada por equívocos na diretoria de futebol com contratações de jogadores e até opção por treinadores -, entrei no modo conformismo. Título já descartei faz um bom tempo, só se ocorresse o delírio que disse no parágrafo anterior, restando – portanto – pontuar para sonhar com mais uma Libertadores.

Se vencer hoje, situação que em momentos muito mais instáveis já superamos o Paranaense em sua própria casa, seria a sinalização dessa desejada recuperação. Vitória faz o Galo superar o Furacão na tabela, mas ainda sem assegurar o retorno à zona de classificação. Derrota ou empate, que mantém o adversário na nossa frente, não seria o fim na busca dessa vaga na maior competição da Conmebol.

Depois desse desafio de logo mais, lá em Curitiba, ainda vamos ter 16 jogos. Serão 48 pontos em disputa. Dessas partidas, nove delas serão com mando do Galo, incluindo um dos clássicos mineiros. Portanto sete como visitantes, sendo que – da mesma forma – o jogo com o América. Vale dizer, após o Paranaense, vamos jogar dez vezes em Belo Horizonte e apenas em seis partidas fora da Cidade do Galo.

Serão com Internacional, Palmeiras, Bragantino, Corinthians, Flamídia e Bahia. Aqui em BH com os dois times mineiros, sendo que com o coelho somos visitantes e o outro será no Estádio do Galo. Além deles, vamos receber o Botafogo, Cuiabá, Coritiba, FluC, Fortaleza, Goiás, Grêmio e São Paulo. Sem medo de ser feliz, acho muito viável assegurar vaga para a Libertadores. É o que nos resta. Fora disso, título é praticamente impossível e ficar fora da competição sul americana é pesadelo. A Massa será importantíssima nessa construção.

Portanto, independente do resultado de hoje, que envio daqui boas energias a todo o elenco pelos três pontos, ainda vamos ter muito tempo pela frente para consolidar esse desejo dos Atleticanos.  Fiz todas essas longas considerações para evidenciar que será importante, determinante mesmo, aos Torcedores que querem o melhor para o Galo, abraçar o time em busca da classificação. Em nada vamos contribuir com muro de lamentações e ataques ao elenco, comissão técnica e diretoria. Mais ainda quando a motivação é questão política interna.

Concitando ao Atleticano a seguir em apoio, aproveito para – evidentemente -convocar o elenco todo a lutar, lutar, lutar. Desde os mais comprometidos até aqueles acomodados. Do goleiro ao ponta esquerda (era assim a formação em tempos passados) até no banco de reservas – notadamente aqueles que serão utilizados – precisam incorporar o brio e o jeito Atleticano de ser. A Massa sabe avaliar e valorizar, mesmo em momentos difíceis (como a perda do título de 77 e o rebaixamento), aplaudindo e cantando o hino em reconhecimento ao brio dos jogadores. Outras torcidas menores, sabemos, quebra estádio alugado numa situação dessa natureza. O Atleticano é diferente. Não tem comparação.

Era essa a mensagem pretendida pelo blogueiro neste momento que estamos vivendo. Foi uma semana leve e saudável, depois da bela vitória sobre o Santos, combinada com a inauguração da nossa casa própria e até mesmo o título – via fax – como outros que a cbf homologou em outro momento e numa barganha por interesses estranhos à moralidade e aos bons costumes.

Dito isso, que venha o Paranaense. Se temos os seis desfalques, que tiraram os defensores Rabello e Lemos (minha dupla preferida) e os meio-campistas Bataglia, Allan Franco, Zaracho e Hyoran – por contusão ou suspensão – o adversário também convive lá com seus similares problemas. O bom goleiro Bento, o lateral Kauê e o meia Canobbio estão fora da partida. Esse Bento, em jogos com o Galo nessa mesma temporada, fechou a meta adversária. O problema é que o time do Paranaense sempre prima por revelar grandes goleiros. Neto, Weverton e Santos são exemplos. Hoje será outro jovem, Leo Link, que está na equipe desde o sub15 e passou por todas as categorias de base. Mas, caro Link, tremei-vos, pois, aqui é Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

28 thoughts to “Em busca de consolidar a reação”

  1. Então quer dizer que eu não posso ficar feliz porque o Galo é tri campeão brasileiro? Tem fiscal aqui até pra isso? Ahhh…vai se Coudet, otário!

    1. Valente atrás do teclado, um covarde na vida real. Já lhe disse e repito, EU GARANTO que frente a frente vc se borraria todo. Torcedor de sofá, bobo e frouxo.

  2. MAIS UM EMPATE NA CONTA DO MÃO DE ALFACE………
    FALHOU , NÃO SEGUROU A BOLA E DEU O REBOTE………
    QUANTOS PONTOS JÁ PERDEMOS POR CONTA DESSE BRAÇO DE JACARÉ…….
    NÃO É POSSÍVEL QUE MATEUS MENDES NÃO SEJA MELHOR QUE ESSE AMARELÃO………

    1. Matheus Mendes é melhor mesmo, porém hoje, se não fosse o Everson, teríamos tomado a vieada! Ele fez no mínimo 3 defesas arrojadas e aue garantiram o empate. O engraçado é colocar toda a culpa no goleiro, tendo o insubstituível e fraco Jemerson na zaga….

  3. O Hulk provocou o terceiro cartão amarelo porque não queria jogar contra o bostafogo, não queria jogar na Arena com o apoio maciço da torcida ou é porque É BURRO MESMO?

    1. HULK VIVE ENCHENDO O SACO DOS JUÍZES , ESSA É A VERDADE ……… TODOS OS CARTÕES DELE É POR RECLAMAÇÃO……… TÁ NA HORA DE SER MULTADO….

  4. O time começou até bem mas com esses intocáveis Edenilson (o bosta do treinador tira todo mundo menos esse estrume) e Patrick, não dá.

  5. E já que to puto pra caraio, vou falar a real, campeonato brasileiro existe desde 1971. Sempre critiquei os reconhecimentos anteriores, politicagem pura, e seguirei criticando. Não vou mudar minha opinião porque agora o favorecido é o Galo. O erro a favor do outro, não legitima o erro ao meu favor. E o título de campeão dos campeões nao precisa de nenhuma chancela de cbf, ele já é histórico por si só. Pelo contexto daquela época, por ter sido o primeiro torneio nacional, por ter sido o Galo campeão, ele é maior ou igual a qualquer título brasileiro. Acho inclusive, que o reconhecimento da cbf, diminui nossa conquista. E antes que alguém me chame de maria ou qualquer outra coisa, digo que não to nem aí, sou Galo, bicampeão brasileiro, bi da copa do brasil, bi da conmebol, campeão da libertadores, campeão dos campeões, campeão do gelo, campeão da série B, e sigo achando exdrúxula qualquer politicagem e decisão equivocada da grotesca cbf, seja o favorecido o palmeiras, o cruzeiro ou o Galo. Odeio o framengo, mais até que o cruzeiro, eles tem títulos nacionais (80, inclusive) “conquistado “ de forma duvidosa, mas, eles são os legítimos campeões de 87. Sou Galo acima de tudo, mas o certo é o certo. Até porque ser Galo sempre foi estar do lado certo. Continuemos assim, independente de qualquer coisa. Fora Aguirre, (Roger, Turco, Coudet). Fora Felipão, ruim pra caraio! Ps: eu traria o “manso”, campeão de tudo, que deixou o clube no mundial (13) e ao fim de 21, depois de ganhar geral. Mas tem quem prefira o Procópio, que seria a antítese do manso, mesmo depois de 80 (e o Alves?), e da brochada pro rosario (95). Ou o Tele, que largou depois de perder pro Criciúma no Mineirão em 88 (eu tava lá, gol do Adilson Heleno, lembram?) indo e levando o Sergio Araújo pro framengo. GALO SEMPRE!

    1. Pelo menos ganhamos um “reforço”: Jemerson está fora do próximo jogo, suspenso. Aí o Mister Magoo, o 7 x 1. vai ser obrigado a escalar um menos pior na zaga…..

  6. Olá amigos da bola!

    TODOS PERCEBERAM O QUE FOI O JOGO?

    NO PRIMEIRO TEMPO, TENHO A IMPRESSÃO QUE OS JOGADORES DO GALO, PEDIRAM, CONVENCERAM O TREINEIRO FELIPÃO, DE QUE ERA MELHOR JOGAR DE FORMA OFENSIVA, ASSIM FOI, E O GALO VENCEU FÁCIL E BEM POR UM A ZERO.

    SE CONTINUA ASSIM, VENCERIA O JOGO.

    O SEGUNDO TEMPO FOI DO COVARDE, DO MEDROSO FELIPÃO!….

    O SUJEITO RECUOU O TIME, BAIXOU AS LINHAS, ORDENOU, PROIBIU A TURMA DE SUBIR, FICAMOS SOMENTE ATRÁS, LEVANDO SUFOCO E NA BASE DO CHUTÃO. SÓ NÃO LEVOU A VIRADA POR CAUSA DA EXPULSÃO DO ATLETA DO XARÁ PARANAENSE.

    DETALHE! PERCEBI O HULK RETORNANDO PARA SEGUNDO TEMPO RECLAMANDO ALGO COM O OTÁVIO, PENSO QUE DE REPENTE, O HULK ESTAVA RECLAMANDO PELO FATO DO TREINEIRO FELIPÃO, PEDIR A TURMA PARA VOLTAR PARA O SEGUNDO TEMPO DE FORMA COVARDE. COM LINHAS BAIXAS, COM O TIME PROIBIDO DE SUBIR, PROIBIDO DE JOGAR BOLA.

    O ENTREGADOR DE PONTOS ENTREGOU DE NOVO!

  7. Prezados, com todo respeito a quem tá feliz com vitória sobre o horroroso time do santos, ou com inauguração do campo do Galo, ou com eventual vaga na libertadores (mesmo que hj seja mais difícil não classificar do que classificar pra o torneio da conmebol), ou com título via fax (mesmo que tenhamos, com muita razão, criticado todos que foram contemplados, anteriormente, com essa mesma canetada), mas eu não consigo ficar feliz com esse time muito, muito mal treinado, com esse elenco, meia boca, supervalorizado, com torcedor esculhambando Felipão porque escala o Edenilson, mas sem esculhambar quem contratou o Felipão. Hj, o estagiário que comanda o paraguaiense botou nosso treinador no bolso! Mais uma vez, vimos o Galo apático, encurralado, substituiçoes inócuas e ridículas. Mais uma vez, com todo respeito aos companheiros Atleticanos, a tolerância com Felipão é muito maior do que a que tivemos com Coudet, com Turco e com outros treinadores. Felipão faz trabalho absurdamente pior que o do Coudet, e não recebe nem metade das críticas. O Galo hj, é pior, joga pior, tem desempenho muito pior. Tem tbm, resultados muito piores. Tem gente que culpa o Caetano pelas merdas. Pode e deve ser criticado, mas ele foi o único contrário à contratação do Felipão. Como é subordinado, engoliu decisão superior. E os torcedores que acharam boa a troca de treinador? E Os bobos da organizada que foram na porta do ct dizer que o Coudet não era bem vindo? Ta na hora de a torcida parar de enaltecer Atleticanidade. Atleticanidade sem inteligência é isso aí que temos visto. O Galo errou ao trocar de treinador. Errou em 2023, errou ano passado, errou qdo trocou roger pelo micale. Errou tbm, quem aprovou e quem incentivou esses erros. Ta na hora de todos que foram a favor da troca de treinador, reconhecerem que erraram e tem parte, responsabilidade nessa temporada fraca, abaixo do que queríamos. Todos que gritaram “fora coudet”, atrapalharam. Ou a troca melhorou o time?

    1. Que a contratação de Felipão e a sua permanência é péssima, eu endosso. Agora, o Coudet que vc parece ter saudades tb é outro que nem deveria ter vindo também. Na Libertadores, depois de se classificar na loteria dos pênaltis contra o River Plate, pegou um time fraquíssimo nas quartas e duvido de que elimine o Fluminense! No Brasileirão, Coudet já empatou com o Felipão 7 x 1 e hj alcançou seu décimo jogo sem vitória no Brasileiro, com um elenco menos fraco do que o do Galo. Sério mesmo que vc o queria aqui?

  8. Olá amigos da bola!

    NÃO É PRECISO TER BOLA DE CRISTAL……

    O GALO HOJE, TOMARA QUE NÃO!… MAS PELO FATO DE CONHECER ESSE PÉSSIMO TREINEIRO, JÁ DEVE ENTRAR DERROTADO, TANTO NA ESCALAÇÃO, COMO NO ESQUEMA TÁTICO! VAMOS AGUARDAR AS LAMBANÇAS QUE ESSE MEDROSO VAI FAZER.

    DESDE JÁ, FORA FELIPÃO MEDROSO, ENTREGADOR DE PONTOS!…….

  9. Bom dia Ávila e Massa,
    Se entrar com a vontade do último jogo as chances de vencer são boas, se voltar com os afilhados na retranca as chances de perder são certeiras.
    Cheguem o sarrafo no Vitor Roque igual os adversários fazem com nosso super heroi. Não deixem cruzar bolas na nossa área. Felipão retranqueiro, que se faça a lei do ex. Vamos Galo!

  10. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 22/38 – Athletico-PR (fora) – É fato. Felipão vai ser “homenageado” pela torcida. Fez por merecer.

    Numa entrevista, como Diretor, disse que só voltaria a treinador, se recebesse uma proposta fora do Brasil. Não devia ter falado se não tinha certeza.

    Tomara que apesar das vaias certeiras, Felipão consiga mostrar aos nossos craques, o mapa da mina com os atalhos para vencer este adversário direto e respeitável.

    Se deixar a bola chegar com qualidade ao Vitor Roque, perderemos. É marcar de perto.

    Nossos pontos perdidos: 15 (casa) e 18 (fora), num total de 63/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaaloôô!

  11. Hoje é o tempo que praticamente pedi para confirmar, ou não, a posta que fiz no Felipão. Sei o quanto é difícil ganhar do Athlético-PR lá, mas, se perdermos, devo penitenciar-me por ter apoiado a escolha dele como nosso técnico. Isso, prá mim, no entanto, não vai desfazer o histórico indiscutível do Felipão, mesmo com o 7×1 inesquecível. Futebol, como ele mesmo fala, tem essas surpresas e depende, inclusive, de sorte! Agora, convenhamos também: nos 7×1 alguém aqui acha que o timaço da Alemanha era mesmo, ao menos, igual ao do Brasil? Claro que não. Era bem superior! Enfim: VAMOS TORCER, PORQUE QUEM É GALO É ATÉ MORRER!

  12. Bom dia xará e amigalos! GALO tem chances de fazer um bom jogo hoje contra o encardido time do Atelético Paraguaiense. Para que isso ocorra o meio campo tem que estar em plena sintonia com Hulk e Paulinho. Se isso acontecer sairemos de Curitiba com 33 pontos na bagagem. Quem sabe hoje finalmente será a estreia de Edenilson e Pedrinho jogará bem a segunda partida seguida??? BORA MEU GALO DOIDO!!!! BORA HULK!!!

  13. Que noticia excelente do Bento fora. Que goleiro espetacular, diferente deste nosso, com sua reposicao de bola ridicula e sua cera irritante. Acredito que se jogar com vontade como contra o sardinha, ganharemos. Vamos ficar de olho no comprometimento e vontade, tolerancia zero pra falta de gana. Ganhar fora, pelo que nos resta , seria otimo, dependendo das circunstancias , o empate nao seria ruim. Vamos galo

  14. O ATHLETICO PARANAENSE

    O CAP tem 9 vitórias, 6 empates e 6 derrotas em 21 jogos, somando 31 gols marcados e 25 sofridos.

    Está na 7ª colocação e tem 52% de aproveitamento.

    É o 4º melhor mandante (7v 4v 1 d), o 5º melhor ataque e a 7ª melhor defesa.

    Está no G7 sem chances de título, mas segue vivo em busca de classificação para a LA24 com 41% de chances.

    Na rodada passada empatou em casa com o FLU de 2 a 2, na LIGGA ARENA, em jogo que marcou primeiro no início da 1ª etapa, teve um jogador expulso a seguir (Victor Kauê – LE) aos 22 minutos, sofreu a virada no 2ºT e somente veio a empatar no final da partida com Victor Roque (19 gols e 7 assistências).

    O FLU, após a expulsão do jogador do CAP, dominou amplamente a partida e encurralou o Furacão no seu campo defensivo. Teve o FLU 72% da posse de bola, 23 finalizações contra apenas 10 do CAP. O FLU teve 5 grandes chances desperdiçadas contra apenas uma do PARANAENSE e poderia o Tricolor Carioca, que mandou a campo o time reserva, ter saído vencedor da partida que foi pegada e brigada (seis amarelos e um vermelho).

    Time provável do treinador Wesley Carvalho: Léo Linck; Madson, Cacá, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Fernandinho, Vidal e Vitor Bueno (Pablo); Cuello e Vitor Roque.

    Desfalques: Bento, Vinícius Kauê, Canobbio, Pedro Henrique, Fernando e Christian.

    O zagueiro Zé Ivaldo foi afastado do elenco em razão de assinatura de pré-contrato com o CRU. O lateral esquerdo Khellven saiu na última janela para o CSKA de Moscou por 4,5 milhões de euros.

    O CAP está fora da CB e da Liberta e tem apenas o Brasileirão como foco, o que tende a dificultar a partida para o CAM em razão dos bons resultados do Furacão em casa, cujo estádio é sempre muito hostil para os adversários.

    Uma das preocupações da Torcida do Furacão é o time não conseguir classificação para a LA24, já que no próximo ano o Clube completa seu Centenário.

    O jogo tende a ser muito difícil, pelo foco total na vaga para a LA24, e qualquer resultado é possível.

    A partida, às 16h, terá transmissão pela CAZÉ TV, TNT Sports e Rede Furacão.

  15. Bom dia!
    Estou ainda curtindo o FATO de o meu Galão querido ser oficialmente o primeiro CAMPEÃO BRASILEIRO!
    Quanto ao jogo de hoje, prefiro não dar pitaco na escalação. Primeiro é que o time estará bem desfalcado e depois porque no último jogo, quando o “turrão” Felipão escalou o contestadissimo Pedrinho e o cara simplesmente foi o melhor em campo, então que o senhor Scolari escolha os que ele achar melhor.

  16. Salve Massa e Guru

    Top a postagem de hoje nobre escriba, porém com uma ressalva:
    A cobrança que a torcida faz e vem fazendo ao elenco, comissão técnica e diretoria, são necessárias e ocorrem em qualquer time que se preze. E digo mais, em outros times a cobrança é bem mais pesada.
    É efeito cascata. A torcida cobra do jogador pelo menos vontade e responsabilidade, ao técnico o porque escala o jogador indolente e à diretoria porque contratou um técnico omisso.
    Se todos fizerem a sua parte, com certeza só sobrará apoio e espero sinceramente que hoje, se faltar futebol que pelo menos não falte vontade.

  17. Bom dia. Se o time jogar c vontade, acredito. Mas se vier c aqueles passes displicentes e gols perdidos, fica difícil. Hj seria uma boa oportunidade p dar chance, mesmo que por alguma parte do jogo, aos garotos da base. Pq não?

  18. Bom dia Eduardo e massa. Hoje jogo de 6 pontos espero eu que 7×1 ultrapassado e os bois cansados sabem disso. O péssimo diretor do Galo só abre a boca para falar asneiras agora disse ele o péssimo vargas está focado no Galo. Piadas. Espero eu que o 7×1 não entra com o péssimo Edenilson o Rubens deveria ser este jogador mais o 7×1 não gosta de jogadores da base. Aff. Aliás outro ceo da arena menin é outro que só abre a boca para falar asneiras. Aff. Se o Galo quiser sonhar com libertadores temos que ganhar hoje. Vá Galooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *