Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais. Da Libertadores, dia 30 em Buenos Aires, frente ao Botafogo; e hoje, em casa e com a Torcida, contra o flamídia. Como disse ontem, êxtase ou tristeza. Quero evidentemente a primeira, mas se for a outra não será a primeira e tampouco a última vez que vou voltar pra casa dessa maneira. O que não vai alterar, reafirmo, é que permanecerei Atleticano.

Estou confiante, mesmo consciente da enorme dificuldade, mas tudo é possível. Já vencemos partidas memoráveis por três, quatro, cinco e até seis gols. Igualmente já formos derrotados. Não fosse assim, o futebol e a magia de ser Atleticano, seria muito previsível. Meu estado de espírito, via de regra, é de otimismo e total apoio ao meu (nosso) time do coração. Não rasgo mais nada do Galo e nem mesmo faço doação de camisas quando estou P da vida. Tudo passa!

Só espero duas situações no jogo de hoje. A primeira nossa, que o time entre ligado sem afobação desde o início, jogando em casa diferente da partida no Maracanã. A outra é que o dono do apito, Raphael Clauss, de quem tenho péssimos registros atue com a isenção que se espera de um árbitro de futebol. Ele, em algumas oportunidades, colocou em dúvida se merecia o destaque que lhe é confiado pela comissão de arbitragem. Que é outra que também me tem total desapreço. E é de tempos, não recente esse pé atrás. Domingo passado, até o outro que assina Rafael Klein, fez mais do mesmo. Pênalti ignorado ao final do jogo.

Deixando esses sujeitos de lado, o Milito tem de motivar nossos jogadores para a importância dessa decisão. Não por ser o soberbo e protegido da cbf/tv, mas pela relevância da conquista e até a vaga na próxima Libertadores. Afinal, foi ele e o comando do Galo que privilegiaram as Copas em detrimento das vagas pelo Brasileirão. É aquele famoso ditado: quem pariu que o embale. Temos duas grandes chances de conquistas, não vá nos decepcionar. A primeira é hoje, se confirmar, embala até para a seguinte. Imagina, três semanas por conta de usar os jogos do BR como preparação para essa grande final continental.

O treinador argentino tem praticamente todo o elenco à disposição. Quem tá no DM não figura entre os principais jogadores do momento. Sem suspensões e convocações, poderá utilizar a melhor formação dos últimos tempos. Só jogar, na nossa casa e com a presença da Massa, como atuou nos confrontos com o fluminenC e River Plate. Ah! O adversário é outro, dizem alguns que já jogaram a toalha, ora pouco importa. Estamos no nosso território e precisamos impor essa condição.

Não me arrisco em adivinhação. Mas Éverson, Bataglia, Alonso, Arana, Alan Franco, Scarpa, Paulinho e Hulk estão assegurados. Para as outras três vagas temos Saravia, Lyanco, Otávio, Zaracho e com menos chances ainda Bernard, Vargas e Alan Kardec para começar a partida. Seja como for, que entrem em campo com raça, determinação e comprometimento, afinal aqui é o time do “eu acredito”. De viradas épicas e goleadas, inclusive sobre o próprio adversário de hoje. Quem não se lembra dos seis a um (2004) lá em Ipatinga? Entre 2010 e 2020 três vezes quatro a um e duas outras por quatro a zero. Ano passado, até com o melancólico Felipão, três a zero lá no Rio. Reafirmo que eu acredito!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Em busca da primeira de duas decisões”

  1. Rafael Menin, um dos 4 R’s, afirmou em 15/04/23 que será muito difícil, praticamente impossível, o clube ser batido em sua nova casa, a Arena MRV:
    ““Daqui pra frente, certamente, teremos cada vez mais glórias. Ganhar do nosso Galo aqui dentro vai ser praticamente impossível. Esse estádio, essa arena, esse templo, foi pensado com muito carinho, com muito detalhe, para homenagear a torcida e representar a torcida mais apaixonada do Brasil”.

    Depois falam que o cruzeirense é arrogante!

  2. Não entendo esta teimosia do Milito em jogar com 3 zagueiros,o time fica desequilibrado,Lyanco é um jogador posicional,não tem velocidade para ficar subindo e descendo ou ir para a linha de fundo,Saravia faz esta função bem melhor.O Galo precisando vencer e ele coloca 3 zagueiros aff

  3. Nos torcemos e temos um time para disputas a trancos e barrancos. Vergonha fazer estádio que se diz moderno não e não da segurança para crianças, e demais presentes, e não montar um time que nos represente. Agora é hora de parar falar que juiz é contra o galo, só incompetentes que escondem os erros para justificar falhas. Estádio e campo ajudam muito mas com time montado e técnico competente. Destaque para a “educação, gentileza, classe e boas maneiras”, da elegante nova torcida atleticana. Jogar bombas em campo, brigar e agredir o adversário. Vergonha de ser atleticano por causa desses imbecis e saudades do antigo Mineirão e dos seus “Geraldinos”. Esse sim era torcedor, aquilo sim era estádio. O Galo não fez por merecer semana passada e hoje escapou de tomar uma goleada humilhante. E ainda tem o vexame da torcida. Vexame total do GALO dentro das quatro linhas e na organização para a partida, dentro e fora de campo. Vão me chamar de Maria? Sou atleticano desde 1971. Por causa de Dario Maravilha, e depois por causa do Rei Reinaldo.

  4. Obrigado Paulinho! Jogou demais.
    Muiiiiiiiito obrigado Everson, meu frangueiro favorito! Se não fosse você a vergonha seria maior.
    Scarpa não acertou um cruzamento, uma bola alçada, um chute…o Galo contratou o Scarpa errado.

  5. Bom dia MASSA!

    Passando aqui só para dizer que hoje num tem coré-coré, é 9ALO e pronto.

    3 x 0, ou 2 x 0 e 5 x 3 nos pênaltis. Podem escolher o que acharem melhor.

    Mas esse placar só será possível se o time jogar com vontade, raça e organização.

    Gerson não pode nem andar em campo, muito menos por o pé na bola.

    BBOOOORRRAAAAA 9999AAAAALLLLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Muita torcida para o nosso GALO, para a chuva dar um tempo e no embalo do EU ACREDITO!!!

    Que os jogadores façam aquilo que se espera de um time que apostou todas as suas fichas nas Copas.

    OBS.: gramado pesado e escorregadio combina com chutes de fora da área… vai HULK!!!

  7. Bom dia.

    Não há como jogar por do que o jogo no Rio.

    Aqui em casa sempre jogamos melhor contra todos os adversários.

    Confiança em uma vitória.

    Abraço!

  8. Finalmente chegou o dia . Dia de decisào, hoje a onça vai beber água. Não vou falar aqui da estupidez e insanidade de priorizar as copas em detrimento do campeonato brasileiro , onde assistimos a uma verdadeira briga de foice pela luta por uma vaga na libertadores pelos clubes envolvidos, sabedores da importancia daquele torneio continental , e ficar fora do mesmo significa descer de patamar , uma queda de protagonismo violenta , tanto midiatica quanto financeira. Não , não vou falar sobre isto , vou falar sobre a nossa situação de hoje , a disputa pelom titulo da copa do Brasil. Obrigação , sim , em vermos em campo , uma equipe buscando o resultado do primeiro ao ultimo minuto , se desdobrando em tirar a vantagem da equipe carioca , fazendo os gols e nào tomando nenhum. Isto é obrigação sim , pela entrega , pela falta de compromentimento do jogo de ida , quando disputaram aquele jogo como se fosse um jogo comum do campeonato mineiro , sem foco , sem objetivo , sem vontade de vencer. Obrigação , sim , se virem e nos tragam o titulo , para apagar aquele vergonha daquele jogo , onde pisotearam no nosso escudo , nas nossas cores e na nossa torcida.

  9. BOM DIA DE TRICAMPEÃO XARA E AMIGALOS!! VAMO MEU GALÃO QUERIDO ENCHER AS REDES DO FLALIXO DE BOLAS!!!! GALO VAI RESSURGIR DAS CINZAS COMO FÊNIX E CONQUISTAR O TRI!!! PRA ISSO TEM QUE JOGAR PRA FRENTE E JOGADAS DE LINHA DE FUNDO. MEU TIME É EVERSON, LYANCO, BATTAGLIA, ALONSO E ARANA, OTÁVIO, ALAN FRANCO E SCARPA, PAULINHO, HULK E ALISSON. E QUE MILITO FALE NOS OUVIDOS DO MOLEQUE ALISSON: SEJA ABUSADO E OUSADO NOS DRIBLES QUE A GENTE LEVA ESSA TAÇA. VAMOS JUNTOS COM 45 MIL APAIXONADOS!!! VAMOS MEU GALO GANHAR O TRI!!!!

  10. Não sou do grupo do “já ganhamos”. Mas, também sou bastante otimista, não só pelo elenco que temos, com um Hulk dentro de campo, mas porque, observem, que o Flamídia sem o Pedro, não foi mais o mesmo no Brasileirão. Claro que tem bons jogadores, principalmente um Gerson que vem carregando o time deles. Porém, com tudo isso, HOJE será muito difícil vermos OUTRA TORCIDA igual à que veremos na ARENA, Será uma tarde marsvilhosa, sem dúvida alguma, e EU ACREDITO! Que São Pedro nos ajude, não mandando muita chuva! Aqui é GAAALLLLOOOO até morrer!!!

  11. Bom dia, Guru e Amigos Galos! Como sempre acordei com uma certeza em meu pensamento ou seja o Galo levanta à taça hoje. Logo cedo escutei o HINO DO GALO, o hino de clubes mais bonito, -na minha opinião – Aí escutei o samba “BICA GALO!” não tem coisa melhor prá preparar para guerra – no bom sentido – logo mais na nossa Arena. O meu único receio é a chuva, aí a coisa pode desandar…
    Eu confio, GALO! Não nos decepciona a massa. VAMÚUUU GALÔOOOOO!!!

  12. Salve Massa e Guru

    Atitude, esta é a palavra chave hoje se quisermos primeiro vencer e depois fazer o placar que nos dará o título.
    Sinceramente penso que 2 jogadores hoje serão vitais no jogo de hoje. Scarpa que não vem sendo bem utilizado nos últimos jogos e anda apagado e Paulinho, que precisará ser letal e não poderá perder gols como vem fazendo.
    No mais é acreditar, afinal de contas, como disse o filósofo João Guilherme em uma de suas narrações:
    “Não é milagre é Atlético MIneiro…”

  13. Bom dia, prezados Atleticanos

    “Eu acredito” (1×0) e precisamos de outro “Eu acredito” (2×0) para os sofríveis pênaltis. E a Massa irá ao delírio com o 3º gol, que pode levar à 1ª taça na nossa Casa. Fazer 3×0 é possível? Claro que sim.

    Torcedor apaixonado não tem limite. Sabemos das dificuldades e das limitações.

    A SAF, quando pagar nossa astronômica dívida, precisa investir em laterais direitos e zagueiros velozes, seguros e confiáveis. As falhas vistas no Maracanã podem custar o título.

    Milito não reclama da falta de qualidade nestas posições. Mas, ele se vê obrigado a improvisar zagueiro de lateral direita e volante de zagueiro.

    No mais, é confiar na inteligência, força e criatividade de Hulk, nosso super-herói. E também acreditar no talento e capacidade de decidir de Paulinho, Scarpa, Arana e Zaracho.

    Não temos escolha: “é sangue nos olhos” e “faca entre os dentes”. E sem cartões bobos: reclamações, pontapés com os caras de costas, etc. É sangue quente e cérebro frio e calculista.

    Seja CAMpeão e faça a gente feliz na 1ª oportunidade em Casa, Gaalôôôô!

  14. O FLAMENGO:

    O técnico Felipe Luís deve mandar a campo a seguinte equipe:

    Rossi;

    Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro;

    Pulgar, Evertton Araújo e Arrascaeta;

    Gerson…

    Gabigol e BH…

    Desfalques, todos por lesões: Cebolinha, Viña, Pedro, De la Cruz e Carlinhos…

    O FLA tanto pode jogar num 4-3-3, com Gerson avançando como ponta direita, quanto no 4-4-2, com o Gerson de meia para povoar mais o meio-campo, numa postura mais defensiva para segurar o resultado, principalmente no segundo tempo se a partida continuar favorável ao Rubro-negro…

    E qual o perfil de jogo de Felipe Luís no Flamengo?

    Como jogou muito tempo na Europa ele gosta da equipe mais compacta, saída com três zagueiros, com pressão para recuperar a bola, transições rápidas e ataques com vários jogadores para confundir a marcação adversária…

    Quando precisou segurar resultados, como contra o Corinthians na expulsão de “BH”, tirou Gabigol e colocou mais um zagueiro para fazer uma linha defensiva com cinco, em algo que pode se repetir para segurar o resultado…

    Na primeira partida contra o CAM, no Maraca, no 3 a 1, Felipe Luís entrou com três atacantes (Gabigol, Michael e Plata) e mandou o time ao ataque para fazer o resultado já no primeiro jogo…

    E Gerson, o melhor em campo, atuou com muita liberdade, armando o jogo por trás e municiando o ataque, algo que o MILITO deve evitar…

    O certo é que Felipe Luís tem muitas opções com um elenco que permite alterações sem que a equipe perca qualidade e técnica…

    Sobre o novo gramado da AMRV viu-se que a chuva de ontem gerou poças d’água e aí é que tá…

    Para o horário do jogo a previsão é de nublado com sol, tanto melhor para o GALO que é alérgico a chuva…

    Ao GALO só resta o “vencer-vencer e lutar-lutar!!!”…

    A sorte está lançada…

    Hajaaaa, coraçãoooooooo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *