Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É gênio ou tá de sacanagem!

O título foi a mensagem que enviei a quem me cutucou antes do jogo, assim que a escalação foi anunciada pelo Galo.  A grande maioria que me abordava, malhando e detonando forte as escolhas dos nomes e até as improvisações do Milito. Um ou outro, pedindo calma, lembrando essas ousadias que deram certo recente. Inclusive na decisão do estadual. Fato é que ninguém apostava nessa formação. Pois que, Milito nem é gênio e tampouco louco, ele sabe o que faz e tem uma maratona pela frente no comando do nosso time do coração. E terça-feira tem Libertadores, uma das duas outras copas que estamos disputando. Tem time ai que só resta brasileiro e segunda divisão das Américas.

Sobre a escalação. A mais admissível seria Bataglia, preterindo zagueiros de ofício, mas entrar com Fausto Vera e até o garoto Cadu – esse jovem da base que eu deposito muita fé – deixando Zaracho, Bernard e Deyverson no banco, ensejou muita discussão. Teve até, aí não faço coro, gente apostando na derrota por goleada. Exagero demais, parece que tentando fazer uma justificativa prévia a eventuais gozações de não Atleticanos. Não reputo essa versão afoita nem mesmo aos mais pessimistas. Até porque a maioria desses só aparecem depois do caldo derramado.

Foi um grande jogo. Empate incontestavelmente justo. Se tivesse um vencedor, seria justo ao vitorioso – no caso o Galo – e injusto ao perdedor, então ficou de bom tamanho esse zero no placar. Lógico, como todo Atleticano, vou lamentar o gol que o Zaracho tirou e as boas defesas do Cássio. Esse sujeito, como na primeira rodada frente ao seu então Corinthians, também assegurou o empate sem gols. Goleiro mediano sempre cresce contra o Galo. Impressionante!

Se tivemos chances, o adversário também teve seus bons momentos. Começamos a partida em desvantagem e o lado azul com certo controle da partida. Ainda no primeiro tempo já equilibramos e passamos a arriscar. O goleiro tirou milagrosamente um chute certeiro do Scarpa. No intervalo, entendia eu, que Milito voltaria com Deyverson e um entre Bernard e Zaracho nas vagas de Cadu e algum volante. Que nada! Voltou com a mesma formação. E começou o segundo tempo com muito mais vontade que o rival.

Acabou usando o centroavante estreante, que embora ainda longe de seu potencial físico e técnico, no mínimo preocupou mais a zaga do lado de lá. Depois optou pelos outros dois – Bernard e Zaracho -, nos lugares de Paulinho e Franco, que atuou numa função que não é a sua de origem, mais distante da área defensiva. Fausto Vera fez uma boa partida ao lado do Otávio. Ainda tirou Scarpa e colocou Rubens. Creio que alguns substituídos, pelo meu sentimento, foi pensando no compromisso de terça com o San Lorenzo pela Libertadores.

Enfim, foi um grande clássico, onde os dois times até o Claus – embora tenha sido econômico em cartões ao mandante – tiveram boa atuação. Nada a reclamar do juiz, tampouco do resultado. Reitero que vou lembrar por algum tempo no lance que Zaracho evitou o gol do Galo. Lance perfeito de Deyverson – que colocou na cabeça do Saravia – que ajeitou para a conclusão também de cabeça do Bataglia – mas pegou na cabeça no nosso meio campista Zaracho. Haja tantas cabeças. E ainda nas defesas milagrosas do goleiro.

No mais, como gostei da atuação, renovo minha fé e confiança em bom resultado no jogo de ida lá em Buenos Aires. Sua santidade o Papa Francisco que me perdoe, quero que time dele vá dormir com os demais eliminados nessa Copa. Com todo respeito que tenho pela missão papal e pela história de Dom Jorge Mario Bergoglio. Aqui é Gaaalooo! Sempre!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “É gênio ou tá de sacanagem!”

  1. Eu achei o empate justo, mas como Cruzeirense admito que o Atlético foi mais organizado em campo. Como já li de outros comentários aqui, o Milito tem que para de inventar posições para seus jogadores, tem que colocar cada jogador no seu lugar de origem. Olha o que o Scarpa vez no jogo. Mas teve bom. O Seabra coloca o Romero no banco contra o Atlético, aí é muita burrice.

  2. Perfeito. Fechado consigo Eduardo.
    Mesmo pensamento.
    Permita-me acrescentar que o Milito adotou o mesmo esquema do jogo da final do Mineiro deste ano (1×3 e PENTA). A diferença é que o CSA-MG qualificou elenco, por isso não perderam de três.
    Agora um tal de Alê e até o HG estão fazendo uma onda em que muitos entram sem pensar. Milito, a rigor, tem muito pouco tempo no CAM, sendo que pode desconsiderar 1,5 mês por causa dos desfalques em que não teve tempo necessário para consolidar seu esquema na prática, treinando, em vez de videos e conversas. Depois são os mesmos “analistas” que criticam o Galo como máquina de moer técnicos. Haja incoerência!

    1. Caro Rúbio!

      Na minha opinião, esse comentarista HG e o tal do Neto, que nunca foi craque, são horríveis! Impressionante como ainda tem pessoas que conseguem assistir ao programa deles. São mal educados, desrespeitam os participantes da programa e ainda jogam para a galera pare terem audiência.

  3. Perfeito. Fechado consigo Eduardo.
    Mesmo pensamento.
    Permita-me acrescentar que o Milito adotou o mesmo esquema do jogo da final do Mineiro deste ano (1×3 e PENTA). A diferença é que o CSA-MG qualificou elenco e alguma tática, por isso não perderam de três.
    Agora um tal de Alê e até o HG estão fazendo uma onda em que muitos entram sem pensar. Milito, a rigor, tem muito pouco tempo no CAM, sendo que pode desconsiderar 1,5 mês por causa dos desfalques em que não teve tempo necessário para consolidar seu esquema na prática, treinando, em vez de videos e conversas. Depois são os mesmos “analistas” que criticam o Galo como máquina de moer técnicos. Haja incoerência!

  4. Bom dia xará e amigalos! GALO jogou como se vence um mata-mata de Libertadores. Não deu chance ao CSA-MG. Determinação e garra. Quando vi a escalação quase desisti de assistir o jogo. Milito queimou a língua de boa parte da torcida. Inclusive a minha. Bora encarar os argentinos!

  5. Meu Guru, bom dia!
    Empate no campo de adversário no BR é ganhar um ponto. MAS, sei não. Não há como eu admitir o Zaracho fora de nosso time; em qualquer situação. Além do mais, trocar o Paulinho, o qual seria parceiro do Deivisson, não me pareceu legal. O Bernard e meia e não cheqou ainda. Com isso, o Deivisson, EM ESTREIA, ficou isolado; não dá para ser avaliado. É o mesmo que estavamos vendo: o Paulinho sem o Hulk. Deve dar liga: Hulk, Deivisson e Paulinho. Com Zaracho servinodo-os. Ser “treineiro” e torcedor é isso. PRÁ FRENTE GALO!
    Abraços!

  6. Olá amigos da bola!

    Empatamos!!!!

    Não vencemos porque o Milito “não quis”. O cara se acovardou! Mudou o esquema! Se tivesse mantido o mesmo time que enfrentou o CRB, com Zaracho em lugar de Vargas machucado, ou mesmo Deyverson. time com mesma postura, mesma pegada, o Galo teria vencido fácil. Nosso elenco é muito superior ao deles, na Arena, no Mineirão, em qualquer lugar. Milito precisa entender isso.

    Galo entrou marcando baixo, tentando contra-ataques. Prefiro meu Galo marcando alto, intenso, pra cima tempo todo…… Desta forma, ninguém segura….. Eles não iriam aguentar. Seria mais uma vitória fácil.

  7. Considerando o jogo fora de casa contra um time que está bem colocado na tabela, o empate foi até bom resultado.

    Ruim foi ter empatado vários jogos em casa contra times considerados mais fracos.

    O nosso CAM precisa de uma sequência de vitórias no Brasileirão e assim colar no G4.

    Nas Copas vamos com tudo que temos e acreditar no Milito e seus comandados.

  8. Bom dia.

    O time jogou sólido e foi muito bem.

    Terça feira sim, é jogo importante, pois a quantidade de pontos jogados no ralo, me impedem de pensar em almejar alguma coisa nesse brasileiro.

    Enquanto isso, na arena MRV, terminaram a troca do gramado, conforme link abaixo,
    de um YouTuber que acompanha a construção da arena desde o início.

    Não sei se o link ficou legal, mas é só entrar no YouTube e pesquisar edante arena MRV. Lá tem vídeos do que foi feito essa semana no gramado. A quem se interessar.

    Acho eu, muita improvisação.

    https://youtu.be/noFuQyMpjbs?si=Ul4MkWUua7VN_8a9

    Abraço

  9. Bom dia!
    Algumas ponderações:
    Não gostei do Claus, achei que ele foi parcial a favor do csa.
    Fausto Vera, na minha opinião, destoou muito dos demais que entraram como titulares,mas podemos lembrar os primeiros jogos do Tchê tchê, filho do Cuca , que depois de muitos jogos se firmou e foi importante em 2021.
    Bernard ainda não estreou, esperemos…
    Pontos muito positivos:
    Jogamos muito bem,apesar da ausência do nosso principal jogador no estádio do estado de Minas Gerais. ( lembrando que essa instituição não tem estádio próprio)
    Se o Hulk estivesse em campo teríamos ganhado esse partida.
    Bataglia é um baita zagueiro/ volante.
    A ausência física do Vargasbundo foi um baita reforço pra gente.
    Mais uma vez o Pai, o Maior do estado, jogou melhor que o insignificante csa azul.
    Milito tem o elenco nas mãos e sabe o que faz, embora erre como qualquer humano.
    Saudações Atleticanas!!!

  10. Também achei que o GALÃO foi muito bem no jogo de ontem realizado no salão!
    Só não ganhou devido a grande atuação do boca beirada de bacia(repararam que são 3 Bs?).
    Outra coisa, nós atleticanos vivemos reclamando que a “base” não tem chance. Mais chance que esse Cadu tem, é impossível. E o cara mostra que não vai passar disso. Esforçado!!! Mais um foguete molhado da base!!!
    Foi o único erro na escalação do GALO. Se tivéssemos um atacante talvez o resultado seria melhor!

  11. Hoje, os torcedores da raposinha magricela estão comemorando o que teria sido a renda recorde no Mineirão, após a reforma. Claro, só poderia ser contra o Galo, porque, convenhamos, muitos torcedores foram lá pra ver também nossos craques do maior rival deles! E acabaram por ver, em alguns momentos. Imaginem se o Hulk estivesse em campo! Achei o jogo até bom, porque a superioridade, por menor que tenha sido, foi nossa! Agora é Libertadores, para que eles assistam com aquela dorzinha de cotovelo de sempre! Aqui é Galo até morrer!

  12. Não sou técnico. Mas como torcedor o jogo não me agradou. O Galo não tem saída de bola, é só na base do chutão e na primeira oportunidade toca a bola pra trás. O ” falso vera” num vacilo quase apronta. O Bernard até agora está de férias. A presença do Deiverson é uma vergonha para o CAM. Por último mesmo sem ser acionado o fragueiro continua sem saber sair do gol. Não trás confiança nenhuma ao gol.
    Na minha opinião o BR este ano já foi pro saco. Torcendo para que na LA e CB o time consiga alguma coisa. O Milito já está na hora de mostrar melhor desempenho.

  13. Vale pelo resultado na casa do adversário. Muito bom por sinal. Se eles são taxados do melhor futebol do Brasil, então, tb temos.
    Pensar em libertadores agora. Foco total. Qto ao brasileiro teremos que remar igual ao Isaías Queiroz e ser até melhor que ele p chegar em primeiro.
    Missão complicada, mas fico feliz e agradecido se conseguirmos uma das copas.
    Por fim, um Feliz dia dos Pais, aos papais aqui desse canto tão simbólico e importante do nosso Galo.
    Obrigado Eduardo, por dedicar um tempo do seu dia dos pais p nos trazer a esse debate saudável. Receba meu abraço de gratidão.

  14. Salve Massa e Guru

    Ontem o time teve o que faltou nos re4sultados negativos contra o ex rival: vontade e determinação.
    Bom presságio para a batalha na Argentina.
    Milito, que saiu do céu para o inferno, agora está no purgatório com grandes chances de voltar ao céu.
    E penso que temos que reconhecer que com todo elenco disponível o cara vem fazendo o time jogar. O que nos leva a crer que, mais do que nunca, os desfalques fora a razão para o pesadelo que tivemos em junho e julho.
    Fuerza Gabi!

  15. O time foi organizado, o idiota do treinador finalmente entendeu, que não dá pra jogar com 3 zagueiros, e desfez a loucura de deixar o saraiva no banco, pena que precisou ENTERRAR o time no brasileiro pra entender isso. Entrar com o Cadu foi ridículo, clássico não se poupa jamais, vc tem que entrar com o que tem de melhor, o cara tem que no mínimo conhecer a história do time que ele tá treinando. Os caras vem do nada, ganha um salário monstruoso sem nunca ter ganho nada na carreira, e temos que comemorar quando o cara não faz nenhuma cagada. Uma coisa é certa, esse cara não tem tamanho pra treinar um time com esse do galo.

  16. Bom dia, Atleticanos. Jogamos melhor que o adversário. Não vou falar do jogo, mas precisamos parar de classificar algumas escolhas como “improviso”. NÃO SÃO! Battaglia É ZAGUEIRO! Joga muito mais ali. As melhores atuações do Atlético no ano foram com Battaglia jogando de zagueiro. Franco não é volante, é meia! O futebol brasileiro ficou pra trás no momento em que passou a separar volante de armador. Ora bola, todos SÃO MEIO CAMPISTAS! Os melhores são os que conseguem defender e atacar, que jogam de uma intermediária à outra, como todos os grande jogadores modernos. Galo está no caminho certo, mesmo que alguns no auge de suas incapacidades intelectuais de entender o jogo, critiquem nosso ótimo treinador de forma boçal e por motivos que me envergonham de tão burros e estúpidos. Me perdoem o desabafo, mas ando sem paciência com burrice, principalmente se envolve o Galo. E fuck o crucru, o jogo que realmente interessa é terça na argentina. Vamos que vamos. GALO SEMPRE. SAN

    1. Confio demais no Milito. Ele é claro em todas as mudanças que faz e explica a contento em suas entrevistas pós jogo. E como ele disse ontem não foi pelo esquema tático que perdemos jogos, foi por falta de jogadores e as vezes falta de vontade. Analisando a tabela inclusive com o jogo que o Botafogo acaba de perder, o Galo em número de derrotas não tá muito pior que os líderes ou os do G6, o que nos faz ficar atrás na tabela do CB é o número excessivo de empates, mas eu acredito numa arrancada. Vamos Galo.

    2. Parabéns! Muito lúcido. E estamos chegando bem para as decisões das copas; Brasileirão está em aberto e só se resolve em novembro… Vamo, Galo!!!

  17. O Milito provou ontem que sabe mexer o doce, ninguém imaginava aquela escalação que no decorrer do jogo deu muito certo,o Time incorpou, ficou mais tempo com a bola e segurou o ímpeto do adversário,o empate acabou sendo justo , uma pena o Zaracio ter atuado de zagueiro no lance que com certeza seria o gol da vitória, agora descansar e concentrar esforços que terça tem Libertadores,bora Galo

  18. CEC 0 x 0 CAM

    NOTA DOS JOGADORES PELO PÚBLICO-GE:

    4,5 (Cadu);

    7,0 (Everson, Saravia, Otávio e Franco);

    7,5 (Bataglia, Alonso, Vera, Scarpa e Paulinho);

    Sem notas (Rubens, Zaracho, Bernard e Deyverson)…

    ALGUMAS CONSIDERAÇÕES:

    Como assim nota 4,5 para o Cadu?

    Ajuda aí, MASSA!!!

    O garoto foi muito bem na partida que foi difícil e brigada…

    Se em Clássico é muito bom ganhar, também é muito bom não perder, convenhamos, principalmente diante das circunstâncias do time até duas rodadas na temporada (muito mal)…

    Cadu se empenhou, brigou, fez mais um “gol anulado”, marcou a saída da bola do adversário, deu combate, voltou para recompor na marcação, enfim, taticamente jogou muito bem…

    HULK até não fez falta…

    Tivesse eu alguma influência junto à Sua Excelência, a MASSA, eu pediria para elevar a Nota do Cadu para 7,0…

    E de igual forma, daria Nota 7,0 para os “sem nota” (Rubens, Zaracho, Bernard Deyverson)…

    O time, no coletivo, tanto ofensivamente e defensivamente, quanto na criação, rodou muito bem…

    E isso foi muitíssimo importante, eis que, há duas rodadas atrás, já se especulava a queda do MILITO…

    E convenhamos, imaginem se o Atlético, na condição de ASA, tivesse saído da Copa do Brasil para o CRB e ontem perdido para o csa-bh?!!!

    Mamãe me acode!!!

    Hoje estaríamos aqui exigindo a cabeça numa bandeja do professor (pardal)…

    Eu, obviamente, não falo por todos aqui, mas falo por mim que estaria aqui agora fazendo coro no #ForaPardal!!!

    Como passamos muito bem pelo CRB, não perdemos para o csa-bh, e o Time voltou a jogar bem, a tal ponto que calou o Mineirão que ficou mudo, PARABÉNS MILITO e COMPANHIA!!!

    Agora é focar no San Lorenzo na terça-feira e buscar um bom resultado na Argentina e vamos passar…

    Com a volta do bom futebol, e do jogo jogado da rapaziada com aplicação e a velha garra atleticana de volta, a ESPERANÇA VOLTOU…

    EU ACREDITO!!!

  19. Resenha irreparável , Ávila. Intromissão somente para por na lupa a entrega e a garra do Saravia, não sei onde ele arruma tanto gás, desarma e ontem qualificou conexões com o meio ou pelos lados sob pressão do adversário .

  20. Resenha espetacular , receba meus sinceros parabens , voce tem o dom de colocar as palavras e pensamentos que passam na nossa alma atleticana. A começar pelo titulo , a começar pela dualidade de nossa dúvida : genio ou louco, eis a questão. Ousado , na maioria das vezes e finca pé em suas decisões, doa a quem doer. Decisões , muitas vezes equivocadas , diga -se . Respeito isto. Ontem , depois da escalação , eu , simples torcedor metido a treinador , ainda balançando a cabeça, com o pensamento ….inventou de novo, aprontou de novo . fausto vera (sei não , há controversias), otávio (monstro intocável) , alan franco (?) ,na frente do bataglia , foi previdente , cuidadoso e tendo no pensamento terça feira , um jogo de uma importancia gigantesca para nossas ambições . cadu e paulinho , nada aconteceu , mas paulinho não se tira do campo jamais , ainda mais pra colocar este bernard , que ao que parece, veio engordae seu pé de meia aqui no galo, garantir sua gorda aposentadoria aqui no nosso galo , tão generoso , tão acolhedor para os que retornam da Europa sem trazer consigo, seu futebol. Sigamos, então , paulinho não se tira , falem o que quiser , craque, erra muitos gols ,mas efetivo , decididor. deiverson vamos esperar passar sua fase de deslumbramento e esperar que nos ajude. zaracho , otimo jogdor , de beque , sai da frente, zaracho , deixa a bola morrer na casinha, sua ultima morada. Jogo bom, limpo, duas equipes se respeitando , jogo truncado, disputado , mas com uma qualidade : ambas procurando vencer. Como o jogo de terça é de enorme importancia , o jogo contra o cuiabá no fim de semana é importantíssimo também, meio da tabela não é nosso lugar , não conseguimos deslanchar ainda deste péssimo brasileirão 2024 e na nossa frente , um elefante que subiu na arvore, ninguem sabe como , nem eles , e olhando pra baixo ; sabendo que uma hora gravidade atua e o despencamento está próximo. Aguardar. Finalmente sigamos.

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Resultado justo para um clássico de muita transpiração e pouca inspiração!
    Muita correria e pouco futebol. Futebol sem emoções, aliás, esta tem sido a tônica dos jogos do brasileirao, com pouquíssimas exceções. Povoa o meio-de-campo de campo em detrimento de um ataque mais efetivo. Mas quem esperava uma derrota, foi um bom resultado.
    Hoje e sempre, galo!!!

  22. Bom dia!
    Considerando que o time de lá melhorou, havia vencido todos os seus jogos no Mineirão, jogava diante de sua torcida apenas, o Galo se saiu bem, dominando a maior parte do jogo. Se o Hulk estivesse em campo, o Galo teria vencido.

  23. Gostei do time, fez uma partida sólida! A dupla de volantes, Otávio e Fausto Vera bem posicionados, fazendo a função correta! Taticamente um dos melhores jogos do Galo. SAN

  24. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Na escalacao de ontem gostei da saída do Bernard do time, pois não está jogando nada! Fausto Vera e Cadu, eu achei um equívoco, pois preferia Zaracho e Deiverson ou até o Vargas no lugar desse Cadu ( na minha opinião mais um Quirino, Leleu , Alerrandro). Mas em relação ao jogo, o time mostrou raça, vontade, mas as finalizacoes continuam muito ruins( Paulinho, Otávio e até Arana podem colocar o pé na forma). Quatro pontos em dois jogos contra o CSA, no Brasileiro, não é ruim! O que a gente fica insatisfeito é conseguir um ponto em dois jogos contra o Criciuma! Levar goleada do Vitória, dentre outros resultados que nos tiraram da disputa do Brasileiro. Finalizando sacanagem foi tirar o Scarpa e o Paulinho. Era só ter voltado com Deiverson no lugar do Cadu e Zaracho no lugar do Fausto Vera no intervalo. E outra coisa, com Fuchs e Lianco, o que justifica improvisar volante de zagueiro. Milito não é genio , nem tá de sacanagem é um técnico ” meia boca” que tem de ser cobrado, como todo profissional. É como penso!

  25. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. DESSE JEITO NÃO TEM JEITO. O Galo nunca terá um time. O cara, nem sendo abençoado por Deus com a ausência do Vargas, consegue manter uma formação de time em busca do famoso entrosamento. Tem que mexer. E só mexe para piorar. Tirar o talentoso Fuchs e colocar o brutamonte Bataglia é não querer jogar e simplesmente atrapalhar o adversário. Se mantivesse o time que jogou com leveza e vontade na quarta-feira, teria uma equipe que só precisaria continuar o entendimento já nascente entre eles. Mas não, tem que mexer. E só mexe pra piorar. Incutiu o medo na cabeça dos jogadores. Ficaram quase todo o primeiro tempo só pensando em não perder. E como diz o Luxa: “o medo de perder tira a vontade de ganhar”. Só depois que os jogadores, dentro do campo, entenderam que não havia nenhum bicho papão do outro lado, começaram a jogar. Desperdiçaram mais da metade daquele tempo de jogo. Daí pra frente ficaram trocando figurinha com o adversário e jogo que é bom ninguém viu. Pois é, sempre tem quem consegue enxergar lebre onde só tem gato. Assim vamos continuar vendo a mediocridade das más ideias empanando o que poderia ser o brilho do Galo. QUER APOSTAR QUE NA ARGENTINA ELE VAI JOGAR TODO MUNDO NO ATAQUE IGUAL INDIO EM FILME DE COWBOY, SÓ PRA FAZER GRACINHA PROS CONTERRÂNEOS?

    1. Vc não foi um dos que disseram que o Galo não passaria do CRB e tomaria de 6 do cruzeiro? Só previsão furada hein! E não muda o pessimismo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *