Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para o Paranaense, que estava na zona do rebaixamento, até encontrar o Galo Robin Hood só não foi maior pela incompetência do ataque do Furacão. Pelo que vimos, era jogo para três ou mais gols de frente. Uma lástima! Time horrível! Frente aos atuais times do Z4, em sete jogos, disputando 21 pontos possíveis o desempenho foi vergonhoso. Tão e apenas nove conquistados e 12 jogados pelo ralo. Vexame!

Quase um mês sem vencer, exatas sete partidas desde 22 de outubro, infelicitando a Massa. Esse é o retrato atual do Galo. A inércia e a apatia do time em campo, é proporcional ao desânimo do Torcedor. Senti isso ontem, logo após o apito final, em minha curta caminhada pela região onde moro. Tenho tentado resistir, mas a indolência da nossa equipe, tem contaminado o Atleticano a uma total frustração e prostração.

Ontem ouvi algo que me chamou a atenção. Tem torcedor, não me incluo nesse rol, que defende público ZERO como protesto ao péssimo futebol que estamos assistindo. Sempre aparece uns e alguns defendendo essa atitude que torcida nenhuma jamais irá conseguir, pois que agora – em função da punição, culpa de todos nós, inclusive da gestão do clube – vamos experimentar essa situação. Se com a Torcida apoiando não rendia nada, imagino que sem a Massa, o desastre poderá ser ainda maior.

Acho a punição justa e correta, insisto questionando a agilidade desses vagabundos da cbf, stjd – assim como dos árbitros em campo – que são precisos em prejuízo do Galo. Ontem, reiterando que o placar foi pequeno pelo futebol – ou falta disso – do nosso time, o gol nasceu de uma falta inexistente que o estagiário de Wright marcou e até amarelou o Scarpa. Haja! Porém, sabemos, fosse com times do eixo esse lance não seria anotado e a morosidade dessa medida nortearia a conduta desses caras da cbf e tribunal. Repito! Isso não justifica o péssimo futebol do Galo! Tem merecido os resultados que estamos acompanhando.

O time foi o mesmo que, milagrosamente e no meio da semana, voltou do Rio de Janeiro com um ponto frente ao flamídia. Se nas duas recentes partidas com esse time carioca, Éverson foi o destaque, ontem ele operou apenas uma defesa como aquelas das partidas que menciono. Nesses jogos, tão e somente o goleiro, tem merecido reconhecimento. Fora isso, ninguém, nenhum outro jogador tem feito absolutamente nada em campo. Temo dia 30. Mas, tudo pode acontecer, tomara que seja diferente. Atleticano profissão esperança!

Sobre o time, farei rápidas pinceladas, até porque a vontade era deixar essa página em branco. Assim como tem sido as atuações dos comandados por Milito. Diria que Scarpa não é ponta direita e nem lateral esquerdo. Deveria jogar centralizado, mas o treinador insiste com Bernard, cuja produtividade pós retorno tem sido de total melancolia. Ter de arriscar com Mariano e Alan Kardec para tentar mudar o roteiro do jogo, é o mesmo que acreditar que o sargento Garcia vai prender o Zorro.

Olhando para trás – quem diria -, quero é fugir da proximidade – cada dia mais perigosa do Z4 – a sonhar com qualquer G. Milito não preparou a equipe para essa competição de pontos corridos. Apostou nas Copas e coloca a nós todos em risco de final de temporada. E em campo um time desorganizado, sem inspiração, errando passes e transição. Perdendo a maioria das disputas e combate, apesar de ter 70% de posse de bola. Time mal treinado? Parece!

Em tempo: tão ruim quanto o Galo, ou até pior, foi a transmissão dessa tal Cazé tv. Que saudades eu tenho de Geraldo José de Almeida, Walter Abrão, Oduvaldo Cozzi, Osmar Santos, Silvio Luiz e ainda Armando Nogueira, João Saldanha, Doalcey Bueno de Carvalho, Fiori Gigliotti, até Ary Barroso entre tantos outros. Os caras e a caríssima dessa transmissão, metidos a engraçadinhos, no caso do locutor principal se perdendo nos anúncios em detrimento de lances na tela. A transmissão chegou a ser interrompida no final, por problemas técnicos, sendo coberta a falha com lances da primeira etapa. O futebol brasileiro está definitivamente condenado. Seguirei Atleticano, enquanto forças tiver, sonhando com o Galão da Massa e não Galo Business Day. Ainda que reconhecendo que é um caminho sem volta, mas invisto na paixão e só recebo desdém.

*foto: Pedro Souza/Atlético

21 thoughts to “É com isso que eu vou?”

  1. Bom dia Eduardo e Massa Atleticana.

    É este ano está de lascar. Que tristeza nos dá este time que cada jogo é bando. Não treina pois na atual administração de competições do futebol Brasileiro não há tempo para os times treinarem. São diversas competições simultâneas e jogos das selecinhas que tiram diversos jogadores do time.

    Futebol brasileiro precisa ser reformulado. Não há condições dos times jogarem tantas competições, tem que diminuir para que os times possam treinar e descansar os jogadores.

    Atlético precisa também parar de ficar recontratando jogadores que já passaram pelo clube. Caso Bernard e outros. Agora ouve-se falar na volta do velho Marcos Rocha.

    Diretoria precisa ser mais profissional e pensar mais na história do Clube Atlético Mineiro e contratar corretamente. Chega de aventuras.

  2. Será que esse time consegue 3 empates nos últimos 5 jogos do Brasileiro ou uma vitória? Libertadores, jogando desse jeito? Na final, só der zebra ou o Botafogo estiver numa tarde desastrosa! Via Brasileiro não acredito mais, só em 2026, com um técnico de verdade e um limpa no elenco! Título neste ano será a demissão desse pardal argentino e a saída dos 4 anunciados, acrescida de Igor Gomes, Rabelo, Rubens, Otávio, Bernard, Fucks. Precisamos de 2 zagueiros, 2 laterais, um volante, um velocista e um centroavante mais novo. E com a grana das Copas, dá pra investir nisso para voltarmos a disputar o Brasileiro e tentar ganhar a Copa do Brasil ou a Sulamericana, é o que vai nos restar…..

  3. EU ACREDITO!!!

    Zapeando a Internet no pós-jogo ontem deparei, entre uma avalanche de reclamações e murmurações consequente da derrota pro FURACÃO, com um único comentário maluco de um gaiato que considerei interessante e crível, por absurda que possa parecer a tese:

    “__ Ah, o Galo tá escondendo o jogo e fingindo de morto para surpreender o coveiro da vez, o Botafogo”…

    Será?!!

    Vou acreditar nessa tese absurda para encontrar alguma lógica e razão para continuar confiante que o CAM vai ser o CAMPEÃO da LA24…

    Se esta for mesmo a estratégia, absurda, concordo muito, uma pergunta se impõe:

    Como entrar contra o Botafogo no jogo da quarta-feira pelo Brasileirão?!!

    Com os reservas e sujeito a tomar uma histórica goleada ou entrar com a cavalaria e competir de igual para igual para treinar e medir forças de forma antecipada?!!

    O melhor será entrar com os reservas e perder, mesmo que de goleada, passando a impressão de GALO morto e golpeado para comer o fiofó do coveiro no dia 30…

    Interessa agora é, sim, esconder o jogo e apostar todas as fichas na partida da Batalha do Rio da Prata e levantar a Taça da Glória Eterna…

    Se o Atlético jogar como jogou contra o FLU e o RIVER, em partidas perfeitas e muito convincentes, vence e levanta a Taça da Glória Eterna…

    O CAM vai ser CAMPEÃO da LA24…

    EU ACREDITO!!!

  4. Só uma palavra define os últimos jogos do Galo: MELANCOLIA. O atleticano deve ser um amaldiçoado, só pode…. As coisas simplesmente não acontecem. Como a comissão técnica não percebe que está tudo errado? A intermediária fica exposta todo jogo, até deixar que esses jogadores medíocres acertem os chutes da vida e fazerem gols…. A estratégia contra o Galo é simples, deixar a bola conosco, que vai ficar aqueles toques improdutivos para o lado, com todos jogadores estaticamente parados, facilitando a marcação da defesa. Aí esperam o Galo errar ( que sempre acontece mais rápido que o esperado) e com 3 toques já estão na cara do Éverson. Se for o dia do Éverson ele vai pegar algumas, mas seguramente algum gol tomaremos. 70% de posse sem fazer gol não serve de nada. Acorda Milito! Acorda time!!

  5. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    “É com isso que eu vou?
    Melhor texto impossível! Estamos a mercê do imponderável! Comecemos rezar para que que ocorra milagres! Pai nosso que estás do céu…
    Ou o Milito está de sacanagem, ou o time quer fritar o “comandante “. Pior impossível…
    Hoje e sempre galo, por mais paradoxal possa aparecer!

  6. Bom dia xará e amigalos. Ficou evidente após mais um vexame que a SORTE esteve ao lado deste péssimo treinador argentino e deste “elenco” no ano dr 2024. A MASCARA CAIU!!! Temos 22 jogadores não jogando absolutamente nada e às vésperas de uma decisão de Libertadores. O time é os jogadores estão completamente perdidos. SE NÃO TOMAREM VERGONHA NA CARA IREMOS DISPUTAR A SERIE B EM 2025!!!!! E o próximo adversário??????? Simplesmente o Botafogo….(PARECE QUE ESTAMOS CAMINHANDO PARA O PESADELO ETERNO).

  7. Até o momento foram vendidos 17 mil ingressos para torcida do Galo e 33 mil ingressos para torcida do Botafogo.
    Isso resume bem o momento que estamos passando.
    Mas futebol é futebol quem sabe numa cagada agente consiga levantar a taça.
    Só o título salvaria o ano e encaminharia um 2025 bem recheado e próspero.
    Se não ganhar fudeu vai ser crise e terra arrasada.
    KD nosso Galo??? KD o Hulk, Paulinho, Arana e Scarpa??? Precisamos de vocês

  8. Não conseguir virar a chave poderá ser a derrocada geral do galo. Fomos atropelados pelo flamengo, ponto, acabou, vida que segue. Mas para o galo não segue, o time ainda está naquela desastrosa final, jogadores enfadonhos, técnico mais perdido que cego em tiroteio. É lastimável, um elenco que custa tão caro como este e nós torcedores temos que ficar torcendo por um empate para somar mais um pontinho e tentar escapar do Z4. Para milito e seus preguiçosos está tudo bem, se for rebaixado, se tomar uma duzia do botafogo 2025 estará garantido, e para nós? Nos resta mais uma vez ser a chacota nacional. Concordo com a punição, causada por aqueles mesmos que ficam por ai dizendo que o galo nao joga sozinho, afinal, é o “verdadeiro torcedor” que joga sozinho faz tempo. Um show, um baile do independencia e Mineirão neste giral chamado de arena mrv. O galo é um circo e nós torcedores somos os palhaços tristes.

  9. Bom dia Eduardo..me conhece e sabe da minha Atleticanidade…outro dia respondi ao ” Toninho juiz de Fora” em que concordei com o comentário dele…Atletico tem um Bom Time nada mais que isso…mas esse bosta de técnico inventa..inventa..inventa…tá aí o resultado…Botafogo..São Paulo…2 derrotas e a turma dos 37 passa o Galo e vai pro Z4…Essa torcida não merece isso…time tá abalado psicologicamente..fisicamente não ganha 1…isso pq perdeu pro Flamidia…se não tomarem providência urgente…vai ser um final de ano melancólico…Ainda tá em tempo…sds. .

  10. Carta aberta ao Bernard

    Caro Bernard
    Ninguém em sã consciência, pode duvidar da sua atleticanedade, propalada em canto e verso.
    Seu comportamento e suas lágrimas quando foi vendido, comoveram o coração atleticano e nos deixaram a esperança do seu até breve.
    Assim como sua atleticanedade, ninguém pode tb duvidar do seu caráter, já que sempre se mostrou um cara descente, honesto e batalhador.
    E justamente por ter este caráter, venho aqui te pedir encarecidamente que peça ao técnico Milito para deixá-lo de fora , pois hoje vc tem sido um peso morto e vem prejudicando demais o time.
    Não duvido de sua capacidade, até porque, ninguém joga na Europa por tanto tempo se não mostrar futebol, mas o momento exige mais do que nunca, uma postura de reconhecer sua má fase e colocar o clube acima de tudo.
    Talvez na próxima temporada, mais readaptado e com melhor condição física, vc possa voltar e ajudar ao clube, mas hoje está longe disto.
    Enfim, não deixe que o apelido “alegria nas pernas” ,se torne o agonia nas pernas, afinal de contas, vc não merece.
    Mas para isto, vc precisa provar.

  11. Bom dia, Guru e AmiGalos! Começo com uma frase sua de uma crônica antiga “Esse time treina”? Acho que não. A entrevista do Milito, depois do jogo, foi de total desânimo ou seja, ele que deveria nos dar esperança, já que dependemos dele e dos jogadores. Então, foi um balde de água fria na torcida, que não pode fazer nada , a não ser torcer. O Vitor deveria demiti-lo, já no vestiário, aliás, Alguém sabe por onde andarás o Vitor? Tá tudo ruim, defesa , meio campo e ataque. O técnico, também não está fazendo por onde. Escala mal, substitue pior ainda.
    Como eu escrevi: “O futebol é uma caixinha de surpresa”, estou agarrando nela. É nisto que me apego. Abraço a todos

  12. Salve Massa e Guru

    Minha impressão é que, Milito já não tem mais a confiança do elenco e vice e versa.
    Por mais que eu pense que ele tenha grande parte da culpa por este momento caótico, não posso deixar de reconhecer que o cara tá ferrado com o tal “elenco qualificado”, que estes mecenas e vários por ai tentaram nos colocar de goela abaixo.
    Cadê o Rubens Menin para aparecer e confirmar esta idiotice que ele falou provando que não entende nada de futebol ?
    Ontem, pasmem, entraram para modificar o jogo Mariano, Kardek e Igor Gomes. É sério isto?
    Depois aparecem os passa panos e ficam com raivinha de sermos chamados de zebra na final da liberta.
    Enfim, tratem de ver a realidade e olhar pra parte de baixo da tabela no brasileirão ao invés de ficar enganado a torcida com a tal vaga na liberta.
    Querem trouxa pra enganar? Aqui não violão!!!!

  13. Bom dia amigalos. Já pensando na próxima partida de quarta no indepá com portões fechados. Os jogadores poderiam olhar para a tabela de classificação e se embuirem de ganhar esse jogo por vários motivos: 1 Garantir os 45 pontos; 2 Ter a chance de tirar o Brasileirão do Botafogo (caso o Palmeiras os passe na rodada) ; 3 Ganhar moral; 4 Obrigar o Botafogo a jogar todas comemos titulares antes do galo (jogo deles antes da final da libertadores é com o Palmeiras), para quem entendeu, se perderem para o Galo e para o Palmeiras vão vir pressionados a ganhar a Libertadores e é aí que vejo a chance do Galo se dar bem na final. Quanto ao jogo de ontem mais um para ser esquecido como tantos do Brasileirão/24. Se no fim não ganharmos nada ano que vem não quero nem sul-americana será foco total no brasileirão/25. Sigamos, time tá abalado psicologicamente temos 14 dias para levantar esse astral e voltar a fazer 1 único bom jogo como fizemos alguns na Libertadores, terá que ser o melhor jogo do ano, levanta a Crista Galo.

  14. Quem sabe o Everson e o Hulk nos salve na final 1×0 cagado só assim pra acreditar tá osso viu.
    Se a sorte não estiver conosco vamos tomar um balaio do Botinha

    1. Começo a implicar com o Milito e essa sua forma de jogo, parece não conhecer os jogadores que tem de contar com eles, buraco no meio, avenidas nas laterais, time burocrático , num troca troca de passes do meio pra defesa. Ataque inoperante, jogada de cruzamento pra área, tornando defesa adversária heroica, muda o disco Milito, se não deu certo .

  15. A historia se repete , todo dudamel que aqui chega , recebe , da diretoria , carta branca pra fazer o que bem entende. E , com este pardalito , não é diferente. Inventa , abarrota o time de zagueiros , uns com função de armar o time , coloca um dos nossos melhores jogadores de secretario de lateral, povoa o meio campo com jogadores mediocres , porem voluntariosos , caso de otavio e este vera, água de salsicha , cujo vistoso futebol só ele enxerga. E este bernard , caso de policia , me recuso a falar deste individuo. E este alisson , foguete encharcado , com suas jogadas que coduzem ao nada absoluto , burro e previsivel. Depois , quando a vaca caminha para o brejo , sem volta , coloca em campo , kardec , um insulto à torcida. O ressuscitador de defunto está de volta , brincando com o perigo de ser ultrapassado por estes mesmos times que favorece , possibilidade real e cristalina. Pipoqueiros safados , que entregaram o brasileirão , que nos envergonham assim que entram em campo , e a diretoria , como sempre faz , elogiando o pardalito , onde está aquele dos 4rs , que disse pra sentirmos orgulho desta draga? A tudo isto , o botafogo assiste , esfregando as mãos desta presa facil que se avizinha , deste timeco e treinador que procuram um verdadeiro milagre pra sair desta situação.

  16. Não adianta querer tapar o Sol com a peneira. Com exceção de dois ou três jogadores, o resto do time é uma falácia. Só não enxerga quem não quer. Se não mudar TUDO, na temporada de 2026, o GALO poderá disputar, com certeza, a segunda divisão. Títulos? Esqueça.

  17. Bom dia! Realmente brochante esse time que estamos vendo. Não tem organização, velocidade, perde sempre a segunda bola. Impressionante um amontoado em campo, igual barata tonta. Insistir com o Bernard é de uma falta de noção sem cabimento. Não encaixou e está jogando nada! Aí entram Igor Gomes, Kardec, Mariano, Alisson. A menos que o Milito tenha um plano quase impossível de acreditar, vamos ter um final de ano melancólico como a muito tempo não tínhamos.

    1. Bom dia pessoal. Não sei se observam mas os jogadores não estão se entendendo no campo. Não é no futebol que parece que não tem coletivo nos treinos,e nas discussões e falatórios entre eles. Todo jogo tem bate boca entre jogadores. Não tem mais aquela união de 2 meses atrás. O que será que aconteceu para essa mudança em campo. Muito estranho no final dos campeonatos. Tá rolando alguma coisa ?

  18. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Futebol palperrimo, foi a definição do narrador do jogo para o time do Galo. Erro de cobrança de lateral, furada grotesca, foram vistas ontem. Ontem eu via o jogador Cuello e ficava comparando com o Allisson. Determinação velocidade do lado do Cuello. Indolência e bola alçada para a área, além de uma só jogada manjada era o Allisson. Bernard responsável pela armação do Galo é uma nulidade. E as substituições? Kardec, Mariano, conseguem piorar o que já estava ruim. Porém eu ainda vejo possibilidade de reação para a final da libertadores. Mas o Milito tem de ” mexer o doce”. Otávio, Rubens e Bernard precisam serem sacados do time! Everson, Saravia, Lianco , Alonso, Arana, Fausto Vera, Allan Franco, zaracho, Scarpa, Paulinho e Hulck. É recuperar, descansar e treinar esses caras! Contra o Botafogo e Juventude Reservas. E um treino contra o São Paulo para o time que vai enfrentar o Botafogo. O Cuiabá empatou com o Botafogo. Com DETERMINAÇÃO e sem jogadores ridículos, do naipe de Otávio, Bernard e Rubens podemos disputar com honra e determinação a final da libertadores. O Galo está golpeado, mas não está morto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *