Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E agora Galo?

O Brasileiro sem chance,

O G4 tão distante,

O G6 nem fumante,

Resta apenas delirante,

A Copa Brasil triunfante,

Ou Libertadores sonhante?

Nessa triste e pobre tentativa em dar uma versão ao inigualável Drummond, trago o sentimento das ruas Atleticanas ao nosso momento. Ontem, dia de eleição, entre minha sessão de votação e devaneios pela cidade, pude perceber o verdadeiro sentimento de frustração da Massa. Que em nada é diferente do meu próprio pensamento. Optamos, silenciosamente, pelas Copas. Primeiro a direção, comando técnico e elenco, por consequência, nós Torcedores.

Com isso, fomos perdendo pontos e – lamentavelmente – nossa principal característica. A garra e a raça do Vingador. E agora Galo, a festa ainda não acabou, mas aumentou muito a pressão e necessidade de vencer uma ou as duas Copas. Se uma, claro, queremos a Libertadores por motivos óbvios. A escolha foi de cima para baixo, agora se virem. Se acontecer o pior, ficarão marcados para todo o sempre na história do Galo. Faltam três jogos em cada competição. É vencer ou vencer!

No Brasileirão, com todo respeito, até com time misto, alternativo ou reserva enfrentar duas vezes um time horroroso como o Vitória era para somar seis pontos na tabela. E o que fizeram? Apenas um. Derrota vergonhosa e por goleada no turno, depois aqui abrimos dois gols de vantagem e – covardemente – afinam e cedem o empate num segundo tempo lamentável. Como se não bastasse, a atuação nos leva a memória os jogos e empates terríveis na nossa casa com Bahia (um ponto em seis possíveis), Goianiense, Criciúma (um em seis), Fortaleza, Cuiabá e as derrotas para Palmeiras, flamídia e fluC. Nem me referi às partidas fora de BH para Botafogo e Bahia. Doze pontos com os baianos e só fizemos dois.

Ainda assim, na última rodada, pela situação que vivíamos era possível avançar em direção ao G6 pelo menos. Observem que todos os concorrentes até o quinto lugar se estreparam. São Paulo, Bahia e csa/mg foram derrotados, enquanto Internacional e Vasco empataram. Iríamos colar neles todos, com dois jogos a menos, mas ao melhor estilo de maltratar o Torcedor, conseguem mais uma proeza em perder pontos inimagináveis e irrecuperáveis para candidatos ao rebaixamento. E agora Galo?

Enfim, ainda assim com toda ressaca que tem me provocado, na quarta vou lá em busca da reabilitação com o perigoso Grêmio em franca recuperação no Brasileiro. E mordidos com o Galo depois daquela virada épica em Porto Alegre. Cuidado! Cuidado! Cuidado! Não terá o apoio de 35 mil como sábado, façam a promoção que quiserem, tipo aquela compre um e leve dois ou três. O Atleticano tá P da vida. Nada muda nossa Atleticanidade, mas isso interfere sim em tudo nas nossas vidas. Tem até quem mudou voto ontem, eu presenciei, em função do Galo. Brinca pra sentirem o amargo gosto da reação Atleticana. Ah! Mas somos assim. Ao final do jogo, merecidas vaias, interrompidas com os gritos “ganhar Libertadores”. E ontem, com toda raiva, uma infinidade de camisas pelos locais de votação e ruas de BH. Xingamos e amamos!

Em tempo: Se o Torcedor vem sendo maltratado com os resultados e preços na Arena, como estacionamento e bares – ingressos tem promoção quando convém -, a receptividade atingiu até no setor da imprensa. Não ficamos imunes. Na terceira, quarta ou quinta alteração do acesso aos jornalistas, conseguiram uma proeza. Pega o primeiro elevador, desce e faz o credenciamento, daí toma um corredor e não vira mais à esquerda para no segundo elevador chegar ao setor reservado no quinto andar. Vai à direita, entra noutro elevador e desce até o nível do gramado, de lá mais um corredor e em nova viagem dentro desse caixote, é deixado no terceiro andar. Desse para chegar no quinto pavimento só pelas escadas. Pra quem tem quatro parafusos na coluna, meu caso, é um prato sugestivo a marcar consulta na semana. Se pode piorar, pra que melhorar? E Agora Galo?

*fotos: Pedro Click/Atlético

13 thoughts to “E agora Galo?”

  1. E para quem achava um absurdo o Rubens não ser titular, os 2 últimos jogos definem muito bem essa “grande revelação “!
    E pra que poupar o time se não tem jogo decisivo no meio de semana???
    O GALO tem diretoria? Tem quem mande?

  2. Bom dia xará e amigalos!
    Concordo plenamente com o amigalo Domingos Sávio. GALO é o azarão nessas duas decisões. Que estes jogadores deste caro “elenco” joguem bola e parem de bipolarizar. Como é difícil torcer pro GALO. Vai do sucesso ao fracasso em questão de minutos!!!!!!!!!! Nem Sigmund Freud teria explicação para isso….

  3. Voltando

    Quando o time vai mal dentro de campo, o espírito de cornetagem acaba mexendo com o torcedor atleticano. Coisas do passional.
    Ávila as suas reclamações de acesso, preço de alimentos e bebidas, estacionamento e ingressos, tem um endereço certo: Bruno Muzzi o CEO.
    Além dele, não dá pra entender o porque ainda estamos aturando este diretor mequetrefe das categorias de base (Damianni) no clube. A categoria de base vem dando vexame que há tempos não passávamos e ninguém no clube pra mandar o mandatário embora.
    Enfim dois pesos mortos.

  4. É Eduardo, vai um pouquinho de superstição aí tá, na maioria das vezes que o Galo joga Sábado ele consegue estragar nosso final de semana.
    E para o meu desespero o jogo de volta contra o Vasco foi transferido para um Sábado na arapuca de São Januário.
    Pelo amor de Deus se lembrarem de algumas glórias no Sábado postem aqui por favor.
    Eu só lembro do Galo me fazendo raiva no Sábado ê Galo!!!

  5. Desde que ingressei neste espaço democrático, tenho dito que ao Galo FALTA DIREÇÃO COMPETENTE. Claro que, na falta de comando, o reflexo chega fácil aos milionários atletas, que não estão nem aí, com tanta grana no bolso. Exceção faço – por ser um fato nacional e internacionalmente conhecido -, ao Hulk, que se cuida muito, além de jogar demais e liderar dentro das quatro linhas, mesmo sendo quase que bilionário (quem divorcia e dá 100 milhões na conta da ex-mulher, mais 40 imóveis, qual é o tamanho do seu patrimônio restante?). Aí, fico pensando quanto aos demais: jogar pra quê, se no fim do mês a grana vai estar na minha conta e não tem ninguém para exigir que eu jogue? Tenho dito. CONTUDO, como a caravana passa e o Galo fica, continuarei torcendo, porque aqui é GALO ATÉ MORRER!

  6. Bom dia, MASSA!

    Com relação ao jogo contra o Vitória: TNC, jogadores medíocres e técnico banana.

    Estão brincando com o brasileiro. Hoje nosso aproveitamento e de rebaixamento. Os times de cima, mesmo pouco, estão distanciando; e os debaixo aproximando.

    Para quem contava 3 jogos a menos e 3 vitórias, um já se foi e foram 2 ptos perdidos.

    Abre “us zóio” 9ALO!

  7. Salve massa e Guru

    Surgiu a noticia de que vão contratar um CEO para o futebol.
    Talvez seja a melhor contratação dos últimos tempos, visto que, os responsáveis pelo futebol que hoje estão no clube, não entendem p@@! nenhuma e prova disto é termos Mariano ainda lateral, Vargas e Kardec como opção e Cadu como futuro atacante. E nem vou falar de Fucks, Lemos e outros ai.
    o Broxante desta notícia, é que estão pensando em Rodrigo Caetano. Sim, o mesmo que trouxe os caras citados.
    Quanto ao último jogo? Fausto Vera deu a letra: segundo tempo de merda! Precisa dizer mais?

  8. Caro! O GALO _ time principal,frise-se – tem condições de classificar p LA25 através das copas?
    Penso q sim!
    Mas ,no entanto, entretanto, porém, a cada “entregada” no Br _ ñ é seo Rubens !? _ como vem acontecendo,a responsabilidade vai se tornando um peso nas costas da diretoria, de todos os jogadores e comissão técnica . Jogo frente ao grêmîo em q um empate com o time dos não aproveitáveis,poupando os titulares,seria satisfatório em termos de TABELA,com a entregada sábado último, esse passa a ser um jogo chave em q ñ pode haver vacilo.Ainda! Com os ñ aproveitáveis vacilando,logo ñ haverá mais a opção reservas ou titulares,vai ter de ser os titulares em meio á jgs decisivos das Copas.E agora José!?
    Pagaram p ver e agora com as cartas na mesa ñ tem p onde correr,e agora José!?
    É torcer p dar certo, nenhum dos titulares sofrer contusões,senão…
    Prá cimmmmaaaa!!!
    Vaammmoooss!!!
    GALLLOO

  9. Olha, falar sobre arena mrv é algo me chateia, fui contra deste o inicio, principalmente quando o preço so foi aumentando, aumentando, aumentando e ainda não terminou, um estádio inviavel, carissimo pra quem tem tanta divida, que maltrata o torcedor de todo jeito (estacionamento caro, bebida e comida cara), gramado ruim, acustica ruim. Entubaram este estádio no galo e o torcedor que pague o preço. Este estádio pra mim não passa de uma artimanha (pra quem sabe ler pingo é letra). Achei que a Saf chegaria para sanar o clube, e não para saquear o clube. Em relaçao ao jogo de sabado, foi um bom primeiro tempo, apesar da falta de seriedade em alguns lances que poderiam ter marcado o 3 ou 4 a zero, mas como eu disse, a falta de seriedade, a preguiça, que apareceu em alguns momentos do primeiro tempo, foram dominantes no segundo. Eu não gosto do milito, mas sinceramente a culpa não foi dele, existe um desamor, uma preguiça neste time chamado reserva/misto que impressiona, nenhum técnico faria estes caras jogarem, não jogaram nenhuma vez que entraram em campo e foram varias, e provaram isto neste jogo contra o poderoso vitoria, uma total falta de comprometimento, de vontade, de raça. Não posso generalizar, alguns apareceram bem sim, mas uma ou duas andorinhas não fazem verão. Não vou nem falar do DM, tem maca até no corredor, poxa a gente não tem sossego mesmo, na quarta um jogo pesado com o gremio, terá que se entrar com titulares ou boa parte deles correndo o risco de perder alguem tão proximo do jogo contra o fluC, com a sorte que a gente anda tendo, oremos.

  10. Existem jogos que são divisores de águas , para o bem e para o mal. Este , contra o vitoria , foi um deles , no sentido negativo. Aquele resultado, da maneira que foi , foi um escárnio, um tapa na cara do torcedor , um desrespeito. Dede o primeiro tempo , onde a letargia, a pasmaceira , jogando inexplicavelmente com um time alternativo , um time ruim , com este fuchs cintura dura e molenga , com este palacios com deficiencia mental, com este vera mais do mesmo virando”grande jogador”, com este otavio voltando a ser o velho otavio de sempre , com este rubens , pessimo e ruim em qualquer função que ocupe , somente poderia ter dado naquilo mesmo : desrespeito com a torcida , e , principalmente, com o clube , com a instituição. No camarote , Hulk assistindo , Paulinho , onde está, Paulinho? Bataglia , Arana , voces também são responsáveis , serão responsabilizados pelo desastre que se avizinha , se perdermos as duas copas , que eu acredito que pelo menos uma , levaremos ;porem vem este jogo e a realidade bate na nossa cara :com este treinador e este bando de jogadores e esta diretoria omissa , com o(s) ïnvestidores” somente aparecendo depois de uma vitoria , o risco de ficarmos a ver navios ano que vem , é muito grande e foi aberta, sem ser dramatico , pelo que estamos assistindo , será , graças aos envolvidos, todos eles, tecnico, jogadores e diretoria , a luta mortal para os 45 , 46 pontos no nacional .

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Não adianta chorar depois do leite derramado. Brasileiro já era ! Ponto! E as Copas? O Cenário indica que Flamengo e o Corinthians são favoritos para ganharem a Copa do Brasil. River e Botafogo são os favoritos para a Libertadores. O Galo é azarao nas duas Copas. Mas como ensina Ernest Soares: jogo é jogado, lambari é pescado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *