Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Direito inalienável ao devaneio

Como a bola volta a rolar já amanhã pelo Brasileirão, embora o Galo só vá jogar na quinta-feira, meu olhar debruça novamente na tabela de classificação. Nem refeito daquele vexame da última rodada, não posso me dar ao luxo de me entregar – como fizeram alguns jogadores ao longo da temporada – e tenho de sonhar e mandar boas energias para dentro do gramado.

Vamos ter pela frente, impiedosamente o Palmeiras, que – como o Galo começou a temporada candidato a todos os títulos. Assim como o nosso time, parece que vai ficar só com o estadual em 2023. No Brasileirão tem remotas chances de reação, mas já ficou pra trás na Copa do Brasil e Libertadores. Pelo site UFMG probabilidades – a meu juízo o melhor entre todos do ramo – tem 2,1% de chances de título. Bem acima, dez vezes mais, dos nossos 0,22%. Vale dizer, nenhum e nem o outro.

Brigamos com os porcos e outras equipes pelas vagas na Libertadores. Nessa, diferente de anos anteriores, nove clubes lutam por seis vagas – quatro diretas e duas na fase preliminar – e o Galo entre eles é exatamente o que está na nona colocação de pontos e de probabilidade. Convém lembrar que o décimo colocado, São Paulo, já tem vaga por ter ganho a Copa do Brasil.

É uma tarefa complicada, em função especialmente do nosso fraco desempenho em casa. A exemplo do Coritiba, Vasco e América nos tiraram pontos dentro de BH, todos eles na zona de rebaixamento. Só nesse ZR foram 13 pontos que o Galo deixou de conquistar. Pontuação suficiente para que pudesse estar brigando pelo primeiro lugar.

Passou e agora temos de olhar para a frente. Já na quinta, no Allianz Parque, temos de jogar para trazer três pontos. O time paulista, assim como nós, vive um momento difícil e conturbado. Temos a nosso favor o fato de sermos o terceiro melhor visitante, atrás apenas dos cariocas Flamídia e Botafogo. São 13 jogos com cinco vitórias, quatro empates e também o mesmo número de derrotas. Dos 40 pontos, 19 deles foram fora de Belo Horizonte, tomara que chegue aos 22.

Apesar da nossa irregularidade, estamos a seis pontos do Bragantino (vice líder), quatro de Grêmio, Palmeiras e Flamengo (terceiro ao quinto), dois do Fortaleza (sexto) e apenas um de Fluminense e Paranaense (sétimo e oitavo). São 12 jogos ainda até o final, num total de 36 pontos em disputa, que vale sonhar sim com a Libertadores. As vagas brasileiras estão nessa relação, podendo ainda ser acrescida em caso de conquistas da Libertadores e ou Sul-americana por Fluminense e Fortaleza, ambos um pouco à nossa frente no Brasileirão. Eu não desisto, que venha o Palmeiras do Abel e dona Leila. Aqui é Gaaalooo!

*fotos:  Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Direito inalienável ao devaneio”

  1. https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=pfbid0r4P1jjNvw76AdZZh85BCY3bjo7DoujoBfWQ5jEDKzLr7UGYnnCAQSubNutn7VP6Yl&id=100064619721469&post_id=100064619721469_pfbid0r4P1jjNvw76AdZZh85BCY3bjo7DoujoBfWQ5jEDKzLr7UGYnnCAQSubNutn7VP6Yl&mibextid=Nif5oz……..
    TONINHO CEREZO , UM DOS MAIORES JOGADORES DA HISTÓRIA DO ATLÉTICO E DO MUNDO……..
    CEREZO ERA O MOTOR E O CÉREBRO , DAQUELE TIMAÇO , QUE TINHA TAMBÉM , REINALDO , PAULO ISIDORO , MARCELO E OUTROS CRAQUES.

  2. Torcida quando não vê vibração e entrega em campo tem mais é que partir pra cima do time e da diretoria sem refresco .

    É vaiar , xingar , atormentar DENTRO do estádio , não aceitar “passivamente” porque o time “não empolga” .

    Mostrar insatisfação , EXIGIR respeito à história do clube , ainda mais dessa cambada de mercenário que só envergonha o clube .

    Um elenco com ZERO de afinidade com as cores preta e branca , c* e andando pra torcida , para o espetáculo que deveria ser um jogo de futebol .

    Um bando de acomodados , desprezíveis , eis o que são .

    1. Pois é Barata, aí a gente a noticia de que o Vargas avisou ao seu empresário, que está feliz em Belo Horizonte, onde vai permanecer em 2024. Aí é pracaba mesmo.

  3. Bom dia Pessoal! Infelizmente, nosso Atlético continua com aquela velha premissa de “ressuscitar mortos vivos” no Brasileirão…e pasmem, como de costume, vai ressuscitar no domingo o nosso maior algoz! Já perdi fé em tudo que se espera do nosso Galo. Cansei de incompetência generalizada…Diretoria, base, olheiros, Técnico, jogadores do time atual…tudo!!! Quando lembro de casos como Vargas, Edenilson, Patrick, Jemerson, Hulk chorão, Arana que mais jogou futebol, desde sua primeira convocação para seleção…esse horrível Pavon, que só toma decisões erradas, ou seja, na hora de cruzar ele chuta, na hora de chutar ele tenta cruzar…Deus me livre!!! As entrevistas do Felipão depois dos jogos tá dando azia…junta a soberba dele com o medo dos repórteres de fazer perguntas diretas e inteligentes ao mesmo, dá nojo!!!

  4. Olá amigos da bola!

    Se os jogadores resolverem desobedecer as ordens do medroso Felipão, e jogar pra frente, marcação alta, em velocidade, pelas pontas, eu acredito!

    Mas, se entrar em campo obedecendo o esquema tático ridículo, covarde desse treineiro retranqueiro, esqueçam! Galo já perdeu. Simples assim!

    OUTRA COISA! NO CLÁSSICO SERÁ A MESMA COISA. SE OS ATLETAS OBEDECEREM O MEDROSO RETRANQUEIRO!… TEMOS TUDO PARA RESSUSCITAR O RIVAL.

    SE OS ATLETAS NÃO ESCUTAREM O TREINEIRO, E JOGAREM DE FORMA OFENSIVA, GALO VENCE FÁCIL.

    ACORDA DIRETORIA AMADORA!

  5. Bom dia!
    Esse futebol horrível que não evolui nas mãos de Felipão e aquele desastre diante do coxa, abalaram completamente a minha fé. É torcer pra não levar uma sapatada do palestra. Eu só peço que o time tenha vergonha na cara e vença o palestra de Minas diante da Massa e quiça empurre as bibas pra onde elas nunca deveriam ter saído. Quero o tetra B pra elas!

  6. Penso que somente com os anos e a experiência de situacoes adversas vividas e superadas que o nobre relator tem ainda força p acreditar neste time. Meus parabéns. Mas, depois dessa derrota p o Coritiba último na classificação, em casa, eu ainda não tenho essa maturidade. Continuarei torcendo pq sou Atleticano, mas o que o time faz c a torcida é de desanimar. Lembram 2021 o quanto essa torcida apoiou, gritou e estava feliz? E pq o time e os diretores não mantiveram a política de conquistas. E a financeira? Enchemos os cofres do clube. Pra mim, no fundo eles querem ver a gente sofrendo, mas sabem que quando precisarem estaremos lado a lado com o clube.
    PS. ainda não renovei o galo na veia.

  7. Bom dia Eduardo e massa. Bom eu ja joguei a toalha a tempos. Não temos treinador tempos um Gaga aposentado e burro que esta mamando no Galo junto com seus afilhados e bois cansados. Mas eles não tem todas culpas os maiores culpados estão sentados na cadeiras que não entendem nada de futebol. Repito mais 6 pontos e ok vier é Lucros. Não confio nesta fraca diretoria. Gaga aposentado e bois cansados. Até o Herói Hulk simplesmente pipocou e resolver chorar todos jogos. Se não levar um caminhão de Gols dos porcos já não é mau. Acorda 7×1. Saf e bois cansados. Vá Galooooo.

    1. Caro amigalo

      O pior de tudo é que muitos reconhecem que temos vários jogadores em fim de carreira que estão mamando nas tetas do clube e ai pergunto:
      Porque jogadores podem ser taxados em fim de carreira e nosso técnico não?
      Mas quando alguém fala do treinador fim de carreira aparece os defensores, principalmente youtubers fanado sobre o currículo do cara.
      #FORA FELIPÃO E SEU ESTILO COVARDE DE JOGAR!

  8. Bom dia xará e amigalos! Palmeiras e CSA-MG pela frente. Quem sabe a bipolaridade do elenco do GALO não vai dar lugar a um time competitivo e determinado com a vitória. Apesar de não me passar confiança tudo é possível….

  9. Salve Massa e Guru

    Ontem uma discussão polêmica mas sadia na live do Breno e Bolivar

    Breno defendendo a posição e com razão, de que a torcida não é a mesma e está muito passiva e que não viu ainda o efeito caldeirão da Arena para fazer o time jogar.
    Bolivar contradizendo, também com razão, falou que a passividade da torcida é reflexo do time em campo, sem vontade, sem garra e conformado com os maus resultados.
    Daí surgiu o paradoxo: a torcida está passiva em campo porque o time não passa vibração, ou o time está passivo em campo, porque não vê a participação da torcida?

    Este descasamento time torcida é preocupante e pode colocar em risco o ano de 2024.
    Pra mim a reformulação para 2024 deve ser geral.
    A torcida resgatar a essência de apoio que sempre deu ao clube, indiferente dos jogadores que estão vestindo a camisa, pois já apoiamos times muito piores do que o de hoje.
    Em contrapartida o clube trazer jogadores com tesão de ganhar, com nosso perfil e DNA e não bois cansados e em eminente aposentadoria.
    Só assim a tão sonhada sinergia estará de volta.

  10. A análise técnica de probabilidades do blogueiro democrático para chegarmos à libertadores é perfeita. Entretanto, reafirmo aqui que se pelo menos um DIRETOR que entenda alguma coisa de futebol não agir rapidamente, do jeito que as coisas andam não acredito tanto! Tem que dar uma de Castor de Andrade “do bem”, dentro do vestiário, e diga pra todos, inclusive para o Felipão que apoiei, dizendo: “se vocês estão entre os mais bem remunerados,criem vergonha na cara e tratem de jogar bola e muito, para se quiser ficar aqui neste clube! Ponto! E aí, continuamos a TORCER, porque quem nasce atleticano, morre sendo Galo, com direito a bandeira no caixão!

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. 2023, ainda não está perdido. Teremos a oportunidade de afundar o rival na zona de rebaixamento e de classificação para Libertadores. Como ensina, Ernest Soares: jogo é jogado, lambari é pescado. Eu acredito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *