Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Devolvam o meu (nosso) Galo

Ainda P da vida com os rumos que a SAF tenta impor ao Atleticano, valho me desta postagem de domingo para encerrar esse desabafo. A partir de amanhã, se esses caras não provocarem ainda mais, pretendo retomar à linha que sempre adotei. Vale dizer, exaltar e festejar o nosso time do coração, ainda que os acontecimentos sinalizem na direção contrária.

Sem ser repetitivo, mas vale reafirmar, nunca em minha existência Atleticana senti a Massa tão depressiva e desanimada como nessa última virada de temporada. E já vi, ao vivo e nos estádios, perder título nas penalidades, roubado e até rebaixamento. Também comemorei conquistas internacionais, nacionais e – como dono de Minas – muito mais estaduais que toda a concorrência somada.

Agora, tristemente, assisto a um desmanche sem precedentes. O time terminou a temporada devendo ao Torcedor. O que faz os donos? Libera três titulares absolutos, um brasileiro para concorrente direto (quer dizer, era e não mais) e dois argentinos por míseros valores de banana em fim de feira. Um deles para um time de lá que recentemente amarrou a liberação de atleta em fim de contrato. Parecendo mulher de malandro! Ou ainda finge não saber e não toma atitude. Enfim…

Diante disso, em consonância com a abertura acima, quero retornar amanhã jogando – como esses donos fazem – jogando a sujeira para debaixo do tapete e pensar numa reação do Galo. Que se houver, será de fora para dentro. Do Atleticano e não dos proprietários, notadamente do papai e filhote. Até porque, como já enfatizei, compraram parte da SAF, onde não inclui a nossa paixão e amor ao time em campo. Isso, por mais bilionários que sejam, jamais irão conseguir. Não desdenhem a força e a capacidade da Massa. A paixão é mais forte que o dinheiro e o amor sempre prevalecem.

Em tempo: a coletânea de memes é para exorcizar essa queima de estoque que estão promovendo. Quem sabe pode ajudar a chegar ao fim e, criando vergonha na cara, contratem quem merece jogar no Galo e empolgue ao sofrido Torcedor do Clube Atlético Mineiro (refiro a associação).

*imagens: coletadas das redes sociais

21 thoughts to “Devolvam o meu (nosso) Galo”

  1. É escriba, parei de participar aqui deste espaço por vários motivos, entre os quais um deles era “ouvir” na sua coluna uma adoração aos “administradoras” do clube, algo que me soava como corporativismo, pois é, o tempo trouxe a verdade sobre estes picaretas, e não há qq dúvida, vem coisa pior por aí! Quanto ao desânimo desta torcida fanática e iludida, eu me antecipei; em 2023 quando trouxeram o péssimo, horroroso, Felipão, cancelei no outro dia meu sócio torcedor após 13 anos, em dezembro passado doei umas 20 camisas e passei a não usà-las maís,….estou abandonando uma relação de quase 5 décadas com o CAM.

  2. Deveriam ter ficado de boca fechada ao invés de fazer promessas absurdas que não poderiam ser cumpridas.

    Agora estão sendo cobrados, não conseguem pelo menos até o momento, anunciar reforços pontuais e a barca zarpando levando alguns titulares.

    Para piorar, a divida continua gigante, a grana é curta para repor e a tendência é de um ano sem nada para comemorar.

    Cuca vai ter que fazer dos seus milagres para armar um bom time com o que têm em mãos.

    OBS.: o problema não é a barca de jogadores que está indo embora, até porque, a maioria não merece mesmo jogar com a nossa camisa… o problema é não contratar ninguém que chegue para ser titular e resolver… no aguardo!!!

  3. ESSA ADMINISTRAÇÃO DO ATLÉTICO É DESASTRADA , UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA.
    É SÓ PEGAR O FIO DA MEADA……..
    QUANDO SE FALOU PELA PRIMEIRA VEZ EM VENDER O SHOPPING , A SITUAÇÃO ERA QUE , SE VENDESSE O SHOPPING , TODAS AS DÍVIDAS DO ATLÉTICO SERIAM PAGAS .
    FOI AÍ QUE OS MALDITOS MALFEITORES 4 R ENTRARAM EM AÇÃO………….
    AUMENTARAM ESCANDALOSAMENTE A DÍVIDA DO CLUBE , INFLADA DE PROPÓSITO COM JUROS ARTIFICIAIS E ESTRATOSFÉRICOS , FEITAS POR ELES M3SMOS………..
    EU SEMPRE AVISEI , ESSES 4R VÃO VENDER O SHOPPING , NÃO VÃO PAGAR UM ÚNICO CENTAVO DA DÍVIDA E O DINHEIRO VAI SUMIR , DESAPARECER E FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU……….
    SE O MINISTÉRIO PÚBLICO FIZER UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VENDA DO SHOPPING SERÁ O MAIOR ESCÂNDALO DA HISTÓRIA DO ATLÉTICO………..
    NA VERDADE ESSES 4 R SÃO OS GRANDES MALFEITORES , OS CARRASCOS DO ATLÉTICO.

  4. Bom dia pessoal.
    Só sobrou o Clube Atlético Mineiro e sua sede para contar a sua história grandiosa.
    Esquece a Arana MRV. Esquece Cidade do Galo. Não é nosso. Vamos poderosa Massa Atleticana começar tudo de novo. Dias melhores virão.

  5. Cá de meu lado, só olhando! A verdade é que os atuais donos dos clubes fazem e acontecem, assim como os antigos presidentes, haja viste os últimos três do lado de cá do campo, depois a bomba vem e o torcedor é quem sofre. Paixões à parte, isso não é bom para o futebol de Minas.

  6. Existem várias análises que podem ser feitas da temporada passada de forma separada:
    Performance esportiva: Se considerar que o time ganhou o C.Mineiro e chegou a duas finais, CB e LA pode-se acreditar em um desempenho muito satisfatório. O problema foi a forma que não conseguiu ser campeão de nenhuma das duas. Na CB tomou um varejo de bola do Framengo e na LA perdeu jogando contra dez em campo do Fogão, ou seja, dois vexames. No C.Brasileiro que deixou de lado brigou para não cair na reta final.
    Performance Gestão Esportiva: elenco mal planejado, tecnico perdeu oncontrole do grupo, Victor e outros dirigentes mostrando falta de comando e ações adequadas, categorias de base mal geridas.
    Performance adm/financeira: O clube bateu recordes de sua história em arrecadações de renda, patrocínios e outras receitas, o nebuloso é que abrigo da aumentou, os donos do clube são os próprios credores.
    Performance da SAF: Um cais, bateram cabeça na adm do estádio, na comunicação, nas brigas com alguns membros da imprensa, perseguições, uma lambança desnecessária que só estampou o despreparo do Rafael e do Rubens Menin na condução do clube.
    Performance do Planejamento: Se foi caótico o ano passado, esse ano começa mal sem as reposições das saídas de jogadores que foram necessárias e um fato muito estranho como as Torcidas Organizadas estão caladas, não protestam e não se manifestam sobre nada, ganha um doce quem adivinhar que milharam os bolsos delas.

  7. Para os donos do CAM, Gabriel Menino e Patrick valem juntos 7 milhões de EUROS, sendo que um deles sequer jogou no profissional. Já Battaglia e Zaracho, na avaliação dos mesmos donos, valem apenas 3 milhões de dólares, sendo que ambos já vestiram a camisa da seleção Argentina.
    Essa matemática tá meio esquisita.

    Reformular o elenco é algo saudável e até necessário no meio do futebol. O problema é quando vc não sabe fazer isso. Não adianta contratar mal, não adianta pagar altos salários para jogadores medianos e não adianta vender seus ativos por um preço abaixo do valor de mercado. É isso que causa déficit operacional.

    Aquelas desculpas horrorosas de que “o jogador estava insatisfeito, forçou pra sair, estava com saudade da vovó”, só cai quem quer. Contratos existem para serem cumpridos, ou rescindidos com as condições da multa. Mas aqui somos o Clube mais simpático do país, então o lado humano fala mais alto, não é mesmo?

    Este início de temporada está realmente desanimador. Muita cortina de fumaça nas contratações e nada de interessante acontecendo pro nosso lado.
    Estou me agarrando ao fato de que acredito no potencial do Alisson e do Iseppe para, quem sabe, virarem ídolos do Galo. Quem sabe também o Bernard volta a jogar, quem sabe o Scarpa seja escalado como 10, quem sabe Hulk nos salve novamente. Quem sabe Cuca faça um excelente trabalho. É o meu fio de esperança…

  8. Se eu tivesse uma dívida de 1,4 bilhão para pagar faria o mesmo que os 4R. Longe de terem o meu apoio, pois são os principais responsáveis pelo tamanho exorbitante da dívida, penso que não há outra solução. Construíram uma arena com uma grana que o Galo não tinha, quando o correto era usar a $ do shopping para quitar parte das dívidas e pegar o Mineirão junto com os rivais, pelo menos até pagar a dívida, daí partiria para a arena própria. Gastaram mal e porcamente, mas, penso eu, o objetivo era criar uma distração (junto com os títulos de 2021) para o torcedor não perceber que queriam tomar o Galo na “bacia das almas”. A saída é investir pesado na base, pois os medalhões querem salários astronômicos (Hulk, Scarpa, Everson etc.) e nem sempre dão o retorno esperado. Uma base com qualidade ainda pode gerar bons lucros para pagar a dívida. Enfim, não dá para pensar em elenco top sem grana e com a dívida pressionando as finanças. Montar um elenco minimamente competitivo é o que podemos desejar neste momento. Pelo menos agora ficou claro para todos que os “mecenas abnegados” são uma horda de mentirosos, gananciosos e aproveitadores da boa-fé alheia, coisa que um pequena parcela da torcida já sabia, mas quando externava, era taxada de “gente contra o CAM”, “maria” etc. O paradoxo no qual meteram o Galo é interessante de ser discutido: “Se não monta um time vencedor, não ganha nada, fatura menos e fica cada vez mais difícil pagar a dívida; se monta um time top, aumenta a dívida e pode, ou não, faturar prêmios maiores, o que ajudará a diminuir a dívida”. Escolha difícil.

  9. Bom dia xará e amigalos. O amadorismo dessa SAF é tão absurdo que fizeram o Bruno Muzzi divulgar para todo o país o rombo financeiro no qual o GALO está inserido antes de negociarem contratações. É muita burrice achar que os times credores irão facilitar a liberação de atletas para um Clube quebrado. É impressionante como esse bando consegue sucesso empresarial nos seus negócios.

  10. Bom dia Orezado Eduardo e Massa Atleticana.
    Eduardo não venho escrevendo na resenha mas acompanho todas. Parabéns pelo conteúdo de todas desde o fim de 2024, assino embaixo.

    Desde qdo se falava na construção da Arena fui contra e disse que o CAM podia com o rival assumir o nosso Salão de Festas “Mineirao”. Mas como eles da MRV tinham aquele terreno que para condomínio não seria aprovado, e é era péssimo com investimento altíssimo para construção como foi a Arena. Hoje cheio de problemas com investimentos altos para solução.

    Na decisão da Libertadores quase morri uma vez que sou infartado. Fim de ano terrível.

    Este ano já começa terrível. Vão jogar no EUA jogo caça níquel, comprometendo o Campeonato Mineiro que poderá dar vexame com o sub 20. Tá difícil este ano.

    Ótimo domingo para todos.

    Aqui é Galooo Mineiro em Volta Redonda-RJ.

  11. [•••]”Agora, tristemente, assisto a um desmanche sem precedentes. O time terminou a temporada devendo ao Torcedor.[•••]”
    Prezado temporão, desde o fatídico 20/07/2023 o q estes acionistas detentores de 55,75 % da fatia total do bolo_ dividos por TRÊS,frise-se_ vem fazendo são promessas vazias ñ só ao torcedor,como tbm aos jogadores q aqui estão, e tbm á profissionais aos quais procuram, de q há um projeto ambicioso p a galo holding na planilha power point deles. Conseguiram enganar 3 profissionais com promessas vazias e ao q parece um 4º está em adiantado processo de q tbm vai acontecer com ele.
    Para não alongar! No único ano em que tivemos um elenco de nível,um projeto real e ambicioso,varremos o País e por pouco,muito pouco teríamos varrido o Continente, quiçá com o Mundo junto e misturado. Mentiram,mentem e vão continuar iludindo boa parte da geração z q faz parte da torcida biliogalo,aqla q torce pelo sucesso de bilionário em detrimento á destruição q estão a fazer com o GALO. Ah! Continuo saindo com minha Armadura do GALO com o orgulho de sempre e já adianto a estes FDPs; NÃO ESTOU Á VENDA…
    Created by the poor STOLEN by the rich

  12. ÁVILA,

    Entendo o “desmanche” como uma BARCA necessária…

    Os que saíram tinham que sair mesmo, a bem do rejuvenescimento do grupo e reestruturação do futebol…

    Mariano, Vargas, Kardec e Lemos eram saídas naturais e óbvias pelo fim de ciclo…

    O empréstimo de Mateus Mendes ao América será muito boa para todos, principalmente para o jogador que precisa jogar e o América será o time perfeito para tanto…

    A venda de Paulinho para o Porco foi muito boa, seja pelo valor da transação, seja pela chegada de dois jovens promissores que haverão contribuir para remoçar o Elenco muito envelhecido do Atlético…

    A saída do ZARACHO também será muito necessária. O jogador não tem condições físicas para atuar em alta performance..

    Fato!

    E tchau e obrigado!!!

    E a saída do BATAGLIA?!!

    Entendo necessária e por um motivo importante: o jogador, que não quer ficar, deseja voltar para a Argentina. Com efeito, o Bataglia, embora um bom jogador, terá conspirado para a saída dele ao cultivar escaramuças com líderes técnicos do grupo (Hulk e Scarpa) e com isso criar uma oportunidade de saída…

    Se quer sair, tchau e obrigado!!!

    De minha parte entendo todas as saídas necessárias para a remontagem da equipe em medida que já deveria ter ocorrido desde 2022…

    E claro, antes da reformulação do Elenco são necessárias as saídas pelo efeito BARCA…

    Aliás, a BARCA citada aí, que tem apenas nove nomes, ao menos poderia chegar a treze jogadores…

    Reformulação já!!!

    A propósito, espero que o Domingos Sávio, sempre astuto e assertivo nos seus comentários, complete a lista da BARCA de nove para treze nomes…

    Pode ser, caro Domingos Sávio?!!

    1. Bom dia Ernest. Concordo plenamente e acrescento os seguintes jogadores: Paulo Vitor, Kadu, Palacios, Igor Rabelo, Igor Gomes, Otávio, Robert Santos. Parece que o Galo está emprestando Robert e Paulo Vitor para o Coritiba e Palácios para o Paranaense. Esses tres e mais o Mateus Mendes terão a oportunidade de mostrar na serie B, se possuem ou não bola.

      Bernard, Otávio e Scarpa, Arana e Alonso, eu ainda penso que vale a pena ver o que esse quinteto vai mostrar no primeiro trimestre. Esses cinco aí ganhar muito e tem jogado pouco. E o Hulck também ficou devendo em 2024. O Cuca vai ter de aproveita-lo melhor, perto da área, para aproveitar o chute. O Hulck não pode ficar correndo atrás de ninguém. Os adversários é que precisam marca-lo.

      Agora eu te pergunto: e esse Rubens, até quando vai ficar nesse lesco-lesco?

  13. E pode piorar. O Galo caminha a passos largos p fazer raiva a torcida e com final típico de filmes de horror. Estão mais perdidos que tudo. Os outros times cobram horrores p vender e o Galo da de graça. Vai sanar a dividida? Estou sem GNV, nao comprarei produtos e nem irei ao estadio. Nao vou contribuir com esses SAFados. Vou seguir do meu canto, com coração apertado o que estão fazendo c o nosso Galo.

  14. Salve Massa e Guru

    Dia destes em um live, o you tuber trouxe de um participante, de como seria a escalação atual no Galo , como não me lembro e nem consegui a original, aqui vai a minha:

    Estamos no mercado
    sondando
    tem interesse
    está negociando
    estamos trabalhando

    fez proposta
    poderá vir
    especulando

    poderá chegar
    Entro em contato
    o ciga indicou

    Pra mim, nossas contratações além da incompetência da diretoria e do diretor banana (Vitor), da má fama que o clube vem tendo no mercado, tb não estão acontecendo porque a janela ainda fecha no final de fevereiro e eles não querem pagar salários a jogadores novos agora. estão economizando .
    Por fim, andam dizendo que Cuca, que mal chegou, já está incomodado.
    Ora bolas, qualquer um estaria com uma merda de elenco que temos, colocando em risco seu plano de recuperar a imagem, ante a lacração, através de seu trabalho.
    Depois não querem que o cara abandone o barco!!! Duvido nada, se permanecer deste jeito Cuca já pedir o boné!

  15. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O saudoso Padre Torga, sempre alertava os seus alunos do Colégio Salesiano em Araxá: CUIDADO COM O QUE VOCÊ QUER. VOCE PODE CONSEGUIR!

    Pois bem, então vamos cogitar a hipótese dos donos do Galo, resolverem devolver o que compraram. Vai devolver a quem? De quem comprou, ou seja para a Associação. E ao devolver, a Associação vai devolver a eles o que foi pago por eles para comprar 75% do Clube? A Associação vai reassumir a dívida de um bilhao e quatrocentos milhões que está no CPF dos atuais donos?

    Tá no site da Globo uma entrevista do CEO do rival. Eles tem receita de 300 milhões. O dono da SAF está colocando dinheiro. Isto já foi feito no Galo, mas uma hora o entusiasmo acaba. A SAF do Galo, está numa encruzilhada: ou os donos pagam a dívida bancaria, ou reduz essa folha de pagamento para 10 milhões para ter recursos para pagar os juros e torcer para surgir na base jogadores para vender e pagar a dívida.

    O Galo está, ao meu cuidar, tentando frear a bola de neve da dívida. Oras, se não vendessem o Paulinho o balanço iria apontar: 200 milhões de aumento da dívida no ano de 2024. ESSA É A REALIDADE! Tem mais Paulinho para ser vendido em 2025?

    O Cuca já colocou o Isepe no profissional. Por que será? Não sei quem será contratado, mas quem saiu, só o Paulinho fará falta. Zaracho não aguenta o calendario Brasileiro e o Bataglia não quer ficar, então tchau e benção. Fala sério: Se o Galo comprasse o Paulinho por 18 milhões de euros e mais dois jogadores seria um bom negócio?

    Eu estou torcendo para o Cuca ter éxito nas indicacoes de jogadores. Ele é bom nisso: Pierre, José, Jó, Ronaldinho Gaúcho , Natan Silva e que os donos da Saf façam um aporte de 600 milhões para pagar a dívida bancaria, consertem os defeitos da Arena e que o desmonte continue: ainda falta sairem Igor Gomes , Otávio e, se não melhorarem muito Bernard e Scarpa. O Galo tava mesmo precisando de mudar esse elenco. Se vai dar certo não sei. Mas torço pelo êxito do Cuca e da SAF na reestruturacao do elenco. Zaracho, Bataglia, Vargas e Lemos sairem pode ser o fim de uma panelinha no elenco. E o Cuca vai ter problemas pois o Scarpa e o Hulck precisam parar de se boicotarem.

  16. Quanto ao desmanche (minha opinião , de torcedor , que pra outra pessoa não quer dizer nada , mas que tenho o sagrado direito de expressar , vale muito sim) , quanto ao desmanche: Paulinho , muitissimo bem vendido , somente gostaria que Roni viesse , aquele que quer ganhar fábulas de dinheiro a vida toda , Bataglia : integrante de uma defesa furada , não é e nunca será zagueiro , boa viagem , vá mostrar seu futebol cintura dura em outra freguesia , zaracho : em sua camisa , devia conter os dizeres: não contem comigo em jogos decisivos e importantes , minha condição de canela de vidro não permite. Jogadores que terminaram um ciclo no galo , vão com Deus e tardiamente , queremos mudanças , de um time que não deixou saudades. A incompetência em contratar , por esta inerte diretoria é o que pesa , cuca deu até o dia 30 de janeiro pros reforços chegarem , ótimos nomes ventilados , acredito em cuca e seu trabalho de montar um bom time , eu acredito e sigamos

    1. Concordo plenamente. Existe a frase: em time que está ganhando não se mexe. E a pergunta é: esse time está ganhando o que? ganhou o que ? Então fica assim: em time que não está ganhando se mexe, sim. Vamos apenas aguardar as reposições e confio no Cuca (que precisa de uma reabilitação pessoal) que deverá vir com toda disposição e também com cobrança à diretoria e ao plantel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading