Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Devolvam nosso sentimento de pertencimento

Ontem, segunda-feira, em função de ter mencionado – ainda que sem destaque – essa questão de o Torcedor Atleticano estar sendo desconectado pelos dois gestores majoritários dessa responsabilidade de carregar o time nos ombros, me renderam alguns questionamentos e boas prosas. É fato, como gosta de dizer nosso bom amiGalo Domingos Sávio, “incontornável”. Tempos anteriores ao novo modelo de mando (esquece comando), a Massa era mais participativa e se sentia parte e com a responsabilidade de fazer seu papel das arquibancadas.

Veio esse modelo saf – um jeito novo de administrar – e os clubes passaram a ter donos. Sócios que decidem sobre tudo. Fosse tão e somente financeira, delegando o futebol para quem é boleiro, creio que os erros seriam menores. Porém, sabemos que essa sociedade anônima, teve como objetivo maior a institucionalização do calote legal. Recuperação Judicial vem sendo utilizada em alguns casos, mas os credores não eram avalistas e tampouco credores dos clubes. Diferente do nosso caso. Como já confessei, conheço pouco dessa arapuca que criaram, mas o suficiente para perceber que existem safs e safs.

E a nossa, cantada em verso e prosa – notadamente pelos dois maiores acionistas – como a melhor do Brasil, vem mostrando que não foi como anunciada e esperada pelo Atleticano. Nem vou repetir e repisar sobre aquele engodo de “em cinco anos a divida estará zerada”, “time de ponta no cenário esportivo mundial” e menos ainda sobre “contratação de três/quatro Hulks por ano”. O nosso ídolo Hulk está aí sendo desdenhado pelos gestores e o treinador – já disse repetindo o enredo do Levir com R10 – fazendo o jogo para justificar uma eventual separação. Então nada de três ou quatro, ao contrário, possivelmente sem o único Hulk. Aquele que carregou esse time no lombo por temporadas.

Não bastasse isso, ao que me incomoda, perceber o distanciamento proposital dos donos com a Massa é de doer e partir o coração de quem por anos – muitos como o blogueiro por décadas – entoou o grito de Galo nas arquibancadas do Mineirão. A saf Atleticana, liderada pelo desejo unilateral e familiar de quem detém mais de metade das ações, não tem qualquer sensibilidade com o Torcedor.  Empatia com a Massa é o que nos falta, daí essa perda de identidade e do sentimento de pertencimento. Torcedor virou cliente. E mal atendido, mal tratado, em todos os sentidos. Desde as vendas de produtos licenciados (algo que é do new business), que integra parte fundamental das receitas, até na compra de ingressos caríssimos e valores achacadores do estacionamento da arena dos homi. E o pior, a montagem de elenco – ano a ano – pior que a temporada anterior,

Daí assistimos outros modelos de gestão mais felizes e eficientes, dando resultado efetivo financeiro e no gramado. Tudo bem, flamídia e porcos – que nem viraram saf – tem particularidades que distanciam da concorrência. O carioca, apadrinhado pela cbf e tv é o time mais popular do Brasil. Sabemos como isso foi construído, por isso é o mais odiado entre os brasileiros. Já o paulista tem na presidência uma torcedora que – apesar de eu ter perdido boa parte do respeito que tinha por ela – prioriza o time e não mede esforços nesse sentido. Outros de menor expressão, igualmente, são geridos por torcedores que – assim como a palmeirense – bancam até prejuízos e mantém um elenco competitivo.

Portanto, nossa realidade – ou azar – é que temos dois milionários Atleticanos no comando da saf que priorizam seu indiscutível poder econômico à paixão pelo Galo. Fazer o que? Como explicar que um patrimônio, como era o Diamond, anos atrás quitava todo o passivo e ainda sobrava dinheiro para investir no futebol e agora – sem o shopping – devemos praticamente o dobro. Temos um estádio! Não, não temos. A arena do Califórnia foi um sonho de um que enfiou goela abaixo de dez milhões que tinham o Mineirão como a casa do Galo. Essa construção é responsável por quase todo esse endividamento, por consequência, da falta de investimento no time.

Como resultado dessa operação, que insisto tem tempos como contas feitas em papel de padaria, foi perder três finais em dois anos e, concomitante a isso, lutar na parte de baixo da tabela nessas duas temporadas. E eu acreditei, imaginei que os caras vieram para salvar e não trazer sofrimento. Preferia aquele sofrer de outrora. Oh! Deus! Porque não me deu um milionário que bancasse prejuízos ao invés de buscar equilíbrio orçamentário. Diga-se, nas minhas contas de papel de embrulho, me fazem sentir embrulhado. Sigamos? Até quando? Vamos reviver o sentimento de pertencimento? Será?

*imagens: 1) UAI/EM; 2) blog; 3) divulgação

11 thoughts to “Devolvam nosso sentimento de pertencimento”

  1. Eduardo bom dia e todos os amigalos! Acho que você tocou no ponto central desta SAF. Os donos, terceirizaram o comando, já que tem outros negócios a tocar. Não participam, não sofrem, não sentem a dor que sentimos, a humilhação e até vergonha. Vejam outras SAF’s: O cara do Botafogo (Textor) pode ser o doido que for, mas tá no comando, mexendo os pauzinhos, brigando com a Eagle, e presente. As Marias tem o dono presente e a frente de todas demandas do clube. Aquelas que não são SAF, como o Palmeiras e Flamengo o presidente se faz presente no dia a dia e grita e chia defendendo sua associação. Nós? Tinhamos um Bruno Muzzi, que se escutei umas três entrevistas dele foi muito. O Vitor, nem escutava a sua voz. esse Paulo Bracks? nenhum sucesso onde passou e vai dar certo aqui? O que falta no Galo, é comando, pulso firme, pois como todos nós sabemos é o olho do dono que engorda o boi. Se vai terceirizar, procure gente competente e de gabarito e postura. Teria que ser os mais caros e melhores do Brasil. Como falou o Galo Doido Sampa, este ano parece o mais do mesmo dos dois últimos! Vamos GALO!

  2. Assino embaixo, não sem antes lembrar que, pelo que tenho dito há anos aqui neste espaço democrático, e não canso de repetir, desde a venda do Diamond (com os bobos do Conselho sendo levados e pressionados, inclusive por uma mídia paga, a aprovar tudo…), o Galo foi tomado por INCOMPETENTES para o futebol. Pior: acho que, não apenas eu, mas toda a nossa Massa está desiludida. Minha bandeira continua hasteada bem à frente da minha casa, só não não sei até quando, porque também não dá para os caminhantes que passam pela minha rua zombarem de mim. Sou e serei Galo até morrer, ainda que ele possa morrer antes de mim!

  3. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    HULK

    Dizem que “não existe um Atleticano mais Atleticano do que o outro”…

    Concordo plenamente, dirá o Domingos Sávio, e sigo com o relator…

    Então cada torcedor atleticano que fale por si sobre Hulk…

    Vejo que o ciclo do jogador (líder técnico do Elenco) se encerrou no Atlético, seja pelos títulos e oportunidades perdidas (LA21, CB24, BR24, SULA 25), seja pelo caminhão de pênaltis (decisivos) perdidos, seja pelo salário de 3 milhões e 200 mil numa relação custo e benefício desfavorável, seja pela briga dois anos consecutivos para não cair, seja por treinar com os bolsos pra fora na crise dos salários, seja por confrontar o treinador pela mídia e não lavar a roupa suja internamente, seja pelo caminhão de amarelos que o tiraram de diversas partidas importantes, seja pela idade de 40 anos (quase) que o tira a intensidade necessária para o time jogar com alta performance etc…

    Pra mim que vá para o FLU…

    E tchau e obrigado!!!

    Ps: a imprensa está dizendo que hoje a questão Hulk se resolve…

    Pelas notícias veiculadas, pasmem, quem vai dizer se fica ou se sai será o próprio jogador que tem contrato até dezembro…

    Por que ele não cumpriria o contrato até dezembro?!!

    Ô lôco!!!

    Se ficar parece que vai ter direito a estátua e participação percentual na SAF…

    Aí a SAF será gerida não mais pelos 4R’s, mas 5R’s, com o ‘Ruq’ também figurando como ‘Dono’ do Atlético…

    Na minha opinião, que não tem a menor importância, estátua no Atlético só deveria existir uma, a do GALO, como a que está na esplanada da AMRV…

    Estátua de jogador?!!

    E se o Scarpa resolver pedir uma estátua dele no Atlético, andando de skate?!!!

    E o Dudu, também vai querer sua estátua e com a camisa 92?!!

    Estátua de dono da SAF?!!

    O Rafael Menin vai colocar a sua estátua dele na esplanada?!!

    Mamãe me acode!!!

    E VIVA O GALO!!!

    1. Ernest meu amigo de espaço

      Além dos fatos apontados por vc posso complementar:
      – Hulk brigou e criticou todos os treinadores que passaram pelo clube, demonstrando que se algum deles tiver pensamento diferente do dele, então não presta.
      – Em vários momentos Hulk tb se omitiu e evitou dar entrevistas e colocando a tapa a cara, inclusive após a perda do último título, justamente por sua participação. Mas quando faz gol e o time ganha é o primeiro na fila do microfone.

      – Finalmente o clube é maior do que qualquer jogador e não pode se curvar à vontade de nenhum.

      Será que Hulk em outro clube teria a idolatria que tem no Galo?

      Para mim, o segundo maior ídolo que já passou por aqui, mas muito menor do que o primeiro: a Massa.
      Esta sim merece estátua

  4. Depois de muito tempo eu voltei a este espaço e infelizmente o ânimo(???) continua em baixa. Tento mudar meus pensamentos e encontrar um fio de esperança que me faça sonhar com algo diferente do ruim, do fundo do poço, da ruína, da temida segunda divisão e outras em seguida. At´´e teto enganar amim mesmo e pensar diferente, mas não consigo. A realidade cruel que o meu Galo está vivenciando é sombria, muito sombria para não falar muitíssima. SAFada, devolvam o meu Galo. Não nos torture mais. Estão nos matando aos poucos com tanta notícia mequetrefes. Estão tentando nos enganar, só tenteando, com conversa mole prá boi dormir. Este tal de Brack, Breck ou sei lá o quê. Você pode entender de tudo menos de Galo. E este técnico que parece mais uma galinha que perdeu o ninho na beira do gramado(Sampaoli) está ferrando com o Galo na cara de todos e vocês não enxergam um palmo na frente de seus narizes. Ele tá fazendo picuinha com quem???Como fez em todo time que passou e ferrou com todos eles. Vamos ficar sem Arana, Scarpa, Hulk e ele vai indicar junto aos seus amigos empresários os nomes que lhe agradem(???) e daqui uns très, quatro meses, se tanto, será mandado embora e ficarão as socas que ele indicou e sem os que ele colocou prá fora do Galo. Toda a massa enxerga isto. Só quem precisa não enxergam ou não querem enxergar.E a dívida do Galo ??? É maior do que quando foi vendido. kkk

  5. Bom dia xará e amigalos. Hulk, seja inteligente! Feche com o FluminenC que te valoriza e está montando um forte elenco para ganhar títulos em 2026. Aquele GALO de 2021 com investimentos no futebol não existe mais. Sampaoli não vai aguentar nem 6 meses com esse amontoado de jogadores. Paulo Bracks está esperando refugos virem de graça. SAF quebrada. Então se você Hulk quer ganhar títulos importantes antes de encerrar sua brilhante carreira vá para o Rio de Janeiro ser feliz. Aqui seus companheiros de ataque serão Biel, Junior Santos, Roni e Cia. Pensem bem…

  6. A vida nos ensina muitas coisas, é uma escola, nossas profissoes, nossos amigos e familia nos ensinam para o bem ou para o mal, é um aprendizado constante. Me impressiona que no futebol ninguem aprende nada, os clubes são sempre os mesmo idiotas, e no galo parece que tudo é em dobro. Tivemos tantos fracassos nos ultimos anos e os caras aprenderam o quê, tá mais do que claro que a formula não deu certo, que é preciso mudar, mas eles continuam seguindo o mesmo caminho das pedrinhas erradas. Eu gostaria de entender, o que o Rony ainda faz aqui se o santos o quer? Cara é so somar 2+2 para saber que vende lo por qualquer preço é melhor que continuar com um inutil de salario alto. O que Junior santos faz aqui, custou 50 milhoes, jogados no ralo, um cara que nunca foi jogador de futebol e jamais será. Reconheço que desta turma toda uns dos poucos, bem poucos que vestiu realmente a camisa do galo foi o Hulk, nos representou, nos respeitou, carregou o galo nas costas sim, más, eu não torço para jogador, torço para o galo, se ele quer ir embora, deixe o cara seguir, vão ceder dar aumento pra um cara que ja ganha 2 milhoes? estender contrato para jogador que ja não jovem e que o técnico não quer? Vão dar a Saf pra ele (talves fosse uma boa) em sua totalidade. Fala serio, deixa o Hulk ir embora, deixa o rony ir embora, não interessa por quanto, afinal o valor aqui é o menos importante pois os donos embolsam tudo que entra, nada ou muito pouco volta para o futebol. Futebol é coisa de gente safada, e a gente só mexe com essa “droga” porque não tem vergonha na cara. Nunca pensei que fosse dizer isto, que saudade de quando era associaçao, afinal em 2021 ainda não eramos Saf. Sigamos? Pra onde seria?

  7. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. O Sampaoli foi comtratado para agradar a torcida. O Hulk irá permanecer para agradar a torcida. Isso não tem como dar certo! Esse populismo nao combina com profissionalismo. O Sampaoli já foi claro: o Hulk nao se encaixa no seu sistema de jogo. O Hulk ja foi claro: nao rende no sistema de jogo do Sampaoli. E a torcida também é um dualismo danado. Reclama que a base nao tem chance e fica cobrando contratações. O Centrovante Kaua Soares vai jogar? Esse cuanga do Hulk nao faz sentido: o cara tem contrato com cláusula de renovação até 2027, se atingir metas. Se quer sair pague a multa. O amadorismo na gestão do Galo é bizarro! Parece casa de puta comandada por sacana!

  8. 2026 com expectativa mas ainda capenga!”

    O tema de hoje foi o que usei, quando nosso Guru, muito gentilmente me cedeu neste espaço.
    Para mim, a maior razão do distanciamento clube x torcida são as mentiras contadas pelo Gepeto a quem chamo de encantador de serpentes, seu pupilo, menino Luxento e os demais componentes desta SAF .
    Em nenhum momento estes caras conseguem ser autênticos e sinceros com o torcedor, sempre jogando pra debaixo do tapete as coisas do clube.
    Estamos perdendo contratação para o genérico do Paraná, recém saído da série B.
    Nosso nome na praça tá mais sujo do que que tábua de chiqueiro.
    Devemos times, empresários, fornecedores e jogadores que estão no clube.
    Estamos tomando toco de times como o todo poderoso Talleres de Córdoba.
    O tal aporte não chega e nossas contratações são : “oportunidade de mercado”
    Os reforços não chegam e ainda temos 4 a 5 jogadores para entrar na barca (Renier, Jr. santos, Gabriel Menino, Natanael e Jr. Alonso).
    Tá osso ouvir notícias do Galo!!!

  9. Bom dia, feliz 2026 e muita saude a vc Ávila! Esse ano será pior que os 2 últimos, é notório que continuam seguindo a mesma receita de fracasso dos 2 últimos anos. Jogador de graça e meia bocas e lentidão para reposição. Série B está contratada para esse ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading