Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dentro de casa e com a cabeça fora

Quem podia imaginar, depois de tantos solavancos na temporada, entrar em campo – aparentemente despreocupado – na reta final do BR  lutando por vaga em algum G e distante do Z4. Afinal, se nesta competição restam ainda nove jogos – 27 pontos em disputa -, nas duas Copas apenas dois jogos em cada. Na Libertadores o jogo de volta com o Ríver Plate e – avançando – a finalíssima em jogo único. Na Copa do Brasil, frente ao flamídia, lá e depois cá.

Esses quatro jogos podem levar o Galo aos céus ou condenar ao pior dos infernos. Se conquistar as duas taças, as ruas da capital mineira serão pequenas para tantas comemorações. Uma delas, preferencialmente a continental, já seria motivo para uma boa festa. Mas, se nada acontecer, aliado ao risco de não entrar no G classificatório da Libertadores de 2025 será terrível. Confio nas conquistas.

Imagine, nesse melhor dos mundos, levantar os dois troféus. Um deles, na CB, dentro da nossa casa. Diga-se, que lentamente começa a dar ares do esperado caldeirão. Vou citar três partidas memoráveis e recentes no nosso estádio. Frente ao São Paulo, fluminenC e River Plate. Que show. A simbiose arquibancada e gramado fizeram a turma do eixo – né Roger – babar de ciúme e inveja. Nem por isso esses caras de pau reconhecem. Enfim, seria surpreso se fossem imparciais. Querer demais!

Caso essas conquistas aconteçam, imagino que a diretoria terá de fazer esforço em montar dois elencos para a temporada seguinte. Se neste ano, a média de jogos tá batendo em torno de três dias e meio por partida, pense como será 2025. Mineiro, Brasileiro, Copa do Brasil, Recopa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Mundial. Se navegar é preciso e viver não é preciso; para nós Atleticanos sonhar e realizar é possível. Foi assim, em 2013, quando imortalizamos o “eu acredito”, como no poema de Fernando Pessoa musicado por Caetano Veloso.

Então, caríssimas e caríssimos, hoje é dia para buscar três pontos na busca de ascender no Brasileirão. Sem, entretanto, em caso contrário permitir que a bipolaridade afete ao Atleticano. Confio no mistão do Galo, que venceu bem o Bragantino e fez boa partida frente ao Fortaleza. Confio novamente na estratégia que vem montando Milito – jogo e jogo – em busca da glória eterna, sem perder o foco em competições nacionais ainda que priorizando parte delas.

Entre os titulares que ele vem utilizando nas Copas, apenas Éverson tem lugar garantido no time alternativo. Como Fausto Vera e Deyverson não podem atuar na CB, considerando que na próxima terça-feira será LA, deverão também ser preservados. Ambos e os principais jogadores seguem em treinamento para a batalha do Monumental de Nuñes em Buenos Aires. Assim, além do goleiro, creio que irão a campo Saravia, Fuchs, Rabelo e Rubens; Otávio (que é opção sempre no time principal, mas precisa ter ritmo), Paulo Vitor, Igor Gomes e Alísson; Vargas e Kardec. E assim vamos para nossa casa com um olhar no Brasileirão e o outro nas duas Copas. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

18 thoughts to “Dentro de casa e com a cabeça fora”

  1. Tô puto com esse Milito hoje!!!!
    Sò porque é time reserva, o cara entra de forma covarde no primeiro tempo, todo atrás, marcação do meio para trás, time medroso,,, por isso tomou dois a zero e só depois o Galo começa a jogar futebol… se entra de forma ofensiva, marcação alta, teria vencido o Inter… esse cara entregou os 3 pontos para o Inter…

    Pior… que esse é o esquema que esse Milito pensa armar contra o River lá… Acorda Milito covarde…..

  2. O cara me tira o Alisson, deixa em campo o inoperante, inútil Kardec e coloca o menino da base… tem q tomar mais gols mesmo

    Ridículo esse treineiro

    O maior problema do Galo hoje, foi a proposta covarde do Milito no primeiro tempo. Galo se complicou… depois, a vaca já tava no brejo…. Acorda Milito covarde…..

  3. O cara me tira o Alisson, deixa em campo o inoperante, inútil Kardec e coloca o menino da base… tem q tomar mais gols mesmo

    Ridículo esse treineiro

  4. Esse Milito é um covarde,,,, um entrega a jato….. só porque entrou com time reserva, jogando em casa, armou esquema medíocre,,,,,, time todo atrás, até levar dois a zero…..

    Depois Galo foi pra cima e já consegue um gol….

    Esse esquema covarde, medíocre, é o que ele pensa colocar contra o Ríver lá…

    MEU DEUS…

  5. Olá amigos da bola!

    Esse Milito é um mer……..

    Só porque entrou com time reserva contra o Inter, jogando em casa, o cara arma o Galo todo atrás no primeiro tempo, time covarde, leva dois a zero, depois começa atacar….

    Esse Milito é mais um Felipão disfarçado de ofensivo, que não é.

    Depois que leva o gol, Galo parte pra cima, e já desconta no primeiro tempo…. Canso de dizer, futebol é simples, é preciso coragem, ofensividade, etc

    Pior que é esse esquema covarde que o Milito pensa em colocar o Galo lá na Argentina contra o River…. Se fizer isso, essa merda,,,, vai entregar….

    QUERO O SAMPAOLI DE VOLTA….FoRA MILITO COVARDE…… MEDROSO,,,,,

  6. Cirúrgica a análise do blogueiro democrático. Nesta semana, venho preparando a cabecinha da minha neta que completa 7 anos, para levá-la ao estádio pra ver um jogo do Galo, quando, pela primeira vez, ela entrará num palco iluminado e que enche de alegria as crianças. É atleticana desde que nasceu, por “livre e espontânea vontade” do pai e deste avô, embora seja bisneta materna de um dos fundadores do Cruzeiro e ex-presidente por dois mandatos, logo no início da existência do nosso principal adversário, qual seja, o médico italiano Dr. Miguel Perrella (nome de avenida aqui em BH), que NADA tem a ver com outro ex-presidente do mesmo clube. Hoje, a Duda, minha netinha, SERÁ VACINADA contra quaisquer tentativas de fazer virá-la para o Barro Preto…
    Vamos torcer, e muito, para que o Galo saia vencedor hoje e que seja vencedor dos próximos dois canecos! Aqui é Galo até morrer!

  7. Bom dia MASSA!

    Hoje é essencial que o mistão faça um bom jogo. Se ganhar ou empatar manterá em alto astral a equipe, principalmente a MASSA. Se caso perder, que perca com raça, o q tb manterá todos com pensamento positivo.

    3a feira, pelo q as redes sociais do River estão mostrando, será uma guerra. Que isso fique só por aí.

    Sem ter muito a dizer, sendo só uma coisa:

    BBBOORAAAAAAA 999AAAAALLLLLÔOOOOOOO!!!!!!

  8. O TIME DO SPORT CLUB INTERNACIONAL:

    O INTER (1909) é o 3′ clube brasileiro com mais títulos internacionais (um Mundial, duas LA e uma Sula) e uma das camisas mais pesadas do Brasil, sendo Tricampeão do Brasileirão, BI da Copa do Brasil e 45 do Gauchão…

    O Colorado está na sexta colocação do BR24, com 49 pontos, 56% de aproveitamento, a dois pontos do G4 e oito a frente do CAM…

    O provável 4-5-1 (ou 4-2-3-1) de Roger Machado:

    Rochet;

    Bruno Gomes, Clayton Sampaio, Vitão e Bernabei;

    Rômulo e Thiago Maia;

    Gabriel Carvalho, Alan Patrick e Wesley; e

    Borré.

    O Colorado terá o retorno Thiago Maia que agora está na volância…

    São desfalques: Ivan, Mercado e Fernando…

    O SACI está no melhor momento da Temporada, com onze jogos de invencibilidade…

    É a segunda melhor defesa do BR24 (- 26), o sexto melhor ataque (+ 38), o quarto melhor visitante (5V 6E 4d) e o terceiro colocado, considerando só o returno…

    Roger Machado, depois da queda de COUDET, conseguiu equilibrar a equipe que tem uma defesa muito forte e um ataque perigoso e letal…

    É uma partida muito difícil para o CAM que vai a campo com o Reservão…

    Os dois times vão jogar pra frente e para vencer a partida…

    Importantíssima a vitória para o GALO pelos três pontos que se vierem vai jogar o psicológico da equipe lá em cima…

    EU ACREDITO!!!

    VAMUUUU, GALOOOOOOO!!!

  9. Avisei a um amigo na última quarta-feira, e ele não deu a devida importância, que o árbitro “de confiança” da Conmebol para o jogo de volta contra o River seria o colombiano Wilmar Roldan, definição que aconteceu ontem à noite. CQD

  10. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 30/38 – Inter (casa) – Tomara que o espetacular 3×0 sobre o River sirva de adrenalina para o “mistão”.

    Quem não vem jogando com frequência não pode reclamar de falta de oportunidades. Tem que aproveitar e mostrar competência, esbanjando categoria e técnica.

    Milito vai precisar de todos nesta reta final. Com preços mais acessíveis, muitos torcedores vão estar na Arena pela 1ª vez. Só este fato já dobra a responsabilidade de quem vai ser titular.

    Nossos pontos perdidos: 21(casa) e 25 (fora), num total de 87 /114 pontos disputados. Bora ganhar, “mistão quente” do Gaaloôô!

  11. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Notícia preocupante: Bernard está em fase final de recuperação e pode enfraquecer o Galo nas finais da Copa do Brasil. O Agonia nas Pernas e o Igor Gomes eram os principais entraves para a ascensão do Galo na temporada. Que o Agonia nas pernas restabeleça a saúde mas fique longe do time, pois em 16 jogos foi incapaz de fazer um assistência para o nosso time. Gol nem pensar. Useiro de vezeiro em errar passes, armando contra-ataques adversário, não ganha nenhuma disputa de bola com os adversários.

    1. Amigalo Domingos Sávio

      Eu até poderia discordar de vc sob o argumento de que Bernard ainda não se readaptou ao futebol brasileiro, que ainda está se condicionando física e tecnicamente e outros coisas.
      Mas contra fatos não há argumentos e os números e performance do time sem ele em campo não metem.
      Espero que ele se recupere mas não a ponto de ser alternativa nestes jogos decisivos, pois os que tomaram seu lugar no time estão rendendo muito mais.

      1. Amigo. Dezesseis jogos para adaptar é muito! Ele encerrou a temporada em maio.Concederam férias para ele. Ficou treinando com o grupo uns 20 dias, até a janela se abrir. Tem um contrato de quatro anos que ultrapassa 50 milhões. AH mas foi Campeão da Libertadores! Sim na rabiola !

        Que jogo ele decidiu ? Lembro do Luan fazendo gol no Tijuana. O Guilherme no News, o Léo Silva, o Vitor, aquele Alecssandro nas cobranças de pênaltis. O Agonia nas pernas, na minha opinião foi um coadjuvante. Infelizmente, o Galo se ferrou com esse ouro de tolo.

  12. Bom dia amigalos. Hoje depois de bons tempos sem poder ir a Arena já estou com o ingresso comprado para ir ver o mistão eu que algumas vezes disse aqui que os reservas formavam um grupo desequilibrado hoje vou confiante numa vitoria, ainda acredito no G6 do Brasileiro deixando fora um time do outro lado da lagoa, e pela escalação de hoje com o elenco quase completo e jogadores com vontade de jogar sem os lesionados quase todos esses reservas jogariam de titulares em qualquer outro clube da série A, portanto vamos Galo ganhar hoje do Inter e colar no G6. E amigo Eduardo quem sabe não nos esbarramos pela esplanada e com todos os atleticanos para dar aquela força para o time que viajará amanhã para Buenos Aires. Eu acredito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *