Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Você prefere torcer ou apenas criticar?

 

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Meu Deus, que quinta-feira difícil. O bom primo e amigo Sidney Santos, Sidinho de Araxá, resumiu a coisa toda: “Tem dia que é sempre noite”. O nó na garganta está preso desde domingo à tarde. Encontramos e responsabilizamos os culpados. Treinador, goleiro, zaga, ataque… Como é ruim perder.

Às vezes, quando leio as manifestações de leitores, sinto-me culpado. Excesso de otimismo e momentos de baixa estima são características minhas. Nada é mais vivo que o próprio texto, por isso deixo escapar anseios que me definem. Os dois resultados colocaram para fora nossa reserva de tolerância com a equipe. No Campeonato Mineiro, depois de nove vitórias consecutivas, nas últimas partidas da fase classificatória e na primeira das semifinais, os jogadores sofreram cobranças. O título veio.

Lembro-me da declaração de Elias. “Faltava uma faísca que se fizesse presente no time”. Ela veio, o Galo reagiu, superou e fez dever de casa. Era o retorno da euforia ao nosso cotidiano. Na Copa Libertadores, vencemos as três partidas do segundo turno. Com isso, lideramos o grupo e asseguramos a primeira colocação geral entre todos os clubes que disputam a competição.

Nessas oportunidades, o entendimento entre gramado e arquibancada foi decisivo. Nos dois jogos como visitantes, o Atleticano comandou o cenário e os atletas responderam positivamente. Empatamos no Mineirão e vencemos na Bolívia. Na condição de mandante, a história comprova: os adversários trëmem.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Não é o momento ideal de procurar culpados. Precisamos de dois ou três jogadores para a sequência da temporada, afinal, estamos em quatro competições —  Primeira Liga, Copa Brasil, Brasileirão e Libertadores. E, se tudo der certo (tem muito chão ainda), conquistaremos o Mundial, em Dubai. O Galo precisa definir quem entra na lista da Libertadores, nas três alterações admitidas. Lá na frente, antes das semifinais, outras três trocas ainda podem acontecer.

Reafirmo meu apoio ao treinador, à diretoria, aos jogadores e àqueles que estão inseridos no dia a dia do Galo. Alcançar nosso objetivo requer confiança. Tenho um fraternal e querido amigo que rompeu o silêncio e anima o coro de “Fora Roger!”. Enquanto o time esteve em festa, não o vi comemorando, agora, ele reapareceu. Homem de idade avançada, como eu, não se contenta com a campanha contra o treinador e pede a saída de jogadores, autoridades e até instituições privadas. Tenho me esforçado a fim de trazê-lo de volta ao otimismo, mas sua recusa é grande. Uma pena. O Galo precisa mesmo de nós.

Jogos passados não voltam. É preciso olhar para frente e lá nos aguarda a Ponte Preta e o Paraná, por enquanto. Não temos tempo para manifestações contrárias. O calendário é cruel e se o time titubear o prejuízo só poderá ser compensando na próxima temporada. É o princípio que norteou a criação do Movimento 105. É o nosso espírito: cantar antes, durante e depois. Vencer, vencer, vencer!

Em tempo: Domingo, uma hora antes do jogo do Galo, pelo Premiere PPV, será exibida uma entrevista comigo.
Foi gravada na minha casa. Além das imagens do meu ninho Atleticano, ou Puleiro do Galo, um papo sobre essa que é a minha única e maior paixão.
O jogo será as 11hs, portanto em torno de 10hs. Trabalho da equipe Adriana Spinelli, Milton Alves e Izac Souza.

76 thoughts to “Você prefere torcer ou apenas criticar?”

  1. Simples, tão simples como ser torcedor do Atlético, porém … o time já demonstrou entrosamento, capacidade de ataque, mas não consegue ser efetivo por falta de treinamento em chute para o gol, tanto a curta, média e longa distância. Pare por uma semana de treinar coletivos, táticas e outras circunstâncias. Comece a rota a bola para os meias e atacantes, com velocidades variáveis, para que passem a chutar para o gol. Inicialmente ela irá em direção às nuvens, depois para a linha de fundo, depois em direção ao gol, em seguida, nas mãos do goleiro e, finalmente, fora do alcance do goleiro. O time atual só precisa desse fundamento. São Bons jogadores, esforçados, mas falta o principal: fazer o gol. Não importa se dão 300 chutes a gol. importa tão somente a bola dentro dos três paus. Acreditem, insistam, não desanimem. Aliás, temos alguns ex-jogadores e craques que estão integrando a comissão. Ensinem-os. Façam isso e em breve estarão colhendo os frutos. Exemplo e lição de vida de jogador: Cristiano Ronaldo. Por que será que ele é uma artilheiro diferenciado. Pensam que ele não treina finalizações, exaustivamente? … Está aí o segredo. Obrigado pelo espaço.

  2. Eu prefiro torcer, já que criticar aqui está parecendo crime. Faz parte do caráter brasileiro, devido à forma como fomos colonizados nos proclamarmos como mais ou melhores que outros. Assim, temos políticos que se dizem a “mais pura e honesta alma do País” e outros que dizem terem herdado do avô um caráter incorruptível e consequentemente assim o são. Ainda que nas menores situações aparece alguém para bater no peito e dizer sem constrangimento: ” Eu sou o maior” ou “eu sou o melhor” “mais do que eu ninguém é” e coisas do gênero. Há, inclusive, aqueles que se consideram melhores pelo método da exclusão, diminuindo os demais para parecerem maiores ou melhores. Quando digo nas menores situações avento por exemplo os torcedores de time de futebol e mais especificamente aqui entre nós atleticanos. Sempre aparece algum para criticar e desqualificar as opiniões de outros alegando que por esses outros fazerem suas críticas e demonstrarem a sua insatisfação momentânea ou circunstancial eles são menores e nem merecem ser chamados de torcedores do Galo, além de infligir-lhes apelidos de toda ordem, porém frutos de mentes apequenadas pela arrogância e prepotência. Nunca li aqui neste blog alguém dizer que desistiu de torcer ou amar o Galo. Nunca li neste blog alguém fazer as suas críticas em momentos específicos e dizer com elas que não dá mais e vai parar de torcer pelo Galo. Sempre leio todos os comentários e todas as críticas acompanhadas exatamente do contrário, a afirmação de que é Galo sempre! E outras afirmações da mesma natureza. No entanto, os que criticam são vítimas desses que se colocam acima do bem e do mal e fazendo ilações absolutamente equivocadas querem impor o seu amor maior. Batem no peito e se qualificam como melhores e maiores atleticanos que esses que criticam e com toda a razão demonstram seu inconformismo circunstancial. Há algum tempo parei de fazer qualquer tipo de crítica a dirigentes, técnicos, jogadores, etc. Como eu disse joguei minha corneta fora. Não por que eu me julgasse errado ou estivesse deixando de ser atleticano. Assim fiz por não suportar mais esses xerifes de opinião, fiscais de pensamento e censores de meia tigela. Pessoas que não se satisfazendo em ser atleticano e torcer pelo Galo respeitando os seus irmãos de paixão e amor pelo Galo, têm que se colocar acima da razão e do direito de discordância dos outros, fazendo-se assim maior e melhor que os demais. Só os ingênuos, os mal educados e arbitrários são capazes de estabelecer juízo sobre o pensamento alheio. E também os ditadores que inclusive, estabelecem os crimes de pensamento.

  3. Oh, Maurício, com todo respeito, mas acho que seu lugar não é aqui… Você só entra pra criticar o Galo. Quando fomos campeões e todos comemoramos, você sumiu… E agora, meu caro, eu peguei você num tiro seco, Maria enrustida… Vou repetir textualmente suas palavras: “Zero, niente”… Pra mim chega, você é Maria!… Nada contra, desde que fique do lado de lá, o azul calcinha, e não venha mais aqui encher nosso saco… E não me responde mal não, que seu problema não é comigo: é com o Galo!!!
    PQP!!!!

    1. Olá, meu caro Rubens Bispo. E por que cargas d’agua eu iria responder mal a você? Sou atleticano há 50 anos, passei por quase metade da história do Galo, e por que razão eu iria ao menos minimamente me importar com sua opinião a meu respeito? Não, não me importo. Ah… e mantenho cada palavra do que eu disse. Vamos ganhar ZERO ABSOLUTO com o Roger no comando, porque um time começa pelo treinador. Quanto a aqui não ser o meu lugar… ora, basta o dono do blog censurar meus posts. É tão simples. E, vou te avisar de antemão: EU NÃO COMEMORO TÍTULO DE CAMPEONATO ESTADUAL. Você comemora? Bom pra você. EU NÃO.

        1. Boa Eduardo, é isto aí. Temos que comemorara principalmente a harmonia. Sem ela há a desagregação. Quem ganha com a nossa desagregação?

        1. Maria, obrigado por acompanhar atentamente os meus comentários. Leia-os e aprenda. Só pequenos como o seu time mariano se incomodam com estaduais. Ah… e Maria, já está pegando mal esta sua obsessão por mim. Quer dizer, pegaria mal para um atleticano dar tanta importância para um torcedor que julga um rival. Mas como você é Maria, para você deve ser normal. Quantas vezes mesmo eu me preocupei com o seu comentário? Nenhuma. Já você, Maria, como velha cliente que é, é tem obsessão pelos meus. Cuide de seu timeco mariano, que do Galo cuidamos nós atleticanos.

        2. Qual o nome que se dá a quem dá muita importância à opinião alheia, e se move por ela? “Maria-vai-com-as-outras”!!!! E, blogueiro, qual a razão de censurar minha resposta, já que eu não ofendi ninguém, fui ofendido e apenas estou me defendendo? Estranho. Muito estranho.

  4. As duas coisas não são excludentes. São complementares. Quem torce, critica. Ora, perdemos no Paraná porque o time é uma bagunça. Falta treinador. Voltamos a ser aquele time espaçado, cada um jogando para si. Agora, de fato, talvez fosse melhor mesmo só torcer… Até porque, ao que parece, Nepomuceno não aprendeu até hoje e não aprenderá nunca a contratar treinador. Talvez porque ele pense que treinador não é assim tão importante. E para quem se contentar em ganhar ZERO ABSOLUTO esse ano, apenas “comemorando” boa campanha e chances criadas, então estamos bem. Porque ganhar, que é bom, vamos GANHAR NADA com Roger no comando. Zero, niente… E pensar que o melhor treinador brasileiro estava disponível no mercado até anteontem…

  5. Um detalhe que ninguém falou foi do narrador do jogo do Grêmio, como queria que fizesse 7×0, a decepção dele quando perdeu o pênalti me lembrou o flamengaço classificadaço. Eu acho difícil tirar o Galo Doido do nosso excelente time, se tivesse marcado metade dos gols claros que perdeu na quarta um 5×0 no primeiro tempo não seria exagero. Só que o Adilson não pode subir tanto, tem que ficar ali no meio de campo para cortar os contra ataques. E vamos ficar de olho no goleiro do Paraná na série B pra ver se ele joga aquilo tudo mesmo e trazer se for. Mas contra o Galo todo goleiro virar um Neuer, não tem jeito, é histórico. Acho que com o Valdívia e com a volta do Luan, mesmo que seja meia boca, teremos dois bons times para fazer o revezamento quando for necessário, se necessário. Nada desta ideia de jogar com o time todo reserva, acompanhem o CK de cada um e poupe quem estiver no limite, no máximo três de uma vez, nunca mais que isto. O entrosamento está melhorando e tirar muitos de uma vez acaba com isto. Não vejo nenhum time melhor que o nosso. Pelas minhas contas temos mais 55 partidas pela frente (36 no Brasileiro, 8 na Libertadores, 8 na Copa do Brasil e 3 na Primeira Liga), dá pra ganhar tudo se não tiver salto alto e jogando com o maior número de titulares possível. Vi o título de 71 com 13 anos de idade e não quero partir desta vida sem ver pelo menos mais 2, lá se vão 46 anos. Valeu, Eduardo, este blog é 10, pena que o grupo editorial que o sustenta não o mereça. Aqui é só Galo!!!

  6. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Continuo ainda com a cabeça inchada depois das duas pauladas que levamos.
    Jurei a mim mesmo que daria um tempo aqui no blog. Mas a paixão falou mais alto e aqui estou de novo.
    Por isso Eduardo, sou grato a você por ceder este espaço para que o torcedor possa desabafar ou manifestar a sua satisfação ou indignação com o nosso Time. E uma coisa é certa tudo passa e não há mal que dure, nem bem que perdure.
    TORCER e CRITICAR faz parte do DNA de qualquer um que seja amante pelo futebol; portanto, me incluo nesse time.
    Resumindo, é como colocar dois pesos em uma balança. De um lado TORCER e do outro CRITICAR.
    A balança vai pender para aquilo que a Equipe apresentar dentro de campo. Na vitória, vamos TORCER e na derrota vamos CRITICAR.

  7. Caro atleticano o certo e que victor falhou nos dois gol de quarta,mais vamos com calma imagina como esta a cabeça dele depois de perder o pai,so quem ja passou por esta situação sabe muito bem,velhamos pelo lado bom se fosse o Giovani no gol com certeza a esta altura ja estava na rua,bem que para mim ele não esta altura para jogar no Galo,precisamos melhor muito a nossa finalizaçoes um time não pode perder tantso gol assim cria muito mais esta errado bastante,um dia deste vi um video dos jogadores fazendo finalizaçaõ para ver que ia acerta o escudo na cidade do galo,a minha sugestao seria o Roger colocar um foto de um goleiro de costa para ver quem acertaria aposto que vamos melhor muito nossa pontaria,brinacadeira aparte ,precisamos ter ter mais concentraçao na partida no jogo de quarta notei que tinha jogador muito alto confiante achando que poderia ganhar a qualquer momento futebol nâo e assim,outro situação sei que não e dificil falar neste assunto mais o galo precisa urgente de um diretor de futebol pois infelismente o Maluf passa por um momento dificil de sua saude,e precisamos pensar em alguem para colocar no lugar dele,ele melhorando se deus quizer ele volta com especie de orientador deste diretor e ate mesmo trabalndo juntos,estamos em oraçao pela saude do Maluf força e fe que temos muitos titulos para comemorar junto

  8. Ganhou o Mineiro e aí? O ano acabou? Precisamos ter uma postura mais analítica sobre o desempenho e evolução do time, estamos há 45 anos sem ganhar o Brasileiro, talvez por esse apoio incondicional. Apoiar sempre, criticar quando necessário. Vc não cobra seu filho por boas notas? Não cobra seus funcionários por um bom serviço? Não cobra seus devedores por inadimplência? E por que não podemos cobrar do time que amamos, que seguimos, acompanhamos no estádio, rede social, blog, aplicativo, sites, etc ? A cobrança existe porque sabemos que o time pode dar retorno. Tem muito a evoluir ainda. Ainda nesta vida quero ver o meu Galo campeão Brasileiro, mas é preciso mudar a mentalidade de muitas pessoas que dirigem o Galo. Que bom seria de entendessem verdadeiramente o quanto significa para este título para a torcida…

  9. Pra quem é supersticioso, olha as coincidências de 2013 e 2017:
    Perdemos o primeiro clássico do ano no Mineirão com torcida dividida;
    Perdemos pra Caldense de 2×1 no Mineiro;
    Ganhamos das Marias na final do Mineiro;
    Ganhamos do mesmo adversário duas vezes com 5 gols na primeira fase da Libertadores;
    Fechamos a primeira fase como primeiro colocado geral da Libertadores.
    Não acredito muito nessas coisas, mas parece que a sorte está do nosso lado.

    1. Boa noite, Hermano e Licinho. Saudações em preto e branco. Vocês estão afinados nos comentários. Até parece que um é armador e o outro centro avante. Jogaram um bolão. Não é coincidência, podem acreditar. Eu acreditei que seria primeiro colocado e sequei alguns inimigos. O Galo vai me levar para conhecer Dubai. Anotem e cobrem depois. Licinho em dois mil e galo classificamos sem derrota foram cinco vitórias e um empate. Duas goleadas de cinco e uma de quatro nos bambis. Este ano está bem parecido né?

      1. Boa noite Paulo! Não sou muito supersticioso, mas contra fatos não há argumentos! São muitos fatos idênticos! Vamos torcer pra que não seja mera coincidência! Mas se for coincidência o Galo vai ser campeão assim mesmo! Esse ano é nosso!

  10. É possível enxergar os dois últimos jogos do Galo com derrota, pelo prisma do erro individual. E olhando também o bom volume de jogo do time, isso nos dá a sensação de resultado injusto, “falta de sorte”, distração ou erro de posicionamento de algum jogador que pode ser sanado com uma boa conversa ou treino específico.

    Mas talvez o problema não seja apenas o do “erro individual”. O nosso time sempre teve uma grande propensão ao ataque. O Galo doido é o nosso DNA. O fato é que depois de duas derrotas para o rival regional na primeira liga e na fase classificatória do mineiro jogando como Galo Doido, o Roger modificou o time e deu a bola para o adversário, jogando no contra-ataque.

    O resultado foi muito bom. Muitos atribuíram a melhoria da equipe simplesmente à mudança de esquema, jogando com três volantes. Porém, continuamos jogando com três volantes e agora a nossa defesa continua exposta a contra-ataques como antes. Por isso, entendo que muito mais do que os números mágicos, se 4-1-4-1 ou 4-3-1-2 ou algo que o valha, é a postura do time em campo que faz a diferença.

    Continuamos falando que jogamos com “três volantes” mas não percebemos que o artilheiro Elias vem jogando como meia. Que em nossos domínios (contra o Fluminense) ou contra time teoricamente inferior (Paraná) o time se mostra cada vez mais ofensivo (e afoito) e o Adilson está apoiando cada vez mais. E até o Rafael Carioca tem subido muito.

    Aí aquela defesa que foi impecável nas finais do mineiro volta a deixar espaços e aparecem os tais “erros individuais”. Quando foi nas finais que um jogador adversário pegaria a bola de costas para o gol, viraria e chutaria, diante do olhar de todos, como no terceiro gol do Paraná? A falta do primeiro gol seria totalmente dispensável se o jogador adversário estivesse cercado por vários jogadores nossos. O cruzamento para a área encontraria uma defesa muito melhor postada.

    Enfim, abdicamos novamente da estratégia vencedora das finais do mineiro, de priorizar a marcação e a defesa, saindo nos contra-ataques e voltamos ao que éramos antes, mesmo com o novo esquema de “três volantes”.

    Em outras palavras, o Galo Doido não morreu. Queremos fazer gols, muitos gols, atacamos o tempo todo e deixamos flancos na defesa. Aí o adversário sai na frente e ficamos com dificuldades de romper a sua retranca. Foi assim nos dois primeiros jogos do ano contra o cruzeiro, foi assim contra o fluminense, foi assim contra o Paraná, depois que eles viraram o jogo.

    Sei que é difícil jogando em casa ou contra adversários na teoria (e só na teoria) inferiores o time ficar postado, dando a bola para o adversário para sair no contra-ataque. Mas pelo menos quando estamos na frente como foi contra o Paraná, acho que o time deveria dar uma prioridade maior na defesa porque nos contra-ataques os gols poderiam sair naturalmente (como foi nosso segundo contra o Paraná).

    Finalmente, se não conseguirmos mesmo abandonar o estilo Galo Doido, pelo menos que não percamos tantos gols como nos últimos dias. Eles têm feito muita falta na hora de contar quantas bolas cada time guardou na casinha.

  11. … sem misturar, mas apenas como exemplo … tem torcedor aqui que sempre considera o “apoiar sempre e criticar menos” … isso me parece aquela questão de pai pra filho em que ao final o filho vira delinquente e o pai diz: – eu não te criei para isso! … ledo engano, CRIOU SIM!
    Critica quem gosta, critica quem quer bem … apoiar incodicionalmente é um deserviço, seja para um filho … seja para um clube, seja para qualquer coisa, a não ser que se seja covarde ou omisso o bastante para se esconder da responsabilidade.
    Bica eles Galo … tamu de olho nocê, uai!

  12. … tem jogo que não se pode perder … tem jogo que só nos resta a vitoria e tem os outros jogos.
    Nos últimos anos, após nossa Libetadores, os pontos de jogos que não podíamos ter perdido fizeram toda a diferença.
    As criticas sempre serão nesse sentido … TEM JOGO QUE NÃO SE PODE PERDER! … e isso o Galo abusa de fazer. Não fosse isso, nesses últimos 5 anos, teríamos pelo menos 2 brasileiros e uma libertadores a mais na sala de troféus.
    Torcer, sempre … e criticar, sempre que preciso for!!!
    Jogadores, diretores e torcedores, passam, mas o Galo permanece bicando, SEMPRE!
    Se não gostam de pressão, vai arrumar lugar na “enseada das marias”.

  13. O dia posterior a uma derrota pertence aos mais variados cornetas. Aprendi que não adianta comentar nesse dia. Só ler e dar umas boas gargalhadas. Apareceu uma fauna nova aqui ontem que nunca tinha vindo ou estava desaparecida. Ou é o corneta profissional, que só aparece quando o time perde, ou é o pessoal do vôlei jogando a Libertadores possível para eles.

    O torcedor do Galo se reconhece como bipolar. É verdade. Eu também sou. Xingo, fico puto, não durmo direito, o dia fica péssimo. Mas basta se classificar em primeiro na Libertadores e tudo volta ao normal. Só que na fase bipolar negativa evito expor meus pensamentos usando sempre daquela máxima de que “muito ajuda quem não atrapalha”.

    Uma coisa é a crítica que busca entender o problema e achar uma solução, mesmo que a compreensão do problema e a solução encontrada sejam, aos olhos dos demais, sem qualquer sentido. Outra coisa bem diferente é fazer terra arrasada como muitos fazem aqui.

    Até outro dia estavam mandando o Robinho de volta para o Santos; hoje “a bola da vez” parece ser o Maicossuel. O Marcos Rocha que vinha brilhante, foi o vilão de domingo. Na quarta foi a vez do Victor. Pronto, dois jogadores para serem massacrados pela corneta selvagem.

    Outro dia insistiam pela escalação do Adilson. Agora já tem gente pedindo a sua saída… A “experiência” mais exigida do Roger agora (depois daquela de colocar o Gabriel de volante. Meu Deus!) é o Danilo ou Leonan na lateral esquerda. Desconfio que em poucos jogos estarão pedindo o Fábio Santos de novo. Ruim com ele, pior sem ele. Kkkkkkkkkkk.

    E a cabeça do Roger continua a prêmio. Pelo menos as viúvas do Cuca estão quietas por um tempo. Daqui a pouco, pedem o Levir… E assim, la nave va! Só tem uma solução (impossível) para o corneta. Vencer 100% dos jogos da temporada. Se bem que tem jogos que o Galo ganha, mas o pessoal reclama por falta de goleada, por falta de “ambição”. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nossa torcida anda muito esquisita. Arrogância e vaidade pertence ao lado de lá!

    E, apesar do corneta, é vida que segue. É temporada que segue. O time não irá ganhar todas. Dificilmente será campeão de tudo. Pode até ser que não ganhe nada de novo. Mas o que faz o futebol um esporte tão atraente é justamente o fato de que nem sempre o melhor vence. A diretoria tem feito a sua parte: montou um ótimo elenco. O técnico tem feito a sua parte: o time tem padrão de jogo. Os jogadores têm feito a sua parte: não está faltando disposição e espírito de luta. A torcida tem feito a sua parte: apoia, incentiva e empurra o time. Agora é contar também com um mínimo de sorte, sem a qual nenhum time consegue ser campeão. Ou então aguentar o corneta que não tem descanso!

  14. Eduardo, em parte concordo com vc, nós atleticanos e não só de posts, mas também os que vão aos estádios ( e eu me enquadro nesta condição), precisamos dar maior credibilidade ao time, ao treinador e à diretoria; pois afinal estamos disputando todos os principais torneios do Brasil, como candidato natural a ganhá-los. Temos um elenco qualificado e caro, temos estrutura e o mais importante, temos a melhor torcida do Brasil.
    Mas assim como nosso time que de uns 5 anos pra cá mudou de patamar, deixando de ser um mero participante e fracassado, e passou a ser um candidato em potencial; a torcida também passou a ser mais exigente, e daí vem as críticas. Algumas críticas são injustas e infundadas, mas algumas decorrem da reincidência de atuações ruins (coletivo ou individual) sem querer citar nomes, pois todos sabem quem são.
    Este espaço, é genuinamente nosso terreiro e aqui ficamos à vontade, para torcer, discordar, opinar e festejar; então por isto é usado frequentemente por nós. Aqui todos acreditam que vc com sua credibilidade pode fazer chegaram à diretoria, comissão técnica e jogadores, as insatisfações e opiniões de quem ama este time. O importante é ter a certeza, que apoiadores ou críticos, querem mesmo é que o Maior de Minas e do Brasil no final seja campeão.

  15. FÁBIO SANTOS TITULAR? Alguém pode explicar? Se fosse o Leonan jogando no mesmo nível atual do Fábio Santos a torcida e imprensa já o teriam enforcado há muito tempo.

  16. Nem sempre ou quase sempre ser primeiro geral ao fim da fase de grupos é primordial ainda mais que agora não tem essa de o primeiro colocado geral pegar o segundo pior colocado,tem um sorteio,como é feito na Europa.
    Independiente da Argentina o maior campeão da Libertadores com 7 títulos,ganhou 5 títulos jogando a primeira partida em casa,Boca Juniors segundo maior ganhador da Libertadores com 6 títulos,ganhou 4 títulos jogando a primeira em casa.
    O que pode ser uma vantagem,pode acabar virando um problema,vai que no jogo de ia numa infelicidade tome 2 ou mais gols e não faz nenhum.
    Humildade,simplicidade,calma e caldo de galinha eu nunca soube que esse ingredientes fazem mal para alguém.

  17. Boa tarde Eduardo e amigos ATLETICANOS. Vejam esses dados e podem se animar ainda mais,rsrs.
    Em 2013 o GALO perde o primeiro clássico do ano com torcida dividida, esse ano também.
    Em 2013 o GALO perde para a Caldense por 2×1 no mineiro, esse ano também.
    Em 2013 o GALO é campeão mineiro em cima do rival, esse ano também.
    Em 2013 o GALO classifica em primeiro lugar geral na libertadores, mesmo perdendo uma partida na fase de grupos,. Esse ano também.
    Em 2013 o GALO ganha de 5 do mesmo adversário da primeira fase. Esse ano também.
    Em 2013 GALO campeão da libertadores. Esse ano??????
    Abraços e AQUI É SÓ GALO

  18. Mas levanta demais nas vitórias, e a mesma coisa acontecem nas derrotas, abaixam demais nas criticas, normal, quem conhece a torcida do Atlético sabe disso.

    derrotas no momento exato, pra colocar os pés no chão e encarar a realidade!

  19. Eduardo, de acordo com nossa bipolaridade, tanto faz. Apitou o início de jogo, errou, critica; fez gol, somos os 9aláticos do futebol. E por aí vai. Minha esposa sempre me diz: vc se transforma nos jogos do 9ALO. Não sei quem é vc. São noventa e tantos minutos de bipolaridade extrema, ir ao céu e ao inferno, é só questão de segundos. A resposta a isso é simples: AQUI É 9ALO, P@@#@!!!!!!!!

  20. Fiz uma análise interessante das nossas derrotas esse ano vejam:
    *Derrota para o cruzeiro 1×0 falha do Felipe Santana
    *Derrota para o cruzeiro 2×1 falha do Giovane e a expulsão infantil do Fred.
    *Derrota para Caldense 2×1 Time todo reserva e falha do Carlos Cesar.
    *Derrota para o Libertad 1×0 falha do Giovane e campo alagado.
    *Derrota para o Fluminense 2×1 duas falhas do Marcos Rocha
    *Derrota para o Paraná Clube 3×2 duas falhas do Victor e uma do Gabriel.
    Ou seja são seis derrotas no ano todas com falhas individuais e algumas com complicador como time reserva, expulsão, campo alagado.
    Em 3 derrotas ou seja “metade” houve falha dos goleiros, isso complica a vida de qualquer técnico.
    Em duas situações houvem falhas idênticas como no gol da Caldense onde o Carlos Cesar não subiu e no gol do Flu onde o Marcos Rocha não subiu.
    Temos que aprender com as derrotas, o Giovane falhou por deficiência técnica mesmo, e o Victor por falta de concentração abalado pela morte do pai, o Victor colocando a cabeça no lugar tá resolvido.
    Nos gols idênticos é trabalhar essa bola cruzada e ensinar os laterais posicionamento e pular na bola em vez de ficar olhando.
    Ficar esperto para não ser expulso de graça como o Fred foi, e ensinar o Marcos Rocha a ter freio e não sair atropelando o adversário principalmente dentro da área.
    A falha do Gabriel e do Felipe Santana foi parecidas “tempo de bola” e também pode ser corrigida com treinamento.
    Nosso coletivo está evoluindo e com treinamento as falhas individuais tendem a diminuir, lembrando que 50% foi os Goleiros onde temos o Victor que dá conta do recado e vai dar a volta por cima.
    Estamos no caminho certo.

    1. Boa tarde Pablo! Parabéns pela paciência de mostrar de forma tão explicativa essa análise. Esse é realmente o ponto fraco do Galo esse ano. E um detalhe, não são falhas de jogadores ruins, as falhas são muito mais por desatenção. É como eu disse em um comentário anterior, se todos esses tropeços fossem em um campeonato de pontos corridos com certeza perderiamos o título. Agora é entrar mais focado pra ganhar do Paraná. No mata mata o Galo tem mais chances!

  21. A receita é a seguinte: Soltar a borrachada na macaca domingo cedo e cozinhar o Paraná dentro do caldeirão do horto na próxima quarta. Acerta a defesa Roger!!!!!!!!!!!!!!!!! OLHO NO REGULAMENTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AQUI É GALO P……!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. Ajustes que o Roger precisa fazer, primeiro uma compactação da defesa e segurar mais o Adilson que está se lançando muito ao ataque, segundo rever as substituições, que são as mesmas e não estão surtindo efeito, Otero e Maicosuel estão mal isso é fato e comprovado pelos números.
    Otero e Maicosuel estão em uma faze horrível, não arruma nada, e os números comprovam isto.
    Otero, para um meia atacante tem números horríveis 24 jogos, 5 gols e 1 assistência
    Maicosuel Pior ainda, 14 jogos 1 Gol e 1 assistência
    O Roger tem que rever os conceitos das substituições pois Otero e Maicosuel não estão em um bom momento, pioram o time, acho que por isso ele pediu o Valdívia que vai agregar muito.
    O Marlone precisa de mais oportunidades afinal Otero e Maicosuel não estão correspondendo.
    O Rafael Moura, esse sim tem bons números 19 jogos, 6 gols e 4 assistências.
    Fred, Robinho e Cazares tem bons números e merecem ser títular.
    Valdívia e Luan vão agregar muito e vão ser as primeiras opções aí sim o time vai melhorar e vamos ter ótimas opções.
    É só ter calma galera, com alguns ajustes o time volta a vencer e vamos ter muitas alegrias em 2017.
    Eu Acredito!!!

  23. O nosso diferencial, é bem simples, o Atleticano nasce!, ele não “vira” como os demais torcedores de outros times.

  24. Numa boa ! A torcida do Galo está cheia de mimi ! Melhor Centro de treinamento do País, melhor elenco a no mínimo 5 anos direto, campeão,1º colocado geral na liberta e etc. Me ajuda ai vai cornetar o capeta ! Torce o vaza !Aqui é Galo ! Porque não vou de cadeira numerada, vou setar na Arquibancada para sentir mais emoção !Porque meu time bota para foder !Fica em casa sentado no sofá com cara de bundão é melhor ! Aui é ! E sempre vai ser GALO ! O NOSSO TIME É IMORTAL !!!!! !!!!!

  25. Curiosidade, o pior segundo colocado foi o Nacional do Uruguai, se não tivesse mudado a regra, o Nacional seria nosso adversário.

  26. Bom Dia Ávila e Massa Atleticana,
    Meu amigalo Eduardo e demais amigalos e amigalas desta nossa “blogosfera” galista, começo o meu texto, dizendo que sigo o Paulo Silva, ontem tava tão puto que nem fiz comentário aqui, só lí os comentários dos amigos e que nesta noite, quase não dormi de euforia, primeiro lugar geral e a certeza do mundial crescendo, pqp!?…o galo é foda, não tenho palavras para descrever o que sinto, estou escrevendo aqui agora e dá até vontade de chorar, só de pensar e falar sobre a nossa instituição C.A.M…, porém respondendo a pergunta do seu texto Eduardo, sou torcedor, mas acima de tudo, sou Atleticano e dou glórias a Deus por isto, Aleluia Senhor!.
    Em relação ao time, estamos solidificando o esquema tático do Roger, porém concordo com várias opiniões que lí aqui no blog, o Adílson ser substituído pelo Maicosuel é kamikaze, expõe muito o time e o time fica com menos um, pois o Cataguimba não é capaz de segurar uma bola no ataque, ou produzir uma jogada de perigo. Gostaria que o Roger, fizesse alguns testes com outros jogadores, em determinadas posições estratégicas e são:
    1- Danilo na lateral esquerda no lugar do F. Santos, que o Roger pare de “queimar” o Danilo, colocando ele para jogar no meio, quero ver ele na esquerda que é a dele, não precisamos criar um novo Patrick!;
    2- Ralph no lugar do Carioca, este menino é novo recém promovido da base e portanto, o Roger deveria testá-lo no brasileirão, joga fácil, tem bom passe, visão de jogo, joga para frente e o melhor, tem a raça, o sangue nos olhos, que falta ao Carioca!;
    3- Que o Adílson ao ser substituído, seja por outro da posição, o Yago para o esquema não ruir no jogo!;
    4- O Maicosuel, tem que entrar nos lugares de jogadores de frente, Robinho, Otero e Cazares, nunca no lugar do Adílson!;
    5- O R. Moura merece ser testado mais vezes, ao lado do Fred no ataque e também ter mais tempo, só entra faltando 5 ou no máximo 10 min, para terminar a partida, aí ele não vai aparecer muito, fazer muita coisa!.
    O galo vai crescer ainda mais, com as chegadas do Valdívia e do R. Bernardo, ficaremos mais fortes, faltando somente dois zagueiros, caso o R. Bernardo seja escalado na volância, do contrário, se for na zaga, vamos precisar de mais um zagueiro e volante.
    No mais acredito sempre, temos tudo para conquistarmos o segundo título da Liberta e ir lá em Dubai, trazer o Mundial!. Vamos Gaaaaallllllloooooooô!. #HonramosonomedeMinasnocenárioesportivoMundial!.

  27. Em se tratando do glorioso Clube Atlético Mineiro, toda hora é hora de torcer. Mas não podemos deixar de lado as críticas, feitas com bom senso, que podem ajudar a deixar o time mais forte. Claro que a opinião de um pode ser uma cornetada para outro, e vice-versa. O importante é a união, pois o ano será longo e, se tudo der certo, com vários títulos. Mas lembrando, ainda precisamos de reforços: goleiro reserva, zagueiro e armador, pelo menos. E deixar o Roger trabalhar em paz. Saudações alvinegras! Aqui é Galo!

  28. Penso que otimismo exagerado e derrotismo exagerado são coisas altamente prejudiciais para o nosso GALO. Ontem não comentei porque o derrotismo estava latente. Alguns (que não entendem absolutamente nada de futebol) pedindo a cabeça do Roger, outros condenando nossos jogadores, enfim, um show de derrotismo (característica dos derrotados, dos que tem baixa auto estima). Não é possível que alguém não perceba que nosso time hoje é muito bem treinado, que tem padrão, diferente, muito diferente do bando que o péssimo marcelo oliveira montou (?) ano passado. Estamos classificados em primeiro lugar geral na Libertas, ganhamos o rural, vamos nos classificar na Copa do Brasil e temos totais condições de brigar pelo título do Brasileiro. Não tenho a menor paciência com quem atrapalha nosso GALO, e os derrotistas atrapalham mais do que qualquer adversário. Caro Eduardo, não tente mais trazer esse seu amigo para o “otimismo”, com todo o respeito, deixe ele de fora das coisas do GALO. Precisamos de gente pra ajudar, pra atrapalhar já basta aquela gente. Pros que gritam “fora Roger”, “fora Carioca”, “fora Marcos Rocha”, “fora Victor”, eu respondo: fora VC!! Sigamos contra os adversários e contra o derrotistas (derrotados). Vamos que vamos. SAN

    1. …. Pros que gritam “fora Roger”, “fora Carioca”, “fora Marcos Rocha”, “fora Victor”, eu respondo: fora VC!!…

      KKKK Boa! O extremismo é complicado mesmo. No futebol sempre há algo a melhorar, isso é fato, mas o Galo é Galo.
      Saudações!

    2. Salve Barros, saudações! Pegando um gancho no vosso último parágrafo é só para ilustrar, teve “atleticano”- minúsculo proposital- que acionou o CAM na justiça por jogo ADIADO pela CB ano passado …como se o CLUBE fosse o responsável pelo adiamento… Acredita não, dê uma olhada na @ do Dr. Lásaro Cunha p/ vc ver. abraço ? GALO

  29. Bom dia Eduardo e massa ! leio todos os dias o blog mais já tem um tempo que não deixo meu comentário mais hoje o texto está propício , as vezes penso que isso não seja bipolaridade , parece que ta cheio daquela gente do lado de lá querendo tumultuar colocar crise onde não existe , viemos de duas derrotas jogando bem e com mostras bem claras de evolução do time , sinto que falta muito pouco agora pra chegar ao ideal . sobre contratações é até engraçado quando o time ganha o elenco é bom , quando o time perde ninguém presta , cada hora escolhem um para cristo no time até o Victor que apesar das falhas no último jogo pra mim é disparado o melhor goleiro do brasil . vejo todo mundo pedir pra contratar jogadores mais os jogadores que o presidente contrata não serve ele touxe o Marlone é ruim , ele trouxe o Roger Bernardo é ruim , ele trouxe o Adilson é ruim , ele trouxe o Elias é ruim , ele trouxe o Valdivia é ruim e assim vai , se ele trouxer o Messi vai ser ruim também , que bom que o Nepomuceno vem fazendo o seu trabalho sem dar importância as tantas criticas que vem recebendo . que bom que o Roger tem o aval da diretoria e pode continuar seu trabalho tranquilo ,tenho comigo que em breve será um dos melhores do brasil. que bom que os cornetas que estavam indo pro campo pra vaiar jogador hoje se contenta a vaiar só nas redes sociais espero que os jogadores se blindem as criticas e continuem a por em pratica oque o treinador vem lhes pedindo que com certeza no final do ano vamos ter muito que comemorar .PORQUE AQUI É GALO P………………………………………….

  30. Bom dia Eduardo! Sua pergunta vem sendo tema de debate aqui no blog há alguns meses. Eu tenho minha convicção e não mudo de idéia! Lugar de corneta é no outro lado da Lagoa! A Massa sempre foi conhecida, elogiada e invejada pelo apoio incondicional ao alvinegro! Acho de uma injustiça enorme “torcedores” comemorarem as vitórias como se fossem deles e no momento do tropeço empurrarem a responsabilidade pra diretoria, treinador, jogadores… isso parece que nunca vai mudar, mas é lastimável! Ontem mesmo li comentários de alguns aqui no blog que sempre estavam presentes e atuantes quando o Galo caiu de rendimento. Da final do Mineiro pra cá estes mesmos sumiram. O retorno triunfante após duas derrotas mostra o que sempre digo, ficam igual urubus esperando a carniça.
    E pra quem tanto critica e acha que o ano está perdido lembro: somos primeiro lugar geral da Libertadores e o Valdivia chegou.
    Vou continuar torcendo pro Galo, mesmo com alguns achando essa diretoria incompetente, esse técnico burro e esses perebas que jogam nele!

  31. Bom dia a todos !!!
    Gosta do galo ???
    Vá no horto no domingo e apoia seu time de coração.
    Não venha reclamar , dar uma de entendido , e pedir fora Roger , fora Victor, fora rocha …
    Sou Galo na veia, fiquei pau da vida, perder jogando muito bem não é fácil.
    Estamos no caminho certo, pega um jogo do palmeiras, flamengo , Corinthians e grêmio, e olha se eles estão jogando mais que o galo.
    É HORA DE APOIAR ESSE TIME . O TÉCNICO É BOM , O TIME É MUITO BOM . E A TORCIDA DEVE SER AQUELA DOS ANOS 80 E 90 .
    abraços e aqui é galo

  32. Sou atleticano, tenho direito de opinar, acho que os jogadores do Clube Atlético Mineiro, cria várias oportunidades de gols, e vem desperdiçando, com isso o placar é contra . Exemplo contra o Fluminense perdeu várias chances e também contra o Paraná, tá faltando acertar a pontaria.

  33. O dia seguinte à hecatombe é sempre de maior lucidez. Estou com a impressão que a maioria esmagadora de nós se encontra neste momento sintonizada nos bons projetos mais imediatos do Atlético que são a Ponte no domingo e este Paraná de maus bofes na quarta. Nada de crítica destrutiva nem de ataques desrespeitosos contra quem veste e honra nossa Camisa… Vamos pensar, cada um com a sua cabeça, mas sempre na busca do melhor para o Atlético.
    Também penso que o melhor para domingo seria o time alternativo. Temos condições de, com o auxílio da Torcida, vencer a Macaca com o time alternativo. Temos que ter. Com todo respeito ao time de Campinas. E acho que Roger deve ir por este caminho: fomos a Curitiba para matar as oitavas. Se tivéssemos conseguido quase certo que ele usaria um time bem desfalcado para o jogo da volta… Ora, a linha de raciocínio tem de ser a mesma: perdemos, precisamos correr a mil na quarta, usar a força máxima. Então, no que pese nossa desconfortável posição no Brasileiro e o fato de cada partida representar uma decisão, para o momento não podemos pensar em jogar em alto nível na quarta, no domingo em horário encardido e de novo na quarta. Se tudo desse certo, estaríamos esbagaçados para o jogo da quarta rodada, que será fora de casa… Confio, espero que meu ídolo Roger trabalhe sintonizado neste projeto: domingo, onze horas, PP e o Galo com Vítor; Alex Silva (e muito apoio nosso pro menino), Felipe Santana (precisa jogar, jogar e jogar, treinar cada vez mais), Erazo e Danilo; Yago, Ralph, Marlone e Otero; Maicossuel e Rafael Moura. No banco quem ele quiser, mas para fazer figuração. Entrar mesmo apenas o Cazares (este menino não pode ter descanso), o Gabriel se for preciso e o Valdívia se puder jogar. Se não puder, o Capixaba… Esteja acontecendo o que estiver…
    Se a gente não vencer a Ponte (toc toc toc) nenhuma tragédia acontece. Mas se a gente não vencer aquela merda de camisa 12, será o fim de um sonho, a derrota de um dos projetos do ano…
    Por que camisa 12, com c minúsculo?… Meio gay.
    Fui claro?
    Saudações Atleticanas

  34. Na verdade a prioridade do galo esse ano é o brasileiro, alguns jogadores já disseram isso como o Robinho, Rafael Moura, Fred. E a torcida também prefere o brasileiro há libertadores. raça não tem faltado em nenhum jogo, o problema é com um elenco velho como esse, jogadores como o Marcos, Fábio santos, Elias, Carioca vão começar a se poupar dentro dos jogos porque não há substituto.

  35. Bom dia Eduardo e Amigos. Ontem após secar River e Gremio, tive uma boa noite de sono e relembrando como o Galo jogava e como anda jogando concluir que o Roger é o ultimo que deve ser criticado. Ele esta fazendo o Galo “jogar” no sentido classico da palavra, o meio de campo nunca foi tão participativo e as jogadas nunca foram tão tramadas, ele conseguiu fazer até o cazares jogar, achou o espaço pra ele independente do que acontecer é um treinador que veio pra ficar. Resta-nos torcer por duas grandes vitorias convicentes nos dois proximos compromissos para que aquela faisca mencionada pelo Elias se torne uma fogueira de vez e possamos seguir firme rumo as conquistas. Agora que decidiremos as decisões da libertadores em casa temos que fazer mais do que nunca o Horto ser o terro dos adversarios e isso só possivel com um bom futebol e a participaçao de toda massa atleticana, a hora é agora domingo e quarta são jogos chaves para uma arrancada….aqui é horto..aqui é Galo*#&

  36. Bom dia Massa! Primeiro, parabéns ao Galão por se classificar em primeiro entre os primeiros! Sou bipolar também, principalmente em se tratando de Galo. Minha confiança no time cai, quando acontecem derrotas bisonhas como as duas últimas. Já clamei pela saída de Roger e parei de clamar quando sapecamos as Marias na decisão do mineiro. Fiquei P da vida com são Victor por suas falhas recentes, mas sem essa de crédito, eu não vejo outro goleiro no Brasil ou mesmo fora que possamos contratar pra nossa meta. Então fica Victor e com apoio total. Só tem dois jogadores que estão me irritando com seu futebolzinho medíocre, que são Rafael Carioca e especialmente Fábio Santos. Acho que está na hora de experimentar Danilo ou Leonan na LE. Quanto ao time, de um modo geral, estou gostando de ver as triangulações rápidas e envolventes, infiltrações e algumas individualidades como as de Cazares, Elias e Robinho. Este último jogou demais na derrota no Paraná. Então, vamo que vamo, Galão!!

  37. Muita calma nesta hora !
    Precisamos concentração no próximo jogo : 11 da manhã é preciso muito fôlego contra um time que está certinho e jogando muito .
    Não podemos entrar na pilha de alguns que já começam a pedir a cabeça do Rojer…
    Temos sim problemas pontuais na nossa defesa , é preciso acertar urgente com pena de dar descanso para o Gabriel que é bom zagueiro mas vem falhando em momentos importantes das partidas. Precisamos de mais um lateral direito e o Maicom ex Roma está livre no mercado , seria bom reforço.
    Pra cima deles galo !!!

    1. Salve Afonso,saudações ! Está livre mais não, o Maicon -36 anos – ao que parece já acertou com o Avaí p/ o Br17 …abraço GALO

  38. Começamos com tudo o fim de semana, campeões da primeira fase da Liberta. Ao nobre cronista, reafirmo: Torço para o Galo! Para cornetar, acho outra coisa… afinal falta do que cornetar deste mal o Brasil não padece.

    Volta e meia aparecem engenheiros de obra feita, aqueles que criticam após o ocorrido, mas não apontaram o problema antes. Eu fui um deles. Critiquei muito o Kalil quando ele trouxe o R49, e aí teve início nossa atual gloriosa fase. Vamos criticar, sim. Mas, críticas construtivas. Vamos deixar para cornetar no fim do ano, quando planeja-se a temporada seguinte. Mudar tudo, trocar técnico, demitir jogador, interessa agora a quem? Pensem na resposta. Trocar o pneu com o carro andando não dá.

  39. Bom dia amiGalos de plantão!!
    Já comentei aqui que esse ano parece tudo voltado para o bem do Galo.
    E ontem mais uma vez isso prevaleceu todos os resultados na Libertadores ajudaram e Galo no primeiro lugar geral.
    Foi bom que o Botafogo também se classificou em primeiro evitando esse confronto já nas oitavas.
    Nossas derrotas esse ano todas foi em momento que “podia perder” e na hora que tava valendo o time correspondeu.
    Temos que torcer e apoiar mais e criticar menos, o time está no caminho certo mas ainda não está pronto, tem jogador que nem estreou ainda.
    Deixa o Roger fazer os ajustes que não tenho dúvidas que o time vai corresponder.
    Quarta-feira “tá valendo” e acredito na classificação, Domingo também “tá valendo” mas é uma motivação completamente diferente do “mata-mata” esse vai ser o grande dilema do Roger conseguir “motivar” esse elenco para os pontos corridos, motivar a jogar 11:00 da manhã.
    Motivar o time a jogar valendo 3 pontos em início de campeonato, contra uma Ponte Preta as 11:00, no meio de uma decisão contra o Paraná.
    Para Domingo eu deixaria o time titular todo focado no jogo da copa do Brasil quarta-feira.
    Além do desgaste físico, existe desgaste emocional, pressão da torcida, motivação, é difícil no meio de um jogo decisivo, você se motivar jogando as 11:00 valendo 3 pontos em início de campeonato.
    Depois do jogo contra o Paraná aí sim vai dar para focar no Brasileirão fazendo um trabalho específico para o campeonato Brasileiro.
    #fechadocomogalo

  40. Eduardo de Ávila, tem um ditado que:
    “A flecha atirada e pedra lançada não voltam mais”!
    Portanto, quero deixar aqui meu repúdio aos que, se dizem Atleticanos, mas que usam este, ou qualquer outro espaço, apenas com críticas, as quais, não ajudarão jamais, o nosso CAMpeão Galão da Massa.
    Po@#%….será que nunca jogaram uma partida de futebol?
    É impossível ganhar 100%.
    Os jogos que o Atlético perdeu, perdeu jogando bem, com volume de jogo e errando várias oportunidades de gol….Faltou eficiência e um pouco de sorte….Eu realmente fico enfurecido ao ver a quantidade a agourentos, pqp…..
    “Muito ajuda, quem não atrapalha”…
    Não sou o salvador da pátria, mas se ainda não perceberam no detalhe da data do meu poema “Atleticano”, este foi feito no dia mais triste de um verdadeiro torcedor, ao ver meus filhos, ao meu lado, chorando pela queda para a segunda divisão…Assim ao vê-los naquela agonia, sentei com a tristeza no coração, também com os olhos lagrimejando e rabisquei aquelas palavras, justamente para levantar-lhes a auto-estima, para que não perdessem jamais o amor pela instituição
    E vos falo: Consegui o intento….
    Então quando o Galão, levantar as taças que ainda virão em 2017, não quero que estes agourentos, venha aqui manifestar felicitações…….Sai pra lá ZICA…..
    Galo é Galo……Po@#$…..

  41. bom dia amigalos, concordo com o Cesar, time ta avançando muito e ficando exposto até contra time pequeno isso é perigoso
    somar essa exposição com o fato do Victor , depois de “santificado” achar que nao precisa evoluir e parece nao achar que precisa treinar… ta aí o resultado, joga para frente, até de certa forma bem , mas toma gols bobos !
    Victor tem que perder o ‘título’ de santo e treinar saída de bola com os pés, treinar posicionamento em faltas, coisa que um goleiro ‘nao santificado’ deve fazer.

  42. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Como é bom acordar sendo primeiro lugar geral..Nada como um dia apos o outro. Bica bicudo..Eu torço contra o Vento. E domingo começamos a reviravolta. ORGULHO DE SER ALVINEGRO ..

  43. Eduardo, temos que torcer sim mas tb é necessário criticar quando é preciso pois o galo tem um bom time mas como sempre vem perdendo jogos bobos por problemas individuais. Todos sabem que nossa defesa é muito vunerável. Os adversários já aprenderam que jogar contra o galo tem que ser nas costas do Marcos Rocha que infelizmente não sabe marcar. Como vc mesmo disse precisamos de pelo menos mais uns 3 jogadores de preferência zagueiros. Mas vamos em busca dos títulos pq aqui é GALO PORRA…Grande abraço.

  44. Caro Eduardo e atleticanos de verdade, conseguimos o que queríamos e o que temiam os adversários, decidir em casa todos os jogos…. Um jogador do pó de arroz carioca disse em uma entrevista que eles contavam entre si de que quando jogam no Independência eles tem a sensação de que o campo se inclina na hora do ataque deles…. Eles tema impressão de que estão em uma subida…. Esse é o medo deles….. Podemos criticar todo mundo mas nunca abandonar o time…. confio no trabalho do técnico, da diretoria, do preparador físico, do DM, dos jogadores (pelo menos até o próximo jogo, ahahahahahahahahahahaha)…. Com o Galo até o fim…….

  45. Penso que o Adilson avançou demais. Nos seus primeiros jogos sua posição predominante, do meio para traz, trouxe equilíbrio na retaguarda. Agora tá subindo muito. O DNA ofensivo do Galo às vezes puxa todo mundo lá pra frente e ficamos vulneráveis aos contra ataques.
    Permanece o mesmo problema… Os times vêem fechados para suportarem a pressão de um ataque poderoso e apostam nos contra golpes. O Roger precisa achar o esquema que neutralize esta estratégia dos adversários. Isto vai ser uma constante nas competições.

    1. Muito bem, César, bom dia. O Adilson cometeu aquela falta em que o Carioca levou cartão, exatamente por causa disso que você disse. Estava lá na frente e ao voltar correndo fez a falta por trás. Se estivesse no seu lugar receberia o adversário de frente e em condições, inclusive de antecipar-se na jogada. Ademais, o Carioca já estava colado no cara. Está adiantando sem necessidade, se cansando antes da hora, sendo substituído por cansaço naquela idade? Afinal, o vai e volta cansa.

  46. O parana deu sorte assim com o timeco de lá deu en 1996 e continua dando sei lá se sorte ou outra coisa ou atividades Perrella e Dimas que se endendem com a justuça, O galo joga de acordo com a necessidade , somos primeiros geral e Vamos ganhar.Estive assistindo jogo do River e gostei muito do Quinteiros meio gordinho mas bom de bola seria uma boa para compor o elenco no meio pois o Otero está assustado com futebol do Cazares.

  47. Eduardo, indiscutível a preferência por ser atleticano, vez que eu não sou torcedor. Você mostra pela crônica o que todos nós somos. Ontem nem consegui escrever um comentário. Há duas noites não durmo porque não quero me entupir de Rivotril. Antes foi o Galo no Paraná. Passei essa madrugada pensando nos gols que o Grêmio desperdiçou. É assim, torcer é pouco diante disso. Os comentários de ontem só mostram a nossa característica maior. A bipolaridade que nos leva do céu ao inferno num chute. Um abraço em preto e branco.

  48. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que dominam a Copa Libertadores. Tá dando gosto ver esse seu sorriso. Secador ligado na potência máxima leva o Galo para a primeira colocação. Vantagem de decidir em casa as fases do mata-mata. Dois mil e galo está pintando novamente. Eu disse na semana passada aqui no blog que o River poderia perder a partida de ontem mesmo jogando em casa por que está priorizando o campeonato argentino e jogando com time misto e o Independiente faria tudo para vencer, pois, tinha chances de classificar o que acabou não acontecendo em que pese a sua vitória. Além disso, o River já era o primeiro do seu grupo e para os argentinos não faz diferença jogar dentro ou fora de casa. Para eles grama verde e bola redonda são suficientes em qualquer lugar. O único senão seria o jogo do Grêmio onde uma goleada dos gaúchos por sete gols de diferença tiraria o Galo do primeiro lugar. Embora sete a zero no Zamora seja coisa para o Villa Nova o Grêmio não conseguiu, ou melhor, não quis. Poderia facilmente ter feito os sete gols já no primeiro tempo. Não fizeram questão do primeiro lugar. Como os jogadores do Galo parecem estar focados só na Libertadores e se lixando para as outras disputas teremos bons jogos com possíveis grandes vitórias. Na realidade o primeiro lugar dá ao Galo essa vantagem, porém, conhecendo a história do Atlético a gente sabe que isso não é nenhuma garantia. Esperança até tenho muita. Confiança menos um pouquinho. Eh Galo, já tá tirando o meu sono.

    1. Paulo, é isso que não dá pra entender. Com a Libertadores 2017 “alargada”, não há justificativas para se priorizar uma ou outra competição. Teremos várias rodadas de Brasileirão até às oitavas da Libertadores. E vejo o Galo se preocupando com o fortalecimento do elenco, mais que necessário. Graças a Deus, nosso DM já não anda tão cheio como no ano passado. Mas a temporada é longa, a sequência de jogos é cruel e desgastes e lesões ainda estão por vir, fazem parte do esporte. O que falta ao Galo, no meu entendimento é um Mindset, um ajuste na mentalidade. O famoso “virar a chave”. O calendário deste ano é diferente. A mentalidade da equipe tem que ser diferente. Até o ano passado, disputar uma Libertadores era uma punição ao Brasileirão. Este ano, não. Dá para encarar !!
      No mais, o futebol do Galo está evoluindo. É nítido. O que estão ocorrendo são falhas individuais, algumas bizonhas. Mas nada que justifique crucificar este ou aquele jogador. Criticar, sim. Crucificar, não. O resto é só a nossa bipolaridade de sempre !!! Pra cima deles, Galo !!!

      1. Caro Sandro. Saudações atleticanas. Eu digo que parece-me estarem privilegiando a LA face aos dois últimos jogos. Não quer dizer que sim. Quanto ao “mindset” eu tenho dito isso antes de todos os jogos. O Galo precisa equilibrar suas emoções. Jogo por jogo é necessário ter um ‘brainstorm” que mostre aos jogadores quem eles enfrentarão e como neutralizar o seu jogo. Parece-me que nada disso é feito. Porém notamos que nos jogos decisivos do mineiro isso ficou evidente. O time jogou de acordo com o adversário, conhecendo-o em detalhes e o resultado nós conhecemos. Você disse tudo ao afirmar as diferenças dos torneios deste ano. É preciso mudança de acordo com essas diferenças. Não há dúvidas quanto á evolução do time, mas, futebol é jogo de alto rendimento físico e o equilíbrio psicológico equilibra o desgaste e potencializa os jogadores. Quanto ao Paraná, vale o ditado: “quarta-feira tem mais” Um abraço preto e branco.

    2. É Paulo seu secador é bom mesmo (rs).
      Possíveis adversários definidos agora é esperar o sorteio.
      Em Libertadores não tem como escolher adversário, nem jogo fácil, mas torço para cair o Godoy Cruz que ao meu vez é o menos difícil.
      The Strongest e Jorge Wilstermann tem a temida altitude .
      Atlético Genérico a grama sintética, e time Brasileiro sempre dificulta.
      Guaraní do Paraguai já eliminou o Corinthians e time Paraguaio sempre faz jogo duro com o Galo
      Emelec e Barcelona de Guayaquil ambos do Equador tem bons times, o Barcelona ganhou do Botafogo e Estudiantes fora de casa e do Atlético Nacional em casa, O Emelec empatou com o River fora e ganhou as duas do Independiente Medellín.
      Nacional do Uruguai tem a tradicional raça Uruguaia.
      Prefiro pegar o Godoy, e como o enredo desse ano é como 2013 vamos enfrentar um adversário do nosso grupo e vamos ganhar as duas igual 2013 quando vencemos o São Paulo no famoso “Quando tá valendo, tá valendo”.
      Repetindo o enredo nas fazes seguintes haja coração, ninguém esquece o penalti defendido contra o Tijuana, e as viradas épicas contra o Newell´s e Olimpia na final.
      Muitas emoções nos aguardam meu caro Paulo, o difícil é motivar essa moçada a jogar o Brasileiro até lá, espero que o Roger consiga pois jogador e não estiver focado e motivado não rende.
      Saudações!!

      1. Grande Pablo, boa tarde e um abração. Não dormi essa madrugada pensando nos gols que o Grêmio perdeu e que poderiam ter tirado o Galo do primeiro lugar. Cada ataque do Grêmio me deixava sufocado, mas, quando eu vi o Renato Gaúcho cochilando no banco de reservas eu pensei, agora vai. O Galo tá na estrada e ninguém vai conseguir pará-lo ainda bem que eu me aposento no meio do ano e nada vai me impedir de ir para Dubai. O mundial será em Dubai mesmo né? Torci para times de todo canto secando os adversários do Galo. Traição boa. Só de pensar me arrepio. Agora é pensar no brasileiro enquanto não chega o mês de julho. Tudo o que o Galo precisa para levar numa boa este brasileirão é ter foco. Foco decorrente de uma boa preparação emocional e estudo prévio dos adversários. O resto a turma resolve dentro do campo. Se tiver uma defesa melhor também ajuda. Êta mês de julho que não chega, sô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *