Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Comemorações, duvidas e preocupações

Leo, Victor e Erazo - jogo com o Juventude - 19-10-16

Além da confirmação de vaga direta na Copa Libertadores, apesar do pífio desempenho no ano (distante da expectativa do Torcedor), o Galo consolida a condição de melhor time mineiro entre os maiores clubes do Brasil. Evidentemente que nossa quinta participação consecutiva na primeira divisão sul-americana, ao contrário de outro mineiro que foi rebaixado e outro escapando por pouco de seguir junto, foi determinante  para o reconhecimento nacional.

Isso, ao mesmo tempo em que merece registro e comemoração, exige um bom planejamento para a próxima temporada. Por exemplo, essa cirurgia do Victor e seu período de inatividade merecem uma avaliação sobre a necessidade de outro goleiro? Eu confio no Giovanni, mas os outros dois ainda carecem de mais experiência. Tanto Uilson quanto Cleiton são ainda muito jovens para suportar uma pressão de jogar no Clube Atlético Mineiro.

A propósito desta contusão, ontem um amigo/leitor – o jornalista Marcelo Moreno – enviou-me uma mensagem questionando a situação. Segundo ele, a direção deveria ter chamado os atletas e alertado sobre os cuidados a ser levado em conta no período de férias. Até argumentei que neste período o jogador está livre e faz o que bem entender, atribuindo o fato a uma fatalidade.

floridacup
Foto e imagem: UAI/EM

Numa tréplica, o atento leitor ainda comentou que nesta temporada o goleiro esteve afastado por longo tempo e deveria ter mais cuidado. Disse, ainda, que o clube deveria – num caso assim – deixar o jogador recebendo do INSS pelo período de afastamento. Meus argumentos cessaram, mas ainda acho que é um caso excepcional.

Até entendo a irritação do Moreno, pois o goleiro é nossa segurança desde que aqui chegou, sendo responsável direto por vitórias e títulos conquistados depois de sua contratação. Ficar até cinco meses sem Victor pode ser trágico para o projeto de 2017. Ao final de nossa prosa, reclamou ainda sobre a Florida Cup, competição sobre a qual já debatemos aqui neste democrático espaço Atleticano. Também sou crítico, embora o Galo tenha optado por time alternativo, mas temos de pensar em mercado e até nos Atleticanos no Tio Sam. Marcelo Moreno disse que Flamengo, Corinthians e Internacional desistiram de participar exatamente por não avaliarem desta maneira.

Pois bem, enquanto aguardamos informações mais precisas sobre o caso da cirurgia do goleiro Victor, só nos resta elevar o pensamento em busca de boas energias pela sua rápida e efetiva recuperação. Veloso, quando jogava no gol do Galo, teve contusão similar e nos custou uma Copa do Brasil. Substituído na emergência, não teve “milagre” que nos deixasse seguir na competição. Seu substituto foi Milagres, que fez uma péssima partida e fomos derrotados pelo Brasiliense. Pode?

A nossa sorte, por incrível que pareça, foi a desistência dos mexicanos de disputar a Copa Libertadores. Isso abriu aquela quarta vaga direta, beneficiando diretamente o Galo. Decorrentes disso, duas situações. Não precisamos passar por aquela arriscada fase de playoff, correndo o risco de repetir Corinthians e Internacional no passado. Se fosse para disputar esse mata-mata e sem o Victor, muito Atleticano já ia começar a sofrer antes do Natal. Com essa mudança, o Galo só vai entrar na competição a partir da fase de grupos. Até lá, quem sabe o nosso Santo já esteja recuperado. Que assim seja!

Em tempo: Amanhã, se nada mandar em contrário, pretendo comentar neste nosso espaço algumas passagens do Reinaldo – nosso maior ídolo de todos os tempos – como uma prévia do que nos aguarda para sábado. É que no dia 17 próximo, a partir das 10h30, na Praça da Savassi, ao lado do Rei, do seu filho Philipe e do ilustrador Sunça, estarei participando do lançamento do seu livro infantil, do qual sou co-autor.

26 thoughts to “Comemorações, duvidas e preocupações”

  1. Por algum motivo o meu comentário não foi publicado por inteiro. Vou repetir. Desculpem-me. O Sr. Paulo Silva não gosta do Roger, mas, o Dylon Júnior e o Marcelo Lima gostam. Essa diversidade é interessante e mostra como é difícil agradar a todos. São oito ou mais milhões de atleticanos e o presidente não pode e se pudesse nem conseguiria agradar a todos. Fico com o Dylon e o Marcelo. Temos que dar apoio ao Roger. Criticar um trabalho que nem começou não faz o menor sentido. Com o nosso apoio ele se sentirá mais seguro e trabalhará melhor. Quem não gosta dele deve ficar calado e criticar só depois que o trabalho começar. Em vez de criticar vamos rezar para tudo dar certo, Deus o abençoar e fazer do seu trabalho a nossa alegria. Benvindo, Roger. Deus te abençoe.

  2. Cuidado com que a imprensa diz, quase sempre erram, o glorioso Marcos Rocha também já foi tido como o melhor do Brasil, agora o Robinho, jogou muito, mas muito mesmo, nos dois jogos da final da Copa do Brasil, é só marcar que o homem acaba, e o que dizer do “melhor” elenco do Brasil com Carlos Eduardo, Hyuri, Clayton, Patrick , Carlos Cezar e outros numerosos picaretas, quantos do “melhor” elenco do Brasil foram parar na Seleção do Brasileirão? A verdade é que os comentaristas das maiores Empresas de Televisão são do Rio e São Paulo e conhecem os times de Minas apenas superficialmente, dão o verdadeiro migué nos torcedores do Galo no famoso me engana que eu gosto e depois veem seus times regionais se darem bem em cima dos bobos convencidos. As questões estruturais do Galo ainda não foram atacadas os desempenhos pífios do DM, Preparação Física e, principalmente, da Base, que Base é essa que não revela ninguém e muita estrutura muito oba oba pra pouco resultado prático, vamos ter a humildade de aprender com quem realmente revela, o Santos Futebol Clube, o que será que eles fazem por lá? Não dá pra contratar algum profissional de lá? Neste mundo nada se cria, tudo se copia. Espero que o Roger se dê bem no Galo, ainda não estou convencido que foi a melhor opção, espero pra ver, já que era pra começar em Janeiro/2017 talvez pudéssemos tentar o técnico do Atlético Nacional antes, mais sei lá, vai que ele ganhe o Mundial e o seu passe, que é caro, ficaria ainda maior, vai saber… Considero inadmissível o Presidente do Galo se dividir em duas tarefas super importantes, um total desrespeito ao CAM e à cidade de BH, acho que os torcedores do Galo e os cidadãos de BH devam se manifestar e se fazerem ouvir de forma contundente. Feliz Natal e um 2017 repleto de Glória para todos e principalmente para o nosso Amado e Idolatrado Galo.

  3. Eduardo, acompanhei a partida do Galo no sub-20, lá no Rio Grande do Sul. levamos uma bordoada de 4 do São Paulo. Se aquele jogo representa a qualidade de nossa categoria de base, estamos ferrados. Atenção para isso, Nepomuceno!

  4. O Atlético tem que esquecer esta Florida Cup. (que nos perdoem o companheiros de lá) Não temos datas para o ano que vem. Concordo, participar com time sub 20 será uma vergonha e motivos para xacotas. Nós não merecemos isso

  5. O Sr. Paulo Silva não gosta do Roger, mas, o Dylon Júnior e o Marcelo Lima gostam. Essa diversidade é interessante e mostra como é difícil agradar a todos. São oito ou mais milhões de atleticanos e o presidente não pode e se pudesse nem conseguiria agradar a todos. ico com os dois

  6. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. 4 meses que Victor ficará fora por uma contusão em um jogo beneficente. Isso é um absurdo. O clube terá que pagar 4 meses de um alto salário para um funcionário que se machucou fora de serviço. Só prejuízo para o galo. Apesar de gostar do Giovani ele sempre será um bom reserva. Penso que a diretoria do Galo deveria tentar contratar o Goleiro do Inter. Sei que não deve ser fácil. Mas vale o esforço para contratar Danilo. Quando alguns torcedores dizem para ele se afastar pelo INSS sabe que eu até concordo deveria receber o teto que todo funcionário normal recebe. E da última contusão Victor voltou mal. Parece que a Bruxa já ta solta. Espero que seja somente até esse fim de ano essa maré de azar.

    1. O Danilo Fernandes é novo ainda e deve ser caro demais para depois virar reserva do Victor. Poderiam buscar o Jailsom do Palmeiras, que jogou este ano más é reserva certo do Fernando Prass no ano que vem. Jailsom mais Arouca pelo Marcos Rocha e pronto. Acho que eles topariam porque eles jogaram o brasileirão todo improvisando o Jean na lateral porque viram que o Fabiano que pediram emprestado era péssimo dos péssimos.

  7. Porquê essa preocupação com o goleiro Uilson ? Goleiro de 22 anos não é mais criança . O Leão , e Ado , foram para a seleção , ambos co menos de viinta anos .

  8. Vitor tem que ser punido, é muita irresponsabilidade, vive reclamando de cansaço e quando vem as férias vão jogar bola?????!!!! Faça-me o favor.
    Ninguém gostaria de comprar o Vitor, será que ainda dá pra fazer caixa com ele, Sr. Eduardo?

  9. Caros Amigos, já disse por aqui que, embora sendo um fanático Atleticano, também acompanho o time verde de Minas agora de volta à segunda divisão. Justamente por acompanhar esse time bem de perto (a uma distância segura, obviamente), é que posso dizer: já está na hora de João Ricardo (o São João do Horto) começar a jogar em um grande clube, ou seja, no nosso Galo. Digo mais: esse goleiro poderia disputar a posição de titular no Atlético em pé de igualdade com o Victor. Digo ainda mais: nos jogos do Coelho deste ano, esse time escapou de várias derrotas acachapantes em razão das atuações desse goleiro. Nosso Presidente poderia parar me pensar em Bruno Rodrigo (não é por que o Léo Silva deu certo que o Conceição III daria) e contratar jogador de verdade!

  10. Caro Ávila, sou totalmente contra essas “peladas” de fim de ano… Jogadores reclamam ao longo do ano do cansaço, de ficar longe da família, das viagens e nas férias onde podem descansar vão jogar bola???? Se cuidar é um ônus da profissão, são atletas, já pensou se nadadores e corredores, nas férias, se descuidassem quando tempo levariam para se recondicionar? Eles escolheram essa profissão e são muito bem remunerados. Porque que sai perdendo é o clube…. O Galo poderia tentar o empréstimo do ótimo goleiro do Inter, pelo menos, para o primeiro semestre….. Gostaria que você, se possível, e se for do seu interesse, dedicasse um post para falar sobre nossas categorias de base, parece que aquilo lá tá largado… Ontem assisti o jogo do Galo sub-20 contra o São Paulo pela copa RS Ipiranga, tomamos de 4 e fomos eliminados ainda na primeira fase…. Do time que vi nenhum jogador tem condição de ser aproveitado, Thales, Capixaba (um novo Yuri), Cesar, Natan, enfim, jogadores medíocres….

    1. Não é pra tanto amigo. O jogador passa o ano inteiro sofrendo pressão pra jogar em alto nível, buscar resultados, treinando exaustivamente… E quando chega as férias é a oportunidade de fazer o que gosta sem pressão e sem cobrança. Jogar por diversão e sem compromisso. Querer tirar esse direito do cara é exagero. Além do mais, raramente um jogador se contunde nessas peladas, pois sabem que é brincadeira e se preservam. O lance do Vitor foi infelicidade. Se machucou fazendo um movimento banal da posição, que ele faz milhares de vezes em um simples treino. Acontece.

  11. Quando se diz que fulano é um especialista – em qualquer profissão – esse fulano é levado mais a sério porque é claro que ele deve ter bom conhecimento no assunto. Essa regra não vale para os jornalistas esportivos. Eles também são torcedores e narram os fatos de acordo com o seu coração. Acabamos de ter um exemplo claro disso. Na eleição da seleção do ano aparece o nome do Robinho do Galo. Ridículo. Robinho é quase um ex-jogador. É uma das estrelas cadentes do Galo. Está jogando com o nome do passado. Se o que vale é o nome, vou sugerir aos jornalistas colocar também o Pelé nessa seleção de medíocres.

    1. Menos Caro José. O Robinho foi vice artilherio do Brasileiro. voce conta nos dedos os melhores que ele..( se tiver)…agora Hyuri, Cleyton, Carlos Eduardo, Patric, Ed carlos, Ronaldo…esses ais podem ser doados.

  12. Mais do mesmo … nós atleticanos e nossas comparações. Porque não fazer a comparação entre os nove títulos brasileiros do Palmeiras e o nosso único em 71? Atribuo a esse comportamento cego, todos os nossos males. Como, por exemplo, a palhaçada de estar interessado no meia do Juventude. Estão de brincadeira com a torcida!!!!! Nós precisamos de defesa, zagueiros e laterais….Po….!!!!!

  13. Está na hora de o CAM mostrar agressividade no mercado , e ir atrás do Danilo Fernandes .Com a contusão do Victor ,o Giovanni não irá segurar este b.o. sozinho ,quem avisa amigo é ! Se o time alternativo que for à Florida Cup for composto pelo sub-20 que tomou sacode ontem ,vamos passar uma vergonha monstra ,quem avisa amigo é ! Se o sr. André Figueiredo não for cobrado como deve ,pode fechar nossa base porque não iremos revelar nada .Investimento jogado no lixo ,quem avisa amigo é ! SAN

  14. O galo tem que agir rápido e tentar contratar o Danilo Fernandez do Inter, ainda mais que o Inter vai kogar a série B talvez fica mais fácil ele vir jogar aqui.

  15. Ontem o galo tinha técnico e goleiro para 2017, só precisava contratar o resto do time…hoje só tem o técnico, precisa contratar um time….

  16. Bom dia Eduardo. Até em férias nossos jogadores sofrem contusão, acho que tem que benzer todo mundo viu. Também não confio nos suplentes do Giovanni caso precisar, são muitos novos e inexperientes, uma boa contratação seria o goleiro do mequinha, mas os brilhantes dirigentes deles, preferem vender por um preço menor pra fora do que fazer negócios com o GALO. Outra opção seria um dos goleiros do Inter. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  17. Bom dia, Eduardo e demais atleticanos que orbitam essa página. Respondendo à sua pergunta, Eduardo, digo que o Atlético precisa realmente de um novo goleiro. Só o Giovani é pouco. Tem um aqui pertinho de nós, em um CT em Contagem, que pode resolver esse nosso problema. Foi bom você mencionar o Veloso a contusão dos dois não foi similar apenas no local contundido, a idade dos dois também quase coincide. E o Veloso não voltou mais. Mas, voltemos ao tema TREINAMENTO. Continuando digo que treino tático é ensinar para os zagueiros que eles são defensores e não atacantes. Que se eles não guardarem suas posições, sempre de frente para os atacantes, eles estarão constantemente em desvantagem. Correr atrás não é coisa de defensor. Tem jogo que eles podem avançar e até marcar gol, mas A REGRA NÃO É ESSA. Condições reais de jogo significa que um treino é um jogo simulado, igualzinho o jogo real, só que sem as botinadas no adversário. Se o Donizete treinasse ele saberia o momento certo de parar quando vai desmarcar um adversário. No treino ele aprenderia que o adversário é sólido e nao dá para atravessá-lo como ele tenta fazer o jogo inteiro. Receberia menos cartões e serviria melhor ao seu clube. Ele, Donizete, aprenderia a aproveitar a bola rebatida da defesa contrária e, quando fosse mais conveniente, chutaria para o gol com o corpo equilibrado e chute bem direcionado. Se o Marcos Rocha treinasse ele saberia que não pode descer continuamente para o ataque. Que sua posição em campo é de defensor, primeiro, e auxiliar de ataque depois, se houver oportunidade. Há momento certo para isso. Saberia guardar a sua posição, marcaria com antecipação e não deixaria o adversário dominar a bola, olhar, pensar o que fazer, entrar na área e fazer o gol ou dar o passe fatal. Ele chegaria junto com o adversário e nem deixaria que ele pegasse a bola ou então bloquearia a sua passagem evitando o mal maior. Se o Victor treinasse em situação real de jogo, ele aprenderia a dominar o espaço em seu entorno de acordo com a jogada em andamento e não levaria tanto gol por cobertura. Goleiro desatento que fica passeando pela área é que leva gol por cobertura. Ele não ficaria esperando o cara chutar pra depois correr atrás, não dá tempo. Ninguém consegue. O Marcelo Grohe que o diga. Mas, se ele ficar bem posicionado, dominando o seu espaço, coisa que ele aprenderá treinando em situações reais de jogo, a história muda. Esses jogadores citados e outros do elenco cometem os mesmos erros jogo após jogo e ninguém se importa. Nem técnico e nem dirigentes. Quantos cartões amarelos o Donizete recebeu neste ano? Em quantos jogos ele esteve de fora por suspensão? E sempre pelas mesmas causas. Isso ocorre porque não há treinamento onde o “professor” conversa com o jogador, mostra as suas falhas, como corrigi-las e repete a correção quantas vezes forem necessárias até ele aprender. Marcar não é atropelar adversários é conter a sua investida de forma eficiente sem cometer falta, jogando por antecipação. Se o defensor estiver bem posicionado, guardando a sua área de atuação, ele poderá se movimentar durante o tempo todo que ainda terá domínio do seu território, prevendo e antecipando as jogadas. Alguém pode dizer onde no campo joga o Donizete? Prevenção e antecipação. É como faziam craques como o Luizinho, Grapete, Toninho Cerezo, Vanderley Paiva e outros jogadores bem treinados. Amanhã tem mais. VAMOS TREINAR GAAALOOOO.

    1. Por que você não é técnico profissional Paulo? Com tanto conhecimento e experiência, deveria treinar algum time da série A.
      Se fosse tão fácil assim… Esses jogadores do nosso Galo que você tanto deprecia, fazem parte da maior equipe e que mais conquistou títulos na história do clube. Todos os outros times brasileiros que erem esses perebas em seus elencos, para serem titulares.

      1. Eu nunca disse que os jogadores do Galo não prestam. Aliás, já disse que o plantel se resume a 14 ou 15 jogadores de bom nível. O resto é resto. Eu digo que o time é mal treinado e os jogadores não rendem o que podem em razão da desorganização tática do time. Agora me diga, que título o atual plantel do Atlético ganhou? Quem venceu os títulos que você menciona foram outros jogadores em circunstâncias diferentes. Me diga também: Que clube quer para titular os seguintes jogadores de ponta do Galo. São bons jogadores e se bem treinados, nos darão muitas alegrias. São eles: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Fábio Santos, Donizete, Rafael Carioca, Júnior Urso, Lucas Cândido, Luan, Maicosuel, Clayton, Hyuri, Carlos Eduardo e Fred. Que clube já fez alguma proposta por eles? Olhe que eu não sou a favor da venda de nenhum deles. Só quero que eles sejam bem treinados, tenham seus defeitos corrigidos e joguem por nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *