Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Botem as barbas de molho

Seguindo com os textos escritos por convidados, hoje é a vez de Betinho Scalioni resenhar sobre nosso Galo. Confira!

Por Betinho Scalioni

Ê, Galo, como é bom falar de você! Eu não poderia começar este texto sem antes dizer o quanto me sinto honrado em participar do blog deste cara que tanto admiro. Para muitos, ele é o Fidel ou o Bin Laden do Indepa. Para mim, sempre foi e sempre será o grande Dudu Araxá, como fui apresentado desde criança pelo meu pai e com o qual tenho o prazer de conviver já há alguns anos. Nunca vou me esquecer da cena em 2013, turistando pelas ruas de Marrakech, quando me deparo com um barbudo de vestuário islâmico, mas com o símbolo do Galo estampado no peito, sendo seguido e exaltado por dezenas de outros atleticanos e nativos. As mesquitas da praça Jemaa el-Fna se tornaram o segundo ponto mais fotografado em Marrocos, pelo menos naquele dia. Não teve pra ninguém! Pena que o Galo não fez a parte dele no dia seguinte, mas isso já é passado para nós.

Falando sobre o nosso momento atual, eu, tendencioso a ver o copo sempre meio cheio, acredito, sim, que vamos à Libertadores em 2018. O ano que se fecha não foi lá grandes coisas pro nosso Galão, mas fizemos aquilo que mais gostamos. A tremedeira do lado de lá bateu recordes na escala Richter. Ganhamos no Mineiro, no Brasileiro, nos Sub-20, Sub-17, Sub-15 e Sub-12. Passamos o carro em cima! Zeramos o jogo! Se nesse ano tivesse Galo x Cruzeiro no xadrez, na bocha, no curling ou em qualquer outro esporte – com exceção do vôlei, que é o foco principal deles –, daria a gente.

Qualquer outra coisa, é acidente de percurso. Afinal, não se pode ganhar tudo. Além de disso, vimos Otero fazer o gol mais bonito do ano em todo mundo. Que precisão! Aliás, tenho um amigo que jura que o nosso Otero é filho do Marcelinho Carioca com uma venezuelana, concebido durante umas escapulidas do pé de anjo, daquelas que o técnico Vanderlei Luxemburgo não conseguiu evitar na concentração. Mas isso é caso para outra coluna.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Tivemos também em 2017 a aprovação maciça da nossa arena. Ansioso estou para firmar minha cadeira cativa no nosso novo poleiro. O ano de 2020 vai demorar a chegar, mas o caldeirão do Galo será, com certeza, o mais temido do País! Para isso, temos que manter a tradição dos últimos anos e buscar essa vaga na Liberta. E para 2018 estou com a maioria da massa, que apoia a manutenção de Oswaldo de Oliveira, que, com certeza, já sabe quem deve sair, quem deve ficar, e os reforços que precisamos para disputarmos a nossa sexta Libertadores seguida. Então é isso! Pra cima do Corinthians e do Grêmio, buscar os seis pontos, que dias melhores virão! E já que escrevo no espaço do barbudo mais famoso de Minas Gerais, deixo um aviso aos adversários. Em 2018, botem as barbas de molho, que o trator Alvinegro estará de volta! Bica, bicudo!

A boa para amanhã

Domingo sem o Galo nem parece domingo. Sorte nossa que, amanhã, teremos o Glorioso em campo, buscando a vaga para a sexta Libertadores consecutiva contra o campeão, Corinthians. Dia bom para jogar água no chope deles. Um bom programa será assistir ao jogo no Devotos Sports Bar, do grande atleticano Coutinho. Para esse jogo, o bar, em parceria com o aplicativo da massa MY TEAM vai dar uma cerveja Colorado de 600 ml para quem acertar a escalação do Galo e uma outra Colorado para quem acertar o placar pelo app.  Não é sorteio, não. Acertou, levou. O bar abre às 14h e fica na Rua Ministro Orozimbo Nonato, 102, no Vila da Serra. Já o aplicativo está disponível gratuitamente para Android e IOS. Eu é que não vou perder essa. Fica a dica. E vamos, Galo! A Liberta te aguarda.

15 thoughts to “Botem as barbas de molho”

  1. Boa tarde massa atleticana e o blogueiro Betinho! Ao Eduardo desejamos pronto restabelecimento.
    Estou de acordo com a reformulação do elenco, mas na posições carentes. Não estou de acordo com alguns amigalos em desfazer dos nossos jogadores mais experientes. Tem que manter uma base e formar um time forte, contratando as peças que nos faltou este ano. Manda os mais experientes embora, dos quais dois deles tem contrato em vigor e quem vai arcar com as despesas que o clube vai ter? Vai contratar quem no lugar deles, se no ano que vem a grana será curta? Foi provado que se tivéssemos desde o início da temporada um técnico boleiro, experiente e que sabe lhe dar com medalhões, a nossa campanha com certeza seria diferente. Sem essa de começar do zero, pois isto demanda tempo e a nossa torcida não terá paciência para aguardar. O time tá quase pronto e basta trazer jogadores nas posições carentes, que todos nós sabemos, assim como a comissão técnica e a diretoria. Ninguém forma um elenco da noite pro dia, dispensado e contratando a baciada. Se dispensar os nossos medalhões, vamos com certeza encorpar outros times, que com certeza os pegaria. Vamos manter uma base e contratar os caras certos nas posições que mais necessitamos, sem ter que começar do zero, pois isto seria o fim da picada, onde com toda a certeza, levaria uns 3 anos para dar resultados, brigando na parte de baixo da tabela. Sou a favor da permanência do Oswaldo, chega de troca troca, para que ele comece o ano, sabendo quem fica e quem vai sair. Que a nova diretoria não vai na onda novamente de alguns torcedores, fazendo um desmanche total e contratando para onde o elenco necessita. Saudações atleticanas!

  2. boa tarde Eduardo e massa,melhoras Eduardo,boa tarde betinho,vou ser sincero nao acredito que o galo ganha do gambas na arena lula,jogar contra 12 vai ser difícil,ok mais me preoculpa que o novo presidente já começa a pensar igual o estagiário daniel,renovar com Robinho já e pensar negativo,chega deste peladeiro no galo,chega de velhos e cansados,precisamos de jogador novos e com gana de vencer,so espero que este novo presidente não renova com he man,eraso,santana,Carlos cesar,etc,chega de amadores no galo,reage galooooooooooooooo.

  3. Li a coluna de hj do insuperável Fred Melo Paiva e sigo acreditando, mais do que nunca! Vamos conseguir nos classificar pra Libertas 2018, certeza! Simbora meu Galo querido! SANs

  4. Hoje o jornal Hoje em Dia traz uma matéria que mostra que o Cruzeiro arrecada mais que o dobro do Galo com Bilheteria vejam.
    http://hojeemdia.com.br/esportes/cota-de-tv-de-mineiros-na-s%C3%A9rie-a-2017-%C3%A9-maior-do-que-a-renda-l%C3%ADquida-dos-%C3%BAltimos-cinco-anos-1.576470
    Sempre achei que o Independência não daria o lucro que o Kalil esperava, mas como tinha o ganho técnico onde ficamos por muito tempo quase imbatíveis no Horto até de justificava.
    Mas agora não existe mais essa mística do Horto, espero que o Sette Camara coloque os jogos com previsão de público acima de 20 mil no Mineirão vai ser bom para todo mundo.
    Saudações!!

  5. Oi Betinho e Amigos, boa tarde!
    Por favor, avise ao Eduardo que continuamos na corrente de orações para a sua plena e rápida recuperação.
    Voltando ao Galo, achei acertada por parte da nova Diretoria, a manutenção de Oswaldo, embora não seja o meu Técnico favorito. Mas chega de “troca-trocas”, as consequências de tudo isso nós já sabemos.
    Quanto ao jogo de amanhã, não será fácil, sequer marcamos gol nessa Arena. Enquanto para eles o clima é de festa, para nós é de pura decisão.
    Mesmo frustrados com o desempenho do Galo, ainda nos resta alguma esperança em salvar o ano com a conquista de uma vaga para LA.
    Aproveitando as ofertas do Black Friday, o Galo poderia fazer uma grande promoção e doar Erazo, Felipe Santana, Roger Bernardo, Elias, Marlone, Fred, Robinho. Vou parar por aqui, senão a barca pode afundar.
    Vamos subir, GAAALOOO!

  6. Eduardo que tenha uma ótima recuperação, Betinho seja bem vindo!!
    Parada dura amanhã, não damos sorte no Itaquerão nem um golzinho conseguimos fazer lá, que amanhã esse tabu seja quebrado com uma grande vitória.
    Enquanto tiver chance eu acredito na vaga na Libertadores acho que vamos empatar amanhã e ganhar do Grêmio ficando em oitavo e carimbando a vaga com o Grêmio ou o Flamengo sendo campeão e virando G8.
    Eu acredito!!!

  7. Ha´sérias e manifestas controversias quanto ao apoio maciço( ? ) da torcida sobre a permanencia de OOliveira. O apoio maciço que exala da massa, com uma unanimidade nunca vista, é o apoio ás mudanças radicais no nosso combalido,incompetente ,fraquíssimo futebol apresentado até aqui e blindado de todas as formas possíveis por esta péssima atual diretoria, que graças ao céus, está saindo , se Deus quiser , prá nunca mais voltar.
    Não existe um atleticano na face da Terra que não deseja mudanças do que isto que aí está e que tentam, a todo custo , nos enfiar goela abaixo , com a mídia subserviente e rasteira, agindo como uma força tarefa para encobrir estes tres anos de desmandos, de falta de comando , de omissão, de falta de planejamento . Somente sobrou incompetencia.
    Então, amigo blogueiro, lembre-se de prestar um serviço ao nosso Galo , não um desserviço: estamos secos, ávidos por mudança, este é o pensamento único da massa , e nos perguntamos que se mantendo OO, estas mudanças ocorrerão ; se continuaremos a ver fredcone exercer sua nefasta e negativa liderança, se elias parar de andar em campo e ficar dando entrevistas enaltecendo gambás, se , enfim, um time que nos represente. Não estou sendo grosso, perdoe minha franqueza , queremos e necessitamos de mudanças para esquecer esta patética e inoperante gestão atual.

  8. Bom dia amigalos, quero falar sobre o jogo de amanhã, no qual tem grande importância, o Galo tem que jogar com coragem, raça e vontade vencer o jogo, pois precisamos da vitória…..O Bahia e o Flamengo jogarão depois do nosso jogo e já saberão o resultado e acredito que eles vencerão os seus jogos, tenho uma outra coisa que estou bastante preocupado para amanhã: a arbitragem, jogo de entrega da taça no estádio do Corinthians, vitória do time paulista interessa diretamente a três clubes cariocas na disputa dessa vaga, acho muito bom o Galo ficar esperto, sabemos que nada é por acaso, e que rola muita treta mesmo……fique vigilante Galo e Massa atleticana

  9. Bom dia. Meu nobre Guru, que vc tenha pronto restabelecimento. Aos novos blogueiros, sejam benvindos, e por favor tenham paciência conosco, porque somos bipolares.
    Bom, ontem parece que a nova diretoria bateu o martelo pela permanência de OO. Ao que me parece, o % de aproveitamento dele, aliado à recuperação de medalhões, principalmente Robinho, foram os motivos para esta tomada de decisão. Eu até concordo, que o time hoje tem outra cara, e a princípio sou a favor, mas pensando em 2018, me colo preocupado com esta permanência, em função de minha sede por mudanças, e creio que com OO no comando, elas não acontecerão. Então teremos que aturar os Freds, Elias, Valdivias, Felipes Conceição, leos Silvas da Vida. Só espero que diferente deste ano, estes caras tomem vergonha na cara e façam jus ao salário que ganham.
    Por outro lado, nós torcida deveremos ser mais ativos e cobrar mais, sem violência é claro, caso o time mantenha esta letargia de 2017. Mas cobrar em tempo hábil, e não quando a vaca já tiver indo pro brejo.
    Já que o projeto barca na porta do CT não vai vingar, espero que as contratações sejam pontuais e cirúrgicas, porque do contrário, estaremos aqui no fim de 2018, lamentando o ano perdido novamente.

  10. Bom dia MASSA! Bom dia blogueiro! Melhoras Eduardo! Bem, que a vida de Atleticano não tem sido nada fácil, não há quem discuta. Achei legal essa cartada da futura diretoria, em passar tranquilidade ao Oswaldo nessa reta final confirmando a sua permanência. Meu sentimento também é de otimismo para amanhã. Um gosto meio amargo, já que a nossa intenção seria brigar pelo título é não especular sobre o chope dos gambás, mas na vida temos que nos agarrar às possibilidades e a vaga na LA será muito bem vinda. Muitos acham que seria melhor ficar fora e reformular. Esse é um pensamento da emoção, que e um pouco de razão nos dá a certeza de quanto a competição continental é importante para os cofres e para a visibilidade de um grande time. Assim vamos. Vencer os dois e dar uma banana para as marias. Ninguém aqui vai depender delas, não! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *