Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A base é o celeiro para o futuro do time

Foto: UAI | EM

João Leite, Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo e Ângelo; Serginho, Caio, Marcelo e Ziza. Este time, desfalcado de Reinaldo (substituído pelo Caio Cambalhota), fez aquela final de 1977 e foi derrotado nas penalidades. Além do Rei, também Paulo Isidoro, Heleno e outros jogadores da base figuravam naquela equipe que marcou a nossa história.

Só na relação acima, são quase dez nomes de “garotos” que subiram das divisões inferiores para brilhar nos gramados sob o comando do Barbatana. O então treinador, que também trabalhou na base, assumiu o comando da equipe e só não conquistamos títulos nessa ocasiões por razões que levam um time a ser parado fora de campo. Não é essa a discussão que proponho para este sábado de folga.

Vou agora escalar outro time. Cleiton, Emanuel, Bremer, Nathan e César; Cícero, Anderson, Marquinhos e Daniel; Marco Tulio e Flávio. Esses onze titulares, que entraram para a partida decisiva, conquistaram o título da Copa Brasil, sub -20, temporada de 2017. Isso mesmo, ano passado vencemos o Flamengo nas penalidades, dentro do Rio de Janeiro.

Lendo e relendo, me coloco a refletir, será que – diferente de décadas passadas – o time principal não aproveita mais nada da safra de centenas de “garotos” que vivem na Cidade do Galo. Cleiton permanece e é o reserva imediato do Victor. Porém, com todo respeito, até pela titularidade e sequência de jogos, quando for chamado vai lhe faltar ritmo de jogo. Ano passado, atuou até bem frente à Chapecoense lá em Santa Catarina, num momento de extrema necessidade. Jogamos sem goleiro reserva, pois levaram apenas dois e o Geovani foi vetado de última hora. Sem comentários!

Os quatro zagueiros da decisão do ano passado, qual deles permanece no Galo? Bremer foi vendido, os demais estão emprestados – ao que sei – e não sabemos de seu desempenho. Li que Nathan virou volante na Ponte Preta, mas não faço monitoramento, papel que deve ser de profissionais do clube. E os outros dois? Ah! Ruan subiu logo depois e agora deparamos que estão “cedendo” com opção de compra ao Palmeiras. Será possível?

Foto: UAI | EM

Entre os meio-campistas, o futebol do Cícero era apreciável, mas também parece que foi emprestado. Onde anda Anderson e Daniel? Este teve uma contusão, depois não ouvi ou li nada a respeito. Marquinhos, que completa o quarteto, subiu para os profissionais e foi repassado à Chapecoense. Entre os dois dianteiros, Marco Túlio – ao noticiado –serviu para quitar parte de débito da vinda do Elias. Pode isso? E Flávio foi dispensado ainda no ano passado.

Além deles, existem outros que o Atleticano procura igual “agulha no palheiro”. Desapareceram. Alerrandro, depois de duas ou mais ascensões e voltas para a base, figura no banco. Sem oportunidade, como foi com tantos outros que seguiram e continuam por outros caminhos. Ruan estaria sendo emprestado com valor de passe fixado? Assim circulam informações. O rejuvenescimento pretendido dá lugar às renovações de quarentões. Não dá pra entender qual é o planejamento da diretoria e do diretor Alexandre Tadeu para o futuro do nosso Galo. Uma coisa é certa, em meu modesto entendimento, isso não é planejamento.

Em tempo: Curiosidade. Algum membro da diretoria, não falo de cargo remunerado, circula sistematicamente pela Cidade do Galo para acompanhar os acontecimentos? Flávio foi dispensado por indisciplina. Alerrandro, em suas idas e vindas, também teve a mesma justificativa. Agora, com relação à Ruan, justificam com a mesma versão de indisciplina. Afinal, quem está sendo punido? A meu sentir, o clube e não os profissionais.

Amanhã, considerando que só jogamos na segunda-feira, continuo falando sobre preocupações em torno do elenco, renovações e contratos longos.

 

21 thoughts to “A base é o celeiro para o futuro do time”

  1. O marques pra variar tá pipocando na ‘final’. falou besteira! tem que valorizar a base e dar crédito sim. a fase é passível de erros. e cabe ao Galo colocar nos trilhos. desse jeito, perde talentos e dinheiro. marques pipoqueiro!

  2. Infelizmente nossa base é para , subir , valorizar e vender , não se pensa em titulos . O sonho de um titulo brasileiro é sonhado só pela torcida e pago por ela. A diretoria fala em títulos , como políticos falam em melhorar o pais ….Pura demagogia e hipocrisia …
    ……Obrigado Eduardo pelo espaço ….Fiquem com Deus.

  3. Essa diretoria atual não tem comprometimento com a formação de um time forte e apto a disputar títulos, estão focados em fazer do Galo um time-vitrine para vender jogadores jovens ( comprados a um bom preço porque ainda não demonstraram muita coisa e por isso irão proporcionar um ótimo lucro) por isso estão mantendo esse técnico horroroso, mas que não exige nada, “treina” o time que o entregarem, afinal, assim continua empregado. Fico pensando se o Maidana não está no time porque cansaram de esperar o “anjo” Gabriel virar um grande negócio e resolveram investir no atual titular. Daqui a pouco, eles o vendem também, afinal, vão renovar com o Leonardo Silva ( absurdo!!!)
    Infelizmente, não acredito que essa diretoria essa ” filosofia” de time pequeno: vender, vender e vender! E qual técnico experiente e competente aceitaria isso? Nenhum, é claro! Então, vamos ter o Larghi.
    e um time medíocre ( uma ” mistura” de jogadores inexperientes
    e idosos) até 2020! Isso, se não forem reeleitos! Afinal, nem oposição existe no Galo!!! Estou totalmente insatisfeita e triste com esse time, esse técnico e principalmente com essa diretoria que mais parece ser cruzeirense, tamanha a omissão e desrespeito com a torcida! #Fora 7C # Fora Gallo
    #FiraLarghi

  4. A solução de dispensar o Ruan foi cômoda para o Marques mas não para o clube.

    Empréstimo como passe fixado de jogador jovem?
    Destruindo o patrimônio do clube.

    Cicinho, Fred, Tabata, Ruan,…

  5. Boa tarde Eduardo e amigos do Galo. Diante do cenário que se apresenta no NOSSO GALO, caso voces tivéssem um filho adolecente, bom de bola e promissor na carreira de jogador profissional de futebol, para qual time voces o levariam para testes?

  6. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Sinto que os comandantes do Galo se perderam. Não tem mais foco e estão dando tiros para todos os lados.
    Estão levando o Galo para o fundo do poço.
    É uma pena, parecia que iriam colocar o Galo nos trilhos, tanto na área administrativa, como também na área esportiva.
    Virou a casa da mãe Joana.
    Lamentável!

  7. Boa tarde, o Marques disse que o Ruan estava tirando o sono dele, nos torcedores e que estamos perdendo sono com tanta incompetencia no que se refere a base do Atletico, o Marques tem meu respeito pelo que fez pelo Galo, se tivessemos algum jogador hoje como ele estariamos numa colocaçao melhor no Brasileirao, mas ele tem que se explicar melhor nesta saida da jovem promessa!

    1. Elder, me desculpe, mas o que o Marques fez pelo galo??? Lembro muito bem em 2005, quando o galo caiu foi o primeiro a pular do barco!!! O galo o fez deputado, está sempre nas bocas!!!! Desculpe mas não acredito nem um pouco nas palavras dele, qualquer promessa que começar a despontar é só cometer um ato de indisciplina que já sabe que será dispensado!!!! Abriram a porteira…

  8. Eu vou na mesma toada do Domingos Sávio pois são fatos já recorrentes de um passado não muito distante… o jogador se destaca e vêm seu empresário ou agente etc… e faz sua cabeça com relação a outro clube ou até mesmo a outro mercado…

    sabedores que aqui no nosso GALO não vão ter chance quase nenhuma de jogarem pois são os medalhões que mandam, “””aprontam””” algumas farras etc… para serem mandados embora ou vendidos a preço de banana e quem sabe em outro clube tenham as chances que merecem de pelo menos mostrarem seus valores!!!!!!!!!!!!

  9. A nossa base está jogada às traças há um bom tempo. Nossa última grande revelação foi o Jemerson, em 2014. Pqp! Quatro anos pra não subir ninguém pros titulares é osso. Ou melhor, subiram dois: o Gabriel anjinho dos adversários e o Bremer, que mal chegou e já foi embora. Duvido que todos os outros sejam ruins a ponto de não poderem entrar nunca. Era pra esses jogadores estarem pegando experiência, visando o tão esperado rejuvenescimento da equipe. Em vez disso, são emprestados/expulsos do time, ou ficam esquentando banco pra medalhões.

    Essa política de austeridade está mais pra política da “caridade”. Funciona assim: a diretoria “doa” nossas promessas a preço de banana, enquanto adia a aposentadoria de jogadores quarentões. Mas calma, é tudo em nome do “rejuvenescimento”! Tudo em nome da “austeridade”! Como diria o nosso amiGalo Roberto Caldeira, “é a economia, estúpido”!

    Sette Câmara é um verdadeiro político: fala uma coisa e faz outra. Pode até ter se esquecido das suas promessas, mas a torcida não!

    Êh, Galo! Valorize sua juventude!
    Saudações Atleticanas!

  10. Caros amigos.
    A VERDADE É UMA SÓ : A geração REINALDO ; TONINHO CEREZO foi a última de grandes Craques revelados pelo GALO.
    De lá para cá me apontem um único Super Craque revelado.. NÃO EXISTE.
    Tivemos apenas poucos bons jogadores com Bernard e Jemerson. O restante não deu certo em lugar nenhum.
    ESSA PROPALADA BASE NÃO ESTÁ SERVINDO PARA NADA. NÃO É POSSÍVEL NÃO REVELAR UM ÚNICO SUPER CRAQUE EM MAIS DE 40 ANOS.
    É preciso reformular e ver o que está acontecendo ; tanto dinheiro gasto para nada.
    GERAÇÃO REINALDO ; TONINHO CEREZO FOI A ÚLTIMA A MAIS DE 40 ANOS. INFELIZMENTE.

  11. Pouco tempo estavam falando que o Ruan Marvyn estava sendo preparado para ser o “Novo Leonardo Silva”, pela liderança, era o capitão da base, pela altura, pela técnica e ainda participava bem, com gols, no ataque em bolas paradas. Confio no Marques, sei da seriedade e do profissionalismo dele, mas ficou estranho esse repasse do jogador ao Palmeiras. Quando o André Figueiredo foi demitido e o Marques assumiu, todos disseram que o trabalho seria pra longo prazo. Pq o Marques ia ter que consertar a bagunça do AF. O Bernard chegou a relatar ter sido dispensado duas vezes da base, pelo AF. Ou essa base tá uma bagunça, orquestrada por empresários, e o Marques está “limpando” e organizando, ou tem mais coisa aí. Pra evitar conversa fiada, acho que o Marques deveria ser mais claro ao falar das situações dos jogadores, explicar o que foram os atos de indisciplina, deixando claro pro torcedor o que era a base e o que ele quer que seja. Assim terá o apoio do torcedor. Sem informações vagas, terá mais confiança e apoio ao seu trabalho. Desse jeito se soltarem algum boato, sobre o trabalho do Marques que desagrade a torcida, nós torcedores vamos pedir a cabeça dele.

  12. É isso ai Eduardo. E alguns ainda não querem enxergar. O trabalho da Diretoria é medonha. Prefiro ainda acreditar que é só incompetenica. Enquanto a diretoria de futebol estiver na mão de Alexandre a tadeu é isso que vamos ver. O Galo virou time de vitrine, sem planejamento e contando com a sorte. Nossa base não serve para nada e enquanto isso vão renovando com os velhos que não estão produzindo nada nesse ano ( pastor) e fazendo contrato longos com jovens promessas e refufos de outro times (denilson e terans etc). Fora as oportunidades infinitas para outros refugos emprestados (tomas Andrade, natan e leandrinho, esse último vai ter várias ainda apesar de ter mostrado nada depois de 2 meses treinando ). Já disse se o Pedro do Fluminense fosse do Galo ou estaria na base, ou dispensado. Enquanto isso a folha de pagamwnto segue elevada e alguns ficam vendo austeridade e acreditam no ano que vem.

  13. Bom dia !
    Com todo respeito ao Marques, foi mal nessa. Fixar passe de promessas da base não tem explicação. Ele só veio a público porque a torcida gritou.
    Os tempos são outros, a falta de transparência não cabe mais nas gestões dos clubes. Até o Barcelona teve que se haver com lambança de seus gestores.
    Abre olho Marques, já vi ex craques serem fritados em cargos de direção em seus clubes – lembra do Zico no seu clube. É uma máquina de destruir pessoas as administrações dos clubes. Serão noites sem dormir por ser usado para tomar atitudes que não fazem parte de seus princípios.

  14. Bom dia Eduardo e massa,grande texto Eduardo. Ok vejo que acabaram com a base,viramos uma equipe de refugos de ex jogadores de outras equipes. Exemplo. Tomás Andrade,Nathan,Galdezani,leandrinho. Estes jogadores estão emprestado ao galo.enquanto isto os jogadores da base são doados e emprestado para outras equipes. Viramos um vitrine para os empresários e refugos de outras equipes. O GALLO disse que iam vender,vender enquanto isto os meninos da base não tem chances.o Nathan teve várias chances e não mostrou nada. O Tomás Andrade também teve várias chances e nada mostrou. Enquanto isto o Bruninho não tem chances quando coloca falta 1 minuto para acabar o jogo. Só digo viramos uma equipe de velhos e refugos de empresários. Acorda galo. Vai galoooooooo.

  15. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Nós pobres torcedores não temos acesso aos bastidores do clube, portanto tecemos nossas hipóteses baseadas em observações do que vem acontecendo
    Dispensa por “indisciplina” (esqueceram de dispensar o cazares); manutenção dos titulates “idosos” depois de boas apresentações de jogadores da base; contratos longos com jogadores inúteis; etc.
    Isso me faz pensar que o CAM é um clube “comandado ” por empresários.
    O total descrédito dispensado aos jogadores da base é impressionante. Nossos jogadores de 20 anos de idade não servem, agora o Nathan e o Leandrinho…
    A propósito a entrevista do Sr. Marques sobre os fatos da dispensa do Ruan,foi na minha opinião pífia.
    Agora o Palmeiras quer juntar ao seu elenco um jogador da base de outro clube, que foi dispensado por indisciplina? Porque tanta bondade?
    Deveriam ter devolvido era o Juninho!
    Torcer sempre mas sem perder a capacidade de julgar.

  16. Bom dia massa e Guru. A meu ver meu caro, nosso problema com a base vem desde a administração passada, quando um pseuso diretor comandava a rapaziada junto com vários empresários! Já postei aqui que, com a estrutura que temos em relação a outros times no país era para sair jogadores a baciada, mas o que vemos são gatos pingados, e mesmo assim quando chegam ao profissional são como foguetes molhados, ou seja, negam fogo. Daí vem os questionamentos: Barbatana foi um expert, mas será que os profissionais que estão selecionados os garotos tem realmente feeling para isto? Porque não usar o campeonato mineiro para lançar estes garotos, de modo a adaptá-los ao profissional? Mas uma resposta eu tenho, os técnicos que estão passando pelo clube são todos cagões e tem medo de lançar jogadores, privilegiando sanguessungas igual a um ex-corinthiano que veste nossa camisa hoje. Quanto às indisciplinas, creio que a garotada hoje chega às categorias de base e se acham a última bolacha do pacote, ou seja, já chegam cheios de marra, e administrar isto é complicado. Mas prefiro dar um voto de confiança na atual diretoria de base, pois assim como no profissional estamos vivendo uma fase de reestruturação, e talvez temos que cortar na própria carne para depois obter resultados. Agora uma coisa tem e ficar clara pra todos que criticam: base é para revelar e títulos são consequências, então vamos cair na real!

  17. Bom dia Eduardo. O nosso treinador escalou o Hulck na lateral esquerda em substituicao ao Fabio Santos. O jogador no primeiro jogo foi afobado mas mostrou potencial. No jogo seguinte mostrou evolução. Esperava-se uma sequencia para o jogador considerando até o principio de promover a renovação e rejuvenescimento do time. Mas a opção foi pela volta do Fabio Santos. Outra situação estranha foi em relação ao Bruno Roberto jogador do qual se teciam elogios fartos. Mas ele nao teve os quatro jogos sequenciais que deram ao Natan. Por fim essa política do Senhor Marques – o Disciplinador- de dispensas como punição é um.equivoco. Fosse aplicada no profissional o galo tinha perdido dois milhoes e meio de euros com o Roger Guedes e o Cazares já estaria longe. Cadê os psicólogos e os ex-jogadores que foram contratados para apoiar na formacao de jovens. O que fazem Eder Reinaldo Hernane Valdir Todinho no clube???agora qualquer jogador que se destacar na base o seu agente o orienta a praticar um ato de indisciplina. Assim o jumento do Marques o libera para servir de exemplo e ele vai para outro clube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *