Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Amar e sempre perdoar

 

Se quem ama perdoa, a parte que ofendeu tem de fazer jus ao merecimento dessa consideração. Vale dizer, esse confronto de hoje – aliado ao jogo de volta – valendo vaga para as semifinais da Libertadores é a oportunidade que Milito e o elenco tem para reconciliar com a Massa. Confio, acredito, quero assim caminhar pelo resto dos meus dias. Amando e perdoando. Desde que a parte amada não me decepcione.

Ontem à noite, estarrecido, participando da live do amiGalo Breno Galente fiquei observando como tem torcedor que não conhece a história do Galo ao longo destes 116 anos. Tem nutelinha, por exemplo, que reprime quando relembro que fomos roubados em muitas decisões desde os anos 70. Mas, esses mesmos, são os primeiros a criticar e denegrir a imagem do nosso time do coração. Não me acho mais e nem menos Atleticano que ninguém, mas se tem algo que privilegio é defender o nosso Galo.

E é assim que hoje, isolado na minha casa, vou acompanhar com o delay da televisão o jogo no Maracanã. Minha melhor expectativa, como foi no recente mata mata com o SP pela CB, é a de encaminhar a classificação e decidir em casa na próxima semana. É tudo que quero, desejo que é compartilhado pela maioria dos Atleticanos. E, bate na madeira, se não acontecer em nada vai mudar meu sentimento de Atleticanidade. Deitar e chorar como já o fiz no passado e pretendo ainda ter essa oportunidade. Só não sofre quem é insensível ou já morreu. Estou fora do primeiro caso e resisto na outra alternativa.

Avaliando a relação dos jogadores que viajaram, quase todos os Atleticanos com os quais conversei, se mostraram surpresos e preocupados com a ausência do Saravia. Interessante que entre esses amiGalos, teve quem reclamou no domingo pela ausência do lateral, que agora registra seu inconformismo por ele ter entrado durante a partida é agravado seu estado físico e clínico. Vai entender! Além dele, a já previsível falta do Otávio e outros que ainda seguem em recuperação. Com isso o treinador está engessado para definir a equipe que começa a jogar.

Ontem, depois de ler um comentário aqui no espaço, conclui algo um tanto diferente do que afirmei e vinha defendendo aqui no espaço. Temos sim um bom elenco, porém curto e desequilibrado. A ausência do Saravia desnudou essa situação. Seu reserva imediato não é desejado pela maioria dos Torcedores para o jogo de hoje. Sem Saravia, ao que ouvi, nada de Mariano. Salvo melhor juízo, até também faço coro, Alan Franco é o preferido. Se não ele, Fuchs ou Lyanco daquele lado do campo. Mas, sem o lateral e o volante, abrem-se dúvidas em como montar o resto do sistema defensivo e a volância.

É um jogo de xadrez complicado. Eu iria de Éverson; Franco, Fuchs, Alonso e Arana; Bataglia, Rubens, Scarpa e Bernard; Paulinho e Hulk. Seriam as minhas opções, porém – como sempre registra o Teobaldo, que não valem nada – não acredito coincidir com o treinador. Pelo que Milito já mostrou no Galo, ele deve escalar Éverson; Fuchs, Lyanco (um deles do lado direito), Alonso e Arana; Bataglia, Franco, Scarpa e Bernard. Paulinho e Hulk. Admito até que possa optar por Fausto junto com Franco, recuando Bataglia para a zaga e escolher entre Fuchs ou Lyanco pelo lado direito. Sejam essas ou até outras mais surpreendentes, o importante é jogar com raça, comprometimento e trazer um bom resultado. Aqui, novamente jogando bem e com a Massa junto, consolidar a classificação. Bora pensar positivamente!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Amar e sempre perdoar”

  1. Milito de novo com 3 zagueiros,Alan Franco deveria ter sido improvisado na lateral,Fucks pesadão correndo atrás do Árias.Diretoria incompetente que não contratou lateral direito.

  2. Boa tarde MASSA!

    Hoje não tem coré, coré, É 9ALÔOOO!!!! E PRONTO.

    Guru, sua escalação é a mesma que comentei com colegas ontem.

    Porém, o Milito nunca entrará com o Rubens no meio. Essa é uma dor de cabeça que ele não quer.

    Que os deuses-da-bola ilumine essa cabeça perdida e não permita vir com o indesejável 3 zagueiros.

    BOOORRRAAAAA 999AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!

    Meu placar para hoje: 9ALO 3 x 0 florC

  3. Boa tarde a todos Amigalos! Ontem, mencionei que enquanto existir está desordem ADMISTRATIVA no CAM, vou abster de comentários nesse espaço. Vou manter essa disposição. Entretanto hoje, vou tratar de um assunto, que há vários dias venho observando. A pouca participação dos Amigalos nos comentários. Será que por desilusão, por essa fase CRÍTICA que passa o CAM e ou, falta de interesse pelos assuntos postados? Há pouco tempo, já tivemos acima de 80 comentários postados. hoje está restrito a 20/30. participações.

  4. É interessante ler as opiniões dos comentaristas do blog. Alguns são radicais, outros mais conscientes, alguns pessimistas e outros esperançosos. Mas todos querem ter razão, isso é fato, exceto o Teobaldo, que diz humildemente que sua opinião não vale.

    O que me intriga é ler comentários de pessoas que acham que os inteligentes são apenas aqueles que pensam exatamente como eles. Mas, enfim…

    No Galo do Milito, ainda não consigo afirmar se gosto ou não gosto do que vejo em campo. São oscilações intensas de rendimento. Jogos bons, ruins, ótimos e péssimos, todos em sequência.
    Tomamos goleadas horrorosas, fazendo lembrar o tempo das vacas magras. Por outro lado, tivemos também belas atuações, como nas finais do Estadual, na primeira fase da Libertadores e no mata-mata frente ao São Paulo, quando atuamos de forma absolutamente eficiente e pragmática.

    Então não sei o que esperar daqui em diante. Pode ser que o time embale, conquiste resultados históricos e ganhe títulos. Pode ser que não. O meu papel é apenas torcer. Isso vou fazer com afinco. E torcer pelo time, não pela minha opinião. A propósito, minha opinião pode mudar, afinal de contas a vida é uma metamorfose. O que não muda é o sentimento pelo Clube Atlético Mineiro.

    Avante, Galo!
    Jogue com raça, lute, seja inteligente em campo e busque o resultado até o fim!

  5. Bom dia, prezados Atleticanos

    O esperado é que o Galo faça um jogo semelhante ao do Morumbis pela CB. Taticamente, os principais do S. Paulo foram bem marcados.

    Hoje, 02 têm que ser vigiados de perto:
    1) Ganso – parece lento, não ajuda muito na marcação, mas pode decidir o jogo com um passe de efeito. Ou pode surpreender a defesa com jogadas de calcanhar ou de letra, servindo seus companheiros.

    2) Arias – o colombiano é o “motor” do time. Veloz, driblador e bom finalizador.

    Tomara que o “espírito copeiro” baixe e que o Galo traga um bom resultado pra decidirmos na nossa Arena. Encaminhar a classificação, Gaalôôôô

  6. Hoje é dia de Libertadores, mata mata, jogo duríssimo e portanto, não temos como deixar de apoiar e pensar positivo para o nosso time do coração fazer um grande jogo e trazer um bom resultado.

    Oxalá, amanhã, estaremos aqui comemorando uma grande vitória do nosso GALO.

    OBS.: quem escala é o Sr. Milito mas quem avisa amigo é… nossa defesa será testada no limite extremo e todo cuidado será pouco na escalação do setor defensivo e volância!!!

  7. Bom dia amigalos, vamos torcer e rezar muito, nosso Galo anda mal das pernas, futebol pobre de ideias, tudo na conta da péssima Diretoria que tomou decisões equivocadas que resultaram no momento atual do Time, vamos ver o que o Sr Milito vai aprontar hoje, será que teremos alguma novidade ou será a mesmice de sempre

  8. Que triste ler o blog hoje, acho que o amigo blogueiro se engana ao dizer que o torcedor corneta pela falta de saravia, não viu o jogo de domingo? O tal milito resolveu em poupar jogadores, o time jogava muito mal, tomar o gol era certo, ele voltou para o segundo tempo com o mesmo time, tomou 2 x 0 jogando muito mal, a vaca ja tinha ido para o brejo, qual o motivo de se colocar os poupados? Colocou os jogadores na fogueira, num jogo perdido, correndo o risco de perder um jogador que ele mesmo decidiu poupar. Ah tenha dó né. Não é porque a gente critica que somos nutela, corneteiros ou menos atleticanos. Falando por mim, critico aquilo que penso estar errado, decisões de diretoria, de comissao tecnica, saf que levou o galo na mão grande. Todo atleticano sabe que o galo foi imensamente prejudicado, garfado no passado por inumeras vezes, e vai continuar sendo, pois assim é o futebol e se não aprendeu isto até hoje, sinto muito. Eu critico porque quero ver o galo lindo, jogando, trazendo alegria, sendo prazeroso de ver ganhando ou até perdendo mas com dignidade, os titulos se vierem que otimo, mas todo mundo sabe que atleticano não vive titulos, vivemos para o clube na alegria e na tristeza, mas merecemos respeito, respeito daqueles que vestem o nosso manto (recebendo $ muito bem para isto) e entram em campo para nos representar. Tô cagando para midia de eixo, para cbf, stjd, globo, bets e outras merdas, quero ver o galo em campo tendo o respeito de seus proprios jogadores, se fazendo respeitar pelo adversario, e trazendo a nós todos que tanto sofremos com este time, orgulho. A minha ateticanidade não é cega, surda, nem muda.

    1. Perfeito seu comentário. Esse blogueiro se acha o melhor dos atleticanos, e tem um caso crônico de reclamar de arbitragem, até quando ganha ele faz coro detonando juizes. Por ele só o atlético ganharia os campeonatos, nunca perderia pelas suas proprias deficiencias, só roubado, roubado, roubado. E ai se criticar essa cantilena dele, ai ele chama de nutella.

  9. Confirmando o registro: a opinião que não tem a menor importância É A MINHA. De resto, já comprei a água de coco pra fazer o gelo e misturar no Old Eight para comemorar depois do jogo de quinta-feira. E feda-se a ressaca. A conferir!

  10. Gangorrito

    Este é o novo apelido no nosso treinador, pois se um dia é digno de elogios no outro é digno de xingamentos, em altos e baixos como uma gangorra.
    Espero que hoje a gangorra vá para o alto!

  11. Salve Massa e Guru

    Como é de conhecimento geral, abandonamos de vez o brasileirão, o que se conclui que os jogos por este torneio já não valem nada.
    Partindo deste princípio, vou evocar a célebre frase do filósofo Ronaldinho Gaúcho, mais conhecido com Bruxo:
    “Quando tá valendo, tá valendo”!
    Nada melhor do que fazer valer esta frase hoje!

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ontem assistindo a Live do Breno, vi comentário muito pertinente a respeito da pouca produtividade de Arana e Scarpa, fruto de esquema equivocado do treinador. Realmente, o esquema do Milito não está favorecendo ambos – Arana e Scarpa- pois em obediência a esquema tático, pouco produzem. Sem pontas de ofício, não temos como favorecer o Arana e o Scarpa. Hoje, diferentemente de muitos, com a ausência de Saravia, entraria com Eversin, Rômulo, Bruno Fucks e Junior Alonso.
    Alan Franco, Bataghia, Scarpa e Arana.
    Paulinho, Hulk e Rubens. Com o Rubens o Arana pode voltar a ser ofensivo, sua característica principal.
    Jogo difícil mas o galo tem condições de fazer resultado.
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Bom dia. Vai entender o que se passa na cabeça do treinador. Esse mesmo que apoiei no início me decepciona em suas criativas burrices.
    Eu mesmo cheguei a defender aqui o foco nas copas, mas o que ele anda fazendo com a saúde dos torcedores e a história do Galo, é de lascar. Quero ser CAMpeão das duas ou uma copa, mas esquecem que o Z4 ta logo ali e mesmo que não caia, ficar fora até da sula, seria humilhante.
    o fato é: nossa diretoria contratou mal, usando os artifícios das “oportunidades” com jogadores que tem nome, mas aquele nome escrito no lapís Faber Castel 2B, já apagado.
    Montar time, requer sabedoria e gana, pq os campeonatos são duros e perde-se grana, ao não ficar bem colocado nos mesmos.
    Espero que hj, com um time que cada vez mais desconvence o torcedor, eles joguem ao menos com raça, trazendo algum resultado que não seja vexatório para nossa história. Regulamento debaixo do braço e lembrando que temos jogo de volta. Não quero festa dos outros em nossa casa e sim a nossa festa na casa deles.

  14. O TIME DO FLU:

    O FLU vai praticamente completo pra campo…

    O provável 4-3-3 de Mano Menezes deve ser:

    Fábio;

    Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Marcelo;

    Bernal, Martinelli e Ganso;

    Arias, Serna e Kauã Elias.

    O FLU tem três desfalques: Diogo Barbosa, Ignácio e Lelê…

    A boa notícia foi a saída pra Europa, na janela que passou, de André…

    Se o FLU vai muito mal no Brasileirão, assim como o CAM, vai priorizando a LIBERTA da qual foi o último campeão…

    Na última partida entre CAM X FLU, em 24 de agosto, pelo Brasileirão, o Tricolor Carioca passou fácil pelo GALITO por 0 a 2 com gols de Árias e Serna, em plena AMRV…

    No histórico geral do confronto o FLU é freguês do CAM: 42 vitórias do GALO, 32 vitórias do FLU e 31 empates…

    Como mandante o FLU venceu 16, perdeu 10 e ocorreram 13 empates…

    O jogo é pedreira, duríssimo e de difícil prognóstico…

    De mais a mais a partida é de 180 minutos, o que muda completamente a estratégia de jogo de lado a lado…

    Agora é esperar pra ver o GALÃO ou o GALITO…

    A ver…

  15. Bom dia Eduardo. Respeitosamente, se o Galo iniciar esse jogo com Bernard e Mariano, não tem como assistir a partida. Qualquer um na lateral, menos Mariano. E este Bernard acrescenta o que? Esse Bernard me faz ter saudades do Hyoram. Meu time: Everson, Fuchs, Lianco , Alonso, Arana, Bataglia, Alan e Fausto Vera, Scarpa, Hulck e Paulinho.

  16. Bom dia!
    Há muito tempo que vi que não dá pra dizer “Galo nunca mais”.
    Quanto ao jogo, sinceramente gostaria muito que Bernard, Falso Vera e Dayverson não fossem opções pra hoje.
    Eu entraria com
    Everson
    Mariano (pra não improvisar ninguém)
    Fuchs
    Alonso
    Arana
    Bataglia
    Alan Franco
    Rubens
    Scarpa
    Hulk
    Paulinho
    Vamu Galooooo!

  17. Bom dia.

    Elenco curto é isso. Não tem lateral direito reserva, pega o Alan Franco e coloca na lateral direita. Quem fica no lugar do Alan Franco?

    Agora não adianta reclamar.
    Não tem coré- coré.
    O negócio é não entregar.
    Só peço foco e atenção.
    Se ninguém entregar bola para o adversário e nem ser expulso, pra mim já tá bom demais.

    Me ajuda aí GALOOOOO!

    Abraço

    1. Bom dia xará e amigalos! Hoje é dia de deletar o jogo passado e torcer por uma bela partida do GALÃO frente ao time do treinador dançarino. Gostei da escalação do Guru mas o teimoso Milito irá de Lyanco ou Mariano na lateral direita. GALO tem que avançar a marcação como dez contra o São Paulo. Se não tomar gol será um passo gigante para a semifinal. Ontem assisti o empate de Colo Colo x River Plate e sinceramente não vi nada demais em nenhum desses dois times. Aliás o Nacho Fernandez saiu com o uniforme limpo porque nada produziu. Então não tem nenhum Real Madrid aí pela frente. Apesar das ausências o GALO tem que jogar hoje pra não perder. Se conseguir um gol será a glória mas atenção e raça acima de tudo! Vamos lá Paulinho!!! Quem sabe não é hoje heim!!!! BORA MEU GALÔÔÔ!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *