Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Agitação e retorno do calendário

Foi movimentadíssima a terça-feira Atleticana, além da delegação com novidades para o compromisso pelo Brasileiro, confirmações de venda de jogador e mais um acordo sobre dívidas antigas do Galo. O zagueiro Nathan Silva, uma das poucas crias da base que vingou no time principal, foi negociado com o Pumas (México), treinado pelo Turco. O valor da transação corresponde a uma folha salarial do elenco. O blog deseja boa sorte ao ex-jogador e, mais ainda, que a situação aqui seja de equilíbrio contábil já e definitivo!

Sobre esses sobressaltos financeiros que, sistematicamente, tumultuam a vida Atleticana e – consequentemente – a relação com o Torcedor, outro imbróglio teve encerramento via acordo. Mérito da diretoria, destacadamente o vice-presidente Zé Murilo, colocando fim no embate com o empresário André Cury. Cobrou judicialmente, com suas motivações, mas que encheu o saco do Atleticano.

Com abatimento nos números finais, considerando ainda montante bloqueado em juízo, o Galo agora terá 36 meses – sem juros – para quitar o restante desse débito. Teve o aval do Rubens Menin, como exigência de garantia do empresário cobrador. Duas considerações. Que esse André Cury, chato como poucos dessa atividade, não volte a sede de Lourdes. É o meu desejo. A dívida antiga vinha de gestões anteriores. Outra conta paga pela atual diretoria. Enfim…!

Mutatis mutandis, vamos centrar nossas atenções e boas energias no desempenho do time em campo. Já se foram 10 rodadas (30 pontos disputados) e nosso desempenho – 60% – não é de todo ruim. Cinco vitórias, três empates e apenas duas derrotas. Ocorre que, um revés foi em casa para o fraquíssimo Vasco. Esse time tem apenas, até o momento, essa única vitória. Os empates, dois em casa e um fora, também são reclamados – com razão – pelo Atleticano. Palmeiras e Bragantino em BH e o instável Santos na cidade praiana. Nove pontos, que não deveriam ter sido atirados pelo ralo como assistimos.

A derrota para o surpreendente Botafogo, mesmo considerando que o time não jogou absolutamente nada naquela oportunidade, é mais digerível. Essa instabilidade provoca uma situação curiosa. Somos, ao lado do Cuiabá (fizemos cinco e eles seis jogos), a melhor campanha como visitante (10 pontos em 15 possíveis). Já na condição de mandante, ocupamos a 13ª posição (apenas oito em 15). No geral, ocupamos a quarta colocação, considerando a tese que defendo de – em média vencer aqui e empatar lá – somamos 18 pontos (dois em defasagem), para os 20 desejáveis.

Vencer hoje, nos recoloca nessa condição, de três pontos em casa e um fora, vale dizer, quatro pontos – repito em média – frente a cada concorrente. E será assim até o final da temporada. Animados agora com a chegada do Felipão, que sem ainda mostrar sua cara para a Massa, já agitou a todos. Atleticanos e não Atleticanos. Nós com grande expectativa e os outros tentando impor seu mau agouro. Chispa! Sai pra lá! Vira seu mau olhado pra longe e vai curtir sua infelicidade. Aqui é Galo, por##@!

Para essa noite, ainda que a regência nas quatro linhas possa ser sob a batuta do Lucas Gonçalves que conta com seus parceiros da comissão fixa – tem quem aposte na presença forte e marcante do Felipão –, e seguramente a palestra motivacional ficará à cargo do novo comandante. Sem o argentino, vou arriscar nas escolhas do time. Éverson; Mariano, Fuchs, Jemerson e Arana (o dono daquele lado do campo); Bataglia, Otávio e Zaracho; Pavón, Hulk e Paulinho. As novidades na delegação: Rabello e Kardec, depois de meses afastado. Podem entrar no decorrer do jogo. Ainda faltam Allan (quero muito ver ele ao lado do Bataglia) e Pedrinho. Que os Deuses do Futebol olhem novamente para o Galo, como foi em 2021. Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

33 thoughts to “Agitação e retorno do calendário”

  1. QUEM DISSE QUE O BRAÇO DE JACARÉ SABE JOGAR COM OS PÉS????
    ELE NÃO ACERTA UMA.
    QUAL O MOTIVO DE INSISTIR COM ESSA CAMISA AMARELA ???? É UMA VERGONHA ESSA CAMISA……….
    ESSE BRAÇO DE JACARÉ , NÃO PEGA UMA ÚNICA BOLA UM POUCO MAIS DIFÍCIL , ASSIM NÃO DÁ………..
    NÃO TEMOS UM GOLEIRO QUE INSPIRA CONFIANÇA , ESSA É A VERDADE……..
    NÃO TEMOS MEIO DE CAMPO . ZARACHO NÃO ESTÁ BEM , E HYORAN É JOGAR COM UM A MENOS , SÓ SALVA BATAGLIA……..
    ALLAN PRECISA VOLTAR COM URGÊNCIA ………
    HULK PRECISA SER MULTADO , TODO JOGO TOMA CARTÃO AMARELO POR RECLAMAÇÃO………

  2. Se este Felipão é tão bom como muitos estão comentando pq ele não aparece em nenhuma lista de possíveis técnicos pra seleção brasileira?

    1. Caro amigalo

      Vc não está lendo o noticiário. A CBF desde a derrocada da copa passada optou por técnico estrangeiro. Os nomes de brasileiros mencionados desde então eram apenas cortina de fumaça.
      Outra coisa, na atual conjuntura quem disse que ser cotado para esta seleção de merda que está ai é credencial?

    2. O nome do Felipão aparece porque ele nunca ganhou nada durante a longa carreira dele e, também, para não ser humilhado pelo Pepa, esse sim, um multo-campeão. O nome do Pepa está na tal lista, não está?

  3. Boa tarde amiGalos, Ávila, vou descordar da sua escalação em duas peças, manteria Rubens na esquerda já que o FluminenC tem um ponta muito difícil de ser marcado, John Harias (não sei se o nome está correto) e também Igor Gomes no lugar de Otávio, não sou advogado do Igor, mas o que mais ele precisa fazer pra ganhar está titularidade?
    Boa sorte Nathan! Vamos Galo!

  4. A bem da verdade não me interesso por Allan, mas é impressionante essa novela. Pela manhã ele está mais perto da carniça. À tarde ele está mais longe. Ou seja, fica num fede cheirinho e num cheira danado a vários dias. Que coisa chata!

  5. Caminhamos gente exigente e fluindo vertiginosa e selvagemente na capilaridade das fibras óticas, snapdragons, octa cores e chipsets. Urgem e rugem as decisões e opiniões, pra ontem, de preferência , mesmo ao nível dos gramados, que tombam sua clorofila pelo polietileno. A modernidade ou a tradição ? Racionar a emoção, expandir a razão. O zagueiro não zaguéia nada, veio da base que não tem baseado nadica. Ele é boca e meia. Não , ele é meia boca. Se não for por amor será na dor. Mas, isturdia ele beijou o escudo caraçãoforme ! Fake! Mas, ele gaguejou, mastigou palavras com lágrimas na despedida, não engoliu o choro ! Fuck-se!
    (Ao zagueiro NATHAN e seu emocionado coração de criança , balbuciando sua despedida do lar Atleticano perante os companheiros, ontem na Cidade do Galo).

  6. Jogo extremamente complicado… adversário bem treinado mesmo vindo de jogos ruins… é acreditar que os nossos jogadores estão muito afim de novos tempos com a chegada do Felipão… 1 x 0 GALO é pra lá de goleada!!!

  7. ESSE NIMING RIGHTS DA ARENA MRV , COM O ATLÉTICO PRECISA SAR REVISTO……………..
    A MRV , TINHA UM TERRENO IMPRESTÁVEL , POIS EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E JAMAIS SERIA LIBERADO PARA CONSTRUÇÕES DE PRÉDIOS DE INTERESSE DA MRV……….
    A MRV VENDEU (NÃO DEU) , ESSA É A VERDADE , ESSE TERRENO PARA O ATLÉTICO POR 60 MILHÕES ( COMO PAGAMENTO DO NAMING RIGHTS) , E ENFIOU NO ATLÉTICO ESSE TERRENO COM ESSAS COMPLICAÇÕES.
    O CUSTO DA TERRAPLANAGEM E ATERROS PARA RECEBER A OBRA FOI ELEVADÍSSIMO , PELA PRÓPRIA TOPOGRAFIA DO TERRENO , CAUSANDO MAIS GASTOS AO ATLÉTICO…
    PORTANTO , A MRV PAGOU MUITO POUCO , OU QUASE NADA , PARA TER O SEU NOME ESTAMPADO NA ARENA DO GALO …………
    ESSE CONTRATO PRECISA SER REVISTO POIS FOI LESIVO AOS COFRES DO CLUBE………
    LEVANDO-SE EM CONTA , NAMING RIGHTS DE OUTROS CLUBES COMO ATHETICO PARANAENSE , CORINTHIANS E PALMEIRAS , ESSE NAMING RIGHTS DO ATLÉTICO , VALE NO MÍNIMO 500 MILHÕES….
    CHEGA DE NEGÓCIOS MAL FEITOS , QUE CAUSAM PREJUÍZO AO GALO …………..
    ESSE CONTRATO PRECISA SER REAJUSTADO PARA VALORES DE MERCADO……..
    NÃO TORÇO PARA DIRETORIA , NEM PARA JOGADOR E ESSA SUPOSTA BRIGA POLÍTICA , KALIL / 4 R , NÃO ME INTERESSA , ISSO É PROBLEMA DELES , DESDE QUE NÃO CAUSE AINDA MAIS PREJUÍZOS AO ATLÉTICO……………..
    MINHA TORCIDA É PARA O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO , E SÓ DEFENDO O INTERESSE DO CLUBE………..

    1. É…tem certas coisas que ninguém fala…parabens por tocar no assunto!
      Venderam meio shopping a divida onerosa ia cair…
      aproveitaram e venderam a outra metade…
      Rapaz num é que a divida mais que dobrou?!?!
      Era a arena mais barta do Brasil 400 mil…ué… o valor triplicou…mas a culpa, não é deles…é dos outros…
      Prometeram um super time pro ano de inauguração da arena…
      UAI…agora tão vendendo até pro rival? Ahhh…a culpa é do técnico…Ele é Argentino…
      Chegou outro, vamos vender!
      Mas ninguém comenta…interessante…

  8. ATENÇÃO –
    500 MILHÕES – 30 ANOS……
    200 MILHÕES – 15 ANOS…..
    ESSE É O VALOR QUE A ATHLETICO PARANAENSE VAI RECEBER POR UM NOVO “NAMING RIGHTS”……………
    OU SEJA , O DIREITO DE ESTAMPAR O NOME DA EMPRESA NA ARENA…………
    O CORINTHIANS VENDEU SEU NAMIG RIGHTS POR 600 MILHÕES……………..
    O NOSSO GALO SÓ RECEBEU 60 MILHÕES (FOI O TERRENO NESSE VALOR) , PARA A MRV ESTAMPAR O SEU NOME……………..
    DEPOIS PERGUNTAM PORQUE O GALO ESTÁ FALIDO……………
    É POR MAMATAS E NEGÓCIOS MAL FEITOS COMO ESSE……………
    ISSO É UM ESCÂNDALO

  9. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 11/38 – Fluminense (fora) – Que a força da liderança de Felipão inspire nossos craques a fazerem um grande jogo. É adversário direto ao título ou G4.

    O tão festejado ‘Dinizismo’ tem aquelas trocas de passes suicidas na defesa. Fábio se complica com os pés. É fato.

    Numa bobeira dessas, podemos nos dar bem. É apertar em bloco, sincronizadamente, caprichar no chute e correr pro abraço.

    Nossos pontos perdidos: 07 (casa) e 05 (fora), num total de 30/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalooôô!

  10. Jogo pra quem tiver mais preparo físico .

    Fluminense toca demais na bola , os caras trocam muito de posição , então , a meu ver , é jogo pra “cada qual com seu cada qual” .

    Ficar no cara que tocou pra que ele não receba de volta .

    Marcação PRESSÃO !

    Ah , dizem hoje que é “subir as linhas” para uma “marcação ALTA Crendeuspai !

    ‘Bora pro jogo porque sobre bastidores já deu .

  11. Bom dia.
    Olhando o grupo que foi ao Rio, e sabendo que só temos o Allan, Lemos e Pedrinho que não viajaram,
    não tem como essa folha salarial ser em torno de 18 milhões.
    Hoje no banco de reservas, de zagueiros somente Igor Rabelo (8 meses sem jogar) e Rever ( 2 anos sem jogar). A velha história do cobertor curto. Elenco caro e desequilibrado.
    Novas contratações (digo REFORÇOS)
    Urgente.
    Vamos lá com o que temos.

  12. Bom dia amigos do Galo. Eu já disse aqui algumas vezes, que o NOSSO GALO tem um dos três melhores elencos do Brasil, mas vem sofrendo com a ausência de jogadores importantes, que infelizmente e inexplicavelmente, estão alternando jogos e frequentes passagens no departamento médico do clube. Digo inexplicavelmente, porque não consigo entender as contusões do Allan, do Cardek, o vai e vem ao D.M do Vargas, Zaracho, Pedrinho…, aliás, alguém aqui do blog entendeu a renovação do contrato com o Pedrinho?
    Tenho muita esperança no trabalho do Felipão, ele sabe muito de futebol, vai ter um time definido, considerado titular, e com certeza irá recuperar alguns jogadores desgastados pela forma de trabalhar do Coudet.
    P.S.: Tragam o Savarino de volta, ele está livre no mercado e foi o melhor parceiro do Hulk.

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Novo ânimo com novo treinador. Embora, possivelmente não esteja na beirada do campo, só a presença do Felipão fará com que o time tenha nova postura. Claro que vamos enfrentar um time muito bem treinado, mas acredito muito numa boa atuação do galo. Amanhã haverá de ser novo dia…. aguardemos…
    Ontem assisti uma aula de sensatez do nosso amigalo TEOBALDO nas suas postagens. Muito aprendo com quem tem a capacidade de esmiuçar o assunto com propriedade como o Teobaldo. Uma delícia ler suas (Teobaldo) intervenções, sempre com fidalguia!
    Às vezes passo batido porque continuo na ativa e nas horas vagas não perco a oportunidade de aprender muito com comentários consistentes, sem agressividade.
    Que assim continue…
    Hoje e sempre, galo!!!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Boa tarde! Estou bem ausente deste espaço devido a revolta contra este bando de presepeiros que dirigem o CAM, a contratação deste treinador dinossauro defasado e humilhado em 2014, aumentou minha ira naquele momento; mas como já vi péssimos treinadores ganharam títulos improváveis como Marcelo Oliveira, CÚca, Celso Roth, Abel Braga, e outros que quase ganharam como Adilson Batista, ficarei na torcida e esperança para que o maior jogador da história do CAM decida jogos como fez em 2021 atropelando a presença do entregador de camisas que tínhamos; pesa a favor desta possibilidade, a amizade e gratidão entre o dinossauro e o Hulk, tomara!!

    2. Quanta bondade, Ângelo. Meus sinceros agradecimentos por sua palavras, mesmo com a certeza de não merecê-las. A você, meu decano preferido, o meu fraternal abraço!

  14. Bom dia Massa e Guru

    Há males que vem para o bem. Esta porcaria de data Fifa, usada para jogos de uma seleção que ninguém mais quer saber, pelo menos serviu para desinfetar o ambiente hostil e carregado fruto da passagem do antigo entregador de camisas.
    Só de termos a comissão permanente e Cristiano Nunes de volta, que conhecerem realmente o clube, já se espera uma melhora significativa, mas aos desavisados, vale o alerta de que não esperem que o time saia cantando pneu, pois nem o dedo do novo técnico vamos ter, nem na escalação e nem na maneira de jogar, hoje.
    E não é que depois de um longo e tenebroso inverno não é que o elenco ficou mais encorpado com Rabelo e o residente de medicina Kardec?
    Enfim, com este acerto com o empresário empurrador de dragas, a chegada de Felipão, a volta dos lesionados, o clube vai devagarinho voltando a paz necessária. Basta somente acabar com esta novela Global chamada Allan. Se for pra vender que venda logo, mas que seja por uma boa grana e à vista, sem esta porcaria de pagamento por metas.
    Manda esta urubuzada pra casa do C$##@!

  15. Enfim , voltamos a falar do que gostamos , o sr futebol e nosso amado clube do coracao. Este abutre , esta ave de rapina deste empresario , que somente Deus sabe o tamanho de seu lucro (mas imaginamos ) , ao enfiar amebas e refugos no nosso clube , em conluio podre com gestoes passadas, suma de nosso galo e, com sorte, do planeta. Que alguns amigalos , que aqui frequentam , catedraticos economistas e articulados com as coisas do clube , poupem nos, torcedores mortais, de suas arengas e palavreado inacessivel , rogamos que nao transformem este este blog em conferencias e palestras chatissimas , com seus paragrafos, incisos , com suas filigranas juridicas , com o claro intuito de mostrar que sabem mais que a massa atleticana . A torcida sabe muito bem o que acontece com nosso estadio , surrupiado em centenas de milhoes de reais , por asquerosa e imoral briga de egos e de poder . Intervenha Barata , acabe com isto. Vivemos um momento de expectativa e esperanca , com a chegada de um treinador de verdade e com chances de salvar 2023 ainda , isto o que realmente nos importa

    1. EVANDRO ,

      “… intervenha , Barata … ” .

      Eu sou polêmico desde o berço e , ao ler uma coisa assim , é a mesma coisa que cutucar caixa de marimbondo , dar milho pra bode , e por aí vai .

      Melhor deixar quieto .

      1. Entao, amigo Barata , mando pra voce degustar mais um verbete que ouvi de um narrador dias atras : cruzamento fatiado . Se voce desvendar o que significa , explique nos o que vem a ser isto

  16. Bom dia xará e amigalos!
    GALO está de astral renovado e pronto para um grande jogo hoje contra o FLuminenC. A escalação do Gurú está coerente. Para iniciar como titular no meio campo eu apostaria em Igor Gomes no lugar de Otávio que é bom jogador mas tem entregue a rapadura nos últimos jogos. No mais é torcer para Hulk desequilibrar novamente em cima deles como de costume. Teremos Lucas Gonçalves e Éder no comando e pitacos iniciais de Felipão!!!!!!!!!!!!!! Temos time para sair de Volta Redonda(campo neutro) com 3 pontos na bagagem. VAMOS MEU GALO FAZER ESSA MASSA FELIZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SEJA BEM VINDO FELIPÃO!!!!!!!!!!!!!!!

  17. Bom dia Eduardo e massa. Vencer e vencer porque aquele empate com bragantino para mim foi derrota. Se não ganha em casa tem que ganhar fora .aliás para mim o Galo hoje vá pagar uma pedreira porque a flor tem um ótimo treinador ea equipa está bem treinada. Ótima venda do Galo o Nathan silva entregador enfim foi bem vendido. Espero eu e milhões que Paulinho não perde muitos gols e que Hulk joga bola. Vá Galooooo.

  18. Prezado blogueiro, em atenção à última resenha de ontem, deixo uma sugestão que, entendo, pode atenuar o seu trabalho e, de certa forma, melhorar a interação entre os participantes do blog. Pense na possibilidade de fazer um teste “publicando as mensagens dos participantes mais ativos e que sempre postam mensagens dentro do contexto” (basta identificar o nome ou nick. Não precisa publicar essa mensagem.. Abraços!

  19. O FLUMINENSE

    CAM (4º) e o FLU (5º) estão colados na tabela de classificação do BR23, cujo G6 está nesta ordem: BOT (24 pontos), PAL (22), FLA (19), CAM (18), FLU (17) e GRE (17).

    O FLU conta com 5V, 2E e 3D. É o 8º melhor visitante (3V e 1E) e ainda não perdeu jogando em seus domínios. Tem o 4º melhor ataque da competição (+16) e a 4ª melhor defesa (-11).

    Na Libertadores é líder de seu grupo e tem tudo para fechar a fase de grupos na 1ª colocação do “D”. Na CB caiu diante do FLA nas oitavas de final: (0 a 0) e (2 a 0) na segunda partida.

    Nas últimas quatro partidas pelo BRASILEIRÃO teve uma queda de rendimento com duas derrotas, uma vitória e um empate. Como visitante perdeu para BOT (1 a 0), COR (2 a 0) e empatou com o GOI (2 a 2); e como mandante venceu o RBB (2 a 1).

    O provável FLU de DINIZ (4-3-3): Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Marcelo; Martinelli (André), Lima e Ganso; Keno, Lelê e Cano.

    Manoel foi pego no antidoping e está afastado. André estava com a Seleção Brasileira e pode chegar a tempo de jogar. Arias serviu a seleção colombiana e desfalcará o time e KENO pode pintar como substituto. Felipe Melo, um volante-zagueiro, está fora por lesão no joelho.

    Na última quinta-feira um grupo de torcedores esteve na porta do CT do Clube para protestar contra a queda de rendimento do time que teve apenas uma vitória e dois empates nos últimos oito jogos. A ira da torcida foi dirigida para quatro jogadores, entre os quais GUGA que tem jogado como lateral esquerdo, fora de sua posição.

    É jogo duro e sem favoritismos.

    1. Caro Ernest, em se tratando de florminenC,e advogados do flor, eu vou esperar até o último momento, para ver se o Manel joga ou não.

  20. A partir de hoje quero só pensar e esperar que as coisas estarão melhores. Sem apostas, sem escalacoes de assustar e sem jogar a mierda no ventilador. Ops, agora é em português, mas com certeza temos ao menos um treinador que briga pelo time e não contra o time.
    Que possamos reestreiar no brasileiro c o pé direito, bem focados em vencer e determinados a ser CAMpeao. Jogo difícil, contra um time bem treinador, mas aqui é galo po##@. Foco e perseverança em busca das vitórias.

    1. Eu disse há um minuto que não iria mais falar sobre bastidores , mas devo parabenizar o JORGE 19 pelos questionamentos colocados ontem , TODOS PERTINENTES , mas que NINGUÉM naquela tal CPI vai abordar , porque não há interesse dos membros participantes .

      Faço aqui uma alusão apenas a um dos itens propostos pelo Jorge :

      pela Lei Federal 12.651/12 , não há
      ( ou não haveria ) como flexibilizar a ocupação daquela APP para implantação de um empreendimento como um estádio de futebol .

      A matéria é tão clara e cristalina que chega a ser um DEBOCHE com todos nós pagadores de impostos .

      Parabéns pelo seu texto !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *