Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A voz da massa é a voz da sensatez

Tudo bem, é verdade que somos milhões de técnicos, mas a decisão é do treinador em exercício dessa difícil missão. E, via de regra, sou um entre os que afirmam que se as escolhas não são as que preferimos, o treinador é teimoso. Assim como no domingo, muitos entre nós e estou nesse balaio, tememos pela escolha de time alternativo. Foi bem e venceu com autoridade! Ele, Milito, sabe o que faz.

O que não impede, menos ainda sugere, o fim da cornetagem. Desde que sem a intenção de denegrir e conspirar contra o Galo. São preferencias, que se não atendidas, sugerem o contraponto de o treinador insistir com escalações que não são desejadas pela Massa. Assim foram outros que passaram por aqui, como Cuca e Levir, que nos deram Copas do Brasil, Libertadores e Brasileiro. E estamos no momento entre a cruz e a espada, podemos ganhar muito ou nada, daí pescoço e cabeça do treinador na forquilha.

A bem da verdade todos nós queremos o melhor para o Galo, desde jogadores, comissão técnica, diretoria e Torcedores. Neste último mencionado, refiro aos Atleticanos de fé e paixão, excluindo quem travestiu e se vale do Galo para reagir às suas próprias frustações de vida. Tem caso, que nitidamente, nem vestem preto e branco, apenas invadem espaços Atleticanos para tumultuar. Sigamos! É pelo propósito de querer vitórias e títulos, que debatemos aqui e em outros espaços sobre nosso time do coração.

Depois do jogo de domingo, quando vencemos com autoridade e usando time alternativo, senti ontem pelas ruas da Cidade do Galo que a confiança entrou nas nossas casas e nas nossas vidas. E dá-lhe opiniões de time para pegar o fluC. É legitimo, algumas – a meu juízo – até um tanto bizarras. Ouvi gente defendendo a manutenção do time alternativo do fim de semana para decidir a vaga na quarta-feira. Com todo respeito, é outra competição e outro adversário, muito mais competitivo e de efeito motivacional que não sugere esse devaneio. Reafirmo, respeito os palpites, até esse no caso.

Pois bem, existem nomes que são quase unânimes, como Éverson, Alonso, Arana, Bataglia (com divergência sobre onde atuar), Alan Franco (igualmente mencionado em dois setores), Scarpa, Paulinho e Hulk. Saravia e Otávio, ambos fora de combate, também aparecem entre os preferidos. São dez nomes, diria que existe um outro com o mesmo apelo de aproveitamento para o time principal. Refiro ao meio campista Rubens. Deslocado, quando Turco era treinador para quebrar galho na lateral esquerda, o garoto cria nossa é de ofício jogador que atua no meio de campo, mas o próprio site do Galo menciona como lateral esquerdo. Ele até contou ao final da partida que nunca treinou, com Milito, na sua posição original.

Fato é que se Bataglia e Franco forem para a cabeça de área, o treinador terá de fechar o sistema defensivo com outras opções. Se um, outro ou mesmo ambos forem escalados na linha de zagueiros, quem seriam os volantes. Eu, na minha cornetagem, colocaria Lyanco (menos atabalhoado no último jogo) ou até Fuchs, com Franco na ala direita. Com isso, teríamos Bataglia e Fausto, que mostrou melhor qualidade nos dois últimos jogos, com Rubens formando a ligação com o ataque. Ele é um jogador que me agrada e também a boa parte da Massa. Impecável no desarme, muita velocidade e parte pra cima, brigador pela posse de bola. Para Rubens não tem bola perdida, revejam nosso segundo gol, por isso a Torcida pede passagem para o meio campista de origem. Pra cima deles, Gaaalooo! Com o time que imagino, com a formação que outro amiGalo deseja, mas será aquela que Milito decidir. Queremos é a vaga nas semifinais. Que assim seja!

*fotos: 1) Pedro Click\Atlético; 2) Pedro Souza\Atlético

11 thoughts to “A voz da massa é a voz da sensatez”

  1. Após o jogo de Domingo, Rubens, que é jogador meio campista de origem, disse em entrevista que o Sr. Milito só treina com ele de lateral esquerdo!!!

    Então deixa eu tentar entender… os caras vão para o CT quase todos os dias, passam horas no campo de treinamento e o treinador em algum coletivo, nunca testou o jogador pela ala esquerda no meio de campo???

    Realmente eu não entendo nada de futebol!!!

  2. Salve Massa e Guru

    O único resultado que precisamos é a vitória, então meus caros, se preparem para o sistema Kamikaze de jogo.
    É vencer ou vencer, como diz o nosso hino.
    Este é o nosso e único ideal.

  3. Prezados, Rubens tem entrado muito bem como lateral, não sabemos com será seu desempenho como meia. Mesmo tendo jogado no início da carreira por ali, foi como lateral que se destacou. Achar que ele vai entrar no meio e irá tão bem qto na lateral é puro achismo. Pode ser que sim, pode ser que não. Eu acho que ele não tem cacoete pra jogar no lugar do Bernard, talvez como volante, no lugar do Franco ou do Vera (ou Otávio). Porém, ao meu ver, nossos volantes estão muito bem (todos eles) e no lugar do Arana o Rubens não vai entrar (obviamente!). Concluo que no momento, Rubens é ótima opção para o lado esquerdo. Sigamos, amanhã é jogo pra quem tem estômago, pro Atleticano raiz. Peço aos modinhas, pra turma que vai pro campo fazer selfie pra postar em rede social, que fiquem em casa, no conforto de seus lares e com as respectivas bundinhas no sofá. Apoio incondicional, o jogo todo, depois vemos como fica! GALO SEMPRE! SAN

  4. Bom dia xará e amigalos. Os jogadores do GALO terão que abandonar a cartilha de bola pra trás, bola excessivamente para os lados e chutões de Everson se quiser ganhar o jogo. Depois Paulinho parar de perder gols, jogar junto a Hulk e ligar o Bernard em 220W! Aí da pra despachar o time do intragável treinador dançarino.

    1. Você tá doido Edu?

      Se o GALO fizer a metade do que você falou (tomara que faça o dobro), é caixão e vela preta pra cima do frufru.

      Abraço.

  5. RUBENS:

    Mesmo você tendo feito menção, vou reforçar, ÁVILA, a título de provocação, uma questão de ordem relacionada ao RUBENS para o jogo fatal contra o FLU…

    Vamos lá…

    Na cabeça do Torcedor médio afegão do GALO, que faz a MASSA, o RUBENS seria titular hoje no lugar do contestado BERNARD que ainda estará no modo avião…

    O Torcedor quer porque quer o Rubens na titularidade e na escalação ideal da MASSA o RUBENS deveria atuar na meia esquerda fazendo dobradinha com o Arana…

    Aliás, no Brasileirão 23 o FELIPÃO andou escalando o RUBENS por ali na meia esquerda, em dupla com o Arana, e deu muito certo…

    Eu também entendo que a opção poderia ser tentada por MILITO…

    Mas…

    Em entrevista no pós-jogo contra o RBB o BRENO GALANTE perguntou ao RUBENS se o MILITO nos treinamentos lhe testa na meia-esquerda?

    O resposta foi peremptória por RUBENS:

    “___ Não, só na lateral esquerda!!!”…

    Para o MILITO o RUBENS é lateral esquerda e diante disso fica claro que o cara estará no banco contra o FLU…

    Mesmo assim alguns torcedores pardais no Canal do BRENO GALANTE passaram sugerir a escalação de RUBENS contra o FLU na lateral direita, já que o SARAVIA não vai jogar…

    O Torcedor pardal já estará a priori antevendo que o mano, o Menezes, vai centrar a estratégia de seu jogo por ali em cima de nossa lateral direita que será o ponto mais fraco do Alvinegro e por onde o Tricolor Carioca, com Árias e companhia, poderá se aproveitar da brecha para garantir a vaga em disputa na LA24…

    Aí eu te pergunto, nobre ÁVILA:

    Considerando que o RUBENS não vai jogar na meia esquerda e estará no banco, você, ÁVILA, caso estivesse de treinador pardal do Atlético arriscaria escalar RUBENS na lateral direita neste jogo mais importante do ano para o Alvinegro?!!

    1. Permita-me entrar no assunto sem ser chamado caro Ernest.
      A sua pergunta é pertinente, principalmente porque na ausência de Saravia, todo mundo que joga lá na direita, simplesmente tomam um vareio dos atacantes que por lá caem. Nossas opções Fucks, Mariano e até Lyanco não são confiáveis.
      Mas imagina vc na pele do Pardalito colocando Rubens ali e (bate na madeira), ele vai mal?
      O apelido de Pardal para o Milito vai ser fichinha e ele vai ter que sair do estádio escoltado!!!!

  6. Bom dia,Guru e Amigalo! e lá vamos nós acreditando sempre. A minha corneta para esse jogo seria com -Éverson, Franco, Lyanco, Alonso e Arana, Bataglia, Veras e Rubens(fazendo um papel parecido como o do Zaracho) – Scarpa, Hulk e Paulinho – Penso que estariamos com uma defesa mais segura e um meio campo pegador e um ataque, onde o Scarpa, não precisaria voltar para marcar. Eu acreditoooo!!!! Aqui é Galooo, po####a!!!

  7. “O que não impede, menos ainda sugere, o fim da cornetagem.”

    Ouvi gente defendendo a manutenção do time alternativo do fim de semana para decidir a vaga na quarta-feira… Reafirmo, respeito os palpites, até esse no caso”.

    Deus me livre, aliás, já me livrou, dessa postura democrática, quase altruísta! Enfim, sigamos… AQUI, SIM, É GALO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *