Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A volta da boa expectativa

O que o time mostrou na quarta-feira, indiscutivelmente, devolveu ao Atleticano nossa maior marca ao longo de 116 anos de glórias. Quanto exalto o orgulho dessa grandeza histórica, mais que conquistas comparativas, me refiro e me ocorre essa inabalável paixão e fé do Torcedor do Galo. Exatamente a diferença entre times emergentes que oscilam sucesso momentâneo e quedas bruscas, como existem em Minas e no eixo tanto favorecido pela cbf/tv.

Imaginem, fosse o nosso Galo do Rio ou de São Paulo, o quanto essa vitória teria tomado o horário dos programas esportivos da quinta-feira. O modesto, reconhecemos, CRB seria tratado como vencer o Real Madrid (aquele da sua hora vai chegar) pelos cronistas “imparciais” que só enxergam o eixo. Como não acompanho essa gente, me ocupei em ouvir a Massa por onde andei. E a constatação do que digo no título é inegável.

Existem, claro, os pessimistas de qualquer natureza. Para esses, mesmo se vencêssemos algum time europeu, a desconfiança não daria lugar à esperança por vitórias e títulos. Até levantei um dado interessante. Foram 98 confrontos com time do velho mundo sendo 49 vitórias, 26 empates e 23 derrotas. Estão computados nesse balanço os jogos que deram o título simbólico de “campeão do gelo”, que comparativamente poderia ser considerado a primeira conquista interclubes entre os continentes americano e europeu. Já vencemos o Schalke 04, Ajax, Milan e outros.

Agora, noutra realidade e momento, estamos buscando recuperar na temporada. Tivemos uma instabilidade nos dois últimos meses, mas não perdemos a condição de favoritos nas três competições que ainda estamos envolvidos. Além do Galo, apenas mais dois clubes brasileiros – São Paulo e Flamengo – estão vivos tanto no BR quanto ainda na CB e LA. Todos os demais em apenas duas competições ou até menos. Nem levei em consideração série B e sul-americana, competições de menor apelo do torcedor.

Fato é que, entre aqueles com os quais mais me identifico, Atleticanos com A maiúsculo – que criticam também mas sempre exaltam o Galo – a expectativa e o sentimento de avançar é dominante. Bastou, mais que a boa vitória, perceber comprometimento na apresentação pela Copa do Brasil. Aliado a isso, evidentemente, perceber que o treinador optou por uma formação mais conservadora sem perder a característica da intensidade. Lateral na lateral, meio de campo naquele setor do campo e atacante buscando o gol, ainda que todos os três tentos tenham sido dos laterais. No mínimo os caras da frente ocuparam os defensores deixando Arana completar a assistência do Otávio e Saravia cabecear os cruzamentos do próprio Arana e do Palacios.

Evidentemente, todos sabemos, vamos ter dois adversários ferrenhos nos próximos cinco dias. Amanhã pelo Brasileiro e na terça-feira valendo vaga na Libertadores. Esse segundo desafio, ainda reserva para Belo Horizonte o jogo de volta. Temos boas condições de vitórias em ambos, mas se não acontecer – imagino – não será motivo para entrar na pilha dos desafetos. Pela Libertadores, decidimos a vaga em casa, até – no caso de classificação – também na próxima fase. Passando pelo San Lorenzo, o adversário sairá entre Grêmio e fluminenC, já pelas quartas de finais. Condição já alcançada na Copa do Brasil. Com fé eu vou!

*fotos: Atlético

21 thoughts to “A volta da boa expectativa”

  1. Duro, duro é ter que ouvir que o Otávio é craque, joga de terno, melhor em campo,…..joga nada, nem a unha do recém falecido Moacir Girafa jogou, esse sim, sabia tratar a bola, sabia agredir, criar, finalizar,….esse meu chará não passa de um Pierre piorado!!! Este time ainda está longe de merecer meu respeito, admiração jamais! Vamos torcer pro imprevisível acontecer hoje, msm que pra nada, 15 pts atrás do líder!! Bando de frouxos, covardes, pipoqueiros, peladeiros,….

  2. Bom dia! Que clássico sem tempero viu! Pra gente só vale o gosto da vitória sobre o rival, estamos mais perto do Z-4 que do G-4; excluindo poucos, todos têm sua parcela de culpa, principalmente o treinador e os atletas, inadmissível aquela covardia contra o Criciúma sábado passado, nos tirou a possibilidade de ainda sonhar com alguma coisa no Brasileirão; não aposto um tostão no CAM hoje! Joguinho meia boca contra 14⁰ da segunda divisão não me ilude jamais!! Lamentável!!!

  3. Calma aí que o adversário é meio de tabela da série B. Amanhã o adversário é o maior de Minas. Jogo de difícil definição. Clássico não dá para apontar favorito. O Atlético tem oscilado muito, já o Cruzeiro vem numa ascensão incrível meus amigalos. O jogo em Cariacica foi o ponto fora da curva, culpa do Ronaldo. Abraços e que vença o melhor, que a paz no futebol prevaleça.

  4. A velha catimba pré clássico contra o Atlético nessa estória desse senhor que fui expulso na Arena. Vendo a repercussão “espontânea” da “imprensa atleticana” e redes sociais, fica claro pra mim que armaram direitinho e o Galo, pra variar, caiu. Deixemos a hipocrisia de lado. Em qual setor mais caro dos estádios do Brasil um pobre consegue entrar? No Mineirão? No Allianz? Na Fonte Nova? No Maracanã? O mais estranho é que essa armação foi feita por alguém que, supostamente, seria atleticano, já que possui cadeira cativa na Arena. Não me parece muito difícil localizar o dono do tíquete e esse senhor que foi presenteado para uma apuração e esclarecimento do caso. Há, além da catimba futebolística, algum componente político por trás disso?

  5. Cabe a nós ATLETICANOS, acreditar e apoiar o time, as críticas vão sempre se fazer presente mas os elogios também devem ser feitos quando merecidos.

    O time do nosso GALO é muito bom e pode perfeitamente fazer frente a qualquer outro que cruzar o nosso caminho.

    Estamos muito vivos na luta pelas Copas e no Brasileirão onde o time derrapou demais, é buscar uma sequência de vitórias e quem sabe, colar no G4.

    Amanhã teremos um jogo muito difícil mas a vitória pode sorrir pra nós como foi nos últimos confrontos.

    Eu acredito!!!

  6. Realmente uma vitória/atuação de nós deixar orgulhosos apesar do adversário! Aliás o outro lado da lagoa detesta ouvir o nome do adversário.
    Necessário enaltecer a brilhante atuação de Otávio, fez tudo que um meio campo tem que fazer. E com maestria!
    Realçar também o Milito que fez o que se deve fazer, o simples!! Cada um na sua posição sem inventar!!

  7. Vamos por etapas: ganhar amanhã tem enorme importância, por razões óbvias. Se tal ocorrer – o que não é de se estranhar, porque, afinal, a “raposinha magricela” nunca chegará ao nosso número de vitórias superior ao dela – , o Galo, a meu ver, vai disparar de vez. Vitória sobre a raposa, nossa maior inimiga, dá uma sensação bem melhor aos nossos atletas, servindo-lhes de uma injeção de ânimo. Vamos torcer, e muito, porque ganhar da magricela, com casa cheia de torcedores dela, num sábado, pra quem gosta de uma cervejinha, ainda terá o domingo para descansar, antes da labuta da segunda-feira…

  8. Ótimo dia aos amigos Atleticanos,

    As vezes algumas carreiras de técnicos não deslancham não por incompetência, mas por decisões erradas vinculadas a algumas convicções idiotas.
    O Milito excede em maluquices desnecessárias, tipo Scarpa na esquerda (ele rende muito pela direita), Veras de titular (o Alan Franco é muito mais jogador), e agora a bost@ do everson (minúsculo mesmo) no gol novamente, relatei apenas alguns fatos entre outras tantas invenções.

  9. Salve Massa e Guru

    Estou contigo Guru, em nossa bipolaridade assumida, o momento é de confiança e copo meio cheio.
    Mas para que esta confiança seja total e o copo encha mais, há coisas no clube que precisam urgentemente serem arrumadas e ai deixo uma pergunta:

    O que atualmente é mais vexatório no Galo e fruto de nossa incompetência ?
    a) Gramado da Arena
    b) Acústica da Arena
    c) Categoria de base

    Façam suas escolhas

  10. Bom dia xará e amigalos! Vamos partir pra cima do considerado “favorito” no jogo de amanhã pela maioria dos profissionais de imprensa. O que um 5° lugar na tabela de classificação e 7 pontinhos a mais que o GALO não fazem heim…..

  11. Em relação ao treinador, faço uma consideração: entrevista corajosa dele ao desmentir veementemente que tivesse havido uma “reunião de cobrança” com a diretoria na última segunda-feira. Para quem não sabe, um repórter useiro e vezeiro em tentar plantar crises no Atlético, um tal careca frustrado por não ter tido competência para ser jogador profissional e que trabalha numa rádio que se acha a melhor do mundo (a tal Rádio Palanque), jogou merda no ventilador dizendo que a nossa diretoria teria feito uma “forte cobrança” no Milito. Ficou demonstrado pelo técnico, na entrevista depois do jogo de quarta-feira, no qual ele demonstrou muita coragem, que era tudo mentira. E esse tipo de coisa, partindo do tal repórter e da emissora na qual ele trabalha, é recorrente e só serve para tentar produzir crises no Atlético. Não sei como a torcida não faz uma campanha contra aquele vagabundo e aquela rádio nojenta. Pronto, falei! Ao Sr. Ávila agradeço pelo espaço e pela oportunidade do desabafo. Aqui é galo, porraaaaaaa!!!!

  12. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Pois é, não vi o jogo contra o CRB, pois, desde o jogo contra o Corinthians resolvi poupar meu coração da aflição e angústia provocadas pelas ideias ruins.

    Pelos comentários dos Amigalos eu resolvi ver uns melhores momentos e vi um time completamente diferente, porque não estava condicionado às más ideias. Jogadores postados cada um no seu quadrado como manda o manual do futebol que é o esporte mais simples do mundo. Jogadas coletivas porque os jogadores sabiam onde encontrar os companheiros. Trocas de passes certeiros e segurança defensiva que tira a tensão dos jogadores e deixa-os à vontade em campo sem medo dos fatais contra ataques. Vi alegria no semblante dos jogadores que até sorriam enquanto jogavam. Vi conversas entre eles em vez de semblantes cerrados quando uma jogada não dava certo. Vi vontade de jogar e vencer, espírito de combate e gana pela vitória, porque não estavam tolhidos e presos a ideias ruins que eles de antemão sabiam que não dariam certo. Enfim, vi um time bem composto que se continuar junto em pouco tempo estará entrosado e jogando a bola que todos conhecem muito bem. Já tínhamos um excelente elenco engessado pela ruindade de algumas ideias. Agora poderemos ter um excelente time se tais ideias não voltarem. O GALO SABE E GOSTA DE JOGAR BOLA. NÃO ATRAPALHEM O GALO COM IDEIAS RUINS.

  13. Apesar das derrotas , dos reveses doídos do mes de junho , muito em parte explicáveis pela teimosia e invencionices do treinador , e da atitude dos jogadores , também , deve -se ser justo , errando gols inacreditáveis, nunca perdi a esperança de buscarmos título. Nos meus comentários sempre digo da omportancia de irmos bem no brasileirão , que, jamais, em tempo algum, deva ser encarado como treino de luxo, como experimentos e invencionices , inoportunas e fora de hora e contexto. Indo bem no brasileirão , pontuando, a temporada flui com mais leveza , antevendo um final de ano , vivo nas competições , quiçá em condiçòes possíveis de titulos , assegurando uma vaga na fase de grupos da libertadores ; a primeira e mais séria preocupação , pois ficar fora deste torneio sul americano traz prejuízos incalculáveis pro clube. Além , é claro , pontuando sempre , fortalecemos o entrosamento , a fome de ganharmos o título , a confiança em alta e acumulando pontos , prevendo algum deslize neste trajeto , que com certeza, virão. Para isto tudo se materializar , precisamos , mais que nunca , de ATITUDE , de luta , de garra , atitude de vencedor. Sigamos

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. O ataque do Galo tá devendo! Contra o CRB os gols foram dos laterais. Isto é fato! Então que Paulinho, Bernard, Scarpa e Vargas mostrem serviço. Esse Kadu, me desculpem mas para ficar ruim tem de melhorar muito. Jogador esforçado e só! Vamos ver se o Milito vai escalar o Deyverson, pois, como dizia Padre Torga, ” com um pé nas costas” ele supera os outros dois centroavantes do elenco: a dupla Kaca( Kardec, Cadu).

    1. Boa tarde! Muito embora tem torcedor que acha ser “agouro” reclamar do treinador, esquema tático, improvisações, etc. E ate, desacreditar numa reação do nosso CAM. O certo, é que após a reunião do presidente do Clube, com o treinador e comissão técnica, que deve ter sido do tipo “ou muda ou racha”. Houve mudanças.

    2. Concordo plenamente com vc Sávio, nosso ataque não pode se dar ao luxo de ficar perdendo tantos gols,o Cadu perde por ruindade mesmo, agora o Paulinho e Vargas são Sport displicência mesmo, espero que melhore com o Deverson

  15. Bom dia. Reconheçamos que o time jogou bem, com vontade e nas posições, porém, o adversário era fraco. Nem um chute a gol. Os próximos sabemos bem quem são. Fato é que precisamos ter a mesma pegada nesses dois jogos e de preferência, ganhar. Pois cada vitória terá o seu próprio valor.
    Está nas mãos do Milito mostrar se é um cara que enxerga jogo e adversários ou se é teimoso feito uma mula. Vejamos.

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Temos tudo para continuar nas competições que estamos disputando. Basta querer, querendo!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *