Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A sonhada reação anuncia sua chegada

Enfim uma vitória que devolve o espírito Atleticano de ser. Gostem ou não os que condenam a superstição, aqueles que defendem o “fora Cuca”, fato é que essa vitória – convincente pelo segundo tempo – veio na exata oitava partida do treinador no comando do Galo. Esse número é um tanto cabalístico com ele no comando do nosso time.

Ontem, logo após o jogo, vários amiGalos profetizaram que o G4 está logo ali, afinal estamos agora a três pontos do quinto e sexto; quatro dos que estão na quarta e terceira colocação e cinco do vice líder. Exageros à parte, até respondia que o G1 (detesto essa sigla por razões óbvias) pode aguardar a chegada do Galão da Massa. Se não fossem os vacilos, nem vou mencionar os oito pontos que nos subtraíram, me reportando tão e somente naqueles que nós entregamos pela nossa incompetência. Estaríamos lá no topo da tabela.

Sobre o jogo, quero dividir em duas partes, como bem sugere nos dois tempos da partida em Goiânia. Na primeira, como tem sido a tónica, o Galo tem um bom início. Começa as partidas de maneira intensa, depois cede terreno e deixa o adversário gostar e assumir o controle do jogo. E foi, seguramente, no momento de maior sufoco nosso – já nos acréscimos – que o Keno luta por uma bola perdida, passa por toda a defesa adversária e leva o time em vantagem para o vestiário.

Acreditava em mudanças de jogadores no intervalo, pois o Cuca – como em outras jornadas – não trocou ninguém. Mas, também como vimos ano passado, a equipe retornou com os mesmos do primeiro tempo, porém com outra postura. Alguns jogadores, como Sasha e Hulk, trocaram de posição e o time foi bem melhor que o horroroso primeiro tempo.

A partir do segundo gol. Hulk com assistência de Sasha, foi só administrar e deixar o tempo correr. Diferente de outras ocasiões, sem a tensão de um olho no jogo e o outro no tempo, afinal estivemos mais próximos do terceiro tento que o xará de Goiás em diminuir. Longe de mostrar o futebol que encantou a nós e ao mundo no ano passado, comemoramos a vitória e a pontuação.

Agora serão quatro jogos fundamentais. Três deles com a Torcida presente – que com a vitória de ontem, acredito que vai lotar o Mineirão na quarta-feira – apoiando como sabemos fazer melhor que todos os adversários. Dia 7 com o Bragantino, depois em 17 saímos para enfrentar o Avaí, dia 28 recebemos o Palmeiras e em 1º de outubro o Fluminense. Saiu agosto agourento, entrou setembro e que venham outubro e novembro. Aqui é Gaaalooo, po##@!

Longe de querer vender qualquer falsa ilusão, mas essa vitória pode sim significar o fim do péssimo momento que vivemos desde aquela derrota para o Fluminense e as eliminações das Copas do Brasil e Libertadores. Um alento ao resistente coração Atleticano, que – com toda razão – sonha com 2023 de volta aos bons tempos vividos na temporada passada. Desde que, imediatamente, a diretoria – com destaque para a de futebol – comece a planejar o próximo ano do nosso time do coração. Judiaram demais da Massa neste 2022, que façam bem feito já à partir de agora. Que assim seja!

Por fim, quem acompanhou o jogo do mais queridinho da cbf e da tv ontem de manhã, testemunhou como o sistema podre funciona à favor daquela gente carioca. O Ceará, por um árbitro de Minas Gerais, foi prejudicado dentro do Rio de Janeiro. Tiraram dois pontos do time cearense para assegurar um mísero ponto ao Flamídia que luta pela primeira colocação. Talvez a intenção até fosse os três possíveis pontos.

Uma vergonha que se repete tem mais de 50 anos no desmoralizado futebol brasileiro. O mineiro, repetiu outro conterrâneo, que decidiu títulos em favor do Botafogo e Corinthians – este duas vezes – em prejuízo de Santos, Internacional e do nosso Galo. E virou comentarista. À propósito, vale lembrar, que depois desses próximos quatro jogos o Caixa volta. Afastado pela exigência da lei eleitoral. Ele tem pé quente!

Eu não acredito na cbf e na televisão!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

30 thoughts to “A sonhada reação anuncia sua chegada”

  1. Brincadeira, elenco milionário deste tem como meta classificação para libertadores onde quase metade dos times irão alcançar esta difícil meta…

  2. boa tarde Eduardo e massa. ok importa foi os 3 pontos porque o futebol continua o mesmo. fraco e péssimo. esta Vitória não me iluda jogamos com uma equipe que está com a corda no pescoço. estes jogadores menos jogam e se machucam agora é Hulk.aff.este DM bichado não cura ninguém toda semana se machuca um.agora é bragantino outra pedra no sapato do galo. vai galooo.

  3. Libertadores não tem problema não, entram uns 22 times brasileiros na competição .

    É mais ou menos uma Copa do Brasil ” sulamericana ” .

    Mas , e o futebol ?
    O prazer , a alegria , a diversão ?

    Ou o esporte tem mais alguma a oferecer que não seja isso daí ?

  4. Bom dia,

    Ontem fomos muito Atleticanos para aguentar a ver aqueles 48 minutos iniciais do jogo, e pela atleticanidade fomos premiados aos 49 minutos com um belo gol que a meu vez foi uma mistura de descrença no futebol que o Keno demonstrava e a possibilidade da bola ter saído, o Keno que pode até ter iludido aos adversários com tantos erros contínuos, teve aquele lampejo do Keno de 2021.
    Lance determinante para o sucesso do Galo, foi o mesmo de jogar água na fervura, ainda fomos beneficiados pelo intervalo que sucedeu o gol, não permitindo a reação do adversário contra um time totalmente perdido.
    Nem quando se perde está tudo ruim, nem quando se ganha foi tudo lindo.
    O que vimos ontem não foi muito diferente dos dois últimos jogos, Mariano errando todos os passes de 2 metros, Rever perdidinho e com a língua sendo utilizada como gravata, Keno estava no mesmo ritmo e o Hulk errando passes também.
    Tudo isso acredito que influenciou no único que vinha jogando futebol e o deixou-o no mesmo nível dos demais, Zaracho.
    Veio o intervalo, e a mão do Cuca, reposicionou e deu a tranquilidade necessária, estratégia para ser o Galo calculista de 2021, foi realmente um elixir para o torcedor, sentimento de “Eu acredito” retornando.
    Vamos para cima deles Galôooo!!!
    Estamos muito longo do G6, as vitórias nos distancia muito, empatados com o América neste item nos da a dimensão do quão mal estamos.
    Mas é ganhar todos os jogos e fazer as contas.
    Libertadores pelo menos já que serão 6 times direto e mais dois na pré.
    O próximo adversário não joga na retranca e isso pode beneficiar nosso time.
    O lance do Flamengo ontem foi uma afronta ao futebol, deixar de dar um amarelo por impedir um contra ataque com o braço e ainda expulsar quem reclama do erro.
    Essa é nossa arbitragem.
    Boa semana a todos!

  5. Bom dia!
    Como eu havia falado, assisti o primeiro tempo e depois fui rezar. Gostei do belíssimo gol de Keno, gostei de Jemerson. Segundo tempo é com vocês.
    O mais importante é que vencemos. Cumprimos nosso ideal.

  6. Campos aprontava , mas jogava .
    Márcio Gugu também .
    Lacy era o bicho .

    Podia listar aqui inúmeros jogadores que cometiam “atos de indisciplina” mas que dentro de campo tinham chances de mostrar seu futebol .

    Hoje , eles tiram os caras dos juvenis, colocam nos profissionais , mas os mantém meramente como coadjuvantes em treinos , sem lhes dar a menor atenção .

    Se a cabeça já não for boa de todo , chutam mesmo o pau da barraca .

    Essa diretoria de futebol do Atlético é uma VERGONHA .

  7. Bom dias amigos do Galo. “ Neto foi afastado do time titular por indisciplina “ . Um bom jogador, talentoso, que vai se perdendo por falta de oportunidades no time principal. O torcedor já sabe o resultado disto, este garoto vai brilhar e render muito dinheiro para outro clube. Resta saber a quem interessa este desfecho.

    1. De que adianta ser bom jogador e talentoso se não tem bom comportamento? Vira no máximo um André Bebezão da vida, passou por inúmeros clubes, fez gols e bons jogos, mas nunca conseguiu brilhar em nenhum desde que surgiu no Santos. O cara pode até ser craque como o Neymar, mas jamais será o melhor do mundo pois se comporta como moleque….

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    DEPOIS DE UM PÉSSIMO PRIMEIRO TEMPO , CONSEGUIMOS REAGIR E VENCER O FRAQUÍSSIMO AT. GOIANIENSE ………..
    É SÓ O PRIMEIRO PASSO PARA CONSEGUIRMOS A CLASSIFICAÇÃO NO G4 , ENTRANDO DIRETO NA VAGA DA LIBERTADORES……………..
    MAS , MAS , MAS , NÃO VAMOS TAPAR O SOL COM A PENEIRA , DIANTE DE TODOS OS FATOS , NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ESSA TURMA QUE COMANDA O NOSSO GALO , LEVOU O CLUBE PARA O BURACO . O GALO ESTÁ COMPLETAMENTE FALIDO.
    NÃO TEM MAIS O SHOPPING , E O ESTÁDIO AGORA PERTENCE AOS BANCOS ………
    E , O PIOR , APESAR DE TER VENDIDO O SHOPPING , DE FORMA MUITO ESTRANHA , A DÍVIDA DEU UM SALTO , ATINGINDO A ESCANDALOSA SIFRA DE 1,3 BILHÕES ………..
    “”O DINHEIRO DO SHOPPING SUMIU”” , E NÃO SERVIU PARA NADA…………
    ESSA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO GALO TEM O POTENCIAL DE SE TRANSFORMAR NO MAIOR ESCÂNDALO DO FUTEBOL BRASILEIRO………
    UMA VERGONHA………
    CADÊ A P.* DO TAL DO CONSELHO DELIBERATIVO????????

    1. Paulo, procure se informar. O dinheiro do Shopping nem entrou. Falta a provação do CADE para efetivação do negócio. Por isso a divida está em 1,3 bi. Vai cair em breve para 800 a 900mi. Só para esclarecer….

      1. Nem adianta comentar esse “caixa alta”. Ele printa os comentários sempre,preguiça danada. Podia se candidatar a presidente do Galo,aí eu quero ver ele resolver este mundo de problemas e de dívidas kkkkk.

          1. Apelou perdeu,vc é um pessimista de natureza,pelo menos desta vez vc falou alguma coisa inédita. Parabéns!! Eu só brigo quando eu tenho poder para tal,o que adianta pregar no deserto. Vamos torcer e ser otimista,é o que nos resta. Abraço.

      2. GERALDO , ACOMPANHE AS NOTÍCIAS , ENTREVISTAS DO PRESIDENTE E DO CEO DA ARENA , ALÉM DE OUTROS , QUE VAI VER QUE ESSA É A NOSSA TRISTE REALIDADE.

  9. Bom dia massa! Blogueiro!

    Esperava 4, fizemos 2. Esperava mais, exigente eu nao?
    Jogo do galo resumido no primeiro tempo a pega bola e cruza na area. Foi só o Keno tentar algo diferente, e deu certo. Keno, 3 gols nesse mesmo time em 2020, lembram? Foi quando surgiu o mito Keno do Galo.

    Segundo tempo, deu pra matar a saudade. Marcação encaixou, roubamos mais bolas que nos ultimos 10 jogos (chute meu, mas time mostrou mais luta) e o terceiro gol nao veio por detalhe. Titulo? G4? Não vou fazer conta pra isso. Espero sim, virada de pagina e vitorias. Que sejam mais 13. Afinal, 13 é GALO!!!

    1. Ótimo.3 pontos. Um pouco de variação de jogada no ataque. Mudança já. Plantel c idade ou resistência física críticos. Passa no cobre enquanto pode.

  10. A Rádio Palanque pode até voltar com o candidato, mas o cara que o está substituindo (Hugo Sérgio) é muito bom. Deveria continuar tendo mais oportunidades de narrar outros jogos do Galão. E para quem fica cobrando a presença do tal de Neto no time principal, já está ficando claro porque o cara não está tendo mais oportunidades. Retornou ao sub-20 por indisciplina. Certamente vai aparecer alguém defendendo o indefensável (como diria João Saldanha: eu não quero jogador pra casar com a minha filha), fruto desse país sem caráter e sem cultura, que romantiza a vagabundagem, mas isso faz parte. Fiquei aqui a lembrar ex-futuros grandes jogadores que não vingaram: Bibi (filho do Didi, lá no início da década de 1970); Marcus Vinícios (eterno substituto do Rei); Cairo (elegante que só ele, arrebentava nos treinos, mas nos jogos era um fiasco); Reinaldo Rosa (chegou a ser comparado como Fenômeno; quanta heresia!!!); Quirino (acompanhei na base; era monstro, mas quando chegou ao profissional não fez nem boa); Bruninho e Castilho (esses mais recentes, não precisa falar muito, todos se lembram)… certamente os amiGalos vão lembrar outros nomes… Enfim, não adianta ser “bom de bola”; comprometimento e noção de grupo são características fundamentais para que “um bom jogador” seja “um profissional diferenciado”. Abraços!

  11. Superstição? Arbitragem? CUCA não? O time ganhou os 3 pontos? Como venceu a partida? Como foi o desempenho individual e coletivo dos jogadores? Então não vamos nos distrair. O GALO não é para amadores mesmo! CUCA segurou RÉVER e JAIR no meio, com isso, matou o jogo de ZARACHO, que ficou perdidinho em campo, jogou com 2 atacantes enfiados, SASHA e HULK, e o KENO aberto. Achou um gol no fim do primeiro tempo, o que facilitou no segundo tempo o jogo de contra-ataque. Gostei muito da atuação do JEMERSON, mesmo sem jogar a muito tempo, foi muito bem, acho que foi o ponto positivo do time de ontem. JEMERSON, juntamente com NATHAN e ALONSO formarão um trio de bons zagueiros até o fim de 2022. MARIANO, hoje, joga como um lateral marcador, que ajuda os zagueiros e na saída de bola, dificilmente passa do meio de campo, não esperem mais dele. Já o ARANA, tá jogando numa má vontade. RÉVER, sem comentários, a presença desse ex-jogador sufoca os jovens que poderiam ter oportunidades. JAIR vai continuar enganando até quando no GALO? Analisem o camisa 8 como o cara rápido, com desenvoltura, que cobre o lateral, ajuda na saída de bola, faz a triangulação com o meia e ponta, ataca e defende com velocidade. JAIR não é esse jogador, aí está o buraco do meio de campo do GALO. Dessa forma, o ALLAN se mata de correr igual um maluco e ZARACHO não consegue fazer milagres todo jogo. É preciso qualificar esse camisa 8. HULK ontem fez um gol, DE DENTRO DA ÁREA. É ali que ele deve jogar, pisar mais, aprimorar o jogo, fazer um/dois, proteção de bola, quero ver zagueiro fazer falta nele, uma hora a arbitragem, o VAR pega, aí é pênalti. Quanto aos 3 garotos da BASE, segundo informações, dizem que o NETO tá pisando na bola, aí é f… já o CALEBE e RUBENS entraram e… nada. Somente transpiração, correria, muito pouca qualidade, drible, lançamento, chute, nada. Essa BASE do GALO… Com a palavra os responsáveis.

  12. Bom dia Massa e Guru

    Vitória importante sim, não só pelo resultado, subida na classificação, mas principalmente para elevar a moral do elenco, que andava tão baixa.
    Juro que quando vi Rever de volante a vontade que tive era chamar Cuca de burro em alto e bom som. O fato do time ter ganho não apaga a péssima partida de Rever, que não tem nenhum cacoete de volante, pois além de lento não tem nenhuma habilidade em sair jogando, como necessário para a posição. E a chance que poderia ser dada a Neto o moleque fez questão de jogar no lixo.
    Outro que te decepcionado bastante e até comprometendo o time é Mariano. O que está acontecendo?
    Enfim, vamos aproveitar estes três pontinhos que estavam raros lá pela cidade do Galo.
    E quanto ao fora Cuca que nosso Guru falou no post, nada anormal, pois ontem a torcida do Flamerda gritou fora Dorival, mesmo o time deles voando e ganhando quase todos os jogo.
    É da vida…

  13. Bom dia xará e amigalos!
    Apesar da vitória GALO continua dando “sopa” para adversários. Ontem então contra o FRAQUÍSSIMO Genérico Goianiense a “gentileza” no primeiro tempo chegou a irritar! O golaço de Keno salvou no apagar das luzes. Hulk com a qualidade de sempre completou a fatura. Gostei do Jemerson que ainda carece de ritmo de jogo e preparo físico. Rever começar o jogo de volante é invenção de Professor Pardal. Isso funciona quando o GALO já ganha de 4 ou 5 x 0. O futebol do Mariano acabou. Guga merecia uma chance. Vamos ver agora contra o Braga que é um adversário bem mais qualificado. Estou começando a acreditar em uma vaguinha na Liberta 2023….

  14. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O que passou, passou e não vamos chorar leite derramado. Vamos olhar firmes pra frente. Ontem, o primeiro tempo não nos configurava com um segundo tempo insinuante, com as peças se movendo adequadamente. No primeiro tempo, registro apenas para o golaço do Kenno. Embora, antes, tenha escorregado num gol praticamente feito. E o que falar da jogada de Sasha no gol do Hulk? Na maioria das vezes, os jogadores buscam pegar de primeira a bola alçada na área. O Sacha, inteligentemente, com uma matada de bola espetacular, deixou o defensor do “genérico” sem pai e sem mãe, e como reza a boa cartilha do futebol, cruzou com força encontrando um Hulk bem posicionado. Ao que parece, a “urucubaca” está sendo suplantada e temos tudo para brigar por vaga direta nas libertadores. Quarta-feira dia 7, teremos um time que joga um futebol interessante, o Bragantino. Joga e deixa jogar! Será um ótimo teste para sabermos como vai se comportar o galo na sequência dos jogos.
    Enxerguei, ontem, uma luz no fim do túnel…
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *