Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às finais das duas Copas abdicado de pontuar no Brasileirão, resta ao Galo dois caminhos para essa temporada. Ganhar a Libertadores, única condição para trazer de volta parte vulnerável da torcida, ou – ainda que criticado – recuperar no campeonato nacional e assegurar vaga na próxima competição de elite da Conmebol.

Para brigar por vaga através do Brasileiro, só a vitória hoje interessa. Milito levou o que temos de melhor e a disposição no elenco. Sem os convocados para as seleções paraguaia, equatoriana e chilena – Alonso, Alan Franco e Vargas -, além de outros em tratamento ou preservados. Zaracho e Cadu também não estão em Curitiba. O primeiro para apurar sua forma física e o atacante só terá retorno na próxima temporada.

Arana, cortado da selecinha da cbf, já voltou para Belo Horizonte e iniciou seu tratamento. Nosso lateral, o melhor do Brasil, deveria abrir mão dessa amarelinha. Não foi a Copa, depois de ser brutalmente atingido por um jogador do Bragantino. Na ocasião juiz, var e até esse olho clínico e cínico do procurador que denuncia por imagem da tv, fizeram vista grossa. Agora, em duas oportunidades seguidas, Arana sai o Galo e é cortado. Galo acima de cbf! Não temos, parte de Atleticanos que me incluo, afinidade com esse ambiente seletivo.

O confronto de hoje, entre as rodadas 33 e 34, vale ainda pela 19ª do primeiro turno. Não me assusto, afinal é competição organizada pela cbf em acordo com os interesses da rede bobo de televisão. Essa dupla faz o que quer, mandam e desmandam no calendário, até mesmo com influência direta em resultados que interessam ao faturamento da detentora dos direitos de transmissão. Por via de consequência o futebol brasileiro ladeira abaixo em rendimento e credibilidade. Sigamos! Até quando não sei.

Para buscar essa fundamental vitória e três pontos sobre o Paranaense, vamos encontrar dificuldades que tem assombrado o Galo na competição. Nessa segunda parte da tabela, ou seja, do 11º colocado ao lanterna, só vencemos os dois jogos frente ao Grêmio e Bragantino. Dum-dum, lá e cá. Com os demais, vejamos. Corinthians (1e 1v), Vitória (1d 1 e), fluminenC (1e 1 d), Criciúma (1e 1d), Juventude (1e), Cuiabá (1v 1e), Goianiense (1e 1d). Falta jogar as duas com o time do Paranaense e uma Juventude. Tão e somente, os demais adversários estão acima do Galo na classificação. São Vasco, em confronto direto; São Paulo, bem acima; Botafogo, quase campeão e nosso adversário na final da Libertadores. Árdua missão, como podemos observar.

O treinador, salvo melhor juízo, não vai – nem pode – se dar ao luxo que teve em optar por time alternativo, menos ainda reserva para essa reta final. Correndo riscos, tem a obrigação de pontuar. Admito, por exemplo, como fez no meio de semana com o Paulinho, agora preservar o Hulk. Afinal temos de chegar inteiros para o dia 30. De resto, creio que a mesma formação utilizada no empate com o flamídia no Rio quarta-feira. Quanto à final da Libertadores, mantendo minha confiança na conquista, aposto numa grande exibição do Galo frente a um fraco desempenho do Botafogo. São dois times instáveis, tomara que seja o nosso dia de brilhar e deles em ter uma atuação apagada. Que assim seja! E que hoje o time faça o dever em trazer a vitória.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

9 thoughts to “A relevância e importância em vencer no BR”

  1. Salve Massa e Guru

    O Galo é um animal conhecido pela sua crista alta, mas o nosso Galo anda com a crista baixa e por quê?
    Porque além do futebol pífio e manjado, já não impõe respeito a ninguém e prova disto é estar sendo considerado por muitos, como zebra na final da liberta.
    Mas tudo que estamos passando, poderia ser mudado se Milito tomasse juízo e fosse mais ousado e quisesse pelo menos, tentar algo diferente.
    Sem querer ensinar ao técnico, até porque não tenho competência para isso, mas gostaria de ver ao invés do inoperante Bernard em campo, ele escalar Scarpa para armar o time e o Alisson na ponta.
    Tb gostaria de ver nossa zaga jogando com homem de sobra e sem sair desvairadamente, como estamos vendo.
    Enfim, a cada dia que passa, mesmo torcedor mais confiante começa sentir aquela sensação “não vai dar”.
    Eu, prefiro ainda ir na vibe do escriba, que não esmorece!!!
    Ávila meu caro, empresta seu otimismo pra todos nós, estamos mais do que nunca precisando!

  2. Ô lasqueira! Quem poderia imaginar tamanha dificuldade. Espero e torço para que vençamos hoje e na final, consigamos o título e uma colocação honorável no BR, entretanto, temo também pela possibilidade de morrermos na praia em ambas as pelejas. GALOLINDO não merece isso.

  3. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 33/38 – Athletico-PR (fora) – O Furacão está sofrendo no Z4 e olha que é um exemplo positivo de gestão.

    A situação do Galo é de sofrimento também. Estamos na “bacia das almas” prá chegar na pré-Liberta.

    E ainda temos que aturar a imprensa carioca, que antecipadamente, está entregando a taça da “Glória Eterna” para Luiz Henrique, Almada, Savarino, Igor Jesus, Júnior Santos, Gregore e cia.

    Afirmam que o Galo, na verdade, é “zebra”. Este excesso de confiança dos cariocas pode até ser bom.

    Mas, o foco é hoje. Que nossos defensores consigam proteger Everson ao bloquear chutes. E que os atacantes façam pelo menos 01 gol e que seja o da vitória.

    Nossos pontos perdidos: 24(casa) e 30(fora), num total de 96/114 pontos disputados. “Vencer, vencer, vencer” é parte do hino e SOS emergência, Gaaloôô!

  4. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Com Rubens, Bernard, Otávio, no time titular. Com Paulo Vitor, Kardec e Igor Gomes como opções no Banco. Com Hulck, Paulinho jogando no sacrifício. Com Deyverson sendo a esperança de protagonismo o que resta a torcida é se apegar ao imponderável. Então como tem coisas que só acontecem com o Botafogo é possível que o Galo seja campeão da Libertadores com um gol do Bernard. Oras, o Inter foi campeão mundial com um gol do Gabiru. O Galo ganhou do Cruzeiro com um gol do Jason. O Afogados ganhou do Galo em um disputa de pênaltis com um goleiro jogando de bonezinho. Nós últimos seis jogos do Galo: zero vitórias. Nas últimas 21 partidas do Bernard: Zero assistência, Zero gols. Mas o Banbino de Ouro, o alegria nas pernas, não tem torcedores, ele tem devotos..Sigamos, gritando EU ACREDITO, para felicidade dos donos da SAF e do Ciga que descobriram um joia no Operário de Ponta Grossa, o zagueiro de 27 anos, William Machado para reforçar a zaga do Galo em 2025. Será que esse povo não aprende com os próprios erros. Chega de Ademir Fumacinha, Robert Santos, Dylan Borreiro Palacios! O GALO PRECISA DE REFORÇOS E NAO DE REFUGOS E APOSTAS! Ah mas tem de dar chance a base! Quem? Kadu, Isseppe? Rubens Manguceiro? Paulo Vitor?

    1. Li a coluna, duas vezes e fiquei matutando e pensando, no que o Teobaldo sempre diz: o que significa a opinião do Fred para Ricardo Guimarães ou Rubens Menim? Eu fico até pensando que talvez eles fiquem alegres pelos prejuízos que ele levou. Um grande amigo me disse que para ficar rico, você não pode ter dó! Então, não espero sentimento de empatia desses 04 RS. Eles vivem em outro mundo e futebol para eles é um NEGÓCIO. Paixão, dó, para eles é coisa de pobre!

  5. Bom dia MASSA!

    Semana longa, demorada para acabar. Aliás a semana só acabará com houver uma vitória do 9ALO. Só assim para semana retornar a ter alegria.

    Qto a final da Libertadores, chegaremos firmes e fortes. Acredito muito que o 9ALO será o CAMpeão da Libertadores 2024.

    Que D. Serafim ilumine a cabeça do MIlito e faça ele dar descanso ao Hulk, passe a colocar Scarpa na posição certa, não inventa na hora que não pode, afasta Bernard do time e antecipe desde já uma pré-temporada para começar 2025 forte. Isso acontecendo, chegaremos mais fortes ainda em Buenos Aires. Amém.

    BBOOOOORRRRAAAAA 9999AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. O CLUB ATHLETICO PARANAENSE

    O CAP é 18′ colocado do BR24 com 34 pontos, está na ZR, desesperado e com a água no pescoço…

    Tendo apenas 35% de aproveitamento, é o 3′ pior mandante, o 4′ pior ataque (+ 34), a 10′ melhor defesa (- 41), tendo saldo negativo de 7 tentos…

    Olhando as partidas mais recentes é o pior classificado nas últimas dez rodadas quando venceu apenas uma partida (CRU), empatou duas (CRI e FOR) e perdeu sete (SP, VIT, COR, BOT, FLA, PAL e VAS)…

    O provável 4-3-3 do Furacão do técnico Lucho pode ser:

    Mycael;

    Cuello, Belezi, Thiago Heleno e Esquivel;

    Erick, Praxedes e Nikão; e

    João Cruz, Julimar e Pablo…

    Retornos: Thiago Heleno, Cuello, Fernandinho, Christian e Nikão…

    Desfalques: Felipinho, Madson, Mastriani e Canobbio…

    A expectativa é de quebra de recorde de público na Ligga Arena em razão de campanha para atrair a Torcida, com ingressos a preços baixos, para tentar salvar a temporada…

    Aliás, a campanha tem até nome, “Modo Caldeirão”, a qual, segundo religiosos e espiritualistas entendidos, terão fortes elementos simbólicos satanistas e pacto diabólico para não ocorrer o rebaixamento…

    Tenso!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *