Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A melancolia de outra despedida

Já vivenciamos dezenas, acredito que centenas, de despedidas. Quase todas impregnadas de saudade antecipada. Seja de um ente querido, anunciando não mais reencontrar nessa existência, ou outras temporárias sinalizando um “até breve”. Entre todas, quero crer, uma que só percebemos depois de um tempo. Turma de escola – formatura -, passei por duas e não tinha a noção exata do que seriam as lembranças dos bancos acadêmicos. Das colas, das paqueras (algumas/uns se casaram), e tantas situações compartilhadas. Por isso, tento manter aceso o encontro mensal – cada vez menor pelas ausências definitivas – das/os amigas/os desses saudosos tempos.

E com o time do coração, daí falo especificamente do nosso Galo, que em décadas passadas tinham uma ou outra modificação de uma temporada para a seguinte. Me lembro saia um e chegavam dois e era essa a nova expectativa. Com os adventos das leis Pelé (liberando o passe) e Zico (motivando a iniciativa privada na gestão esportiva), até chegar nas safs atuais, as camisas dos clubes – falo de maneira generalizada – deixaram de pertencer ao torcedor. Os abadás transformaram o antigo manto de cada torcida em outdoor ambulante. Até as cores são desrespeitadas e descaracterizam o romantismo de outrora.

Somos todos vítimas dessa modernização empresarial dos tempos modernos. E assim estamos vivendo e percebendo o afastamento do Torcedor Atleticano das arquibancadas. Os dois últimos públicos do estádio idealizado por papaizin e mininin são a prova real e concreta dessa afirmação. Construído sem consultar a Massa, é responsável por praticamente a totalidade da nossa dívida. Nunca vou apagar da minha memória, tempos antes da alienação do Diamond, era tido e dito que o valor a ser apurado zeraria nossas dividas e restaria recursos para investir no futebol. Puro engodo essa edificação moderna. Não fosse o caos financeiro que é de responsabilidade dessa insanidade, claro, seria sim motivo de orgulho. A Arena dos minions é realmente linda e perfeita. Mas não é da Massa.

Porém, não só aos Atleticanos da velha guarda mas também aos Torcedores mais novos, o importante e saudável é time bom e ganhador de jogos e papa títulos. As duas recentes temporadas foram desanimadoras. Alguns dirão, não vencemos, mas chegamos em três finais. Ora, ora, ora e fomos vice em todas elas. Todas, sem exceção, com partidas brochantes. As do ano passado, três jogos e três derrotas, perdendo a CB para o flamídia e a LA – de maneira lamentável – do Botafogo que atuou com um jogador a menos toda a decisão de 90 minutos. Vexames! Agora, apesar dos percalços, outra final – desta vez da Sul-americana – nas penalidades depois de 120 minutos e pura incompetência sem marcar um mísero gol em cima do fraquíssimo Lanús. Estive em Assunção, foi dos momentos mais tristes da minha vida Atleticana. E já vivi frustrações na arquibancada como 1977, 1980 e outras na sequência. Vi e participei junto ao Torcedor cantando e aplaudindo nesses momentos e até no rebaixamento. Tanto que durou apenas uma temporada, voltou no gogó do Atleticano.

E agora, doutor? O que dizer aos nossos filhos e amiGalos que acompanham essa peregrinação? Uma romaria. Que a festa não acabou? Que a luz vai reacender? Que a Massa vai voltar? Que a noite vai aquecer nossos corações? Quem ama protesta, garante Drummond. Quero de volta o riso, a utopia, a palavra doce, sua prometida lavra de ouro, sem o ódio proposto e de volta para a condição de o Rei de Minas. Foi dessa maneira que nos seduziram, bem e como a todos os Atleticanos. Vou lá hoje, ao lado de outros pouquíssimos milhares, já fomos 120 mil em jogos dos bons tempos. Diminuiram nossos estádios e, via de consequência, apequenraram gestões e resultados no gramado. Quero e queremos todos despedir dessa melancolia que estamos condenados sem qualquer culpabilidade.

Por fim, diferente dos tempos antigos, agora sim uma reformulação ampla, geral e irrestrita no elenco e na comissão técnica. Sampassauro vai continuar, mas pedido pela Massa, não mostrou nada. Eu não gostaria que o treinador permanecesse. Insistiu com jogadores totalmente medíocres em suas escalações e substituições. Fazer o que? Mudar o treinador pode ou não dar resultado, desde que o facão passe com força nas mudanças dos nomes que vestem a camisa preta e branca. Entre os atuais, ficar com dez ou doze no máximo e achar lugar para os indolentes que passaram pela Cidade do Galo. Sem repetir a relação dessas escolhas, afirmo que estão na boca do Torcedor Atleticano. As vaias de quarta-feira é uma pequena mostra de quem o Torcedor quer fora do Galo. Jogador e até investidor. Mas,…! Que venha o Vaxco, hoje qualquer resultado será normal. Entrar no G da Sul-americana, ao que penso, será irrelevante depois disso que estamos vivendo. Até lá na tarde de hoje na Arena dos homi. Eu vou. Ninguém pode impedir!

*fotos: Pedro Souza/Atlético (em ambas, ao que penso, um fica e outro não)

18 thoughts to “A melancolia de outra despedida”

  1. BOA TARDE ATLETICANOS E ATLETICANAS DESTE MUNDO DE DEUS
    FIQUEI UM TEMPO SEM APARECER PARA SIMPLESMENTE NÃO TER QUE ESCREVER AS MESMICES DE SEMPRE. E HOJE, OLHA EU AQUI DE NOVO, COM ELAS. NÃO TEM JEITO. SEMPRE FUI E SEMPRE SEREI FERRENHO CRÍTICO DESTA MULA, DESTA BESTA, DESTE JUMENTO, DESTA GALINHA QUE PARECE QUE PERDEU O NINHO NA BEIRA DO GRAMADO,ANDANDO DE UM LADO PARA O OUTRO ARQUITETANDO QUAL A PRÓXIMA MERDA QUE VAI FAZER, PORQUE A PRIMEIRA ELE FAZ QUANDO ESCALA O TIME.O VASCO QUE JÁ TÁ UMA BABA, HOJE VAI LANÇAR UM TIME HORROROSO,PRÁ PRESERVAR PRO MATA MATA DA COPA DO BRASIL. FALO QUE TÁ UMA BABA PORQUE A COLOCAÇÃO É A MESMA DO GALO.VENDO A TABELA AGORA, E FAZENDO AGORA UMAS CONTAS QUE NÃO É SURREAL, DEVIDO A SITUAÇÃO ATUAL, SE O GALO PERDER O QUE INFELIZMENTE HOJE EM DIA É NORMAL,E O SANTOS,O CEARA E O VITÓRIA , QUE JOGAM EM CASA E O FORTALEZA, QUE JOGA FORA, GANHAREM, O GALO NÃO VAI NEM NA SULA, E VAI FICAR PENDURADO NO SALDO DE GOLS QUE ELE TEM – 8 E O VITORIA -13. E SE DEPENDER DAS MERDAS DO TAPADO DO TÉCNICO DO GALO, O RISCO É MUITO, MUITO GRANDE. DEUS SALVA O MEU GALO.

  2. Boa tarde!
    Melancólicamente vamos a cada temporada nos despedindo do nosso querido CAM.
    Essa SAFada SAF acelerou o c
    “cruzeirar” do Galo.
    Em breve os torcedores do Atlético serão apenas um público simpático ( como os azuis).
    Na mão dessa nefasta gente perderemos a nossa identidade, nosso escudo,nossas cores,nossa tradição.
    E agora, José?

  3. Bom dia Ávila. Outra crônica irrepreensível, resumindo este ano terrível, para os Atleticanos: arena sem gramado e sem necessidade, vide Mineirão, futebol entregue a gente não preparada, incompetência em decisões, jogadores de baixa qualidade, desinteressados, diretoria arrogante, caloteira e sem empatia com a Massa etc, etc…

  4. Outro dia o Papai encheu a boca para dizer que botou 1 bilhão nessa SAFada sem vergonha… agora vai dizer o que sobre os calotes que pipocam na mídia???

    Essa SAFada é muito burra, sem vergonha, mentirosa, frouxa, pipoqueira e caloteira!!!

    Com todos esses adjetivos em alta, o que esperar para 2026???

    Com esse pessoal no comando, eu não crio expectativa alguma… só queria ver um time para disputar os torneios, mas nem isso devemos ter, vamos apenas participar e olhe lá!!!

  5. Fora Brats e Vitor

    A vida é feita de escolhas, em sempre boas, mas é preciso escolher.
    Já chorei no muro das lamentações pela campanha de 2025 e escolhi ao invés de chorar, erguer a cabeça e sair pra outra.
    Foi fácil fazer esta escolha? Claro que não afinal de contas os protagonistas de minhas desilusões, chateações de principalmente decepções ainda estão por ai.
    Mas minha escolha tem como objetivo o bem querer do Clube Atlético Mineiro, indiferente de quem hoje esta lá, mesmo sendo SAF (ADA)
    Não torço pra empresa e sim para um time.
    Então meus caros o negócio é dar um cavalo de pau e enfrentar.
    2026 está ai e não serei eu que vou pular do barco. Irei sim cobrar reformulação, cobrar a SAF, exigir a saída dos estagiário Vitor e Brats.
    Pois este é o meu papel.

  6. Esse time tá difícil de ir pois nem o Lanús timinho feio tá igual a esse ridículo galo eu se fosse o Hulk sairia agora antes que a bomba explode pois no ano que vem esse time vai é pra zona rural esses menin só querem roubar o galo e acabar com o time nunca vi uma diretoria como essa até hoje é a pior desde que surgiu o Atlético

  7. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 38/38 – Vasco (casa) – O risco é real de ficar fora da Sula/26. Mas, peraí.

    Esta não é a “Série B” da América do Sul que o Galo desprezou? É sim. Chegamos à final (ok) e perdemos de forma vexatória, dando adeus à vaga na fase de grupos da LB/26.

    Na 1ª fase, fomos o 2º num grupo com Cienciano (PER), Caracas(VEN) e Iquique (CHI). Por isso tivemos que jogar um play off contra o Bucaramanga-COL.

    Pois, agora, nossa realidade é essa: classificar para a Sula e, humildemente, levar a competição a sério em 2026.

    A cota de vergonha/25, em campo, já se esgotou. Fora dele, a humilhação (mais uma) é pelo não pagamento do chileno Ivan Román.

    Nossos pontos perdidos: 22(casa) e 44(fora), num total de 111/114 pontos disputados.

    Que ganhem com raça e honra ao nosso amado manto. É pedir muito?

  8. Em tempo dileto Amigo temporão, saudações Atleticanas. E não é q a carruagem voltou a ser abóbora bem antes da ½ noite?! Nem os ex cavaleiros do apocalipse afonso paulino, paulo cury, ziza e ricardo guimarães tiveram capacidade de conseguir a proeza de fazer com q grande parte da torcida largasse o Clube como essa família glazer versão tupiniquim vem fazendo. Esse mérito ninguém irá tirar deles,grande feito!
    Ao virar abóbora,a realidade veio a baila e bummmm…o que houve foi apropriação indébita do GALO; roubaram nossas Cores, nosso Símbolo e se não tomarmos tenência, lá vai nossa Alma p o ‘cacha prego’. Não satisfeitos, buscam incessantemente uma brecha p tirar- nos o sagrado direito de ser Atleticano, colocando- nos uns contra os outros. Nunca honraram nosso Hino,debocham da nossa História e tentam apagá-la ,criando o depois – deles, frise-se – já q o antes nunca existiu e muito provavelmente cantam a 2ª estrofe do Hino mais lindo do Mundo: lucrar ,lucrar, lucrar … esse é o nosso ideal…
    Falta-lhes dignidade!
    A verdade existe, a mentira nós – ELES – inventamos . – Georges Braque –
    Sigamos…

  9. Bom dia xará e amigalos decepcionados como eu! Reformulação de que jeito Guru? Ontem mesmo saiu a notícia de que o presidente do Palestino-Chile entrará com uma ação na FIFA contra o GALO pelo CALOTE da primeira parcela(de 3) referente a aquisição do Ivan Roman. A parcela de R$ 500.000 euros venceu em setembro. Tem outras duas com vencimento para 2026. Então não dá pra acreditar em mudanças quando essa SAF de caloteiros está no comando.

  10. NÃO VEJO LUZ NO FINAL DO TÚNEL. ESTÁ SAF PREENDEU O TIME NUMA ARMADILHA. NÃO PODEMOS TER A ILUSÃO QUE OS INVESTIDORES VÃO ABRIR MÃO DAS DÍVIDAS EM NOME DE UMA PAIXÃO QUE NÃO É DELES. ELES GOSTAM É DE DINHEIRO.
    TEMOS QUE TER CONSCIÊNCIA QUE ACABOU. O TIME NÃO TEM SAÍDA PARA O BURACO ONDE FOI COLOCADO.
    SÓ LEMBRAR QUE TÉCNICO NENHUM QUIS TREINAR. O SAMPAOLI FOI A ÚLTIMA OPÇÃO E SÓ ACEITOU PORQUE ELE TAMBÉM ESTÁ NA PIOR. DIRETORES DE FUTEBOL RECUSARAM.
    ATÉ HOJE A SAF NÃO PAGOU UMA PARCELA SEQUER DO JUNIOR SANTOS. TANTO QUE BOTAFOGO QUER ELE DE VOLTA.
    E ESTA CONDIÇÃO SE ESPALHA ENTRE JOGADORES, EMPRESÁRIOS, TÉCNICOS E DIRETORES.
    QUEM VAI QUERER NEGOCIAR COM UM TIME QUE NÃO HONRA SEUS COMPROMISSOS?
    O TEMPO DA INOCÊNCIA ACABOU. A ANO DE 2026 VAI SER CONTINUIDADE DA DECADÊNCIA E O FUTURO É CERTO, É O FIM.

  11. Bom dia! E notório ate para uma criança de 5 anos que o Galo precisa de uma reformulação grande, mas deixo algumas reflexoes:
    1- o Galo é mal pagador, nao pagou 500 mil dólares do Ivan roman, como algum clube vai querer fazer negocio com o Galo?
    2- Sampaoli escalou o que tinha a disposição, Scarpa no banco eta algo que vínhamos pedindo ha tempos, ja que nao produz nada e entra sempre com uma baita ma vontade
    3- nao havera investinento/aporte relevante para equacionar dívidas e pagamento de juros e ainda fazer reformulação de elenco
    4- receitas no ano que vem será menor que nesse, dado que estaremos fora da Libertadores e Sula
    5- a cabeça de quem está gerindo o clube acha que nao precisamos de volante e que temos um bom time, por que fariam uma reformulação ampla se está tudo bem?
    6- ja trocamos técnicos para todos os gostos e estamos nessa draga, portanto, ja deveria estar claro que o problema nao é esse, é a mentalidade dos donos e dos gestores, tem espírito de perdedor.
    Para finalizar, nao vamos esquecer de que a arena do galo foi gastada pelo kalil, na figura do fantoche do Daniel Nepomuceno, e depois os menins dobraram o custo da arena e fizeram um projeto tosco (como os aptos da mrv), onde nao bate sol, nao tem acústica e tem ponto cego

    Ano que vem será mais sofrido que 24 e 25, nao ha perspectiva de melhora.

    1. Jogo só termina na hora em que o juiz apita. Mas já que tem certeza de que o Galo está fora da Sul-americana em 26, será que o colega, parente da Mãe Dinah, pode me passar os números da Mega Sena?

  12. Hulk – acredito que o melhor destino do ídolo atleticano seja os USA. Sairá em alta ainda em 2025 e com perpectiva decrecente para 2026 ( desgaste natural pela idade ). Nos USA já tem uma hiper moradia em Miami. O calendario americano é mais light. Messi esse ano fez 34 j0gos e marcou 35 gols. Lá Hulk jogará mais 2 anos facilmente e sem pressão (de comissão tecnica e da torcida ). Enfim é o penso e acredito que o destino já está traçado: USA em 2026.

  13. Penduremos mais um gancho de pelanca no varal das decepções: Palestino do Chile escancarou ontem que não recebeu sequer um níquel pela venda do Ivan Roman. Hoje, é capaz de perder pro Vasco sem sete titulares. E não disputa nadica de nada em 2026. Também disputar pra pipocar melhor não mesmo.

  14. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Na minha jumentisse, quem for nesse estádio hoje deveria ser para protestar. Assistir um jogo contra time reserva do Vasco? Mas vai ganhar e muita gente vai comemorar classificação para a Sula. Mas é como dizia Valdoveu: só de existir o Galo me faz feliz, nem precisa de ganhar. Sigamos!

  15. Vá sim ao estádio, meu caro blogueiro. Você é indispensável! Eu, como já disse, não volto lá e, infelizmente, tão cedo, porque a sinalização para o ano que vem não é nada boa, a começar pela manutenção do garnizé. Torcerei sempre, em quaisquer circunstâncias, mas preciso ver e ACREDITAR numa REFORMA estrutural, “de cabo a rabo”.

  16. O TIME DO VASCO DA GAMA

    Com 45 pontos e na 12’ colocação, o VAS vai a campo com os mesmos 45 pontos e 13’ colocação do CAM. O VAS tem melhor saldo de gols, zero (+ 55 – 55), enquanto o saldo atleticano é negativo de “-6” (+ 38 – 44). Além da diferença de saldo, o VAS tem mais vitórias (13) do que o CAM (11)…

    O confronto às 16h, portanto, interessa muito aos dois times, já que o derrotado pode ficar fora da disputa da SULA 26 se ultrapassados na tabela por SAN (44), FOR (43) e CEA (43)…

    FAVORITISMO

    As casas de apostas tratam o CAM como favorito e o VAS zebra…

    Nas últimas cinco partidas o Atlético perdeu 3 e empatou 2 enquanto o Vasco venceu 1 e perdeu 4. No recorte das últimas 5 partidas o viés será de queda de desempenho e resultados para ambos os times…

    O PROVÁVEL VASCO

    Diniz vai poupar a maioria dos titulares para priorizar os jogos semifinais da Copa do Brasil. Dos considerados titulares apenas quatro foram relacionados: Andrés Gómez, Barros, Robert Renan e Thiago Mendes…

    Ou seja, o Vasco vai a campo com um time reserva e bem fraco…

    Ao Atlético cabe vencer, garantir a participação na SULA e honrar o Manto…

    Mas…

    Ps: enquanto isso, notícias chegam e dão conta de que o Palestino, do Chile, acionou a Fifa alegando que o CAM não pagou a primeira parcela da contratação do zagueiro Ivan Román…

    Esperar o quê dessa SAF e reformulação para 2026?!!

    Mamãe me acode!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading