Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A legitimidade do protesto

A torcida do Galo: se tivesse conquistado o Brasileiro de 1980 e a Libertadores de 1981, a presidência de Elias Kalil seria mais fulgurante do que foi

Democraticamente, entendo eu que que o rendimento do time em campo aliado à ilusão que fomos sugeridos pós conquista dos títulos em 2021, justificam e fazem do ato programado para hoje por Torcedores Atleticanos legitimo. Ainda que eu, blogüeiro, tenha muita confiança no elenco, treinador e também na diretoria do Galo. Confio no Sérgio Coelho e aprecio sua conduta equilibrada. Pessoa de e do bem; Entre os investidores, apenas um deles tive prosa curta, os demais nem mesmo qualquer aceno. Ainda que fossem da minha intimidade, minha opinião seria a mesma que estou relatando.

Desde que, evidentemente, a manifestação seja pacífica, ordeira e urbana. Não podemos cometer excessos de qualquer ordem ou natureza. Tampouco admitir que possam existir financiadores, com interesses políticos internos, por trás de um movimento que se propõe a exigir bom desempenho do time em campo. Qualquer passo fora disso, foge da civilidade e dos bons costumes. Portanto, podem sim Atleticanos legítimos protestarem. Afinal, não fomos nós – que fazemos parte dessa Massa – que pregamos quatro Hulks por ano e time de ponta no planeta.

O momento é de precaução. Quem quer o bem do Galo, pode sim protestar, quem defende interesses políticos de grupo ou de quem quer que seja – a meu juízo – faz papel de bobo. Recebo de alguns, mal sabem que nem leio, sistematicamente só críticas. Gente que nem mesmo quando ganhamos títulos colocam a cara nas comemorações. Sou diferente disso, já passei por dezenas de presidentes – tive contato com parte deles – sem nunca ter me atrelado a essa ou aquela diretoria. Minha devoção é ao Galo. Enfim, reafirmo, sou Torcedor nas vitórias e nas derrotas.

Já amanhã, parte do elenco estará à disposição do treinador, como todos aqueles jogadores que desfalcaram em função da Copa América. Vargas, pelo Chile, voltou e atuou parte das duas últimas partidas. Alan Franco, do Equador, esteve em campo desde o início da partida com o Botafogo. Finalmente Arana, o brasileiro, foi o último a voltar daquela competição, assegurando seu retorno ao time no confronto com o São Paulo. Os recentes contratados, como Bernard, Lyanco e Alonso – além de outros que ainda são ansiosamente aguardados pela Massa – só à partir do próximo compromisso. Juventude, do RS, na próxima terça feira em Brasília. Que venham logo. Tomara que se confirme o Fausto Veras e mais um ou outro. Necessitamos. Reagir no Brasileiro e entrar no mata mata das duas Copas com elenco encorpado.

Também, essa vai para parte da torcida que entra na onda de alguns pessimistas e da imprensa do eixo, apoiar o treinador Gabriel Milito. Ele, que chegou e encantou, conquistando um estadual que muitos já haviam atirado pelo ralo, merece respeito e confiança. Com as voltas dos contundidos e liberação dos que estão chegando, terá tudo para repetir seu sucesso no início de trabalho pelo Galo. Se houve ou se não houve responsabilidade nessa fase de grande instabilidade, ao que acompanho, nenhuma pode ou deve ser atribuída a ele. Elenco curto, houve erro na previsão e desconsideraram suspensões e contusões – que foram acima do esperado -, jogadores com produtividade e entrega muito abaixo da expectativa. É hora de juntar os cacos e ajudar Milito e seus comandados em busca de reação. Não de pedir a cabeça de um treinador que, reitero, quero que fique no Galo por temporadas.

Por fim, uma colocação em respeito aos amiGalos que frequentam aqui de maneira civilizada tem mais de oito anos. Seguindo conselho de vários comentaristas deste espaço, abdiquei em liberar comentários de gente que quer tumultuar o ambiente. Alguns que se dizem torcedores e são assim minúsculos. Teve gente que afastou e depois reapareceu com outro nick. Também pessoa leviana atacando quem discordava de seus devaneios.

Até que eliminei essa manifestação, que reputo e repito leviana, desse sujeito. Já foram algumas tentativas dessa pessoa leviana para a lixeira. Pois ontem, em duas oportunidades, atacou ao blogueiro e outro amiGalo. No meu caso afirmou que sou pilantra e jabazeiro. Desafio o incauto a demonstrar o que disse no campo próprio onde discutem os homens de bons propósitos, no campo das regras de um Estado Democrático de Direito.

Pós post: chamo a atenção ao comentário do Thiago Rodrigues, um dos organizadores do protesto pacífico. Ele menciona falta de investimentos prometidos, cobra solução para a acústica e assegura apoio ao Milito. Perfeito e justo o comentário. ObriGalo!!!

*fotos: 1) Flickr Atlético; 2) UAI/EM

19 thoughts to “A legitimidade do protesto”

  1. Com o time encorpado e sem contusões, suspensões etc, as chances do nosso CAM nas Copas são boas.

    No Brasileirão é correr atrás dos 45/46 pontos e daí pra frente, dando uma tremenda sorte de campeão, buscar os líderes.

    Nada é impossível no futebol mas sabemos que em algum momento, disputando 3 torneios, eles vão priorizar algo e por mim, que venha a Libertadores.

  2. ILEGÍTIMO É O ATLÉTICO VIRAR SACO DE PANCADAS EM PLENA ARENA MRV……..
    COMO UM ESTÁDIO QUE FOI PLANEJADO , REPLANEJADO , APRESENTA GRAVÍSSIMOS DEFEITOS COMO ACÚSTICA E PONTOS CEGOS ??????
    ORA , ISSO É MUITA IMCOMPETÊNCIA DO ARQUITETO E ENGENHEIRO DESSA OBRA………..
    PRECISAMOS URGENTE DE UM LATERAL DIREITO E UM CENTRO AVANTE , ESSA SÃO AS DUAS POSIÇÕES MAIS CARENTES…………
    E QUE MILITO NÃO ESCALE MAIS CADÚ E PAULO VÍTOR.
    ESSES DOIS NÃO SÃO JOGADORES DE FUTEBOL……
    “”ACREDITO EM UMA VITÓRIA , FRENTE AO SÃO PAULO”” , PARA O INÍCIO DE UMA RECUPERAÇÃO NO BRASILEIRO………

  3. Li o blog e alguns comentarios, acho pertinente quando o Milito é criticado, mesmo com tantos desfalques não ter conseguido sequer competir com bahia, criciuma, vitoria, Atletico go, e digo mais, mesmo que perdessemos para flamerda, parmera e botachoco, as goleadas não são admissíveis. Eu não estou aqui pedindo a cabeça do treinador mas tambem não posso passar a mão na cebeça dele e dizer que está tudo bem, pois não está, a impressao deixada por ele quando passa por problemas não foi boa, mas a culpa não é so dele, Vitor, este presidente cabeça de bacalhau, a Saf, são sim culpados, pois não se planejaram, o galo pensa que tem o melhor elenco do brasil, e isto ficou mais obvio do que nunca que não é verdade, existe má vontade e jogadores com enorme deficiencia técnica, mas no galo é pratica se tapar o sol com a peneira. Agradeço ao blogueiro por permitir este espaço onde podemos reclamar, soltar os cachorros, desabafar e as vezes zoar o adversario, mostrar ao mundo que somos atleticanos, porém, não idiotas.

  4. Boa tarde! Li uma materia em que o novo Tecnico do Corinthianas o Ramon Diaz pediu a reintegraçao do Fausto Veras, esse acho que nao vem para o Galo!

  5. Bom dia! Confiantes no Galo; se em jogos anteriores alternei sentimentos, neste último me solidarizei com nossas dificuldades em campo; nitidamente apertados, deixando buracos, coberturas feitas às pressas, dificuldade de saída – só no tendo de assistir o botinha jogar, … já no final do 1o. tempo via-se o cansaço do pessoal. Acho que ainda levaremos algumas partidas para recuperar a pegada, que não será tão breve, por conta do DM; esta contra os paulistas ainda será muito dura, e, espero não seja decepcionante. A registrar: entendendo as dificuldades do Milito, vejo que ainda há necessidade de corrigir questões táticas: por exemplo, só no 2o. tempo do jogo Matheus começou a fazer lançamentos para após o meio de campo, e não para a lateral – onde ficamos apertados umas 2 ou 3x, ainda no 1o. tempo -, jogada básica para times desfalcados técnica e numericamente – afastar a bola da grande área e levar a disputa para o inicio do campo adversário. Ainda: acho que o Matheus ainda não está pronto para as necessidades do Brasileirão e das Copas, e creio que precisamos de um mais experiente, considerando que Everson não se sabe como fiará…; goleiro do Atlético que não impõe respeito ao adversário ou faz 2 ou 3 defesas milagrosas por jogo não é capaz de sustentar o estilo de jogo nosso, acho. Vamos, Galo! Força e orações!!!

  6. Boa tarde Eduardo, estou participando ativamente na elaboração e convocação do protesto. Gostaria de só acrescentar o foco, visto que você só citou um deles:
    1- Investimentos conforme prometido na equipe e resultado em campo
    2- Satisfação e solução com relação à acústica da Arena
    3- Apoio ao Milito, o menos culpado disso tudo

    Dos três, pra mim a questão da acústica é a mais grave e cruel. Que sejam homens de botar a cara e abrir o jogo sobre o que está rolando e como estão pensando em resolver
    Protesto pacífico, mas pra mostrar que parte da torcida acordou e que a conquista de um brasileiro não irá nos fazer ficar passando pano pros erros eternamente

    1. Ótimo, Thiago, os comentaristas e os amansados gozaram aqueles que foram ao protesto, dizendo que foi pouca gente, mas achei que foi muito proveitoso.

      Para mim o mais importante é os 4Rs darem as caras e apresentarem os motivos de não usar a recuperação judicial, já que isso implicaria no clube pagar menos juros. Não os vejo como atleticanos e sim o que sempre foram, amigos do dinheiro, do capilé. Claro que não quiseram, eles são os credores e deixariam de receber altos juros. Disseram que para o City o valuation do Galo era de 2,1 bi e quando “compraram” levaram por 900 mi. São no mínimo safados, para não falar coisa pior.

      Ganharam uma Arena dentro de um terreno onde não podiam fazer nada e mesmo assim ela serve para shows e não para futebol.

      Parece que a Conmebol criou a Copa América depois da última janela e que jogador nunca machuca nem leva cartão e deixaram o técnico com 6 jogadores de linha no banco – 6 não, o Kardec não conta.

      Por mim era fora 4 ratos. E não me venham dizer que sou mal agradecido por 2021, eles até hoje não cumpriram uma promessa sequer das tantas que fizeram.

      Quanto ao Milito, sou expressamente #FicaMilito e que ele seja eternizado aqui. Acho que seu maior erro foi mexer em dois lugares na ausência do Arana, pois tirou o Scarpa de onde estava rendendo e colocaram outro na posição dele, quando bastava colocar qualquer um na esquerda.

  7. Meu caro JBHGALO,

    Posso tentar te responder 2 coisas.

    Quando eles estavam fazendo testes de luzes na arena, vários torcedores ficaram putos, porque tinham luzes nas cores azul e verde(América), e isso era inadmissível. Pelo que eu vi, a empresa dos leds, era de são Paulo e eles não tinham recebido essas restrições. Agora veio o problema do preto e vermelho. Creio eu, que sendo o nosso time alvinegro e cheio de adversários coloridos, não faz muito sentido ter show de cores. Só acho.

    Quanto a questão da acústica, quando da construção da arena, foi feito um acordo para que o som não se propagasse para o lado do bairro Califórnia, que fica colado na arena.

    Por causa disso , o palco para shows. fica no setor norte, apontando para o bairro Camargos . Me parece óbvio, acho eu, que o som vindo de outros lugares, seja contido pela tal acústica.

    Trocando em miúdos, a arena MRV está muito bonita, confortável, mas não tem aquela coisa que faz as pessoas ficarem a vontade para cantar e pular. Me lembra quando eu, criança,ia na casa da minha tia rica, e ficava quietinho no sofá, para não estragar nada.

    Ps. Totalmente pertinentes, as suas colocações.

    Abraço alvinegro.

  8. Olá amigos da bola!

    Milito tem crédito,

    e penso que deve permanecer no comando do time. Agora, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. O cara também comete erros. Nos pontos perdidos em casa, principalmente contra os times da parte de baixo da tabela, apesar dos vários desfalques, Milito tinha sim elenco suficiente forte para vencer principalmente esses times da parte de baixo.

    Porém, infelizmente com as ausências, Milito não soube organizar e montar o time para vitória. O cara inventou de mais…….e por isso a meu ver, entregou os pontos de bandeja aos adversários.

    O elenco do Galo mesmo com os desfalques é superior ao do Atlético de Goiás, Criciúma, Fortaleza, Bahia, Vitória fora de casa etc. Milito precisa rever alguns conceitos.

    Vejo também parcela de culpa por parte dos jogadores, que não se doam em campo. O time é/ESTÁ frouxo, não marca, tá até lembrando o time do Felipão! Todo atrás, nervoso em campo, desarrumado, desorientado, lento, não marca alto, vive na base do chutão.

    O Galo precisa urgentemente voltar a ser o time dos 10 primeiros jogos com Milito à frente! Time ousado, consciente, organizado, focado, marcação alta, em velocidade, viradas de jogo, toques rápidos e envolventes etc…..

    Óbvio que os principais culpados são os donos rs, que largaram/abandonaram nosso Galo! O sub 20 uma vergonha!…. Toma goleadas aqui, acolá…. O feminino um desastre! Só dá vexames! Perdeu todos os jogos com exceção de um empate, grande maioria de goleada humilhante de 4, 5, 6 etc. Por fim, o profissional indo pelo mesmo caminho vergonhoso, já tomou 4 goleadas. Palmeiras, Flamengo, Vitória e Botafogo.

    O que dizer desses caras/donos que se dizem atleticanos????? Abandonaram, “”transformaram”” transformam um time profissional em “”amador””. Lacunas que foram deixadas por profissionais competentes, foram tapadas com gambiarras….. Colocaram amiguinhos nos lugares, ou mesmo pessoas despreparadas para desempenhar tais funções. Isso, para gastar pouco/menos! É O BARATO QUE SAI CARO. É ou não é uma vergonha o que esses cidadãos/rs fazem com o nosso GALO?

    VEJO MUITA COISA ERRADA NO GALO! O CLUBE PRECISA VOLTAR A SER PROFISSIONAL

    Quanto ao protesto de hoje, acho muito válido. Se eu estivesse aí em Belo Horizonte, com certeza estaria lá. Óbvio, tudo feito dentro da lei. Protesto sim, mas com educação, dignidade, honestidade. Luta em prol de nosso Galo.

  9. Embora eu até entenda um pouco a indignação, REPUDIEI aqui neste espaço democrático a pichação na sede do nosso Galo, porque entendo que não é por aí. AGORA, MANIFESTAÇÃO SIM, aprovo sempre, porque o torcedor, principalmente aquele que paga ingresso sempre, PODE e deve se manifestar. Aliás, quando censurei a pichação, esqueci-me de dizer que o melhor e com mais repercussão televisiva, seria a torcida, em coro, gritar nos jogos, com estádio sempre praticamente lotado: ACORDA DIREÇÃO!

  10. Prezados Amigalos
    O protesto é legítimo. Contra os que comandam, principalmente. E em segundo lugar contra técnico e jogadores . Ta faltando reconhecer a grandeza do Galo por alguns. Não estão deixando seu sangue no campo. Ta mbém o técnico deveria, nessa fase tenebrosa de contusões , jogar mais defensivamente, mais compactado. Tenho visto na Copa América e na Eurocopa todos os onze participando ativamente do sistema defensivo e pelo menos 8 do ataque. Vão e voltam sem se desgastar muito. É a modernidade do futebol. Todos se ajudando. Agora a diretoria precisa contratar pelo menos um craque no meio, tipo Nacho Fernandes, que pelo seu esforço faz com que os outros também se esforcem. Não tem time bom com meio de campo fraco. Ta na hora de por a mão no bolso.
    Um abraço a todos

  11. Bom dia!
    Também quero o Milito como treinador por um bom tempo, algumas temporadas. Espero que amanhã, com o retorno de Arana, o time possa repetir o futebol que nos encantou à princípio. Caso contrário estará significando que os jogadores já não acreditam mais no Milito, ou como Ernest sugeriu ontem, os jogadores querem fritar o treinador.

  12. Bom dia xará e amigalos. Que o jogo contra o São Paulo seja o divisor de águas da fase do futebol pífio e covarde para o futebol competitivo do GALO. Desfalque mesmo na equipe titular acredito eu que amanhã só teremos Zaracho e Everson. Mariano, Igor Rabello, Lemos não jogarem é favor. Já passaram da hora assim como Alan Kardec, Vargas, Robert(que veio estagiar no GALO). Espero que a janela abra o cérebro da SAF do GALO em busca de atacantes de velocidade. Pelo menos um atacante rápido para acabar com a lentidão. Vamos ver amanhã se o jogo burocrático para trás e para os lados além do excesso de passes errados dimunui. Espero que sim….

  13. Bom dia.

    Amanhã o Victor e o CEO da SAF e da arena MRV, darão uma entrevista as 11 horas.

    Eu me lembro de uma entrevista do Muzzi em setembro do ano passado, em que ele dizia ter previsão de faturamento, porém ele não sabia ainda como seria o custo (manutenção) da arena.
    1) Ele tem essa resposta agora?
    2) Qual a margem de lucro da arena?

    Na última entrevista do Victor, ele disse que o elenco do GALO deveria ter 20 jogadores, e que eles teriam um nível muito elevado, que poderiam mudar o rumo de uma partida, graças a qualidade dos mesmos.

    Dúvidas:

    Victor, vc ainda acha que 20 jogadores é o número ideal de atletas no elenco?
    Caso ele responda que sim, é sinal que não aprendeu nada.

    Victor, como vc avalia o elenco atual, em relação ao que vc mesmo propôs?
    Ou seja, temos quantos jogadores de nível elevado?

    Victor, o GALO aprendeu algo com a saída do Jemerson, no meio de uma janela?
    Não dava pra ter resolvido a situação dele no início do ano, enquanto ainda tinha janela para contratações?
    Ps. Tem 2 meses que ele está só treinando no Grêmio.

    Abraço.

    1. Amigalo Zé Eustáquio

      Como o tal Muzzi (sim aquele que printou a Arena de vermelho no jogo do Flamerda) e Victor estão respondendo pela SAFf e diretoria, Permita-me acrescentar mais algumas perguntas a serem respondidas:

      – Porque Allan Kardec ainda está no clube ganhando 600 pratas e nem joga?
      – Porque Damiani ainda é diretor das categorias de base?
      – Porque o tal CIGA não conseguiu encontrar laterais de origem no universo de mais de 6a clube? (20 da série B + 40 de clubes sul americanos?
      – Porque até o genérico de Goiás está anunciando a contratação de um atacante e nós ainda não, se é uma das maiores deficiências do elenco?
      – Porque vcs renovaram com um garoto da base por 90 pratas mensais e ele nunca teve oportunidade?
      – Porque investiram em jogadores fim de linha como Patric e Edenilson?
      – Porque não se resolve ou assume logo a porra do problema de acústica do estádio?

      Bom vou parar por aqui senão a entrevista destes dois estagiários do clube vai durar mais de 3 horas pra dar explicações

  14. Meu Guru, bom dia!
    Ótima resenha. É assim que vamos seguir em frente: SÓ COM O GALO. As críticas fazem parte de qualquer situação; mas, e principalmente, a educação é primordial. Somos Galo e o queremos cantando no “puleiro”, descendo e fazendo “barulho no terreiro”. Esta é a nossa sina; mas como é bom e saudável ser ATLETICANO. Não adianta troca de treinador; só pedimos que ele pare de ser o “Professor Pardal” nas escalações. Por exemplo: qual é a escalação do Galo para o próximo jogo! Nem sabe, ninguém advinha. Vamos em frente sempre com o GALO, em qualquer situação.
    Abraços

  15. Salve Massa e Guru

    A verdadeira causa da manifestação de hoje não é o desempenho da equipe em campo, não é a falta de contratação, tão pouco os preços praticados na Arena.
    A verdadeira razão, é porque a SAF e a diretoria se esconderam e não deram satisfação à torcida, sobre todos estes problemas que vem ocorrendo no clube. Foram covardes e omissos,
    Nenhum atleticano em bom juízo , não valorizou a chegada da SAF e principalmente disponibilização dos investidores em tirar o clube do lamaçal que estava atolado.
    Mas, quando os investidores compraram o clube sabiam que estavam comprando a paixão da torcida mais engajada e apoiadora no Brasil, afinal foi esta torcida que ficou 40 a 50 anos sem título e mesmo assim manteve o clube na prateleira de cima. Nunca precisamos de título para provar o nosso amor ao clube.
    Os investidores têm o dinheiro, mas quem manda no clube é a torcida e ponto final.
    Talvez hoje após a manifestação eles vão cair na real. Assim espero

  16. Carimbado e assinado! Para o blogueiro, com pretensão de solidarizar-me, deixo uma mensagem a ser lembrada sempre que for atacado por pessoa leviana ou outra que mereça não mais do que viver no esgoto… da indiferença e da amargura:

    “Nunca discuta com um idiota. O idiota o leva para o campo da idiotice e lá ele vence você”. (frase atribuída a Mark Twain, pensador americano).

    Abraços a todos os amiGalos que frequentam esse espaço e querem, com suas críticas construtivas e, sobretudo, equilibradas, o bem do Atlético.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *