
Nem a ausência dos jogos tem sido suficiente para acalmar o Atleticano. Sem a pretensão de me qualificar para analisar reação coletiva, me sinto confortável para expor minha leitura e interpretação sobre essa situação. Talvez pelo tempo de arquibancada, que diria equivalente a uma graduação; aliado aos tempos de redação e depois na condição de blogueiro, pretensiosamente que seja, pós graduação e doutorado. Ora, se tem que se acha com direito a dar bronca em jornalista e Torcedor, por que não posso – também – expor a arrogância do ansioso Atleticano.
Nem tinha necessidade, tantas vezes já mencionei, mas vou repetir em consideração aos amiGalos deste Canto do Galo que nos une tem quase dez anos. Alguns tive a alegria de conhecer pessoalmente e outros ainda que virtual, formamos um nicho onde o Galo é o que nos interessa. Tenho pelos empresários, que foram determinantes às conquistas de 2021, confesso apreço e reconhecimento. Concomitante a isso, me sinto livre para reclamar e cobrar as promessas feitas quando da privatização da instituição privada de interesse público.
Qual o maior patrimônio do Galo? O estádio? A Vila Olímpica? Labareda? Centro de Treinamento? Elenco? Sede de Lourdes? Shopping? Alienado integralmente, mas para efeito de avaliação. O valor da marca? Eu ficaria com esse último, aliado – claro – ao que faz CAM e Galo valiosos. A Torcida Atleticana. Se são dez milhões, seja menos ou mais, a história comprova que está entre as mais fiéis no Brasil e no mundo. Antigos, como o blogueiro, se lembram da faixa no Mineirão. “A Torcida do Galo fica no sol, mas é fiel como a sombra”. Portando, a meu juízo, a marca vale muito e quem está no comando sabe muito bem o quanto. Lá no Reino Unido, coincidentemente onde está sediado o City Football Group Limited – que administra clubes de futebol -, especula-se na ordem de 3 bilhões. Seja real, dólar ou euro, sei que é dinheiro que não acaba mais. A Massa é forte!

Entendo e desejo que a Massa fosse partícipe das ações e decisões. Mas, como diria Teobaldo, que adoraria participasse das nossas resenhas com um texto, assim como tantos outros que aqui frequentam, minha opinião não vale quase nada. O Torcedor sempre foi presente, em momentos difíceis do passado, lotamos as arquibancadas com recordes de público. Agora, com uma Arena suntuosa – no bom sentido e sem crítica, ao contrário, lá é maravilhoso – assistimos jogos com metade da capacidade que já é menos da metade do antigo Gigante da Pampulha. O que está acontecendo? Divórcio unilateral. O Torcedor se sente traído e abandonado. E não é sem razão.
Nas festas de 2021, que foi dos momentos mais bonitos e sagrados que pude vivenciar nas minhas tantas décadas de Atleticanidade, ouvimos tantas promessas e juras que nos levaram ao deslumbramento. Na ocasião, ainda tínhamos esse patrimônio Shopping Diamond – que se fosse todo vendido – zeravam as contas e ainda sobrava dinheiro para recomeçar a vida com os bolsos cheios. Agora, convivendo com informações cruzadas e que não fecham, lemos e ouvimos que a dívida cresceu, que não vamos ter reforços, que – até essa me pegou como um tiro no peito – possamos inclusive ser rebaixados. Dito por quem de direito, posse e propriedade.
O Sub20 atual segue esse caminho. As meninas precisam pelo menos empatar para voltar à série A1 nacional, uma vez que experimentaram a queda. O time profissional, ano passado, foi salvo pela hora da morte. Na atual temporada, ainda que disputando três frentes, não entra sequer nos Gs classificatórios do Brasileirão. Na Copa do Brasil, ainda vivo, não têm motivado o Torcedor. Na Sul-americana, vai disputar um play off, castigado pela incompetência nos jogos frente ao Iquique e Cienciano. Com todo respeito, desses que chegaram benfeitores e se transformaram em investidores, entendo que privatização sugere eficiência com resultados, jamais tirar o aceso do Torcedor das partidas do Galo. E o Atleticano, pelo que estamos presenciando, segue muito desconfiado.
*imagens: arquivo blog

O meu grande medo com relação à SAF é o seguinte:
– Os donos do Atlético podem tirar dinheiro do Galo para cobrir rombos em outras empresas, as quais eles também são donos?
ESSE TAL DE ANDRÉ CURY , É UM ATRASO , UM CALO , DENTRO DO ATLÉTICO……..
REPETINDO O MANTRA QUE FALO HÁ MUITO TEMPO — A CATEGORIA DE BASE DO ATLÉTICO É A PIOR DO BRASIL E SÓ TEM UM CONCERTO :: FECHAR , DEMITIR TODO MUNDO E RECOMEÇAR DO ZERO……. TUDO LÁ ESTÁ ERRADO E NÃO TEM MAIS CONCERTO ………
—-QUANTO AO NOSSO TIME TITULAR , ACHO UM BOM TIME , COM BONS JOGADORES , APESAR DO ELENCO CURTO E SE ESSA DIRETORIA IMCOMPETENTE NÃO ATRAPALHAR , PODEMOS AINDA IR MUITO LONGE NOS CAMPEONATOS EM DISPUTA , TENHO FÉ QUE ISSO VAI ACONTECER ……..
NOSSO ATAQUE É FORTE , A DEFESA É BOA E O MEIO CAMPO É O SETOR MAIS CARENTE , PRECISAMOS DE UM VOLANTE….
MESMO ASSIM , ACHO QUE NESSA VOLTA CUCA VAI DAR LIGA NESSE TIME PARA DECOLAR………VAMOS LÁ.
A desconfiança do torcedor Atleticano é gigante mas a decepção é maior ainda em função de tudo aquilo que se criou de expectativas e também das falas principalmente do maior investidor, quando disse que a SAF do GALO seria considerada a melhor e mais bem preparada do Brasil.
Já se passou um tempo, a SAF não se mostrou nada daquilo que foi propagado, o momento financeiro é muito crítico e o futuro incerto.
Então cabe ao torcedor Atleticano, que não têm poder algum em absolutamente nada dessa SAF, duas frentes:
– torcer, acreditar e dar voto de confiança que vão reverter essa situação.
– entregar de vez, esquecer que o clube existe e largar mão de ser Atleticano.
Eu apesar de triste e decepcionado com essa SAF, fico com a primeira opção de torcer e acreditar… com certeza absoluta sou GALO até morrer.
Continuando…
O link que eu enviei anteriormente, mostra apenas uma parte da entrevista do Sette Câmara.
Descobri depois a entrevista completa.
Nela, o Sette Câmara afirma que a SAF valia 2 milhões e meio de reais, que o empréstimo do Menin não tinha juros e que poderia pagar a dívida sem prazo.
Obviamente, são palavras do Sette Câmara e não dos Menin e obviamente nada do que ele previu estava certo.
Abraço.
Em tempo: Caro Amigo temporão! Obrigado pela confiança ao abrir o Canto p um texto meu. Não sou um bom redator, mas dentro do possível a gente tenta passar alguma percepção do nosso pensar,faz parte do bom debate. Aos amiGALOs, q se manifestaram e aos q apenas leram; agradeço e me desculpo se coloquei algum devaneio no texto, é que falar de GALO,mesmo nas críticas, é bom demais da conta.
Sigamos!
Saudações Atleticanas
Foi oportuna e reconhecida sua abordagem.
O que a gente queria/quer é ver o Gigante CAM com um projeto ambicioso,ter um elenco de qualidade q nos represente e mude um resultado adverso qdº necessário, e, principalmente, ter uma gestão q entenda a grandeza do nosso Escudo. Ao invés disto nos entregaram uma saf sedenta por vexames. Ninguém é sr da razão como alguns tentam apregoar. O q nós queremos é o q nos foi prometido, é lição de berço_ pelo só menos p mim foi e é repassado ao meu filho_ q só se promete o q se pode cumprir,caso contrário fique calado. Qdº o contrário acontece, por mais pequeno q o ato seja falho sempre revela os indícios da realidade. Ninguém aqui é contra o modelo saf,pode até ser q ele seria a solução, ninguém discute isto; mas,no entanto, porém, os “xônados” resolveram pegar a Instituição p si e chamar de saf. Qdºo mel é demais até o zangão desconfia. Ao MEU pensar ainda iremos sangrar e muito com tudo isso.
Refuse/Resist
Vamú GALO!
Saudações Atleticanas
Boa tarde Eduardo.
Dentre tantas reclamações sobre a SAF, eu não vi até hoje, nenhuma crítica ao Sérgio Sette Câmara.
Por que ele foi pedir dinheiro aos Menin?
Se o shopping pagava as dívidas, porque ele não se esforçou para efetuar a venda?
Claro que dependia da aprovação do conselho deliberativo, mas porque não foi
tentada a venda?
Nesse link abaixo, ele participa de uma entrevista informal, quando ele já tinha deixado o clube e fica claro que ele foi até o Rubens Menin, pedir dinheiro, já com a arena MRV em construção.
Achei o vídeo interessante, pois mostra a que ponto chegou a situação do clube.
Tem gente que acha que agora está pior, mas neguinho para enfiar dinheiro do próprio bolso, para investir no GALO, eu nunca vi.
Se teve, eu não consigo me lembrar.
https://youtu.be/ZDC4kZBs4u0?si=aEiTybcs4TYc03kw
Abraço.
Júlio, o Mais Amigo!
Tenho certeza que você também se lembra dele e concorda comigo!
Abraços, Zé Eustáquio!
Caro Teobaldo,
É verdade! Eu cometi. 3 heresias.
Uma, com o Júlio, o mais amigo, dono da filarmônica do Bororó.
Outra foi com o Dedé, o rei da
suspensão, que comprava até o papel higiênico lá na Vila Olímpica do GALO.
A terceira foi com os ‘amigos do GALO’ , um grupo de atleticanos que sempre ajudava o clube.
Bons tempos!
Grande abraço Teobaldo!
A COLETIVA DE PAULO BRACKS
CSO:
Bracks explicou que sua função é falar exclusivamente sobre futebol, direcionando questões financeiras e macro para os acionistas da SAF. Entre tantos assuntos, destacou:
SITUAÇÃO FINANCEIRA:
Admitiu que o Atlético vive uma situação financeira “complicada”, com pendências de pagamentos “não só com clubes, mas também com jogadores”…
JANELINHA DO MEIO DO ANO:
Poderão ocorrer “ajustes pontuais”, sem “grandes investimentos”, pois o orçamento para 2025 já foi planejado e gasto na primeira janela…
REFORÇOS:
Disse que pode chegar mais “uma contratação, inclusive de um jogador para uma posição de carência imediata”, mas que visa a próxima janela, a outra do final de ano. “O Clube não fará loucuras em contratações”…
VOLANTE:
Reconhece que o Time precisa de um volante nível “jogador de hierarquia” ou “em desenvolvimento com condições de titularidade”…
FAUSTO VERA:
Reconhece o desencaixe do jogador no estilo de jogo de Cuca, daí a necessidade da chegada de um 1’ volante…
RUBENS:
Só sairia por proposta irrecusável, a menos que chegue uma “proposta fora da curva, um caminhão de dinheiro”…
ISAAC:
Deseja que seja “observado pela comissão técnica de Cuca”, dadas suas características e bom número de jogos em Portugal…
ELENCO:
O número de chegadas de jogadores será “no mínimo igual ao número de saídas”, assegurando que o Elenco não diminuirá de tamanho…
BASE:
Admitiu que o Sub-20 é “fraco” e o Sub-17 será mais promissor. Entende que houve “falha de processos” e que o Atlético precisa corrigir isso…
ARENA E CT:
AMRV está no Top 3 e a Cidade do Galo, que está num patamar de Top 8-10, precisa de “reformulações e investimentos”…
PATAMAR DO CLUBE:
O Atlético se enquadra no “Bloco 2” das folhas salariais do futebol brasileiro (R$ 250-350 milhões/ano), ao lado de clubes como SP, INT, GRE, FLU, CRU, SAN e BAH e a meta é ser o “destaque” desse bloco, competindo com os do “Bloco 1”, com folha maior (FLA e PAL, COR e BOT)…
COMPETITIVIDADE:
Não existe a possibilidade de uma “queda drástica na folha salarial” que rebaixe o Atlético para o Bloco 3; a ideia é manter a competitividade no Bloco 2 e brigar com os times do Bloco 1…
PROJETO GALO 2030
Trata-se de um modelo de gestão de futebol equilibrado, competitivo e financeiramente sustentável, com o objetivo de ser eficiente…
COMENTANDO A FALA DE PAULO BRACKS
Rubens Menin, lá atrás, disse que o Atlético seria “protagonista nacional, continental e potência mundial no final de 2026”….
Rafael Menin, na coletiva bomba, desdisse o pai e deixou nas entrelinhas a existência de uma DÍVIDA gigante e que, se o tal investidor de fora não vier, restará o Plano “C”, o Caracu, ou “TORNIQUETE como diz…
E o que fala o BRACS com outras palavras?!! “esqueçam protagonismo nacional e continental, o Atlético é BLOCO B”. Esqueçam potência mundial em 2026, agora o “TORNIQUETE” vai até 2030! Entenderam ou querem que eu desenhe?!!”…
Mamãe me acode!!!
Amigalo Ernest, eu agradeço sua narrativa pois agora não têm mais o que se discutir.
O que o Diretor falou é a realidade atual da GALO SAF e não adianta reclamar mais, se bem que como torcedores, nos sentimos no direito de criticar e cobrar.
Eu vou torcer e acreditar para que tudo se resolva e sejamos a potência prometida.
ESSE RUBENS MENIN É UM GRANDE MENTIROSO…….. DE TUDO QUE ELE FALOU E PROMETEU ATÉ HOJE , NADA FOI CUMPRIDO. DEU TUDO AO CONTRÁRIO
Bom dia xará e amigalos. Resumo do texto: A SAF existe para atrair investimentos, benefícios fiscais, planejamento e recuperação financeira. No GALO aconteceu o contrário: não atrai investimentos e benefícios fiscais e o planejamento e a recuperação financeira indo pro buraco com uma dívida em valores estratosféricos e impagáveis. Pra piorar a tábua de salvação do time agora são jogadores do nivel de Fábio Gomes e Isaac que voltam a ser opção. Isso gera motivação no torcedor? Rezemos…..oremos…..é o que nos resta…..
Bom dia, Ávila. Concordo com suas narrativas, em número, gênero e grau, lembrando que, pelo menos pelo que leio aqui no UAI, enquanto que estamos em aparente descida ladeira abaixo, o CSA, nosso adversário, está aparentemente subindo, até mesmo no time feminino, com os investimentos do dono de um supermercado e mesmo do clube. Na verdade, como Atleticano desde menino, não me preocupo com o CSA, mas que vai ser difícil aguentar a zoeira isso vai! E para resumir o que eu sempre disse faz tempos aqui neste espaço democrático, o que acontece hoje, e para mim sempre ( desde a venda do Diamond, principalmente…), com os DONOS atuais é simples de ser dito num ponto só: ?????????????!
Grato pela deferência, Eduardo, mas não me motiva produzir algo num ambiente que já encontra com o consenso formado. Aborrece-me (eu sei: se me aborrece o foda-se é meu! Rsssss!) o fato de ler as mesmas opiniões sobre os mesmos assuntos, proferidas diuturnamente pelos mesmos amiGalos desde novembro/2024 (com o seu integral apoio, por ser o único responsável por ligar a caixa de ressonância – TOMA!!! Rssssssss). E ELES TÊM RAZÃO, mas vamos ficar nisso? Há como “voltar ao passado” (eu sei: voltar só pode ser ao passado!) e, de posse da nossa “sabiduria futura” de algo já acontecido, e mudar tudo? Acho que não, mas devo estar errado! E ainda vemos alguns vociferar, como de praxe engenheiros de obras prontas: “eu sempre fui contra, eu avise eu já sabia”… enfim! Recuso-me a olhar pra trás e repetir o que já está dito e desdito e dito novamente neste nosso espaço tão gentilmente cedido por você, MAS RECONHEÇO MINHA INCOMPETÊNCIA para, DIANTE DO QUADRO ATUAL, tentar pensar OU PROPOR algo NOVO ou POSITIVO. A despeito do que acontece, recuso-me frontalmente a criticar a SAF (criticar, sem nada propor, naturalmente, pela razão já citada: a minha total incompetência), por um motivo óbvio: Queiramos ou não a SAF é o ATLÉTICO. E se ela SE FUDER, como parece desejam alguns (muitos) o ATLÉTICO pode até fechar as portas. Ps.: PODE, não quer dizer que VAI, mas eu fico arrepiado só de admitir essa possibilidade.
Por ora, vou repetir o que teria dito o ator americano (americano dos Estados Unidos, bem entendido – Rsss) George Burns: “É uma pena que todas as pessoas que sabem como governar o país estejam ocupadas dirigindo táxis ou cortando cabelos”.
Abraços fraternais a você e a todos os amiGalos!
O contraponto é fundamental na busca do melhor, ainda que apenas em comentários. Seria ainda melhor como tema central de uma postagem. É como penso. Sem qualquer intenção em ser dono da razão.
Penso, o que não tem a menor importância, que o contraponto é desnecessário e, portanto, dispensável, num ambiente ondo o consenso já prevalece. O que eu queria mesmo, mas é impedido por minha já reconhecida INCOMPETÊNCIA (reconhecida por mim mesmo, o que é mais grave), era PROPOR ALGO NOVO, que possa nos tirar, NO CURTO PRAZO, da situação em que nos encontramos. Mas por ora só tenho um desejo: Que dê a louca no Menim e que ele acorde amanhã (ou hoje, pois ainda deve ser madrugada pra ele – Rssss) e diga para a patroa dele: “Vou ao banco, tirarei R$ 1 bilhão da nossa conta e injetarei tudo na SAF-ATLÉTICO”. Mas o pior é ainda ter que torcer para que a patroa dele concorde com essa insanidade… putz, que dureza a vida do ATLETICANO!!! Abraços, meu amigo, e grato pela interação!
Prezado Teobaldo, na minha opinião, o que é asneira para o Toninho JF e Jumentisse para o Ernest, você já passou uma carraspana nos críticos da SAF, dentre os quais eu me incluo. A carapuça que você jogou para cima com a frase de um americano, foi digna do Márcio Paulada marcando os atacantes adversários. Pegou pesado. Quero ver como o mestre Ângelo vai sair dessa sinuca de bico em seu post.
Cuidado pra não morder a língua e morrer envenenado, Domingos Sávio! Lembre-se que dentre os principais mandamentos deixados por Padre Torga o oitavo se destacava: Não levantarás falso testemunho!
Amigalo Teobaldo
Comungo com sua opinião: se a SAF sifu, o clube tb irá.
Por isto, mesmo p@#$ de raiva com esta gente, prefiro mil vezes, ignorá-los, sem deixar de cobrá-los, é claro e focar minhas energias em apoiar o time.
Salve Massa e Guru
Paulo Brats ontem reconheceu que está havendo um distanciamento do torcedor com o clube e segundo ele fruto da frustração dos insucessos da temporada passada e de algumas promessas feitas e não cumpridas.
Este mesmo reconhecimento do distanciamento, porém sem citar os motivos, foi feito pelo Menin Jr, que falou em ações do clube para corrigir este distanciamento e recuperar a imagem junto à torcida. E sabe qual foram as ações propostas?
Abaixar o máximo possível o valor dos ingressos no setor populares e fazer o contrário em setores “premium” além da venda de artigos do clube, ou seja, vamos recuperar a imagem sim, mas para isto vamos mexer no bolso da galera.
Diante disto só me resta manda um recado pra SAF:
Vcs querem mesmo a reaproximação com a torcida?
Então sejam transparentes, sejam humildes em reconhecer que não entendem nada de futebol, respeitem as críticas e opiniões contrárias e principalmente valorizem o torcedor como ele deve ser valorizado, justamente pelo que sabiamente Ávila postou:
“O torcedor é o maior patrimônio do clube”
Bom dia Ávila. Pois bem. Ontem em entrevista, o Paulo Bracks disse que o centroavante Isaac, que volta de empréstimo do Nacional de Portugal será aproveitado. O empresário do Isaac é ANDRE CURI. Me recordo que o André Curi dizendo que o Coritiba teria interesse nesse jogador, fez uma pressão e o Galo acabou fazendo contrato de CINCO anos com o Isaac. Lá em Portugal não jogou nada, tanto que está voltando. Pra que Isaac se já tem João Marcelo? Estou narrando esse FATO apenas para exemplificar o PODER do André Curi dentro do Galo. ESTRANHO, MUITO ESTRANHO…
Bom dia a todos. Bom dia Domingos Sávio. Não é estranho, é absurdo. André Cury tem milhões a receber do galo (vide cobranças em um passado muito recente), ele é o empresário do Dudu… e de vários outros jogadores. Será que o galo, não consegue contratar sem esse senhor???
Júnior, o André Curi consegue o que quer no Galo: lembra da renovação do contrato do Vargas? Abraço