Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A desilusão dos iludidos

Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o Zé Eustáquio desafiou o Ângelo – que aceitando escreve hoje e provoca o Teobaldo – por postar suas considerações acerca desse tema que nos une. Nossa Atleticanidade e nosso pensar sobre o time do nosso coração. Ângelo – nosso patriarca do espaço -, sempre solícito e participativo, não hesitou e nem negou fogo e como um bom Galo de briga e de boa cepa, trouxe mais reflexões nesse tempo de espera. E agora Teobaldo, quando vamos ter suas considerações? Zé Eustáquio, Domingos Sávio, Paulo Silva, Jorge, Ernest, Geraldo, Barros, xarás e tantos outros? Aguardamos!

Ângelo Lages  

“Para suportar as minhas alucinações, fui buscar na antiga fábula de La Fontaine, o corvo e a raposa, inspiração para este desabafo. Diz a fábula:” O Corvo (nós Torcedores Atleticanos) estava pousado em um galho baixo de uma frondosa árvore. No bico, trazia um queijo grande (a esperança), cujo odor atraiu a esperta raposa (os 4Rs).

A raposa ficou debaixo do galho e pôs a elogiar o corvo. Bom dia, lindo corvo. Sei que você sabe cantar como nenhuma outra criatura desta floresta. Você é a glória destas paragens, com sua voz afável. Diante de tamanha lisonja, mesmo sabendo que seu piar era medonho, o corvo ficou tomado pela vaidade, e querendo mostrar seus dotes canoros, afoitamente se pôs a cantar.

O queijo escapou de seu bico direto para a boca da raposa (os 4 Rs), que lhe disse: Meu amigo, aprenda esta lição. É assim que vive o lisonjeiro, às custas de quem acredita nele. A paga pela lição é a desesperança que reina no seio da família Atleticana. Como pudemos ser idiotas e acreditar nas promessas dos 4 Rs?

Só nos resta torcer para que as promessas esquecidas sejam cobradas por nós Atleticanos, e quem sabe, assim, os aventureiros de plantão (4Rs), revejam os seus posicionamentos e projetos, e voltem a dar esperanças aos Atleticanos, com uma reformulação geral, desde dirigentes a jogadores, não esquecendo de ouvir a voz rouca do Atleticano, que de um ano de esperança acaba sendo agraciado com um ano de desilusão.

Exatamente como narrado na fábula de La Fontaine, nós Atleticanos, acreditando nas promessas da diretoria de que iria empreender um projeto de salvação do Galo, emprestamos o nosso apoio e convicção de que, com a SAF, tudo seria maravilhas e o Galo ia estar, cada dia mais, no topo do pedestal.

Ledo engano! Mas não há males que perdurem para sempre e quem sabe os 4 Rs caiam na realidade e dê aos Atleticanos um belo presente de Natal, contratando treinador e jogadores que recoloquem o Galo no caminho das vitórias e de sucessos. Não custa nada sonhar…

Hoje e sempre, galo!!!”

ÂNGELO E SEUS DELÍRIOS!

*fotos: arquivo pessoal

17 thoughts to “A desilusão dos iludidos”

  1. Boa tarde xará e amigalos. Excelente crônica do amigalo Ângelo. Acredito que fomos iludidos mas nunca é tarde para acordar, acertar e recomeçar. Pra isso nosso ídolo Victor precisa despertar de sua hibernação e ser agressivo no mercado da bola como nossos concorrentes. Já noticiaram que o CBFLA quer o Scarpa(que nunca quis o GALO). Então vai Scarpa e vem Bruno Henrique. Tem ex-dirigente do GALO que já estaria no Rio de Janeiro tratando pessoalmente disso. Sigamos…acreditando…

  2. Se bilionários defenderem que comprar o ar que respiramos é o melhor para todos, vai ter idiotas na imprensa e na sociedade em geral defendendo este argumento. Devolvam o Galo á massa.

  3. Bom dia Ávila e a todos. A crônica e os comentários, até agora, sintetizam bem o que passamos com a compra do GALO pelos aproveitadores endinheirados. Como o dito: ” água corre é para o mar”.

  4. Passando para desejar muita saúde, alegrias, paz e prosperidade a todos que aqui frequentam.

    Vida longa a todos nós e ao nosso amado e glorioso CAM.

    Um salve para o Ângelo que hoje nos brindou com sua crônica, obrigado amigalo.

  5. Bom dia, Guru e AmiGalos! Belíssimo texto Angelo, parabéns!
    Das muitas frases de Charles Chappim para nossa reflexão: “Senhor peço coragem pra transformar as coisas que podem ser transformadas, aceitação para suportar as que não podem ser mudadas e sabedoria para distinguir umas das outras” bom domingo a todos

  6. Uma troca de Bruno Henrique por Scarpa com o Flamengo, será um bom começo. Oh Vitor, se mexa rapaz! E o Igor Gomes pode ser uma boa moeda de troca também. O América tem um lateral direito jovem e promissor, manda o Igor Gomes em definitivo e o Palácios por empréstimo de um ano. Use a criatividade Vitor Bananaggi

    1. Trocar um meia de 27 anos em um ponta de 34 não é nem de longe um bom início. O ideal é trazer Bruno Henrique e manter Scarpa que tem contrato.

  7. Bom dia. Venho assistindo esse cenário de esperança a cada ano e enquanto uns terminam o ano comemorando e sabendo de boas perspectivas p o próximo, nós atleticanos, só tivemos esse gosto em 2013 e 14, anos de glória p o nosso time. Fora isso nem o ano de 22, depois daquele fantástico 21, nos foi favorável. Que sina. Eu torço mesmo, meus caros amigalos é p esses 4 ratos deixarem o nosso Galo. Não tenho mais sonhos c essa turma. Se posso dizer, um bom domingo a todos.

  8. A RAPOSA E A CEGONHA (La Fontaine)

    A Raposa (4 R’s) convidou a Cegonha (MASSA) para jantar e lhe serviu sopa (Elenco) em um prato raso…

    ___ Você não está gostando de minha sopa? Perguntou, enquanto a cegonha bicava o líquido sem sucesso…

    ___ Como posso gostar? A Cegonha respondeu, vendo a Raposa lamber a sopa que lhe pareceu deliciosa…

    Dias depois foi a vez da cegonha (MASSA) convidar a Raposa (4R’s) para comer na beira da Lagoa, serviu então a sopa (ENGAJAMENTO) num jarro largo embaixo e estreito em cima…

    ___ Hummmm, deliciosa! Exclamou a Cegonha, enfiando o comprido bico pelo gargalo…
    ___ Você não acha?

    A Raposa (4R’s) não achava nada nem podia achar, pois seu focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro. Tentou mais uma ou duas vezes e se despediu de mau humor, achando que por algum motivo aquilo não era nada engraçado…

    MORAL: aqui se fez aqui se paga.

  9. Salve Massa, Guru e Ângelo

    Certeiro Ângelo nesta fábula.
    Estes encantadores de serpente, chegaram de mansinho se dizendo atleticanos e surrupiaram a nossa maior virtude: nossa dignidade.
    Hoje o atleticano se vê de crista baixa, incrédulo, sem auto estima e sem perspectiva de dias melhores, graças a este quarteto enganador.
    Nós torcedores, como sempre, demos nosso apoio e prova disto, foi a arrecadação recorde na Arena batendo a meta esperada, também tivemos uma das maiores médias de público do ano e ainda hoje somos o segundo clube em sócio torcedor ,ficando a frente dos Gambás e do Flamerda.
    Fizemos ruas de fogo, fizemos o maior evento com sinalizadores em um estádio, fizemos o aerogalo e outras demonstrações de apoio.
    O que ganhamos em troca?
    Vexame com o gramado, preços caros de ingresso e estacionamento, diretor de comunicação fazendo falcatrua com sorteio, porta de banheiro, torcedor sendo tirado da Arena, atraso no manto da massa, som alto na final, imagem apagada no mural e recentemente censura de atleticanos que se manifestam contra a SAF.
    E pior enfiaram nos goela abaixo o tal elenco qualificado que tanto nos envergonhou.
    Mas como vc mesmo disse, não há males que durem para sempre e esta raposa há de ter seu dia de caça.

  10. Bom dia Angelo. Bom dia Avila . Bom dia a todos.

    Padre Torga ensinou aos seus discentes do Colégio Salesiano em Araxá que a a fé é a embarcação que te levará para o refúgio da esperança. Parabéns pelo texto, que, na minha opinião, o que segundo o Teobaldo não significa nada, é um exemplo vivo da importância do legado do Padre Torga. Sigamos com fé, esperança ! Que 2025, seja um ano virtuoso para os devotos do Galo!

    1. Bom dia Ângelo e demais torcedores do GALO.

      Espero que você esteja melhor da sinusite e em casa.

      Grande texto, sutil e certeiro.

      Eu sinto inveja quando eu vejo a facilidade e clareza com que o Teobaldo, Ângelo, Domingos, Ernest, Paulo Silva, Barros, os Jorges, conseguem colocar em seus comentários e a dificuldade em que eu tenho para colocar um pouco de clareza em um simples parágrafo.

      Essa semana mesmo, gostei muito dos comentários do Edson, uma pessoa que eu não me lembro de ter lido comentários anteriores.

      O Zé Roberto e o sumido do GALO Roberto de Oliveira, também impagáveis.

      Posso divergir deles em vários pontos, mas sempre pensando no melhor para o nosso GALO .

      Abraço.

  11. O QUEIJO : Shopping Diamond , localizado em área nobre e cara de BH , frequentado por clientes abastados , cujo sucesso é tão grande que resolveram ampliar com mais pisos. Continuando , mais queijo : um estádio orçado em 400 e poucos milhões e na realidade , 1 bi e cacetada , com ponto cego, acustica ruim, gramado disgramado , porém , mais uma parte do queijo em nome dos 4rs. Dívida gigantesca e impagável , que cresce a cada dia , segundo os corvos , pra manter a dependencia. E , no campo, com kardec e cia , o festival de horrores que presenciamos , cavalo paraguaio que desbancou o botafogo. Este o resultado , que segundo vitor e menin filho, foi bom demais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading