Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fé no Roger Machado

Roger Machado UAi 03

Se resenhar aqui neste nosso “minifúndio” de espaço, expressão muito utilizada pelo saudoso amigo Roberto Drummond, não é tarefa fácil, imaginem dirigir um time de massa como o Clube Atlético Mineiro. Seja dirigente ou membro de comissão técnica, especialmente presidente e treinador. Neste nosso blog, acima de tudo do Torcedor Atleticano e que tem o blogueiro como interlocutor e mediador, em muitas ocasiões agressões gratuitas são lançadas.

Algumas poucas igualmente como chegam caem na lixeira, outras são postadas para a busca de um bom debate. Tem um leitor, cujo codinome tem a intenção de intimidar, que constantemente contesta o blogueiro, outros leitores e acaba até entrando em confronto com suas postagens anteriores. Até eventuais e delirantes normas de regulamento, inexistentes, foram avocadas para deixar sua marca.

Roger Machado UAI 02
Fotos: UAI/EM

Digo isso com a intenção de voltar ao assunto da contratação do novo treinador. Roger Machado não era o meu primeiro nome da lista, mas o segundo e sequer tinha um terceiro. Entendo que o presidente agiu rápido e com precisão. Embora ainda considere que o treinador é apenas uma boa promessa, prefiro seu trabalho ao de muitos que estão em disponibilidade pelo Brasil afora. Não quero Luxa, não quero Abel, Roth e tantos outros.

Roger Machado, apesar de sua pouca idade, 41 anos, já demonstrou capacidade em sua curta experiência no Rio Grande do Sul. Depois de dirigir dois clubes do interior, assumiu o Grêmio e realizou boas campanhas. A maioria dos leitores e de pessoas com as quais conversei ontem e hoje pela manhã aprova o nome do novo comandante técnico. Quase todos, inclusive, destacam que, sob o seu comando, o time tem padrão de jogo, tática, coisa que – apesar de grandes conquistas – não vinha caracterizando o Galo nos últimos tempos.

Um amigo/leitor chegou a me enviar uma interessante gravação. Nela, era destacado que o treinador, ao retornar para o início da temporada no seu ex-clube, afixou cartazes na entrada da reapresentação com destaque às metas para o ano. Em nenhuma delas, falou em títulos, mas apresentou números do ano anterior, como ataques, desarmes, chutes a gol, conclusões certas, roubadas de bola, enfim um balanço completo e tendo como meta melhorar o rendimento. Os títulos, naturalmente, são consequência dessa melhoria.

Diante disso, prefiro – torcendo, e muito – acreditar no sucesso do trabalho de Roger Machado. Apesar de ser confesso bipolar, mesmo ainda chocado com a tragédia desta semana e a ressaca da derrota para o Grêmio, quero me reanimar e acreditar na virada no Sul e no sucesso do Galo na próxima temporada. Conclamo o Atleticano a levar fé no time e na direção Atleticana. Não quero pensar em previsões pessimistas de quem já até prevê data para a dispensa do novo treinador.

Sequer quero invocar aqui a lembrança de treinadores como Nedo, Lori e outros do passado, ou jogadores como Mixirica, Carlão, Catanha e outros, que, apesar de tudo, foram mais interessantes que Tobi e Bendelaque. Quero, como Atleticano, acreditar no time, hoje e sempre.

16 thoughts to “Fé no Roger Machado”

  1. Boas vindas ao Roger Machado , que ele entenda o que é o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO . Parabéns à diretoria do GALO , por em respeito à tragédia acontecida tomar a iniciativa de não participar da ‘festa’ que o presidente da entidade corrupta sonhou . Gesto nobre ,GALO GIGANTE …
    _ #ForçaChape … SAN

  2. Apesar de minha preferência pelo Rueda, acho o Roger também um bom técnico e vou torcer muito por ele, só lembrando que uma mudança radical do estilo de jogo do Galo vai precisar de muita paciência. Um dos motivos pela minha preferência pelo técnico do Atlético Nacional, além do seu excelente currículo, é que poderia facilitar a contratação de jogadores do melhor time das Américas na atualidade, mesmo assim acho que deveríamos investigar a possibilidade de contratação de jogadores Colombianos que geralmente são muito melhores do que os Equatorianos e Venezuelanos. Somos todos Chape. Galo Sempre.

  3. O Nepomuceno tomou uma atitude intempestiva e unilateral ao anunciar que o Atlético não joga contra a Chape. Ele deveria antes ter consultado ao principal interessado : A Chapecoense.
    O quanto antes ele voltar atrás, menor o prejuízo.

    1. Que caras chatos, como a CHAPE iria jogar? A CHAPE ja emitiu nota falando que não joga e ainda apoiando o GALO, não gostar do Nepomuceno e uma coisa mas criticar tudo e foda.

  4. Espero que o Roger consiga executar com mais qualidade o seu trabalho do que outro gaúcho que treinou o Galo em 2005, é um técnico promissor e com vontade de ganhar títulos e não somente dinheiro,como a maioria, e vc tem razão , Mixirica é mais interessante do que um Dedé de Dora.

  5. Roger, seja muito bem vindo ao Clube Atlético Mineiro, o Galo Forte e Vingador mais conhecido do mundo. Conforme demonstrou a pesquisa feita pelo Superesportes, a imensa maioria da massa atleticana apoia a sua contratação. Mas não se iluda com isso, pois o Marcelo Oliveira era quase uma exigência desta mesma torcida, e o resultado que vimos é que o mesmo saiu do clube sendo responsabilizado por tudo de ruim que aconteceu (mesmo aquilo que não era culpa dele), a ponto de ser xingado e ofendido por débeis mentais nas ruas do bairro onde mora. Faça o seu trabalho do modo que acha que deve ser feito, sempre de acordo com as suas convicções, e terá o apoio maciço da torcida atleticana, mas esteja preparado para enfrentar os mimimizentos da internet, dos fracassomaníacos, daqueles que gratuitamente não gostam de você e do seu trabalho (sabe-se lá porque), dos chatos incorrigíveis, dos críticos sistemáticos, e dos sabichões da parte tática e técnica que nunca chutaram uma bola, que estarão prontos para cair matando na primeira mínima falha que você cometer ou que acham que você cometeu!

  6. O Roger é uma boa aposta, fez um bom trabalho no Gremio, além do mais, em minha opinião tirando o Cuca , o resto ou é ultrapassado ou é aposta também, então boa sorte a ele que consiga montar um time competitivo com pegada, porque sem isso não adianta ter tecnica.

  7. Acertadíssima a contratação do Roger. Boas novas viram sem dúvidas alguma, esperança nestes dias de luto do futebol, nos remete ao passado quando acreditávamos que nosso amor pelo clube era correspondido com luta e respeito pelos torcedores.

  8. Seja muito bem vindo Roger Machado! Conquistar a Massa é muito fácil, mas ser desprezado por ela é ainda mais fácil. A escolha será sua, estaremos aqui para apoiá-lo. Só uma dica, quer ganhar pontos com o torcedor? Dispense o Patrik, mas se o presidente pedir pra el ficar, nunca o escale.
    Grande Abraço.

  9. Desnecessário dizer que, parafraseando Elias Kalil, “Vestiu a camisa do GALO, a massa ampara” então, Roger hoje é sem sem dúvida alguma a melhor opção para treinador e digo mais, será de vital importância para a virada, (mais uma vez mitológica) do GALO na Copa do Brasil, em Porto Alegre, caso fosse MO não teria nenhuma esperança…com Roger, mesmo fora do gramado, acredito sim no bicampeonato da CB. O Galo será campeão para honra e glória do nosso GALO. Quem viver verá!!!

  10. Treinador medíocre, como o presidente juvenil do Galo, seu aproveitamento nas equipes anteriores ao Grêmio era inferior a 49%, no grêmio pouco mais de 50%, nunca ganhou títulos como treinador, nem mesmo no RS, onde como em MG, só tem dois times, não durará muito e cairá. Pobre de nós torcedores, um técnico medíocre, um presidente juvenil e intempestuoso, um time sem defesa – Léo Silva e Erazo já era, Marcos Rocha é uma avenida, Carlos César e Patrick são horríveis, Fábio Santos, sem cobertura é outra avenida, Carioca dá sono, Jr Urso vai embora, só salvando o ataque sem nos esquecer que o cone, podendo se levar de um lugar a outro, hoje mais parece um cavalete, que é mais difícil de mudar de posição, por fim faço votos que o Pratto faça um bom contrato e vá embora, por que a barca para o ano afunda. Saudades do Kalil.

  11. Eduardo, acho que o Roger poderá trazer compactação ao time do galo. Pra parar de tomar tantos gols… Mas precisamos de reforços na defesa. Sem isso fica difícil não acha? Quanto aos agressivos e mal-educados, não esquenta. Isso vai sempre existir. Continue com o belo trabalho.

  12. Caro Eduardo, meu pai…que Deus o tenha, sempre me falou, entre varias frases as seguintes: “Nunca se ache melhor que os outros” e “Sempre que tiverem uma impressão errada sobre você, mostre que você não é o que transpareceu”. Por que escrevo estas 2 frase? A primeira em função de imaginar que não sou merecedor de quase um paragrafo de sua crônica. A segunda para desmanchar a impressão que passo com meu codinome. (o paragrafo a que me refiro é este: “Tem um leitor, cujo codinome tem a intenção de intimidar, que constantemente contesta o blogueiro, outros leitores e acaba até entrando em confronto com suas postagens anteriores. Até eventuais e delirantes normas de regulamento, inexistentes, foram avocadas para deixar sua marca.”).
    Caro Eduardo, em nenhum momento este codinome tem esta intenção. Eles se deve ao login do meu email (ou seja a marca do meu veiculo – como se sabe é complicado as vezes definir um login – muitos já são usados). E meus comentários não são contestadores de sua fala…e sim uma posição para abrir debates, o que considero sadio e importante e penso ser esta uma das propostas do seu blog. O que não gosto muito…e cito em muitos das minhas mensagens é a provocação (ou como chamo de brincadeirinhas)entre torcedores, tanto de um lado como de outros. E finalmente sobre a questão dos jogadores machucados atuarem na próxima partida (lembro que esta foi minha ultima postagem), a questão não é de regulamento e sim de “acordo” entre os times para o adiamento da partida. De qualquer forma, quero, de coração pedir desculpa se dei a entender que estava confrontando ou acirrando ânimos. Não é mesmo, de verdade, minha intenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *