Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A conta não fecha

E não me refiro exclusivamente a essa contabilidade, onde elenco e estádio estão – a meu juízo – hipervalorizados. A conta que reclamo é essa e mais outras que estão sendo debitadas na credibilidade que a Massa deu aos investidores que se tornaram donos do Clube Atlético Mineiro. Com a SAF, é nítido e claro, que quem manda são os donos do dinheiro. A Associação, minoritária na Sociedade Anônima do Futebol alterou a estrutura e gestão dos clubes.

Se antes era associação civil sem fins lucrativos, com a SAF se tornou empresarial e – isso vale para todos que aderirem ao modelo – quem manda é quem tem capital financeiro na sua composição. Diante disso, por questão de racionalidade e respeito, ao presidente Sérgio Coelho nada disso deve ser cobrado. Sim dos donos, pela ordem de participação na composição societária. Nem venda de jogadores, condição que o Galo vem se notabilizando nessa virada de temporada, pode ser cobrado ou debitado ao representante minoritário da Associação.

Pois bem, quando digo que a conta não fecha e imediatamente faço a ressalva acima, quero dizer que muito do que estamos acompanhando segue sem explicação convincente. Não acompanho os demais clubes brasileiros no campo de futebol, menos ainda o desempenho nesse novo modelo de gestão. Não se sabe quem é presidente do campeoníssimo Botafogo e tampouco de outro clube de Minas. Só se fala de Textor e Supermercado, comprovando que efetivamente são esses donos que decidem compra, venda, treinador, contrato e tudo relacionado aos times de futebol.

 

Quanto ao nosso Galo, sendo chato e repetitivo, esses investidores – por mais que reconheça o valor deles nos títulos de 2021 – não adquiriram minha (nossa) paixão voluntária pelo time do nosso coração. Até porque, desde quando essa investida deles na gestão – antes da promulgação da lei da SAF -, não me sugeria admitir que fariam esse papel que estamos assistindo nos tempos atuais. Milito em questões de interesse coletivo, desde a adolescência, o que me educou a saber ouvir a voz das ruas. Fundamental para formar opinião e decisão a serem tomadas.

E o que vimos, assistimos, ouvimos e nos foi transmitido é que o Galo estava aderindo à SAF – nas mãos de Atleticanos abnegados -, que por sua vez em meio a euforia dos títulos prometeram o que não estão entregando. Concomitante a isso, inegável, a frustração do final da temporada passada contaminou a Massa numa moléstia de profunda decepção. Elenco caro, folha de pagamento altíssima, com jogadores que disputaram aquelas duas finais como se tivesse jogando uma pelada entre solteiros e casados da empresa ou familiar. Vale dizer, descompromissados. E isso, ao que a vida me ensinou, vem de cima para baixo. Ou seja, alguma coisa interna desmotivou o plantel milionário do Galo.

Como se não bastasse, as saídas dos principais jogadores – parecendo fim de feira – aguçam, endossam e evidenciam que algo preocupante possa estar ocorrendo internamente. Foi visível o distanciamento do terceiro R (Guimarães) ano passado. O quarto deles (Salvador) nem conto, pois já disse foi e é figurante nessa estória (sim, com e) dos quatro Rs. Os dois majoritários, pai e filho, ao que o sentimento Atleticano sugere é que tem voto decisivo. O mais moço bateu de frente, tipo “sou dono e não devo satisfação”, se esquecendo que o público alvo é o Torcedor. Fred, Marra, Betinho e Frossard foram admoestados. A conta não fecha. Shopping, dívidas, equilíbrio financeiro, balanço. Ainda Zaracho, Paulinho, até Bataglia sendo especulado para saída. Nesse último caso, parece que se esqueceram o jogo duro do Boca na época do Pavón! E o Atleticano que se ph…!

Aonde querem e vamos chegar?

*imagens: 1) Atlético; 2) blog

21 thoughts to “A conta não fecha”

  1. Boa tarde MASSA!

    O grande problema é que estão achando que o 9ALO é igual a canteiro de obra.

    Já já vão entender por bem que a MASSA é diferente da massa que eles estão acostumados a enrolar.

    Abre o olho SAF! Abre “us zóio” Associação!

    Vcs estão achando que a torcida é boba. Algumas manifestações estão começando. As ditas “organizadas” estão caladas, quietas, sem nenhum movimento. Sinal de que estão compradas.

    Esses talvez sejam são fáceis de comprar, de silenciar, mas a MASSA vcs não conseguem.

    O canto está começando, daqui a pouco será uma barulheira só.

    Acorda 4rs!

    VAAAMMMÚUUU MAAASSAAAAAAAAAA!!!!!!!!!

  2. Até o Hulk está cobrando os reforços à diretoria.
    Mas a sorte destes caras é que eles compraram a organizada, pois caso contrário uma hora destas o bicho estaria pegando.
    Mais jogadores saindo e Só falta colocar uma faixa lá na cidade do Galo com os dizeres, lembrando uma propaganda antiga de uma loja:

    Grande liquidação de verão, quer pagar quanto?

  3. O que sobrou??
    Goleiros Everson e Delfim Lateral direito Saraiva e Natanael Zagueiros Lyanco, Alonso, Fuchs, Romulo lateral esquerdo Arana só tem ele camisa 5 Otavio e Patrick camisa 8 Gabriel menino e Fausto vera, meias camisa 10 Scarpa e Igor gomes Camisa 11 Rubens e Bernard Atacantes camisa 9 Deiverson velocistas Alisson e Palacios é o que temos hoje + a base.
    Eu ofereceria o Igor Rabelo + uma grana pelo Solteldo
    Allan Franco + 01 a sair para o México
    Redução da folha com as saídas mais de 6 milhões
    Meu time ttular 1- Everson 2-Saraiva 3- Lyanco 4- Alonso 5-Otavio 6-Arana 7-Hulk 8-Grabriel Menino 9-Deiverson 10-Scarpa 11-Bernard ou Rubens ACREDITEM SE QUISER MESMO COM TANTAS SAÍDAS AINDA TEMOS UM BOM TIME TIULAR!!

  4. Bom dia xará e amigalos. A conta não fecha assim como o elenco de 2025. Tomara que Cuca consiga tirar leite de pedra e nosso GALO não seja saco de pancadas de Mirassol, Novohorizontino, Ceará, Sport, Flamengo, Palmeiras, Botafogo, CSA-MG e tantos outros….Digo isso porque iremos de Igor Rabello, Lyanco e Bruno Fuks junto com Alonso. Imagina se o Alonso estiver suspenso ou contundido. E estão querendo liberar o Battaglia. 2025 será de muitas emoções para nós torcedores. Volto a dizer que o Brasileirão não perdoa. Se vacilar cai.

  5. AmiGalos, há anos venho dizendo e cobrando aqui sobre a situação econômico-financeira do Galo, mais precisamente: não há a menor TRANSPARÊNCIA, que pode ser levada ARITMÉTICAMENTE à grande massa que construiu a grande marca CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. Desde a venda do Diamond (que fui contra e debati muito aqui neste espaço democrático), TUDO ficou nublado, NADA verdadeiramente esclarecedor, ninguém sabe o que o Clube possui, se os DONOS MAJORITÁRIOS compraram TUDO, quanto deve ainda, como e quando será pago, o que sobrará para o CAM, em síntese, alguém aqui acredita em Papai Noel, Duende ou na Mãe Dinah?

  6. Salve Massa e Guru

    Para se ter uma ideia da moral que estes caras da SAF estão com a torcida, basta ler nos comentários aqui e nas redes sociais, como estão sendo tratados: OS 4 RATOS.
    A pior coisa para o ser humana é a perda de respeito e hoje, estes que até tempos atrás gozavam de prestígio por serem grandes empresários, são mais conhecidos como grandes trapaceiros.
    E motivos para isto não faltam: falta de transparência, falsas promessas, falta de respeito com o torcedor, manutenção de pessoas com capacidade duvidosa no clube, bloqueio daqueles que os criticam, são apenas algumas barbaridades no currículo dos donos do clube.
    Esquecem os dissimulados, que o brinquedinho deles têm 9 milhões de adeptos e apaixonados, esquecem que o brinquedinho vai fazer 117 anos de existência, esquecem que o brinquedinho deles é um dos maiores clubes da América Latina.
    Então, a nossa esperança de dias melhores com a venda do clube para “atleticanos”, tonou-se na realidade nossa maior frustração e uma verdadeira punhalada pelas costas.
    Mas o Clube Atlético Mineiro é maior do que estes caras e eles passarão, assim como outros que um dia tentaram ferrar com o clube.
    A Massa não vai deixar meus caros!!!!

  7. O Galo conseguiu um 2024 fantástico em termos de arrecadação com as duas finais disputadas. Demos muita sorte de não termos enfrentado Flamengo, Botafogo e Palmeiras nos mata-matas pois seriamos eliminados como nos últimos anos. Mesmo com esta arrecadação alta, que dificilmente vamos conseguir repetir, a situação financeira piorou. E piorou muito, pois a dívida da construção da Arena está tendo que ser negociada conforme notícia de hoje. A única solução viável para o Galo é uma injeção grande de capital, grande mesmo. A conjugação de alta dos juros, incompetência na construção de um estádio que não era necessário, briguinha política que inflou os custos de contrapartidas vai cobrar um custo altíssimo. Uma dívida bancário/financeira de mais de 900 milhões´(com estádio) como está sendo anunciada é impagável na atual situação. Isto vai refletir no investimento no time. A conversa de abrir capital em bolsa já é um indicativo que os 4R estão procurando algum tipo de investimento que não saia do próprio bolso. Mas isto tudo já era previsto há algum tempo pelo torcedores modinhas, marias, que entendem algo de contas e finanças. Agora é torcer e rezar para que o Cuca consiga tirar água de pedra do que vão lhe oferecer e talvez aparecer algum grande investidor que queira fazer um aporte financeiro grande na SAF, diminuindo o percentual dos atuais controladores e tomando as rédeas do negócio. Quem sabe o Pedrinho.

  8. Bom dia! Sendo prático e pragmático, dado esse cenário de crescimento de dívida mesmo tendo recorde de arrecadação, o correto seria fazer o que o Famerda fez lá atrás, ficou uns 3/4 anos na berlinda, com um time ruim e barato, equacionar as dívidas e depois ter fôlego para investir. O problema é que a torcida não aguenta isso. O erro foi ter vendido a ilusão de time grande em 5 anos, eles sabiam que isso não era verdade, lembre-se da era 7Camara, jogadores baratos e que não produziam nada, aquele era o cenario para equacionar as dívidas. Não tem milagre, ninguém vai colocar grana do bolso para pagar dívida e ter retorno só daqui a muitos anos. O time do lado de lá na lagoa está indo pro mesmo enrosco, daqui 2 anos ou menos estarão o mesmo limbo do Galo agora.

    É a realidade, nua e crua!!!

    1. Esta indo????? O CSA foi a falência, encontra-se em RJ. A segunda fase do CSA esta indo para o mesmo caminho. Estão gastando mais do que arrecadam, isto não se sustenta.
      Falando do que interessa, o grande Problema do GALO é a falta de transparência, os 4Ratos, precisam vir e deixar claro os números e principalmente informar qual foi o destino dos valores referente a venda da 2 etapa do Shopping, devem vir e esclarecer a escolha de não usar a RJ, o que foi feito por outras SAFś para reduzir o passivo, na verdade temos esta resposta, mas estes Ratos tem que deixar isto claro. Todavia considerando o que foi informado nossa maior preocupação é as dividas bancarias R$ 507MM, onde o maior credor é o BTG (emprestimos bancários). Esta sim precisa ser equacionada rápidamente, pois é a que come o caixa.

  9. Com essa postura atual dos investidores, não temos esperança alguma para o ano de 2025.

    O nosso glorioso CAM vai apenas participar dos campeonatos e com muita sorte do time encaixar com o Cuca, vamos brigar pelo Hexa Mineiro.

    Sul Americana, Copa do Brasil e Brasileirão sem os reforços pontuais, não boto fé alguma mas, como acreditar não custa nada, vou nesse embalo.

    Esses R’s só pensam naquilo que realmente move o mundo e assim vão continuar… DINHEIRO é o que querem com essa SAF.

    Quem sabe eles dêem a atenção devida ao time de futebol pois é isso aí que move a nossa paixão… o nosso GALO dentro de campo jogando por nós.

  10. É Eduardo o negócio tá feio!!! A situação financeira do Galo é gravíssima!!! e o plano da diretoria é mais um tiro no pé!!
    Segundo o Bruno musi o plano é rolar dívida ou seja pagar as contas e os juros e deixar rolar…
    Contratações depende da venda de jogadores…
    Quando se promete uma Arena quitada por 470 milhões e entrega por mais de 01 Bilhão eu sabia que ia da merda.
    Quando se tem uma dívida gigantesca dessa mais de 1.4 bilhões primeira coisa é encarar a realidade e o problema deixando e chamando a torcida para jogar junto.
    Rolar a dívida é EMPURRAR O PROBLEMA PARA DEBAIXO DO TAPETE AINDA MAIS COM ESSES JUROS ALTISSÍMOS!!
    VÃO TER QUE ATACAR ESSA DÍVIDA COM NOVOS APORTES OU APERTANDO O CINTO PARA TER LUCRO E ABATER NA DÍVIDA.
    Lembrando que esse ano foi recorde de arrecadação e mesmo assim não conseguiu nem rolar a dívida, teve aumento de 100 milhoes.
    Se continuar assim aumentando 100 milhões por ano em pouco tem fica INVIÁVEL!!
    ENFIM A SITUAÇÃO É GRAVISSÍMA SÓ NÃO VER QUEM NÃO QUER!!!

  11. A verdade pura e simples é que “compraram” pelo valor da dívida e não a pagaram. Agora querem que a SAF gere receitas para pagar a dívida que eles mesmos fizeram. Me engana que eu gosto… A fama de endividados e caloteiros continua e parece que não terá fim.

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Esmola pouca é miséria, diz o ditado. Falava-se que o Atlético seria potência mundial em poucos anos. Venderam ilusões e distribuíram incertezas! Continuamos sem saber para onde estamos indo. Não sou partidário do “quanto pior, melhor”. Sou partidário do “quando melhor, menos pior. Estamos presenciando um desmonte há muito não visto em administrações anteriores, no plantel do galo. Algumas peças, entendemos necessárias vender. Outras, não! Se ainda tivéssemos base promissora com a certeza de lucros futuros, como acontece no Palmeiras, Flamengo e outros clubes brasileiros, poderíamos acreditar que algo de bom poderia acontecer. Mas a base do galo , não tem base para projetarmos o futuro! Se não temos jogadores promissores e estamos vendendo peças indispensáveis, como esperar milagres em 2025? Será que os 4RS têm cartas na manga? Duvido! As dívidas apresentadas, demonstram uma administração preocupante. Se a SAF foi entendida como solução, estamos n’água, com o navio com rumo e destinos incertos. Mas somos teimosos e continuamos, apesar dos pesares, Atleticanos com A maiúsculo. Mas paciência tem limites e está na hora dos atleticanos mostrarem o seu descontentamento e exigir, não sei de que forma, se através de manifestações escritas ou por meio de passeatas pacíficas, respeito pelo administradores atuais, à instituição CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. SAFADEZA, NÃO!!!
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Respeitosamente, vou discordar em relação ao Sergio Coelho, pois o mesmo foi e é continua sendo participe ( por ações e omissões) de todo esse processo, inclusive foi o Presidente da Associação quando essa Arena foi construida, o Shopping vendido e a SAF vendida. Ele representa a Associação no negócio. Fico com aquele ditado dos alemaes: se dez pessoas estão sentadas numa mesa e um nazista senta, se ninguém se levanta temos onze nazista. Por este raciocinio o Sergio Coelho , na minha opinião, está no mesmo balaio, pois se houvesse discordancia o mínimo que se espera era sair desse papel de figurante. Em resumo é conivente, omissões, ou os dois com o que está acontecendo no Galo. Para 9 bem e para o mal.

    1. O Sérgio Coelho foi “funcionario” do Ricardo Guimarães em sua primeira passagem pelo clube e agora trouxeram ele de volta como “funcionario” de novo, ou seja, um mero cumpridor de ordens, não manda nada, não apita nada, um pau mandado, um presidente rainha da Inglaterra. Victor, Rodrigo Caetano, Muzzi e todos os outros não apitam nada, só cumprem ordens do Rafael e Rubens Menin.

    2. Perfeito Domingos Sávio. Sergio Coelho, é tão culpado como os 4 Rs. Ser omisso, conivente, não o torna menos culpado. Ah, ele não manda NADA !!! Então o que ele está fazendo lá? Será pelo salário de presidente ? Porque alguém ( normal ) se sujeitaria a isso ? Não passo pano pra ele não.

    3. Amigalo Domingos Sávio

      Sergio Coelho e Vitor, acredito são at´[e bem intencionados, mas não passam de dois paus mandados e fantoches nas mãos dos 4 R´s. Eles têm culpa sim, pois mesmo sem nenhum poder de decisão, estão no meio da sem vergonhice.
      Deveriam pedir o boné porque estão queimando o filme com a torcida, principalmente Vitor

    4. Domingos,coloque neste balaio a anuência dos 482 conselheiros + os 50 suplentes q aprovaram por unanimidade esse desastre, no escuro,_ ao q se sabe receberam parte do conteúdo com as propostas de como seria constituída a tal saf(ADEZA), momentos antes de acontecer a reunião q viria decretar o fim do CAM no fatídico día 20/07/2023_,mesmo sabendo q ele tinha inúmeras interrogações antes de ser aprovado pelo quórum necessário. Detalhe: apenas 120 estiveram presentes no Sala Elias Kalil na Sede de Lourdes.
      Onde estão esses irresponsáveis, qdº a luz começa a ser jogada neste processo q ao q parece está cheio de conflito de interesses,onde?!
      Para encerrar: quem manda na galo holding e consequentemente tem peso alto nas decisões da saf(ADEZA) é a famiglia menin, detentora de 55,74% das ações. Inclusive,tem uma fatia desta % q ñ aparece,trata-se de uma de suas filhas. Isto é assunto de domínio público,frise-se! O poço não tem fundo,pois,ainda existe um alçapão q abre a boca ao final dele…
      Created by the pool, STOLEN by the rich…

  14. Prezado, Como você e tantos, Milito(não o técnico) da opinião coletiva de que a conta não fecha. Se a venda do shopping 50% era para construção da Arena e depois os outros 50% para saldar as divididas “podres” ou seja os juros altos e isso não foi suficiente, realmente a conta não fecha, porque a arena que a princípio seria a construção mais barata do que todos os estádios construídos com dinheiro do povo para a copa esse valor foi inflacionado e já se tornou dos mais caros. E esse contato não vai fechar não só para o Galo como para todos os clubes que admitem para um salário acima de 1 milhão por mês para jogador, içá que hoje já estamos pagando é 2,5 milhões onde vamos parar? Não quero o meu Galo endividado a ponto de não ser sustentável mais, não vamos montar time para ganhar 1 ano como fez o Botafogo e depois quebrar, tenhamos um ano de equilíbrio e irmos mordendo pelas beiradas, FOCO no brasileirão.

    1. Oh Reinaldo esse Bernard ganhando um milhão e cem por mês, contrato até 2027, é um ABSURDO. E a contratação do Bruno Fucks, por 4 milhões de euros? E esse Eder faz o que ( de util no Galo). O Ronaldo quando chegou no Cruzeiro fez uma Limpar, inclusive Fábio e Raul. O Sampaoli fez uma limpa( a turma do Pastor, do Cazares, etc..). O Galo precisa de uma Limpar ( Bernard, Eder, Vitor, Leo Silva) são atleticanos mesmo? Então, bora comprar um Galo na veía e ir para a torcida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *