Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sem sacrifício, não há vitória!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Para a partida de logo mais, em Chapecó, o que se espera é que seja um jogo franco, diferente daquele ocorrido na Catedral do Horto. Naquele jogo, o adversário veio mais parecido com um pátio de uma garagem de empresa de coletivos do que com um time de futebol. Um “ônibus estacionado à frente da área” seria a definição que a boleiragem daria ao comportamento do time catarinense.

A estratégia, proposta – não sei como definir – pelo Kleina, foi clara desde quando a bola rolou (e até mesmo antes dela rolar!): jogar fechadinho, por uma bola e o que viesse seria lucro. Assim foi! O Galo não conseguiu “guinchar” o ônibus, apesar de marretar o adversário. Num primeiro momento, a proposta deu resultado, o placar não saiu do 0x0 e levou a decisão para Santa Catarina. Um porém, se saiu no lucro ou não, ao término dos 105 minutos saberemos. Como nesta edição da competição não há o gol qualificado e nem o tempo extra (prorrogação), em caso de empate, quem fica com a vaga será decidido em cobrança de pênaltis. Muitos discípulos da igreja calçadiana do último terço do campo dizem que pênalti é sorte, balela! Pênalti é competência, muito treino e sangue frio no momento de ir para a batida na bola. Quem não treina e não tem competência, não se estabelece, diria “cafúcio”, o profeta das biroscas e pés sujos, que sabe o que fala.

Domingo à noite, calcei minhas pantufas do Galo Doido e abri mão de um de meus princípios: o de só ver jogos do C.A.M.! Estava curioso para ver o comportamento da Chape frente ao “mingau”. Primeiro, para ver se utilizariam a estratégia do ônibus estacionado e, segundo, só por isso mesmo, era um VT, afinal!  Ao contrário do que ocorreu em BH, foi um jogo franco, com o time da casa num 4-2-3-1, atacando o adversário o tempo todo e sendo atacado também. O que deu para perceber é que ao jogar aberto nosso adversário tem deficiências que poderão ser bem exploradas logo mais.

Bolas aéreas advindas das laterais do campo, sejam as de linha de fundo ou as que são levantadas na diagonal na entrada da área e pingam entre os zagueiros ali na marca da cal, complicam muito para os lados deles. Entrar pelo meio não será tão fácil, se fecham bem num 1-4-3-2, ou seja, um na sobra, uma linha de três muito próxima de outra de quatro (olha o ônibus aí!) e dois para puxarem o contra-ataque. O último gol saiu de uma jogada assim, no contra-ataque, após uma roubada de bola que foi parar no homem que estava aberto na direita, uma bola enfiada na diagonal do bico da entrada da área, com leve desvio do atacante para dentro do gol.

Outro detalhe é o goleiro, bom nas bolas altas, mas tenebroso, com dificuldade extrema nas rasteiras, principalmente nas que vão em diagonal. Para finalizar! ambos os laterais, diferente do que ocorreu na primeira partida, subiram muito ao ataque (em alguns momentos, juntos), o que obrigou os volantes a saírem para cobri-los, com isso, apareceram muitos espaços entre as linhas. No ataque, levantam muitas bolas em direção à área e chutam também de fora dela. Espero que Larghi tenha sido informado destes detalhes e saiba explorá-los bem. Penso que não irão se lançar como fizeram frente ao “mingau”, serão mais cautelosos e deverão jogar por uma bola. A ver!

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Ao que interessa! O retrospecto do Galo na Copa do Brasil, em jogos fora de casa, não nos é favorável. Jogamos o mata-mata da competição em 21 oportunidades (duas delas fazendo a final – em uma levantamos o caneco em cima da freguesia e, na outra, saímos derrotados). Dez foram os confrontos em que conseguimos eliminar os adversários em seus domínios, nos outros onze, fomos eliminados. Faremos nossa oitava partida na Copa do Brasil 2018, onde conseguimos três vitórias, três empates e uma derrota.

O time neste período demonstra estar em franca evolução, apesar de ainda ter altos e baixos em alguns momentos e precisar de algumas peças pontuais. Um dado importante que não pode ser deixado de lado: numa partida que tem tudo para ser amarrada, que pode ser decidida nos detalhes, aparecendo oportunidade de gol, tem de botar para dentro da casinha e matar o jogo, nem que seja com um gol de canela. Não existe gol feio, feio é não fazer o gol e desperdiçar chances, como temos visto acontecer com os atacantes do Galo.

Que hoje estejam inspirados, a bola entre e ao final da partida voltemos de Chapecó com a classificação garantida, jogando um futebol de intensidade e inteligência, com os jogadores se doando em campo, sem individualismo, se sacrificando um pelo outro e todos em busca do objetivo maior, afinal, sem sacrifício, não há vitória!

Curiosidade: Pela divulgação dos relacionados para a viagem a Chapecó, vamos com força máxima: sem historinha, sem mimimi, assim como deve ser. O Galo, na temporada passada, enfrentou a Chape em seus domínios por duas vezes (com reservas), venceu uma – pelo BR – e empatou outra pela – Primeira Liga -, após estar vencendo por dois a zero. Saudações.

38 thoughts to “Sem sacrifício, não há vitória!”

  1. Caros,
    No nosso setor mais bem servido, jogaria com Adilson, Otero, Luan e Elias. Ñ entraria com Blanco. Elias é q vai pro jogo no domingo enquanto Blanco fica prá maratona. Simples. Otero começa jogando, mas tiro ele entre o min 1 e min 5 do aquecimento e coloco Cazares. Cazares ñ pode entrar de titular, ñ sabe jogar de titular. Ao menos é o q parece…Tomara q Yago Araújo esteja fora desse embate, bem assim o argentino do paraguai. No ataque Roger Guedes e O homem do Homem. Na defesa é Leo Silva sem dúvida, nosso melhor zagueiro. De resto, um paçoqueiro na direita, um entregador de rapadura na esquerda, o anjinho dos adversários e ali “é o que temos”. Tem q os outros se sacrificarem dobrado por esses tais, dificulta pro time…Ñ vejo a hr de o Emerson jogar, se é q ele existe mesmo registrado, se cruzou a ponte. O junim coxa do porco tb deve ser testado uma hr. Vamos ver isso aí. Temos q ajustar a defesa, é jg a jg.
    Obs.: Amigos Issoeoqueteistas, o Largo tá desafiado…com o “isso é o q temos” é muito mérito, reconheço.
    hj só a vitória interessa!
    EU ACREDITO (Em futebol jogado, de técnica e raça, raça, raça Galo!)
    GALO SEMPRE!

  2. Estádio lotado e alguma pressão da Chape, portanto todo cuidado é pouco inclusive com a arbitragem… então sangue nos olhos e muita raça pra passar por cima dos caras!!!!!!!!!!!!!

    Pensamento positivo na vitória e seja lá com que time for, 1 x 0 pro nosso GALO é goleada!!!!!!!!!!!!!

  3. Eu só tenho uma coisa a dizer:

    Copa do Brasil hoje é obrigação!

    Vai ser fácil? Claro que não! É jogo de decisão. A Chape vem com tudo. Vai ser tenso! Mas azar…

    Depois do vexame de terça protagonizado pelo 7Camara, não resta outra alternativa ao time se não classificar o time para a próxima fase. Seja com gol chorado e na disputa de penâltis!

    Eu e grande parte da Massa não aceitamos outro resultado!

    E quem pensar diferente, merece o Presidente que tem. Que pensa pequeno!

    Vamos Galo!

  4. Estava aqui quietinho acariciando a minha Stella querida, de vez em quando um beijinho molhado na boca da garrafa porque ninguém é de ferro. Este é o meu sacrifício.
    Então lembrei do Geraldo Vandré e sua canção “Caminhando”. E sem mais nem menos lembrei do Patrick. Ele mesmo, o Patricão da massa. O Patricão, que eu saiba, é o único lateral do mundo que já fez um “hat trick”. E se ele fez é porque sabe.
    E o Vandré disse que esperar não é saber. Então Patrick, tá esperando o quê? Você sabe, faça a hora, não espere acontecer.
    Entre na área e em vez de tentar servir um companheiro – isso você não sabe -, meta o bico na bola para o gol. Igual aquele uruguaio fez na Copa de 50 e foi campeão. Faça só o que você sabe e marque os gols que o Galo precisa. Não tem que ser um “hat trick” todo jogo. Basta um. Já pensou Patricão? Um golzinho todo jogo. Será outro recorde para você. O único com um “hat trick” e o único lateral artilheiro de um campeonato.
    Patricão, aproveite que você sabe e não fique esperando. Faça a sua hora e deixe o CR7 morendo de inveja.

  5. Bom dia.
    A maioria que deu palpite hoje está certa quanto a escalação.Tem de ser com o Luan na direita e o Cazares no centro,armando.O time da Chape vai atacar sim,não de forma desordenada,na boa,porque sabem que o time do GALO é organizado.Eles atacam muito pelas subidas dos laterais,Apodi e o Bruno pacheco que é o melhor do time,dificilmente perde a bola e ataca muito bem.Tem de marcar e ter cobertura pq é por ali que eles saem jogando.
    Vamos GALOOOOO passar de fase.
    GALO SEMPRE.

  6. Bom dia José Roberto, xará e amiGalos. Esse jogo hoje é daqueles chato, catimbado, pressão de todos os lados e uma coisa que tenho notado a Chape tem sido beneficiada pela arbitragem( Palmeiras/Galo e Urubu/que penalti maroto) então de olho também na arbitragem. Quanto ao jogo se jogarmos com raça, determinação e sem vacilos penso que nos classificamos. Mais uma vez cuidado com as artimanhas desse time. Atenção dobrada nas armações do WP9 que sempre joga bem contra o Galo, no mais é lutar,lutar, lutar e vencer, vencer, vencer. Saudações atleticanas.

  7. Bom dia Eduardo, José Roberto e Atletican@s de plantão!

    Hoje teremos mais uma batalha contra o time guerreiro da Chape. Só a vitória interessa para ambos os lados, portanto a concentração precisa ser total, e não podemos ter vacilos, tanto no ataque quanto na defesa.

    Se a Chape jogar aberta, precisamos ser rápidos e mortais nos contra-ataques. Se repetir a retranca do último jogo, precisamos ter paciência e pressionar bastante o time deles. De qualquer forma, não podemos bobear na marcação, nem perder a quantidade absurda de gols que temos perdido. Para isso, o time precisa se entregar totalmente, do primeiro ao último minuto.

    Se eu fosse o técnico, escalaria o Luan na direita, apoiando o Patrick na marcação e infiltrando pelos lados. No meio, colocaria o Cazares na armação, ou mesmo o Elias, revezando com o Blanco nas saídas ao ataque. E na zaga, temos Léo Silva com sua experiência ou Gabriel com sua vitalidade, ou mesmo Maidana, que foi bem contra o San Lorenzo. Mas o Bremer precisa ser titular de qualquer maneira. Se o Larghi vai seguir essas sugestões é outra história. De qualquer modo, confio que as escolhas dele serão feitas visando o melhor desempenho da equipe.

    No mais, não temos escolha a não ser torcer e mandar energias positivas aos nossos atletas. Como bem colocou o amiGalo José Roberto, sem sacrifício não há vitória. Que eles entrem em campo com esse sentimento e honrem a camisa que vestem e a torcida que os apoia.

    Nós vamos nos classificar! Eu acredito!
    Saudações Atleticanas!

  8. Hoje é dia de classificação.
    Cazares titular, Luan pela direita e Otero banco. Simples, sem inventar.
    Blanco joga muito, desarma, voluntarioso, apenas uma dica: TREINE FINALIZAÇÃO. Em alguns jogos, na cara do gol, perdeu.
    Bremmer titular.
    Patrick, apenas o feijão com arroz, sem driblar perto da área, por favor.
    E pastor, é dia de calibrar a pontaria. No segundo tempo, Erik entra no seu lugar e Guedes joga como 9.
    Quanto ao jogo. Controlar os 15 minutos iniciais. O time deles tem alguma dificuldade em propor o jogo, é bom usar isso contra eles. Os contra-ataques vão aparecer, alô Roger Guedes… Compactação, linhas próximas. E atenção ao fundamento PASSE.
    Cuidado, não dê margem ao azar. Se cair é pênalti… entenderam bem né….

  9. Que Larghi escale Luan na direita, Cazares no centro, Guedes na esquerda e Otero no banco. Que Patric seja o mínimo horroroso possível (quero mesmo que Emerson assuma a posição, apesar de saber q não pode jogar pela copa do brasil). O time está jogando bem, nosso treinador eh competente e se entrarmos com seriedade, podemos nos classificar. Sigamos criticando e apoiando, mas de forma alguma eh momento de pedir a cabeça do diretor de futebol. Essa atitude só atrapalha. SAN

      1. Amigalos, bom dia
        Barros, bom dia
        Se me permite, entendo que esse seu desejo não é uma boa.
        Léo Silva substitui o Bremer. O reserva do Gabriel é o Maidana.
        Apesar da semelhança entre as duas posições, não é a mesma coisa. Léo Silva e Bremer jogam pela direita e os outros dois pela esquerda. No meu entendimento Léo Siva, pela qualidade, liderança e por tudo que representa, é o nosso melhor zagueiro, porém o que possui menor flexibilidade quanto á jogar pela esquerda. Fica todo torto. Hoje eu jogaria com Léo Silva e Gabriel para explorar a jogada aérea defensiva do adversário.
        Temos várias possibilidades de formação do time hj. Eu entraria com Otero e deixaria Cazares no banco. O objetivo seria explorar o campo encharcado e, notadamente, o Cazares só consegue render quando entra no decorrer do jogo.
        Enfim, penso que o Galo ganhará hj.

        1. Meu caro, bom dia! Acho que o lado que os zagueiros jogam, pouco importa. Maidana mesmo, na base do sp e no paraná, jogava pelo lado direito. Jemerson fez toda a base jogando do lado direito e se destacou ao lado do Leo, jogando pelo lado esquerdo. Enfim, acho que zagueiro bom, joga em qualquer lado (o proprio Leo, em 2011, ate a chegada do cuca, jogava pela esquerda com rever pela direita, depois cuca trocou-os de lado). Quanto ao Otero, vem mal e eh inferior ao Cazares, deveria ir pro banco. Estou confiante numa vitória hj. Abço. SAN

  10. Bom dia, em um bate papo com um amigo, atleticano roxo, falei que, conhecendo o Atlético e suas emoções, este jogo iria ser “daqueles”, aí apostei que ia ser 3 a 3, e que o Atlético passaria nos penaltis, com o Victor nos agraciando com sua melhor qualidade.

    Lógico que não torço para que isso ocorra, mas se vier dessa forma, não vou estranhar.

    Agora falando do jogo, eu queria ter feito isso aí caro José, observar a Chapecoense, pois aqui no Horto, fecharam todas as possibilidades mas também não criaram situações de gol.

    Futebol é uma caixinha de surpresas, mas acho que voltaremos classificados e sem sustos!

  11. Uma vez que o time titular foi poupado na sul americana devido a esse confronto especificamente, somente a classificação! Sem desculpas. Desnecessário lembrar o planejamento do presidente. Se a competição foi priorizada, vencer! Vencer! Vencer! Essa é a obrigação.

  12. Bom dia, Eduardo!
    Bom dia, José Roberto Galodamata!
    Bom dia, Massa atleticana!

    Espero que TL, tenha feito essa leitura do jogo da Chape. Caso contrário que ele leia esse blog.
    Gostaria de ver o Bremer novamente em campo, seja ao lado de Gabriel ou de Leo Silva.
    Luan pela direita, Cazares centralizado, RG e RO caprichando mais nas finalizações…ah, e que Gustavo Blanco tenha treinado a exaustão, arremates a gol, porque sempre tem uma bola sobrando pra ele.
    Que o Fábio Santos pare de fingir que marca e antecipe com precisão a quem o atacar.
    Confiante na vitória!
    Vai pra cima deles Galoooooooooo!

  13. Bom dia amigos do Galo. Hoje se Deus quiser o Ricardo Oliveira vai acertar o pé, o Guedes vai para cima deles e o Otero vai jogar como jogou na partida contra o San Lorenzo. O Patrik vai ser apenas um lateral eficiente sem se preocupar em apoiar ou inventar de sair jogando. Se assim for eu arrisco Galo 3 x Chape 1 .

  14. Cheguei agora da academia , onde malho todos os dias , de seis ás oito hs, antes de pegar no batente , matar um ou dois leões por dia. Fui rodeado lá por cinco marias, meus amigos , e , como de costume, deram a resenha do Galo, sumula completa do jogo em Chapecó, logo mais pela copa do Brasil , quem joga , quem não joga , tudo , tim tim por tim tim, já estou a par de tudo.
    Aí perguntei sobre o jogo deles, e pasmem, amigos, sem zoação , sem mentira, dois deles não sabiam que o time deles jogaria hoje, os outros tres não sabiam horário , ficaram discutido se era hoje ou amanhã, quinta feira , um lá gritou que era depois da copa.
    Pergunta : podemos levar a sério , podemos discutir futebol com estes simpatizantes?
    No jogo de hoje , eu so não admito uma coisa: errar gol feito, como aconteceu no ultimo jogo ,
    é só jogar como uma equipe coesa e determinada , queremos e exigimos a classificação , abriu mão da sula , agora é obrigação , sem mimimi , sem conversa fiada.

    1. Bom dia Waner!

      Pois é, esse pessoal vive em função do Galo. Acompanham mais o Galo do que o próprio time, não duvido nada que estarão todos secando o Maior de Minas antes do jogo deles (se é que se lembram que tem jogo hoje). Parecem até que torcem pra dois times: o crücrü maryposas e qualquer um que vai jogar contra o Galo. Esse clubeco e sua torcidinha não seriam nada sem o Galo, pois tudo o que fazem é visando nos atingir. Ô inveja!

      Xô recalque, aqui é GALO poha!

    2. Agora mesmo deve ter um monte delas por aqui lendo sobre o Galo. O grande sonho delas é fazer parte desta torcida maravilhosa. Mas nunca saberão o que é pertencer à massa e sentir no coração o que é ser um ATLETICANO. Sentimento único e intangível para torcedor simpatizantes. SOMOS RAIZ, vocês modinha.

  15. Pra cima deles Galooooooô.
    Bica Galo.
    Eu acho que Chape não vai aguentar.
    É com este espírito das frases de incentivo acima que vou passar o dia.
    Cheio de otimismo de passar mais uma etapa da copa do Brasil.
    Papai do céu está nos ajudando nos sorteios.Tal como fez na Libertadores.
    Galooo.

  16. Muito boa a leitura do jogo da chape contra o mingau. Espero que o Largui leia, tenha estudado bastante o adversário e opte pela formação que faça o Galo se classificar. Que seja com gol de Patric. Vamu, Gaaaaaaallllooooooo!!

  17. Bom dia Atletcanos(as). Também penso que virão mais abertos e pra cima, estão motivados e isso pode ser bom. Nosso time além de ocupar os espaços, precisa ganhar o meio de campo e ter uma criação rápida e vertical. Entraria com o Cazares no lugar do Otero. O Luan mais aberto pela direita, menos volante, recompondo com o Patric, acho que rendem bem. Espero que ninguém entregue a paçoca, concentração máxima e doação em campo. Vamos Galo!!

  18. Bom dia Eduardo, José Roberto Galodamata, atleticanas e atleticanos que como eu esperam uma bela vitória do nosso Galo querido lá em Chapecó.

    Bela resenha José Roberto, partamos então para o sacrifício.

    Mas essa esperança não significa relaxamento. Hoje a chata Chape vai de WP9. E quem o conhece sabe que ele só não marcou gol no Galo no último jogo contra a Chape e mesmo assim foi dono do lance mais perigoso contra a nossa meta. Jogadores como Wellington Paulista, Diego Souza e Arrascaeta, jogam bola o ano inteiro, mas quando enfrentam o Galo jogam bola e muito mais. Isso não é palpite é história. Quem conhece o Galo sabe disso.

    Pois bem, se o Galo entrar em campo ciente da sua história e fizer um jogo em que consiga anular o WP9, metade da vitória estará garantida. Não quero dizer que o resto do time deles não precisa de atenção especial. Isso é só para o dito cujo.

    Bom, dito isso é só colocar minhas garrafinhas da Stella mais querida para adquirirem aquela temperatura ideal e comemorar, melhor dizendo, bebemorar a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil.

    Ah! Tem os três milhões também. Darão para pagar a dívida pelo Otero e ainda sobra um troquinho esperando a FIFA mandar outra cobrança. Um abraço amigos.

    1. Bom dia Massa, JR e Paulo. Verdade nosso time sempre é vítima de algumas figurinhas carimbadas, que não jogam nada o ano inteiro, e resolvem fazer graça encima do Galo. Espero que desta vez isto não aconteça. De qualquer modo, o negócio é jogar com inteligência e partir pra cima. Vamo lá Galo!!!

      Mas a campanha continua: FORA ALEXANDRE TADEU!!!!!

      1. Bom dia, JBHGALO. É isso, quem conhece nossa história sabe onde estão os espinhos na nossa carne. Só espero que o Larghi saiba controlar esse sujeitinho chato igual a própria Chape.

        Tem o meu voto. Fora Alexandre Tadeu.

        1. Li isso não, Bravo. Estar preparado e pronto para anula as pipocadas e investidas de um jogador específico não equivale a “medo”. Aliás, o monopólio da tremedeira já tem dono. SAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *