Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes

O ilusionista Rodrigo Pacheco, o homicida Jair Bolsonaro, e o réu no STF Arthur Lira posam, com o antro nacional ao fundo, e anunciam “união e pacto” contra o coronavírus

Haja omeprazol para dar conta (Foto: Alan Santos/PR)

Deixe-me tentar lhes explicar. União e Pacto Nacional são o seguinte: depois de “foderem” todo o País (estou desbocado igual o presidente), políticos e governantes despreparados, omissos, incompetentes ou corruptos — não raro mais de um adjetivo simultaneamente — se reúnem, segundos antes de a bomba explodir, e anunciam uma série de medidas que não irão tomar; um monte de metas que não irão cumprir; prometem um Brasil novo daqui em diante; espetam mais sacrifícios e impostos no lombo da sociedade; posam para fotografias messiânicas e depois seguem felizes para seus gabinetes, com seus salários, benefícios e mordomias garantidos até o próximo “pacto”.

Há um ano, Jair Bolsonaro, o verdugo do Planalto, arrasa o Brasil, e arrasta milhares de brasileiros para o cemitério e milhões de outros brasileiros para a miséria. Há um ano, o Congresso Nacional ou se omite ou se amanceba à política homicida deste psicopata negacionista. Há um ano, a Suprema Corte se lambuza de lagosta e vinho raro, mais preocupada em prender o mocinho e soltar o bandido, do que com o colapso na Saúde e com as falas desumanas e genocidas do arruaceiro travestido de presidente da República.

Daí, com hospitais e cemitérios superlotados — sim; o caos já chegou ao serviço funerário — ; com remédios e oxigênio no fim; com uma pandemia completamente fora de controle; sem vacinas e sem expectativa de tê-las em curto prazo; e com a economia em frangalhos, os engravatados de Brasília posam triunfantes, esperançosos, confiantes que a “união” pactuada (união mais falsa que nota de R$ 3) irá resolver, em poucas semanas, tudo aquilo que não resolveram em 400 dias de desordem e desmandos conjuntos.

Senhores: alguém consegue imaginar a cena acima em um país relativamente decente? Alguém consegue imaginar a discretíssima Angela Merkel ou o exibicionista Boris Johnson nesta foto? Imaginem, talvez, Joe Biden, ou mesmo o bufão Donald Trump. Impossível, né? Sabem por quê? Porque há países e há quase países. Há nações e há projetos de nações. Há políticos e há os políticos brasileiros. Há populistas e há Bolsonaro, Lula, Ciro, Kalil e companhia. Há eleitores idiotas e há o nosso gado eleitoral. Por isso, só aqui em Banânia e em outras republiquetas da espécie, é claro, fala-se em “pacto” e posa-se para retratos dessa estirpe asquerosa.

Alguém ouviu tão honrados homens públicos reconhecerem seus erros? Alguém ouviu um mísero pedido de desculpas? Alguém ouviu falar em corte de despesas nos Três Poderes e nas três esferas (municipal, estadual, e federal)? Alguém ouviu o amigão do Queiroz falar em rachadinhas ou em mansão de 6 milhões de reais? Alguém ouviu Arthur Lira falar sobre sua condenação e seu processo no STF?  Alguém ouviu Luiz Fux falar do seu padrinho político, Sergio Cabral? Alguém ouviu Rodrigo Pacheco explicar as leis que aprovou em benefício do seu setor; o de transportes? Aliás, alguém ouviu nosso primeiro-ministro (Pacheco) dizer alguma coisa sem antes puxar o saco de Jair Bolsonaro?

Nada como já ter 50 anos e não acreditar mais em Papai Noel.

Leia mais artigos meus em: IstoÉEstado de Minas e Facebook
 
**Atenção: Este texto não reflete a opinião do Portal UAI, e é de responsabilidade exclusiva do seu autor**   

 

41 thoughts to “Eis a imagem do fracasso e da pocilga que é o Brasil; União após 300 mil mortes”

  1. E pensar que os imbecis que colocaram o Bozo Genocida Psicopata na presidência ainda tem a cara de pau de fingir que nada tem a ver com isso, que não dava para saber da incompetência do parasita que nunca fez nada em 30 anos de vida pública.
    PS: Esperava que fosse dado algum crédito ao Merval Pereira pela matéria, mas…

      1. Kkkkkkkk.
        O imbecil é gado mesmo. É binário. Ou é nazista genocida ou é comunista.
        Se o gado mula não fosse tão limitado, pediria que ele nos ensinasse o que é “comunismo”.
        Sei que não aprenderei nada, mas rirei muito.

  2. Foi só o “Lula Nada Consta” voltar à ativa, as indústrias automobilísticas decidiram mandar o Brasil à merda e vão embora diante do receio da volta da costumeira pressão sindical e fiscal sob pretexto de defender desempregados ou exigir propinas milionárias para “liberar” licenças, alvarás e não autuar.
    Mas, pensando bem, e o resto dos processos? Parados? Esperando prescrever? Algum dos onze ministros do STF para explicar isso?
    É notória também a campanha política e publicitária contra o governo federal com verbas pagas pelos pretendentes de sempre visando, o retorno ao acessos dos cofres públicos.
    Não há uma só linha criminalizando coletivamente ou individualmente os responsáveis pela importação da pandemia no carnaval de 2020.
    Não há também uma só linha questionando a estranha invasão política, feita pelo partido do judiciário nas atividades do executivo, criando litígios desnecessários, em vez sabiamente estimular a união, que levaram todos governantes ao fracasso, sem distinção, no combate da pandemia.
    Enquanto isso, confortavelmente acomodados na cadeira cativa e arquibancadas, os espertalhões da política que dominou o país e mamou os cofres públicos nos últimos cinquenta anos já estudam a criação de novos toma lá dá cá e quadrilhões.

    1. Boa pegada hein. Os caras (dinastia PT) investiram mais fora do Brasil que dentro, a Dilma iniciou uma ponte que terminaria em 8 meses a 1 ano, mas passou o Temer e só com o Bolsonaro foi concluída… Muitas outras obras aqui no Brasil foram começadas pelo PT e antes do PT e agora que estão seguindo em frente… Agora eu quero saber mais sobre a COMPERJ… O Bolsonaro está trabalhando nisso? Seria um feito e tanto meter o exército nisso aí… Garanto que terminava em tempo record! Kkk

  3. O mundo tem 189 países, 20 deles são os mais beneficiados com as vacinas que saem do forno e já vão para eles, como se fossem políticos de rachadinha, toma lá ou o que quer que seja, enquanto os demais ficam a ver navios.
    Mas isso é pouco, certos políticos brasileiros, viciados em sindicalismo e roubalheira e ficarem sentados ao lado da janelinha do avião enquanto o mundo corria atrás da solução, acham um absurdo que o nosso país não tenha preferência total em recebê-la. Retornamos aos movimentos grevistas, é?

    1. Gado, discorra sobre as experiências da Austrália e da Nova Zelândia.
      Os resultados lá revelam o acerto do tratamento precoce?
      Vai fundo gado.

  4. Olá Inundado, uma vez mais constatamos a trama da elitizinha rapinosa, extrativsta e predadora. Ela atua por Joaquim Barbosa, Marreco Moro, TRF4, mídia amestrada e seus serviçais, Vampirão, Bozo (mais conhecido como catarro), todos muito bem atados por seu círculo de afeição a ofender, insultar e humilhar o povo brasileiro.

  5. Ironicamente, em meio ao caos, quando o uso de máscaras é um dos paliativos protetores da vida, podemos observar que as máscaras estão caindo.
    Ontem mais uma aberração. O aluno de Olavo de Carvalho, Filipe Martins, assessor do Bozo miliciano e genocida, em plena sessão no senado fez um gesto nazista supremacista branco.
    O assessor infantil e levianamente invoca o fato de ser judeu para negar o gesto nazista.
    O gesto e outras atitudes do rapaz, amplamente divulgadas na imprensa, e alegação de que é judeu não alteram o significado do que fez, mas antes mostram de forma cabal que há sim judeus que são simpatizantes do nazismo e, portanto, fascistas.
    E ainda há “desinformados” que afirmam que o nazismo foi um movimento de esquerda.
    Mau caratismo ou ignorância?

  6. Claro q o BOZO tem sua parcela de culpa, pois sempre negou a pandemia, minimizou seu impacto, não fez nada para combate-la e não da nenhum bom exemplo, mas o povo brasileiro também tem sua parcela.
    É impressionante a falta de educação e consciência das pessoas durante a pandemia. Só em SP foram interditadas mais de 600 festas no mês de Março!! Imaginem oq rolou no carnaval??
    Vc anda na rua hoje e vê pessoas sem máscaras, se aglomerando como se nada tivesse acontecendo!!
    Lamentável termos chegado nesse ponto!! Combinação de políticos incompetentes com falta de educação e consciência do povo!!

    1. Essas duas figuras nefastas, são, também, papais noel de certos blogueiros e legião de inocentes úteis e não tão inocentes que assolam em Pindorama.

      1. Me responda então Evandro e Cidra Alienado Cereser. Houve corrupção na Petrobras? Como explicar os bilhões desviados e os bilhões recuperados pela operação Lava Jato?
        Se Lula é inocente, então Ceveró e Palloci fizeram tudo as escondidas?
        Vcs se indignam, com razão, no caso das rachadinhas e os Micheques, mas passam pano para a corrupção sistêmica implantada por Lula e o PT na Petrobras.
        Perdemos anos no combate a corrupção, muito por pessoas como vcs, que tem politico de estimação e fingem que não vem a ladroagem do seu ídolo LULADRÃO!!
        FORA BOZO!!! FORA LULA!!

        1. 1) Não passo pano;
          2) Não tenho político de estimação;
          3) Acreditar que todo superior é responsável por atos dos subalternos é um pouco demais;
          4) Claro que houve corrupção na Petrobrás, e não começou ontem;
          5) Faço a ti a pergunta: Vc acredita em papais noéis?

        2. Olá Ronaldo ESCLARECIDO Silva, corrupção num é algo novo, lance olhos na história, é fácil certificar. Corrupção é um gênero com muitas espécies. Umas mais outras menos lesivas. (FHC liberou em torno de 27 bilhões de reais aos banqueiros via PROER, mesmo tratando-se de uma categoria formada por poucas pessoas, que nadam em lucros, a maior parte deste numerário não foi restituída ao Tesouro nacional, seria isso uma modalidade de corrupção? Digamos que não seja corrupção, mas sendo algo muito lesivo, como é, ao povo brasileiro, não deveria ser repudiado, combatido e denunciado? Pouco se fala disso, a mídia não se indigna, não se inflama…
          Vide o caso de Palofi. De certo temos que ele ainda não fez delação (30-3-2021), no entanto muito se alardeou que ele estivesse em iminência de fazê-lo. Isso com o propósito de influir na votação, conforme vivenciado. Seria possível argumentar que essa manipulação não é espécie de corrupção? Parece que não, principalmente se levarmos em conta de que quem manipulou, o fez para ajudar na eleição da presidência da República e, tendo realizado, aderiu ao governo e ocupou, imediatamente, uma cargo relevante. Como não classificar isso de corrupção?
          Lula cometeu erros (é próprio do ser humano), ao meu ver o mais grave deles, de estratégia, foi de não ter se candidatado a Senador em 2014; quando teria sido eleito com cem por cento dos votos em qualquer estado da federação e 110 por cento em Pernambuco. Chance de ouro perdida. Outra história e hoje não estaríamos sob as indignidades do atual presidente, um catarro.
          Medite um pouco, alguém que teve a casa devassada ao amanhecer, teve os sofás e colchões retalhados a canivete e dali não saiu uma mera prova, um fiapo que seja que o incriminasse não tem forte indicativo de sua honestidade? E como repor os insultos e ofensas a alguém que perdeu a mulher, o irmão e o neto e foi tratado com leviandade e teve negado o direito que é assegurado aos presidiários?
          Mas, a despeito de tanto golpe baixo você terá a oportunidade de ouvir as urnas darem tilt com tanto de apertar de treze. Espia bem rapaz!

  7. Ricardo, aproveite seu espaço e abrangência de seu blog para conscientizar as pessoas sobre um terceiro nome para corrida presidencial de 2022.
    Não podemos ficar presos a um genocida negacionista, e um corrupto líder da maior organização criminosa que assaltou nosso país durante anos!!
    Precisamos fomentar um terceiro nome que possa conduzir o país para o verdadeiro progresso. Sem populismo e políticas baratas de circo e pão pra população.
    Precisamos acordar!!
    FORA BOZO!!! FORA LULA!!!

    1. mais??? escrevo isso todos os dias no UAI, no Estado de Minas, na Istoé e um pouco menos, aqui no blog, porque não tenho mais que dez dedos

    2. Ele não pode e nem deve fazer isso, visto que nas eleições anteriores ele indicou como grandes soluções para o país : Em 2018 BolsoNero e em 2014 Aecim !!!
      A próxima cagada vai ter poder de bomba atômica !!

  8. Aqui se comentou que Inglaterra e Alemanha são grandes exemplos. Pois bem, somei a população da Alemanha, Inglaterra e Itália que juntas dão um número parecido com o Brasil: 83 milhões, 55 e 60 milhões, respectivamente. Total 198 milhões de habitantes. Número de mortos covid arredondando: 111.000, 75.000 e 100.000, respectivamente. Total: 292.000 mortos.

    Comparando: Três países poderosíssimos europeus de primeiro mundo Habitantes 198 milhões e mortos Covid: 292 mil. Brasil: População 209 milhões e mortos por Covid 300 mil. Números similares. A pergunta é: Por que aqui é genocídio e na Europa está sob controle e exemplo a ser seguido? Pesquisa simples na internet. Aliás todos os países da Europa, América e Ásia com alta mortalidade por covid, e estranhamente, só a China com seus 1,393 bilhão de habitantes tem só 4mil mortos.

    Estados Unidos da América: População 328 milhões. Vítimas fatais de Covid 545 mil. Tirando a China, está morrendo gente em todo o mundo.

    1. Valeu, Carlos!
      Isso sim é comentário, imparcial e livre de posicionamento ideológico que mostra pontos de vista injustos, mal intencionados e pagos, comentados nesse blog.
      O que na Europa é tratado como normal, aqui tem sido motivo para criticar e tumultuar a gestão do presidente, com chancela do Partido da Toga.
      A pior pandemia no Brasil sempre foi a da lavagem cerebral do povo, feita desde os tempos em que Jânio e Jango recebiam solenemente Guevara e pilotavam manifestações das campanhas comunistas com imagem de Fidel nas nossas ruas, financiadas pela Rússia, na Era pré reação e tomada do poder pelos militares, que mudou o destino sombrio do Brasil.
      Hoje, quem atentar para matérias estarrecedoras mostradas como “hoje no mundo militar” verá qual é a única preocupação com o povo pelos ditadores de países comunistas.
      Mesmo assim, o gol de honra desses perdedores foi receberem pensões pela derrota e indenizações milionárias, direito estendido até para um espertalhão “combatente de nada”, que depois de 15 anos da guerra usou como arma, a língua e paralisações grevistas e criou o quadrilhão para fazer a maior roubalheira do mundo e financiar obras em Cuba e outros países dominados por ditadores.
      Aliás, essa guerra pelo poder e acesso aos cofres públicos do Brasil é que traz insegurança jurídica, fiscal e econômica e espantam os investidores internacionais. As empresas automobilísticas, de malas prontas para sumirem daqui é a principal razão dessa ganância e falta de patriotismo dos políticos.
      Hoje, se tirar o conteúdo de fofocas e da antecipação da campanha eleitoral, que antigamente era obrigatória na mídia, medida pelo “Ibope” de outros tempos, a credibilidade jornalistica no Brasil, cairia para abaixo de zero.

    2. A diferença é que esses países já passaram pelo pior, conseguiram controlaram a pandemia, conseguiram vacinar grande parte da população. Aqui no Brasil está numa crescente , cada vez mais números de contágios, mais mortes e a tendência é só aumentando cada dia. Em pouco tempo vai chegar rápido em 400mil mortos, e vacina aqui para toda população é só em 2022.

    3. Comente a Austrália e Nova Zelândia….
      Esses países estão com tendência descendente e o Brasil do Bozo genocida em tendência ascendente.
      Eles não são ameaças globais. O Brasil do Bozo é.

  9. Enquanto isto, os petralhas comunistas continuam comemorando em ritmo de carnaval, a marca alcançada:
    “Ainda bem que a natureza criou este monstro chamado coronavírus”.

  10. A palavra negacionista que querem colar no Bolsonaro é o principal item da cartilha radical de mandamentos do PT, CUT, PSOL, MST e assemelhados de esquerda.
    Por falta de argumentos, o PT empresta sua cartilha.
    Foi negando qualquer tipo de acordo amigável e só aceitando fazer via judiciário para mudar tudo isso que estava aí, que Lula e seus aliados chegaram ao poder.

  11. As duas vacinações clandestinas ocorridas em BH, noticiadas aos quatro ventos mostram onde sempre esteve e está o foco de corrupção no Brasil.
    Dessa vez, os bandidos (quem age fora da lei é bandido?) estão ligados a sindicatos. Sim, SINDICATOS PATRONAIS.
    Chama a atenção que Clesio Andrade – vice governador de Aecim Neves, ex-senador, que renunciou ao mandato para se livrar de processo de cassação por corrupção – também sempre foi ligado ao setor de transportes, mesmo setor da empresa Saritur, onde ocorreu o segundo escândalo.
    O foco endêmico da corrupção.no Brasil sempre foi e será os empresários, os que se passam por negacionistas, nazistas e demais seguidores do Bozo, o miliciano, corrupto e genocida.

    1. Nunca vi tanta imbecilidade.
      Esse tal de Maurete só escreve merda.
      Mesmo sabendo que o seu ídolo é um ex-presidiário, corruptor dos homens de toga preta, cachaceiro, recebedor de propinas, chefe do quadrilhão no desvio de dinheiro público, responsável pelo assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, acusado de ordenar a execução do Palocci,
      etc, etc…, fica defendendo o Foro de São Paulo.
      “Ainda bem que a natureza criou este monstro chamado Coronavírus”.

  12. Quéridos e Quéridas!
    No passado, Parasitalha (Comum) e Parasitalha de Têmis) denunciava a falta de vergonha na cara dos políticos populistas.
    Hoje, com tudo dominado e a corrupção em larga escala e os cofres do BNDES arrombados, a coisa se inverteu e Gado e Petralha são alguns dos apelidos usados pelos invencíveis malandros sofisticados de direita, centro e esquerda para enganar o otariado nacional e eternizar a roubalheira no poder.
    E a culpa é de quem? Oxigênio? Respirador? Falta de vacina fabricada no exterior e não aqui? Falta de UTI? Falta de vergonha na cara de todos? Falta de união entre os genocidas incompetentes espalhados no poder? Falta de isenção e seriedade da mídia? Falta de cooperação dos festeiros? Falta de toma lá dá cá?

    1. Dá uma tristeza (pena?) ver como pessoas gostam de sair falando o que vem à cabeça sem se preocupar com a realidade. Por favor, leia um pouco sobre o que está ocorrendo no BNDES em termos de resultados. Vai te fazer bem.

  13. Plagiando o Bezerra…
    Vacinação pouca, no meu braço primeiro.
    Vacinação pouca, no meu braço primeiro.
    O velho Benedito dizia pra tia Inês
    Quem quer tomar logo que se dane com a do chinês.
    Plagiando os Togados: o Quadrilhão é ilegal, mas é legítimo.

  14. Amanhã faz 54 anos que o Brasil fechou um ciclo de bagunça organizada com a intervenção militar.
    Naquela noite de 31 de março de 1964, eu com idade de 13 anos, inocente, um verdadeiro babaca desinformado, atendi ao clamor de um pseudo-líder patriótico comunista que paralisou as aulas na minha escola e me juntei a um grupo de mais de 50 estudantes que sacudiam bandeirinhas do Fidel e Guevara e seguimos em direção do Largo São Francisco para “protestar” contra estudantes que estavam apanhando da polícia. Era um puro exemplar de gado de esquerda, que só sabia da tal surra e mais nada.
    Só que a caminho da “glória”, fomos gentilmente recebidos pela PM, cavalaria e camburões que passavam cada vez perto da gente em alta velocidade e tivemos que recuar na marra para o anonimato.
    Passado uns tempos surgiu o Mobral, o FGTS, o PIS e uma vida bem diferente daquela dos tempos do Janio e do Jango, onde o salário mínimo dobrava de valor a cada dois meses, a indústria era medieval, o PIB descia a ladeira, a expectativa de vida era de 38 anos em SP e 28 anos na BA , o índice de analfabetismo era de 49% e as doenças eram tratadas nos Sanatorinhos, só para os que tivessem a sorte de encontrar vagas.
    Anos mais tarde, a justiça brasileira deu indenizações milionárias e pensões a perder de vista para essa sofisticada organização de “líderes” de esquerda, enquanto eu e a maioria dos meus colegas de escola só restou trabalhar para ganhar o seu pão honestamente.

  15. O Gado da esquerda, alimentado com ração aditivada de mortadela e tubaína sempre foi o mais NEGACIONISTA do Brasil.
    Lista dos Pedidos de Impeachment e dos Fora, no âmbito federal:
    Impeachment para Itamar, Collor, FHC e Bolsonaro.
    Fora Sarney, Fora Collor, Fora FHC e Fora Bolsonaro.

  16. Estão falando que o governo está perdendo o apoio gradativo das Forças Armadas. É irreversível. Elas estão ficando queimadas. Ouvi no rádio na semana passada (antes da troca dos Comandos) que estão rachadas e retirando gradativamente o apoio. Que era previsível. Perdeu o apoio da PF, do Moro, das Forças Armadas. Vai sobrar quem? Uma dúzia de aposentados, de cabeça branca, que ainda vão nessas manifestações de final de semana. Já estão parecendo encontros de Terceira Idade. Não tem gente jovem. As Forças Armadas são o orgulho do País. São pessoas sérias. Pouco provável que embarcassem em questões políticas.

  17. Sera que o Bolsonaro quem matou todas estas pessoas? Quem matou todas estas pessoas foram voces, Ricardo Kertzman, imprensa. Voces estao omitindo a verdade.A imprensa no Brasil hoje se vendeu por migalhas para tentar derrubar o Bolsonaro. Voces querem destruir a nossa nacao, mas nao vao conseguir. Voces serao destruidos e terao que bater palmas para o Bolsonaro. Voces, imprensa, sao um lixo.

  18. Dos 510 milhões de vacinas aplicadas até hoje no mundo, ainda tem gado de esquerda na linha que acredita metade das vacinas inventadas e produzidas até hoje no mundo deveria ter sido aplicada primeiramente no Brasil e depois nos demais 189 países?
    Temos 50 milhões de habitantes, 2,5 milhões de casos e 75,7 mil mortos pelo Covid-19 no Estado de São Paulo.
    Temos 220 milhões de habitantes, 12,8 milhões de casos e 325 mil mortos no Brasil.
    Diante disso, o que fez até agora, o incompetente importador de pandemia carnavalesca, péssimo gestor no combate à pandemia e franco acusador Doria para diferenciar o Estado de São Paulo, o mais rico e escolarizado do país no combate à pandemia, dos demais Estados brasileiros?
    E o que deu nesse governador para anunciar falsamente a vacina binacional do Butantan como uma vacina nacional?
    E com base em que ele pode garantir a eficácia na suspeita vacina chinesa, se nem lá o povo foi vacinado e nem fornece estatísticas de desempenho nos 12 mil vacinados aqui?

  19. Eu quero saber desses “inconsoláveis” políticos, mídias oposicionistas e eleitores do Haddad que diariamente criticam o Bolsonaro, o seguinte:
    O que eles tem a dizer sobre a importação da pandemia no carnaval de 2020 e sobre a eficácia dos resultados na gestão dos governantes estaduais, municipais e ministros da saúde que tomaram um pé na bunda no combate do Covid-19?
    Qual o resultado das críticas diárias feitas ao governo federal eleito para o bem do país?
    Quanto o quadrilhão, imobilizado pela Lava Jato e Bolsonaro e praticamente absolvido pela alta corte deixou de arrecadar com as mutretas em 2019, 2020 e 2021?
    Se por acaso eles querem a volta do tal do Ouro para o Bem do Brasil, ou melhor para os desempregados do quadrilhão?

  20. Acredito que a imprensa não está fazendo seu papel de educar a população.
    Deveriam ensinar que falar com máscara aumenta o risco de contaminar os outros, até mesmo porque umedece o tecido, perdendo a eficácia. Vejo muita gente de máscara conversando, e numa situação dessa, pra mim é o mesmo que não usar.

    Num lado temos um genocida na presidência, e em outro, veículos de comunicação ineficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *