Covid-19 em BH: Kalil pode ser um babaca, mas não é o vilão que andam dizendo

Não é justo explorar politicamente a crise causada pela pandemia, como nunca é justo o populismo do prefeito quando lhe interessa

Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte (Foto: Wesley Rodrigues)

Quem me acompanha sabe que não tenho a menor simpatia por Alexandre Kalil e considero sua gestão frente à prefeitura de Belo Horizonte como pífia. Sua arrogância, grosseria e populismo barato me provocam engulhos. Contudo, a meu ver, sob minhas crenças e conclusões sobre essa maldita Covid-19, considero que ele tem acertado mais que errado.

Seu secretário de saúde, Jackson Machado, é um homem honrado e muito capaz. Já o renomado infectologista Carlos Starling, que vem assessorando a prefeitura no combate ao novo coronavírus, é dos melhores do País. Portanto, ao que parece, o prefeito vem baseando suas decisões nos dados e orientações de quem entende.

Belo Horizonte não está em “lockdown” porcaria nenhuma. Nunca esteve! O Brasil jamais chegou próximo disso. BH está, sim, parcialmente fechada, e de forma mais restrita que a maioria das cidades do País. Agora, creditar esta situação a um sadismo, a um complô político, a uma tirania ou qualquer outro propósito mesquinho e pessoal do prefeito, é ou uma tremenda estupidez ou pura má-fé (seja política ou moral).

A culpa pelo caos econômico não é de Alexandre Kalil. Nem de Jair Bolsonaro ou do STF. A culpa é de um vírus FDP, que não foi inventado e espalhado pela China — outra das imbecilidades que se escuta por aí. Cidades que abriram shoppings e restaurantes assistem a um aumento vertiginoso no número de casos. Ainda assim, os comerciantes amargam receitas 80% inferiores. O medo, a angústia, a raiva, a ansiedade, a frustração que todos estamos sentindo não podem ser transformadas em flechas contra este ou aquele governante.

Kalil e qualquer prefeito, governador, presidente ou primeiro-ministro, em todo o mundo, estão voando às cegas ou quase isso. Não há manual, não há plano, não há certeza de nada. É tremendamente injusto atacar tais autoridades como se fossem inimigas do povo. Se são ou não incompetentes, isso é outra história. Aliás, será a própria história a julgadora dos fatos e atos destes dias.

A prefeitura de Belo Horizonte está errando (e muito!) em muitas coisas: nos maus tratos com o cidadão comum; na falta de apoio aos comerciantes; na péssima comunicação com a população; na incapacidade da ampliação adequada do atendimento hospitalar; e até, talvez, na extensão da restrição das atividades comerciais. Mas a prefeitura é composta por humanos, e humanos erram. E ainda que, repito, não suporte a “figura” de Alexandre Kalil, jamais irei acusá-lo de ser alguém mal intencionado na condução desta crise infernal.

Prefeito, até te acho um belo de um babaca! Mas o senhor não é um tirano ou ditador cruel interessado em destruir a economia de BH. Definitivamente, isso o senhor não é. Quem o acusa disso, aí, sim, merece o rótulo de vilão.

Leia meus outros textos em: IstoÉEstado de Minas e Facebook

15 thoughts to “Covid-19 em BH: Kalil pode ser um babaca, mas não é o vilão que andam dizendo”

  1. É mesmo? Quem está acertando? O Bozo? Quantas mil mortes pela Covid-19 no Brasil? O que esses safado do Bozo tem feito, salvo a propaganda enganosa da cloroquina? Qual a imagem do Brasil no exterior devido a Covid-19? esses canalhas da CDL estão desesperados por causa do lucro, sem ter respeito pelas vidas dos trabalhadores!! #Somostodoskalilprefeito!

  2. Quanta falta de imaginação!Que coisa feia, todo dia mostrar a imagem de enterros para promover o nome de um portal xará na mídia, né?
    Haja velórios hein, Terra.

  3. Publica aí Globolixo!
    Será que além do carnaval, houve também responsabilidade pelo genocídio partidário dos opositores, pelas mortes na pandemia do coronavírus?
    A cidade de Porto Feliz-SP informou que faz tratamento precoce contra o coronavírus com 100% de sucesso. 52.000 habitantes 400 casos e com zero mortes. Os 14 mortos não se trataram com o remédios.
    Com a palavra, Mandetta, Teich, Maia, Doria, Covas e Toffoli e a mídia defunteira.

  4. No governo petista, invasões à vontade, queimadas e destruição de florestas à vontade, destruição das florestas à vontade e ocupação à vontade, tudo em nome de usar as nossas terras para as reformas agrárias.
    No governo petista, nada para hospitais e tudo para estádios e vergonhosos jogos de 7 a 1, quedas de viadutos, quedas de ciclovias, roubalheiras e mortes à vontade.
    No governo atual, mais invasores do PT, Pcb e Pso voltam à ativa, queimadas, ocupações criminosas e a culpa é do presidente.
    No governo atual, opositores fazem carnaval com coronavírus, roubalheira de respiradores, país parado, mas com mortes à vontade, esmola para o povo e governadores e a culpa é do Bolsonaro.
    Só um povo muito ignorante para cair na lábias dos vagabundos desempregados que perderam o acesso aos cofres públicos para não perceber isso.

  5. Enquanto os governadores , prefeitos e globolixo que integram o grupo de genocidas de coronavírus carnavalesco ficam jogando a culpa no presidente, ele foi atrás da vacina de Oxford para matar o coronavírus com vacina.
    No desespero após chamar para si a responsabilidade da cura, com apoio do STF, o genocida do Estado de SP foi buscar mais uma porcaria da china para enganar os paulistas e entregar de bandeja toda a tecnologia conquistada às duras penas pelo glorioso Instituto Butantã.
    Cadeia num home desses é pouco pelo que ele fez. Merecia é tomar um suco de coronavírus da marca Rei Momo para aprender.

  6. Na época do pós enchentes, o babaca do kalil afirmou que o povo mineiro não merecia só sofrer e divulgou amplamente a realização do carnaval.
    Agora, depois que o vírus foi espalhado prá todo lado, este pilantra usa a pandemia para fazer palanque eleitoral.
    Enquanto isto, os petralhas comunas continuam atacando constantemente o Presidente Bolsonaro, pois ainda não conseguiram assimilar a derrota nas urnas !!!

  7. A impressão que tenho é que Kalil se escorou quase que só no isolamento para fazer face à pandemia.
    Sim, o isolamento é fundamental, pois reduz a proximidade entre as pessoas e a velocidade e quantidade de contaminação, dando um prazo maior ao sistema de saúde para se se equipar. Mas como essa medida isoladamente não resolve, e não se pode manter a economia parada por um tempo muito prolongado (por ex., até a vacinação), é preciso que se adote medidas de flexibilização paulatina, obedecendo a critérios técnicos mas menos radicais e mais criativos.

  8. Bolsonaro, acusado de ser genocida pelos opositores buscou todo tipo de tratamento disponível,defendeu a reabertura da economia, foi atrás da vacina de Oxford para o país se tornar um dos primeiros do mundo a recebê-la e agora esfrega sua competência na cara da Globolixo, do Doria, do Mandetta e rede mídia de defunteiros, que há 90 dias usam os caixões como palanque político e fraudavam número de mortos para acessar e roubar verbas dos cofres públicos.
    Logo os verdadeiros genocidas responderão pelas mortes na justiça e nas urnas.
    Vamos aguardar que o partido da Toga do STF decida isso após resolver a cadeira por condenação de segunda instância, prevista para o dia de São Nunca com direito comemorar com lagostas e vinhos do século XV.

  9. Mandetta, o incompetente ministro da saúde que desobedeceu a determinação do Bolsonaro ao não impedir a realização do carnaval assassino e ainda acredita que o povo é bobo, vai se candidatar a presidente.
    O Partido dos Defunteiros cairia bem para ele, Doria, Witzel, Covas, o governante do Ceará e a globolixo que patrocinou a farra da Corobeleza.

  10. Os responsáveis pela antecipação da pandemia no país de mãos dadas com petistas sorrateiramente enfiados na mais alta corte sobem nos caixões para jogar a culpa no Bolsonaro.
    Enquanto isso, a maioria da mídia defunteira se destaca por fotografar diariamente os túmulos, num ato desrespeitoso e, por que não, de violência criminosa contra os mortos nos cemitérios, usando as imagens com a clara intenção de espetacularizar fatos para obter vantagens econômicas.
    Vamos respeitar os mortos, seus vagabundos!

  11. Tenho minhas ressalvas quanto ao Kalil, desde que presidia meu time. Mas admito que ele (seus secretários) tem feito um papel importante neste momento. Creio que sem o “autoritarismo” dele nossa BH poderia estar bem pior com relação à saúde das pessoas. Na economia, pensamos depois. Economia se recupera. O que nunca vi foi alguém retornar do mundo dos mortos.

  12. Baby, Baby, Baby !!

    Cadê aquele bobalhão que todo dia vinha no seu blog comentar que o novo ministro da Saúde deveria ser o imaculado José Serra ??? Tem Bolsominion e coxinha otário que gosta de fazer papel de babaca mesmo né !!

  13. Para lavar a alma imunda do companheiro Lula e dos seus pupilos do quadrilhão e petrolão, certos membros da Sofisticada Turma de Farsantes togados desviaram a atenção para assuntos da Saúde, enquanto enfiaram o julgamento da condenação em segunda instância nas profundezas do traseiro do povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *