Kalil em seu labirinto: o prefeito não abre, não fecha e BH não sai do lugar

Teimosia e truculência são traços conhecidos do prefeito, que também resolveu posar de absolutista do saber

Foto: Eugênio Sávio

Como sempre digo, essa maldita pandemia de coronavírus não veio com manual de instrução. Por isso, sou daqueles que não criticam as decisões dos governos e governantes. Respeito a condição de quem está no lugar errado, na hora errada e que, faça o que fizer, estará certo e errado ao mesmo tempo. No lugar desses caras, eu pediria meu boné. Renunciaria por mera incapacidade de decisão.

Contudo, duas coisas são essenciais: transparência e critério. A prefeitura de Belo Horizonte vem sendo transparente, dentro das condições que possui, para coletar e disponibilizar informações e dados, mas é certo que a área de saúde do município está longe de ser a maravilha decantada, em verso e prosa, pelo prefeito falastrão. Daí tantos desencontros de informações.

Com relação a critério, bem, aí a coisa muda muito de figura. Alexandre Kalil e seu time vêm mostrando ser como birutas de aeroporto: ora lá, ora cá. Uma semana abre, outra, fecha. Uma semana elogia o povo, outra, critica. Abre shopping popular, mas mantém fechados os outros. Critica aglomerações, mas diz que lotação em ônibus é normal. Cita a ocupação de UTI’s para não reabrir a cidade, mas fechou quando o número era baixo.

Para piorar, o prefeito age como sempre agiu: cerca-se de pessoas com as quais concorda e/ou concordam com ele. Qualquer voz divergente é afastada. Assim, deixa de ouvir a ciência para ouvir apenas alguma ciência. Deixa de acolher sugestões técnicas para acolher apenas algumas sugestões técnicas. Enquanto trata comerciantes e políticos opositores como inimigos, isola-se numa ilha da fantasia; a sua.

A prefeitura de BH e seu prefeito precisam ouvir todas as vozes e ponderar todos os cenários. Do contrário, ao invés de dividirem os custos gigantescos da Covid-19 com a sociedade civil organizada, terão de arcar sozinhos com suas escolhas, sejam elas corretas ou não. Kalil deveria parar de se comportar como o único dono da verdade, mas aí não seria… o Kalil.

Leia meus outros textos em: IstoÉEstado de Minas e Facebook

16 thoughts to “Kalil em seu labirinto: o prefeito não abre, não fecha e BH não sai do lugar”

  1. Falastrão, boquirroto, Kalil se assemelha muito ao típico político de república de bananas.
    Não aparenta ser corrupto, mas fala mais do que de concreto realiza; e, com isso, consegue impressionar os mais incautos.
    Uma das principais razões do atraso do país é o baixíssimo nível (de cultura e de caráter) de nossos políticos. Um país de Sarney, Collor, Lula, Dilma, Bolsonaro, Maia, Alcolumbre, Haddad, Boulos, Freixo, Renan Calheiros, Ciro Gomes etc está fadado a patinar eternamente na lama do atraso e da corrupção.

  2. Olá Inundado, enquanto isso Joaquim Barbosa espera, no Irajá, a chegada do marreco de Maringá. Lá permanecerão por tempo esquecido os justiceiros voluntariosos.

  3. Veja Inundado, Flávio Bolsonaro adquiriu 37 imóveis; Jair Bolsonaro e sua ex mulher adquiriram 14 imóveis. Nenhum questionamento. Lula não adquiriu nenhum imóvel, visitou por minutos, um de mau gosto, foi preso. E tem gente que não entende esses fatos, enquanto outros se aproveitam desses fatos. Vai ouvindo.

    1. Adquirir = comprar…. não adquirir = roubar. Cidrac, tem gente que “entende os fatos” e tem aqueles que não enxergam um palmo à frente do narizinho ideológico e rancoroso.

    2. Para muitos seguidores, o carniça continua sendo a alma mais honesta deste País.
      Foi solto porque o pt continua manipulando seus afilhados no stf.
      “Ainda bem que a natureza criou este monstro chamado coronavírus”.
      Desta família, o único honesto é o lulinha fenômeno.
      Enquanto isto, a família do Celso Daniel e das 07 (sete) testemunhas assassinadas, continuam aguardando que justiça seja feita.
      Nas próximas eleições, o carniça deverá ser candidato a chefe do refeitório da papuda !!!

      1. Todas empresas que aceitaram negociar com o carniça e seu bando de “sindicalistas”, ou quebraram ou foram embora do ABC para outras regiões ou países.
        Teve uma de empresa da Grande SP que foi “convidada, sob pena de” a doar PCs e impressoras para a companheirada e ajudar na reeleição do carniça, que depois foi “ocupada” pelo bando com pencas de terceirizados, não pagou tributos nem direitos dos trabalhadores e lotou o judiciário com processos.
        O que fez a multinacional hospedeira que caiu na lábia e se aliou ao carniça?
        Com mais de 300 mil empregados no mundo, praticamente está inativa no país.

    3. Você é o cego que não quer ver, luladrão se enriqueceu e a todos de sua família, conseguiu uma pensão milionária de uma mulher que nunca trabalhou. É um homem milionário e ainda tem gente que defende este ladrão vagabundo. Aff

  4. Baby, Baby, Baby,
    Mas parece que você está falando de outro político : um tal de Zema !!! Esse sim, foi seguir a cabeça do Capitão Cloroquina e está mais perdido que cego em tiroteio.

  5. Kalil tem um álibi muito forte: BH é a capital com menos mortes na região sudeste, superando até Vitória/ES que tem 25% da população da capital mineira. Empresas vão quebrar, pessoas vão passar sérias dificuldades financeiras mas o que mais importa é a vida. Colocar o comércio para funcionar atendendo o cliente na calçada, sem lhe permitir o acesso ao interior da loja seria um paliativo para os empresários (mas isso não funciona quando o assunto é shopping center). Tudo é muito no ar, cada um tem uma ideia ou opinião sobre o assunto e a verdade é que é muito difícil para quem toma decisões. Apesar de cabeçadas e trombadas, nota 7 para o prefeito no enfrentamento á pandemia.

  6. Não peso mais o meu saco depois de ler notícias diárias sensacionalistas e ver as imagens da mídia obituária e da TV Bonner Pandemia, pois está perigoso ele quebrar a balança.
    Se fosse hoje, com essa concorrência toda, os programas de TV e Rádio, como o Homem do sapato branco já teriam falido.
    A mídia lixo faria melhor em focar nas informações úteis e não nas escandalosas com foco ideológico. Isso a fará perder credibilidade e qualidade, no médio e longo prazo.

  7. Inundado, o PGR, Augusto Aras, disse hoje “é hora de corrigir os rumos para que o lavajatismo não perdure”. O procurador asseverou que o enfrentamento à corrupção deve continuar, “mas num universo nos limites da Constituição e das leis”.
    Em outras palavra: todos os abusos contra os governos populares foram perpetrados, diz o insuspeito chefe do Ministério Público. Isso em reforço ao sabido e consabido pelos cidadão antes, durante e depois do Intercept Brasil.

  8. Olá Distinto, os médicos cubanos atuam mundo afora combatendo a doença que grassa por ai. Exemplo raro e muito digno de um povo que valoriza a vida e outras coisas boas. Na Venezuela o presidente é o Maduro e certos oferecidos a gente num sabe o que faz. Vai ouvindo.

  9. kaliu fala muito e nao faz nada um babaca fanfarao q esta afundando bh , nao fez nada q falou q ia fazer a unica coisa q esse merda faz e mandar fechar e pronto , um fanfarao , safado tava era abrindo covas esse merda

  10. O Maia no congresso é tão passivo com o STF que gera desconfiança ao mais ignorante brasileiro.
    O STF enfornou o julgamento de segunda instância e garante a impunidade dos suspeitos e condenados, só mantendo os rabos presos para “averiguações”.
    O Maia parece tão à vontade em ficar com o rabo encarcerado com a impunidade que todo dia ajuda o STF a desviar a atenção, adicionando críticas ao Bolsonaro e seus ministros.
    Vão trabalhar, vagabundos!!!!!

  11. Você voltou. Achei de tinha ido para nunca mais voltar. Mas é isso, existe lugar para todos, incompetentes, medíocres e competentes. Mas eu sei porque você voltou tão rápido. Ficou preocupadíssimo com a pesquisa que deu Kalil no primeiro turno. Mas não se preocupou até hoje com o nível de aprovação daquela figura patética instalada em Brasília. É compreensível e antiquíssima sua tendenciosidade doentia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *