A Lava Jato não criminaliza a política; os corruptos sim. A história nos prova

Um breve relato das nossas recentes páginas criminais na política, provando que não é a Lei que está errada, mas, sim, os infratores

Faces da mesmíssima moeda (Foto: Google Images/Sem autor)

Desde a nossa redemocratização, o Brasil elegeu diretamente cinco presidentes: Fernando Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma e Bolsonaro. Destes, dois acabaram impichados e um preso. Dois vices assumiram: Itamar Franco e Michel Temer. Destes, um acaba de ir em cana.

Contando com Tancredo Neves, eleito indiretamente, mas morto antes de assumir, e seu vice José Sarney, o País passou pelas mãos de  nove presidentes em menos de trinta e cinco anos,  uma média de um chefe de estado a cada quase quatro anos.

Sobre Tancredo, só pesa seu descendente mais famoso, Aécio. Sobre Sarney, bem… Sarney é um caso à parte. Talvez, depois de Lula, seja este o mais nefasto de todos. Já, Collor, dizer o quê? O impeachment, hoje, parece castigo de Jardim de Infância perto de tudo o que conhecemos a seu respeito.

Itamar viveu e morreu sem máculas; criminais, ao menos. FHC idem, até que se prove o contrário. Lula é prova-viva da maior quadrilha de assalto que se tem notícia no Ocidente Democrático. Dilma simplesmente é sua cria, cúmplice, aliada, sócia e Deus sabe lá mais o quê.  E Temer acaba de ser preso. 

Noves fora nada, apenas quatro dos presidentes não estão inscritos nos anais criminais. Mas um sequer assumiu (Tancredo), outro mal começou (Bolsonaro) e outro é o líder do partido de Aécio Neves, Paulo Preto (preso), Marconi Perillo (em liberdade), Beto Richa (preso) e Eduardo Azeredo (preso), dentre outros. Ou seja, nada muito animador, não é verdade?

Dentro deste quadro absolutamente desolador, encontra-se coisa ainda pior: Nos últimos três anos, o estado do Rio de Janeiro assistiu a cinco ex-governadores serem presos. E não nos esqueçamos: Eduardo Cunha, o ex-presidente do Congresso, encontra-se na tranca; Fernando Pimentel, ex-governador de Minas Gerais, responde a processos criminais, assim como o seu antecessor Aécio Neves.

Acabou? Não, Infelizmente. Dois ex-governadores do  Distrito Federal também foram presos recentemente: José Roberto Arruda e o petista (claro!) Agnelo Queiroz. Senadores… De cabeça posso citar: Luiz Estevão, Delcidio do Amaral, Demóstenes Torres, Acir Gurgacz. Deputados às pencas! Na legislatura anterior, 2/3 do Congresso Nacional respondia a processos.

Eu poderia citar, também, personagens históricos, no mau sentido, é claro:  Paulo Maluf, Newton Cardoso, Romero Jucá, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias, Edison Lobão, Roseana Sarney… ufa! São tantas, as criaturas das trevas, que fica impossível listar uma a uma. E não quero tomar mais o tempo e a paciência de vocês.

Eis um breve relato do nosso período pós-regime militar. Não se pode dizer que a Democracia deu certo no Brasil. O que não vale dizer que não devamos lutar por ela ou que o retorno a um regime de exceção seja um caminho melhor. Mas reconhecer o fracasso é o primeiro passo.

Encerro com a seguinte reflexão. Ou melhor, a seguinte dica: não caiam na conversa fiada de que a Lava Jato criminalizou a política (com prisões abusivas, etc). A história, tão resumida acima — se ampliado e detalhado, o quadro seguramente é muito pior — , prova justamente o contrário, ou seja, os corruptos que a criminalizaram.

A Operação Lava Jato, ainda que com falhas e excessos,  apenas expõe,  de forma nua e crua, as entranhas da política nacional, carcomidas como tecidos cancerosos, pela insistência de uma casta imunda, aboletada nas altas esferas dos Três Poderes, em todas as esferas (municipal, estadual e federal), em transgredir as leis e assaltar os cofres do País, leia-se o bolso de mais de 200 milhões de brasileiros, em sua maioria pobre ou miserável, à espera de um pingo — por menor que seja — de uma tal justiça, algo que ouviram falar e que, finalmente, começam a acreditar que existe.

Leia mais.

38 thoughts to “A Lava Jato não criminaliza a política; os corruptos sim. A história nos prova”

  1. Olá Inundado, o pia de prédio quando foi nomeado ministro disse que tinha carta branca. Mas não pode nomear Ilona Izabó nem para cargo de figuração; na visita ao homi do cabelo cor de abóbora fez biquinho quando percebeu que estava escanteado e ficou amuado; foi mandar recado para Rodrigo Maia que respondeu: ha projeto sugerido com o mesmo conteúdo do seu, portanto, pára com o copia e cola e, você tem chefe, manda ele vir falar comigo. Toínnnnn. Três catiripapos desses para quem disse que não gosta de bolas nas costas foi o que faltou para mandar fazer mais prisões espetaculosas. Rapapés que NADA acrescentam ao combate as mazelas nacional! Matérias para os Datenas, jequices, macaquices, o besteirol de sempre. Cortina de fumaça sob a lona de um mastro só.
    Enquanto isso cai o pouco de aprovação que existia ao governo do Bolso Nabo, pois, nunca se viu em tão breve tempo tal esvaziamento. Também pudera, os quatro são mais vazios que um autêntico pastel de vento. Sorte, Saúde e Sabedoria.

    1. Esse nome cidrac parece aqueles espirros que damos em sequência… cidrac, cidrac, cidrac… ou então também pode ser nome de cachorro.
      – Passa cidrac, vem pra dentro, passa cachorro, entra logo, senão o carro te pega!
      É muito mi mi mi de um homem velho como esse. Parece aquela lavadeira tagarela que perdeu o sabão ou aquelas fofoqueiras que ficam em cima do muro observando a vida dos outros.
      Oh sujeito que tem nome de espirro (ou cachorro), você tá parecendo mulherzinha, vira homi sujeito, já és um ancião para fazer tanto papel de bobo!

    2. Cidra, sua velha Raposa! Esta prisão do Temer, ao meu ver, foi feita na hora errada. Assim como na época em que divulgaram a tal reunião fatídica no Jaburu, esta agora prejudica em muito o andamento da principal reforma do país. Talvez Vsra, como advogado trabalhista, esteja nadando de braçada e ganhando muito dinheiro em ações mirabolantes contra os Rapinosos e extrativistas empregadores do Diabo; mas nós, meros mortais sem toga, sofremos com uma economia agonizante, desemprego e incerteza. O governo é trapalhão.. mas quem o criou foi o próprio preso de 9 dedos… Não nos deixou alternativa. Torcer agora pelo melhor.Precisamos que a roda volte a girar. Corrupto por corrupto, prefiro o pequeno Flavio Imbecil Bolsonaro aos ministros de Lula e dilma. E ao seu vice, Temer, vai jantar em casa hoje. Viva o Habeas Corpus!
      Um abs

      1. Olá Guimarães, assim não, esforçado empresário. Vamos ao menos tentar manter o sentido natural e próprio das coisas. O responsável pela eleição de um tipo tão desclassificado como o Bolso Nabo é o eleitor. Claro que houve a manipulação e mistificação, mas o leitor estava com os dedos soltos para teclar. Não é admissível dizer qualquer coisa sobre qualquer coisa, a menos que seja instalado e confirmado o caos. Eu, por exemplo, votei no candidato que obteve 47 milhões de votos e PT geral nos outros cargos.
        Não tenho preferência entre corruptos e, procuro distinguir as sórdidas manobras do poder judiciário e MP. Vamos joeirando para apurar o frumento puro!

    3. Cidrac,
      Já estou começando a ficar cansado das suas bobagens. São repetitivas demais, você não sai da mesmice, sempre o mesmo comentário para qualquer assunto que o Ricardo escreve. Você nem presta atenção ao texto que ele escreveu, já vai logo repetindo a mesma ladainha cansativa.
      Criticar o Sergio Moro e endeusar o Lula já define bem o tipo de pessoa que você é.
      Vou contestar apenas o que você disse no final aí sobre a aprovação do governo:
      ALGUÉM AINDA ACREDITA EM PESQUISAS DE OPINIÃO DESTES “INSTITUTOS” Datafolha, Ibope, etc..?

      TODOS ELES DISSERAM QUE JAIR BOLSONARO PERDERIA E QUE HADDAD GANHARIA.

      Dificilmente alguém com cérebro minimamente funcionando voltará a acreditar em pesquisas.
      Estes institutos se renderam aos encantos $$$ da esquerda e agora não tem mais credibilidade.

      1. Essa corja da esquerda são PSICOPATAS, roubam TUDO que encontram pela frente e se acham os donos do Brasil, NÃO raciocinam, NÃO tem cérebro, pensam que todos são TROUXAS como eles.

  2. Para a alegria do brasileiro e para o bem do Brasil,esse larápio, dessa babaca de múmia está preso.Se esse cara não tem fuça de bandido,ninguém nesse mundo vai ter.Agora, quando vai ser a vez da Dilma?

  3. Muito bom, é isso aí. Esse é o resumo do Brasilzão. Só não vamos esquecer de quem é a culpa. Quem da poder para esses bandidos.
    Só não estou certo quanto ao final… a justiça existe mesmo? Vamos ver.. vamos esperar mais um pouco.

  4. Olá Ricardo muito bom texto ,mas é realmente um pesadelo de lembranças ufa!!!!
    Como você mesmo mostra, são muitos corruptos. A minha preocupação é que devemos ver o passado e punir aqueles que fizeram todas essas atrocidades, mas sem deixar de verificar constantemente o presente governo ,pois as vezes como no passado “O caçador de marajas” ou agora “O mito” podem facilmente se tornar um pesadelo no futuro!!!!

  5. O glorioso, caríssimo e insuspeito STF foi fechado por falta de clima? Já pensou se a moda pega? Isso está previsto na lei?
    Pois é. Essa história de adiar audiência de julgamento inverter o sentido da lei para politizar a corrupção, a roubalheira e a criminalização juízes dos tribunais de instâncias inferiores deu com os burros na água.

  6. Sugiro aos meus colegas que ignorem o Cidrac. Eu não leio os textos dele. Sei que o Ricardo tem o dever moral de publicar. Mas cabe a nós ignorá-lo. Não leiam, não respondam, esqueçamos dele. Quem sabe ele vai embora?

    1. Marco, aprovo todos sem olhar. Era chato demais!! Parecia menino de escola cuspindo no chão e desafiando “pisa aqui”. Pelo que vejo das tretas com vocês, continua o mesmo. Mas tem o lado bom (para o blog, pois para mim dá na mesma): ajuda a manter a discussão. Uma espécie
      de bobo da corte divertindo a plateia

    2. ok Marco. Infelizmente, vc está certo. MAs eu me divirto com a resenha. Eu o entendo em partes.. Tenho amigos extremistas bolsonaristas e já convivi muito com petistas… Eles se posicionam tanto, que depois fica difícil admitir q a aposta deles nao deu certo. Nao acho nada errado em apoiar com veemência algum candidato, mas acho de uma burrice extrema nao saber dizer q o mesmo o decepcionou . Entretanto, Parei de brincar com o Cidra. ABs!

  7. Pois é. De toca em toca, a desratização verde amarela feita pelo novo governo segue firme.
    Enquanto isso, a rataiada desesperada com esse “górpi nuclear” que prendeu o antigo comparsa e agora chamado de traidor esperneia, exigindo provas e mais provas em defesa dele.
    Só falta a Gleisi ir para a Paulista protestar contra a Justiça e as ingratas leis brasileiras.

  8. O próximo, por favor.
    Um ex presidente diria: estamos vivendo um momento mágico com o maior combate à roubalheira e corrupção da história deste pais.
    Operação Lava Fiscais e Câmaras Julgadoras, seja bem vinda.
    Que negócio é esse de ficarem milionários fazendo achaques e ameaças a empresários e liberar alvarás para roubar os brasileiros “negociando” redução de multas indevidas a empresários e contribuintes, hein?
    Moro, dá um jeito nessa safadeza também e manda prender uma baciada por dia, vai?

  9. Se a Polícia Federal tivesse esta liberdade, e autonomia para trabalhar décadas atrás, estas múmias predatórias, coronéis levianos, já estariam presos há tempos. Lagartixa, não viraria Jacaré.

    O PT fez as suas cagadas, e têm que pagar por estas. Mas antes , a Polícia Federal era engessada, não podia trabalhar, hoje, constatamos o potencial desta instituição.

    Quem mais bandidos, sejam engaiolados!!!!

    1. kkkkkk.. faltou vc cuspir Júnior, como é do feitio dos petistas: Jean Willys e José de Abreu…
      Não vai ficar pra trás né?
      sugestão para escrever o cuspe:
      sssssssssptchuuu…. ( cuspe )

  10. Ricardo para quem não quer ouvir não adianta responder respeito é a base de tudo pode a pessoa ser ou não a favor do seu texto, o problema hoje é simples RESPEITO….. Direita , Esquerda ou Centro no final somos todos brasileiros tempos difíceis!!!!!

  11. Ricardo, boa tarde.
    Excelente questionamento, reflexão, texto etc…

    O problema é muito grande, mas sendo muito resumido, gostaria de dizer que precisamos urgentemente de bons exemplos de todas as áreas.

    O que se vê hoje no país é a corrupção no DNA do brasileiro. Ninguém quer fazer as coisas certas e o pior: não são cobrados como deveriam para fazer o certo, o honesto. A maioria esmagadora não cobra dos seus candidatos. Aliás, nem se lembram em que votou para deputado estadual, federal etc.

    Sinceramente, o pior do brasileiro, é o brasileiro.

    Resultado da péssima educação que é oferecida à população. E pioramos exponencialmente nos últimos 16 anos.

  12. E aí, espero que você responda meu comentário… Você fala do Bolsonaro como se ele não fosse criminoso mas… E a funcionária fantasma, e os 200 mil da JBS? Você concorda com esses atos? E a reforma da previdência, que é aínda pior para os pobres que a do Temer? E é sério que você apoiava o Temer? :O

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *