Prepare o lencinho, pois as lágrimas vão rolar. Assista ao vídeo e me conte depois

De tempos em tempos, a internet nos brinda com verdadeiras injeções de ânimo. Ótimo! Estamos precisando mesmo

Imagem: captura / You Tube

O vídeo abaixo é de 2017 e refere-se à despedida do Professor Luiz Antonio Jarcovis, da Escola Estadual Almirante Custódio José de Mello, na Vila Granada, Zona Leste de São Paulo. Ao deixar a sala de aula, em seu último dia de trabalho, o Mestre (com M maiúsculo!) foi homenageado pelos alunos. Assista e retorne à leitura.

Como não se emocionar, não é verdade? Como não dar um suspiro e puxar, bem lá do fundo do coração, um mísero sopro de esperança no futuro do país? Como não olhar para essas crianças e ter a certeza de que de lá resultarão bons homens e mulheres, pais e mães, avôs e avós?

Tenho 51 anos e sou de um tempo em que escolas e professores eram templos e profissionais sagrados. Muitos dos meus leitores foram meus colegas de Santo Antônio, em BH. Não sei quanto a vocês, ex-CSA, mas me lembrei demais dos Freis Jaime e Salvador e do inesquecível Mauro Vilela, o gigantesco Fichinha.

Professores são como “segundos pais”. Olhamos aqueles caras (professores e professoras) com atenção, respeito, carinho e mesmo (alguns) paixão. Marcam profundamente nossa personalidade e servem como exemplos. Tanto que passamos a vida, por mais idade que tenhamos, lembrando do rosto, da voz e das palavras deles.

Neste momento tão triste e conturbado do país, onde nossa sociedade dividiu-se em três terços incomunicáveis, o vídeo abaixo vem nos lembrar que somente a educação — sobretudo a infantil e fundamental — maciça e de qualidade, poderá alterar positivamente os rumos do nosso Brasil.

Professores e professoras, como o Seu Luiz Antonio, temos aos montes. É pena que não exista, na mesma proporção e altura, políticos e governantes. Diferente fosse, e não estaríamos na situação de calamidade social em que nos encontramos.

Rogo para que a dignidade, dedicação e entrega ao próximo, tão típicas destes grandes mestres, um dia contamine nossos representantes dos Três Poderes.

Parabéns, Professor Luiz Antonio! Parabéns, molecada da EE Almirante Custódio. Vocês salvaram o meu dia. Muito obrigado.

Leia mais.

6 thoughts to “Prepare o lencinho, pois as lágrimas vão rolar. Assista ao vídeo e me conte depois”

  1. Caro blogueiro, sei do que está falando, sou desta época, porém de escolas diferentes. Lembro-me do silêncio na sala durante uma explicação, o pedido de desculpas por interromper a aula e pedir somente licença para ir ao banheiro. A carteira de 2 lugares onde compartilhavamos as dúvidas, as curiosidades e o respeito às diferenças, quaisquer que fossem elas.
    Professor era Sagrado. Seus pais irem conversar com um professor era sinônimo de orgulho, era o Mestre quem vos falaria, ainda que fosse para repreende-lo ou elogia-lo.
    Tempos bons, bons frutos, boas colheitas.
    Que Deus ilumine a todos nós e ao Brasil para que possamos ter cidadãos melhores e comprometidos com os valores e princípios básicos capazes de retomar o respeito por esses MESTRES do saber.

  2. Ricardo , sou Loka , a filha do Fichinha !
    Muito obrigada por essa pérola ( agradecerei depois ao Kafunga por ter sido fiel a seu pedido de me encaminhar o email ) Encaminharei tambem a meus irmaos : Teresa, Ether e Jose Mauro ! Estamos vivendo mesmo tempo dificeis , em que os exemplos de amor, honestidade e respeito, de dedicacão e paixao pelo trabalho, precisam ser resgatadas lá atrás. Ouvir citações a respeito do meu pai, e do jeito que ele tinha de lecionar , só me reforçam a certeza de que “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”!!! Vc deve ter ouvido isso da boca dele ( mesmo se a frase naõ lhe pertence), não? Tenho certeza de que temos de ser como abelhas e espalhar o pólen desse amor que tivemos a honra de experienciar nessa nossa passagem aqui por essa vida! Te agradeço , de coração, a lembrança e o apreço que guarda pelo nosso Mauro Villela! Um abraço tambem a Sofia ( suadades). Com carinho, Loka

    1. Eba! Que bom que chegou até você. O carinho por ele é enorme dentre todos da minha geração. Quer saber? Essa é a verdadeira imortalidade.

      Abração e por favor dê um beijo na D. Gracinha e D. Lourdinha por mim!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *