Não são os eleitores que estão matando a democracia. Ela mesma se matou; entenda

Não se trata de isentar o eleitor, como indivíduo e agente político, de suas responsabilidades cívicas, mas culpá-lo não é justo

FOTO: NELSON ANTOINE/AP

Mais uma vez o eleitorado brasileiro se divide em três terços. Dois extremos e um centro. A novidade da vez é que o chamado Centro Democrático está perdendo de goleada. Vale dizer, a democracia pura está perdendo.

Não são poucos os analistas que culpam os eleitores do PT e de Bolsonaro, sobrando até para os centristas. Na visão destes, o brasileiro nutre pouco apreço pela democracia, preferindo sempre líderes autoritários.

Estou longe de discordar da tese acima, mas acho muito importante uma reflexão prévia: afinal, os eleitores estão matando a democracia ou foi a (nossa) democracia que cometeu suicídio? Um modelo autofágico dá nisso, ué.

Como culpar os eleitores por um sistema político em que não há renovação? Ao contrário, os mesmos caciques que aprovam as regras eleitorais dividem o dinheiro e os votos proporcionais e majoritários pelo país.

Como culpar os eleitores pelas mentiras, fraudes e estelionatos eleitorais? Pelo apadrinhamento político na distribuição de cargos e pela ocupação partidária no aparelhamento do Estado e suas instituições? Arrecadar é só o que importa.

Como culpar os eleitores pelas mortes nas estradas e nos hospitais? Nas ruas e nas favelas? Nas palafitas inundadas por esgoto? Ou mesmo num simples passeio por um parque ou praia carioca num domingo qualquer?

Como culpar os eleitores pelo Mensalão, Petrolão, dólar na cueca, malas de dinheiro, apartamento do Geddel, garagem do Temer, Instituto Lula, Tríplex e Atibaia? Ou pela compra de uma sucata em Pasadena, nos EUA, por US$ 1 bilhão?

Quem está matando a democracia são aqueles que vivem dela em detrimento de um mínimo de bem-estar social. São políticos, governantes, desembargadores e ministros, procuradores e promotores. Burocratas sem limites.

É Sarney, Renan Calheiros, Aécio neves, Dilma e Jucá. É José Dirceu, Palocci, Delcídio, Delúbio, Vaccari e Eduardo Cunha. É o PT, PMDB, PP, PSDB e outras porcarias do gênero e da espécie. É Lula, Lula, Lula, Lula e mais Lula, o assassino-mor.

A democracia brasileira está matando os cidadãos. O troco vem sob a forma de reiteradas más escolhas, ainda que novas escolhas, num círculo vicioso — como disse acima — autofágico. Todos morrerão.

Se chegamos até aqui, uma coisa estou certo: a culpa não é de qualquer um. É de todos! Mas principalmente destes trastes que comandam o país há pelo menos 30 anos. Hora de mudar, pessoal!!

Nem que seja para um que ainda não nos fez raiva.

Leia mais.

25 thoughts to “Não são os eleitores que estão matando a democracia. Ela mesma se matou; entenda”

  1. Blogueiro, tem muita gente prá você incluir na sua listinha aí de cima: Marconi Perillo (você viu hoje, ele só não teve a prisão decretada, por ser candidato às vésperas da eleição…), Picolé de Chuchu, Bolinha de Papel, Beto Richa, etc., etc.. Pena que essa tucanada só está sendo investigada e denunciada agora, muito tardiamente, por deslizes, aliás, que já vêm de 20 anos atrás, ou mais, vários, inclusive, prescritos. Que você não gosta do PT é fato inconteste, mas, cara, não faça vista grossa quanto aos seus “ídolos” que estão mais sujos que pau de galinheiro, consoante a mesma mídia que os apoiou… Agora, convenhamos: o alvo principal seus, que é o Lulinha, vai passar para o Brasil e para o mundo uma CERTIDÃO a ser obtida com a vitória do seu indicado para presidir o país, de que não passa de um preso político mais perseguido na história da república.

      1. Marcos, este blogueiro é seletivo nas indignações dele. Um fanfarrão que ganhou espaço no grupo Estaminas. É lógico que ele não escreveria diferente, né? É claro que diante de questionamentos como o seu, ele se cala porque é gente que pensa como ele que sempre dirigiu o Brasil. É gente como ele que criou as favelas, a exclusão social, a violência, o atraso, e todo o pacote da merda que temos aí. Fica fácil pra ele terceirizar a culpa para um partido de oposição ideológica. Escapismo barato.
        Ele consegue defender aqui Eduardo Azevedo, que for PÉSSIMO governador, bandido, corrupto DENUNCIADO, CONDENADO. Vou repetir CON-DE-NA-DO pela justiça.
        E por mais inacreditável que pareça, o indignado de meia-tigela estava aqui semana passada elogiando a figura tucana.
        Repetindo: a indignação dele é seletiva: demoniza o mesmo crime de um lado e indulgencia outro com o mesmo crime. E o pior: este cara escreve na coluna de um jornal.
        Diria o salmista ao blogueiro: ‘Diga-me com quem tu andas e direi quem és’.

  2. No texto você pergunta “Como culpar os eleitores por um sistema político em que não há renovação? ” Eu acredito que esta falta de renovação é sim, culpa nossa, os eleitores. Porque se políticos corruptos abundam no Congresso, fomos nós que os pusemos lá, com o nosso voto. Então, prezado Ricardo, neste ponto a culpa é sim, dos eleitores.

  3. Bem elaborado, mas continua sendo discussão de consequências, não de causas. Não podemos culpar o povo… então culpamos quem? Os políticos ? Os partidos? Temos que “culpar” alguém? Ainda acho que o problema do brasileiro é não aceitar e nem admitir falar a verdade. Lembro de um artista americano ou algo assim que veio ao Rio por alguma razão e depois declarou que o trânsito do Rio era uma merda.. pra que.. “go home sonofabitch”.. gringo fdp… sei lá, acho que tá na hora de alguém dizer claramente para o cidadão brasileiro, “ ei, a culpa é sua!!!” Você aprendeu a usar o Facebook sem ninguém te ensinar, então se vira, busque informações e faça melhores escolhas fdp….

  4. Nossa política e uma falácia! Onde milhões foi madando para fora do País e milhões de pessoas passando fome., A linha da pobreza aumentou, hoje com o voto de cabresto, com máquina estatal inchada e bolsas…….

  5. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É saber falar de si mesmo. É não ter medo dos próprios sentimentos.
    .
    “Criança, ama com fé e orgulho a terra em que nasceste”.
    (Olavo Bilac).
    .
    MUDA BRASIL..
    ELE SIM. JAIR BOLSONARO. 17.

  6. Como sempre reduto eleitoral do PT é o voto oriundo dos rincões mais atrasados do País.
    E essa é em resumo a história do Brasil bananeiro: os rincões mais atrasados votam no que de pior temos, os renans, collors, sarneys, lulas, dilmas, barbalhos, J.wagners, anões do orçamento da vida.
    Haddad é o retrocesso do retrocesso, sua eleição seria a volta do Quadrilhão que, além de afundar o Brasil na maior recessão de sua história, promoveu a maior rapinagem de dinheiro público da história do mundo.
    A sorte é que, desta vez, o Brasil menos atrasado deve prevalecer sobre os redutos primitivos do País, evitando um desastre de proporções venezuelanas

  7. Como gastar 2 bilhões para ensinar analfabetismo político em horário eleitoral.
    Basta um ato, afirmação ou fato falho de opositores para o povo ser enganado com a mídia criativa dos esquerdistas e seus slogans populistas.
    E basta uma resposta da mídia criativa dos esquerdistas para o povo ser enganado pelos membros do quadrilhão, que transformam mensalão e petrolão em simples alopro, desvio para comunistas tratados em merreca, lava jato em golpe e a justiça brasileira ser esculachada de cabo a rabo.

  8. A nova geração de ratos que substituiu a que pisava e sujava a bandeira nacional no vídeo do programa eleitoral de 2002 segue firme em busca do tetra campeonato mundial de roubalheira.

  9. Mensaleiro é prazo de pagar salário mensal ao trabalhador.
    Petrolão é programa do pré-sal.
    Lava Jato é serviço de técnico de higienização automotiva.
    Merreca é caixinha de 20 mil reais.
    Dólar na cueca é prevenção contra assalto.
    Aloprar é maluco roubar sem ter noção do que faz.

  10. ELE SIM
    Frase de machista light
    “Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa a um parceiro porque gosta dele e quer viver junto com ele”, Lula, em janeiro de 2010, durante inauguração da refinaria da Petrobras em Bacabeira (MA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.