A eterna e costumeira justiça injusta

No país da intervenção estatal, a Justiça que não atende à população no que deve, sempre dá um jeito de se meter onde não deve

Eles usufruem e todos pagam. É a justiça aos olhos de um magistrado

Um juiz de São Paulo suspendeu, liminarmente, a cobrança de bagagem despachada que entraria em vigor amanhã. É o que nos informa o Portal UAI. Agora, as companhias aéreas não poderão cobrar pelo serviço, tampouco não cobrar também. Mais uma vez a Justiça se mete onde não deve, um juiz resolve posar de legislador e os usuários se lascam. Ou alguém imagina que a bagagem não faz parte dos custos das passagens?

Viajo semanalmente a trabalho. Assim como a maioria dos passageiros, considero os serviços péssimos, desde os aeroportos às companhias aéreas. Igualmente considero tudo muito caro. Raramente não passo raiva por conta do desrespeito da Infraero — ou de uma concessionária — e das empresas de aviação. Ainda assim, não suporto assistir ao Estado meter sua mão grande, goela larga e toda a gigantesca ineficiência e incapacidade costumeiras.

Executivos viajam sem bagagem despachada e obrigatoriamente subsidiam as malas dos outros. Isso é justo? Para o valente juiz defensor do povo é. Passageiros pobres, que levam apenas uma sacolinha de mão, subsidiam a farra da “muamba” dos endinheirados. Isso é justo? Para o valente juiz defensor do povo é. As companhias aéreas querem cobrar de quem usa e isentar quem não usa. Isso é justo? Para o valente juiz defensor do povo não.

O Estado onipresente resolveu se meter na relação entre patrão e doméstica. Resultado: desemprego, redução de salário e incapacidade de atender as trabalhadoras em seus direitos básicos, como vimos semana passada, onde o INSS não está repassando as verbas pagas pelos empregadores. O Estado onipresente também resolveu se meter na gorjeta dos garçons. Resultado: 30% a mais para seus cofres, 30% a menos no bolso do trabalhador.

Um dia, este país e sua população aprenderão que quanto menos Estado, melhor a vida de todos. Até lá, neste paraíso de juízes justiceiros, sindicatos e sindicalistas aproveitadores, funcionários públicos privilegiados e legisladores que adoram controlar o sal que comemos, o povo que trabalha e produz continuará sendo mero joguete e burro de carga nas mãos da burguesia estatal. A burguesia do capital alheio.

Ficamos assim: O mundo civilizado está errado. O juiz paulista é que está certo. Durmamos com mais esta!

Leiam também.

31 thoughts to “A eterna e costumeira justiça injusta”

  1. Cara, cada vez você está mais louco. (Burro e mal informado você sempre foi!) Mas agora parece que a sua sanidade sumiu. Que texto raivoso sem motivo. Toma cuidado, assim você infarta.

  2. Foto e de um desembarque internacional onde o excesso e pago na origem do embarque ha um limite ,mas cada companhia cobra por bagagem em excesso , em um momento de empobrecimento dos brasileiros normas atuais que devem ser preservadas ,
    A justiça somente decide em bases legais,um juiz não profere um sentença sem considerar os argumentos legais de quem esta contestando a nova portaria ,e assim que funciona a justiça .
    Antes de criticar tem quese conhecer as leis,em breve deverão taxar o excesso de peso e tamanho dos passageiros

  3. Sem contar que existe “espertos” que despacham o peso exato da franquia mas leva o excesso (muito maior que a franquia) a bordo, e ainda tem a cara de pau de dizer que está no seu direito. Que direito? Quando o cara ocupa praticamente todo espaço para bolsa de mão.

    Também sou a favor de cobrar sim. Também viajo muito e só levo o necessário. Claro que teríamos de ter uma fiscalização.

  4. Quero saber se no pais da corrupção,quem escreveu esta vergonha manipulação de palavras com pseudo verdades,recebeu alguma bonificaçao para falar tanta inverdade,onde coloca algumas pessoas com excesso de bagagem,como se nao pagassem….MENTIRAAAAA
    Hoje voce pode ter uma mala com 30 quilos senão paga,portanto o alem eh cobrado e certamente o pessoal da foto sempre pagou o excesso.O que o juiz quer é que você viaje sem malas,se tiver uma com meros 15 quilos terá de pagar.Abre precedentes para que o viajante possa amanha ser cobrado pelo assento e ter de viajar em pé como nos ônibus….e olhe que ja vi reportagem insinuando isto também,esta na net. Parabéns juiz,interviu no local certo,pelo consumidor,elo mais fragil nesta luta desenfreada por lucros .

  5. E você acredita que a passagem iria reduzir o preço, sem que se tenha uma fiscalização. Provavelmente também acredita em Papai Noel.

  6. Por essa e por outras fico cada dia mais feliz de ter deixado o Brasil. Diariamente leio notícias e nunca, nunca há nada de bom, só mazela e está muito difícil ver uma luz ao fim do túnel. Não saí por não aguentar mais o país, eu gostava de morar aí, mas recebi uma boa oportunidade profissional e acredito que no fim das contas foi a melhor decisão da minha vida.

  7. Confesso que não entendi o motivo da queixa do Ricardo. Você tem razão quando diz que quem não carrega bagagem subsidia quem leva. Mas você realmente acredita que haveria declínio da política tarifária praticada pelas companhias aéreas em função desta mudança? Inocência sua. Acho que será mais uma taxa a se pagar.

  8. Ricardinho, faz um tempo leio quase todo dia seu blog e te digo: Ta cada vez pior. Você não sabe escrever, desculpe. Não pode. Estão burras suas palavras…

  9. Ahahaha. Ricardinho está revoltado por juiz decidir não propiciar a farra do transporte aéreo comercial, as empresas já fazem um tremendo lobby com suspeitas de cartelizacao e ele ainda as defende, tolinho. A empresa não vai transportar malas de outros passageiros, vai sim transportar encomendas comerciais, malotes dos correios ou coisa que o valha. Enquanto isto chupe o seu dedinho revoltado teclando o seu iPhone de última geração!!!!

  10. Infelizmente acho que a medida seria boa para o consumidor se ela tivesse sido aprovada sem a molhada de mão.
    Se você viaja tanto sabe que lá fora a bagagem despachada quase sempre é paga, mas a de mão não se restringe a 10kg.
    Isso é uma safadeza sem tamanho. Mal cabe um notebook com material de escritório numa mola e você ja é taxado. Ainda vem atendente com o discurso pronto da companhia que é um perito o compartimento de cima abrir e ferir alguém. Então porque lá fora funciona tão bem?
    Anac é uma safada do mesmo jeito que Anatel que quer cortar limitar o uso da internet ilimitada. Apenas as empresas molhando a mão dos líderes das instituições regulatórias.

  11. É triste ver o nível de coisas que estão sendo publicadas. Estou impressionado por o Uai permitir a publicação de uma bobagem dessas e ainda colocar em destaque no portal. Sinceramente, acho que está faltando um critério mais sério da linha editorial. Uma decisão tão justa e favorável ao consumidor ser atacada com argumentos primários e contraditórios é difícil de aturar… Então os ricos viajam com bagagens e os “pobres” executivos pagam o pato? Quanta asneira! Viva o juiz paulista!

  12. O início da cobrança por bagagens ficou evidente pela ANAC. Agora senhor blogueiro, onde esta expresso os valores que serão reduzidos da passagens e quando será reduzido. A a partir de hoje apenas começariam a cobrar por bagagens sem reduzirem os valores das passagens. Isso é justo? Se liga. Deixa de ser cego!!!

    1. Concordo plenamente. Tb acho que as passagens não sairão mais baratas por isso. E outra, se a pessoa passou dos 23kg será cobrada, ninguém vai pagar por isso além dele. Eu viajo sempre com uma mala de mão, e não acho que estou pagando pela mala de ninguém, agora tenho que obrigatoriamente levar uma mala mais pesada pra me beneficiar disso..

  13. Já viram mala sem alça mais pesada que esse que escreve esses blog. A multa deveria ser pesada para ele e o DM, para parar de publicar asneiras.

  14. Olá Distinto, “a injustiça num lugar ameaça a justiça em todo lugar”. Sem adentrar na questão do modelo liberal da escola de Viena – que não funciona em lugar nenhum deste mundo de Deus pai – o provimento do juiz serve ao menos para alertar aos incautos e inocentes o quão danoso é o voluntarismo de muitos magistrados.
    Os almofadinhas e yuppies logo se impacientam por qualquer atraso de 15 minutos, entretanto contam com muitos canais para vociferarem e de tantos meios para se ressarcirem, contudo olhe para a face mais perversa:
    Tomemos como exemplo o atuar do juiz da roupa preta. Ele vem abusivamente mantendo Marcelo Odebrecht preso ha anos – este réu não ameaça a segurança de ninguém – então isso é algo clamoroso, odioso e que deve ser repelido por todos aqueles com o mínimo de consciência cívica. Agora expanda esse exemplo pelos quase seis mil municípios de Pindorama. Lembre-se daquelas comarcas sem magistrados, pelas quais outros magistrados – no norte de MG a centenas de quilômetros – é quem deveria resolver. Pense no município de Minador do Negrão no interior de Alagoas, em Matupá no MT, em Xinguara no Pará na periferia dos grandes centros onde os zé povinhos recebem só abusos e indiferenças das autoridades, as quais, quase sempre são zelosas de suas prerrogativas e deferências. Então, se toleramos os justiçamentos perpetrados em Curitiba imaginem o que não passa nas comarcas fora dos holofotes da grande mídia, mas apinhadas de zé ninguém que também são pessoas e cidadãos desta República. Grato.

    1. Caro Cidrac, você reclama da cadeia que o cara de aidético está tomando, acho muito pouca cadeia para um sujeito tão daninho, que indiretamente já ceifou milhares de vidas. Acho que o pai dele e mais um monte deveriam estar compartilhando aquelas celas. Vida longa ao Marcelinho (na cadeira, claro).

  15. Você acha mesmo que a relação patrão-doméstica era justa? Estais brincando… Hoje temos jovens neste país, de 20 a sei lá quantos anos, que nunca, nunca arrumou uma cama, nunca lavou uma cueca, nunca lavou um garfo ou prato. jovens que chegavam em casa da escola e deixavam a mochila na porta de entrada, tênis e meias na sala e o uniforme no chão do quarto. Aquela mexida foi até muito boa para a cultura do brasileiro, que fazia crescer crianças preguiçosas e até segregadoras, sem contar que as domésticas trabalhavam coisa de 10 a 12 horas por dia e recebiam, na GRANDE maioria das vezes, menos de um salário mínimo. E para você o estado mexeu errado. Puta merda, você escreve cada coisa…
    Outra coisa é essa das malas no avião. Você pegou uma foto com três passageiros pouco comuns. As empresas aéreas cortaram o lanche e o preço não baixou, agora vêm com essa de cortar o excesso de bagagem para baixar o preço das passagens. Você acredita? Ah então tá bom hoje o sargento Garcia prende o Zorro.

  16. Passando só pra reforçar que o PRESIDENTE DO STF, Gilmar Mendes do PSDB – MT disse que caixa 2 não é crime. Vai ter chilique do blogueiro?

    1. Vai, sim! Chilique por sua burrice. Gilmar Mendes não é presidente do STF. Sobre o que eu penso, procure os textos do blog, tire a viseira da fuça e leia. Se conseguir entender, volte aqui com seu rabo comprido entre as patas e peça desculpas

  17. Eu acredito, nobre escriba, que não haverá redução de preço de passagem. Estou muito acostumado com o lobismo das empresas nestas paragens. No inicio teremos um burburinho, medidas judiciais, grito geral, logo logo passa. No fim, o que resultará será um aumento da margem de lucro, disfarçadamente, claro, então, dirão que o lucro auferido foi usado para acobertar os prejuízos causados em anos exercícios anteriores. Mas por quê será, que mesmo estando com o saldo negativo ninguém deixa de operar, não é mesmo? Diante de mais esta sapecada e em se tratando de Brasil, onde as agências reguladoras só funcionam para beneficiar a quem deveriam fiscalizar, exemplo claro da AMAC, (isso mesmo AMAC – Ag. dos Mamadores da Aviação Civil, mesma coisa com AMATEL, Ag. dos Mamadores da Telecomunicações, dentre outras). Vejamos um outro caso muito interessante, para enriquecer o caso analisado. Uma coisa inconcebível que acontece aqui neste país. Você adquire um telefone, compra um valor qualquer de crédito pré pago, em dinheiro vivo, pois foi o que você pagou e tem 30, ou 40, ou 50, ou 60 dias de validade. É a mesma coisa que ir no banco depositar o valor e o banco lhe avisar no recibo de depósito: Validade do seu depósito XX dias! Tem base uma coisa destas? Aqui neste país, tudo vem revestido de uma “boa intenção”. Acontece de só nós pagarmos a conta. Sob minha ótica, será mais uma benesse concedida para as empresas, oprimindo aos passageiros para possibilitar lucro maior para as companhias aéreas.

  18. Na verdade o blogueiro quer causar polêmica indo de encontro a decisão acertada desse juiz q proibiu a cobrança dessas taxas absurdas e q lesariam mais uma vez o usuário. Só quer aparecer e ficar em evidencia na mídia. Fraco td.

  19. Como alguém escreve um Texto desse. É por isso que sempre falo ao inquieto, faça um curso de direito antes de analisar as decisões do judiciário.

    A decisão está certíssima. Está protegendo os direitos dos consumidores, princípio da impossibilidade de retrocesso na seara dos direitos fundamentais. Além disso, a uma falácia com relação ao aumento da competitividade com este novo regramento, tendo em vista o restrito número de companhias do setor.

    Agora, os grandes “empresários” brasileiros defendem o Estado Mínimo quando possuem interesse econômico. Por outro lado, quando necessitam de recurso pedem a interferência do Estado.

    Somente, pessoas muito atrasadas defendem o Estado mínimo, como o imbecil do Rodrigo Constantino, que por sinal foi humilhado pelo Ciro Gomes no Fórum em Porto Alegre.

    Estes mesmos empresários, que defendem o Estado Mínimo, a desregulamentação estatal no setor e a abertura do mercado, seriam os primeiros a pedirem falência.

    O tão aclamado setor empresarial do país vive as custas de benefícios fiscais patrocinados pela sociedade brasileira e ainda dizem que o estado não faz nada por eles, somente garante o mercado consumidor, proporciona isenção fiscais, além de realizar obras de infraestrutura para eles.
    Veja a FIAT, quantos milhões o Estado de Minas Gerais não investiu nessa Companhia. O Estado deu o terreno, construiu estrada, isentou os impostos estaduais por mais de 30 anos, etc, etc. Faça uma conta, e veja quanto custa cada emprego nas grandes multinacionais brasileiras
    Para ressaltar a imbecilidade dos argumentos dos defensores do Estado Mínimo, os Estados Unidos quando estavam em crise, em 2008, interviram na economia, rompendo assim, o distanciamento entre o público e o privado, tão defendido nas terras ianques.

    Para finalizar, o Poder Judiciário, não legislou no caso concreto, realizou ponderação de princípios de forma a harmonizar com os preceitos constitucionais, em especial, o princípio da dignidade da pessoa humana.

    Defender o contrário, é buscar defender o lucro ganancioso das empresas nacionais, que por sinal apresentam péssimos serviços e violam constantemente os direitos dos consumidores.

  20. Ei, vc é louco? Em que país você vive? Acredita em papai noel, coelhinho da páscoa, Saci?
    Acredita mesmo que quando começassem a cobrar pelas bagagens iam diminuir os preços das passagens? Claro que NÃO. Este é o país do jeitinho, só iriam ganhar duas vezes.
    E enfim a justiça se meteu onde ela devia. E viva o juiz!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *