O Brasil está derretendo

Caminhamos rumo a um imenso e obscuro buraco institucional onde poderá não haver qualquer saída

fux
O que é isso, rapaz?

Aí, não, Ministro Fux! Ainda ontem, durante um agradável almoço com um querido amigo (que é advogado e professor de Direito Constitucional), comentávamos da precariedade técnica — e moral — deste atual STF. Falávamos do baixíssimo nível e da absoluta falta de preparo de alguns ministros. Em nossa opinião, Rosa Weber, Carmem Lúcia e Luiz Fux não reúnem condições mínimas para estarem na Suprema Corte. Estes, por questões técnicas, já que de boa índole. Outros, por questões morais, não preciso nem citar, já que suas atuações falam por mim. Mas o fato é que o Ministro Fux, como se ouvido a nossa prosa, aprontou das suas.

O Doutor resolveu devolver, liminarmente, o tal Projeto de Lei de Combate à Corrupção — aquele completamente desfigurado pelos deputados — à Câmara. Suas alegações beiram o ridículo. Até eu, que não sou advogado e nem um grande entendedor do Direito, consigo perceber a precariedade e a gravidade da decisão. Fux conseguiu superar Lewandowski (no julgamento do impeachment) em criatividade constitucional. Como o Ministro pode até ser despreparado, mas não burro, sou obrigado a pensar que fez de propósito, de caso pensado, em mais um capítulo desta absurda batalha entre os Poderes — e os poderosos.

Do lado do Legislativo, também não encontramos melhores odores. Muito ao contrário, não é mesmo? Seja na composição deste Congresso ou seja ainda pelas personagens bizarras e criminosas que lá estão, não é exagero qualificar esta atual legislatura como a pior já formada. Aquele outro bandido diria: “nunca antes neste país”. Ou o que dizer de um Renan Calheiros ou Romero Jucá, de um Lindbergh Farias ou Vanessa Grazziotin, de um Rodrigo Maia ou Tiririca? Espantem-se (ou não!), mas 1/3 dos atuais congressistas é réu em algum processo criminal. Cinco deputados respondem, juntos, por mais de 200 processos. Apenas um nobre representante do povo acumula mais de 100 ações. Saudades do anjinho Eduardo Cunha, vulgo Dudu, nosso herói, viu?.

Para completar a trinca da desolação, temos um Executivo banhado por criminosos e dirigido por suspeitos e cúmplices diversos. Um ajuntamento de apaniguados do crime comandados por um Presidente figurativo, titubeante e, sinceramente, perdido no tempo e no espaço brasilienses. Não fosse a pesadíssima e insuperável concorrência pretérita, e eu diria que Temer seria provável candidato a um dos piores presidentes do país. E olhem que nutro certa simpatia por ele, hein? O considero um político habilidoso, um Chefe de Estado com postura para tal, eloquente, culto e, dentro do que se pode dizer “honesto” (entre aspas mesmo!!), menos desonesto que os demais.

Agora junte-se estes Três Poderes — e seus poderosos — e aí estamos, aí chegamos. Um país em transe, um país em processo de franco derretimento, de degelo acelerado, onde a palavra “harmonia” deu lugar à “confronto”. Onde soberania perdeu significado e razão de ser. Onde equilíbrio e bom senso são tão raros como almas honestas. Onde tudo importa, menos o país e sua gente. Chegamos num tempo onde indivíduos superam a coletividade e grupos sobrepõe o conjunto. Uma espécie de jogo maluco onde a “parte” é maior que o “todo”. Nelson Rodrigues se desesperaria. Kafka acreditaria que é real.

Mas encerro lhes dizendo uma coisa: Demoramos muito tempo e trabalhamos muito duro para compor esta sinfonia que aí nos chega aos ouvidos. Foram décadas de descaso, de despolitização, de egoísmo, de desinteresse e de pura preguiça. Agora que a ouçamos inteira, por mais ruidosa que se apresente. Afinal, nós caprichamos! E fizemos muito bem feito… o mal feito. O nome da peça, Roger, do Ultraje a Rigor, já nos disse há 30 anos: A gente somos inútil.

 

8 thoughts to “O Brasil está derretendo”

  1. Olá Distinto; a chamada do blog não tem aparecido na primeira página do jornal. Qual o motivo desse acanhamento? Certo é que o ÚNICO brasileiro dentre os do passado e do presente a ser eleito duas vezes Presidente da República e ainda fazer seu sucessor é Lulinha Paz e Amor. Um feito grandioso mais ainda tendo em conta sua origem humilde numa região pobre do país. Em que pese a avassaladora campanha da mídia venal que nos últimos três anos tudo faz para desmerecê-lo ele aparece na preferência do povo para a nova eleição. Isso é o reconhecimento pelas conquistas para o povão e para os zé povinho como eu! Grato.

      1. Olá HJDaroz; nasci um pouco antes, para ser exato em 1.964. Em 1979 comecei a trabalhar de modo formal e até o PT chegar ao poder o Salário Mínimo neste país girava em torno de U$ 72, o que corresponde a R$ 244, com o PT chegou a US 340 e Dilma passou o governo no valor de US 240, é como comparar vinho e vinagre, por outras palavras: não tem comparação. Quer outro exemplo? O nordeste e parte do sudeste tem sofrido com a seca nos últimos cinco anos, entretanto não ha notícias de saque! .Sabes o motivo? Bolsa família! São alguns exemplos que falam por si. Não ouvem os surdos e os maliciosos. Sorte, Saúde e Cidadania!

  2. Ricardo, por vezes acho seus comentários desproporcionais e exagerados, mas hoje eu concordei com quase 100% do que você escreveu. Só não sei se o Presidente figurativo é menos desonesto, nem se os Ministros citados são os menos preparados. Fux é Juiz de carreira aprovado em 1 lugar em seu concurso, ao passo que o Toffoli por ex nunca tinha escrito um artigo científico quando nomeado.

  3. Direito de voto a analfabeto, a cidadão muito pouco alfabetizado, obrigatoriedade de voto e outras coisas mais fizeram com que o eleitor brasileiro colocasse como legisladores bandidos, vermes e outros para criar leis beneficiando a elite nacional (dos 3 poderes). Servidores ganhando 200 mil reais por mês, com direito a auxílios absurdos. Uma casta cheia de processos, cheia de bandidos, cheia de sanguessugas. Meu Deus, o que será desse pobre país da América do Sul? Chegaremos a algum lugar?O ano que se aproxima, com essa crise política, acredito que será mais um jogado no lixo. Mais desemprego, mais fome, menos segurança na sociedade. Mais empresas fechando as portas. Onde vamos parar? Oremos!!!

    1. Olá Afonso; imagine se Moisés e Arão parassem para orar nas margens do Rio Vermelho. Quem iria apreciar muito essa atitude seria o Faraó! Grato.

  4. O luladrão aparece na preferência do “Zé povinho” para nova eleição, porque seu eleitor é analfabeto e burro. Vende-se por qualquer merreca. É um eleitor que não pensa um Brasil grande, mas tão somente em seus próprios interesses.

    1. Olá Gerado; os militares usavam óculos escuros, torturavam e diziam construir o Brasil grande. Coisas do tipo Ferrovia do Aço (você já deve ter visto algum esqueleto dela espetado nas montanhas das Alterosas) e transamazonica, ambas com milhões de dinheiro torrado. Discurso grandeloqüente, porém vazio. Estejamos alertas, pois o que vai pela cabeça dos outros é piolho. O povo já é vítima desta elite extrativista, racista, sexista e rapinosa que suga e ofende ha 516 anos, Sorte, saúde e Sabedoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *