Ela caiu! Cinco motivos para comemorar, e cinco para nem tanto.

Dilma já era! Acabou, was gone, ces´t fini, muerta . E agora? Estouramos o champagne, tomamos uma gelada ou pegamos o lencinho e choramos? Bem, depende da visão de cada um. Análise há para todos os gostos. Gostaria de chamar atenção para os seguintes prós e contras. Vamos lá:

CORRUPÇÃO

Óbvio que não foi o PT, nem Dilma, nem Lula os inventores da corrupção. Mas é inegável que eles a transformaram num mal soberano, quase onipresente. A corrupção deixou de ser um malfeito isolado, de agentes públicos corruptos, para se tornar um método de governo, uma máquina clandestina de arrecadação partidária e enriquecimento bárbaro da corte e dos seus amigos. Com Temer irá melhorar? Sem, dúvida! Mas irá acabar ou sequer atingir um nível aceitável? — se é que existe isto. Duvido. Não por causa dele, Michel Temer, propriamente dito, mas, sim, pelo partido que lhe abriga e que comanda o país. Um verdadeiro covil de políticos pilantras profissionais.

ECONOMIA

O estrago que o lulopetismo produziu é imensurável. Levaremos ao menos uma década, se tudo correr muito bem, para retornarmos uma outra década. Ou seja… vinte anos de atraso! A economia, hoje, está nas mãos de quem entende. Henrique Meirelles é genial! Por este lado, é claro que estaremos muito melhor do que sendo administrados pelos trapalhões petistas Mantega, Tombini, Barbosa, Augustin… Contudo, resta uma enorme dúvida: Meirelles será o Meirelles da iniciativa privada, o executivo admirado no mundo todo, ou apenas mais um burocrata a serviço do caixa do Estado em detrimento ao bolso da sociedade? Pelos sinais, infelizmente, será a segunda opção.

SOCIEDADE

Não creio que os ânimos sociais irão se arrefecer. O Brasil hoje está divido entre 80% que apoiam o impeachment e 20% que apoiam o PT. Ocorre que os 80% são ordeiros, respeitadores das leis, trabalham, estudam, ou trabalham e estudam. Tocam suas vidas numa labuta sofrida em busca de crescimento social e profissional. São pessoas da paz, não gostam de discussões e conflitos. Muito menos físicos. Por outro lado temos os sindicatos organizados, os grupos terroristas travestidos de movimentos sociais, entidades financiadas pelo PT, etc. Esta gente não possui o menor respeito pelas leis e pelo Estado Democrático e de Direito. Barbarizam, vandalizam, incendeiam e partem para a porrada mesmo. Já fizeram isto ontem, em SP. Fazem agora novamente. E penso que continuarão fazendo. A menos que um dia surja uma autoridade com coragem o suficiente para enjaular os selvagens onde devem ficar. Ou que o acovardado Congresso Nacional produza e aprove uma lei anti-terror decente.

IMAGEM EXTERNA

O Brasil é um país mal visto no exterior. Não sem razão, não é mesmo? Matamos 60 mil por ano com armas de fogo, matamos outros 60 mil no trânsito, matamos outros tantos milhares, ainda, por falta de atendimento hospitalar. Somos corruptos no trato público e no privado. Não respeitamos leis básicas de convívio social. Nosso judiciário é ineficiente, ineficaz, suspeito e retrógrado. Nossa mão-de-obra é desqualificada e improdutiva. Precisa-se de cinco brasileiros para executar a mesma tarefa que um americano apenas. Além disto, nos anos do lulopetismo nos aliamos ao pior da escória de ditadores, assassinos e corruptos ao redor do mundo. Nos isolamos num Mercosul patético e improdutivo e deixamos o mundo produtivo e civilizado de lado. Pois bem. O momento é outro e auspicioso. José Serra é, na minha opinião, o melhor e mais bem preparado homem público do país. Sob seu comando, o Itamaraty deixará de ser mais um aparelho estúpido das esquerdas e passará a funcionar como vitrine.

COMUNICAÇÃO

Meu deus! Eu não sei se sorrio ou se choro. Não sei sentirei alívio ou saudade. Mas ficaremos livres desta forma incompreensível de falar. Com Lula era engraçado. Folclórico, até. Fazia parte da personagem mentirosa de “homem simples do povo”. Grosseiro, falava coisas como “ponto G, tapa na galega, grelo duro” que soavam grotescas, sim, mas certo modo engraçadas. Mas esta senhora que nos deixou… Sinceramente, não sei o que era pior. As besteiras ou o tom professoral, didático como se fosse uma “mestra superiora” a ensinar alguma coisa. Mas sentiremos falta das batatadas, eu acho. Eu sentirei. Neste quesito, Dilma Rousseff era sensacional!

54 comentários em “Ela caiu! Cinco motivos para comemorar, e cinco para nem tanto.

  1. Nunca devemos confiar em quem faz generalizações faço parte dos 20℅ que são contra o impeachment e sou ordeiro e contra badernas. rótulos caem bem em garrafas.

    1. Infelizmente Gilson, a estatística está mais perto da verdade do que da mistificação. Gente que eu reputo entre meus amigos, não perdem a chance de partir para o vandalismo em nome de seus ídolos ideológicos. Não é mesmo, Adélio? Estou mentindo Geraldo “Tim” ?

    1. Mais um da Maria do Carmo Ornelas, esta elegantíssima senhora.Não sei se é uma professora da UFMG. Espero que não. Mas vou averiguar. Uma universidade não pode concordar com algo assim.

    2. Esses 20% são a prova viva da eficiência do marketing do PT. Pagos ou não, fornecem “apoio” mesmo com toda corrupção, petrolão, mensalão, lava-jato, nomeação de advogados no STF, maquiagem de dados financeiros, pedaladas, tentativas de barrar investigações, mentiras que não tem fim, etc, etc, etc. Nem após a delação do Delcídio (ex-lider do PT no senado) esse pessoal mudou de idéia. Incrível!!

    1. Ué, mas qual o problema em ser assalariado? Será que você Maria do Carmo Ornelas gosta é de gente que não trabalha e recebe dinheiro público roubado? Não sei se você é uma professora da UFMG. Espero que não. Mas vou averiguar. Uma universidade não pode concordar com algo assim.

      1. Maria do Carmo, repito: Qual é o problema em ser assalariado e defender o país contra uma corja que roubou o trabalhador?
        Ah, parece-me que você está do lado que perdeu alguma coisa com a queda do PT!

      1. Alguém copiou meu nome e respondeu como se fosse eu. Informo que este texto “Os petistas extremistas são contra os assalariados? Onde está a parte “trabalhadores” do partido?” não é meu.

  2. Rapaz, é muita arrogância num texto tão pequeno. Não vivemos no mesmo Brasil. Não somos da mesma classe social, apesar de que, pela sua redação, reparei que deve ter completado ensino médio. Parei de ler no “Ocorre que os 80% são ordeiros, respeitadores das leis, trabalham, estudam, ou trabalham e estudam.”

    1. Poxa, Mariana, o texto é enorme. Pode ser ruim, mas não é pequeno, não. Sobre minha escolaridade, sinto decepcionar. Sou PhD em Física Nuclear, Mestre em Astrofísica Quântica, MBA em Filosofia Grega, Doutor em Línguas anglo-saxônicas e… tchan tchan tchan tchan: Professor Titular da Academia Brasileira de Blogueiros Independentes de Jornais, Portais e Afins. Viu? Sou o cara!!

    2. Mariana, me mostre o que há de errado no texto.
      A conta dele bate sim. 80% da população, que são os que fazem o país funcionar, pediram a saída do PT.
      Os 20% estão satisfeitos com a atual situação do país, né?
      Todo mundo empregado, comendo bem, com a saúde ótima!
      Vai lá na favela ver se com a bolsa da sua mãezona, o pobre tem uma Saúde digna.

  3. Concordo com o que disse. E realmente…nao vivemos no mrsmo Pais desses Fanáticos! Nao pararam pra pensar um instante que se fossem completamente INOCENTES… Lula e sua corja aceitariam sair assimm??!!E parem de sofrer! Dilma nao está inelegível!! Em 2018 eles podem voltar..Lula Presidente Dilma Vice…Aí vcs votem e os coloque de novo no PODER!! 2 anos passam rapido!! E se respoonsabilizem por isso!!!

    1. Concordo, Andrea. Infelizmente ainda existe muita gente alienada neste país. Um país onde boa parte dos trabalhadores são analfabetos funcionais, que estão nas universidades, mas, não têm costume de ler, e, quando leem, não sabem interpretar ou ler precariamente. Gente que acha que sabe das coisas porque na sua mente acomodada e conformista acha que o povo brasileiro deve se contentar com esmolas, migalhas que governantes corruptos nos dão só para calar nossa boca. Nossa bandeira é verde e amarela jamais será vermelha!!!

  4. Começou bem.. mas que texto lixo! Concordo sobre o Henrique Meirelles. Mas você não é ordeiro e fez baderna com gente honesta como a Dilma, porque ambos os partidos envolvidos são corruptos. Seu preconceito lixo é muito feio.

  5. Parabéns, Ricardo Kertzman, pelo artigo! Muito lúcido, verdadeiro e inteligente. Ainda há esperança, isto é, vejo que a mídia não está totalmente dominada pelo marxismo cultural e noto que você não é um idiota útil!
    Fico feliz em saber que você não foi picado pela mosca vermelha!
    Acrescentando:
    a quadrilha petista e seus asseclas vermelhos quebraram o Brejil, digo, Brasil (volta da inflação, derrocada da Economia e demissões em massa);
    70 mil homicídios anuais;
    mortes e mais mortes nos postos de saúde em decorrência dos bilhões desviados;
    baixa cultura;
    o Brasil virou uma nação de zumbis (funk e drogas);
    lesa-pátria (Foro de São Paulo);
    piores índices em Educação;
    aparelhamento do Estado;
    destruição da família (comunismo, feminismo, gayzismo);
    doutrinação marxista nas escolas;
    banditismo;
    três tesoureiros petistas presos;
    corrupção sistêmica e caixa 3;

    Haja legado vermelho e 13 anos de genocídio (isso mesmo, uma forma de genocídio)!
    Por fim, o mais estarrecedor, Lula continua solto!

  6. Cara, tem certas coisas que eu confesso não entender. Tudo o que você escreveu foi a mais pura verdade. É fácil de enxergar todos os problemas que a gestão da Dilma e do Lula provocaram no Brasil. Existem números, fatos, evidências, provas irrefutáveis de que houve irresponsabilidade e má gestão. E pior: ainda dividiram a sociedade, hoje temos pessoas odiando umas as outras. Lendo os comentários aqui eu tenho mais provas disso. E eu não entendo como tem pessoas que ainda defendem a Dilma e atacam chamando de golpistas e cuspindo na cara daqueles que apenas citam os fatos. Por fim, ainda irão dizer que a recessão de agora é culpa do Temer, mas qualquer um consegue compreender que o hoje é o reflexo do ontem. Mas vão admitir isso? Jamais! Simplesmente por defender uma ideologia, uma bandeira vermelha… O que será de nosso país? Só Deus sabe…

  7. Olá Ricardo! Apesar de não concordar com você em alguns pontos (principalmente em relação à José Serra, acho que você poderia ter exposto melhor porque deposita tanta confiança naquela figura), meus parabéns pelo texto e pelas respostas aos comentários “construtivos” dos internautas. Interessante que mesmo discordando, depois de ler (ou não ler) todo o seu texto, nenhum deles deixou de corroborar com suas ideias. Abraço.

    1. Poxa, Guilherme, obrigado! Sobre o Serra, desde 1994, o acompanho. Li seus livros, vivi suas administrações em SP, pois morava lá na época, é um brilhante economista, respeitado no mundo inteiro, vive em um prédio de mais de 50 anos de construção, não anda cercado de seguranças, e jamais se envolveu em qualquer tipo de falcatrua. Por isso o admiro tanto. Abrs

  8. bom dia; o texto é bom um pouco tendencioso mas é na sua maioria verdade, gostaria de dizer que estamos numa democracia e cada um diz o que quer e ouve o que não quer, não sou professor e nada de tão importante mas o que sou não tive ajuda de governo nenhum como esses auxílios do governo populista que nada mais é do que um cala boca uma migalha do que roubaram; posso dizer sou contra qualquer tipo de ajuda ou cotas; quem é competente não precisa de esmolas, acontece que a faxina vai ficar pela metade, que pena não varrermos essa sujeira toda e passaruma melhor imagem aos países extrangeiros, ainda vivemos na época do voto de cabresto onde há um troca, troca de favores. O bom é que a farra diminuiu um pouco, infelizmente para esse partido mascarado de bonzinho.

    1. Gilmar, obrigado pelo comentário. O texto não é ou deixa de ser tendencioso, pois é uma opinião. E toda opinião, dada num contexto de duas visões, será sempre “tendenciosa”. Abração!

  9. Prezado Ricardo, bom setembro e bons ventos pra nós. Concordo com seu texto em tudo, só discordo de vc afirmar que o Serra é o homem público mais preparado para o Brasil.

  10. Bom dia a todos e muita paz aos descontentes,não vamos ficar trocando farpas virtuais crianças o fato é que a farra acabou; bem boa parte dela! mas a vida segue hoje com novos rumos, não digo que será melhor ou pior será um pouco diferente dos petralhas, a roubalheira vai continuaragora com novos ladrões, sou contra qualquer tipo de ajuda populista ou cotas, quem tem competencia não precisa de esmolas, fico feliz a farra diminuiu um pouco, vamos rezar para a cobiça dos governantes não seja tão voraz ao ponto de aniquilar um paiz tão grande e rico como o nosso.

  11. Serra o mais preparado???? É ladrão também da pior especie . Não vai preso ele e corja do PMDB e PSDB por que são blindados pela justiça e midia e vc canalha faz parte disso quando enaltece esse larápio do Serra.

  12. kkkkkkk o desespero tomou conta!!!
    Ricardo, parabéns pelo comentário, faço parte dos 80%. Sou assalariado e me orgulho disto.
    Quanto à questão se vamos comemorar ou não, não sei, só o tempo dirá. Mas acho que não. A história se repete e o continuismo é o de sempre.
    Mas, pelo menos temos algo muito importante para comemorar: O fim desse desgoverno destruidor de nação. PT (Para Tolos) nunca mais.
    abs

  13. Oi xará! Tenho 54 anos, portanto um pouco mais velho que a maioria dos seus leitores. Lendo seus últimos textos, e vendo a crise em que o Brasil está, a divisão entre Pestistas e não Petistas, comecei a me perguntar o que aconteceu, porque chegamos a este ponto. Bom, me lembro que no fim dos anos 70 pela primeira vez ouvi falar de um cara barbudo, em SP, que estava revolucionando os sindicatos, deixando os patrões de cabelo em pé e principalmente, irritando os militares, que ainda mandavam na política. Era o Lula. Certa vez ele vaio a BH dar uma palestra e o local escolhido foi a biblioteca pública. Esperavam algumas dezenas de pessoas, portanto o local não precisava ser maior. Só que a praça da Liberdade, Av. Bias Fortes, Rua Bahia ficaram entupidas de gente (inclusive eu), querendo ouvir o que aquele cara tinha a dizer. Ninguém esperava tanta mobilização, e percebemos que algo diferente podia estar surgindo ali. Dos anos 80 nem preciso falar, foi uma década única, riquíssima. Votei nele contra o Collor, contra o FHC duas vezes e perdi…até que finalmente, início dos dos 2000, ele conseguiu se tornar presidente do Brasil. Minha esperança nele era imensa, finalmente veria o país progredir com igualdade. Mas junto com ele vieram José Dirceu, Palocci e outros. O Brasil continuou o mesmo de antes, só que com uma dose generosa de desvio de dinheiro. Corrupção sempre existiu, mas agora uma enorme esperança se transformou em uma enorme decepção, nos sentimos traídos. E traição costuma ser imperdoável. Um abraço!

    1. Xará, temos quase a mesma idade, eu 49. Deste mal eu nunca passei, jamais me deixei enganar pela esquerda. Talvez influência da minha infância em Brasília, durante o período militar. Parabéns pelo comentário. Perfeito!

  14. cara.. até comecei a ler mas deu nojo quando chegou na parte da sociedade, generalizando os “80% que apoiam o impeachment e 20% que apoiam o PT”.. falando em terrorista, que SÓ os 80% que apoiam o impeachment trabalham, estudam.. deu preguiça de ler o resto. Cara você é só mais um babaca com espaço na mídia. A partir do momento da generalização.. já era. Bem típico do governo que deve vir por ai. clapt, clapt, clapt.. parabéns!

    1. Vivo de renda, ora! Sou coxinha, não trabalho, não pago imposto, não sei o que é acordar cedo, não conheço a realidade do país. Não faço nada! Nadinha! Só fico aqui na internet dando pitaco no meu blog, que NÃO É REMUNERADO. Daí, como por milagre, como, bebo, durmo, me visto, educo minha filha, tomo uma de vez em quando, vou ao jogo do Galo. Isso aí… é o que tenho feito.

  15. Mentiroso esse titulo da reportagem, nao mostrou desvantagem nenhuma, texto tendencioso, generalizou todos que sao contra o golpe, nem comentou os avanços sociais que o Brasil teve nos governos do Lula, nem os anos de quase pleno emprego, todos que foram contra foram tachados de vagabundos, péssimo texto.

    1. E nem os petistas presos, nem os processos inquéritos contra Lula, nem toda corrupção da Petrobras, nem, nem, nem… Ô texto mais imbecil!!

  16. Alexandre Frota, Lobao, todos que apoiam a volta regime militar, bancada da bala, bancada evangelica, FiESP, todos que querem parar com a lava jato, so gente boa apoiou o impeachment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.