Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um atacante pelo amor de Deus

Marcelo Jacques

Um atacante pelo amor de Deus, um atacante meu, por caridade. Parafraseando o Skank, venho por meio deste solicitar que nosso presidente e seu fiel escudeiro Rui Costa nos façam o favor de arrumarem para o nosso ataque, um jogador que possa fazer a diferença.

Não pode ser tão difícil termos, usando nossa camisa 9, um jogador que não tenha a dificuldade com a bola que o Di Santo apresenta.

As movimentações do argentino são lentas, previsíveis e curtas, o que faz com que, principalmente em um time sem criatividade nenhuma (nosso caso) a bola chegue ao nosso centro avante pouquíssimas vezes. E aí é que vem o problema.

Quando a bola chega, ela normalmente volta, porque existe uma dificuldade técnica do jogador em controlar a bola que me faz questionar o que viram nele a ponto de o contratarem.

O time do meio para trás parece que está arrumado. Temos três bons zagueiros, bons laterais para os dois lados, e algumas ótimas opções para jogar de volante. Até aí, tudo bem. Do meio para frente é que a coisa desanda.

Hyoran veio para ser um bom reserva, Cazares está na iminência de sair, e no banco não temos um jogador criativo com característica de jogar centralizado.

Com essa junção de fatores, temos um jogo como o dessa quarta-feira, em que a maior troca de passes do time aconteceu entre Gabriel para Fábio Santos, com 35 passes, seguidos por Réver para Mailton com 31 passes, e logo depois, pelos zagueiros, que trocaram apenas entre eles, 52 passes, sendo 27 de Gabriel para Réver, e 25 do capitão para Gabriel.

O time não joga para frente, e não foram poucas as vezes em que os volantes se apresentaram para receber, mas o jogador com a bola preferiu girar o jogo. Estratégia quase sem risco, mas literalmente sem chances de vitória.

Foram pouquíssimos chutes a gol, e nenhum com perigo. Posse de bola totalmente ineficiente, marcada pelo medo da derrota, e não pelo desejo da vitória. Pode funcionar no Campeonato Brasileiro, em que os jogos são praticamente todos de igual para igual.

No Mineiro, o Galo tem de amassar os adversários, e mostrar um futebol agressivo e dinâmico. Longe do que vimos na quarta.

Jogadores para o ataque, Rui. Urgente.

A preferência da torcida vocês já conhecem. E o Atlético não é asilo, apesar do presidente ter renovado, há um ano, o contrato de um atacante de 39 anos sem nenhuma justificativa.

Segue o baile, e na quinta teremos a primeira guerra do ano. Domingo então é uma ótima oportunidade para vermos novas opções, principalmente do time de transição. Por que não, Dudamel?

Foto: Bruno Cantini

37 thoughts to “Um atacante pelo amor de Deus”

  1. Bom dia Marcelo, Eduardo, atleticanos e atleticanas,
    amanhã fecha a janela de vendas pra o mundo árabe, que o Galo consiga se livrar desse peladeiro, baladeiro, gandaieiro, descompromissado, desinteressado e omisso… O tal “gênio” que não serve nem pra ser reserva da seleção do Equador…. Se esse aí é o melhor jogador do elenco do Galo, isso só mostra o quanto nosso elenco é fraco e ruim e explica também porque não ganhamos nada há 4 ANOS, coincidentemente desde que esse arruaceiro chegou…. Ganhamos um mineiro em 2017 e só…. O galo precisa voltar a pensar grande!!! nenhum jogador é maior que o Galo… Na minha opinião a renovação do elenco passa pela saída dele e de vários outros que há anos mamam nas tetas do Galo sem produzir absolutamente nada que preste…
    Hoje vamos ver caras novas no Galo, que a torcida tenha com eles a mesma paciência que tem com o peladeiro e com outros desse elenco….

  2. Se vier esse goleiro Cesar tem que interditar o 7 camara e o rui bosta.
    Ou vem o Rafael de graça ou não vem ninguém.
    Parem de rasgar dinheiro

  3. Cesar do framengo (sempre minúsculo, sempre, questão de princípios), eh esculhambação. Seria uma contratação de merda, semelhante a do Wilson ano passado. Se não tiver um goleiro na base do Galo melhor que esse horroroso, fecha a base! Pqp só pode ser fake news, não acredito que um diretor de futebol, qualquer um, contrate um atleta tão ruim tecnicamente. SAN

  4. Opa!!! Calma lá Marcelo Jaques! Presta atenção no que você escreve e direciona pra todos um desejo particular seu e de outros, que com certeza, trata-se de uma minoria conforme comprovou-se nas várias enquetes e neste espaço. Eu não desejo aquele pagodeiro mercenário pipoqueiro refugo de 35 anos no meu CAM. Não quero jamais ofender quem pensa diferente de mim, mas este complexo de viúva vira-latas de parte da nossa torcida é intragável viu! Abraços!

        1. Otávio, só vi hoje o comentario, me desculpe. O pipoqueiro que você diz, é o vice artilheiro da libertadores de 2013 e autor do gol do título de 2014 da copa do brasil? Só para eu saber…

  5. Boa tarde amigos do Galo. Vou repetir minha opinião sobre a situação do Cazares, depois que ele manifestou vontade de sair.
    1 – Falta um ano para encerrar o contrato deste que é o melhor jogador do Galo, ele continua a receber seu salário.
    2 – Ele não treina.
    3 – Ele não viaja.
    4 – Ele tem a sua disposição uma academia com personal.
    5 – Ele tem a sua disposição um departamento médico.
    6 – Ele nunca esteve tanto na mídia.

    Ou seja, era tudo que ele queria, jogaram o “sapo na Lagoa”.
    A pergunta é simples, sendo o Cazares um jogador/ funcionário do CAM, ele não deveria estar treinando, viajando, jogando ou ficando no banco em todos os compromissos do NOSSO GALO?
    O NOSSO GALO não está precisando contratar um diretor de futebol?

  6. ACHO UM DESSERVIÇO E UMA INSANIDADE CRITICAR O TÉCNICO DUDAMEL NO SEU INÍCIO DE TRABALHO E AINDA SEM OS REFORÇOS SOLICITADOS À DIRETORIA.
    AQUELES QUE CRITICAM O TÉCNICO PARECEM QUERER O CAOS E QUE SE PERPETUE A FAMA DE TRITURADOR DE TÉCNICOS QUE É O ATLÉTICO.
    CALMA PESSOAL. VAMOS DAR TEMPO AO TÉCNICO DUDAMEL.
    AS ÚNICAS CRÍTICAS E VAIAS DEVEM SER ENDEREÇADAS DIRETAS PARA A DIRETORIA QUE AINDA NÃO FOI CAPAZ DE DAR OS REFORÇOS PEDIDOS PELO TÉCNICO DUDAMEL E NEM SE LIVRAR DOS PERNAS DE PAU QUE AINDA ESTÃO POR LÁ.
    O TÉCNICO DUDAMEL MERECE TODO O APOIO E INCENTIVO DA MASSA ATLETICANA , MESMO PORQUE AINDA NÃO TEM EM MÃOS O MATERIAL HUMANO SOLICITADO.
    APOIO TOTAL AO NOSSO TÉCNICO. É O QUE ACHO.

  7. Desde que Cazares chegou ao Galo, a tônica é a seguinte: se ele joga bem, o time todo ou quase todo joga bem. Se ele joga mal ou não joga, mais ninguém joga.
    É PORQUE NESSE TIME SÓ CAZARES TEM ESSA CAPACIDADE, PORQUE ELE É UM GÊNIO. A propósito, todos os gênios tem o seu lado obscuro e auto destrutivo.

  8. Oi Marcelo e Amigos, boa tarde!
    Já começou aquela palhaçada de poupar jogadores.
    Se não temos time titular, imagina o time alternativo?
    Assim fica difícil da coisa dá liga.
    Continua aquela dúvida que perdura há anos, esse time treina?
    Quanto atacantes, só rogando a Deus mesmo.
    Saudações Alvinegras,

    1. Tem coisas que só acontecem no NOSSO GALO, vejam como ficou Boa a situação para o Cazarez, ele está recebendo o salário, não treina, não viaja, não joga, faz academia, tem médico e alimentação de graça .
      Só no Galo mesmo!!!

  9. Olá amigos da bola!

    Dizer a verdade para vocês, diariamente leio todos os comentários, no entanto, ando tão desanimado com nosso Galo, desanimado com tudo que ocorre lá dentro, que nem vontade de escrever sobre o assunto tenho mais….. Ficar aqui falando o mesmo do mesmo amiúde vezes pra quê? Tô doido para que chegue logo o fim do ano. Mesmo “sabendo” que a igrejinha do poder provavelmente, irá reeleger o pior presida da história para mais três temporadas.

    Entretanto, sempre há esperança!…. Esperança de que algo diferente ocorra, e que possamos ver essa turma longe do Galo.
    Me apego a isso, e espero que pelo menos nos deixe na primeira divisão. Porque com esse treineiro medroso e esse timeco, Tô muito preocupado!

    A impressão que tenho, é que quanto mais apontamos os problemas, mais os caras do comando do clube fazem besteiras!

    Falaram em treinador ofensivo, como Jesus e o argentino Sampaoli e trouxeram o retranqueiro venezuelano Dudamel. Venezuelano???? Meu Deus.
    Presida disse que neste ano não existiria aquela história ridícula de poupar jogadores, Mal começa a temporada e o inteligente treneiro retranqueiro vai poupar o arremedo de time que não temos.

    As contratações!…….

    Os inteligentes tão trazendo “reforços”!….
    Bom, pelo menos na cabeça deles, essas bombas são reforços. Pior, vão buscar amadores lá na Venezuela, país que tem um dos piores futebol da América do Sul. Os caras lá são semi-amadores!….. Tão de brincadeira né? Pior que não.

    Este elenco formado é muito fraco, limitado, time piorou muito em relação ao ano passado. Se não tomar cuidado……. Brasileirão!……. Sério candidato para cair. Com esse treinador/elenco/presida, não temos chances nem mesmo no mineiro. Nosso maior rival mudou todo o time e já formou equipe melhor que a nossa, tá aí pra todo mundo ver.

    Agora querem trazer o baixinho serelepe Soteldo.
    O Berola, reserva e dispensado pelo Galo era melhor.

    Querem trazer mais um ex jogador em atividade. Tardelli.
    Realmente já foi muito bom, hoje, joga nada.

    Querem um bom jogador?
    Tragam o Rodriguinho.
    Isso, eles não fazem.

    1. Parei no Berola melhor que Soteldo. Concordo que essa diretoria tem feito muitas bobagens, mas depois dessa não da pra levar a sério o que vc fala .

  10. Enquanto nós continuarmos ofendendo nossos atletas, não progrediremos. O Cazares, é o nosso único meia camisa 10, e é o mais talentoso jogador do elenco. Claro que ele tem ressalvas em seu procedimento fora de campo e alguma vezes, por ser humano como qualquer um de nós, some no jogo. Mas quando joga bem, é o melhor meia do Brasil. Resumindo: Faz muita falta para o Galo. Os três primeiros jogos do ano, e todos os demais de anos anteriores em que ele não atuou comprovam isso. Nós não temos nada com a vida pessoal de qualquer pessoa, a não ser com nossos filhos menores. Ao taxar o jogador de adjetivos como cachazares, além de demonstrar índole desumana e cruel, estamos tirando do nosso melhor jogador a vontade até de jogar com alegria. Não seria por esses adjetivos cruéis que o jogador as vezes some do jogo? Por isso ele não quer jogar mais no CAM. Esse é o momento dele se vingar da situação e procurar novos e mais tranquilos ares para jogar seu alegre e vistoso futebol. Isso é o básico da psicologia. Se minha torcida me taxar de adjetivos baixos como Cachaçeiro, Fabíola, Bunda de Tanajura, Pastor do Diabo, etc, eu nunca quereria vestir a camisa de time com tal naipe de torcedores.

    1. Qual jogo decisivo o Casares decidiu?
      Qual Atletico x cruzeiro que ele fez diferença? (Na decisão do ano passado chegou bebado no dia)
      Que titulo ganhou?
      Em momentos decisivos ou se marcado ele some!
      Divide o grupo (pergunte ao Luan) zombando de quem é compromissado!
      Todos, todos os técnicos que acreditaram nele, caíram!
      E ficamos aqui discutindo essa chaga na historia do Atletico?!?
      Fazer um jogo ali contra a Chapecoense ou acolá contra a Caldense não conta!
      Os números podem mentir, basta olhar o que conquistou!!!
      Vamos ficar mais um ano com esse cara e perdendo tempo!
      Abraço alvinegro!

  11. Vejamos o jogo pela ótica ou pelos olhos do Dudamel. O Nathan está no Galo há um tempão. Para mim, uma eternidade. Mas para o Duda ele precisa se adaptar mais para voltar a jogar.
    O Borrero foi contratado ontem. Nem treinou direito ainda. Mas, para o Duda ele está pronto para jogar e já pensa em lançá-lo no próximo jogo.
    Deu para entender?
    Não?
    Não fique triste. Ninguém, em são juízo consegue entender uma coisa assim.

    1. Nathan precisa se adaptar mais para jogar?? Onde vc leu isso? Fontes…
      o que eu li foi que ele se lesionou no fim do ano e está sendo melhor preparado.

  12. Bom dia, amiGalos Eduardo e Marcelo.
    Lembra do time do Galo dos anos 80? Aquele que tinha o Rei? Era um timaço, não é? E que atacante era o Reinaldo. E ganhou o quê? Só ruralito.
    UM tacante não vai resolver nada enquanto a defesa tomar sufoco contra times como Coimbra, Atlético do Acre (time semi-profissional), etc, etc.
    Um bom ataque ganha jogo, mas sem uma boa defesa, não ganha título nenhum.
    E lá vai o Galo fazer mais dívidas (Soteldo). Dirigentes não aprendem nunca, não é? Gostaria de saber se gastariam todo esse dinheiro de forma irresponsável se o dinheiro saísse do bolso deles.
    Enquanto o Galo não tiver uma administração responsável (algo que nunca teve, pois a dívida só aumenta), não vai ganhar nada.
    Esta é a crítica que eu faço aqui desde que comecei a postar no blog do Eduardo.
    No mais, saudações alvinegras.

  13. Bom dia!
    Não sou favorável a essa conversa de poupar time, ainda mais em princípio de temporada. Mas, como o que tem sido apresentado até aqui, tem sido um horror, especialmente no ataque, que o senhor Dudamel nos apresente no domingo algo diferente em termos de jogo e especialmente em se tratando de atacantes. E não me venha com esse negócio de voltar com Ricardo Oliveira, por favor!!

    Absurda essa novela envolvendo Cazares. A diretoria deveria oferecer a ele um novo contrato com substancial aumento e, se ele recusasse, que isso ficasse bem claro para que os que querem sua permanência, nos quais me incluo, desencanassem logo. Mas repito, que fosse tudo muito às claras. O que não pode é o Galo ficar pagando salário pra jogador que é primordial no time ficar encostado.

    Gostaria que o jogo de domingo fosse contra o Coimbra novamente pra vermos o que o treinador iria apresentar de diferente, porque massacrar o Tombense, caso isso aconteça, já não vai ter tanta graça depois da apresentação pífia contra o time do Guimarães.

    Fora Bolt!
    Cadeia pra Marques!
    Fora Ricardo Oliveira!
    Fora Di Santo!!
    Fora Patric (antes que volte)!
    Fora Rui Costa e seus contratados uruguaio/paraguaio!!

  14. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos amantes desse Galo que quer virar seleção bolivariana. R$ 51 milhóes pelo Soteldo? Lá se vai a outra metade do Diamond Mall.

    Otero, Soteldo, Savarino e Dudamel. Será que não tem um Maduro ou Chavez jogando bola na Venezuela?

    Caramba, a que ponto chegamos. Depender de jogadores venezuelanos para formar um time de futebol, coisa que nem a própria Venezuela em centenas de anos de existência conseguiu fazer.
    Não dá nem para comentar uma coisa dessas.

    E o blogueiro está pedindo atacantes. A torcida também quer atacantes. Olham para um lado, olham para o outro e não veem ninguém.

    Calma, peraí, veem o Tardelli e a sua bengala. Mas o presi já disse que o Galo não é asilo, mas não explica o que o RO está fazendo lá.

    Eu também não sei, por isso não posso dar palpite.

    O que eu sei é que o mundo, principalmente o mundo atleticano está virando de cabeça para baixo.

    Até aqui no blog as coisas estão viradas. Agora quem posta primeiro fica no fim da lista. E quem posta por último fica no início.

    Jesus Cristo tinha razão. No fim dos tempos os últimos serão os primeiros.

    Depois dessas notícias, Amigalos. Se for possível, tenhamos todos um excelente fim de semana.
    Um abraço.

  15. Bom dia Marcelo. Bom dia a todos. Temos na estrutura do Galo um cargo interessante: Observador Técnico das Categorias de Base. O ocupante desse cargo é o Reinaldo. Ai temos o Gerente de Futebol: Marques. Na comissão tecnica se encontra o Eder Aleixo. O Leo Silva ocupa o cargo de Coordenador da Equipe de Transição. Eu pergunto a esses quatro funcionários do Galo: Nao existe nas categorias de base, na equipe de transição jogadores com algum potencial melhor que o Di Santo ou o Bolt?

    1. Bom dia,

      Caro Domingos Sávio, melhor do que Di Santo não é possível que não exista, se não é caso de fechar tudo.
      O Felipe Felício mesmo é melhor, o Bruno Silva também, e na copinha o Guilherme também é melhor, falta é o treinador continuar dando chances.
      Espero amanhã ver o Felipe Felício jogar e não o Ricardo Oliveira.

  16. bom dia Eduardo e massa e Marcelo. 3 jogos e ainda não vê uma equipe para ganhar nada. não temos um camisa 10 e 9.esta novela da venda do cachazares que não acaba.vai começar a sulamericana e não acredito em classificação uma equipe que não tem 10 e um 9 podem esquecer títulos em 2020.diretoria amadora com um pífio planejamento,alias o planejamento desta diretoria é mesmo de amadores.enquanto isso temos que atulerar os peladeiros Di santo e pastor pipoqueiro. um amigalo aqui disse o Cleiton é melhor que estes 2 encostos de centravantes porque não dar chances ao Cleiton no ataque do galo um jogador que custou mais de 3 milhões de euros. se o Dadumel inventar de poupar jogadores amanhã contra o tombense vou ser o primeiro a criticar o venuzuelano. já começo a irritar com este treinador com suas teimosia. vá galooo.

  17. A urgência de atacantes é máxima.
    O péssimo Di Santo só faz atrapalhar.
    Di Santo é o novo Elias.
    SOTELDO.
    SAVARINO.
    TARDELLI.
    NAHUEL BUSTOS.
    Os nomes estão na mesa . No mínimo dois dessa lista precisam ser contratados urgentemente.
    Pois sem atacantes , o técnico DUDAMEL não vai fazer milagre.
    Vamos aguardar.

  18. Salve massa !

    Caro Marcelo além de todos os defeitos que vc apontou, o Di Santo é o centroavante que mais falta nas partidas. Aliás, ele só faz isto o jogo inteiro e prejudica demais qualquer ataque do time.
    Fato é que, mesmo contestado por parte da torcida que ainda está magoada com ele, o Tatata ainda é nossa melhor opção, e não se deixe levar pela campanha feita encima da fala do presidente. Ele realmente não tem muito tato pra falar, mas não seria bobo de queimar um jogador que ele mesmo está contratando. O torcedor tava enchendo o saco do cara.

    Nota: Pra não passar batido, ontem foi um dia marcante na história do clube, pois finalmente ficamos livres do mau caráter e vagabundo do Elias. Se não foi o pior tecnicamente falando, moralmente foi. Não vai deixar saudades e pelo contrário nunca deveria ter vindo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *