Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Viemos aqui pra ajudar!

Roberto Caldeira

Janelas de oportunidade são períodos raros, em que várias condições convergem numa combinação incomum, criando ambientes perfeitos para grandes transformações.

Trazendo esse conceito para a situação do Galo, estamos diante de um momento histórico que, se soubermos o jeito certo de aproveitá-lo, Conselho, Diretoria e Torcida, podemos levar o Clube a um novo futuro, bastante promissor!

O Atlético tem uma “OPORTUNIDADE DE OURO” para mudar de patamar! Vejamos:

– Crise sem fim e queda do rival;

– Aprovação da Arena MRV e início das obras;

– Consultoria da Ernest Young;

– Eleição do Presidente do Galo em 2.020;

Entretanto, calejados como somos, de tanto sofrimento e decepções do passado, logo me lembro da célebre frase da internet, de autor desconhecido, que alguns dizem ser de Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Diante desta janela de oportunidade, não podemos cometer os mesmos erros do passado. É insanidade acreditar que as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas, do mesmo jeito, vão conseguir obter um resultado diferente.

Ser franco pode soar agressivo e, para alguns, até arrogância. Mas convenhamos, amigos! Dá pra acreditar? Eu não acredito! Por isso queremos ajudar!

Por isso, defendemos que o Galo precisa ser repensado. Queremos ajudar todos a pensarem diferente, fora da caixa, Conselho, Diretoria e Torcida.

Um novo futuro para o Galo, que deve, precisa e só vai acontecer, se fizermos algo diferente!

O Clube precisa se reestruturar e se modernizar para que possa dar um grande salto, ocupar o espaço e conseguir diminuir o vácuo, por exemplo, do rival do RJ, que somente esse ano conquistou o Brasileiro, a Libertadores, deve fechar com receita de quase 900 milhões, e ainda pode disputar o Título Mundial.

Se não fizermos algo diferente, de forma inteligente, moderna e urgente, corremos o risco de perder essa janela de oportunidade e ficar relegados ao segundo escalão do futebol Brasileiro.

Por isso, defendemos que o Galo precisa ser repensado! Incluindo a torcida nesse processo!

O RENOVA GALO defende uma proposta de modernização, sem rupturas radicais do sistema vigente, mas que promova uma verdadeira mudança no Clube.

Propomos um Galo renovado, com mais democracia, governança, gestão profissional, transparência e responsabilidade.

1. Democracia: Defendemos que o Sócio Torcedor seja reconhecido como associado e possa fazer parte da Assembleia Geral do Clube, tendo o direito de votar nas eleições do Conselho Deliberativo e também concorrer a uma das vagas no Conselho.

2. Governança: Propomos a criação de um Conselho Gestor do Clube que será responsável por acompanhar de perto o trabalho e resultados da Diretoria Executiva, bem como selecionar o Presidente (CEO), contratado mediante aprovação do Conselho Deliberativo.

3. Profissionalização: Propomos que o Presidente (CEO) seja selecionado por meio de um rigoroso processo, aprovado pelo Conselho Deliberativo de acordo com suas competências e experiências profissionais, preferencialmente no futebol, que seja remunerado e tenha dedicação exclusiva ao Clube.

4. Transparência: Auditorias, Compliance e Responsabilidade fiscal em todos os atos, contas e contratos do Clube. Propomos que sejam estabelecidos mecanismos institucionais para fortalecer e formalizar o relacionamento, parceria e transparência do Clube com a Torcida.

4. Gestão: Planos de Gestão, de Investimentos de médio e longo prazo no futebol profissional e na base de jogadores, além de Planos Emergenciais para alavancar receitas e equacionar as dívidas.

5. Identidade: Resgatar e fortalecer a identidade do Clube (Galo Forte, Vingador e Vencedor), no futebol profissional e na base, que precisa ser reconhecida como a salvação financeira do Galo.

Não trazemos certezas nem buscamos impor nossas ideias, mas entendemos que propor e debater propostas é saudável e salutar para se repensar o Atlético.

Mas acreditamos que essas propostas podem servir de base para que o Conselho Deliberativo e Diretoria, com a participação da torcida, debatam o futuro do Galo, permitindo a construção de um projeto robusto e que possa ser implementado pelo Clube.

Renovar, democratizar, modernizar e profissionalizar o Estatuto para resgatar a grandeza do Clube Atlético Mineiro: Galo Forte, Vingador e VENCEDOR.

Mais do que palavras de ordem, é o sonho de quem, sem atirar pedras, de forma consciente, convida você, torcedor, a construir um novo Galo.

Somos um movimento de torcedores para o torcedor e para o Atlético! Somos um movimento plural, por isso respeitamos e defendemos o Atleticano em todas suas diversidades, não importa a cor, religião, preferência política ou condição social!

Se você se importa com o futuro do Galo, vista sua camisa, traga sua bandeira, e junte-se a nós!

Oh Atlético, vamos acordar! Renova Galo veio aqui só pra ajudar!

24 thoughts to “Viemos aqui pra ajudar!”

  1. Parabens ao movimento é por ai o caminho. A restruturação de um clube passa por transparencia e acima de tudo uma categoria de base que de oportunidades aos jogadores bons de bola que são garimpados em peneiras ou por olheiros capacitados e não esse mercado de feira de empresarios que conseguem colocar la seu pupilo atraves de indicação de um e de outro mediante “quanto que eu levo nessa”. Trabalho arduo esse de mudança, porque passa pelo carater e o amor ao clube acima de tudo, mas se não tiver esperanças e ter iniciativas, ai nem adianta torcer.

  2. Li no Super F.C. que o Atlético está encontrando muitas dificuldades para encontrar um treinador.
    O problema é que os treinadores sabendo da desorganização e falta de comando da diretoria não querem encarar essa Baderna.
    Em que situação vexaminosa essa diretoria colocou o Atlético.
    Isso é uma vergonha.
    Nenhum técnico quer treinar essa Bagunça e desordem.
    Segundo o Super F.C. esse é o motivo do GALO estar até hoje sem técnico.

  3. Bom dia,

    O que atrapalha é como já disse em outra postagem, fata profissionalismo.
    Todos sabiam desde o momento que contrataram o Mancini que ele não ficaria, então porque ficar dando esperanças para o cara, 250 mil para trabalhar 2 meses já não está bem?
    Dia 9 de dezembro tinha que ter anunciado o novo técnico, já são 17 de dezembro e nada.
    Agora pergunto, isso não será estratégia para poder contratar quem bem entender sem ter que dar satisfação ou atender a pedidos de treinador?
    Falaram de 100 milhões em vendas, não acho tão dificil assim, é matemática, nem começou o ano e já são 93 milhões com a venda do Luan, Chará já engatilhado, se for para MSL será 25 milhões.
    O Flamengo faturou no terceiro trimestre 364 milhões com vendas, falar que o Galo não pode vender 100 milhões é apequenar o Galo.
    Precisa sim é de ter uma política séria de aproveitamento da base, daí, sou favorável de dar percentual de venda ao treinador. Jogador de base em times inferiores ao profissional ou na reserva só onera o clube.
    Pagar altos salários a medalhões ultrapassados também só onera e não trás resultados, um bom treinador que coloque o clube entre os três primeiros colocados também se paga, simplesmente com as premiações e a valorização do elenco, vimos isto este ano no Flamengo e Santos.
    Por isto sou a favor de Sampaoli e contra o Tardelli.

  4. Prezado Jose Geraldo. Cresci ouvindo que em 2007 o Shopping seria a redenção financeira do Galo. Agora é o estádio…Sinceramente eu tenho dúvidas se um estadio numa cidade que já tem dois será lucrativo. Quando o Kalil fez o contrato com o Independencia foi alardeado que teriamos lucro . Eu pergunto: Isso ocorreu?? Gostaria de ver um estudo técnico dos custos de operação de um estadio e taxa de ocupação x preço do ingresso para assegurar lucro. Agora a divida do galo implica de juros mensais que nao existiriam se pagassemos a divida com os trezentos milhoes que serao utilizados na construção do estadio

  5. Olá amigos da bola!

    Eu,
    cansei cara!

    Esperar acabar 2020, e se esse porcaria 7 sair……
    Renovar/encher-me de esperança!… Apesar que; ouvir a boca miúda, que tá certa a reeleição desse sujeito. Se for verdade, sinceramente, vou dar um tempo do meu Galo. Pelo menos vou tentar!

    Outra coisa, Protesto marcado em frente a Sede e meia dúzia de abnegados comparece.

    Sinceramente! “A torcida” merece essa porcariada toda!

    Nunca vi uma torcida tão omissa, tão fantoche, tão boba! Nós somos os principais culpados por tudo isso…………….

  6. RENOVA GALO é uma realidade e “””todos””” (inclusive o kalil) dentro do nosso CAM já sabem das idéias e propostas deste grupo de atleticanos que querem o melhor pro clube… agora este grupo precisa de uma chance pra sentar com os “””mandões””” e dialogar… quem é que vai conseguir esse encontro????? E aí Prefeito????? Vai dar uma força?????

    OBS.: E o treinador????? Vai sair de onde????? É um gringo????? É um brasileiro????? É um ET????? Chega quando????? Com a resposta o Sr. Presidente e/ou seu Diretor… haja saco pra esperar!!!!!

  7. Bom dia xará e amigalos decepcionados!!!!
    Excelente iniciativa! Um Clube de Futebol precisa de títulos! Sem elenco ou com elenco fraco fica impossível competir contra times milionários do Brasil!!! Continuo, também, esperando o anúncio do treinador e da BARCA DE DISPENSAS!!!!!!!!!!!!!!!!! Ao que TUDO INDICA vou ficar esperando…..até o início de 2020! Dá pra ter esperança??????

  8. Pois é caro Domingos Sávio, são homens administrando uma paixão muito grande. Se não forem comprometidos, coisa raríssima, é sempre muito difícil. Muitas “coisas” envolvidas!!

  9. Bom dia Massa do Galo! Aguardei o texto com informações sobre a manifestação de ontem. Não teve? Não vi uma vírgula sobre isso em nenhum site que noticiou a aprovação do orçamento. Foi um fracasso ou a mídia não ‘enxergou’ com bons olhos? Estranho…

  10. Imaginem uma proposta de marketing com o propósito “O Mineirão é da massa”, aproveitando que a Minas Arena vai ficar sem opções de jogos e a janela emocional da Massa com o rebaixamento do rival. Imagine umas 20.000 camisas oficiais sem patrocínio nenhum, só com esta frase na frente. Imagine uns 20.000 carnês/cartões vendidos para o ano inteiro, negociados integralmente para o Galo (acordo com a Minas Arena) com direito a ver os jogos em área especial com segurança, preferencialmente de frente para as cabines de TV. Imagine prêmios para esta categoria como viagens com o time, camisas autografadas, sorteio de prêmios todos o jogos, além da camisa personalizada de brinde para todos. Imagine um departamento de marketing com idéias novas e um time forte. Precisa copiar Vasco não.

  11. Tenho vergonha desse conselho e dessa diretoria do Galo!!
    Como aprovar um orçamento que prevê pegar 80 milhões de novos empréstimos, 100 milhões em vendas de jogadores ( ou seja se não vender ninguém tá fudido, tá contando com o ovo na bunda da galinha).
    Que austeridade é essa que as despesas não diminuem??? continuam gastando horrores.
    137.5 milhões com pessoal e encargos
    105.3 em empréstimos bancários
    32.1 milhões custos atividades do futebol
    34 milhões com despesas administrativas e operacionais
    CARACA!!! 32 milhões + 34 milhões = 66 milhões com o que????
    Disse que baixou a folha, mas ela continua alta 137 milhões da 10.5 milhões por mês tá altíssima.
    Na minha opinião a administração tá péssima, uma austeridade que não baixa custos e a dívida só aumenta.
    No futebol tá PIOR AINDA, NEM TÉCNICO NÓS TEMOS ATÉ HOJE.
    Esse RUI BOSTA É MUITO BURRO, quem tem que montar o time é o técnico com os jogadores indicados pelo técnico é assim que se faz um bom time.
    Mas esse BURRO teve 3 meses para contratar um técnico e não contratou ficou esperando o Vagner Mancine e se fudeu.
    Estou muito triste que preocupado com a situação do Galo, PIOR QUE ESSA IMPRENSA MINEIRA É MUITO FRACA E NINGUÉM FALA NADA.
    ESTÃO QUEBRANDO O GALO, POR ISSO APOIO O RENOVA GALO.
    PRECISAMOS DE MUDANÇAS URGENTE.
    NÃO TENHO A MENOR DÚVIDA QUE EM POUCO TEMPO A OUTRA METADE DO SHOPPING VAI SER VENDIDA PARA PAGAR “PARTE” DA DÍVIDA POIS VAI ESTÁ TÃO ALTA QUE NEM DA PARA QUITA-LA, UMA VERGONHA!!

  12. Parabéns ao grupo Renova GALO pela louvável e necessária iniciativa.
    Precisamos sair desse marasmo com urgência máxima.
    CADÊ O TÉCNICO.??
    Como nos livrarmos de Bolt, Teranz , Natan , Martinez e Hernandes? Essa é a questão. Alguns desses pernas de pau com contrato de cinco anos.
    CADÊ O TÉCNICO ??
    A diretoria teve uma única medida acertada : A VOLTA DEFINITIVA AO MINEIRÃO.
    Até que enfim vamos jogar em um estádio de futebol e não em uma caixa de fósforo.
    CADÊ O TÉCNICO.??

  13. Movimentos como esse são importantes, valorizo e reconheço, mas como falaram no framengo, chamo a atenção para outro tema, macro, pois não adianta o Galo se organizar (e nem um outro grande clube), se a forma de divisão dos valores pagos pelo pay per view continuar a mesma. Temos que brigar também pelo nosso direito de brigar. Se o framengo (e o Corinthians, que felizmente tá quebrado), continuarem a receber o que recebem da globo pelos direitos de tv fechado, podemos ter transparência, compliance, sócio torcedor votando, que mesmo assim não vamos conseguir disputar de igual pra igual com os clubes que recebem três vezes mais o que recebemos. Estejamos atentos à tudo! SAN

  14. Parabéns pela iniciativa. Mas a aprovação do orçamento ontem sinaliza o que espera o Galo em 2020. Previsao de arrecadação com venda de jogadores: 100 milhoes. Previsao de contratações: 20 milhoes. Todavia mais preocupante que isso. Em 2019 o Galo teve prejuizo em 11 jogos como mandante. Segundo informa a coluna de Alvaro Damiao ( Publicada no Hoje em dia desta data) no jogo contra o Botafogo o prejuizo superou 120 mil. E Pasmem, foram distribuídos 2500 cortesias. Então a nossa realidade nao permite sonhar com conquistas maiores em 2020. Cabe a diretoria ser transparente, abortar esse inútil projeto de estádio e investir em time de futebol.

    1. Bom dia Domingos.
      2500 cortesias distribuídas pela diretoria. Ticket médio de R$10,00. Somente assim pode-se sair de casa para assistir a partidas MEDONHAS, como foram as realizadas pelo elenco atual.
      Lembrar que até o momento não houve dispensas. Quem foi embora não teve o contrato renovado. As malas continuam para serem carregadas em 2020.
      Até agora o MAIS DO MESMO prevalece.
      De que vale um grande técnico para treinar um elenco medíocre e velho?

    2. Com todo respeito aos comentários, mas discordo do Domingos Savio ser contra a construção do estádio, entendo, SMJ, ser num futuro próximo a maior fonte de renda do galo após construção do mesmo.

      1. Prezado Jose Geraldo. Cresci ouvindo que em 2007 o Shopping seria a redenção financeira do Galo. Agora é o estádio…Sinceramente eu tenho dúvidas se um estadio numa cidade que já tem dois será lucrativo. Quando o Kalil fez o contrato com o Independencia foi alardeado que teriamos lucro . Eu pergunto: Isso ocorreu?? Gostaria de ver um estudo técnico dos custos de operação de um estadio e taxa de ocupação x preço do ingresso para assegurar lucro. Agora a divida do galo implica de juros mensais que nao existiriam se pagassemos a divida com os trezentos milhoes que serao utilizados na construção do estadio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *